You are on page 1of 3

ESCOLA ESTADUAL DE ENS. FUND.

E MDIO BURITI ATIVIDADE AVALIATIVA DE LITERATURA TERCEIRO BIMESTRE 1 ANO DO ENSINO MDIO ALUNO (a): _______________________________________ DATA:_____/______/2010. TURMA: ____. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. A FUGA Mal colocou o papel na mquina, o - Meu filho, cuidado! menino comeou a empurrar uma cadeira pela O nibus deu uma freada brusca, uma sala, fazendo um barulho infernal. guinada para a esquerda, os pneus cantaram no - Pra com esse barulho, meu filho - falou, asfalto. sem se voltar. O menino, assustado arrepiou carreira. O Com trs anos, j sabia reagir como pai precipitou-se e o arrebanhou com o brao homem ao impacto das grandes injustias como um animalzinho: paternas: no estava fazendo barulho, s estava - Que susto voc me passou, meu filho - e empurrando uma cadeira. apertava-o contra o peito comovido. - Pois ento pra de empurrar a cadeira. - Deixa eu descer, papai. Voc est me - Eu vou embora - foi a resposta. machucando. Distrado, o pai no reparou que ele Irresoluto, o pai pensava agora se no juntava ao s palavras, no ato de juntar do seria o caso de lhe dar umas palmadas: cho suas coisinhas, enrolando-as num pedao - Machucando, ? Fazer uma coisa de pano, era sua bagagem: um caminho de dessas com seu pai. plstico com apenas trs rodas, um resto de - Me larga. Eu quero ir embora. biscoito, uma chave (onde diabo meteram a Trouxe-o para casa e o largou novamente chave da despensa? a me mais tarde ir saber), na sala - tendo antes o cuidado de fechar a porta metade de uma tesourinha enferrujada, sua nica da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da arma para a grande aventura, um boto despensa. amarrado num barbante. - Fique a quietinho, est ouvindo? Papai A calma que baixou ento na sala era est trabalhando. vagamente inquietante. De repente o pai olhou - Fico, mas vou empurrar esta cadeira. ao redor e no viu o menino. Deu com a porta da E o barulho recomeou. rua aberta, correu at o porto: FERNANDO SABINO - Viu um menino saindo desta casa? 1. "Com trs anos, j sabia reagir como homem gritou para o operrio que descansava diante da obra, do outro lado da rua, sentado no meio-fio. ao impacto das grandes injustias paternas...". - Saiu agora mesmo com uma trouxinha informou ele. Neste trecho o autor apresenta uma idia de: Correu at a esquina e teve tempo de v(A) absurdo. lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do (B) superioridade. muro. (C) inferioridade. A trouxa, arrastada no cho, ia deixando (D) fantasia. pelo caminho alguns de seus pertences: o boto, (E) comparao. o pedao de biscoito e - sara de casa prevenido - uma moeda de um cruzeiro. Chamou-o mas ele apertou o passinho e abriu a correr em direo avenida, como disposto a atirar-se diante do nibus que surgia distncia.

2. A palavra "Fuga" pode ser igualmente empregada em diferentes situaes. Qual delas corresponde do texto? (A) fuga no tempo. (B) fuga na literatura. (C) fuga no sonho. (D) fuga no espao. (E) n.d.a TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. O lixo, sua coleta e destinao final, transforma-se a cada dia em So Paulo num problema que tem atormentado tanto as autoridades como a populao em geral. A produo de lixo numa sociedade de consumo indisciplinada como a nossa, cada vez mais farta e constante. No nos incomodamos quando adquirimos produtos em embalagens descartveis; mesmo sabendo que essas embalagens possivelmente iro fazer parte de nossa paisagem; no nos constrangemos em usar e desperdiar papel, plstico e vidro, numa quantidade cada vez maior, mesmo sabendo do prejuzo que causamos natureza com essa atitude. Caso no criemos novas destinaes para o lixo urbano e no modifiquemos nossos hbitos de consumo e nossas atitudes frente ao problema do lixo, teremos dentro de bem pouco tempo uma situao verdadeiramente catica na Grande So Paulo. Cada paulistano produz diariamente um quilo de lixo, que na sua totalidade transforma-se em uma montanha de 12 mil toneladas, o que , convenhamos, um grande obstculo para qualquer administrador pblico. Essa quantidade monumental de lixo precisa ser recolhida e despejada em algum lugar, longe de nossas vistas e de nossa sade. E no com um passe de mgica que vamos fazer desaparecer essas toneladas dirias de entulho sujo e malcheiroso.

A um custo altssimo para os cofres pblicos e para nossos bolsos de contribuinte, grande parte dessa sujeira destinada a aterros sanitrios, usinas de compostagem e usinas de incinerao. Somente uma parcela muito pequena - apenas 10 toneladas dirias so recolhidas como "lixo-limpo", passvel de ser reciclado. A reciclagem desse lixo limpo, que constitudo de metal, vidro, plstico e papel, se no representa uma soluo definitiva para o problema do lixo urbano, , no entanto, o melhor caminho para uma mudana de comportamento da populao. 3. Segundo o texto a afirmao MAIS correta sobre o lixo em So Paulo : (A) nossa sociedade de consumo produz farta e constante quantidade de embalagens reciclveis; (B) alm de muito cara, a reciclagem do lixo urbano no lucrativa para as autoridades; (C) no lixo das cidades h muita matria aproveitvel que em grande parte desperdiada; (D) as autoridades pblicas enfrentam srios problemas com o recolhimento do "lixo limpo" nas grandes cidades; (E) a quantidade monumental de dejetos que se encontra no lixo urbano no pode ser incinerada. 4. De acordo com o texto pode-se afirmar sobre o lixo de So Paulo que: (A) no totalmente reciclado, pois seu custo muito alto para o bolso do contribuinte; (B) todo incinerado e depois reciclado, apesar do desperdcio que isso representa; (C) apenas uma parcela muito pequena incinerada; (D) apenas uma parcela muito pequena reciclada; (E) todo o lixo recolhido incinerado.

GABARITO
1. [E] 2. [E] 3. [C] 4. [D]

You might also like