You are on page 1of 2

RENDIMENTO EM CORTES DO BEIJUPIR (Rachycentron Canadum)

C. I. G. O. JUNIOR , A.F. DIGENES A.A. GONALVES Laboratrio de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado Departamento de Cincias Animais UFERSA
1* 1** 1***

Estudante IC PICI. E-mail: engdepescagibson@gmail.com , Orientador . E-mail: alaugo@ufersa.edu.br

** *

Palavras-chave: Maricultura; Rendimento; Cortes.

INTRODUO Com a intensificao da idia de maricultura no Brasil, algumas empresas privadas e instituies de ensino superior passaram a dedicar esforos para desenvolver a tecnologia necessria para a reproduo e alevinagem do Beijupir, cultivo e engorda, processamento e rendimentos em cortes deste animal, assim como as possibilidades de desenvolvimento de novos produtos destes animais oriundos do cultivo em ambiente marinho ou mesmo em viveiros escavados. A cadeia produtiva do beijupir (Rachycentron canadum) tem sido intensificada graas aos esforos dos pesquisadores que, principalmente na regio nordeste do pas, tm buscando alternativa para a viabilidade comercial deste Racycentrideo no Brasil. Segundo a FAO (2009) e o IBGE (2011) existe uma necessidade de aumentar o consumo de pescado em nosso pas. No entanto, pouco se conhece sobre tcnicas modernas de Maricultura ou de cultivo do Beijupir em viveiros escavados, deixando um caminho a ser trilhado at que se atinja uma estabilidade nos mtodos de cultivo, despesca e processamento do Beijupir, estabelecendo o tamanho comercial mais adequado, os rendimentos obtidos no processamento, os cortes finos obtidos no processamento, os produtos possveis a partir dos cortes, assim como sua composio qumica e aceitabilidade sensorial.

MATERIAL E METODO
Foram utilizados dez animais oriundos de cultivo em viveiro escavado, com salinidade mdia 38 ppm. CAMANOR (2010) capturados com rede de arrasto, levados at a margem do viveiro e deslocados at um canal de drenagem onde foram separados para biometria. Transportados em baldes de 20L e abatidos por emerso em gua e gelo por 5 minutos no laboratrio da fazenda Cana Brava na Barra do Canha RN, e posteriormente eviscerados, descabeados e filetados com faca. Foram aplicados sete mtodos de filetagem.

RESULTADO E DISCURSES Os espcimes de beijupir (n = 10) foram obtidos em viveiros escavados da empresa CAMANOR Produtos Marinhos Ltda., abatidos em gua e gelo, e submetidos aos seguintes mtodos de cortes: i) Inteiro eviscerado e descabeado (IED); ii) Inteiro eviscerado, descabeado e sem cauda (IEDSC); iii) Espalmado com pele (E); iv) Em postas (P); v) Fil com pele (FCP); vi) Fil sem pele (FSP). As anlises de composio qumica (umidade, protena, gordura e cinzas) foram feitas seguindo metodologia oficial da AOAC (1996). Os espcimes de beijupir avaliados tinham comprimento total entre 43 e 55 cm (1,3 a 1,7 kg, respectivamente) e os rendimentos obtidos foram: IED (65%), IEDSC (62%), E (54%), P (51%), FCP (40%), FSP (31%). Os resultados de composio qumica foram: Umidade (75,710,30), protena (21,420,02), gordura (2,840,23), e cinzas (1,450,03). Abrindo um parntese para salientar a necessidade de utilizao de tcnicas de despesca menos agressiva ao animal visando melhorar a eficincia do cultivo em viveiro escavado ... E A DESPESCA, SO ATIVIDADES CAUSADORAS DE ESTRESSE FSICO E PSICOLGICO AGUDOS... PANORAMA DA AQICULTURA, (JULHO/AGOSTO 2007) modificando as caractersticas sensoriais da carne, aumentando a ao enzimtica e bacteriana, perda lquido, modificao na textura da carne, sabor, culminando numa baixa vida de prateleira, caractersticas sensoriais distorcidas e possvel perda do produto.

CONCLUSES Os melhores rendimentos em corte foram: o espalmado com pele e em postas, ambos com potencial para desenvolvimento de produtos do tipo defumado. O corte inteiro eviscerado tem potencial para produtos temperados prontos para assar. J os fils, apesar de menor rendimento, so produtos de valor agregado e podem ser comercializados frescos ou congelados.Para um melhor resultado no desenvolvimento de produtos a partir de cortes finos de beijupir ficou evidente a necessidade de uma animal maior que proporcione um cortes mais robustos aumentando a possibilidade de novos produtos a partir de cortes finos de beijupir. interessante destacar que o peso da cabea chega a 25% do peso do peixe inteiro, sugerindo um melhor aproveitamento desta parte, que desperdiada ou considerada um subproduto (resduo). Quanto aos resultados de composio qumica, os mesmos esto de acordo com os dados encontrados na literatura para esta espcie, e tem grande potencial para produtos defumados, devido ao valor de gordura necessrio para tal processo. Com base nos resultados sugere-se que o tamanho comercial para o consumidor final encontra-se entre 1,21,5 kg (43-55 cm), enquanto que os espcimes de maior tamanho recomendam-se para diversos cortes (fils, lombos, postas).

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

You might also like