You are on page 1of 14

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

Tortura, Sujeio e Flagelo nos Relevos Assrios


Katia Maria Paim Pozzer 1 Leandro Barbosa dos Santos 2

Resumo Este artigo tem como objetivo abordar algumas das prticas assrias de tortura, sujeio e flagelo, atravs da anlise dos relevos e fontes textuais assrias datadas do I milnio a.C. Estas fontes nos fornecem informaes sobre prticas de tortura, sujeio e flagelo, e concepes polticas que baseavam a constituio do imprio Assrio. No presente trabalho abordaremos o tratamento dado s naes dominadas, percebendo caractersticas que buscam a legitimao, e a normatizao de poder e declarao de guerra e violncia, acompanhada de concepes ideolgicas implcitas na composio dos relevos que narram s batalhas que foram amplamente representadas e documentadas, em diferentes locais nos palcios assrios. Palavras-Chave: Assria Poder Violncia Iconografia Mesopotmia

Torture, Subjugation and Scourge in Assyrian Reliefs Abstract This article have to purpose to address some Assyrian practices of subjugation, torture and scourge, by the Assyrian reliefs and textual sources dating from the first millennium BC. These sources provide us with information about torture, subjugation and scourge, and policies concepts who based the constitution of the Assyrian empire. In this paper we discuss the treatment of dominated nations, realizing features that seek legitimacy, and the normalization of power and declaration of war and violence, followed by ideological concepts implicit in the composition of the reliefs that narrate the battles that were largely represented and documented at different locations in Assyrian palaces. Key Words: Assyria power violence iconography Mesopotamia
1

Orientadora, Professora do Curso de Histria ULBRA. E-mail: pozzer@terra.com.br. Coordenadora do Laboratrio de Pesquisa do Mundo Antigo LAPEMA. 2 Telogo e acadmico do curso de Histria da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. E-mail: leofilhodorei@hotmail.com.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

206

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

Os resultados apresentados neste artigo referem-se s concluses preliminares do projeto de pesquisa em curso Guerra e Religio: estudo de textos e imagens do mundo antigo oriental, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq Brasil), da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A metodologia utilizada para anlise destas imagens est baseada nos estudos de Erwin Panofsky 3 que prope o estudo iconolgico dividido em trs etapas. Na primeira etapa realizou-se a anlise iconogrfica, mtodo que descreve e classifica as imagens, conforme o tema representado. Posteriormente, realizamos uma interpretao iconolgica, identificando cones e smbolos desta representao visual, onde consideramos estes relevos como obra produzida em um contexto histricocultural determinado por caractersticas tipolgicas dos personagens e dos elementos. A guerra tem sido ao longo dos tempos uma temtica muito pertinente dentro da historiografia. Ela se caracteriza conforme a conjuntura ideolgica e a herana cultural de cada sociedade em determinado tempo. O exrcito neoassrio ficou conhecido no I milnio a.C. como um referencial de poder e fora militar. Batalhas, cercos e tticas de guerra, e o tratamento violento dado aos opositores do imprio se fazem presentes em vrios documentos histricos deste imprio, fato que os destacou por constituir um exrcito de exmios guerreiros no Antigo Oriente Prximo. A arte assria de esculpir relevos parietais, que eram dispostos nas salas dos palcios, servia muito mais do que a mera atividade artstica de decorao. Eles funcionavam como um instrumento propagandstico da ideologia assria de terror. As cenas de guerra, de soldados empunhando armas, cercando uma cidade inimiga, mutilando, prendendo, deportando, empalando ou cortando as cabeas dos inimigos, serviam como uma recomendao queles que circulavam pelo palcio, fossem nativos ou estrangeiros, do poder de guerra e punio que poderia ocorrer a todo aquele que desafiasse a ordem estabelecida (BACHELOT, 1991, p. 109-128).

Erwin Panofsky foi um crtico e historiador da arte alemo, um dos principais representantes do chamado mtodo iconolgico, relacionado a estudos acadmicos em iconografia.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

207

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

A histria da Assria se desenvolveu ao norte do atual Iraque, nos textos em cuneiforme identificamos a expresso mt Aur, que significa pas do deus Aur 4. Sua Histria emerge em um estado territorial no sculo XIV a.C. tendo seu territrio cobrindo aproximadamente todo o norte do Iraque moderno. A primeira capital da Assria era Aur, localizada cerca de 150 quilmetros ao norte da capital do Iraque, Bagd, prxima a na margem oeste do rio Tigre. A cidade foi nomeada como Aur por motivos de homenagem ao deus nacional, nome da qual a cognominao Assria tambm derivada. Desde o princpio a Assria projetou-se com uma tendncia de forte poder militar na conquista. Pases e povos que se opunham as regras assrias eram punidos com violncia, tendo como conseqncia a destruio de suas cidades e a devastao de seus campos e pomares. Por volta do sculo IX a.C. a Assria tinha consolidado a sua hegemonia sobre o norte da Mesopotmia. Foi ento que os exrcitos assrios marchavam alm de suas fronteiras com o propsito de expandir seu imprio, buscando atravs do butim o financiamento de seus planos de conquista e obteno de mais e poder. Em meados do sculo IX a.C. a Assria representava uma ameaa direta para os pequenos estados Srio-Palestinos a oeste, incluindo tambm Israel e Jud. No mapa abaixo podemos ter uma percepo da expanso do imprio assrio (fig. 1).

Aur o deus da nao assria, uma divindade guerreira que amplamente registrada nos relevos assrios quase sempre ligada imagem do rei. Ver: (BLACK / GREEN, 2008, p. 37-39).

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

208

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

FIGURA 1 Mapa da expanso do imprio Assrio. FONTE: do autor.

O perodo entre o sculo IX at o final do sculo VII a.C. conhecido como perodo neoassrio, durante o qual o imprio atingiu o seu pice. A destruio da Babilnia e a formao de sua capital em Nnive em 612 a.C. marcam o fim do imprio neoassrio. Embora o ltimo rei assrio, Aur-uballit, tenha realizado tentativas de reconstituio do imprio, ele ficou resumido a um pequeno territrio em torno de Haran. No entanto, o rei babilnico Nab-apal-usur (658 - 605 a.C.) acabou por invadir Haran em 610 a.C. No ano seguinte houve uma ltima tentativa de recuperar Haran feita por Aur-uballit, com a ajuda de tropas egpcias, mas no teve xito. Posteriormente o imprio Assrio veio a desaparecer da histria.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

209

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

FIGURA 2 RELEVO 1. FONTE: (LAYARD, 1853, p. 30.)

A figura acima de Aurnazirpal II (883 859 a.C.). Na laje trs carros de guerra assrios, cada um puxado por trs cavalos, avanam para a direita da cena. Os ocupantes dos carros portam arcos, flechas e sobre a cabea carregam o estandarte da divindade Adad 5. Cada carro de batalha ocupado por dois guerreiros, um que conduz e outro que ataca os adversrios com flechas. O guerreiro do carro da frente est ferido por uma flecha, e tem o torso e a cabea virada para trs na direo dos carros que o seguem, seu brao direito est estendido para cima e os cavalos de seu carro esto caindo. frente, trs arqueiros do exrcito assrio avanam. No plano superior, v-se um abutre e trs corpos dos guerreiros adversrios esto decapitados e estendidos no cho. V-se tambm partes de rvores que foram cortadas. Na Mesopotmia a mutilao dos corpos dos inimigos uma prtica bem conhecida. Podemos perceber a preocupao dos escribas e artesos em, incisivamente, registrar grande nmero de inimigos mortos e mutilados, como tambm suas identidades e grupos tnicos ao qual pertencem. Entre os diferentes tipos de mutilao praticados, a decapitao de cabeas bastante comum, j que a cabea a expresso da personalidade nica e individual e, uma vez exposta, no se teria dvida da morte dos mutilados.
5

Adad divindade mitolgica sumrio-babilnica assimilada pelos assrios. Uma divindade guerreira cone de virilidade e fertilidade (JOANNS, 2001, p. 4-6).

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

210

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

FIGURA 3 RELEVO 2. FONTE: (COLLINS, 2008, p. 136 - 137.)

O Relevo acima de Aurbanipal (668 631 a.C). O rei Aurbanipal esta sentado em uma esteira longa, ele veste uma tnica adornada de smbolos e est coberto por uma capa um pouco abaixo de sua cintura, na cabea usa uma tiara com fitas e tem seu brao direito levantado e na mo segura um clice que leva na altura da boca, seu outro brao est encostado sobre o mvel e em sua mo esquerda segura uma flor de ltus, descansando no jardim. Ele est acompanhado da rainha Aurarrati, sentada em seu trono, na cabea ela usa uma coroa adornada e veste uma longa tnica adornada com rosetas, em uma das mos tem um clice. Ali bebem e escutam msica. E a poucos passos do rei, que estava sentado embaixo de uma parreira, podia ser observada, na esquerda da cena, a cabea de Teumman 6 rei do Elam7 pendurada em uma rvore. O destaque desta imagem a cabea de Teumman exposta no canto esquerdo superior, e a celebrao de Aurbanipal demonstrando escrnio e prazer sobre a representao da evidncia de morte de seu inimigo. Segundo Bahrani (2008. p.23-55) a cabea a parte do corpo que funciona como smbolo da evidncia da vitria em
6 7

Khumma-Khaldash III o ltimo rei Elamita, foi capturado em 640 BC por Aurbanipal. Elam ou Elo (em persa: ) foi uma civilizao da Antiguidade localizada no territrio que corresponde ao atual sudoeste do Ir.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

211

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

todo tempo da narrativa, a guerra um retrato real histrico, mas a cabea o ponto fixo na batalha expressa no relevo.

FIGURA 4 RELEVO 3. FONTE: (COLLINS, 2008, p.47)

No relevo acima se v soldados assrios celebrando a vitria com as cabeas decapitadas de seus inimigos, juntamente com msicos celebrando a vitria. Na primeira linha vemos dois soldados assrios vestidos com tnicas, os ps esto descalos, tendo sobre a cabea esta um elmo cnico arredondado pontiagudo. Em cada uma das mos esta cabea de um inimigo decapitada. Adiante deles esto trs msicos vestindo vestes compridas. Os dois primeiros possuem barba comprida, esto descalos e carregam sobre as mos um instrumento musical. O terceiro a direita imberbe, carrega um pandeiro e tambm esta descalo. A mutilao de partes do corpo um smbolo de fora muito utilizado como instrumento de propaganda e terror poltico, demonstrando aos inimigos o que poderia suceder aos opositores do poder real. Alm da decapitao encontramos a amputao de mos e ps, empalamento 8 e esfolamento9, prticas conhecidas no Oriente Prximo, que tambm facilitavam questes administrativas, como a contagem de partes para contabilizar o numero de inimigos mortos (VILLARD, 1991, p.247-251).
8 9

Empalao: Uma lana pontiaguda penetra pelo orifcio anal do condenado, at a boca, peito ou costas. Esfolamento: Mata-se a vtima tirando-lhe a pele.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

212

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

Junto com as representaes iconogrficas nos relevos, tambm encontramos inscries, que nos fornecem informaes detalhadas sobre o tratamento da Assria aos povos conquistados, os seus exrcitos e aos seus governantes. Nos registros de Aurnazirpal II encontramos relatos que nos trazem uma percepo do tratamento dos conflitos e rebelies contra o imprio:
Eu esfolei muitos dos nobres que haviam se rebelado contra mim [e] dependurei suas peles, e fiz uma pilha [de corpos], e alguns corpos espalhados da pilha, eu ergui em estacas sobre a pilha ... Eu esfolei muitos da minha terra [e] dependurei suas peles sobre as paredes (GRAYSON, 2002, p. 199).

Neste relato percebemos a punio severa aos rebeldes com o esfolamento, acompanhado de uma propaganda do terror, expressa no ato de expor as peles dos esfolados nas paredes da cidade. Esta propaganda tinha o intuito de servir de exemplo para os possveis rebeldes, uma demonstrao da severidade da punio para com os rebelados contra o imprio. Em outro relato de Aurnazirpal II h outra descrio onde encontramos a amputao de mos e ps dos soldados inimigos. Este tipo de flagelo demonstra uma punio severa que transcendia o simples assassinato, mas sim, uma nfase no flagelo e humilhao do inimigo:
Em lutas e conflitos cerquei [e] conquistei a cidade. Eu abati 3.000 de seus homens a lutando com a espada... Eu capturei suas tropas ainda vivas: Destes eu cortei de alguns seus braos [e] as mos, eu cortei de outros os seus narizes e orelhas, [e] nas extremidades. Eu arranquei os olhos de muitas tropas. Eu fiz uma pilha da vida [e] uma de cabeas. Eu pendurei as suas cabeas nas rvores ao redor da cidade (GRAYSON, 2002, p. 201).

No relato acima encontramos, tambm, a amputao de narizes e orelhas, um ato com intuito de deformar o inimigo na inteno de impossibilitar o retorno ao convvio social. Tambm a ideia de tornar incapacitado o oponente arrancando-lhe os olhos e partes do corpo (BOUZON, 2003, p.181). A violncia no tratamento dos inimigos algo que, frequentemente, acompanhava alguns registros assrios. Em uma srie de relevos de Senaqueribe (704681 a.C) encontrados em Nnive, alguns registram as faanhas de sua invaso em Jud

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

213

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

em 701 aC. Laki 10, uma das quarenta e seis cidades que ele conquistou. No relevo abaixo podemos observar a representao de um esfolamento.

FIGURA 5 RELEVO 4. FONTE: (COLLINS, 2008, p.94)

No relevo acima na parte superior esquerda se v dois soldados assrios estendendo um soldado inimigo nu ao cho, pelas pernas. Os dois soldados assrios vestidos com tnicas, os ps esto descalos, tendo sobre a cabea esta um elmo cnico arredondado pontiagudo, o da direita carrega uma aljava com um arco nas costas. Logo abaixo na parte inferior esquerda se v tambm dois soldados assrios estendendo um soldado inimigo nu ao cho, pelas pernas. Os dois soldados assrios vestidos com tnicas, os ps esto descalos, um tem sobre a cabea um elmo cnico arredondado pontiagudo, e carrega uma aljava com um arco nas costas. O da esquerda no se pode identificar os detalhes do rosto devido ao relevo estar danificado. Na parte direita do relevo encontramos um soldado assrio vestido com uma tnica, os ps esto descalos, tem sobre a cabea um elmo cnico arredondado pontiagudo, nas costas uma aljava com um arco. Na mo direita carrega uma lana, e na esquerda uma maa. Adiante dele segue di soldados inimigos vestidos com tnicas longas, ambos esto descalos.

10

Laki considerada como a segunda mais importante a cidade ao sul do antigo reino de Jud.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

214

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

Na mesma srie de relevos de Senaqueribe encontramos outra representao de empalamento, onde esto dois soldados assrios erguendo uma estaca com um homem empalado nu ao lado de outros dois.

FIGURA 6 RELEVO 5. FONTE: www.britishmuseum.org

No relevo acima na parte superior esquerda se v dois soldados assrios levantando um soldado inimigo nu, sobre uma lana. Os dois soldados assrios vestidos com tnicas, os ps esto descalos, tendo sobre a cabea esta um elmo arredondado com penacho, ambos carregam sobre as costas um escudo e uma lana. Na esquerda se observa outros dois soldados inimigos, ambos esto nus e cada um est levantado sobre uma lana. Nos relatos das campanhas militares de Senaqueribe encontramos descries que do detalhes mais precisos dos flagelos e torturas a que eram submetidos os inimigos do imprio.
Eu cortei as suas gargantas, como a de cordeiros. Cortei suas vidas preciosas como se corta uma corda. Assim como as muitas guas de

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

215

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

uma tempestade, eu fiz (o contedo) das suas gargantas e entranhas correrem por sobre toda a terra. Empinei meus corcis aproveitando para atrel-los, e mergulh-los nas correntes de seu sangue como (em) um rio. As rodas do meu carro de guerra que derruba os perversos foram salpicadas de sangue e imundcie. Com os corpos dos guerreiros Eu enchi a plancie, como a erva. Cortei seus falos, e espalhei as suas partes ntimas, como as sementes do pepino (LUCKENBILL, 1926, p. 117-123)

Outra questo importante de destacar era a pratica da deportao dos inimigos. A deportao era de suma importncia para o imprio devido mo-de-obra especializada para as suas construes monumentais, e tambm para lidar com a agricultura e pecuria que eram exercidas nessa regio. Na srie de relevos que retratam a batalha de Laki encontramos um grande nmero de judeus sendo deportados, junto com mulheres e crianas.

FIGURA 7 RELEVO 6. FONTE: (LAYARD, 1853, p.50)

No relevo acima encontramos nove soldados, quatro portando saques, trs soldados conduzindo trs deportados dentre eles trs homens, um deles carrega uma criana, os outros carregam seus pertences, uma mulher leva seus pertences, trs esto conduzindo o carro de boi com butins de guerra, atrs da carroa conduzida por

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

216

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

dois bois ao lado uma mulher carregando seus bens. Na quinta linha, trs homens possivelmente deportados, carregam seus pertences e conduzindo um camelo com seus pertences com tocas e saiotes, aps, uma carroa. Acima provavelmente duas crianas sendo conduzidas por dois bois, ao lado um deportado, seguido de duas crianas, e duas mulheres uma ao lado da outra, a sua frente encontra-se um soldado visto apenas da cintura para baixo. A deportao servia como forma de dissolver a identidade das naes conquistadas, tambm como forma de prevenir futuras possveis revoltas. Os deportados passavam a pertencer de corpo e alma a nao vencedora. A vontade do rei decisiva quanto ao destino dos deportados, eles podem ser mortos, oferecidos no templo, vendidos, atribudos em trabalhos agrcolas ou de construo, utilizados como arteses, e at integrados no exrcito (BACHELOT, 1991, p.109-128).

Concluses preliminares
Assim sendo, a mutilao dos corpos inimigos constitui-se em uma prtica comum no I milnio a.C. Em particular no Antigo Oriente Prximo, encontramos evidncias de valor ideolgico que unem recursos de propaganda destruio do corpo do inimigo. A questo do flagelo e tortura no foi, portanto, um fenmeno acidental e nem uma prtica exclusiva dos assrios, mas um aspecto da integrao dos sistemas culturais. Quanto questo dos registros assrios de tortura e flagelo, legtimo considerar que os termos da produo que representam o conjunto de relevos Assrios possuem determinados fatores que lhes classificam como instrumentos de propaganda. Ao utilizarmos o termo propaganda em sua concepo geral, percebe-se a tentativa de exercer influncia e opinio nos indivduos para fazer-se aderir poltica de um dirigente ou de um regime, neste caso os relevos assrios exprimem uma relevante propaganda. Nos relevos o poder se constitui na atividade simblica como

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

217

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

fonte de outros tipos de relao inter individuais que definem a estruturao do espao social, sobre a mediao do simblico nas organizaes da sociedade. Nesta anlise encontramos evidncias que superam questes hegemnicas, percebendo uma forte tendncia da utilizao destas prticas como forma de propaganda do terror com finalidade poltica. O poder absoluto, a violncia e a produo simblica aparecem como produto nos relevos assrios e como consequncia da ordem poltica, bem como reflexo das violncias geradas pelo exerccio do poder.

Referncias Bibliogrficas
BACHELOT, L. Fonction politique des reliefs no-assyriens. In: CHARPIN, D.; JOANNES, F. Marchands, Diplomates et Empereus. Paris: ditions Recherche sur les Civilisations, 1991. p.109-128. BAHRANI, Zainab . Rituals of War. New York: Zone Books, 2007. _______________. The Graven Image. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 2003. BELIBTREU, Erika. Grisly Assyrian Record of Torture and Death. Disponvel em: <http://www.jewishhistory.com/pdf/grisly_assyrian.pdf> Acesso em: 16/03/10, s 14:00. BOUZON, Emanuel. O Cdigo de Hammurabi. Petrpolis: Editora Vozes, 2003. p. 181 British Museum Palace of Sennacherib. Disponvel em: http://www.britishmuseum.org/explore/galleries.aspx > Acesso em: 02 jul 2010 13:45. COLLINS, Paul. Assyrian Palace Sculptures. London: British Museum Press, 2008. CURTIS, J. E.; READE, J.E. Art and Empire: Treasures form Assyria in the British Museum. New York: The Metropolitan Museum of Art, 1995. FAIVRE X. La Guerre au Proche-Orient dans lAntiquit, Les Dossiers dArchologie. Paris: n. 160, p.70-83, mai. 1991. GRAYSON, Albert Kirk. Assyrian Royal Inscriptions, Part 2: From Tiglath-pileser I to Ashur-nasir-apli II. Wiesbaden: Otto Harrassowitz, 1976.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

218

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

Revista Mundo Antigo Ano I Volume I Junho 2012

ISSN 2238-8788

LAYARD. H. A. A Second Series of the Monuments of Nineveh. London: John Murray, 1853. LUCKENBILL, Daniel David. Ancient Records of Assyria and Babylonia, 2 vols. (Chicago Univ. of Chicago Press, 19261927), vol. 1 MARCUS, M. Art and Ideology in Ancient Western Asia. In: SASSON, J. M. (editor). Civilizations of the Ancient Near East. Peabody: Hendrickson Publishers, 2000. p.24872505. ________. Palaces and Temples in Ancient Mesopotamia. In: SASSON, J. M. (editor). Civilizations of the Ancient Near East. Peabody: Hendrickson Publishers, 2000, p. 423441. PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. So Paulo: Editora Perspectiva, 2007. PARROT, A. Assur. Paris: ditions Gallimard, 2007. READE, J. Assyrian Sculpture. London: The British Museum Press, 2006. ROAF, M. Atlas de la Msopotamie. Paris: Brepols, 1991. ________. Palaces and Temples in Ancient Mesopotamia. In: SASSON, J. M. (editor). Civilizations of the Ancient Near East. Peabody: Hendrickson Publishers, 2000, p. 423441. ROUX, G. Mesopotamia. Historia Poltica, Econmica y Cultura. Madrid: Ediciones Akal, 1987. SERRES, R. S.; POZZER, K. M. P.; OLIVEIRA; SILVA, S. S.; LIMA, J. A Tecnologia da Guerra nos Relevos Neo-assrios. Revista de Iniciao Cientfica da ULBRA, v. 7, 2008, p. 169179. VILLARD, P. Larme No-Assyrienne. Les Dossiers DArchologie. Paris: n.160, p.42-47, mai. 1991.

http://www.nehmaat.uff.br NEHMAAT

219

http://www.pucg.uff.br UFF-PUCG

You might also like