You are on page 1of 6

Fuso nuclear A fuso o processo que aquece o Sol e todas as outras estrelas, onde ncleos atmicos colidem e se unem

m liberando grandes quantidades de energia. A fuso nuclear pode ocorrer de duas formas, conhecidas como fuso a quente, ou a frio. A fuso a frio seria uma reao muito mais segura e controlada, e seria a melhor alternativa, porem as chances de que tomos se fundam a frio para os gases da ordem de 1 em 1040 ,ou em palavras, as chances so nulas. A nica forma de fuso que pode ser explorada a fuso a quente, que ocorre a altssimas temperaturas. Para o gs Hidrognio esta temperatura varia entre 100 e 150 milhes de graus Celsius. Como nenhum material permaneceria no estado slido em temperaturas to altas, a fuso precisa acontecer em um confinamento magntico. O gs, uma mistura de Hidrognio trtio e deletrio no estado plasma confinado no centro do reator, por um campo magntico 200 vezes mais forte que o do planeta terra. O equipamento mais promissor para realizar este processo o tokamak . Dois ncleos de pesquisa sobre esta forma alternativa de energia livre de carbono so: o JET (Joint European Torus) e ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), ambos reatores experimentais desenvolvidos para iniciar a utilizao da energia da fuso. Em resumo, coloca-se uma pequena quantidade da mistura de deutrio e trtio no interior do reator, aquece-se o gs at que passe para o estado plasma, e depois confina-se o plasma no centro do reator com um forte campo magntico. Fornece-se uma grande quantidade de energia para iniciar-se a reao, uma vez que a fuso iniciada, ela passa a produzir uma quantidade de energia muito maior que a gasta para se iniciar a reao. Esta energia extra que pode ser utilizada. A energia aproveitada da mesma forma que em um reator de fisso. O calor evapora a agua e faz girar as turbinas que produzem energia eltrica.

Fuso trtio deutrio (http://www.ccfe.ac.uk/introduction.aspx acesso em 08/10/2012)

A reao qumica simplificada que descreve a fuso D+T=He + n + energia Um tomo de deletrio mais um de trtio se fundem em um tomo de hlio desta reao se desprendem 1 nutron e uma grande quantidade de energia.

Vantagens da Fuso em relao a fisso Menor risco de contaminao radioativa Menor tempo de meia vida do material radioativo Gera menos lixo radioativo, combustvel mais barato e abundante. ` Vantagens da Fuso em relao a outras fontes de energia Livre de carbono Produo de uma grande quantidade de energia. Gasto muito pequeno de combustvel. No depende do potencial energtico natural (hdrico, geotrmico, intensidade dos raios solares, etc.).

Consumo O combustvel utilizado na fuso o hidrognio trtio e deletrio obtido da gua comum. A quantidade de deutrio encontrado na gua muito pequena. Porem a fuso requer uma pequena quantidade de combustvel, cerca de 1 kg de hidrognio para a produo de 1.500 megawatts de eletricidade em um dia. Para a produo do trtio gasta-se uma pequena quantidade de ltio que pode ser reciclado .

Produo Produz uma grande quantidade de energia, 1 reator pode produzir cerca de 1/11 da energia produzida pela itaipu. Produz Hlio. Gs inerte que produto da fuso, porem este precisa ficar confinado at que deixe de ser radioativo.

Previso para iniciar a produo O ITER ser capaz de produzir 500 megawatts e entrar em operao em 2019.

Impacto ambiental Poluio da atmosfera por hlio. Porem pela quantidade de energia produzida por unidade de massa muito grande, a poluio seria cerca de dez milhes de vezes menor que a poluio por CO2 caso esta mesma energia fosse produzida atravs de combustveis fsseis. O impacto causado pela explorao do hidrognio tambm seria pequeno se tomssemos a necessidade energtica atual no planeta.

A explorao ltio para a produo do trtio um impacto a ser considerado, porem o ltio um metal bastante abundante no planeta, e ainda o ltio usado na reao pode ser reciclado e reaproveitado.

Riscos Todo reator nuclear, ou mesmo qualquer experimento que envolva reaes nucleares carrega o risco de contaminao por radiao. Porem como o reator de fuso trabalha com muito pouca matria no existe o perigo de se contaminar grandes reas por vazamentos ou exploses nucleares. Os riscos em si se concentram nas instalaes do prprio reator e no perigo de se manter o plasma a uma temperatura to alta. Existe sim o risco de exploso, mas a quantidade de matria to pequena que a exploso seria contida dentro das instalaes do prprio reator. E o material radioativo que seria disperso em uma exploso como esta seria to pequeno que no casaria contaminaes significativas as proximidades da usina.

Anexo

O tokamak (http://www.iter.org/mach acesso 08/10/2012 acesso em 08/10/2012)

INTER (http://www.ccfe.ac.uk/ITER.aspx acesso em 08/10/2012)

Referencia Bibliogrfica

http://www.ccfe.ac.uk acesso em 06/10/2012 http://www.iter.org/ acesso em 06/10/2012 http://fusedweb.pppl.gov/Glossary/glossary.html acesso em 06/10/2012 http://science.energy.gov/fes/ acesso em 06/10/2012

You might also like