You are on page 1of 7

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA CVEL DA COMARCA DE SO ROQUE SP.

REF. PROC. 163 / 2011

ED CARLOS DA SILVA ANDRADE, devidamente qualificado nos autos do processo em epgrafe, de AO PREVIDENCIRIA, por sua advogada, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia, MANIFESTAR ACERCA DO LAUDO PERICIAL DE FOLHAS 177 A 184 DOS AUTOS, concordando com a concluso pericial de que o Autor encontra-se totalmente inapto e discordando da concluso pericial de que esta inaptido temporria, devendo ser afastado por um perodo de 6 (seis) meses para tratamento, pelas seguintes razes de fato e de direito: Primeiramente, Importante ressaltar que o expert tambm apurou que: O paciente portador de vrias patologias a nvel da coluna lombar e cervical que o impossibilitam de realizar qualquer esforo fsico, ainda que de natureza leve, funes estas tpicas da profisso de metalrgico. portador, ainda, de sndrome depressiva leva, patologia esta que impede o autor de se socializar em um ambiente de trabalho. (Destaque nosso).

Ressalta-se, ainda, que o prprio INSS, ora Requerido, reconheceu a incapacidade permanente do Autor, bem como a consolidao das suas leses na coluna, na medida em que deferiu espontaneamente ao mesmo o benefcio de auxlio-acidente, conforme relatado e comprovado nos autos, benefcio este, somente concedido ao segurado que apresenta leso consolidada e incapacidade laboral permanente. Ademais, no se pode olvidar que a aposentadoria por invalidez, no campo da previdncia social, pressupe que o segurado esteja incapacitado para exercer as atividades para as quais est preparado, pois do contrrio seria exigir que o segurado adquirisse nova profisso depois de incapacitado para profisso que aprendeu a exercer. J o processo de reabilitao profissional h de recolocar o segurado no mesmo patamar de condies fsicas e de capacidade laborativa em que antes encontrava, a fim de no ensejar a aposentadoria. Assim, o fato do Autor na condio de trabalhador braal ser reconhecido como totalmente incapacitado de realizar qualquer esforo fsico, ainda que de natureza leve em virtude de vrias patologias na coluna lombar e cervical, estando impedido, ainda, de se socializar em um ambiente de trabalho, suficiente para consider-lo como invlido e com direito aposentadoria por invalidez, pautando, ainda, pelas suas condies pessoais: pouco grau de instruo, ausncia de preparo e aptido para atividades administrativas. Ademais, Ora, a interpretao da legislao previdenciria h de ser feita de modo que no se restrinja a aplicao dos benefcios previdencirios aos segurados que contribuem com parte dos seus salrios para, no momento de dificuldade de sade ou por tempo de servio, poder goz-los. Sendo certo

Nesse sentido, ou seja, de que aposentadoria por invalidez pressupe que o segurado esteja incapacitado total e permanentemente para exercer as atividades para as quais est preparado, devendo ser considerado a sua condio socioeconmica, profissional e cultural, a jurisprudncia reinante socorre o pleito do Autor, a exemplo da abaixo transcritas, inclusive do C. STJ:
PREVIDENCIRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. LAUDO PERICIAL CONCLUSIVO PELA INCAPACIDADE PARCIAL DO SEGURADO. NO VINCULAO. CIRCUNSTNCIA SCIO-ECONMICA, PROFISSIONAL E CULTURAL FAVORVEL CONCESSO DO BENEFCIO. RECURSO DESPROVIDO. 1. Os pleitos previdencirios possuem relevante valor social de proteo ao trabalhador Segurado da Previdncia Social, devendo ser, portanto, julgados sob tal orientao exegtica. 2. Para a concesso de aposentadoria por invalidez devem ser considerados outros aspectos relevantes, alm dos elencados no art. 42 da Lei 8.213/91, tais como, a condio scio-econmica, profissional e cultural do segurado. 3. Embora tenha o laudo pericial concludo pela incapacidade parcial do segurado, o Magistrado no fica vinculado prova pericial, podendo decidir contrrio a ela quando houver nos autos outros elementos que assim o convenam, como no presente caso. 4. Em face das limitaes impostas pela avanada idade, bem como pelo baixo grau de escolaridade, seria utopia defender a insero do segurado no concorrido mercado de trabalho, para iniciar uma nova atividade profissional, motivo pelo faz jus concesso de aposentadoria por invalidez. 5. Agravo Regimental do INSS desprovido. (STJ, AgREsp 1.055.886, 5 Turma, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, DJ 09.11.2009)1 Destaque nosso. PREVIDENCIA CONCESSO. SOCIAL. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.

1. A aposentadoria por invalidez, no campo da previdncia social, pressupe que o segurado est incapacitado para exercer as atividades para as quais est preparado. 2. O processo de reabilitao e ou reeducativo h de recolocar o segurado no mesmo patamar de condies fsicas e de capacidade laborativa em que antes encontrava, a fim de no ensejar a aposentadoria. 3. O fato do trabalhador ser reconhecido como incapacitado para o exerccio de qualquer atividade que exija esforo ou trabalho continuativo

suficiente para consider-lo como invlido e com direito aposentadoria por invalidez; 4. No tem validade qualquer alegao de que o segurado pode ser reabilitado, se h prova nos autos de que resultou sem xito a sua participao em tal processo; 5. A interpretao da legislao previdenciria h de ser feita de modo que no se restrinja a aplicao dos benefcios previdencirios aos segurados que contribuem com parte dos seus salrios para, no momento de dificuldade de sade ou por tempo de servio, poder goz-los. (AC n. 1.687 PE (89.05.05376-9) Rel. JOS DELGADO, 2 Turma do TRF da 5 Regio, un., DO 13.03.90, p.25) Destaque nosso. Outrossim, no sendo este o entendimento deste r. juzo, ou seja, havendo o entendimento de que a doena profissional a que padece Autor implicou em mera reduo da capacidade de trabalho que habitualmente exercia, ainda assim faz jus o Autor ao benefcio de auxilio-acidente previsto no artigo 86 da Lei 8.213/91, tendo em vista a constatao pericial de irreversibilidade da doena e o nexo causal desta com a funo exercida pelo Autor nos ltimos doze anos, para tanto considera-se como acidente de trabalho a doena profissional produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho, conforme previsto no artigo 20, inciso I, da citada lei. Nesse sentido a jurisprudncia tambm socorre o pleito do Autor, a exemplo das abaixo transcritas:

AO ACIDENTRIA. AUXLIO-ACIDENTE. INSS. NEXO CAUSAL COMPROVADO. PAIR. CONCAUSA. BENEFCIO DEVIDO: Laudo pericial conclusivo de que a leso auditiva , em parte, relacionada com a atividade laborativa do autor. Reduo da capacidade laboral evidenciada. Incapacidade Parcial e permanente para atividades laborativas em ambientes ruidosos ou que exijam acuidade auditiva. HONORRIOS Majorados para 10%, devendo incidir sobre o valor das parcelas vencidas at a data da sentena (Smula 111 do STJ). NEGARAM PROVIMENTO AO APELO DO RU E DERAM PARCIAL PROVIMENTO AO APELO DO AUTOR. (Apelao Cvel N 70023634777, Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Tasso Caubi Soares Delabary, Julgado em 30/07/2008)

INSS. PAIR. REDUO DA CAPACIDADE AUXLIO-ACIDENTE. CONCAUSA.

LABORATIVA.

1-Situao em que a percia mdica aponta para a existncia de nexo causal entre a patologia apresentada pelo autor e a atividade exercida por cerca de 03 anos. 2-Constatada a reduo da capacidade laboral com a necessidade do emprego de permanente maior esforo para exercer as atividades laborativas resta configurado o direito ao auxlio-acidente. 3-Os juros de mora devem ser fixados no patamar de 12% ao ano desde a citao, tendo em vista o carter alimentar do beneficio e o disposto no art. 406, do CCB e art. 161, 1 do CTN. 4-Termo inicial do pagamento do beneficio a data da emisso da CAT. APELO IMPROVIDO. RECURSO ADESIVO PROVIDO. (Apelao Cvel N 70022950042, Dcima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Luiz Ary Vessini de Lima, Julgado em 29/05/2008)
Destaque nosso. Face o exposto a presente para manifestar concordncia acerca do laudo pericial, como mais uma prova de que o Autor faz jus a concesso benefcio de aposentadoria por invalidez acidentria ou no mnimo ao beneficio de auxilio-acidente, nos termos j pleiteados na exordial. Termos em que P.E.Deferimento Sorocaba, 15 de dezembro de 2011.

________________________________________ Ana Carolina F. Corra OAB/SP 233.296

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA DE FAMILIA E SUCESSES DA COMARCA DE SOROCABA SP.

REF. PROC. 51112-4 / 2006

MANOEL BISPO BARRETO E OUTROS, devidamente qualificado nos autos do processo em epgrafe, de ALVARA JUDICIAL, por sua advogada, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia, informar que continua sem recursos financeiros para providenciar a regularizao do imvel adquirido em conjunto o menor Luiz Gustavo, tendo em vista a impossibilidade de custear a contratao de engenheiro para elaborao de planta, dentre outras despesas que envolvem a propositura de ao usucapio, no sabendo ao certo se esta providencia ser eficaz no presente caso em que o bairro onde situa o imvel encontra-se pendente de regularizao. Outrossim, havendo provas suficiente de que a importncia levantada foi revertida em proveito do menores que depois disso deixaram de morar de favor com terceiros passando a desfrutar do conforto e segurana de uma casa prpria, inclusive com quarto individual e tudo mais (o que pode ser constatado atravs de diligncia de oficial justia ou do conselho tutelar) presente para reforar o deferimento da prestao de contas apresentadas pelo Autores, e consequente arquivamento dos autos.

Termos em que P.E.Deferimento Sorocaba, 15 de dezembro de 2011. ________________________________________ Ana Carolina F. Corra OAB/SP 233.296

You might also like