You are on page 1of 12

||TJRO12_022_36N354626||

CESPE/UnB TJRO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Texto para as questes de 21 a 24 Portugal, janeiro de 1872.
1

QUESTO 22

10

13

16

19

22

25

28

31

Registremos esta preciosa declarao do chefe da oposio. Vamos guard-la, como uma joia em algodo. O Sr. Luciano de Castro, chefe da oposio, fez, no relatrio que precede o seu projeto de reforma administrativa, uma exposio sombria da administrao do pas. A confessa que acabou a f poltica e a dignidade poltica; que no existem partidos com ideias, mas faces com invejas; que o pas est desorganizado e entregue ao abandono; que cada reforma cai, sucessivamente, a cada governo; que as leis so um aparato de eloquncia parlamentar, e no uma eficcia de organizao civil... Enfim que o pas chegou ltima decadncia administrativa. Registremos esta confisso sincera do Sr. ministro do Reino. Vamos guard-la, como um bicho precioso em esprito de vinho. O Sr. Sampaio, ministro do Reino, no relatrio do seu projeto de reforma administrativa, declara que a administrao, como est, uma confuso vergonhosa, uma desorganizao funesta, um abandono mortal... Enfim que o pas chegou ltima decadncia administrativa. Resultado: o ministro do Reino e o chefe da oposio declaram, oficialmente, o pas num estado deplorvel de administrao. Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuar, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizar. De tal sorte, que resta? Que estamos num abominvel estado de administrao segundo confessa o governo e segundo confessa a oposio: e que ficamos nesse estado! risonho.
Ea de Queirs. As farsas. Uma campanha alegre. Porto: Lello&Irmo, 1978, p. 51-2 (com adaptaes).

Assinale a opo correta no que se refere a elementos constitutivos de frases, oraes e perodos do texto. A A orao que precede o seu projeto de reforma administrativa (R.4-5) e a locuo do seu projeto de reforma administrativa (R.17-18) esclarecem a significao do termo antecedente relatrio (R.4 e 17). B No perodo Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuar, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizar (R.25-26), o emprego do pronome se, nas duas ocorrncias, exemplo de repetio de elemento gramatical como recurso de nfase. C Em suas duas ocorrncias, as formas verbais Registremos (R.1 e 14) e Vamos guard-la (R.2 e 15), equivalentes no que se refere a tempo verbal, introduzem enunciados que expressam ordem. D O advrbio A (R.7) refora a localizao espacial dos elementos referidos pelo pronome demonstrativo esta, na expresso esta preciosa declarao (R.1), e evoca sinal gestual. E Na linha 29, os termos o governo e a oposio exercem a funo de sujeito da orao a que pertencem.
QUESTO 23

No que concerne a aspectos sintticos e semnticos do texto, assinale a opo correta. A Na sequncia 'que o pas est desorganizado e entregue ao abandono (R.9-10), o emprego de formas verbais em modos verbais distintos incompatvel com a estrutura de coordenao. B No haveria prejuzo para a correo gramatical do texto se, no trecho cada reforma cai, sucessivamente, a cada governo (R.10-11), o articulador temporal fosse suprimido ou substitudo por elemento que reforasse a ideia de conjunto, a exemplo de conjuntamente. C O emprego do elemento coesivo e no (R.12) evidencia presena de trao de oralidade na escrita. D Seria mantida a correo gramatical do texto caso seu autor tivesse optado pelo emprego da forma verbal acabaram, em lugar de acabou (R.17). E No trecho que no existem partidos com ideias, mas faces com invejas (R.8-9), observa-se falha na retomada de referentes na orao coordenada adversativa.
QUESTO 24

QUESTO 21

Assinale a opo correta no que se refere a aspectos relativos a tipologia textual, gneros textuais e sentidos do texto. A A organizao simtrica dos pargrafos recurso produtivo para apresentar a crtica administrao do pas e demonstrar a inexistncia de antagonismo entre a avaliao feita pela oposio e a feita pelo representante do governo, visto que ambas destacam a precariedade administrativa ento vigente. B Da anlise do trecho compreendido entre as linhas 27 e 30, depreende-se que a sentena declarativa equivale, no nvel interpretativo, a uma resposta insatisfatria pergunta formulada, o que permite caracterizar a sentena interrogativa como uma pergunta retrica. C Em suas duas ocorrncias, o elemento Enfim (R.12 e 20) introduz as consideraes com que os relatores concluem sua argumentao e, ao mesmo tempo, encerram os documentos referentes ao encaminhamento dos projetos administrativos. D No texto, de gnero opinativo, observam-se relatos de denncias aos desmandos do governo portugus, poca em que o texto foi escrito, e comentrios irnicos acerca das prticas discursivas usuais em atividades da alta cpula administrativa de Portugal. E O contraste entre a exaustiva sequncia dos problemas apontados na exposio sombria do chefe da oposio e a sntese apresentada pelo ministro do Reino estratgia utilizada pelo autor do texto para desqualificar a crtica apresentada pelo partido de oposio ao governo.

Assinale a opo em que a proposta de reescrita mantm o sentido e a correo gramatical do trecho o ministro do Reino e o chefe da oposio declaram, oficialmente, o pas num estado deplorvel de administrao (R.22-24). A oficialmente, o ministro do Reino, e tambm o chefe da oposio, declaram, o pas num estado deplorvel administrativo B o pas declarado, pelo ministro do Reino e chefe da oposio, oficialmente, deplorvel, em estado administrativo C declarado estado deplorvel, oficialmente, de administrao do pas, por Ministro, do Reino, e chefe, da oposio D o pas oficialmente declarado em estado administrativo deplorvel tanto pelo ministro do Reino como pelo chefe da oposio E o estado administrativamente deplorvel do pas declarado oficialmente, pelo ministro do Reino assim como pelo chefe da oposio
7

||TJRO12_022_36N354626||

CESPE/UnB TJRO
QUESTO 26

Texto para as questes de 25 a 27


1

10

13

16

19

22

25

O enredo do romance Histria do Cerco de Lisboa, de Jos Saramago (1998), gira em torno de um revisor de textos de quem se espera total fidelidade e respeito ao autor. Raimundo Silva, o personagem revisor de Saramago, , a princpio, um escritor reprimido, que no consegue dedicar-se ao que realmente lhe apetece, e, como tantos outros personagens semelhantes, um homem solitrio e tmido, que ganha (mal) a vida revisando textos que, muitas vezes, despreza, sempre respeitando, entretanto, a posio que lhe cabe na hierarquia do trabalho com as palavras. Um dia, porm, ao revisar um livro histrico, Raimundo Silva resolve ignorar essa hierarquia, alm de todas as normas que regem seu montono ofcio, e acrescenta um no linha em que o autor afirma que os cruzados auxiliaro os portugueses a tomar Lisboa. O revisor, a partir desse ato de consciente e extrema interferncia, assume, finalmente, seu desejo de reescrever o texto que revisa, e sua vida muda. Aqui, merece destaque o poder praticamente absoluto que atribudo figura do autor, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, possvel se criar e se estabelecer o que verdade. Para o revisor que conhece seu lugar, o autor, como tal, infalvel. Para Raimundo Silva, entretanto, se o revisor tivesse o poder e o direito de escrever como o autor, poderia mudar a realidade. Assim, dada sua trajetria, o revisor sabe, mais do que ningum, que, como espao privilegiado do autor, o original deve ser mantido, o mximo possvel, longe do desejo autoral de revisores mal-intencionados.
Rosemary Arrojo. A relao exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentrios sobre Histria do Cerco de Lisboa, de Jos Saramago. In: D.E.L.T.A, v. 19, nmero especial, 2003 (com adaptaes).

Ainda em relao ao texto apresentado, assinale a opo correta. A No trecho de quem se espera total fidelidade e respeito ao autor (R.3), o revisor caracterizado como um profissional disposto a burlar a confiana do autor. B No trecho , a princpio, um escritor reprimido (R.4-5), a ensasta reproduz a viso de Saramago, visto que esta corresponde prpria viso dela sobre o revisor. C Na sequncia que, muitas vezes, despreza, sempre respeitando (R.8-9), a autora aproxima, por meio de formas verbais antnimas, ideias contraditrias acerca do mesmo elemento conceitual. D A estrutura possvel se criar e se estabelecer o que verdade (R.20) reala o empenho do personagem em manter a fidedignidade ao texto original ao revisar texto literrio. E Ao inserir o advrbio de negao no, o personagem revisor manteve a correo gramatical do texto, mas no o sentido do que era relatado na fico.
QUESTO 27

As opes abaixo constituem propostas de reescrita do primeiro perodo do texto. Assinale a opo que apresenta o fragmento reescrito de acordo com as regras sintticas e os sentidos do texto. A Em Histria do Cerco de Lisboa, de Jos Saramago (1998), cujo o enredo gira em torno de um revisor de textos, se espera total fidelidade e respeito ao autor. B De Jos Saramago (1998), o romance Histria do Cerco de Lisboa, no enredo, gira em torno de um revisor de textos e do qual se espera total fidelidade e respeito dele ao autor. C No Histria do Cerco de Lisboa, romance de Jos Saramago (1998), o enredo gira em torno de um revisor de textos, que se espera a total fidelidade e respeito do autor. D O enredo que o romance gira em torno de um revisor de textos Histria do Cerco de Lisboa, de Jos Saramago (1998), de quem se espera total fidelidade e respeito do autor. E O enredo de Histria do Cerco de Lisboa, romance de Jos Saramago (1998), gira em torno de um revisor de textos de quem se espera total fidelidade e respeito ao autor.
8

QUESTO 25

Assinale a opo correta no que se refere aos sentidos do texto. A Do ponto de vista da ensasta, o erro do personagem revisor consiste em reprimir seus desejos em sua vida social e liberlos durante o trabalho de reviso de texto literrio. B A partir das atribuies do revisor descritas no romance Histria do Cerco de Lisboa, a autora questiona a viso de Saramago acerca da relao autor/autoria e conclui que ela se limita a um embate imaginrio do personagem, que concebe a reviso como autoria. C Segundo a ensasta, o personagem revisor Raimundo Silva retrata a temtica do vazio existencial, recorrente em outros personagens do romance histrico de Saramago. D Segundo perspectiva registrada no ensaio, o personagem revisor criado por Saramago, em ilusria e curta dimenso de autoria, evoca o pensamento tradicional e negativo acerca dos revisores e de suas atividades. E Ao assumir-se como autor da obra Histria do Cerco de Lisboa, Raimundo Silva supera aspectos relativos subjetividade e segurana, inerentes s atividades de reviso no que concerne norma gramatical.

||TJRO12_022_36N354626||

CESPE/UnB TJRO

Os fragmentos de texto includos nas questes de 28 a 33 constituem partes adaptadas do ensaio A relao exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentrios sobre Histria do Cerco de Lisboa, de Jos Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no nmero especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.
QUESTO 28

Para responder s questes de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestes que incluam mudanas estruturais do texto.
QUESTO 30

Aqui, merece destaque o poder praticamente absoluto que atribudo figura do autor, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, possvel se criar e se estabelecer o que verdade. Assinale a opo em que, na reescritura do perodo acima, foram plenamente atendidos os critrios de correo gramatical e coerncia textual. A Merece destaque aqui, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, possvel se criar e se estabelecer o que verdade. B possvel se criar e se estabelecer o que verdade, no universo do personagem de Saramago e aqui, merece destaque esse poder. C No universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, possvel se criar e se estabelecer o que verdade, merece destaque o poder praticamente absoluto atribudo figura do autor. D Merece destaque o poder praticamente absoluto em que, a partir da escritura, possvel se criar e se estabelecer o que verdade no universo do personagem, de Saramago. E O poder que atribudo figura do autor, praticamente absoluto no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, possvel se criar e se estabelecer o que verdade merece destaque aqui.
QUESTO 31

Estaria o autor sugerindo que, em algum nvel subterrneo, abra mo da autoridade e dos direitos geralmente associados autoria? Com referncia ao fragmento de texto apresentado acima, assinale a opo correta. A O acento indicativo da crase deveria ser suprimido caso fosse inserido o pronome possessivo sua na expresso autoria: a sua autoria. B A forma verbal abra, no subjuntivo, marca relao de subordinao e enfatiza a indicao de fato potencial. C A expresso coloquial abra mo poderia ser substituda pela forma verbal disponha, o que imprimiria tom mais formal ao texto. D O elemento adverbial geralmente restringe o sentido do ncleo nominal direitos, mas no o do ncleo autoridade. E Os termos autor e autoria evocam, respectivamente, sentido conotativo e sentido denotativo.
QUESTO 29

Ento, se o enredo de Saramago parece to claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, como poderamos explicar a criao de um personagem revisor, explicitamente subversivo, e, ao mesmo tempo, to bem-sucedido em suas investidas contra os direitos e os privilgios autorais? Assinale a opo em que, na reescritura do perodo acima, foram plenamente atendidos os critrios de correo gramatical e coerncia textual. A O enredo de Saramago parece to claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, e entre autor e revisor ento, poderamos explicar como a criao, ao mesmo tempo, de um personagem revisor, explicitamente subversivo to bem-sucedida em suas investidas contra os direitos e os privilgios autorais? B Se, no enredo de Saramago, aparece to claramente o interesse no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, ento, como poderamos explicar a criao de um personagem revisor, explicitamente subversivo e, ao mesmo tempo, to bemsucedido em suas investidas contra os direitos e os privilgios autorais? C Como poderia-se explicar a criao de um personagem revisor, explicitamente subversivo, e, ao mesmo tempo, to bem-sucedido em suas investidas sobre os direitos e os privilgios autorais, ento, se o enredo de Saramago parece, to claramente, interessado no conflito subjacente, entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor? D Parece to claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, o enredo de Saramago; ento, como explicar, ao mesmo tempo, a criao de um personagem revisor, explicitamente subversivo to bem-sucedido em suas investidas nos direitos e nos privilgios autorais? E A criao de um personagem revisor, explicitamente subversivo, to bem-sucedido em suas investidas pelos direitos e pelos privilgios autorais ao mesmo tempo, como ser explicado, se o enredo de Saramago parece to claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor?
9

Em outras palavras, como poderamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Com referncia s estruturas lingusticas empregadas no fragmento acima, assinale a opo correta. A O advrbio como introduz a pergunta e, ainda, expressa contrariedade diante da vantagem do revisor em sua disputa com o autor. B Como a expresso o fato denota certeza, e no hiptese, seria adequado substituir o segmento o fato de que pela locuo a proposio de que. C Mantm-se a coeso dos tempos verbais, caso se substitua a forma verbal pela forma do presente do subjuntivo. D No segmento entre outros temas, verifica-se a ocorrncia de elipse, o que autoriza a seguinte reescritura do fragmento: Em outras palavras, como poderamos explicar o fato de que, em um texto que aborda a temtica da rivalidade, entre outros, entre autor e revisor, o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? E O elemento anafrico quem pode ser substitudo pelo pronome o qual.

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 32 QUESTO 33

CESPE/UnB TJRO

Em outras palavras, como poderamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nvel subterrneo, abra mo da autoridade e dos direitos geralmente associados autoria? No, exatamente.

Em um trecho do romance particularmente significativo , o narrador onisciente o porta-voz do autor, ou, talvez, do ego do autor deixa claro que, afinal, tanto o revisor como sua inesperada boa fortuna dependem, exclusivamente, dos caprichos do autor e esto inteiramente sob o domnio de quem escreve o verdadeiro romance Histria do Cerco de Lisboa. Assinale a opo em que, na reescritura do perodo acima, foram

Assinale a opo em que, na reescritura do perodo acima, foram plenamente atendidos os critrios de correo gramatical e coerncia textual.

plenamente atendidos os critrios de correo gramatical e coerncia textual. A O porta-voz do autor, ou, talvez, do ego do autor o

A Como, em outras palavras, poderamos explicar o fato de que, entre outros temas, um texto do qual acaba levando a melhor o revisor subversivo da rivalidade entre autor e revisor? Estaria sugerindo que o autor abra mo, em algum nvel subterrneo da autoridade e dos direitos associados autoria geralmente? No, exatamente. B Em outras palavras, como poderamos explicar, o fato de, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, ser o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Em algum nvel subterrneo, estaria o autor sugerindo que, abra mo da autoridade e dos direitos geralmente associados autoria? Exatamente no. C Como poderamos explicar o fato de que, em outras palavras, um texto que, aborda a rivalidade entre autor e revisor, entre outros temas, acaba levando a melhor o revisor subversivo? Estaria o autor sugerindo que em algum nvel subterrneo, abra mo da autoridade e dos direitos geralmente associados autoria? No, exatamente. D Poderamos explicar o fato de um texto que, entre outros temas, aborda, em outras palavras, a rivalidade entre autor e revisor, onde o revisor subversivo acaba levando a melhor? Estaria sugerindo o autor que em algum nvel subterrneo, abra mo da autoridade e dos direitos geralmente associados autoria? No exatamente. E Em outras palavras, como se explicar que o revisor subversivo que acaba levando a melhor em um texto em que, entre outros temas, abordada a rivalidade entre autor e revisor? Estaria o autor sugerindo que abra mo, em algum nvel subterrneo, da autoridade e dos direitos associados, geralmente, autoria? No, exatamente.

narrador onisciente , em um trecho do romance, particularmente significativo, deixa claro que tanto o revisor afinal, como sua inesperada boa fortuna dependem exclusivamente, dos caprichos do autor e esto sobre o domnio inteiramente de quem escreve o verdadeiro romance Histria do Cerco de Lisboa. B O narrador onisciente o porta-voz do autor, ou, talvez, do ego do autor deixa claro que, afinal, em um trecho do romance particularmente significativo tanto o revisor como sua inesperada boa fortuna inteiramente esto sob domnio de quem escreve o verdadeiro romance Histria do Cerco de Lisboa e depende dos caprichos do autor, exclusivamente. C Particularmente significativo, em um trecho do romance, o narrador onisciente o porta-voz do autor, ou, talvez, do ego do autor afinal deixa claro que dependem exclusivamente, dos caprichos do autor tanto o revisor, como sua inesperada boa fortuna, e esto inteiramente sob o domnio de quem escreve o verdadeiro romance Histria do Cerco de Lisboa. D O narrador onisciente, porta-voz do autor, ou, talvez, do ego do autor, deixa claro, em trecho particularmente significativo do romance, que, afinal, tanto o revisor quanto sua inesperada boa fortuna dependem, exclusivamente, dos caprichos do autor e esto inteiramente sob o domnio de quem escreve o verdadeiro romance Histria do Cerco de Lisboa. E Em um trecho do romance particularmente significativo, o porta-voz do autor, o narrador onisciente, ou talvez, o ego do autor deixa, afinal, claro que tanto o revisor, como sua inesperada boa fortuna, esto inteiramente sob o domnio de quem escreve o verdadeiro romance Histria do Cerco de Lisboa e dependem, exclusivamente dos caprichos do autor.
10

||TJRO12_022_36N354626||

CESPE/UnB TJRO
QUESTO 35

Texto para as questes de 34 a 36


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

No faltavam noivas ao novo rei, mas nenhuma lhe agradou tanto como a moa Estrelada, bela, rica e ilustre. Esta senhora, que cultivava a msica e a poesia, era requestada por alguns cavalheiros, e mostrava-se fiel dinastia decada. Bernardo ofereceu-lhe as coisas mais suntuosas e raras, e, por outro lado, a famlia bradava-lhe que uma coroa na cabea valia mais que uma saudade no corao (...). Como, entre os seus candidatos, preferia, secretamente, um poeta, declarou que estava pronta a casar, mas seria com quem lhe fizesse o melhor madrigal, em concurso. Bernardo aceitou a clusula. Concorreram ao certame, que foi annimo e secreto, vinte pessoas. Um dos madrigais foi julgado superior aos outros todos; era justamente o do poeta amado. Bernardo anulou por um decreto o concurso, e mandou abrir outro; mas, ento, por uma inspirao de insigne maquiavelismo, ordenou que no se empregassem palavras que tivessem menos de trezentos anos de idade. Nenhum dos concorrentes estudara os clssicos: era o meio provvel de os vencer. No venceu ainda assim porque o poeta amado leu pressa o que pde, e o seu madrigal foi outra vez o melhor. Bernardo anulou esse segundo concurso; e, vendo que, no madrigal vencedor, as locues antigas davam singular graa aos versos, decretou que s se empregassem as modernas e particularmente as da moda. Terceiro concurso, e terceira vitria do poeta amado. Bernardo, furioso, abriu-se com os dois ministros, pedindo-lhes um remdio pronto e enrgico, porque, se no ganhasse a mo de Estrelada, mandaria cortar trezentas mil cabeas. Os dois, tendo consultado algum tempo, voltaram com este alvitre: Ns, Alfa e mega, estamos designados pelos nossos nomes para as coisas que respeitam linguagem. A nossa ideia que Vossa Sublimidade mande recolher todos os dicionrios e nos encarregue de compor um vocabulrio novo que lhe dar a vitria. Bernardo assim fez, e os dois meteram-se em casa durante trs meses, findos os quais, depositaram, nas augustas mos, a obra acabada, um livro a que chamaram Dicionrio de Babel, porque era realmente a confuso das letras.
Machado de Assis. O Dicionrio. Pginas recolhidas. In: Obra Completa - Livro II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992, p. 582-5.

Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

A A orao que foi annimo e secreto (R.11) estabelece relao de conformidade com a orao que a antecede. B No trecho Nenhum dos concorrentes estudara os clssicos: era o meio provvel de os vencer (R.17-18), h relao de causa e efeito entre as expresses meio provvel e os clssicos. C Na orao findos os quais (R.37), o pronome relativo retoma a expresso os dois (R.36). D A orao e mostrava-se fiel dinastia decada (R.4) expressa a consequncia da ao mencionada na orao imediatamente antecedente. E Na linha 10, o substantivo clusula retoma e sintetiza elementos expressos na orao anterior.
QUESTO 36

Assinale a opo correta a respeito das ideias e das estruturas lingusticas do texto.

A A expresso este alvitre (R.30) retoma o termo um remdio pronto e enrgico (R.27). B Subentende-se da argumentao do texto que as aes expressas no trecho anulou por um decreto o concurso, e mandou abrir outro (R.14) especificam o sentido do vocbulo maquiavelismo (R.15). C No texto, estabelece-se relao de consequncia entre as ideias expressas em mas nenhuma lhe agradou tanto como a moa Estrelada, bela, rica e ilustre (R.1-2) e mostrava-se fiel dinastia decada (R.4). D No desenvolvimento da argumentao do texto, est subentendida a ideia de que Estrelada no cedia a tudo que o rei ordenava porque ela no confiava nele. E No desenvolvimento da argumentao do texto, a afirmao Bernardo assim fez (R.36) liga-se inteno de acerto e vitria do rei.
11

QUESTO 34

Com relao aos sentidos do texto, assinale a opo correta. A Estrelada temia que o amado no fosse capaz de aprender, em tempo hbil, os novos vocbulos registrados no Dicionrio de Babel. B Na viso dos ministros e na do prprio rei, haveria, a partir do decreto, muitos falantes da nova lngua do reino, o que, consequentemente, aumentaria a concorrncia em prximo certame. C Alfa e mega atribuem a natureza inquestionvel de seus conhecimentos lingusticos noo de correo implcita em seus nomes. D A clareza e a correo gramatical, necessrias qualidade do madrigal, derivariam, segundo a viso do rei, de propriedades das locues clssicas, que se opunham s locues modernas. E Na proposta idealizada pelos ministros, estava implcita a ideia de que quaisquer outros concursos derrubariam a clusula imposta por Estrelada.

||TJRO12_022_36N354626||

CESPE/UnB TJRO
QUESTO 38

Texto para as questes 37 e 38 Portaria n. 0273/2012-CG O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIA DO ESTADO DE RONDNIA, no uso de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO a competncia da Corregedoria para fiscalizar as atividades do foro extrajudicial, conforme art. 157, inc. VII, do Regimento Interno; CONSIDERANDO a competncia da Corregedoria-Geral da Justia para promover inspeo quanto regularidade das custas do Fundo de Informatizao, Edificao e Aprimoramento dos Servios Judicirios; CONSIDERANDO o Provimento n. 032/2005-CG, que aprova as Diretrizes Gerais dos Servios Notariais e de Registro (Cap. I, Seo I, Itens 1 e 3.2); RESOLVE: I ESTABELECER correio ordinria nas serventias extrajudiciais abaixo indicadas: (...) V Durante a correio, no haver interrupo do expediente, devendo estar presente o titular da serventia. VI Encaminhe-se cpia da presente portaria ao juiz corregedor permanente e aos cartrios extrajudiciais dos referidos municpios. Publique-se. Cumpra-se. Porto Velho, 3 de setembro de 2012.
Internet: <www.tjro.jus.br> (com adaptaes).

Em relao ao emprego da voz passiva sinttica no texto (Encaminhe-se, Publique-se, Cumpra-se), assinale a opo correta. A Tem a funo de atenuar o sentido de autoridade da expresso, suavizando a ordem emitida. B Constitui uma estrutura cujo emprego, nesse tipo de expediente, opcional, podendo ser corretamente substituda por Deve ser encaminhada, Deve ser publicada, Precisa ser cumprida. C O emprego dessa estrutura tem por finalidade intensificar a interao direta do emissor com o leitor. D uma forma fixa que denota impessoalidade nos documentos legais, como o caso das portarias. E Trata-se de escolha estilstica pessoal do redator, na busca por objetividade e clareza.
QUESTO 39

De todo o exposto, resta demonstrada a culpa in eligendo e in vigilando do recorrente Jos da Silva. Tem ele sob suas ordens preposto que ignorou normas tcnicas do servio. Responde ele por todos os atos praticados, s se exonerando da responsabilidade disciplinar, como afirmado anteriormente, se provar que a causa do mau ato no de qualquer modo recondutvel sua esfera de organizao e influncia, o que no ocorreu. Assim, ainda que praticado o ato por preposto, a responsabilidade administrativa do delegado, titular da serventia, por fora da legislao aplicvel (Lei n.o 8.935/1994).
Internet: <www.tjro.jus.br> (com adaptaes).

QUESTO 37

Em relao linguagem jurdica do texto, assinale a opo correta. A Mantm-se a correo gramatical ao se substituir o sinal de ponto e vrgula por ponto final ao trmino de cada considerao, uma vez que a palavra subsequente est escrita em letras maisculas. B Estaria gramaticalmente correta e adequada a substituio do termo CONSIDERANDO, em suas trs ocorrncias, pela estrutura J que considerou. C A forma verbal RESOLVE, que, embora esteja empregada no presente, refere-se a ao j acontecida, poderia ser substituda, sem prejuzo do gnero e da correo gramatical do texto, pela forma no pretrito RESOLVEU. D Na expresso ESTABELECER correio, o substantivo correio est sendo empregado com o sentido de inspeo, fiscalizao. E No segmento correio ordinria, o adjetivo ordinria est relacionado ideia de m qualidade dos trabalhos.

A expresso culpa in eligendo e in vigilando, empregada no incio do texto acima, A deixa subentendida a ideia de que o recorrente no servidor pblico. B atenua a culpa do recorrente em relao ao delito. C uma forma de caracterizar como involuntria a culpa do recorrente. D est relacionada ideia de eleio e vigilncia. E diz respeito culpa do Estado que escolhe mal seus contratados e no os fiscaliza.
12

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 40 QUESTO 42

CESPE/UnB TJRO

Assinale a opo em que o fragmento de texto, adaptado da Internet (www.tjro.jus.br), respeita as exigncias da linguagem jurdica correta e impessoal. A Assim entendo, que a pena de reprenso aplicada ao recorrente no merece reforma, considerando a fundamentao da sentena e o descomprimento do dever legal. B Na hiptese, a fundamentao da deciso recorrida para aplicao da sano foi de que o recorrente agiu com culpa por deixar de fiscalizar a realizao do servio da serventia. C A demais, perfeita foi a pena aplicada reprenso para que casos desse jaez jamais se repitam considerando que o ru agiu com culpa. D digna de registro que o critrio de escolha para a aplicao da sano a ser imposta depende da interpretao da autoridade fiscalizadora. E Pertine ao delegante, em razo da lei aplicvel, responsabilidade administrativa pelo ato praticado por seu preposto.
QUESTO 41

De acordo com o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, o pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregado nas comunicaes dirigidas ao A B C D E vice-presidente da Repblica. ministro da Justia. procurador- geral da Repblica. presidente do Tribunal de Contas da Unio. diretor do Departamento de Pessoal do Senado Federal.

QUESTO 43

Considerando que a expresso Fulano de Tal corresponda ao cargo ocupado pelo destinatrio, assinale a opo que apresenta o vocativo correto a ser empregado nas comunicaes dirigidas s autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria. A B C D E Dignssimo Senhor Fulano de Tal Ilustrssimo Senhor Fulano de Tal Eminentssimo Senhor Fulano de Tal Senhor Fulano de Tal Doutor Fulano de Tal

QUESTO 44

No que se refere ao fecho das comunicaes oficiais, o Manual de Redao da Presidncia da Repblica recomenda o emprego de A Venho apresentar meus protestos de admirao e solidariedade para destinatrios superiores. B Humildemente para destinatrios de hierarquia superior. C Respeitosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia superior. D Atenciosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. E Renovo protestos da mais alta estima e considerao para qualquer destinatrio.
QUESTO 45

A problemtica referente declarao incidenter tantum de constitucionalidade na ao civil pblica diz respeito ao carter erga omnes da coisa julgada material, especialmente no caso de julgamento procedente do pedido. A eficcia erga omnes em caso da improcedncia decorrente de pretenso infundada do pedido no importa no caso, por total irrelevncia da eventual alegao de inconstitucionalidade.
Internet: <jus.com.br/revista/texto/7849/> (com adaptaes).

Prezado senhor, Vimos informar, na oportunidade, que o quadro normativo se caracteriza pelo reconhecimento da demanda no satisfeita, numa viso orgnica e no totalizante, potencializando e incrementando, na medida em que isso seja factvel, uma congruente flexibilidade das estruturas. Contando com o inestimvel apoio e a completa adeso de Vossa Senhoria, despedimo-nos, Atenciosamente, Em relao proposta de correspondncia oficial objeto do texto acima, assinale a opo correta. A Trata-se de texto formal, impessoal, claro e coeso, conforme as regras para redao de correspondncias oficiais. B O texto caracteriza-se pela objetividade e impessoalidade. C O segmento Contando (...) despedimo-nos, no segundo pargrafo, exemplo de fecho recomendado para correspondncias oficiais. D O texto contraria as regras da escrita formal padro no que se refere estrutura sinttica e pontuao. E O texto inadequado, por no atender aos requisitos de clareza, objetividade e conciso exigidos para a redao de expedientes oficiais.
13

No fragmento de texto acima, a locuo latina erga omnes A significa que a ao pblica a que se refere est alm da deciso dos seres humanos, pois uma ao natural. B indica caracterstica da ao pblica que valoriza o ser humano que est no centro do processo litigante. C refere-se a decises judiciais que tm como regra geral apenas o efeito interpartes, ou seja, restrito queles que participaram da respectiva ao judicial. D empregada para indicar que um princpio diz respeito exclusivamente aos homens e no atinge as mulheres. E empregada no meio jurdico principalmente para indicar que os efeitos de algum ato ou lei atingem todos os indivduos de determinada populao.

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 46
1

CESPE/UnB TJRO
QUESTO 47

10

13

16

19

A assistncia gratuita somente ser prestada pelo Estado aos que comprovarem a insuficincia de recursos, de modo que no basta a simples declarao de miserabilidade para a concesso da benesse. Verifico que o recibo de pagamento de salrio juntado pelo agravante corresponde ao rendimento percebido no ms de janeiro de 2011, e que as declaraes dos locatrios dos imveis de sua propriedade esto datadas de 14/3/2011. Logo, por no se tratar de documentos que retratam sua atual situao financeira, acredito que eles no so suficientes para comprovar a hipossuficincia alegada. Considerando que a simples declarao de que no possui condies de arcar com as despesas processuais no suficiente para a concesso do benefcio, e que deixou o agravante de juntar prova que possibilitasse o convencimento desse relator de quem sua condio financeira no lhe permite arcar com as custas processuais, a assistncia judiciria merece ser indeferida. luz do exposto, com fulcro no art. 557, caput, do Cdigo de Processo Civil, nego provimento ao recurso.
Internet: <www.tjro.jus.br> (com adaptaes).

A respeito das ideias apresentadas no texto, assinale a opo correta. A Depreende-se do texto que, no mundo ocidental, embora tenha havido um declnio da leitura, a imposio e a presso da tecnologia no impediu o processo de revoluo educacional. B De acordo com o texto, as imagens que fazem aluso ao consumo e ao entretenimento concorrem, desde a segunda metade do sculo XX, com aquelas que acompanham a vida urbana das pessoas. C Depreende-se do texto que o processo de expanso da alfabetizao foi ineficaz, uma vez que uma minoria reduzida da populao cultivou o hbito da leitura. D De acordo com o texto, as imagens e os sons na sociedade de consumo se impuseram devido preferncia, como consequncia do processo de universalizao da alfabetizao, por uma literatura especificamente de lazer. E Ao afirmar que o impacto das grandes artes, mesmo sobre os cultos, , na melhor das hipteses, ocasional (R.8-9) e que os filhos de classes educadas no mundo ocidental rico no adotavam espontaneamente a leitura (R.23-24), o autor corrobora sua tese de que a instruo da classe culta , desde meados do sculo passado, aparente.
QUESTO 48

Para que o texto acima fique gramaticalmente correto, deve-se promover, entre outros ajustes, a substituio de A no lhe permite (R.16) por no o permite. B ser prestada (R.1) por seria prestada. C rendimento percebido (R.6) por rendimento recebido. D no se tratar (R.9) por no tratar-se. E de quem (R.15) por de que. Texto para as questes de 47 a 49
1

10

13

16

19

22

25

Da dcada de 60 do sculo XX em diante, as imagens que acompanham, do nascimento at a morte, os seres humanos no mundo ocidental e cada vez mais no urbanizado Terceiro Mundo so as que anunciam ou encarnam o consumo ou as dedicadas ao entretenimento comercial de massa. Os sons que acompanham a vida urbana dentro e fora de casa so os da msica pop comercial. Comparado com isso, o impacto das grandes artes, mesmo sobre os cultos, , na melhor das hipteses, ocasional, sobretudo desde que o triunfo do som e da imagem com base na tecnologia imps forte presso sobre o que foi o grande veculo para a continuao da experincia da alta cultura, a palavra escrita. A no ser por divertimento leve sobretudo histrias de amor para mulheres, thrillers de vrios tipos para homens e, talvez, na era da libertao, um pouco de erotismo e pornografia , a partir de ento, as pessoas que liam livros seriamente para outros fins que no profissionais, educacionais e instrutivos eram uma minoria reduzida. Embora a revoluo educacional expandisse seus nmeros em termos absolutos, a leitura declinou em pases de alfabetizao teoricamente universal, quando a letra impressa deixou de ser o principal porto para o mundo alm da comunicao boca a boca. Aps a dcada de 50, mesmo os filhos de classes educadas no mundo ocidental rico no adotavam espontaneamente a leitura como tinham feito seus pais.
Eric Hobsbawm. Era dos extremos O breve sculo XX: 1941-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 495 (com adaptaes).

No que se refere pontuao utilizada no texto, assinale a opo correta. A Seria mantida a correo gramatical do texto, caso fosse inserida vrgula imediatamente aps o trecho no mundo ocidental rico no adotavam espontaneamente a leitura (R.23-24). B A omisso da vrgula empregada imediatamente depois de Da dcada de 60 do sculo XX em diante (R.1) e de Aps a dcada de 50 (R.22-23) manteria a correo gramatical do texto, uma vez que seu emprego opcional aps adjuntos adverbiais temporais antecipados. C Seriam mantidos a correo gramatical e o sentido original do texto, caso fosse inserida vrgula lodo depois de sobretudo (R.10). D No trecho a continuao da experincia da alta cultura, a palavra escrita (R.12-13), a substituio da vrgula por doispontos manteria a correo gramatical do texto, mas prejudicaria o seu sentido original. E Na linha 16, o emprego da vrgula logo aps o travesso facultativo, razo por que a supresso dessa vrgula no acarretaria prejuzo para a correo gramatical do texto.
14

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 49 QUESTO 50

CESPE/UnB TJRO

Com relao aos sentidos e aos aspectos lingusticos do texto, assinale a opo correta. A O emprego dos travesses nas linhas 3 e 4 justifica-se por isolar uma ideia apresentada com ironia e marcar, na escrita, uma inflexo de natureza emocional. B No trecho Comparado com isso (R.8), sem prejuzo para o sentido do texto, a preposio com poderia ser corretamente substituda pela preposio a. C A palavra sobretudo (R.10) poderia ser substituda, sem que houvesse prejuzo ao sentido ou correo gramatical do texto, por dessarte. D O itlico e as aspas so empregados, no texto, para marcar a nfase dada pelo autor aos significados de alguns vocbulos ou expresses. E A expresso boca a boca (R.22) poderia ser corretamente grafada tambm com hfen, boca-a-boca, assim como ocorre com bola-de-neve/bola de neve. Texto para as questes de 50 a 52
1

A respeito das ideias apresentadas no texto, assinale a opo correta. A Depreende-se do texto que, j no sculo XIX, a literatura brasileira privilegiava uma leitura informativa e formal, em detrimento do ritmo esttico. B Ao se referir ao Indianismo romntico, o autor critica a forma como a sociedade letrada transformou o conhecimento literrio em aspiraes nacionalistas. C Infere-se do texto que o Brasil no apresentava condies de formar intelectuais por meio da literatura; por isso, a partir do sculo XIX, passou a ser necessria a inaugurao de faculdades, como as de direito. D De acordo com o texto, no Brasil, o direito se desenvolveu por um processo de convergncia, segundo o qual problemas vividos nas famlias paternalistas eram solucionados conforme

10

13

16

19

22

25

28

A literatura se adaptou muito bem a nossas condies, ao permitir, e mesmo forar, a preeminncia da interpretao potica, da descrio subjetiva, da tcnica metafrica (da viso, numa palavra) sobre a interpretao racional, a descrio cientfica, o estilo direto (ou seja, o conhecimento). Ante a impossibilidade de formar aqui pesquisadores, tcnicos, filsofos, ela preencheu a seu modo a lacuna, criando mitos e padres que serviram para orientar e dar forma ao pensamento. Veja-se, por exemplo, o significado e a voga do Indianismo romntico, que satisfazia tanto s exigncias rudimentares do conhecimento (graas a uma etnografia intuitiva e fantasiosa) quanto s da sensibilidade e da conscincia nacional, dandolhes o ndio cavalheiresco como alimento para o orgulho e superao das inferioridades sentidas. Uma consequncia interessante foi a supremacia dos estudos de direito. Aos problemas coloniais de estabelecimento de fronteiras e consolidao do territrio sucederam no sculo XIX os graves problemas de estabelecimento e consolidao do Estado, inclusive a ordenao de uma sociedade pouco organizada alm dos limites paternalistas da famlia. , pois, compreensvel que se tenha propiciado a cultura jurdica (provida desde logo de bases universitrias), com toda a sua tendncia para o formalismo, como orientao, mediante a retrica, como tcnica. Se lembrarmos que o discurso e o sermo (sobretudo este) foram os tipos mais frequentes e prezados de manifestao intelectual no tempo da Colnia, veremos que a fuso deles no corpo da jurisprudncia importa em triunfo do esprito literrio como elemento de continuidade cultural.
Antonio Candido. Literatura e sociedade: estudos de teoria e historia literria. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010, 11. ed., p. 139 (com adaptaes).

determinao de autores literrios. E Depreende-se do texto que, no Brasil, a formao do pensamento ocorreu por meio da criao literria.
QUESTO 51

Com relao aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto, assinale a opo correta. A Sem prejuzo para o sentido original do texto, o trecho que satisfazia (...) da conscincia nacional (R.10-12) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: que satisfazia as exigncias rudimentares do conhecimento (graas a uma etnografia intuitiva e fantasiosa) conquanto satisfizesse s da sensibilidade e da conscincia nacional. B A orao que se tenha propiciado (...) como tcnica (R.21-24) exerce a funo de complemento verbal. C No ltimo perodo do texto, o trecho que a fuso (...) continuidade cultural exerce a funo de complemento direto da forma verbal veremos. D Nas linhas 8 e 13, a preposio para introduz oraes que exprimem finalidade. E Nas linhas 8 e 10, o pronome relativo que introduz, ao termo que o antecede, uma particularidade, uma especificidade, que pode ser dispensada sem prejuzo para o sentido do texto.
15

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 52

CESPE/UnB TJRO

Texto para as questes 54 e 55


1

Ainda com relao aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto, assinale a opo correta. A No trecho provida desde logo de bases universitrias (R.22), a preposio de poderia, sem prejuzo para o sentido original do texto, ser corretamente substituda por em. B Seria mantida a correo gramatical do texto caso o trecho Se lembrarmos que (R.24) fosse reescrito da seguinte forma: Se nos lembrarmos de que. C No trecho a fuso deles no corpo da jurisprudncia (R.27), seriam mantidos o sentido original e a correo gramatical do texto caso a contrao no fosse substituda por ao. D Nos trechos preeminncia da interpretao (...) (da viso, em uma palavra) (R.2-4) e supremacia dos estudos (R.15-16), seriam mantidos o sentido original e a correo gramatical do texto caso a preposio de, em da e dos, fosse substituda por em. E A correo gramatical do texto seria mantida caso o trecho Ante a impossibilidade (R.6) fosse substitudo por Ante da impossibilidade.
QUESTO 53
1

10

13

16

19

22

10

13

16

19

Poucos indicadores so to cruciais para o avano do pas quanto o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), que produz a mais abrangente e precisa radiografia sobre a sala de aula brasileira. A ltima leva de dados, divulgada na semana passada pelo Ministrio da Educao (MEC), mostra, por um lado, que houve avanos nos dois ltimos anos, mas, por outro, que a distncia entre o Brasil e os melhores do mundo ainda longa. Para se ter uma ideia, no segundo ciclo do ensino fundamental, apenas 3% das escolas ombreiam hoje com o padro da OCDE. Quase a metade patina em um patamar sofrvel sem passar da nota 4. diante desse cenrio que reluz um conjunto de bons colgios que conseguiu desprender-se da mdia de maneira extraordinria, alcanando a excelncia sem muito dinheiro e nenhum luxo. Ao contrrio da maioria, eles prezam e cultivam a meritocracia, preservando os bons professores, e levam as metas de avano estabelecidas pelo MEC to a srio que se organizam em torno delas. No foi por acaso, portanto, que as atingiram plenamente, como mostra o novo IDEB.

25

28

31

34

No contexto atual, ganha sentido discutir a judicializao da poltica como uma consequncia inescapvel a um Estado que se apresenta como de bem-estar, mas que se executa como de mal-estar no apenas o mal-estar da civilizao de que falava Sigmund Freud, mas de um mal-estar na civilizao (no projeto civilizatrio moderno) , seja por seus desvios, seja como consequncia de suas crises, ensejadoras de fragilizao, desestruturao e incapacidade, seja, ainda, por seus prprios limites, decorrentes da frmula que est na sua base, a qual traz uma tentativa de colagem entre poltica de incluso (democracia social) e economia de excluso (capitalismo). Ora, se os sucessos do Estado Social fossem incontestveis ou, at mesmo, se aqueles no promovessem, em contradio, seu fracasso, no se enfrentaria o dilema de sua realizao nos termos postos pelo constitucionalismo contemporneo. exatamente nesse contexto de desconforto ante as promessas no cumpridas e das constantes novas demandas, alm do aumento de custos decorrentes tanto do sucesso das polticas sociais como das crises da economia capitalista, que ganha fora o recurso da jurisdio na expectativa de que como funo de garantia , em substituio s funes de governo, possa ofertar a satisfao dessas promessas. Se, das garantias constitucionais ou das promessas constitucionais emergisse a satisfao inexorvel das pretenses sociais, esse debate, provavelmente, no se colocaria e tudo se resolveria por polticas pblicas prestacionais e pela satisfao profunda de seus destinatrios, apesar de, como se tem visto na histria do Estado Social, serem inesgotveis as demandas da satisfao de umas emerge a pretenso a outras. Mas, mesmo assim, se poderia supor que no haveria dificuldades em se atender e atingir timos padres e todas a maioria, pelo menos as expectativas relativas satisfao das necessidades sociais da populao seriam supridas.
Jos Luis B. Morais. As crises do Estado e da Constituio e a transformao espao-temporal dos direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011, 2. ed., p. 60-1 (com adaptaes).

QUESTO 54

A respeito das ideias apresentadas no texto, assinale a opo correta. A De acordo com o texto, o fracasso do Estado Social decorre da incapacidade de promover a judicializao da poltica. B No primeiro pargrafo, o autor estabelece uma oposio entre mal-estar da civilizao, ideia desenvolvida por Freud, e malestar na civilizao, que se refere ao Estado de mal-estar. C De acordo com o texto, a satisfao das pretenses sociais no Estado Social do bem-estar pode ser alcanada por meio de polticas pblicas; contudo, ainda que houvesse sucesso, novas necessidades surgiriam. D Infere-se do texto que a tentativa de desenvolver uma poltica de incluso em uma economia que promove a excluso favorece retrocessos econmicos e sociais. E Depreende-se do texto que as promessas que resultam de pretenses sociais devem ser tratadas como funes de governo no processo de judicializao estabelecido pelo Estado Social do bem-estar.
16

Assinale a opo correta a respeito de aspectos lingusticos do texto acima, adaptado da edio da revista Veja de 22/8/2012. A A conjuno como (R.19) foi empregada indevidamente e deveria ser substituda por conforme. B O termo divulgada (R.5) deveria concordar em gnero e nmero com dados (R.4). C A forma verbal ombreiam (R.10) deveria estar flexionada no singular, j que o ncleo do seu sujeito um valor percentual expresso em um dgito. D No trecho Quase a metade (R.10), deveria ter sido empregado o sinal indicativo de crase, de forma a sinalizar a fuso da preposio e do artigo definido feminino. E A eliminao da vrgula logo depois de professores (R.16) prejudicaria a correo gramatical do texto.

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 55 QUESTO 56

CESPE/UnB TJRO

Com relao aos sentidos e a aspectos lingusticos do texto, assinale a opo correta. A Na linha 10, o emprego da preposio a, em a qual, exigido pela presena da forma verbal traz. B O pronome relativo que nas ocorrncias das linhas 5 e 22 exerce a mesma funo sinttica, como comprova o fato de, em ambos os casos, ele ser precedido da preposio de. C Na linha 26, a palavra inexorvel poderia ser substituda por inextrincvel, sem prejuzo do sentido original do texto. D O trecho se poderia supor (R.32-33) poderia ser corretamente substitudo por poder-se-ia supor. E No primeiro pargrafo, os parnteses so empregados para isolar sinttica e semanticamente expresses intercaladas de carter restritivo. Texto para as questes 56 e 57
1

De acordo com a argumentao desenvolvida no texto, A o pas dispensar projetos relacionados explorao do pr-sal se o investimento do PIB em educao for feito de forma descontnua. B as sociedades cientficas se preocupam com a possibilidade de o governo no investir recursos provindos dos royalties do petrleo e do pr-sal no desenvolvimento cientficotecnolgico do pas. C o investimento do PIB em educao decorre da aprovao, com apoio da SBPC, do Plano Nacional de Educao de 20112022. D o investimento imediato em educao, especialmente no desenvolvimento e treinamento para a obteno de resultados satisfatrios em avaliaes educacionais, desfavorece a formao, em longo prazo, de profissionais capacitados em cincia e tecnologia. E as entidades brasileiras que lutam pelo desenvolvimento da educao no pas devem ocupar-se mais com a construo de um crescimento sustentvel e com a reduo da pobreza.
QUESTO 57

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

Em diversas oportunidades, a aplicao dos recursos dos royalties do petrleo e do pr-sal nas reas da educao, cincia, tecnologia e inovao foi defendida pelo ministro da Cincia, Tecnologia e Inovao. No entanto, na semana passada, o discurso sobre o tema mudou. O ministro, atual ministro da Educao, declarou: O governo est disposto a colocar todos os royalties do petrleo e do pr-sal e pelo menos metade do Fundo Social do Petrleo para a Educao exclusivamente para a educao, isso para os municpios, os estados e a Unio. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), assim como as 105 sociedades cientficas que representa, totalmente favorvel destinao dos royalties do petrleo para a educao. No entanto, temos defendido a necessidade nica de utilizarmos esses recursos, que pertencem nao brasileira, no que a ela pode trazer mais benefcios. Hoje, a associao equilibrada entre educao, cincia, tecnologia e inovao constitui o caminho certeiro para a construo de um crescimento sustentvel e para a reduo da pobreza; contudo, sem planejamentos claros e objetivos e investimentos definidos e contnuos, vamos continuar com baixos ndices em avaliaes educacionais aqui e posies sofrveis em ranques de inovao acol. A luta das diversas entidades brasileiras, inclusive da SBPC, pela ampliao dos recursos para a educao obteve como resultado a aprovao do Plano Nacional de Educao (PNE), no fim de junho passado, em uma comisso especial da Cmara, que determinou que o governo invista 10% do PIB em educao at 2022. Esses recursos, quando aprovados, devem, sim, incluir parte dos royalties do petrleo, mas no exclusivamente. Nunca demais afirmarmos que programas na rea de cincia e tecnologia requerem longo prazo de maturao para que obtenham xito e, por consequncia, a diminuio, os cortes e(ou) a interrupo no fluxo de recursos influenciam diretamente na evoluo dos programas. Um exemplo a prpria situao do petrleo. Especialistas afirmam que a demanda de profissionais necessrios para atender aos projetos do pr-sal elevada e exigir a importao de mo de obra estrangeira. Tanto a formao de profissionais nas engenharias quanto o desenvolvimento de tecnologias para a explorao do petrleo avanaram no Brasil nas ltimas dcadas, mas ainda esto muito aqum do que precisaremos para atender ao pr-sal. Eis um grande exemplo do quanto ainda precisamos investir em educao, cincia, tecnologia e inovao.
Folha de S.Paulo, 2/9/2012, p. A3 (com adaptaes).

Considerando os aspectos gramaticais e semnticos do texto, assinale a opo correta. A A flexo no plural da forma verbal que inicia o trecho totalmente favorvel destinao dos royalties (R.13) manteria a correo gramatical. B No trecho que a ela pode trazer mais benefcios (R.16), a forma verbal pode poderia ser corretamente empregada no plural podem , caso em que concordaria com benefcios. C Sem prejuzo para a correo gramatical ou para o sentido original do texto, a palavra necessrios (R.39) poderia ser empregada no feminino singular. D O trecho Nunca demais (...) obtenham xito (R.32-34) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Nunca demais afirmar que programas na rea de cincia e tecnologia requer longo prazo de maturao para obter xito. E A forma verbal avanaram (R.43) est flexionada no plural para concordar com o sujeito cujos ncleos so ligados pela expresso correlativa Tanto (...) quanto.
17

||TJRO12_022_36N354626||
QUESTO 58
1

CESPE/UnB TJRO
QUESTO 59

10

13

16

Havia coisas que no sabia o que significavam. Uma era efemride. E no que Seu Raimundo s mandava copiar com sua letra linda a palavra efemrides ou efemricas? Achava o termo efemrides absolutamente misterioso. Quando o copiava, prestava ateno a cada letra. Glria era estengrafa e no s ganhava mais como no parecia se atrapalhar com as palavras difceis das quais o chefe tanto gostava. Enquanto isso, a mocinha se apaixonara pela palavra efemrides. Outro retrato: nunca recebera presentes. Alis, no precisava de muita coisa. Mas um dia viu algo que por um leve instante cobiou: um livro que Seu Raimundo, dado a literatura, deixara sobre a mesa. O ttulo era Humilhados e Ofendidos. Ficou pensativa. Talvez tivesse pela primeira vez se definido numa classe social. Pensou, pensou e pensou! Chegou concluso que, na verdade, ningum jamais a ofendera, tudo que acontecia era porque as coisas so assim mesmo e no havia luta possvel, para que lutar?
Clarice Lispector. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1988, p. 40-1 (com adaptaes).

Com base no texto, assinale a opo correta. A O autor do texto contrrio ao combate corrupo em uma perspectiva macroscpica, que envolva especificamente os entes polticos. B No segundo pargrafo do texto, o autor critica a superficialidade dos valores morais como a honestidade, superficialidade essa que decorre da falta de consolidao de regras morais cotidianas. C Do ltimo pargrafo do texto conclui-se que a fuso de juzos na prxis social exige mecanismos legais de regulao moral menos radicais e mais transparentes para o dia a dia. D Infere-se do texto que a corrupo inerente a todos os seres humanos, independentemente de suas prticas dirias. E Depreende-se do texto que o combate corrupo passa pelo reconhecimento de que os juzos de necessidade podem levar prtica de atos contrrios ao interesse pblico por pessoas que se julguem no corruptas.
QUESTO 60

Assinale a opo correta com relao ao texto acima. A A relao de comparao expressa em no s ganhava mais como no parecia se atrapalhar (R.5-6) seria mantida, assim como a correo gramatical do texto, caso o termo como fosse substitudo por tambm. B No trecho Enquanto isso, a mocinha se apaixonara (R.7), o pronome tono poderia ser deslocado para imediatamente depois do verbo, da seguinte forma: Enquanto isso, a mocinha apaixonara-se. C No trecho deixara sobre a mesa (R.11), o emprego do pretrito-maisque-perfeito justifica-se por expressar simultaneidade entre a ao de deixar e a ao expressa na orao anterior. D A correo gramatical e o sentido do texto seriam mantidos caso o pronome a, no trecho jamais a ofendera (R.14-15), fosse substitudo por lhe. E O emprego do sinal indicativo de crase no a, em a cada letra (R.5), no prejudicaria a correo gramatical do perodo. Texto para as questes 59 e 60
1

No que se refere aos elementos lingusticos do texto, assinale a opo correta.

10

13

16

19

22

25

Ao pensar em iniciativas de combate corrupo, devemos, antes, considerar a existncia de uma incongruncia presente na vida ordinria ou seja, no cotidiano das pessoas entre duas ordens de juzos morais, porque envolve juzos caractersticos da cognio humana que se dividem em juzos de valor e juzos de necessidade. Se, por um lado, os juzos de valor representam um esquema normativo que organiza a ao poltica, por outro, os juzos de necessidade constituem parmetros para a tomada de decises no fluxo constante do dia a dia. Dessa maneira, os indivduos, mesmo os que afirmam ser portadores de uma moral que reprova a corrupo, fazem, em suas avaliaes das experincias no cotidiano, um clculo mental no qual o resultado lhes diz no ser errado usar para os interesses privados ferramentas que visam atender ao interesse pblico. Isso porque seu juzo moral de necessidade sobrepe o juzo moral de valor. Essa sobreposio decorre, de certo modo, do pouco enraizamento de valores como o decoro, o cumprimento dos deveres, a honestidade. Em uma perspectiva macro, isso resulta em uma cultura poltica que informalmente institui a corrupo, pactuando com sua tolerncia diria. Sendo assim, duas frentes de iniciativas devem tomar corpo na formulao do combate corrupo: a que regula legalmente as normas morais, e outra que visa consolidar tais normas na prtica cotidiana, operando, assim, a antinomia entre os juzos de necessidade e de valor que se entrelaam na prxis social.
Revista Sociologia. Editora Scala, ano IV, ed. 42, ago.-set./2012, p. 50 (com adaptaes).

A O

trecho

considerar

existncia

de

uma

incongruncia (R.2) exerce a funo de complemento da forma verbal devemos (R.1). B O sentido original do texto e a sua correo gramatical seriam mantidos caso se inserisse a preposio a logo depois da forma verbal visam (R.14). C O emprego do acento grfico nas palavras juzos e indivduos justifica-se com base na mesma regra de acentuao. D Sem prejuzo do sentido original do texto, a orao que informalmente institui a corrupo (R.18-19) poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: que se institui informalmente na corrupo. E Em duas frentes de iniciativas (R.21), o termo duas exerce a funo de complemento nominal da expresso frentes.
18

You might also like