You are on page 1of 8

INTRODUO

O Sistema Brasileiro de Classificao de Solos uma prioridade nacional compartilhada com vrias instituies de ensino e pesquisa do Brasil, desde as primeiras tentativas de organizao, a partir da dcada de 70, conhecidas como aproximaes sucessivas, buscando definir um sistema hierrquico, multicategrico e aberto, que permita a incluso de novas classes e que torne possvel a classificao de todos os solos existentes no territrio nacional. Onde classifica os solos em ordem, subordem, grande grupo, famlia e srie baseando-se no critrio de zonalidade (interao solo x meio bioclimtico). Os propsitos de uma classificao so: *Organizar os Conhecimentos; *Salientar e entender relaes entre indivduos e classe da populao a ser classificada; *Levantar propriedades dos objetos classificados; *Estabelecer novas relaes e princpios entre indivduos; *Estabelecer grupos ou subdivises de objetos sob estudos com propsitos definidos. As ordens de classificao so subdivididas em 13 partes, o intuito da orientadora Vitria na Viagem Tcnica foi mostrar alguns tipos desses solos, so eles: Solos Aluviais - Neossolos; Argissolo; Organossolo (Mangue); Neossolo Quartzarnico; e Latossolo. O que possibilitou o entendimento mais claro sobre o assunto.

SOLOS ALUVIAIS - NEOSSOLOS

Saindo de Eunpolis com destino Cabrlia-Ba, paramos no primeiro ponto de estudo do solo, s margens do Rio Bunharm onde o tipo de solo presente o Solo Aluvial, denominado tambm como Neossolos Fluvicos, que so solos formados pela deposio de sedimentos que so trazidos pelo rio ao longo de muito tempo, sendo formado atravs do intemperismo desses materiais, onde a adio o seu principal processo de formao, possuindo alta fertilidade natural. Em geral, so solos originados de depsitos arenosos, apresentando textura de areia ou areia franca ao longo de pelo menos 2m de profundidade. Essa classe de solos abrange as areias quartzosas, descoloridas. A granulometria da areia varivel e, em algumas situaes, predominam dimetros maiores e, em outras, menores. Alm dos Neossolos Fluvicos o ambiente propcio a obter outros tipos de solos como, por exemplo, os Gleissolos e os Organossolos, pois os locais que so alagados dificultam a deposio da matria orgnica.

ARGISSOLO

O segundo ponto foi s margens da BA-148, onde o tipo de solo era o Argissolo, o qual possui HzA (Horizonte A), obtendo a cor mais escura devido ao alto teor de matria orgnica, no HzB havia alguns traos mais escurecidos, indicando que ocorreu algum processo de movimentao, como por exemplo, lixiviao de material orgnico que se acumulou em camada mais abaixo. No HzB h acumulo de argila o que caracteriza-o como Horizonte Diagnstico B Textural, sendo assim mais resistente do que o HzA por causa do seu Horizonte de transio. Foi retirada uma camada de todos os Hz para observar a diferena de colorao e textura. Foi possvel observar a camada E que a camada que se encontra entre os dois horizontes, onde a argila lavada, transportada. O HzC no foi possvel encontrar, pois estava abaixo do corte de perfil. A camada de transio pode ser chamada de HzAB, ou HzBA, denominado AB quando prevalece as caractersticas do HzA em relao ao HzB, no caso prevaleceu as caractersticas do B em relao ao A, ento um Hz de Transio BA. Aps a retirada das camadas, uma das alunas pegou-as na mo, e misturou com gua, amassando, observou-se que o HzB mais argiloso, e coeso em relao ao A, pois o B tem acmulo de argila. Esses solos so formados partir de uma rocha sedimentar. Possuindo fertilidade natural mais baixa.

ORGANOSSOLO

O terceiro ponto foi em um local prximo praia, um Mangue o qual se localiza sempre prximo aos mares e rios porque um ambiente alagado que favorece o tipo de ambiente. So solos com alto teor de enxofre e alta concentrao de sais devido influncia da gua do mar. Eles so alagados, mal drenados, pois se pode observar que a umidade do solo muito alta. Sua colorao escura se d ao acmulo de matria orgnica, este por sua vez, acontece em ambientes muito alagados onde a degradao mais lenta, por isso se acumula. Retirou-se amostra de cada profundidade do solo, onde o material homogneo e bem parecido de uma profundidade a outra. Uma das caractersticas desse solo em relao a essa homogeneidade de colorao e textura em qualquer profundidade. Alm de ser um ambiente muito sensvel que deve ser preservado.

NEOSSOLO

O quarto ponto foi na praia, sua areia no considerada solo porque para ser solo precisa-se ter adio de matria orgnica. Uma parte j comea a ter vegetao, a vegetao comea a adicionar um pouco de matria orgnica, iniciando a formao de um solo, o Neossolo Quartzarnico, onde seu material de origem a areia, que vem do quartzo que um mineral mais resistente ao intemperismo. Sendo solos mais jovens.

LATOSSOLO

O ultimo ponto foi a margem da BR-101 prximo ao municpio de Itagimirim-BA, onde o tipo de solo presente era o Latossolo, onde o processo erosivo se acentuava em uma parte mais baixa do solo, se desfazendo com mais facilidade, tendo minerais maiores, o qual o HzC e materiais menos intemperizados. O solo desse Hz se desfaz com mais facilidade em relao ao outros Hzs e no tem estrutura definida. O HzB tem estrutura definida, que normalmente uma estrutura do tipo blocos e considerada como B Latosslico devido a sua profundidade e a presena de cores amareladas e avermelhadas. J o HzA classificado como de estrutura granular devido a matria orgnica, e isso pode ser observado com facilidade devido sua colorao escura e ao seu alto teor de matria orgnica.

CONSIDERAES FINAIS

A viagem, orientada pela professora Vitria, foi com intuito de esclarecer o assunto de forma prtica, o que nos possibilitou tirar dvidas que at ento por no conhecer o solo no haviam sido despertadas. A dupla conclui que os estudos prticos facilitou extremamente o conhecimento do assunto abordado, alm de ver na prtica como o intemperismo acontece e suas consequncias.

REFERNCIAS

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAApyAAH/classificacao-dos-solos acessado em 22/02/2013 s 21:27h http://www.jc.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/2012101910232134s istema_brasileiro_de_classificacao_dos_solos.pdf acessado em 22/02/2013 s 21:59h

You might also like