You are on page 1of 14

PLURAL, Revista do Programa de PsGraduao em Sociologia da USP, So Paulo, v.17.2, 2011, pp.

129142

Traduo

Sobre o conceito de afinidade eletiva em max Weber*


Michael Lwy** Traduo de Lucas Amaral de Oliveira e Mariana Toledo Ferreira*** So raros os pesquisadores da rea da Sociologia das Religies que no constataram, ao comentarem os escritos de Max Weber, em especial A tica protestante e o esprito do capitalismo, a utilizao do termo afinidade eletiva. Mas, estranhamente, esse termo no gerou estudos, discusses ou debates; alis, no possvel encontrar uma identificao mais ordenada das passagens em que a expresso se apresenta, muito menos uma anlise sistematizada de seu significado metodolgico. Estas notas so uma primeira tentativa, ainda muito parcial e inacabada, de preencher tal lacuna1. O termo afinidade eletiva (Wahlverwandtschaft) tem uma longa histria, a qual bem anterior aos escritos de Weber. Buscaremos reconstituir brevemente esse complexo itinerrio, a fim de captar toda a riqueza de significaes que a expresso acumulou no curso de sua estranha jornada cultural, que vai da alquimia literatura romntica e de l s cincias sociais.

1 Existe um ensaio, de Richard Herbert Howe (Cf. Howe, R. Max Webers elective affinities. Sociology within the bounds of pure reason. American Journal of Sociology, n. 84, 1978), que contm informaes interessantes sobre as origens do termo; mas a definio que Howe prope afinidade eletiva como uma idia no sentido kantiano no muito pertinente. Alm disso, o autor parece querer reduzir a expresso a uma afinidade eletiva entre palavras, em funo da interseco de seus significados, o que limita consideravelmente seu alcance (Ibidem, p. 366; 382). * Este ensaio foi publicado em francs: Lwy, Michael. Le concept daffinit lective chez Max Weber. Archives de Sciences Sociales des Religions, Paris, n. 127, p. 93-103, 2004. Verso on-line disponvel desde 25 de junho de 2007, em: <http://assr.revues.org/1055>. ** Socilogo brasileiro radicado na Frana, onde hoje membro titular do Centre dtudes Interdisciplinaires des Faits Religieux (Ceifr) e pesquisador do Centre Nationale de Recherches Scientifiques (CNRS), ambos em Paris. Michael Lwy, filho de imigrantes judeus de Viena, nasceu em So Paulo, em 1938. Estudou cincias sociais na Universidade de So Paulo, onde participou do clebre grupo de estudos de O capital. Realizou seu doutorado na Sorbonne, em Paris, sob a orientao de Lucien Goldmann, concluindo sua tese em 1964. *** Mestrandos do Programa de Ps-Graduao em Sociologia da Universidade de So Paulo (PPGS/ USP).

2011

129

Michael Lwy

na alquimia medieval que se comea a utilizar o termo afinidade para explicar a atrao e a fuso dos copos. Segundo Alberto Magno, se o enxofre se une aos metais, em decorrncia da afinidade que ele possui com esses corpos: propter affinitatem naturae metalla adurit. possvel encontrar essa temtica nos alquimistas, no decurso dos sculos seguintes. Por exemplo, em seu livro Elementa Chimiae (1724), Hermanus Boerhave explica que particulae solventes et salutae se affinitate sue naturae colligunt in corpora homognea. A afinidade, assim, a fora em virtude da qual duas substncias diversas se procuram, unem-se e se encontram em um tipo de casamento, de noce chimique, procedendo muito mais por amor do que por dio, magis ex amor quam ex odio2. O termo attractionis electivae aparece pela primeira vez na obra do qumico sueco Torbern Olof Bergman. Seu livro, De attractionibus electivis (Uppsala, 1775), foi traduzido para o francs com o ttulo Trait des affinits chimiques ou attractions lectives (1788). Na traduo alem Frankfurt, Verlag Tabor, 17821790 , a frmula atrao eletiva se torna, enfim, Wahlverwandtschaft, ou seja, afinidade eletiva. provavelmente dessa verso alem de Bergman que Goethe extraiu o ttulo de seu romance Die Wahlverwandtschaften (1809), em que ele trata da questo de uma obra de qumica estudada por um dos personagens h cerca de uma dezena de anos. O termo, aqui, torna-se uma metfora para designar o movimento passional pelo qual um homem e uma mulher so atrados um pelo outro ainda que isso signifique a separao de seus companheiros anteriores , a partir da afinidade ntima entre suas almas. Tal transposio, feita por Goethe, do conceito qumico para o terreno social da espiritualidade e do amor foi, em si mesma, ainda mais fcil, especialmente porque em diversos alquimistas, como Boerhave, o termo j estava densamente carregado de metforas sentimentais e erticas. Para Goethe, h uma afinidade quando dois seres ou elementos procuram um ao outro, atraem-se, apoderam-se um do outro e, em seguida, em meio a essa unio ntima, ressurgem de forma renovada e imprevista3. A semelhana com a frmula de Boerhave dois elementos que se procuram, unem-se e se encontram impressionante, o que sugere o fato de Goethe tambm ter conhecido a obra do alquimista holands e at mesmo se inspirado nela.

2 BoerHave, H. Elementa Chimae. Lugduni Batavorum, 1732. Parte II, De Menstruis. 3 GoetHe, J. W. Die Wahlverwandtschaften. Gtersloh: C. Bertelsmann Verlag, 1948. p. 41.

130

Plural 17.2

Sobre o conceito de afinidade eletiva em Max Weber

Com o romance de Goethe, o termo ganha o direito de citao na cultura alem, como a designao de um tipo de ligao particular entre as almas. E na Alemanha mesmo que essa expresso sofrer sua terceira metamorfose: a transmutao em conceito sociolgico, por intermdio da obra de um grande alquimista da cincia social, chamado Max Weber. Weber mantm da antiga acepo as conotaes de escolha recproca, atrao e combinao, mas a dimenso da novidade parece desaparecer4. O conceito ocupa um lugar importante na clssica obra de Max Weber, A tica protestante e o esprito do capitalismo, precisamente por analisar a relao complexa e sutil entre essas duas formas sociais. Trata-se, para Weber, de ir alm da perspectiva tradicional em termos de causalidade e de contornar o debate sobre a primazia do material ou do espiritual:
Face ao extraordinrio emaranhado de influncias recprocas entre os substratos materiais, as formas de organizao social e poltica e o contedo intelectual das pocas culturais da Reforma, a nica maneira de proceder examinar de perto se, e em quais pontos, podemos reconhecer as afinidades eletivas (Wahlverwandtschaften) entre certas formas de f religiosa e certas formas de tica profissional. Por esse meio, e de uma vez s, sero precisados, na medida do possvel, o modo e a direo geral do efeito que, em virtude de tais afinidades eletivas, o movimento religioso exerceu sobre o desenvolvimento da cultura material5.

interessante notar que, na primeira vez, o termo aparece ainda entre aspas, como se Weber quisesse pedir desculpas por essa referncia incongruente a uma metfora romanesca, em meio anlise cientfica. Entretanto, na sequncia do pargrafo, as aspas caem: a expresso ganhou direito de ser citada no universo conceitual do socilogo. O que ele tenta mostrar com isso , primeiro, a existncia de elementos convergentes e anlogos entre uma tica religiosa e um comportamento econmico: o puritanismo asctico e a poupana de dinheiro, a tica protestante do trabalho e a disciplina burguesa do trabalho metdico, a valorizao calvinista do ofcio virtuoso e o ethos da empresa burguesa racional, a concepo asctica do uso

4 Para um desenvolvimento mais detalhado sobre a origem do conceito de afinidade eletiva, remeto ao meu livro: Rdemption et utopie. Messianisme juif et utopies em Europe centrale. Une tude daffinit lective. Paris: PUF, 1988. 5 weBer, M. lthique protestante et lesprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 2004. p. 91. Cf., tambm, Gesammelte Aufstze zur Religionssoziologie I. Tbingen: JCB Mohr, 1922. p. 153.

2011

131

Michael Lwy

utilitrio das riquezas e a acumulao produtiva do capital, a exigncia puritana da vida metdica e sistemtica e a persecuo racional do lucro capitalista. a partir dessas analogias profundas, desses parentescos ntimos, existentes na Holanda, na Inglaterra e nos Estados Unidos do sculo XVII ao XIX, que uma relao de afinidade eletiva entre a tica protestante e o esprito do capitalismo vai se desenvolver, e por meio da qual a concepo puritana da existncia motivar a tendncia a uma vida burguesa economicamente racional e vice-versa. No de se estranhar que a expresso afinidade eletiva no tenha sido entendida devidamente pela recepo de Max Weber pela tradio anglo-saxnica positivista. Um exemplo quase caricatural disso a traduo americana de A tica protestante por Talcott Parsons (em 1930): Wahlverwandtschaften tornou-se ora certain correlations, ora those relationships6. Embora o conceito weberiano aluda a uma relao interna, rica e significativa entre duas configuraes, a traduo de Parsons o substituiu por uma correlao banal, externa e vazia de sentido. No podemos examinar, no mbito deste artigo, em que medida o termo ou, pelo menos, a ideia de afinidade eletiva aparece em outros socilogos alemes dessa poca, como Tnnies, Simmel, Troeltsch e Mannheim. Neste ltimo, por exemplo, possvel encontrar anlises muito prximas Wahlverwandtschaft weberiana, embora o prprio termo no seja empregado: Na confluncia (zusammenfliessen) de duas orientaes de pensamento, a tarefa da Sociologia do Conhecimento localizar os momentos nas duas correntes que, antes mesmo da sntese, revelem uma afinidade interna (innere Verwandtschaft) e, assim, tornem possvel a unificao7. Max Weber utiliza o conceito apenas trs vezes em A tica protestante; mas ele tambm aparece em outros escritos, na maior parte dos casos, no domnio da Sociologia das Religies. Sem querer ser exaustivo, podemos assinalar dez modalidades distintas do conceito de afinidade eletiva em seus trabalhos. Trs so internas a um campo determinado, enquanto as outras atravessam campos sociais diferentes. INTERNA AO CAMPO RELIGIOSO Trata-se da relao de Wahlverwandtschaft entre formas religiosas distintas, por exemplo, entre o ritual e a graa sacramental, ou, ainda, entre a profecia
6 weBer, M. The protestant ethic and the spirit of capitalism. Londres: Unwin University, 1957. p. 91-92. 7 M annHeiM, K. Das Konservative Denken (1927). In: M annHeiM, K. Wissensoziologie, Berlin: Luchterhand, 1964. p. 458. A ideia aparece, tambm, em Troeltsch, cf. SGuy, J. Christianisme et socit. Introduction la sociologie de Ernst Troeltsch. Paris: Cerf, 1980. p. 247-251.

132

Plural 17.2

Sobre o conceito de afinidade eletiva em Max Weber

emissria e uma concepo determinada do divino: aquela de um Deus criador, transcendente, pessoal, fulminante, que perdoa, ama, exige e castiga em oposio divindade impessoal e contemplativa da profecia exemplar8. INTERNA AO CAMPO ECONMICO Ocorre entre o esprito do capitalismo e as formas de organizao econmicas capitalistas. Isso pode parecer redundante, mas Weber insiste no fato de que, da mesma forma que uma organizao sindical nem sempre incitada por um esprito sindicalista, nem um imprio colonial por um esprito imperialista, uma economia capitalista tambm no necessariamente conduzida pelo esprito do capitalismo9. Dependendo do caso, o esprito se encontra, em graus variados, em adequao e, eventualmente, em relao de afinidade eletiva com a forma de organizao econmica10. INTERNA AO CAMPO CULTURAL Trata-se de um exemplo curioso: Max Weber ope, de um lado, a formao (Bildung) patrimonial, que conduz, ao se racionalizar, burocracia moderna especializao, profissionalizao e, de outro, Bildung feudal, com seus traos ldicos e sua afinidade eletiva com a atividade artstica (Knstlertum)11. Seguramente, Weber tem em mente a educao aristocrtica, mas as similitudes com a prtica da arte no so explicitadas. ENTRE FORMAS ESTRUTURAIS DA AO COMUNITRIA E FORMAS CONCRETAS DA ECONOMIA Essa modalidade, sugerida no captulo sobre a essncia da economia, em Economia e sociedade12, muito genrica: Weber no deu exemplos concretos acerca dessa modalidade especfica; ele afirma que ir se referir a ela no decorrer do texto, mas no o que acontece de fato, a menos que se considerem as afinidades

8 9 10 11 12

weBer, M. Sociologie des religions. Paris: Gallimard, 1996. p. 356. Ibidem, p. 134-135. weBer, M. Die Protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus. Hamburg, 1968. p. 171. weBer, M. Wirtschaft und Gesellschaft. Tbingen: JCB Mohr, 1922. p. 752. weBer, M. conomie et socit. Paris: Plon, 1971. p. 354.

2011

133

Michael Lwy

eletivas entre as estruturas da ao religiosa e da ao econmica como uma das formas possveis dessa configurao mais geral. ENTRE TICA RELIGIOSA E ETHOS ECONMICO Esse o caso das passagens mais conhecidas de A tica protestante e o esprito do capitalismo; contudo, tambm possvel encontrar referncias semelhantes em outros escritos de Weber. Por exemplo, em Economia e sociedade, na parte onde mencionada a relao geral entre racionalidade econmica e tica religiosa rigorosa:
Deixaremos de lado, por um instante, o gnero de relao causal reinante, ali mesmo onde essa relao existe de fato, entre a tica religiosa racional e um tipo particular de racionalismo comercial. Ns queremos somente sublinhar que existe uma afinidade eletiva entre o racionalismo econmico e determinados tipos de religiosidade tica rigorosa, que caracterizaremos, posteriormente, com mais preciso. Essa afinidade s pode ser observada, de modo ocasional, fora do Ocidente, quer dizer, fora da sede do racionalismo econmico; ela se faz tanto mais ntida quanto mais se aproxima dos portadores clssicos do racionalismo econmico13.

Como no texto de A tica protestante, aqui, tambm, Max Weber distingue, agora de maneira mais explcita, afinidade eletiva de relao causal simplesmente. ENTRE FORMAS RELIGIOSAS E FORMAS POLTICAS As referncias desse tipo so raras. Um dos exemplos mais interessantes a afinidade eletiva entre o funcionamento das seitas religiosas e a democracia: A ntima afinidade eletiva com a estrutura da democracia aparece j nos princpios de estruturao prprios seita, como, por exemplo, a gesto direta por parte da comunidade ou a definio dos agentes eclesisticos como servidores do grupo14. ENTRE ESTRUTURAS ECONMICAS E FORMAS POLTICAS O nico exemplo que encontramos dessa modalidade do tipo negativo, mas ele altamente significativo. Em seu ensaio sobre a situao da democracia
13 Ibidem, p. 502. 14 Ibidem, p.324.

134

Plural 17.2

Sobre o conceito de afinidade eletiva em Max Weber

burguesa na Rssia (1906), Max Weber se levanta contra um lugar-comum do pensamento liberal-burgus, qual seja: a ligao natural entre o capitalismo e a democracia. Segundo Weber,
[...] bastante ridculo atribuir ao grande capitalismo de hoje, que atualmente importado na Rssia e estabelecido nos Estados Unidos [...], uma afinidade eletiva com a democracia ou mesmo com a liberdade (em todos os sentidos possveis dessa palavra), enquanto a questo deveria ser: como tais coisas so possveis, em longo prazo, sob a dominao do capitalismo?15

No encontramos, na obra de Weber, exemplos positivos de afinidade eletiva entre economia e poltica um desafio clssico para o materialismo histrico, mas que muito frequentemente (mas no sempre!) abordado sob um ngulo determinista. ENTRE CLASSES SOCIAIS E ORDENS RELIGIOSAS Esse um tema discutido na obra Economia e sociedade:
A afinidade eletiva geral entre poderes burgueses e religiosos, tpica de um determinado estgio de desenvolvimento desses dois poderes, pode chegar a ser uma aliana formal contra os poderes feudais, como foi frequentemente o caso no Oriente e, igualmente, na Itlia, durante a luta das Investiduras.

No se trata simplesmente de um pacto entre grupos sociais em funo de interesses comuns, mas sim de um ethos pacfico comum, em oposio nobreza militar16. ENTRE VISES DE MUNDO E INTERESSES DE CLASSES Esse problema formulado, em termos mais gerais, nos Essais sur la thorie de la science: aqui, as Weltanschauungen (vises de mundo) aparecem como tendo autonomia, no podendo ser deduzidas a partir de uma posio de classe particular; entretanto, a adeso do indivduo a uma viso de mundo depende, em
15 weBer, M. Zur Lage der Brgerlichen Demokratie in Russland. Archiv fr Sozialwissenschaft und Sozialpolitik. Band 22: Beiheft, 1906. p. 353. 16 weBer, M. conomie et socit. Paris: Plon, 1971. p. 245.

2011

135

Michael Lwy

larga medida, da Wahlverwandtschaft de sua prpria viso de mundo com seus interesses de classe17. a esse tipo de relao que alude a definio proposta por Jean Sguy:
A afinidade eletiva, segundo Weber, exprime uma dupla possibilidade social: de um lado, aquela que tem a ver com a relao constante estabelecida entre uma forma de ideologia (aqui, a religiosa) e os interesses de uma classe econmica ou de status; de outro, a possibilidade, no menos significativa, que existe para que a flexibilidade das estruturas e da ao social impea que essa relao seja necessria18.

A formulao pertinente, mas se refere apenas a uma das modalidades da Wahlverwandtschaft presentes na obra de Weber19. ENTRE ESTILOS DE VIDA DE UMA CLASSE SOCIAL E CERTOS ESTILOS DE VIDA RELIGIOSOS Esse caso no deve ser confundido com a modalidade anterior: no se trata, aqui, to e somente, de interesses, e sim de algo mais amplo, a saber: a afinidade eletiva entre o estilo de vida exigido pela religio e o estilo de vida socialmente condicionado pelos grupos de status (Stnde) e pelas classes. O exemplo ao qual Weber sempre retorna j est sugerido em A tica protestante e corroborado nas respostas e anticrticas ulteriores: o puritanismo actico e as classes mdias. De modo mais geral, Weber acredita que, em meio a crises escatolgicas espordicas, as adeses aos movimentos religiosos atravessam diferentes classes sociais (so verticais), enquanto, com sua rotinizao, essas adeses se tornam horizontais, ou seja, obedecem s linhas divisrias de classe um fato que justifica, em certa medida, a interpretao materialista histrica20. Essa classificao no intil, mas deve ser relativizada.

17 weBer, M. Gesammlte Aufstze zur Wissenschaftslehre. Tbingen: JCB Mohr, 1922. p. 153. 18 SGuy, J. Christianisme et socit. Paris: Cerf, 1980. p. 251. 19 O mesmo vale para a definio, mais imprecisa, proposta por Reinhard Bendix, em sua biografia de Weber: Weber utilizou muito freqentemente o termo afinidade eletiva para exprimir um duplo aspecto das idias, isto , que elas so criadas ou escolhidas pelos indivduos (eletivas) e que eles correspondem aos seus interesses materiais (afinidade). Cf. Bendix, R. Max Weber, an intellectual portrait. New York: Doubleday, 1962. p. 54. 20 weBer, M. Sociologie des religions. Paris: Gallimard, 1996. p. 279. Cf., ainda: weBer, M. Die Protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus. Hamburg, 1968. p. 181.

136

Plural 17.2

Sobre o conceito de afinidade eletiva em Max Weber

A fronteira entre essas diferentes modalidades no so estanques; muitas vezes, elas se encontram sobrepostas umas s outras: o ethos econmico, os estilos de vida das classes sociais e seus interesses materiais esto longe de serem sempre aspectos distintos da realidade social. Por exemplo, quando Weber escreve, em A tica protestante, que o calvinismo parece ter mais afinidade eletiva com o rgido senso jurdico e ativo do empresrio capitalista-burgus21, difcil saber se se trata de interesses burgueses, do estilo de vida dessa classe ou do esprito do capitalismo. No quisemos verificar, aqui, a pertinncia ou no, a verossimilhana ou no, a exatido ou o equvoco dessas diferentes hipteses. O objetivo deste ensaio mais modesto e limitado: compreender a lgica da abordagem empreendida por Max Weber e o modo como ele utilizou e operacionalizou o conceito de afinidade eletiva. Nesse sentido, deixamos de fora alguns usos do termo Wahlverwandtschaft feitos por Weber, que pareceram de frgil interesse heurstico: por exemplo, quando ele menciona a afinidade eletiva entre os ideais dos colaboradores de certa revista de cincias sociais (muito vago), ou entre o esprito autoritrio de um partido catlico conservador (o Zentrum) e as formas do estado autoritrio na Alemanha (muito evidente)22 . Em nenhum desses exemplos Weber definiu o conceito de afinidade eletiva. Ele parece considerar tal expresso como algo dado, suficientemente familiar ao cultivado pblico alemo, o qual conhece de cor os escritos de Goethe. No entanto, ele faz, em alguns momentos, algumas preciosas indicaes sobre seu funcionamento: quando dois elementos por exemplo, um sistema social e um esprito cultural esto ligados por um grau de adequao particularmente elevado e entram em relao de afinidade eletiva, eles se adaptam ou se assimilam reciprocamente (aneindander anzugleichen trachten), at que, finalmente, o desenvolvimento de uma ntima e slida unidade se instaura23. Ou, ento, o grau de Wahlverwandtschaft entre uma ao comunitria e uma forma econmica depende do tipo de conexo ativa que se estabelece entre os dois elementos: se, e com qual intensidade, eles favorecem reciprocamente sua existncia, ou, ao contrrio, eles a impedem ou a excluem; so reciprocamente adequadas ou inadequadas. Falaremos em seguida de tais relaes de adequao24.
21 weBer, M. Lthique protestante et lesprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 2004. p. 173. Essa a terceira e ltima vez que aparece o termo afinidade eletiva nessa obra de Weber. 22 Respectivamente, cf.: Weber, M. Wissenschaftslehre. p. 159; e weBer, M. Gesammelte Politische Schriften. Mnchen: Drei Masken Verlag, 1921. p. 185. 23 weBer, M. Die Protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus. Hamburg, 1968. p. 171. 24 weBer, M. Wirtschaft und Gesellschaft. Tbingen: JCB Mohr, 1922. p. 183. A traduo francesa dessa passagem (Cf. weBer, M. conomie et socit, Paris: Plon, 1971.p. 354) bastante aproximativa. Por exemplo, Wahlverwandtschaft traduzido como afinidade simplesmente.

2011

137

Michael Lwy

Como vimos em diferentes citaes, no se trata, aos olhos de Weber, de uma relao causal. Se, em uma ou outra passagem de A tica protestante, Weber parece, por vezes, privilegiar o eficiente papel desempenhado pelas causas econmicas ou, em outras ocasies, privilegiar as motivaes religiosas, a principal orientao metodolgica do livro no afirmar nem a prioridade do fator econmico (material), tampouco a do religioso (espiritual), mas, antes e acima de tudo, sua congruncia e atrao recproca. O conceito de afinidade eletiva permite que Weber evite explicaes estritamente materialistas ou espiritualistas que no lhe parecem capazes de dar conta da complexidade histrica das relaes entre os comportamentos religiosos e os econmicos. Como foi bem apreendido por Jean Sguy, a utilizao do conceito de afinidade eletiva inseparvel da perspectiva pluralista prpria de Weber, de sua recusa de toda a monocausalidade e de todo o determinismo unilateral25. Haja vista que no h uma definio exata desse termo, como parece crer Jean-Pierre Grossein, o tradutor dos Essais de sociologie religieuse que, alis, muito competente , poder-se-ia, ento, considerar a afinidade eletiva simplesmente como um sinnimo de parentesco interior? Na opinio do tradutor, os comentadores se desgastaram em demasia e inutilmente sobre a noo de Wahlverwandtschaft em sua conotao mais literria. Em Weber, so equivalentes: afinidade eletiva, adequao, parentesco interior26. Nesse caso, perguntamo-nos: por que Weber insistiu em utilizar essa noo mais literria em vez de se limitar aos outros termos supostamente equivalentes? Encontra-se um argumento anlogo em Raymond Aron, que define a afinidade eletiva weberiana como uma forma de adequao significativa, de afinidade espiritual ou de conformidade intelectual e existencial entre uma determinada atitude religiosa e um determinado comportamento econmico27. Na realidade, Weber utiliza diversos conceitos em torno da noo de afinidade eletiva ou de seu propsito: adequao, parentesco interior, afinidade de sentidos e congruncia. Eles ajudam na compreenso do fenmeno, mas no so, rigorosamente falando, sinnimos ou equivalentes: eles no podem substituir o conceito de Wahlverwandtschaft. So termos mais frgeis, pobres de significao e, acima de tudo, esvaziados da dimenso ativa. Podemos pegar como exemplo o termo parentesco interior: ele designa uma Verwandtschaft, uma afinidade ntima, uma adequao entre duas formas, mas no a relao ativa entre elas. A afinidade eletiva,
25 SGuy, J. Conflit et utopie, ou rformer lglise. Paris: Cerf, 1999. p. 76-98. 26 droSSein, J-P. Prsentation. In: weBer, M. Sociologie des religions. Paris: Gallimard, 1996. p. 59. 27 a ron, R. Les tapes de la pense sociologique. Paris: Gallimard, 1967. p. 537; 539; 540; 542.

138

Plural 17.2

Sobre o conceito de afinidade eletiva em Max Weber

ao contrrio, contm o elemento da seleo, da escolha ativa, da atrao recproca. Na linguagem de Goethe, qual Weber se refere, implicitamente, quando utiliza essa expresso, as duas formas culturais procuram uma outra, atraem-se e se apoderam uma da outra. Para Weber, que antes de tudo um socilogo da ao social, essa diferena entre a simples afinidade e a afinidade eletiva, entre uma analogia formal e uma relao ativa, no poderia passar desapercebida28. Propomos, ento, a seguinte definio, partindo do uso weberiano do termo: afinidade eletiva o processo pelo qual duas formas culturais religiosas, intelectuais, polticas ou econmicas entram, a partir de determinadas analogias significativas, parentescos ntimos ou afinidades de sentidos, em uma relao de atrao e influncia recprocas, escolha mtua, convergncia ativa e reforo mtuo. Nessa medida, necessrio considerar que a noo de afinidade eletiva comporta variados nveis ou graus:
A afinidade propriamente dita, o parentesco espiritual, a congruncia e a adequao interna. importante salientar que esse tipo de afinidade uma analogia ainda esttica, que cria a possibilidade, mas no a necessidade de convergncia ativa, de atrao eletiva. A transformao dessa potncia em ato, a dinamizao da analogia, depende de condies histricas e sociais concretas. Para ilustrar de forma mais evidente: Weber constata, entre o confucionismo e o racionalismo puritano, certo parentesco (Verwandtschaft)29. Isso no o bastante para criar entre os dois uma relao efetiva de convergncia. A seleo, a atrao recproca, a escolha ativa e mtua de duas configuraes socioculturais, conduzindo a certas formas de interao, de estimulao recproca e de convergncia. Nesse nvel, as analogias e correspondncias comeam a se tornar dinmicas, embora as duas estruturas permaneam separadas. A articulao, combinao ou unio entre as partes, podendo resultar em algum tipo de simbiose cultural, em que as duas figuras, ainda que permanecendo distintas, esto organicamente associadas; ou seja, para

28 Ao que parece, Jean-Pierre Grossein no est longe de partilhar dessa minha concluso quando ele diz que, citando Weber acerca da afinidade eletiva, a adequao de sentido, tal como demonstrado na anlise, no garantiu a existncia efetiva de tal relao em cada caso particular, nem mesmo na maioria dos casos. Cf. GroSSein, J-P. Prsentation. In: weBer, M. Sociologie des religions. Paris: Gallimard, 1996. p. 60. A citao de Weber atinente relao entre esprito e forma do capitalismo se encontra na pgina 135 dessa mesma obra. 29 weBer, M. Gesammelte Aufstze zur Religionssoziologie I. Tbingen: JCB Mohr, 1922. p. 450.

2011

139

Michael Lwy

citar o prprio Weber, quando um desenvolvimento de uma ntima e slida unidade se instaura.

em algum lugar desses dois ltimos nveis que se situa a Wahlverwandtschaft entre a tica protestante e o esprito do capitalismo de que fala Max Weber. claro, a afinidade eletiva depende do grau de adequao ou de parentesco entre as duas formas, mas ela depende tambm de outros fatores: a afinidade eletiva favorecida ou desfavorecida por certas condies histricas. Em outros termos, necessria uma determinada constelao para utilizar um conceito que Karl Mannheim deslocou com sucesso da astrologia para a Sociologia do Conhecimento de fatores histricos, sociais e culturais para que se desenrole um processo de attractio electiva, de seleo recproca, reforo mtuo e, at mesmo, em alguns casos, de simbiose de duas figuras espirituais. Tal problemtica est implicitamente presente na obra de Weber, mas raramente desenvolvida. surpreendente que, em meio abundante bibliografia sobre essa tese de Max Weber a Wahlverwandtschaft entre calvinismo e capitalismo , existam to poucas anlises sobre o conceito propriamente dito de afinidade eletiva. Consultando uma literatura multilngue sobre o debate suscitado por esse livro de Weber, preparada em 1978 por Jahannes Winckelmann, no achamos um nico ttulo de artigo ou ensaio acerca desse objeto30. Um dos raros autores que se interessaram por tal tema foi o socilogo anglo-germnico Werner Stark. Sua abordagem bastante ambiciosa: trata-se de esboar as principais linhas de uma teoria das afinidades eletivas, que seria, no domnio das relaes entre as ideias e a realidade scio-histrica, ou entre a superestrutura e a infraestrutura, uma alternativa ou, ao menos, um corretivo s concepes diretamente causais ou funcionalistas. O principal objetivo dessa teoria presente, segundo Stark, no somente em Max Weber, mas tambm em outros autores como Max Scheler, Karl Mannheim, Alfred Weber e Alfred Von Martin seria o entendimento da conexo entre as ideias e as classes sociais. A afinidade eletiva consiste, conforme a equao de Stark, em uma gradual convergncia entre superestrutura e infraestrutura, como dois polos que se atraem reciprocamente e, quando se encontram mutuamente, entram em conexo

30 weBer, M. Die protestantische Ethik II. Kritiken und Antikritiken. Herausgegeben von Jahannes. Winckelmann: Gtersloher Verlagshaus, 1978. p. 395-429. Bibliographie zur Kontroversial-literatur.

140

Plural 17.2

Sobre o conceito de afinidade eletiva em Max Weber

durvel. Trata-se de um processo de adaptao recproca, no qual os dois polos so igualmente ativos31. As observaes desse autor so interessantes, mas, curiosamente, ele tem muito pouco a dizer sobre Weber, pois no cita mais que duas ou trs passagens. Sua interpretao da teoria da afinidade eletiva se situa, antes de tudo, sobre o terreno da Sociologia do Conhecimento e est mais prxima de Max Scheler segundo quem as sociedades ou os movimentos sociais no criam suas prprias filosofias, mas as escolhem entre um estoque de ideias j existentes e independentes (no sentido neoplatnico) do que de Weber. Parece-me que o conceito de afinidade eletiva pode se aplicar a muitos domnios. Ele permite compreender no sentido forte de Verstehen certo tipo de conjuno entre fenmenos aparentemente disparatados dentro de um mesmo campo cultural (religio, poltica e economia) ou entre esferas sociais distintas: religio e economia, misticismo e poltica, etc. O conceito d conta de processos de interao que no so revelados nem pela causalidade direta, nem pela relao expressiva entre forma e contedo (por exemplo, uma forma religiosa sendo a expresso de um contedo poltico ou social), nem, tampouco, pela funo de uma parte em meio totalidade social. No se deve confundir afinidade eletiva, tal como definida aqui, com o simples parentesco ideolgico, inerente s diversas variaes de uma mesma corrente social e cultural: por exemplo, entre liberalismo econmico e liberalismo poltico, entre socialismo e igualitarismo, entre romantismo literrio e romantismo social. A seleo e a escolha recproca implicam uma distncia prvia, um intervalo cultural que deve ser preenchido, uma descontinuidade ideolgica. Assim, sem ter a pretenso de substituir outros paradigmas analticos, explicativos ou compreensivos, o conceito de afinidade eletiva pode constituir um novo ngulo de abordagem, at ento pouco explorado, no campo da Sociologia da Cultura.
Resumo O termo afinidade eletiva (Wahlverwandtschaft) tem uma longa histria, muito anterior aos escritos de Max Weber. Trata-se de um itinerrio complexo que vai da alquimia literatura romntica (Goethe) e desta s cincias sociais. Weber utiliza o conceito somente trs vezes em A tica protestante e o esprito do capitalismo, mas ele aparece, tambm, em outros escritos, geralmente no campo da Sociologia das

31 Stark, W. Die Wissensoziologie. Ein Betrag zum tieferen Verstndnis des Geistslebens. Stuttgart: Ferdinand Encke Verlag, 1960. p. 215-222.

2011

141

Michael Lwy

Religies. Weber no define o conceito; todavia, podemos propor a seguinte definio, com base no uso weberiano do termo: afinidade eletiva o processo pelo qual duas formas culturais religiosas, intelectuais, polticas ou econmicas entram, a partir de determinadas analogias significativas, determinados parentescos ntimos ou afinidades de sentido, em relao de atrao e influncia recprocas, seleo e reforo mtuos e convergncia ativa. Sem se colocar no lugar de outros paradigmas analticos, explicativos ou compreensivos, a afinidade eletiva pode constituir uma nova perspectiva, at agora pouco explorada, no campo da Sociologia da Cultura. Rsum Le terme affinit lective (Wahlverwandtschaft) a une longue histoire, largement antrieure aux crits de Max Weber. Il sagit dun itinraire complexe qui va de lalchimie la littrature romantique (Goethe), et de celle-ci aux sciences sociales. Weber nutilise le concept que trois fois dans Lthique protestante, mais il apparat aussi dans dautres crits, dans la plupart des cas dans le domaine de la sociologie des religions. Weber ne le dfinit pas, mais on pourrait proposer la dfinition suivante, partir de lusage wbrien du terme: laffinit lective est le processus par lequel deux formes culturelles religieuses, intellectuelles, politiques ou conomiques entrent, partir de certaines analogies significatives, parents intimes ou affinits de sens, dans un rapport dattraction et influence rciproques, choix mutuel, convergence active et renforcement mutuel. Sans se substituer aux autres paradigmes analytiques, explicatifs ou comprhensifs, laffinit lective peut constituer un angle dapproche nouveau, jusquici peu explor, dans le champ de la sociologie de la culture. Abstract The notion of elective affinity (Wahlverwandtschaft) has a long history which is much older that Webers writings. It went through a complex path that leads from alchemy to romantic literature (Goethe), and from there to the social sciences. Weber uses it only three times in The protestant ethic and the spirit of capitalism, but it appears also in several of his other writings, mainly concerning sociology of religion. Weber does not define it, but one could propose the following definition, based on the weberian use of the notion: elective affinity is a process through which two cultural forms religious, intellectual, political or economical who have certain analogies, intimate kinships or meaning affinities, enter in a relationship of reciprocal attraction and influence, mutual selection, active convergence and mutual reinforcement. Without substituting other analytical, explanatory or comprehensive paradigms, elective affinity may offer an approach, until now hardly explored, in the field of sociology of culture.

142

Plural 17.2

You might also like