You are on page 1of 12

Unidade 1: As actividades econmicas Quais so os sectores de actividade econmica?

A populao est organizada em diferentes grupos: Populao activa (trabalhadores, ou temporariamente desempregados) Populao inactiva (reformados, invlidos, donas de casa, os que vivem de rendimentos.

Existem 3 sectores de actividade: Primrio (agricultura, pesca, pecuria) Secundrio (indstrias, sectores de energia, obras pblicas e construo civil) Tercirio (no elabora produtos, proporciona servios, como o comercio, educao, transportes, sade, finanas...)

Contrastes entre estes 3 grupos nos pases... Mais Desenvolvidos sector 2, mas mais o 3 Em vias de Desenvolvimento sector 2 mas tambm o 1 Menos Desenvolvidos sector 1

Como tm evoludo os diferentes sectores econmicos? A evoluo dos sectores econmicos passa pela diminuio do sector primrio, e um crescimento no secundrio e tercirio. Esta evoluo tem determinadas evidncias: Diminuio do sector primrio. Aumento de activos no sector secundrio, e o seu decrscimo devido a tecnologia (automatizao e informatizao). Aumento contnuo do sector tercirio verificado nos pases desenvolvidos.

Terciarizao aumento das actividades tercirias. Nos pases menos desenvolvidos (baixos activos no sector tercirio e altos no primrio). Nos pases desenvolvidos (altos activos no sector tercirio, que deram origem ao sector quaternrio relacionado com a criao artstica, poltica, finanas, investigao cientifica).

A feminizao da mo-de-obra (aumento da pop. feminina a trabalhar), direitos e oportunidades iguais, no acesso ao trabalho e a educao. O desemprego afecta principalmente o sector 1 e 2. Tipos de desemprego: Cclico (crises econmicas) Sazonal (actividades por um perodo de tempo ex: pesca, turismo...)

Tecnolgico (modernizao das actividades) Estrutural (afecta definitivamente actividades como pesca e o artesanato) Unidade 2: A agricultura e a pesca

O que a agricultura? A agricultura a actividade que tem como objectivo a explorao de recursos do solo a fim de satisfazer uma das necessidades essenciais do Homem. A agricultura depende de factores naturais: Clima (temperatura, humidade e luz solar) Solo Relevo A agricultura depende tambm de factores humanos: Sistemas econmicos e polticos Densidade de populao Tcnicas de trabalho e meios utilizados Medidas para aumentar a produtividade: A domesticao dos animais e a sua utilizao nas tarefas agrcolas; A seleco de espcies vegetais e a sua difuso. A crescente urbanizao ocorrida aps a Revoluo Industrial do sculo XVIII, provocaram uma melhoria do nvel de vida das populaes, um aumento do consumo de produtos agrcolas. A agricultura tradicional transformou-se numa agricultura especializada - agricultura moderna. Medidas: Introduo da mecanizao Introduo de novas culturas Especializao em culturas de maior rendimento Emparcelamento (juno de vrias exploraes agrcolas) Existe um contraste a nvel mundial: Os pases industrializados, obtm maiores produes, satisfazendo as necessidades alimentares. Os pases no-industrializados, usam tcnicas tradicionais na agricultura, fracas produtividades que se reflectem na penria alimentar. Como se caracteriza a agricultura tradicional? Elevado nmero de mo-de-obra Reduzido/nulo ndice de mecanizao Pratica-se em minifndios Pratica-se a policultura Utilizao de tcnicas tradicionais Utilizao de adubos naturais Destino da produo o autoconsumo Baixo rendimento agrcola Baixa produtividade agrcola Quais so os tipos de agricultura tradicional?

Agricultura itinerante ou de queimada mais primitiva, praticada na frica, sia e Amrica Latina (pases menos desenvolvidos), queimam as terras para depois utilizarem as cinzas como fertilizante, pratica-se a policultura e os instrumentos e tcnicas agrcolas so muito primitivos. Agricultura Sedentria de sequeiro regies de maior densidade populacional, em frica, recorre ao pousio e rotao de culturas, utilizando como fertilizante o estrume dos animais que criam. Agricultura de Osis norte de frica nas regies de osis, sistema policultural, extrema diviso da propriedade. Agricultura da sia das mones ou rizicultura regio da sia, equilbrio com as condies naturais, aproveitamento das elevadas densidades populacionais, para a mo-de-obra, muito simples, minuciosa e intensiva.

Como se caracteriza a agricultura moderna? Esta agricultura conhecida com maior desenvolvimento e inovao nos pases industrializados da Europa, Amrica do Norte, Japo, Austrlia, Nova Zelndia, mas tambm na Argentina, e frica do Sul. Caractersticas: Reduzido nmero de trabalhadores Elevado ndice de mecanizao Pratica-se em latifndios Pratica-se a monocultura Utilizao de tcnicas modernas Utilizao de produtos qumicos, seleco de sementes, sistemas de rega automticos, estuda dos solos... Destino da produo so os mercados Elevado rendimento agrcola Elevada produtividade agrcola Rendimento agrcola quantidade de produo obtida por unidade de superfcie. Produtividade agrcola nmero de horas de trabalho necessrias para obter uma determinada quantidade de produo. Quais so os diferentes tipos de agricultura moderna? Agricultura europeia muito intensiva, exploraes pequenas de mdia dimenso, sistema policultural, mecanizada, uso de fertilizantes qumicos. PAC poltica agrcola comum Agricultura norte-americana praticada em grandes propriedades, em sistema de monocultura, com grande mecanizao, no Canad e EUA. Agricultura de plantao Meios tropicais, a produo destinada aos mercados feita por processos modernos, e as produes so o cacau, caf, algodo e borracha.

Como tem evoludo a agricultura em Portugal? Antes de 1986, predominava a agricultura tradicional, produo para o autoconsumo. No norte do pas predominava minifndios, enquanto no sul, j existiam alguns latifndios. Aps 1986, com a integrao no espao comunitrio, com o apoio ao sector agrcola, atravs de fundos, que se reflectiram: No investimento em mecanizao Aumento das produes de regadio (sistemas de irrigao) Promoo do emparcelamento Formao profissional dos agricultores Substituio de culturas por outras mais competitivas Quais so os impactos ambientais causados pela agricultura? Nos pases menos desenvolvidos, onde a agricultura do tipo tradicional, os maiores problemas so os seguintes: Fraca produtividade Desflorestao e eroso Desertificao e desocupao humana (devido a destruio dos solos) Esgotamento e eroso dos solos e poluio Nos pases desenvolvidos, onde a agricultura do tipo moderna existem os seguintes problemas: Superproduo (os produtores no conseguem escoar os seus produtos) Degradao e poluio dos solos (usos exaustivo de fertilizantes) Manipulao gentica (espcies transgnicas) Como desenvolver a agricultura numa perspectiva de sustentabilidade? Agricultura Biolgica Formas de trabalhar o solo preocupao em respeitar a microflora do solo, existe incorporao de matria orgnica. Rotao de culturas equilibrada e estudada, de longa durao. Fertilizao utilizao de adubos orgnicos, que fornecem os nutritivos necessrios. Luta contra inimigos das culturas so usadas bactrias e insectos auxiliares, para combater pragas e doenas. Resultados melhor qualidade dos produtos, mais sabor, e mais saudveis, diminuio da poluio e fertilidade dos solos por mais tempo. Como se desenvolve a actividade pecuria no mundo? A pecuria tem acompanhado o desenvolvimento da agricultura. Numa primeira fase o pastoreio constitui uma forma de pecuria extensiva, a criao de gado, com vista obteno de carne, leite, l e pele. A pecuria abarca uma maior rea que a actividade agrcola. Principais espcies de gado:

Gado Bovino (vacas) grande valor econmico pela produo de carne, leite e couro, passa actualmente por uma situao de crise, por causa da doena das vacas loucas. Os principais produtores so os EUA, a Rssia, a Argentina e o Brasil, pois tm uma grande extenso territorial. A Sua, a Dinamarca e os pases baixos destacam-se como produtores de leite. A produo de carne faz-se de uma forma extensiva, enquanto a de leite em regime de estabulao. Gado Suno (porcos) muito rendvel, pois exige poucos cuidados, a China, Rssia e EUA, que registam maiores produes. Gado Ovino (Ovelhas, Cabras) importante, pois produz l, carne e leite, os maiores produtores so a Rssia, a Austrlia e a China, ao nvel de produo de l, a Nova Zelndia e o Reino Unido so grandes produtores.

Transformaes na actividade pecuria: Seleco e especializao de raas Melhoria na alimentao Combate a epidemias Desenvolvimento da estabulao Melhoria da comercializao (tcnicas de conservao) Qual a importncia da actividade piscatria para as populaes litorais? Existem 3 tipos de pesca: Pesca local e costeira pequenas embarcaes, no se afastam da costa, tcnicas tradicionais, poucos tripulantes sem meios de conservao do pescado. Pesca do alto longe da costa, perodos de 8 dias, tcnicas modernas e embarcaes maiores, j com meios de conservao do pescado, com alguns tripulantes. Pesca de longa distncia barcos de grande tonelagem, processos de conservao do pescado e transformao do mesmo, meios sofisticados, como o radar, sonar, com bastantes tripulantes longa permanncia no mar.

Tcnicas utilizadas: Arrasto bastante eficiente, mas predatria, por capturar peixes jovens e por em causa a preservao das espcies. Cerco utilizada na captura de cardumes superficiais. Deriva praticada mais perto da costa, por embarcaes pequenas, logo, menos capturas. Portugal atravessa um perodo de crise por Ter uma frota envelhecida vocacionada, enquanto no sector mais modernizado sofre efeitos da concorrncia internacional devido a falta de acordos de pesca. Problemas da actividade piscatria: A sobre explorao dos oceanos provocada pelas capturas excessivas realizadas por barcos de pesca industrial (pesca de longa distancia), tm provocado a diminuio dos stocks estando alguns em situao de ruptura. Medidas para solucionar este problema: Modernizao dos navios

Modernizar frota com maior TAB (medida de capacidade de embarcaes) Formao profissional Definir pesos e tamanhos mnimos para cada espcie, para evitar a captura de juvenis) A Rssia, Japo, Reino Unido e Espanha tm as maiores frotas de pesca.

Unidade 3: A Indstria Como se distinguem os recursos renovveis dos no-renonveis? Recursos qualquer elemento que o Homem pode utilizar para satisfazer-se directa ou indirectamente. Os recursos podem ser: Renovveis no se esgotam, tm reservas ilimitadas, constante renovao (ex: gua, sol e vento) No-renovveis quando podem por excesso de utilizao vir a esgotar-se, pois tm quantidades limitadas (ex: petrleo, ferro e carvo)

Os minerais so recursos muito importantes na actividade industrial, mas so no renovveis e sujeitos a esgotamento. - Podem classificar-se em: Minerais metlicos (ferro; ouro) Minerais no-metlicos (sal-gema; quartzo) Rochas industriais (calcrio; granito) Rochas ornamentais (granito; mrmore) guas minerais (caractersticas minerais, so comerciveis) Quais so os principais recursos energticos tradicionais? Os recursos energticos podem ser renovveis e no-renovveis. - No-renovveis - utilizados h mais tempo (energias tradicionais) - Renovveis- recentes, pois so no poluentes (energias alternativas)

O que so energias alternativas?


Tipos de energia Principais utilizaes Vantagens Desvantagens

Madeira Aquecimento e confeco Destruio do ambiente de alimentos Carvo poluente, devido da sua queima Petrleo Acabar; poluente; renovvel -tes e mquinas Gs Natural ambientais devido e queima Utilizao domestica e industrial Energia elctrica, para combustveis de transporProduo de energia elctrica e ao

Relativamente barata

Das energias tradicionais Muito a que tem maiores reservas aos gases

Maior rendimento e eficcia no-

Das tradicionais, a menos Prob. sua explorao

poluente

Onde se localizam as principais matrias-primas industriais? Existem 4 grandes classes de matrias-primas: Matrias-primas de origem vegetal (madeira, algodo) Matrias-primas de origem animal (pele, l) Minerais metlicos (cobre, zinco, ferro, alumnio) Minerais no-metlicos (petrleo, carvo)

Como evoluiu a actividade industrial? Originou-se a Revoluo industrial, e a indstria evoluiu, em 3 fases: 1 fase Revoluo mecnica, fins do sc. XVIII at fins do sc. XVX, fonte de energia era o carvo, as indstrias situavam-se perto das minas de carvo e ferro. 2 fase Revoluo energtica, sc. XVX at II Guerra Mundial, fonte de energia era o petrleo e a electricidade, as indstrias situavam-se perto das grande cidades. 3 fase Revoluo electrnica, aps II Guerra Mundial at actualidade, fonte de energia o petrleo, gs Natural, e energias alternativas, as indstrias situavam-se nas zonas rurais, e prximos dos centro de investigao cientfica. As indstrias so classificadas: Quanto ao destino da produo: - Bens de consumo ( indstria txtil ou alimentar) - Bens de equipamento (indstria metalomecnica - produo de maquinaria) - Bens intermdios (indstria siderrgica ou do ao) Quanto ao peso da matria-prima: Pesadas ou de base (industria metalrgica ou petroqumica) Ligeiras (industria electrnica ou farmacutica)

Quais so os factores que influenciam a localizao das indstrias? Os factores que influenciam onde se deve instalar uma indstria so: - A proximidade das fontes de matria-prima; - Proximidade das fontes de energia; - Proximidade do mercado (cidades); - Mo-de-obra (qualificada/pouco qualificada); - Transportes e vias de comunicao; - Condies fsico-naturais; - Preo do terreno/espao; - Condicionalismos estatais. PDM- plano de direco municipal Como se distribui a actividade industrial? As reas mais industrializadas so: Europa Ocidental; EUA; Japo; Europa do Leste; Rssia... Os novos pases industrializados NPI - Novos pases industrializados (Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, e Hong Kong, aderiram aos NPI). NIP de 1 gerao Hong Kong, Coreia do Sul e Singapura. O Japo foi o motor de desenvolvimento dos outro pases.

Quais so os impactos ambientais causados pela indstria? So vrios: - Poluio atmosfrica - Poluio das guas - Poluio sonora - Lixos industriais Unidade 4: Os Servios e o Turismo Quais so os diferentes tipos de servios? Os factores que aumentaram o sector dos servios foram: Aumento do nvel de vida; Existncia de um estado-providncia; Concorrncia entre empresas; Sector de refgio Existem 4 principais tipos de servios, que so: - servios empresariais e a banca (seguros, crditos, investimentos); - servios pessoais (domstico, turismo, cultura); - servios de distribuio (comercio e transportes); - administrao pblica e servios sociais (Estado defesa, justia, educao) Quais so as diferentes formas de turismo? O incremento desta situao a nvel mundial, deve-se a factores como: - aumento dos tempos livres - aumento da mobilidade - novos padres de comportamento - liberalizao da circulao de pessoas - aumento do poder de compra ...tambm porque, existem vrios tipos de turismo: Turismo litoral ou balnear - movimenta muitas pessoas - consiste na procura do sol - explorao do litoral, no Vero - (mediterrneo, Carabas, Algarve, Califrnia) Turismo de montanha - procurado no inverno (desportos de neve) - explora a paisagem - ambientes montanhosos - (estncias de esqui nos Alpes, Pirinus, Serra Nevada) Turismo cultural - nas cidades que tm patrimnio arquitectnico - eventos culturais - museus importantes

(Paris, Londres, Roma, Atenas) Turismo de negcios e congressos viagens breves reunies de empresas feiras e exposies (Nova Iorque, Tquio, Francoforte, Hong Kong) Turismo Religioso peregrinao a lugares santos (Jerusalm, Vaticano, Meca, Ftima) Turismo Termal em termas muito popular no passado (Termas do Luso, Vichy) Turismo rural, aventura, ecolgico, de compras que se tem vindo a descobrir cada vez com mais aderentes

Que relao se estabelece entre o turismo e as caractersticas naturais e humanas de uma regio? Os factores fsicos que influenciam o turismo so: relevo clima vegetao gua Os factores humanos que influenciam o turismo so: construo de infra-estruturas e equipamentos oferta de alojamentos publicidade aos lugares interveno de operadores tursticos (oferecem vantagens) Quais so os principais fluxos tursticos? As principais reas de destino turstico so: Europa Carabas China/ Sudeste Asitico Mdio Oriente/ Norte de frica Ocenia/ Amrica do Sul, frica Negra Brasil Quais so os impactos ambientais e humanos dos servios e do turismo? - Aspectos positivos provocados pelo turismo: Promoo do emprego Promoo de produtos dos locais

Crescimento de infra-estruturas Desenvolvimento da economia - Impactos negativos provocados pelo turismo: Emprego sazonal, e pouco qualificado Elevado investimento em infra-estruturas Dependncia do turismo Desenvolvimento econmico explorado por outros pases - Os impactos ambientais negativos so: Destruio dos ecossistemas (fauna/flora) Contaminao dos recursos hdricos Sobreexplorao dos aquferos ( campos de golfe/ piscinas) Excesso de construo/ falta de ornamento do territrio Aumento dos resduos Unidade 5: As redes de transporte e telecomunicaes Como evoluram os principais meios de transporte? Os meios de transporte foram importantes, pois: Permitiram uma nova organizao espacial (desaparecimento dos subrbios) Quebra do isolamento (das zonas perifricas) Cultura mais global e trocas comerciais Deslocao cmoda, segura e rpida Distncia-tempo (tempo necessrio para percorrer uma distncia entre dois lugares) Distncia-custo ( o custo da deslocao entre dois lugares) Modos de transporte Rodovirio: Vantagens - Grande mobilidade de pessoas e bens. - Comodidade. - Rpido, econmico, para mdias e curtas distncias. - Rpido nas operaes de carga e descarga. - Flexibilidade dos itinerrios. - Faz o transporte porta a porta Desvantagens - Elevados nveis de poluio. - Elevada sinistralidade (acidentes) - Provoca grandes congestionamentos de trnsito. - Consome muito espao (infra-estruturas) - Capacidade de cargas pequenas. Ferrovirio: Vantagens - Consome pouco espao e energia.

Grande capacidade de carga. Econmica para o transporte de passageiros e mercadorias a mdias e longas distncias. Grande comodidade e segurana. Pouco poluente Desvantagens Elevados investimentos na construo de infra-estruturas. Fraca flexibilidade. Itinerrios fixos, o que implica o transbordo de passageiros e mercadorias.

Martimo: Vantagens - Transporte de grandes cargas a longas distncias. - de baixo custo. - Flexibilidade dos itinerrios. Desvantagens - Lento. - Transbordos nos interfaces porturios. Areo: Vantagens - Rapidez. - Ausncia de itinerrios fixos (mobilidade). - Grande comodidade e segurana. Desvantagens - Elevada poluio sonora/atmosfrica. - Elevado custo de transporte. - Fraca capacidade de carga. - Elevado consumo de espao. - Riscos para a populao que vive perto dos aeroportos. Quais so as principais redes de transporte do Mundo? Pases mais desenvolvidos mais de redes de transporte Pases menos desenvolvidos menos redes de transporte Quais os principais meios de telecomunicao? - correntes elctricas (por cabo) - ondas (por ondas) - telgrafo - telefone - rdio - televiso - telefones mveis - telemvel - telecpia (fax) - vdeo-conferncia e Internet

You might also like