You are on page 1of 8

Clula

1. Introduo A Biologia a cincia que estuda a vida nos vrios aspectos, desde formas microscpicas, como bactrias, protozorios, algas e fungos, at formas macroscpicas como os mamferos e plantas, como roseira, mangueira, abacateiro entre muitas outras. O interesse pelo estudo da vida muito antigo, sendo registrado em vrios momentos da histria da humanidade com Aristteles, Darwin, Pasteur, Mendel, Morgam, Watson e Crick, entre muitos outros cientistas que ficaram perpetuados dentro das cincias biolgicas. Como a quantidade de informaes sobre os seres vivos muito grande, dividimos a Biologia didaticamente em diferentes reas, procurando facilitar o ensino e a pesquisa dentro das cincias biolgicas. reas de Estudo da Biologia A seguir, destacamos as principais reas da Biologia e seus interesses principais de estudo. Citologia Estuda a organizao celular, tipos celulares, funcionamento, diviso celular, etc. Histologia Estuda a organizao dos tecidos e suas especializaes. Embriologia Estuda o desenvolvimento embrionrio, os tecidos embrionrios, suas especializaes, os anexos embrionrios, etc. Evoluo Estuda as evidncias da evoluo biolgica, as teorias evolucionistas, o processo de especiao, etc. Gentica Estuda os mecanismos hereditrios, as leis de Mendel, os mapas cromossmicos, as mutaes, a gentica de populaes, etc. Zoologia Estuda os grupos animais, suas caractersticas morfolgicas e anatmicas, os diferentes habitat ocupados, os processos reprodutivos, etc. Fisiologia Animal Estuda o funcionamento dos diferentes sistemas, como o digestivo, o respiratrio, o circulatrio, o excretor, entre outros, nos animais. Botnica Estuda os grupos vegetais, aspectos reprodutivos, habitat, adaptaes vegetais ao ambiente, etc. Fisiologia vegetal Estuda o funcionamento do corpo do vegetal como trocas gasosas, fotossntese, conduo de seiva, movimentos vegetais, hormnios vegetais, etc.

Ecologia Estuda o ambiente em sua estrutura e funcionamento. Alm das reas citadas; de acordo com o interesse de ensino e pesquisa, outras reas so criadas, como microbiologia, a paleontologia, a botnica econmica, a parasitologia, a imunologia, etc. 2. Conhecendo a Clula A Citologia a rea da Biologia que estuda a clula em sua organizao, morfologia, funcionamento, composio qumica e os mecanismos de diviso celular. Dizemos que todos os seres vivos so formados por clulas, com exceo dos vrus, sendo conhecidos desde formas unicelulares at formas pluricelulares. O organismo unicelular tem a clula como sendo o prprio organismo, isto , a nica clula responsvel por todas as atividades vitais, como alimentao, trocas gasosas, reproduo, liberao de excretas, etc. O organismo pluricelular, que formado por muitas clulas (milhares, milhes, at trilhes de clulas), apresenta o corpo com tecidos, rgos e sistemas, especializados em diferentes funes vitais. As clulas dos pluricelulares diferem quanto s especializaes e de acordo com os tecidos a que elas pertencem. Podemos ento considerar, para o organismo unicelular ou pluricelular, que a clula a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Os organismos unicelulares e pluricelulares tm a clula como unidade estrutural e funcional Na classificao dos seres vivos, so utilizados critrios de organizao e fisiologia celular para diferenciar os diferentes grupos (reinos). Quanto organizao celular, as clulas podem procariticas(procariontes) ou eucariticas(eucariontes). E os possuidores dessas clulas so ditos eucariontes e procariontes. ser seres

As clulas procariticas apresentam organizao mais simples, sem ncleo organizado e sem organelas membranosas, como retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, mitocndria, entre outras. Possuem clula procaritica os organismos do reino Monera (bactrias e cianobactrias).

As clulas eucariticas apresentam maior complexidade com ncleo organizado em carioteca, nucleoplasma, cromatina e nuclolo, alm do citoplasma com organelas organizadas com sistemas de membranas, como complexo de Golgi, retculo endoplasmtico, mitocndria, cloroplasto, entre outras.

Podemos ainda considerar a fisiologia celular, o que caracteriza e diferencia a clula autotrfica de clula heterotrfica.

A clula autotrfica auto-suficiente em termos nutricionais, podendo ser fotossintetizante ou quimiossintetizante. So autotrficas as clulas vegetais, das algas e de alguns tipos de bactrias.

A clula heterotrfica no apresenta a auto-suficincia, sendo dependente da aquisio de nutrientes extracelular por absoro direta ou absoro aps um processo digestivo por ao enzimtica. So heterotrficas as clulas animais, dos fungos, dos protozorios e de muitos tipos de bactrias. Os vegetais possuem clulas fotossintetizantes e os animais possuem clulas heterotrficas. Clula uma unidade de eficincia na estrutura e funcionamento dos seres vivos. O sucesso da organizao celular e fisiologia celular esto relacionados com vrias caractersticas e propriedades dos diferentes componentes celulares; entre eles podemos destacar: 1) Alto teor de gua: a clula completamente ocupada por gua, o que facilita a disperso de substncias e a ocorrncia de reaes qumicas. 2) Compartimentao: um vasto sistema de membranas forma numerosos compartimentos, isolando os processos metablicos entre si, estabelecendo um fluxo organizado dentro da clula e oferecendo uma superfcie desproporcionalmente grande em relao ao volume celular. 3) Presena de material gentico: a clula contm no seu interior as informaes necessrias (DNA) para criar e manter sua prpria organizao e para coordenar as atividades que realiza. 4) Presena de enzimas: o material gentico determina a produo de enzimas, catalisadores que permitem a ocorrncia de reaes que, sem eles, levariam milhares de anos para ocorrer. 5) Economia: o rendimento dos processos celulares elevado (parcela da energia consumida convertida em trabalho). As molculas orgnicas, com as quais as clulas lidam, so bastante versteis, isto , podem desempenhar vrios papis funcionais. Com poucos tipos de substncias, as clulas se mantm. Alm disso, muitas substncias que so resduos de um processo podem ser empregadas como matria-prima de outro, fazendo com que a produo global de resduos seja pequena. 6) Interao com o meio: as clulas interagem intensamente com o ambiente onde esto. Um ser unicelular interage com o meio onde vive, assim como as clulas de um ser pluricelular interagem com o lquido intercelular existente entre elas. O ser vivo deve garantir s clulas um

meio intercelular estvel e confortvel. As clulas so as responsveis por mant-lo assim, e so as beneficirias dessa estabilidade. 3. A Clula Viva Embora usada como modelo para estudo, uma clula tpica, contendo todas as estruturas possveis, no existe. Organismos unicelulares so muito distintos entre si, bem como uma clula muscular diferente de um neurnio. Todavia, todas as clulas possuem alguns componentes: uma membrana celular, um citoplasma contendo organelas e, geralmente, um ncleo. Todas tm, ainda, algumas propriedades funcionais: podem obter e transformar energia; contm macromolculas complexas, como protenas e cidos nuclicos; podem sintetizar substncias e tm a capacidade de se dividir.

Esquema de uma clula ideal contendo todas as organelas e estruturas dos tipos padres intracelulares dos seres vivos Os vrus no tm estrutura celular e s se reproduzem no interior de clulas. Clamdias e ricketsias so clulas incompletas e, tambm, parasitas intracelulares obrigatrios. Diferem dos vrus por 3 motivos: 1) possuem DNA e RNA, enquanto os vrus tm DNA ou RNA; 2) possuem uma membrana envoltria com alguma capacidade de regular as trocas entre o meio interno e o externo; 3) possuem algumas organelas necessrias aos processos de sntese e de reproduo. 4. Clulas Procariticas (do latim pro, primitivo, e cario, ncleo)Caracterizam-se pela ausncia de um envoltrio nuclear, estando os cromossomos imersos no citoplasma.

Nessas clulas, o sistema de membranas se resume membrana plasmtica. Os seres procariontes compreendem as bactrias e as cianobactrias (algas azuis). Tomando a clula bacteriana como modelo de organizao procaritica, podemos notar em alguns tipos formato de um basto com 2m de comprimento. Presena de uma membrana plasmtica e, externamente, uma parede celular rgida. Ribossomos aderidos face interna da membrana plasmtica e s molculas de RNA mensageiro. Contm cromossomos circulares, presentes na regio do hialoplasma. Esses cromossomos possuem DNA, mas no possuem protenas. A membrana plasmtica possui uma invaginao chamada mesossomo, onde se concentram enzimas respiratrias; parece desempenhar algum papel na diviso celular.

A organizao procarionte de uma bactria Nas cianobactrias, fotossintetizantes, encontram-se dobras da membrana associadas clorofila. So as lamelas fotossintetizantes.

A organizao celular procaritica de uma cianobactria Os organismos auttrofos so aqueles auto-suficientes em termos alimentares, pois realizam fotossntese ou quimiossntese. So auttrofos os vegetais e as algas.

Os organismos hetertrofos dependem de uma fonte extracorprea de alimento, como os animais e os fungos. A organizao procaritica das bactrias e das cianobactrias caracterizada pela ausncia de uma carioteca e de organelas membranosas como mitocndria, cloroplasto, complexo de Golgi e retculo endoplasmtico. A organizao eucaritica das clulas animais e vegetais caracterizada pela existncia de um ncleo verdadeiro (com carioteca) e de organelas, como mitocndria, cloroplasto, retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, etc.

You might also like