You are on page 1of 8

26/02/2013

Meteorologia Agrcola

Definies
Evaporao (E) o processo fsico pelo qual um lquido passa para o estado gasoso. (oceanos, lagos, rios, do solo, e da vegetao mida) Transpirao (T) a gua evaporada das superfcies das plantas que passaram atravs delas (raiz tecidos vasculares folha estmatos/cutcula atmosfera), obedecendo a um gradiente de potencial da gua

EVAPOTRANSPIRAO
RAIMUNDO MAIADA

Agronomia
e-mails: raimundo1-2@hotmail.com / maiada240@gmail.com

ITENS A SEREM VISTOS


Evapotranspirao (ET)
Evapotranspirao Potencial ou de Referncia (ETP ou ETo) Evapotranspirao Real (ETR) Evapotranspirao de Osis (ETO) Evapotranspirao de Cultura (ETc) Determinantes da ET Fatores Climticos Fatores da Planta Fatores de Manejo e do Solo Inter-relao Demanda Atmosfrica-Suprimento de gua pelo Solo Medida da Evaporao e da Evapotranspirao Evaporao Evapotranspirao Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP) Critrio para Escolha de Mtodo de Estimativa da ETP

o processo simultneo de transferncia de gua para a atmosfera por evaporao da gua do solo e por transpirao das plantas. Depende d a s condies d a vegetao, d o tamanho d a rea vegetada, e d o suprimento d e gua pelo so lo.

Evapotranspirao Potencial ou de Referncia


a quantidade de gua que seria utilizada por uma extensa superfcie vegetada com grama, com altura entre 8 e 15 cm, em crescimento ativo, cobrindo totalmente a superfcie do solo, e sem restrio hdrica. ETP limitada apenas pelo balano vertical de energia, ou seja, pelas condies do ambiente local, podendo ser estimada por frmulas tericoempricas

Evapotranspirao Real (ETR)


a quantidade de gua realmente utilizada por uma extensa superfcie vegetada com grama, em crescimento ativo, cobrindo totalmente o solo, porm, com ou sem restrio hdrica. OBS: ETR ETP Nesse ponto, importante enfatizar q u e, por definio, o s conceitos d e E TP e E TR s e aplicam exclusivamente a u m a superfcie gramada. Isso significa q u e n o faz sentido referir- s e evapotranspirao potencial d e u m a cultura.

26/02/2013

Evapotranspirao de Osis (ETO)


a quantidade de gua utilizada por uma pequena rea vegetada (irrigada) que circundada por uma extensa rea seca, de onde provm energia por adveco (transporte lateral de calor por deslocamento da massa de ar). SE, ETO > ETP. I ndica a rea tampo o u bordadura necessria para q u e ha ja minimizao d o transporte lateral d e energia d a rea seca para a rea mida (irrigada). Vegetao d e maior porte, por interagir m a is eficientemente co m a atmosfera, necessita d e maior rea tampo q u e u m gramado

Evapotranspirao de Cultura (ETc)


a quantidade de gua utilizada por uma cultura em qualquer fase de seu desenvolvimento, desde o plantio at a colheita, quando no houver restrio hdrica. A ETc funo da rea foliar (superfcie transpirante), pois quanto maior a rea foliar maior ser a ETc para a mesma demanda atmosfrica. ETc = ETP * Kc K c o coeficiente d e cultura. O coeficiente K c varia co m a s fases fenolgicas, e tambm en tre espcies e variedades

Kc = 1,2 *(% Cobertura do Terreno / 100).

Determinantes da ET
O homem percebeu haver estreita relao entre secamento de uma superfcie molhada e as condies do ambiente. Em dias ensolarados, com ar seco, o secamento mais rpido. Atualmente tem-se melhor viso do processo e de seus determinantes principais. Alguns desses fatores podem ser categorizados, para facilitar sua descrio, e sero apresentados a seguir.

Fatores Climticos
Radiao Lquida (Rn)
a principal fonte de energia para o processo de evapotranspirao.

Fatores Climticos Temperatura


Ao longo de um dia, o aumento da temperatura do ar provoca aumento no dficit de saturao (es - ea), tornando maior a demanda evaporativa do ar.

Depende da radiao solar incidente e do albedo da vegetao existente.

26/02/2013

Fatores Climticos Umidade Relativa do Ar


Atua em conjunto com a temperatura. Quanto maior a UR, menor a demanda evaporativa e, portanto, menor a ET.

Fatores Climticos
Vento (Adveco Regional de Energia)
Representa o transporte lateral (horizontal) de energia que utilizada no processo de ET, alm de remover vapor dgua para a atmosfera.

Fatores Climticos

Fatores da Planta
Espcie

OBS O efeito combinado temperatura-umidade relativavelocidade do vento define a demanda atmosfrica por vapor dgua.

Est relacionado arquitetura foliar (distribuio espacial da folhagem), resistncia interna ao transporte de gua, e a outros aspectos morfolgicos, que exercem influncia direta na ET.

Fatores da Planta Coeficiente de Reflexo (albedo)


Influencia a disponibilidade de Rn para o processo de ET. Quanto mais escura for a vegetao, menor ser a reflexo dos raios solares incidentes.

Fatores da Planta Estdio de Desenvolvimento (IAF)


Est diretamente relacionado ao tamanho da superfcie foliar transpirante. Quanto maior for a rea foliar, maior ser a superfcie transpirante.

26/02/2013

Fatores da Planta Altura da Planta


Plantas mais altas, mais rugosas interagem mais eficientemente com a atmosfera em movimento, extraindo mais energia do ar, aumentando a ET.

Fatores da Planta Profundidade do Sistema Radicular


Est diretamente relacionada ao volume de solo explorado pelas razes, visando o atendimento da demanda hdrica atmosfrica. Sistema radicular superficial, por explorar volume pequeno de solo, deixa a cultura mais suscetvel em perodos de estiagem.

Fatores de Manejo e do Solo


Espaamento / Densidade de Plantio

Fatores de Manejo e do Solo Orientao


Culturas orientadas perpendicularmente aos ventos predominantes tendem a extrair mais energia do ar do que as orientadas paralelamente.

Determina a competio intra-especfica, isto , entre plantas da mesma espcie. Espaamento mais largo permite mais aquecimento do solo e das plantas, e tambm circulao mais livre do vento entre as plantas tendo como conseqncia o aumento da ET.

Uma soluo seria o uso de quebra-ventos em regies com ventos fortes.

Fatores de Manejo e do Solo Tipo de Solo / Capacidade de Armazenamento de gua


Solos argilosos tm maior capacidade de armazenamento de gua do que os solos arenosos, e so capazes de manter uma taxa de ET por perodo mais longo.

Fatores de Manejo e do Solo Impedimentos Fsicos e Qumicos


Limitam o desenvolvimento do sistema radicular As plantas exploram volume menor do solo, resultando em efeitos negativos nos dois perodos: Chuvoso, o solo fica encharcado asfixiando as razes Seco, volume de gua disponvel s razes fica reduzido

26/02/2013

Inter-relao Demanda AtmosfricaSuprimento de gua pelo Solo


O solo um reservatrio ativo que, dentro de certos limites, controla a taxa de perda de gua pelas plantas em associao com a demanda hdrica da atmosfera. A demanda atmosfrica depende da disponibilidade energtica, da umidade do ar, e da velocidade do vento.

Inter-relao Demanda AtmosfricaSuprimento de gua pelo Solo

Medida da Evaporao e da Evapotranspirao

Evaporao
A medida direta da evaporao exige a utilizao de um reservatrio (tanque) onde o nvel de gua possa ser medido com preciso. A diferena das alturas dos nveis da gua em dias consecutivos indica o total evaporado no perodo. Os principais tipos de tanques utilizados para a medida da evaporao so os seguintes:

Medida da Evaporao e da Evapotranspirao


Classe A: Desenvolvido nos E.U.A., sendo de uso generalizado tambm no Brasil. um tanque cilndrico de chapa de ferro galvanizado ou inox n .22, com 121cm de dimetro (1,15 m de rea evaporante), e 25,5cm de profundidade. Deve ser instalado a 15cm do solo sobre um estrado de madeira em rea gramada.
o 2

A leitura no nvel da gua feita num poo tranquilizador de 25cm de altura e 10cm de dimetro, onde se usa um parafuso micromtrico de gancho com capacidade para medir variaes de 0,01mm.

Medida da Evaporao e da Evapotranspirao


GGI-3000: Desenvolvido na antiga Unio Sovitica e pouco uso no Brasil. um tanque cilndrico, de fundo cnico, com 61,8cm de dimetro (3000 cm de rea evaporante), 60cm de altura na borda e 68,5cm de profundidade no centro.
2

Tanque de 20m2: um tanque cilndrico, com 5m de dimetro (20m2 de rea evaporante) e 2m de profundidade. O fundo plano, construdo de chapa de ferro de de espessura e a parede lateral de 3/16.

26/02/2013

Medida da Evaporao e da Evapotranspirao Evapotranspirao


A medida direta da evapotranspirao extremamente difcil e onerosa, justificando sua utilizao apenas em condies experimentais. Os equipamentos mais utilizados para esse fim so os lismetros. Lismetro o u evapotranspirmetro

Lismeros
Lismetro de Drenagem: funciona adequadamente em perodos longos de observao ( 10 dias). Lismetro de lenol fretico constante: adota um sistema automtico de alimentao e registro da gua reposta de modo a manter o nvel do lenol fretico constante. Lismetro de pesagem: utiliza a medida automatizada de clulas de carga instaladas sob uma caixa impermevel, medindo a variao de peso desta.

Os valores de ETP podem ser estimados a partir de elementos medidos na estao agrometeorolgica, existindo vrios mtodos para tal estimativa. De modo geral, todos os mtodos so empricos, pois para sua plena aplicao so necessrias algumas parametrizaes empricas. Entre os mtodos destacam-se:

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Mtodo de Thornthwaite
Foi um dos primeiros mtodos desenvolvidos exclusivamente para se estimar a Evapotranspirao Potencial. Inicialmente, calcula-se a evapotranspirao potencial padro ( E T , m m / m s) pela frmula emprica ET = 16 (10 Tn / I) (12.7)
P P a

Tn a temperatura mdia do ms n, em C I um ndice que expressa o nvel de calor disponvel na regio. n representa o ms, ou seja, n = 1 Janeiro; n = 2 Fevereiro; etc.

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

26/02/2013

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Mtodo de Camargo

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Para simplificar a estimativa de ETP pelo mtodo de Thornthwaite, Camargo (1971) props a seguinte frmula: ETP = 0,01 * Qo * T * ND
Qo a irradincia solar no topo da atmosfera T a temperatura mdia do ar ( C), no perodo considerado ND o nmero de dias do perodo considerado. OBS:no h necessidade de se conhecer a temperatura mdiaanual
o

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)


Portanto, o valor obtido no tanque exagerado Logo, o valor do tanque precisa ser corrigido por um fator denominado coeficiente de tanque (Kp) Ou seja, ETP = ECA * Kp

Mtodo do Tanque Classe A A


estimativa da evapotranspirao de referncia um mtodo irrigacionista e baseia-se no princpio de que a gua no tanque no oferece nenhum impedimento ao processo evaporativo, estando sempre disponvel.

Kp o coeficiente de ajuste ECA a evaporao medida no Tanque Classe A (mm / dia) O valor de Kp funo da velocidade do vento e da umidade relativa do ar Kp fornecido pela Tabela 12.4. Esse mtodo recomendado pela FAO

Estimativa da Evapotranspirao Potencial (ETP)

Outros Mtodos

26/02/2013

Outros Mtodos

Outros Mtodos

Critrio para Escolha de Mtodo de Estimativa da ETP


E-MAIL PARA TROCA DE MATERIAIS E INFORMAES
raimundo1-2@hotmail.com

You might also like