You are on page 1of 2

ESCOLA ESTADUAL DE ENS. FUND.

E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO E PRODUO DE TEXTO PRIMEIRO BIMESTRE 3 ANO DO ENSINO MDIO PARTE I ALUNO (a): ____________________________________________ DATA:_____/______/2010. TURMA: ________.

Entregara-se, corpo e alma, seduo da linda rapariga que lhe ocupara o corao. A sua natureza ardente e apaixonada, extremamente sensual, mal contida at ento pela disciplina do Seminrio e pelo ascetismo que lhe dera a crena na sua predestinao, qui ser saciar-se do gozo por muito tempo desejado, e sempre impedido: No seria filho de Pedro Ribeiro de Morais, o devasso fazendeiro do lgarap-mirim, se o seu crebro no fosse dominado por instinto egosticos, que a privao de prazeres aulava e que uma educa superficial no soubera subjugar. E como os senhores padres io do Seminrio haviam pretendido destruir ou, ao menos, regular e conter a ao determinante da hereditariedade psicofisiolgica sobre o crebro do seminarista? Dando-lhe uma grande cultura de esprito mas sob um ponto de vista acanhado e restrito, que lhe excitar o instinto da prpria conservao, o interesse individual, pondo-lhe diante dos olhos, como supremo bem, a salvao da alma, e com meio nico, o cuidado dessa mesma salvao. Que acontecera? No momento dado, impotente o freio moral para conter a rebelio dos apetites, o instinto mais forte, o menos nobre, assenhoreara-se daquele temperamento de matuto, disfarado em padre de S. Sulpcio. Em outras circunstncias, colocado em meio diverso, talvez que Padre Antnio de Morais viesse a ser um santo, no sentido puramente catlico da palavra, talvez que viesse a realizar a aspira da sua mocidade, deslumbrando o mundo com o fulgor das suas virtudes ascticas e dos seus sacrifcios inauditos. Mas nos sertes do Amazonas, numa sociedade quase rudimentar, sem moral, sem educao... vivendo no meio da mais completa liberdade de costumes sem a coao da opinio pblica, sem a disciplina duma autoridade espiritual fortemente constituda... sem estmulos e sem apoio... devia cair na regra geral dos seus colegas de sacerdcio, sob a influncia enervante e corruptora do isolamento, e entregara-se ao vcio e depravao, perdendo o senso moral e rebaixando-se ao nvel dos indivduos que fora chamado a dirigir.
SOUZA. H. Ingls de. O missionrio. Rio de Janeiro. Ed. de Ouro. 1977. p. 383-4.

PARA RESPONDER Questo 1 Qual era a aspirao de Padre Antnio de Morais em sua mocidade? Questo 2 O narrador mostra que trs so os elementos que concorrem para fazer Padre Antnio abandonar seus ideais e entregar-se seduo da linda rapariga que lhe ocupara o corao. Procure identific-los no texto. Questo 3 O narrador condena as atitudes do padre, mesmo mostrando que elas so determinadas por certos fatores. Indique a passagem do texto em que se pode perceber essa posio do narrador. Questo 4 Qual a concepo de homem subjacente ao texto? (a) Um Ser livre. (b) Um Ser determinado por certos fatores. (c) Um Ser dotado de vontade. (d) Um Ser capaz de resistir a todas as presses. (e) Um Ser autnomo e soberano em relao natureza.

ESCOLA ESTADUAL DE ENS. FUND. E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO E PRODUO DE TEXTO PRIMEIRO BIMESTRE 3 ANO DO ENSINO MDIO PARTE II ALUNO (a): _____________________________________________ DATA: _____/______/2010.

PROPOSTA DE PRODUO DE TEXTO Vimos que todo texto assimila ideias presentes numa dada sociedade. Os preconceitos, que ocorrem em vrios textos, so ideias que passam por verdades, mas no resistem a uma argumentao bem fundamentada. Revelam, no entanto, a viso de uma certa sociedade e de determinado grupo social a respeito de algum aspecto da vida humana. Esses preconceitos tm origem numa observao parcial e apressada da realidade. Tendo isso em vista, leia as seguintes afirmaes: a) A raa branca superior negra. b) O brasileiro tem duas caractersticas bsicas: a capacidade de Iar um jeitinho em tudo e de empurrar as coisas com a barriga, no lhes dando soluo. c) S pobre quem no trabalha.

Escolha uma delas e arrole argumentos para rebat-las. Escreva um texto mostrando que a afirmao escolhida por voc no corresponde realidade. Nele voc vai refutar ideias cristalizadas, expressas pelas afirmaes acima, e mostrar que sobre um mesmo fato h mais de um ponto de vista.

You might also like