You are on page 1of 4

AMBIENTE EaD: A RELAO PROFESSOR - ALUNO

Carlos Alberto Mximo Pimenta1, Slvia Anglica de Souza2, Aline Prince Junqueira3, Giovanni Horcio Guimares4
Astract This work is focused on the relationship between thachers and students in Distance Education environment, having a determined subject applyed by a public college, linked to UAB, inside the TelEduc Education. The objective is to ferify the students position about the technological learnapprenticeship process to, afterward, propose new methodologies to ease the improvement of teacher-student relationship. Taken as base the experience in the referenced subject, its believed that Distance Education process may lead to students emancipation and autonomy in knowledge production, since theres in their experience, from teachers to students, the self-criticism. Index Terms Distance learning, Process of Teaching and Learning, Methodology, Teacher-Student. Essa contextualizao se faz necessria para localizar o papel do educador, da educao e do homem social que se pretende formar. A educao a distncia tem se constitudo em um dos epicentros das preocupaes do Estado na soluo dos problemas brasileiros. Portanto, preciso, em certa medida, interpretar as diferentes formas de comunicao tecnolgicas no interior dessas prticas. Tais prticas, a partir da experincia em destaque, trouxeram um conjunto de questionamentos ligados aos modos de uso das ferramentas disponveis, do contedo das programaes disciplinares, do material de apoio e dos modos de socializao em ambientes a distncia. A preocupao deste esforo limita-se aos modos de socializao em ambientes a distncia, especificamente a relao professor-aluno. Tal esforo comea a fazer sentido diante das perguntas que da origem reflexo: que elementos da relao professor-aluno podem favorecer o ensino-aprendizagem? O que os alunos, nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, consideram o conhecimento do tutor-professor no processo de Ensino-Aprendizagem? Essas perguntas de partida permitiram a formulao do seguinte objetivo: apreender as posies dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem tecnolgico para, a posteriori, propor novas metodologias para facilitar o desenvolvimento da relao professor-aluno. Trata-se, do ponto de vista metodolgico, de abordagem qualitativa que valoriza a interpretao das comunicaes realizadas entre alunos e tutor-professor nas ferramentas de bate-papo, correios e fruns de discusso no perodo de 08 de maio a 07 de junho de 2009, em determinada disciplina ministrada por uma instituio pblica federal de Ensino Superior, vinculada a Universidade Aberta do Brasil. anlise, de carter sociolgico, se privilegiou as falas dos alunos que indicavam tenses ou necessidades afetivas na relao professor-aluno. Esses critrios de seleo e sistematizao do material emprico permitiram descrever o cotidiano em ambientes EAD, bem como pensar

INTRODUO
Este trabalho enfoca a relao professor-aluno no ambiente de Ensino a Distncia, tendo como local de coleta de dados determinada disciplina ministrada por uma instituio pblica federal de Ensino Superior , vinculada a Universidade Aberta do Brasil, dentro da ferramenta Teleduc. Reflexes sobre educao a distncia [7]-[6] apontam um pano de fundo desafiador. No sem crticas (resultante da acumulao flexvel ou da educao liberal) ou contradies (democratizao, por baixo, do ensino superior), os espaos de educao a distncia vo se ampliando e com eles novos problemas at ento no enfrentados nas prticas convencionais do educar. Um problema que merece aprofundamentos a relao professor-aluno em ambiente virtual. Acredita-se que o problema deva ser investigado sociologicamente, no campo das Cincias Humanas, enfatizando a ptica do aluno, mas sem perder de horizonte o contexto scio-histrico, psicossocial e tecnolgico contemporneo.

1 Carlos Alberto Mximo Pimenta, Doutor em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP, professor e pesquisador no Grupo de Ensino, Pesquisa e Extenso (GEPE-Humanas), vinculado ao Instituto de Engenharia de Produo e Gesto (IEPG) da Universidade Federal de Itajub (UNIFEI), Av. BPS, n. 1303 Bairro Pinheirinho - CEP: 37500-903 Itajub MG Brasil, carlosalbertopimenta@gmail.com, 2 Slvia Anglica de Souza, psicloga, Mestre em Engenharia de Produo e Gesto pela Universidade Federal de Itajub UNIFEI, Tutora e Pesquisadora pela UAB, ), Av. BPS, n. 1303 Bairro Pinheirinho - CEP: 37500-903 Itajub MG Brasil, silviaangelicasouza@yahoo.com.br 3 Aline Prince Junqueira, Analista de sistemas, Tutora e Pesquisadora pela UAB- Universidade Aberta do Brasil, Av. BPS, n. 1303 Bairro Pinheirinho CEP: 37500-903 Itajub MG Brasil, alinepj@unifei.edu.br 4 Giovanni Horcio Guimares, Mestre em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP, Professor e pesquisador Grupo de Ensino, Pesquisa e Extenso (GEPE-Humanas), vinculado ao Instituto de Engenharia de Produo e Gesto (IEPG) da Universidade Federal de Itajub (UNIFEI), Av. BPS, n. 1303 Bairro Pinheirinho - CEP: 37500-903 Itajub MG Brasil.

os cuidados que o tutor-professor de ter para contribuir na formao do aluno. O texto esta estruturado em dois momentos distintos, mas convergentes. O primeiro momento uma leitura de alguns trabalhos que discutem o papel do tutor-professor na educao a distancia. O segundo, embasado no material coletado, valoriza as falas dos alunos e sobre elas debater as estratgias de orientao numa boa relao aluno e tutorprofessor.

RELAO ALUNO-PROFESSOR: REFERNCIAS


TERICAS

A Universidade Aberta do Brasil UAB foi criada no ano de 2005 pelo Ministrio da Educao com a finalidade de articular e integrar um sistema nacional de educao superior a distncia, em carter experimental, visando sistematizar as aes, programas, projetos, atividades pertencentes s polticas pblicas voltadas para a ampliao e interiorizao da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil [1]. A UAB tem seu propsito se considerado que apenas 10% dos jovens entre 18 a 24 anos tm acesso ao ensino superior [7]. Nesse sentido, a Educao a Distncia se mostra uma oportunidade real para atingir em lugares mais distantes aqueles que a Escola tradicional no foi capaz de acolher, por esse ou outro motivo. O programa de Educao a Distncia se orienta pelas parcerias com as universidades pblicas e demais interessadas por meio de consrcios pblicos em ambas as esferas governamentais. Ao se interessar pelo programa UAB, as prefeituras podem associar-se a Secretaria de Educao do Estado ou Distrito Federal e organizar os plos presenciais, que so locais descentralizados de funes didtico-administrativa de cursos, consrcio, rede ou sistema de educao a distncia, geralmente organizada com o concurso de diversas instituies, bem como com o apoio dos governos municipais e estaduais [1]. O foco do programa levar ensino superior de qualidade aqueles que no teriam a oportunidade de cursar instituies superiores normais. Por outro lado, a aposta se faz no ensino tecnolgico como um instrumento eficaz ao processo desejado. No caso da experincia a ser relatada, o ensino tecnolgico trouxe consigo preocupaes sobre os modos de socializao em ambientes a distncia, especificamente na relao aluno-professor. Esses modos de socializao em ambientes a distncia, especificamente a relao professor-aluno, tm influenciado no processo de Ensino-Aprendizagem, pelo menos no campo do interesse ou no do aluno ao desempenho nas atividades propostas. Essa constatao impe a necessidade de reflexo sobre as dificuldades da relao professor-tutor e aluno nesse universo de ensino e de adensamento das discusses sobre o tema.

Os textos de Molina [4], Reis [5], Machado; Machado [3] e Leal [2] trazem um rol interessante de atividades que o tutor-professor no pode fazer, como por exemplo: transformar o ambiente em EaD em terapia de grupo, desconsiderar o conhecimento prvio do aluno no permitindo autonomias, prticas de educar convencionais, dentre outros. No contato com a realidade da disciplina ministrada houve a sensao de que o ambiente virtual permite aflorar as carncias e as afetividades presentes nas vivncias sociais de alunos. O tutor no deve, inconscientemente, fazer psicoterapia no contexto da relao ensino-aprendizagem na EaD. Essa posio corroborada na pesquisa de Reis [5]. Esta uma preocupao vlida para que no se transforme a relao tutor-aluno em terapia de grupo ou, no outro extremo, em tenses nesta relao. Falar sobre as dificuldades e desafios de um tutor de cursos a distncia, conforme Machado; Machado [3], podese dizer que o papel e desempenho de um tutor essencial para o sucesso de um curso de EAD. fundamental que o tutor saiba utilizar todos os recursos do ambiente virtual. Cabe salientar que em ambientes virtuais o tutorprofessor precisa de recursos tecnolgicos e habilidades para manter os alunos estimulados e presentes. No entendimento de Leal [2], o tutor tem uma importncia significativa. Nesse sentido, as ferramentas disponveis nos ambientes dos cursos devem ser utilizadas, uma vez que implicam na afirmao das diferenas entre os cursos presenciais e os cursos a distncia. Na sntese dessas pesquisas, afirma-se que o tutor de um curso de EAD enfrenta vrias dificuldades que vo desde o desinteresse dos alunos, dificuldade destes perante as novas tecnologias, contedo do curso at ausncia de recursos materiais levando as dificuldades de acessibilidade por falta de computador. Nesse universo de dificuldades conjunturais e estruturais presentes na realidade vivenciada durante o curso analisado, o tutor deve procurar recursos intelectuais, tecnolgicos e pedaggicos que estimulem o aluno a importncia das novas propostas contidas no ensino a distncia. As preocupaes problematizadas na pesquisa de Saraiva et al [6] fazem ressonncia na experincia declinada na disciplina em discusso:
Ao penetrar nesta forma de educao somos instados, pressionados, praticamente arremessados reflexo e visitao crtica dos processos de subjetivao e aprendizagem. Trata-se de levar em conta as modificaes que se operam nos modos de percepo, nas possibilidades de interconectividade, nos conceitos de tempo e espao, nos diferentes estilos cognitivos, enfim, nos modos de existir, ser e estar que, numa ecologia emergente, encontram novas formas para se expressar e extravasar.

Eis aqui a chave para se comear o entendimento s nuances na lgica de ensino-aprendizagem na educao. A distncia, por intermdio de instrumentos tecnolgicos, os conceitos de tempo e de espao clamam por reviso e, no bojo, o mapa mental dos professores e dos alunos.

RELAO ALUNO-PROFESSOR: RELATOS DE


EXPERINCIA

As falas dos alunos indicam um conjunto de problemas que o tutor-professor enfrenta na relao com os alunos. Ao tutor cabe filtrar as falas e tentar entender o contexto das manifestaes e posies dos alunos. O aluno W. manifestou-se:
[...]. Na realidade, como fui ignorado em diversos correios que enviei no mdulo passado, quase desisti do curso. Neste mdulo, comeamos at bem, mas comeo a ver os mesmos problemas que vimos no outro mdulo, ou seja, uma certa falta de organizao e clareza com relao as atividades postadas para ns: alunos. [...] No vejo neste mdulo uma preocupao com: linguagem de EaD, estilos de aprendizagem dos alunos, forte interao entre docentes e discentes e material prprio para EaD (na maioria das vezes vejo contedo de cursos presenciais usados aqui de forma errada). [...], ao meu ver, um curso com alma presencial que jamais foi preparado para EaD - exceto por estar sendo "discutido" atravs de um AVA. (sic)

Essa manifestao demonstra o quanto de tenso existem nos espaos de EaD. O professor-tutor deve estar atento, no as manifestaes tresloucadas, mas s constantes necessidades de adaptao do contedo de seus cursos e s adequaes tecnolgicas. Nem sempre o mapa mental de alunos e de professores est afinado s exigncias da educao a distncia. Implica em novas subjetividades e subjetivaes que passam pela atuao do professor-tutor, pela adequao a ferramenta e pela autonomia do aluno. Ao que parece tambm, compete ao aluno buscar referncias e informaes para alm do que se proposto nos cursos. Nem sempre o aluno se disponibiliza a ultrapassar o conjunto de informaes disponibilizadas. Ao mesmo tempo, inclusive, o professor-tutor tem que assimilar as manifestaes dos alunos e buscar novas prticas que restabeleam o equilbrio dessas relaes. Posies de validao do significado das informaes recebidas tambm permitem ao tutor-professor avaliar os caminhos de sua prtica. A aluna C. trouxe a seguinte posio:
[...]. Gostaria de deixar aqui registrado a imensa alegria de conhecer duas pessoas to sensatas e excelentes profissionais. Pena que o convvio por pouco tempo. Sempre fica um pouco de ns e sempre se deixa um pouco de vs. Imenso prazer e espero v-los em breve. [...]. (sic)

Ao considerar os modelos, o papel e a importncia dos professores-tutores, as posies de enfrentamento ou de validao indicam o quanto tutor-professor tm que privilegiar o aperfeioamento de sua prtica em ambientes de educao a distncia. Os processos de ensino-aprendizagem dentro dos aspectos da relao professor-aluno s ganham sentido quando estes estabelecem um vnculo de confiana e de respeito mtuo. Tal confiana no permite atuaes em tom de auto-ajuda, mas de permitir a ampliao do conhecimento.

tentativas de minimizar as concepes tradicionais de ensino. Embasado em argumentos extrados da literatura referenciada, destaca que as tendncias do ensino a distncia tem determinado aos professores-tutores a necessidade de um maior grau de interao, o que transfere ao professor uma posio importante de domnio das ferramentas a distncia e das tecnologias disponveis. O professor-tutor chamado, no campo do fazeraprender, a contribuir para que o aluno compreender os caminhos da auto-aprendizagem ou da autonomia que a aprendizagem deve proporcionar. Este deve estar sempre 'presente', o que vai demandar muito tempo e disciplina, e pesquisar novas dinmicas e formas de ensino utilizando as ferramentas virtuais. De algum modo, as tenses presentes nesse processo merecem filtragens densas que auxiliem na aprendizagem de todos os envolvidos. Filtrar as tenses no resulta na idia abominvel de que o professor-tutor um terapeuta de grupo ou um instrumento de psicoterapia. Resulta em afirmar que o papel do professor-tutor no o de ensinar, mas o de "estimular", "auxiliar", "permitir", "favorecer", desenvolver", "incentivar", "participar", distantes dos procedimentos legados as concepes tradicionais de aprendizagem: "guiar", "encaminhar" ou "confundir papis". Este papel est por se desenhar e ser escrito por muitas mos e esse exerccio comea dentro do prprio universo tecnolgico do ensino a distncia, ou seja: vencer o preconceito com respeito ao ensino distncia; conviver com as precariedades da internet na maioria das cidades brasileiras; conviver com a dificuldade na conciliao de outros afazeres com as tarefas dirias do EAD; converter a proposta pedaggica para a prtica do ensino. Tomado como base a experincia na disciplina em questo, acredita-se que os processos educacionais a distncia podem levar a emancipao e a autonomia do aluno na produo de conhecimentos, desde que se tenha em suas prticas, de aluno e de professor, a autocrtica. Esse um desafio interessante, porm no sem tenso e ajustamentos constantes, bem como de respeito s posies do aluno sobre o processo de ensino-aprendizagem tecnolgico. Este movimento que vai permitir a proposio de novas metodologias para facilitar o desenvolvimento da relao professor-aluno.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] [2] Brasil, Ministrio da Educao, Disponvel em HTTP://www.uab.mec.gov.br, Acesso em 17/06/2009. Leal, R. B., A importncia do Tutor no processo de Aprendizagem a Distncia, http://www.rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF, Acesso em 22/06/2009. Machado, L. D.; Machado, E. de C., Papel da Tutoria em Ambientes de EaD, http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TCA2.htm, Acesso em 15/06/2009. Molina, C. E. C., Gesto de Pessoas e de Projetos Sociais, Itajub, MG, Ministrio da Educao/UAB/UNIFEI, 2008.

CONSIDERAES FINAIS
De pronto, observa-se que o papel tradicional do professor precisa ser repensado. Esse repensar compreende

[3]

[4]

[5]

Reis, H., Modelos de Tutoria no Ensino a Distncia, http://bocc.ubi.pt/pag/reis-hiliana-modelos-tutoria-no-ensinodistancia.html#SECTION0002000000000000000, Acesso em 15/06/2009. Saraiva, L. M. et al., Tenses que afetam os espaos de Educao a Distncia, In: Psicologia em Estudo. Maring, v. 11, n 3, set./dez. 2006, p. 483-491. Zuin, A. A. S., Educao a Distncia ou Educao Distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual, In: Educao e Sociedade. Campinas, v. 27, n 96, out./2006, p. 935-954.

[6]

[7]

You might also like