You are on page 1of 65

DIAGNSTICO SOCIOECONMICO DO PROJETO IGARAP GERAIS

PORTO VELHO RO

2011

PREFEITO DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO ROBERTO EDUARDO SOBRINHO

SECRETRIO MUNICIPAL DE MUNICIPAL DE REGULARIZAO FUNDIRIA E HABITAO IAN KLEBER CERQUEIRA DE FARIAS

ADJUNTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE REGULARIZAO FUNDIRIA E HABITAO MNICA CRISTINA O. DE CARVALHO

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE HABITAO/DHA DORALICE DA CONCEIO LIMA

1. IDENTIFICAO Programa: Programa de Acelerao do Ao/Modalidade: Apoio Urbanizao Crescimento PAC. de Assentamentos Precrios. Empreendimento: Gerais. Projeto Igarap Localizao/Municpio: Porto Velho - RO.

Fonte de recursos: OGU

Regime de produo: Direta e Indireta.

Administrao

Objeto de interveno: Trabalho Tcnico Social. Executor da interveno: Prefeitura Municipal de Porto Velho. Telefone: 3901-3190 Responsvel Tcnico Social/SEMUR: Formao: Telefone: Endereo Eletrnico: 1.1- IDENTIFICAO DA INSTITUIO CONTRATADA. EMPRESA CONTRATADA TCNICA PESQUISAS E SERVIOS LTDA EQUIPE TCNICA Pesquisa Socioeconmica Coordenador: Josenice Nara Johson Macedo Empresa Privada voltada a Pesquisa e Desenvolvimento Humano e Social.

Diagnstico Socioeconmico

Coordenador Tcnico: Adriano Lopes Saraiva Graduado em Geografia e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiental UNIR.

SUMRIO

Introduo Metodologia PARTE 1 Caracterizao da rea de interveno e seu entorno 1.1. Histrico da rea de interveno 1.2. O Projeto Igarap Gerais 1.3. O Processo de Urbanizao na rea de interveno PARTE 2 Perfil Socioeconmico dos Chefes de Famlia 2.1. Perfil Socioeconmico dos Chefes de Famlia 2.2. Aspecto Fsico dos Domiclios 2.3. Necessidades especiais identificadas pela pesquisa PARTE 3 Infraestrutura Urbana e Aparelhos Comunitrios 3.1 Infraestrutura Urbana 3.2. Energia eltrica 3.3. Abastecimento de gua 3.4. Esgoto 3.5. Tipos de fossa das Moradias 3.6. Coleta e Destinao do Lixo 3.6. Iluminao Pblica 3.7. Situao das Moradias PARTE 4 Perspectivas de Trabalho e Gerao de Renda 4.1. Demandas para qualificao profissional 4.2. Formao para o Trabalho Consideraes Finais Referncias Anexos

Introduo
A elaborao do Diagnstico Socioeconmico parte integrante do Projeto de Trabalho Tcnico Social, pois com a realizao do diagnstico visando conhecer, descrever e analisar a rea de interveno e a populao beneficiria, de forma a elaborar um projeto adequado realidade local. O resultado do diagnstico dever ser considerado o marco zero para a avaliao dos resultados. Esta pesquisa foi realizada atravs da aplicao de um formulrio especfico (Levantamento Socioeconmico LSE) da Secretaria Municipal de Regularizao Fundiria e Habitao SEMUR. As reas de abrangncia do Projeto Igaraps Gerais contemplam bairros das zonas leste e norte da cidade de Porto Velho, quais sejam: Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimares, Lagoinha, Nova Porto Velho, Ronaldo Arago, So Joo Bosco, Liberdade, So Cristvo, Flodoaldo Pontes Pinto e Tancredo Neves. Foram coletados dados de 275 (duzentos e setenta e cinco) famlias beneficirias diretas moradoras em reas de risco prximo aos igaraps dos bairros que integram o Projeto, perfazendo um pblico total de 710 (setecentos e dez indivduos) pesquisados. A formao do banco de dados a partir da aplicao do LSE permitiu a elaborao deste trabalho, que segue as diretrizes estabelecidas no Projeto de Trabalho Tcnico Social e superviso por parte da SEMUR. O presente trabalho est dividido em quatro partes: A primeira versa sobre a caracterizao da rea de interveno e seu entorno, onde apresentado o levantamento histrico da rea, bem como o processo de urbanizao daquele espao e tambm, elementos para a compreenso do Projeto Igarap Gerais. A segunda parte apresenta os dados da pesquisa realizada atravs do Levantamento Socioeconmico, onde caracterizado quem o beneficirio do projeto, bem como aspectos fsicos dos domiclios, o perfil dos cnjuges, quais foram as necessidades especiais que foram identificadas pela pesquisa, alm de apresentar quais so os benefcios sociais que os beneficirios tm acesso.
6

A terceira parte apresenta dados sobre a infraestrutura urbana e equipamentos comunitrios encontrados nos bairros que integram o Projeto Igarap Gerais. Na quarta parte do trabalho so discutidas questes referentes ao trabalho e a gerao de renda para o pblico a ser atendido pelo projeto. Aspectos como qualificao profissional, formao para o trabalho e organizao comunitria fazem parte do universo dos beneficirios e devem ser item de pauta no planejamento deste projeto.

Metodologia
Para execuo desse trabalho realizamos a metodologia proposta no Termo de Referncia do Projeto de Trabalho Tcnico Social Igarap Santa Brbara que exige como premissa bsica o envolvimento da comunidade com o Projeto de Trabalho Tcnico Social e as aes da Secretaria Municipal de Regularizao Fundiria e Habitao SEMUR. Partindo desse ponto, realizaram-se as etapas planejadas at ento, como: Reunio com a populao a ser entrevistada para apresentao do projeto, explicar os objetivos, e todos os passos a ser seguido, como tambm solicitar a permisso para entrar na rea e abordar as famlias em cada domiclio; Selecionar a equipe de campo para aplicar a pesquisa; Treinar a equipe de entrevistadores para aplicao do Levantamento Socioeconmico; Anlise e digitao dos formulrios e emisso dos relatrios; e Elaborao do diagnstico. Cada uma das etapas foi trabalhada de forma a buscar a maior aproximao entre Projeto e Comunidade, buscou-se estabelecer dilogo e a medida do desenvolvimento das aes ampliarem a participao social. Nessa pesquisa direcionada ao diagnstico socioeconmico, tendo como unidade de estudo a rea do Projeto Igarap Gerais, localizada em rea urbana, fica evidente a necessidade de integrao de diversos elementos para se obter uma concluso deste estudo, considerando-se como elementos sociais, histricos e geogrficos. No aspecto social, o enfoque consiste em ocupaes irregulares, envolvendo desde habitaes isoladas at aglomerados de habitaes construdas prximas s margens dos cursos dgua, resultado da ausncia de um planejamento urbano voltado s camadas sociais de baixa renda. Embora seja possvel subdividir ou aplicar terminologias diferenciadas aos diversos nveis de irregularidades das habitaes, prope-se a generalizao das mesmas uma vez que a preocupao central refere-se influncia no processo de degradao e no caracterizao formal. O objetivo da pesquisa censitria buscou identificar e formar um banco de dados das famlias beneficirias a serem remanejadas da rea de

abrangncia do projeto. Por ocasio da pesquisa percebeu-se que existem muitas famlias com vulnerabilidade social e em rea de risco e alagamento. Neste caso a pesquisa mostrou sua grande importncia, pois facilitar uma avaliao eficaz e eficiente quanto necessidade de moradia digna a comunidade melhorando a autoestima e qualidade de vida das famlias beneficirias, bem como das famlias no entorno da implantao de Projetos Urbanstico na rea de interveno. Dessa forma, a regularizao fundiria parte fundamental do direito social de moradia, mas suas implicaes e repercusses na reestruturao do espao urbano devem perceb-la na perspectiva da promoo de um direito mais amplo: o direito cidade. Nesse sentido, um projeto como esse de regularizao de assentamentos urbanos faz parte de uma estratgia de poltica urbana que inclui, entre outras, as aes sobre a estrutura fundiria, a ocupao de vazios, a produo de moradias de interesse social e a distribuio dos equipamentos pblicos, disseminando-os no espao da cidade, com prioridade para sua implantao nas reas perifricas. Essa estratgia deve estar intimamente articulada com outras polticas pblicas, notadamente as de transporte e mobilidade urbana, de educao e gerao de renda, de qualificao e universalizao dos servios de sade, entre outras.

PARTE 1 CARACTERIZAO DA REA DE INTERVENO E SEU ENTORNO

10

1.1.

Histrico da rea de interveno A cidade de Porto Velho est situada margem direita do rio Madeira,

cujas guas escuras e sedimentos em suspenso, segundo os dizeres populares, escondem ouro e esperanas de riquezas. Situada ao extremo noroeste do Estado de Rondnia, a capital tem localizao privilegiada, s margens do trecho navegvel do rio Madeira e no entroncamento de duas importantes rodovias da Regio Norte (BR 364 e BR 329), sendo o plo de articulao entre a Regio Norte e o Sul do pas. Seu processo de crescimento, assim como o das outras cidades amaznicas, esteve condicionado ao auge dos ciclos das matrias primas, que acarretou na oscilao do fluxo de desenvolvimento da cidade enquanto a borracha apresentou valor comercial significativo, houve crescimento; e nos perodos de desvalorizao da borracha, devido s condies do comrcio internacional e a inoperncia empresarial e governamental, o processo foi de estagnao e crescimento da pobreza, ocasionando a formao desordenada de aglomerados urbanos, principalmente ao longo da BR 364. No sculo XVIII, as chamadas drogas do serto (plantas medicinais, leos, resinas, cacau, peles, peixes e carnes secas) despertaram o interesse econmico pela regio amaznica. Na segunda metade do XIX, teve incio o Ciclo da Borracha, motivado pela demanda crescente de pases como Estados Unidos e Europa, que exigiu rpido aumento de produo. Cerca de 400 mil famlias vindas do Nordeste instalaram-se nas reas de ocorrncia da borracha e de sua circulao fluvial. A estrada foi um dos primeiros grandes projetos que incidiu sob a regio prometendo desenvolvimento, sendo inicialmente criada para o escoamento da produo de borracha ao longo dos 366 km que ligam a capital do territrio de Rondnia a Guajar-Mirim, na fronteira com a Bolvia. No entanto, na sua inaugurao em 1912, o preo internacional da borracha j despencava, de modo que a ferrovia nunca deu o retorno esperado. As empresas estrangeiras responsveis pela construo da ferrovia faliram, causa da emigrao em massa da populao do Alto Madeira.

11

Em 1943, foi constitudo o Territrio Federal de Guapor, com capital em Porto Velho, mediante o desmembramento de reas pertencentes aos Estados de Mato Grosso e Amazonas. A inteno era apoiar a ocupao e o desenvolvimento da regio que, em 1956 , passa a chamar-se Territrio de Rondnia. At a dcada de 60, a economia resumiu-se extrao de borracha e de castanha-do-par. O crescimento acelerado s ocorreu, de fato, a partir das dcadas de 60 e 70. A poltica de incentivos fiscais e os intensos investimentos do governo federal, como os projetos de colonizao dirigida, estimularam a migrao, em grande parte originria do Centro-Sul. Alm disso, o acesso fcil terra boa e barata atraiu grandes empresrios interessados em investir na agropecuria e na indstria madeireira. Nessa poca, a descoberta de ouro e cassiterita tambm contribui para o aumento populacional. Entre 1960 e 1980, o nmero de habitantes cresceu quase oito vezes, passando, de 70 mil para 500 mil. Somente em 1981, Rondnia ganhou a condio de Estado. Apenas a partir de 1960, a ocupao urbana das cidades da Amaznia intensificou-se, em decorrncia de uma poltica de desenvolvimento da regio amaznica, encabeada pelo ento presidente Juscelino Kubitschek (19561961). A lgica dos projetos e planos de desenvolvimento implantados pode ser resumida, de um lado pelos projetos de colonizao regional e investimentos em infraestrutura, que desencadearam um processo intenso de ocupao, e, de outro lado, por uma poltica de expanso das fronteiras agrcolas. A partir dessa poca, enquanto j se observava a desruralizao populacional no pas, na regio Norte ela ainda crescia intensamente, tendo seu fluxo arrefecido apenas na primeira metade dos anos 90. Em 1995, a construo do porto graneleiro na capital Porto Velho, e a abertura, em 1997, da hidrovia do Rio Madeira, mudaram o perfil econmico de Rondnia. Com 1.115 quilmetros de extenso, a hidrovia liga a capital ao porto de Itacoatiara, no Amazonas, barateando o transporte de seus produtos agrcolas. Rondnia abastece a Regio Nordeste com feijo e milho, e destacase tambm como produtor nacional de cacau, caf, arroz e soja. A formao do Estado de Rondnia e de sua capital so exemplos de que o processo de povoamento e desenvolvimento da Amaznia foi motivado, inicialmente, pelo extrativismo em diferentes ciclos. Estes ciclos condicionaram
12

a dinmica de crescimento demogrfico da regio amaznica aos perodos de prosperidade e decadncia econmica das reas de base extrativista, ocasionando um movimento populacional oscilante, caracterizado por fluxos e refluxos. Entre 1970 e 2000, a populao urbana da regio amaznica dobrou de tamanho, passando de 36% para 70%, segundo dados do IBGE (2000). Seu rpido crescimento, contudo, no garantiu uma boa qualidade de vida populao. O quadro social na regio muito grave, marcado por altas taxas de desemprego, prostituio e pobreza. A infraestrutura urbana, um dos elementos do Direito Moradia e essencial para a qualidade de vida da populao , at hoje, uma das mais precrias do pas: a gua no tratada, os igaraps14 so transformados em depsito de lixo e esgotos a cu aberto; os resduos so despejados diretamente nos rios, contaminando as guas. A intensa migrao teve profundas consequncias em Rondnia. O sonho de enriquecer no Eldorado amaznico no se realizara para o grande contingente de migrantes que se deslocou para a regio; e as periferias das cidades expandiram-se por meio de ocupaes e loteamentos irregulares. Segundo o IBGE, entre 1980 e 1991, a populao residente de Rondnia mais que dobrou, alcanando em torno de 1 milho de pessoas. Houve, nesta dcada, um crescimento anual de 7,9% ao ano, o que, comparado com a taxa mdia brasileira (1,9% a.a.) e com a prpria Regio Norte (3,9 % a.a.), considerado explosivo. Na dcada de 90, o territrio passa a perder populao, de acordo com o IBGE; a migrao ocorre principalmente em direo a Roraima. Com o esgotamento da qualidade da terra, em virtude das constantes queimadas, os pequenos agricultores buscam novas fronteiras agrcolas na Amaznia. Dado o processo de urbanizao relatado, Porto Velho tornou-se um caldeiro cultural, onde se mistura hbitos e sotaques de todo pas: o BoiBumb e forr (de origem nordestina), o vaneiro (gacho), ao tacac e aa, o chimarro, a alpercata, a bota e o chapu de vaqueiro. O desenvolvimento da pecuria incorporou as festas de pees e, os rodeios, os folguedos juninos. A expanso urbana da cidade, a exemplo de outros municpios brasileiros, ocorreu de forma rpida e desordenada, sem que a administrao municipal conseguisse acompanhar e gerenciar a ocupao do
13

territrio. Isto resultou em uma infraestrutura deficiente, incapaz de atender satisfatoriamente uma populao de 335 mil habitantes (IBGE, 2000) espalhadas num territrio de quase 35 mil km2. Alm disso, a capital de Rondnia teve o seu processo de expanso limitado a Oeste pelo rio Madeira, e ao Norte e ao Sul por reas de responsabilidade do Exrcito e Aeronutica. A mancha urbana atual, com uma extenso aproximada de 150 km2, acompanha de forma grosseira o traado da rodovia federal BR 364. Desse breve relato, pode-se constatar que o modelo de desenvolvimento imposto regio amaznica no considerou a necessidade de se promoverem, simultaneamente, os direitos econmicos, sociais, culturais e ambientais das populaes originais e tradicionais da regio (indgenas, quilombolas, caboclos ribeirinhos, pescadores ou extrativistas), bem como da parcela desfavorecida da crescente populao urbana. Esse quadro revela a adeso ao mito de desenvolvimento que, na prtica, no trouxe melhoria qualidade de vida das comunidades locais, produzindo pobreza e desigualdade. A negao desses grupos como prioridade dos projetos governamentais indica que, ao ignorar os valores de identidade e cultura dessas populaes, os modos de vida desses grupos tnicos, formadores de nossa sociedade, so ameaados de extino. Da mesma forma, as calamidades ambientais produzidas ameaam o legado da riqueza da biodiversidade brasileira. Por fim, ao se ignorarem os saberes e modo de vida dos povos da Amaznia, o que se impede a afirmao de modos de vida alternativos vida nas grandes cidades opes mais sustentveis e que no dependem do emprego formal, em grande parte escassa nas cidades brasileiras. 1.2. O Projeto Igarap Gerais Os igaraps que cortam diversos bairros da cidade de Porto Velho tm normalmente os perodos de cheia e vazante. A margem desses Igaraps protegida por Lei como rea de interesse ambiental. No entanto, essas reas foram ocupadas irregularmente submetendo as famlias residentes a riscos de

14

alagamento, deslizamentos e desabamentos, tornando-se vulnerveis a doenas epidmicas e infecto-contagiosas. Conforme a Lei Complementar N 097 de dezembro de 1999, que dispe sobre o parcelamento, uso e ocupao do solo do municpio de Porto Velho, em seu Artigo 47 discorre: Art. 47 Constituem-se em reas de interesse ambiental: I ao longo de qualquer curso dgua, a partir da linha de mxima cheia, ser: a) No canal do Bate Estaca, de 50m (cinquenta metros); b) Nos canais das Lavadeiras, Santa Brbara, Penal e Tanques, de 25 m (vinte cinco metros); c) Outros canais sero de 15 m (quinze metros). O artigo 42, combinado com o artigo 44 desta Lei, define que so tambm consideradas como reas de interesse urbanstico, pois a destinao dessas reas de preservao e renovao da paisagem urbana, pois contm bens e valores scio-culturais dignos de serem preservados e recuperados como o caso do Canal dos Tanques, Canal da Penal, e demais canais. O Projeto Igarap Gerais pretende desenvolver aes scioeducativas junto comunidade beneficiria, buscando oferecer populao um canal aberto de participao para anlise crtica e interferncia nas aes previstas, como meio para o exerccio da cidadania. Durante esse processo objetiva-se criar mecanismos que fomentem e valorizem as potencialidades da comunidade beneficiria, atravs da participao efetiva nos processos de deciso, implantao e manuteno do Projeto, proporcionando melhoria da qualidade de vida da populao beneficiada. As aes a serem desenvolvidas preconizam o envolvimento da comunidade em todas as etapas do projeto, que contempla os eixos de organizao e participao comunitria, organizao e auto-sustentabilidade condominial, educao sanitria e ambiental, e gerao de trabalho e renda destinados s famlias que sero beneficiadas com o empreendimento a ser executado com recursos do Programa de Acelerao do Crescimento - PAC, atravs do Ministrio das Cidades/Caixa Econmica Federal CEF.
15

A grande rea de abrangncia do Projeto Igaraps Gerais contempla bairros das zonas leste e norte da cidade de Porto Velho, como Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimares, Lagoinha, Nova Porto Velho, Ronaldo Arago, So Joo Bosco, Liberdade, So Cristvo, Flodoaldo Pontes Pinto e Tancredo Neves. Nestes bairros pode-se observar infraestrutura com ruas pavimentadas, gua potvel, iluminao pblica, transporte coletivo, sendo que nas reas de entorno dos igaraps, os resduos slidos e esgotos so lanados diretamente nestes, ocasionando contaminao das guas e degradao ambiental.

1.3.

O Processo de Urbanizao na rea de interveno Ao se considerar os centros urbanos como um atrativo migrao,

pode-se destacar que cada vez mais as pessoas so levadas a procurar se estabelecer neles tomando como justificativa a busca de uma vida melhor, embora na maioria das vezes essa noo de melhoria de vida se confronte com a realidade vivida do desemprego ou subemprego que so apontados como principal causa de ocupaes irregulares em reas desprovidas de saneamento bsico, sobretudo s margens dos cursos dgua. O crescimento de ncleos urbanos se d em funo das migraes, e tende a aparecer o processo de periferizao, atualmente verificado na maior parte das grandes cidades (TRINDADE JUNIOR, 2000). As reas urbanas, assim, so as que mais absorvem massas de populao advinda de outras regies, que se submetem, por questes econmicas, aos bairros de pouca infraestrutura, este fenmeno tambm resulta do deslocamento populacional da rea central para reas mais afastadas. As mudanas ocorridas na organizao urbana da regio, segundo nos mostra Corra (1987), indicam que at 1960 verificou-se um padro espacial predominantemente dendrtico, definido a partir dos rios, da rede urbana. Atualmente, o que se verifica uma ruptura desse padro com um forte dinamismo das cidades localizadas ou que passaram a surgir s margens das rodovias, em detrimento s cidades ribeirinhas e uma urbanizao concentrada nas capitais estaduais.

16

diversificao

das

atividades

econmicas

as

mudanas

populacionais resultantes, reestruturaram e reorganizaram a rede de assentamentos humanos na regio. A viso da Amaznia no incio do sculo 21 apresenta padres e arranjos espaciais de uma Amaznia diferente: em meio a floresta tropical um tecido urbano complexo se estruturou, levando a criao e o uso do termo "floresta urbanizada" pelos pesquisadores que estudam e acompanham o processo de ocupao da regio (BECKER, 1995). Contudo, o crescimento da populao urbana no foi acompanhado da implementao de infraestrutura para garantir condies mnimas de qualidade de vida. Baixos ndices de sade, educao e salrios aliados falta de equipamentos urbanos, denotam a baixa qualidade de vida da populao local (BECKER, 1995 e 1998). A condio de vida nas cidades e nos assentamentos urbanos constitui um dos maiores e piores problemas ambientais na Amaznia (BECKER, 2001). O processo histrico de ocupao humana e urbanizao da Amaznia no se deu linearmente, o contexto poltico e econmico ao longo do tempo foram determinantes destas flutuaes. Atualmente, a urbanizao da regio encontra-se em fase de estruturao, caracterizando-se ainda como uma regio de "fronteira", onde a dinmica das cidades ainda muito intensa e estvel, incluindo o surgimento de novos assentamentos urbanos. Alm do aumento da populao urbana, verifica-se tambm a multiplicao do nmero de cidades e, igualmente, a mudana no modo de vida de grande parte da populao que passa a viver nas cidades. O que se verifica nisso tudo que a urbanizao recente repercutiu numa profunda reestruturao urbana e regional, implicando tambm uma reestruturao do modo de vida das populaes locais e migrantes. Como consequncia da elevada densidade populacional, a impermeabilizao dos solos, por meio de construes, calamentos e pavimentaes, aumenta o escoamento superficial, reduzindo assim a infiltrao. importante reforar que a densidade populacional possui nveis variados no processo de degradao do ambiente, que por sua vez apresenta reaes diversificadas, ou seja, maior ou menor resistncia atividade humana. A gua, por sua vez, continua sendo essencial para a estruturao das sociedades urbanas, o que mudou foi a intensidade da explorao pelas diversas atividades antrpicas, uma vez que o aumento populacional e o
17

prprio trabalho humano associado s inovaes tecnolgicas exige maior consumo em detrimento do respeito aos limites impostos pela natureza. O novo modelo econmico imposto regio fez com que determinadas reas se tornassem intensamente dinmicas, sendo que os ncleos populacionais se multiplicaram ou foram estimulados a crescer ao longo de rodovias e ferrovias. Em algumas delas, muitas vezes ligadas ainda dinmica econmica herdada do passado e s vias fluviais, o rural e o urbano se confundem, mostrando a intensa articulao da cidade com uma temporalidade ainda no totalmente assimilada pelas novas atividades e modos de vida implantados mais recentemente. O processo de urbanizao da Amaznia, baseado na ocupao econmica do territrio, inverteu, portanto, o padro de povoamento regional, tradicionalmente fundamentado na circulao fluvial: as rodovias atraram o povoamento para a terra firme e novas reas, abrindo grandes clareiras na floresta e, sob o influxo da nova circulao, a Amaznia foi urbanizada e industrializada acompanhada por srios problemas sociais e ambientais A disposio espacial do povoamento foi alterada pelos investimentos federais nas dcadas que se seguiram. As estradas pioneiras passaram a ser atratoras dos fluxos migratrios dirigidos e espontneos. medida que as estradas pioneiras eram construdas em terra firme novas aglomeraes foram surgindo, muitas j sob a forma de cidades. As aglomeraes ribeirinhas foram marginalizadas, com exceo daquelas cortadas pelos novos eixos de circulao terrestre, e as capitais foram revigoradas pelo influxo migratrio. Entre 1960 e 1991 a populao urbana cresceu mais que a populao total da regio. As classes de tamanho das cidades mantiveram-se estveis at 1970, a partir de onde se iniciou o processo de desconcentrao dado pela reduo da participao relativa das grandes cidades e aumento da participao relativa das cidades mdias e pequenas (menos de 100.000 habitantes). Entre 1970 e 2000, a populao urbana da regio amaznica dobrou de tamanho, passando de 36% para 70%. Seu rpido crescimento, contudo, no garantiu qualidade de vida populao. O quadro social na regio muito grave, marcado por altas taxas de desemprego, prostituio e pobreza. A infraestrutura urbana, um dos elementos do Direito Moradia e essencial para
18

a qualidade de vida da populao , at hoje, uma das mais precrias do pas: a gua no tratada, os igaraps so transformados em depsito de lixo e esgotos a cu aberto; os resduos so despejados diretamente nos rios, contaminando as guas.

19

PARTE 2 PERFIL SOCIOECONMICO DOS CHEFES DE FAMLIA

20

2.1. Perfil Socioeconmico dos Chefes de Famlia:

Por meio de um processo de coleta de dados junto ao pblico beneficirio direto que totaliza 275 (duzentos e setenta e cinco) chefes de famlia utilizando para tal intuito um instrumento denominado Levantamento Socioeconmico LSE objetivando apresentar as informaes selecionadas, sistematizadas e interpretadas, buscando-se caracterizar a populao

beneficiada utilizando os eixos que compem o formulrio, tais como: Dados pessoais/profissionais, Dados do Cnjuge, Composio Familiar,

Regularizao Fundiria e Controle Urbanstico, Moradia e Infraestrutura, Acesso a servios Pblicos e Insero no mundo do trabalho e Observaes. Dessa forma, se tem dados que vo nos mostrar a luz de grficos, a situao na qual esto inseridos os sujeitos sociais que fazem parte desta realidade, evidenciando aspectos como: idade, sexo, religio, etnia, faixa etria, estado civil, identidade sexual, profisso, remunerao/fonte de renda/insero no mercado de trabalho, escolaridade, tempo de trabalho, atividade produtiva, Benefcios sociais e outros. No tocante a estrutura das famlias, os dados que se referem ao sexo do chefe da famlia o levantamento apresenta 59% de sujeitos do sexo feminino ao passo que 36% so do sexo masculino, conforme o grfico abaixo:

21

GRFICO 1 : POPULAO PESQUISADA CLASSIFICAO POR SEXO ITEM 03

5%

36% Masculino Feminino No Respondeu

59%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Nesse ponto necessrio destacar tal aspecto, pois nos chama ateno a crtica ao entrelace dos estudos sobre a famlia s de gnero nos permite ver, a noo de chefe de famlia. Predominantemente associada figura masculina, a quem se atribui o papel de provedor e responsvel legal pelo grupo familiar, sobre o qual este exerce uma indiscutvel autoridade. Essa anlise nos leva obrigatoriamente desconstruo desse modelo tradicional de famlia, possibilitando o entendimento da ocorrncia de um conjunto de transformaes nas estruturas familiares; entre elas, a identificao de outros modelos de convivncia e solidariedade entre pessoas, o que traz, particularmente, a percepo do crescimento das chamadas famlias chefiadas por mulheres. A famlia representa um grupo social primrio que influencia e influenciado por outras pessoas e instituies. um grupo de pessoas, ou um nmero de grupos domsticos ligados por descendncia (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimnio ou adoo. Membros de uma famlia costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A famlia unida por mltiplos laos capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as geraes. Podemos ento, definir famlia como um conjunto invisvel de exigncias funcionais que organiza a interao dos membros da mesma, considerando-a,
22

igualmente, como um sistema, que opera atravs de padres transacionais. Assim, no interior da famlia, os indivduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela gerao, sexo, interesse e/ou funo, havendo diferentes nveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A famlia como unidade social, enfrenta uma srie de tarefas de desenvolvimento, diferindo a nvel dos parmetros culturais, mas possuindo as mesmas razes universais (MINUCHIN,1990). Na Amrica Latina, h estimativas de que mais de 30% das famlias so chefiadas atualmente por mulheres e, no Brasil, sabe-se que nas reas metropolitanas esse nmero bastante superior, principalmente em reas perifricas a margem das polticas pblicas voltadas ao exerccio da cidadania. Na verdade, no se trata de um fenmeno novo, pois h registros da sua ocorrncia em grupos populares desde o sculo XIX, mas, nas ltimas dcadas, vem se notando a ampliao entre as camadas mdias e populares. H vrios fatores contribuindo para a ampliao desse fenmeno e de sua visibilidade social, entre os quais se articulam fatores de ordem ideolgica e socioeconmica, fazendo com que, de um lado, o modelo ideolgico da famlia nuclear entre em choque com a nova onda de mulheres ss com seus filhos, em grande parte decorrente da entrada macia de mulheres no mercado de trabalho nas ltimas dcadas, o que vem lhes permitindo, particularmente quelas de camadas mdias, melhores condies de manuteno de sua famlia, independentemente da figura masculina; de outro lado, temos fatores de ordem mais propriamente econmica, ocasionados pelo crescimento do fenmeno entre as mulheres pertencentes s camadas mais pauperizadas da populao urbana particularmente entre aquela situada abaixo da chamada linha de pobreza em um contexto de crescente isolamento dos ncleos domsticos das redes de parentesco e solidariedade, aumentando assim o nmero de pessoas livres de vnculos de proteo social, em situao de pauperismo extremo, evidenciando a ausncia do Estado no atendimento s necessidades dessa populao e pressionando o delineamento de novas polticas pblicas. (MACEDO, 2002) A partir deste dado continuamos a caracterizao dos chefes de famlia do Projeto Igarap Grande:
23

GRFICO 2 : POPULAO PE SQUISADA POR RAA ITEN 4

15% 1% 31% BRANCA AM ARELA NEGRA INDIGENA 2% NO INFORM OU

51%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Raa um conceito usado vulgarmente para categorizar diferentes populaes de uma espcie biolgica por suas caractersticas fenotpicas ou fsicas. A antropologia, entre os sculos XVII e XX, usou igualmente vrias classificaes de grupos humanos no que conhecido como "raas humanas" mas, desde que se utilizaram os mtodos genticos para estudar populaes humanas, essas classificaes e o prprio conceito de "raas humanas" deixaram de ser utilizados. Um conceito alternativo a "etnia". E quanto raa dos chefes de famlia 51% se declaram negros, 31% branca, 1% indgenas e 15% no informaram a raa. Seguindo a tendncia da grande miscigenao pela qual os grupos sociais tm passado no decorrer dos anos, principalmente no Estado de Rondnia com os fluxos migratrios que foram responsveis pela formao do contingente populacional que hoje habita a capital rondoniense.

24

GRFICO 3: FAIXA ETRIA DAS PESSOAS PESQUISADAS ITEM 05

5% 31%

17% > 30 anos 30 50 Anos < 50 Anos No Informou a Idade 47%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Dentre o grupo dos chefes de famlia no item que se refere faixa etria, podemos observar uma populao jovem entre 20 30 anos totalizando 17%, um grupo adulto entre 30 50 totalizando 47%, a outra entre com mais de 50 anos totalizam 31% e percentual de 5% daqueles que no informaram a idade. A dinmica populacional dos beneficirios estudados ascendente, visto que composta predominantemente por jovens e adultos compreendidos no intervalo da faixa etria de 0 a 30 anos. Este aspecto somado percepo local da atividade como profisso pode ser considerado um forte indicador para as aes voltadas a formao, trabalho e gerao de renda. As demais faixas etrias mostram que o contingente populacional de sujeitos com mais de cinquenta anos o grupo em menor nmero, evidenciando que o pblico em sua grande maioria composto de jovens e adultos, contrariando uma tendncia da populao brasileira que est envelhecendo aumentando os ndices de indivduos com mais de cinquenta anos de idade.

25

GRFICO 4 : NATURALIDADE/UF DA POPULAO PESQUISADA ITEM 06

5%

40% RO Outros Estados No Respondeu 55%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Temos ai uma diversidade de origens, sujeitos vindos de todas as regies do pas, mas um dado merece destaque quando temos a maior parte totalizando 55% possuem origem nos demais Estados do pas ao passo que 40% que possuem sua origem no Estado de Rondnia. Com o segundo Ciclo da Borracha, da Cassiterita e do Ouro, o municpio de Porto Velho recebeu um grande contingente de migrantes que trouxe um grande crescimento para a cidade. Foi criada infraestrutura necessria para o escoamento de produtos, oferta de servios bancrios, comrcio, transporte e com a abertura de rodovias o Estado de Rondnia passa a ter comunicao com o centro sul do pas. A abertura da BR 364, na dcada de 70, e o ciclo do ouro na dcada seguinte trazem novamente a Porto Velho um grande contingente populacional advindo de vrios lugares do pas. Grupos que vieram com o intuito de explorar a riqueza aqui existente, ocasionando crescimento desordenado e vrios problemas sociais para a populao que j residia e para os recm chegados. Levando em considerao a faixa etria deste grupo, essas pessoas j fazem parte da gerao dos filhos daqueles que vieram para Rondnia nos ciclos econmicos da borracha, da abertura da BR 364 e da explorao do ouro (TEIXEIRA & FONSECA, 2001).

26

GRFICO 5: NACIONALIDADE DOS CNJUGES/UF ITEM 34

RO Outros Estados No Informaram

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

No que se refere aos cnjuges a situao de origem podemos obervar que a grande maioria no a informou, o quantitativo de cnjuges que nasceram no Estado considervel, enquanto que o quantitativo de outros Estados menor.

GRFICO 6 : POSSUI CARO PIS OU PASEP ITEM 10

5%

38% SIM NO No informaram 57%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

27

Quanto a possuir PIS ou PASEP o quadro se apresenta da seguinte forma: 57% no possuem, enquanto que 38% usufruem deste benefcio e 5% no informaram que possuem ou no. Tais percentuais fruto da insero ou no no mercado formal de trabalho, percebemos que se mais da metade dos chefes de famlia no tem PIS ou PASEP, eles esto inseridos no mercado informal.

GRFICO 7: POSSUI CARTO DO SUS ITEM 11

5%

30%

SIM NO No Informou 65%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Os chefes de famlia quando perguntados se possuem Carto do SUS nos mostram que 65% o possuem, 30% no o possuem e 5% no informaram.

28

GR FICO 8 : ES TA DO CIV IL DOS PE S QUIS ADOS - ITE M 13 120 100 Nmero de Pessoas 80 60 40 20 0 Casado(a) S olteiro(a) Divorciado(a) V iuvo(a) S eparado Unio Estvel No Inform ou Judicialmente

Condi o a tua l do pe squisa do

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Quanto ao estado civil dos chefes de famlia h uma diversidade de situaes, o grupo dos solteiros soma 102 indivduos, os casados totalizam 85 dos chefes de famlia; j o grupo dos que vivem em unio estvel de 43 indivduos, vivo(a) somam 21 indivduos, 16 so divorciados(a), separados judicialmente totalizam 03 indivduos, e 05 indivduos no informaram o seu estado civil.

29

GRFICO 9 : ORIENTAO SEXUAL DOS PESQUISADOS ITEM 14

1%

1%

5%

93%

Heterossexual

Bissexual

Homossexual

No respondeu

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

No que se refere orientao sexual dos chefes de famlia temos 93% heterossexuais; 5% que no informaram sua orientao sexual, e 1% se declaram bissexual e outros 1% homossexuais.

GRFICO 10: PROFISSIONALIZAO DOS PESQUISADOS ITEM 21

44%

56%

TEM PROFISSO

NO TEM NENHUMA PROFISSO

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

No que se refere a profisso do chefe de famlia temos um percentual preocupante, uma vez que 56% declaram no possuir profisso e 44% afirmam possuir profisso. Dado que nos remete a outros aspectos como insero no
30

mercado de trabalho, escolaridade e atividade produtiva. Logo em seguida o grfico de Situao de Renda vai de encontro ao aspecto profissional.

G R F ICO 11: S ITUA O D E RE NDA DA S P E S S O A S P E S Q U IS A DA S ITE M 23 N o in fo rm o u O u tro s BP C S e rv. P b lico Ap o se n ta d o (a ) N o te m Re n d a P e n cio n ista In fo rm a l CT P S

24 17 3 33 26 93 8 45 54
Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Dentre os chefes de famlia pesquisados no que concerne a situao de renda temos diversas situaes, os indivduos que no tem renda so o grupo maior com 93 sujeitos, os indivduos que esto no mercado formal totalizam 54, no mercado informal 45 indivduos, 33 so servidores pblicos, 08 so pensionistas e 03 recebem BPC, 24 indivduos no informaram se possuem renda e 17 possuem outras formas de renda.

31

GRFICO 12 SETOR ECONOMICO QUE ATUA ITEM 28

2%

10% 0%

36%

11%

Industria Comercio Agropecuria Setor Pblico Servios Outros No informou

7%

34%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

E no que se refere atividade econmica dos chefes de famlia, 36% no informaram em que setor da economia est inserido, 34% esto no setor de servios; 10% trabalham no comrcio, 11% esto no setor pblico; 7% possuem outros tipos de atividade; 1% est na agropecuria e mais 2% dos chefes de famlia esto na indstria.

GRFICO 13 : INSCRITO NO FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Servio) ITEM 29

19%

17%

SIM NO No Informou

64%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Foi questionado aos chefes de famlia se estavam inscritos no Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS, assim, 64% no est, 17% esto inscritos e 19% no informou.
32

G R F ICO 14: A F am lia rec ebe B enefc ios S oc iais ITE M 32 140 NUMERO DE FAMILIAS QUE RECEBE 120 100 80 60 40 20 0 3 4 21 0 P E TI B ols a fam ilia O utros No No Inform ou 40 131

65

B P C-Idos o B P C-Defic iente

BENEF ICIO S S O CIAIS


Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Os demais benefcios que os chefes de famlia da rea do Projeto Igarap Gerais tm acesso se destaca o BPC Benefcio de Prestao Continuada de Assistncia Social e o Bolsa famlia como programas de auxlio financeiro a pessoas de baixa renda. Os chefes de famlia que recebem o BPC fazem parte de um grupo que teve o direito de ter acesso a esse beneficio garantido pela Constituio Federal de 1988 que consiste no pagamento de 01 (um) salrio mnimo mensal a pessoas com 65 anos de idade ou mais e a pessoas com deficincia incapacitante para a vida independente e para o trabalho. Em ambos os casos a renda per capita familiar seja inferior a do salrio mnimo. O benefcio gerido pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), a quem compete sua gesto, acompanhamento e avaliao. Ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), compete a sua operacionalizao.

33

G R F IC O 1 5 : N M E R O D E P E S S O A S Q U E R E C E B E M B O L S A F AM L IA IT E M 3 2 .1
300 250 TOTAL APROX . DE FAMLIAS 200 150 100 50 0 NO SIM N o In fo rma ra m D ISTR IB U I O D O B EN E F IC IO N A AM O STR A PES Q U IS AD A
Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

S rie 1

G R F IC O 1 6 : G R AU D E E S C O L AR ID AD E D A P O P U L A O P E S Q U IS AD A IT E M 41
N o in fo rm a d o P s G ra d u a o En sin o S u p e rio r En sin o M d io (2 G ra u ) En sin o fu n d a m e n ta l (6 a o 9 a n o ) En sin o F u n d a m e n ta ( 1 a 5 An o ) A lfa b e tiz a d o Ed u ca o in fa n til N o fre q u e n to u a e sco la

58 8 84 22 2 127 143 19 24 25
T O T AL DA P O P UL A O P ES Q UIS A DA

S rie1

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Diante do pblico total pesquisado quando perguntado sobre a escolaridade temos 222 indivduos com o ensino mdio, 127 indivduos possuem o ensino fundamental II e 143 possuem o ensino fundamental I, com nvel superior 84 indivduos e 08 indivduos com ps-graduao; 19 indivduos
34

so alfabetizados, 24 esto na educao infantil; 25 no frenquentam a escola e 58 indivduos no informaram.

G R F IC O 17: R E N D A M D IA TO TA L D A P O P U LA O P E S Q U IS A D A ITE M 41 450 400 350 TOTAL DE PESSOAS 300 250 200 150 100 50 0 N o inform ou ou no tem renda R $ 1 465 R $ 500 998 R $ 1000 4000 R $ 5000 22000

U N IV ER S O D A P ES Q U IS A 710 P ES S O A S
Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

A renda dos sujeitos que integram o Projeto Igarap Gerais possui vrios aspectos que vo convergir para o valor que cada indivduo ter como renda/remunerao, podemos destacar a escolaridade, sexo, faixa etria e tempo/experincia no mercado de trabalho; principalmente neste caso que se trata de um grupo social que habita rea de risco e que no tem acesso a infraestrutura bsica. O grfico apresenta quantitativos da seguinte forma: 416 indivduos no possuem renda, 39 sujeitos tm renda menor ou igual a 01 salrio mnimo, 177 tem renda entre R$ 500,00 a R$ 998,00; 74 indivduos possuem renda entre R$ 1000,00 a R$ 4.000,00 e 04 sujeitos possuem renda entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00.

35

GRFICO 18: PRINCIPAL RESPONSAVEL PELA TOMADA DE DECISO NA FAMLIA ITEM 43

15 1

76 121

No Informado Av Casal Filho Homen

Mulher Outros

81

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Quando

para

tomar

decises

sobre

aspectos

familiares

responsabilidade da mulher em 121 das famlias, em 81 famlias quem toma a deciso o homem, em 76 famlias o casal, em 04 famlias o filho responsvel pelas decises, em 05 so outros sujeitos responsveis e em 15 famlias no foi informado.

36

GRFICO 20: LOCAL DE ULTIMA MORADIA- POPULAO PESQUISADA ITEM 47

No Informado Bairro/Porto Velho Outos Estados Interior de RO Outros Zona Rual

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

No que se referem ao local da ltima moradia dos chefes de famlia, os quantitativos nos mostram que 238 moram na cidade de Porto Velho em outros bairros que os que integram o Projeto Igarap Gerais; 30 dos chefes de famlia vieram de outros Estados; 10 vieram do interior do Estado de Rondnia; 02 vieram de outros locais; enquanto que 19 no responderam ao questionamento e 04 vieram da zona rural do municpio de Porto Velho.

37

GRFICO: 21 TEMPO DE RESIDENCIA NESTA CASA - ITEM 47.1

5% 24% 12%

No Informado 01/10anos 11/20anos 21/30anos Acima de 31 anos 21% 38%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

A quantidade de tempo que os chefes de famlia possuem em sua residncia se apresenta com os seguintes percentuais: 38% possuem entre 11 a 20 anos de moradia; 24% residem a mais de 31 anos na rea do Projeto; 21% entre 21 a 30 anos de moradia; 12% entre 01 a 10 anos de moradia; e 5% no informaram o tempo de moradia.

38

2.2. Aspecto Fsico dos Domiclios:


A rea de abrangncia do Projeto Igarap Gerais contempla uma rea formada por reas pertencentes aos seguintes bairros: Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimares, Lagoinha, Nova Porto Velho, Ronaldo Arago, So Joo Bosco, Liberdade, So Cristvo, Flodoaldo Pontes Pinto e Tancredo Neves. Uma casa ou uma residncia , no seu sentido mais comum, uma estrutura artificial construda pelo ser humano cuja funo constituir-se de um espao de moradia para um indivduo ou conjunto de indivduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenmenos naturais exteriores (como a as chuvas, o vento, calor e frio, entre outros), alm de servir de refgio contra ataques de terceiros. Apesar de seu carter artificial em relao s construes naturais, originalmente o homem utilizou-se de formaes naturais, como cavernas, para suprimir as demandas de uma residncia, porm estas estruturas tendem a caracterizar-se mais como um abrigo que como um lar. Neste sentido, a casa entendida como a estrutura que para alm de constituir-se como abrigo, definese como uma construo cultural de uma dada sociedade. A residncia, portanto, corresponde ao arqutipo da habitao termo que normalmente empregado por especialistas para ser referir genericamente ao ato de morar e s suas vrias possibilidades e configuraes, enquanto a casa entendida como o objeto da moradia. No entanto, em que pese os dispositivos legais, quase toda a sua dimenso, encontra-se ocupada irregularmente por moradias, sendo a grande maioria em condies precrias, onde habitam famlias de baixa renda, com elevado grau de vulnerabilidade e risco social. Verifica-se tambm a existncia de imveis de melhor padro, com predomnio do tipo residencial e alguns comrcios.

39

GRFICO: 22 O IMVEL DE USO ITEM 49

7%

1% 8%

No Informado Comercial Mixto Residencial

84%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Quando ao uso da moradia, os chefes de famlia informaram que quase a totalidade utiliza a moradia para morar; temos 84% que fazem uso residencial da moradia; 8% fazem uso misto; 1% faz uso comercial e 7% no informaram o uso de sua moradia.

GRFICO 23: SITUAO DA MORADIA ITEM 48

3%

5% 12%

No informado 10% Alugada Cedida Prpria Ocupao

70%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

40

Quando a situao da moradia temos os seguintes percentuais: 70% das moradias prpria; 10% so cedidas; 12% alugada; 3% ocupou a moradia; e 5% no informou sobre como a situao de moradia que possui.
GRFICO 25: A FAMLIA PAGA IPTU ITEM 53

5%

32%

No informaou No Sim

63%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Quanto ao pagamento do IPTU 63% dos chefes de famlia afirma que no faz o pagamento, enquanto que 32% realizam o pagamento e 5% no informou sobre a realizao do pagamento do referido imposto.

GRFICO 26: A MORADIA ESTA LOCALIZADA EM:

ITEM 54

Encosta

0 47 60 162 34

Area de Risco

Ocupao

Area Verde

No Informou

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

41

Quanto a localizao da moradia, podemos perceber que 162 das moradias est em rea verde, 60 moradias em rea de ocupao, outras 47 em rea de risco e 34 que no foram informadas onde est localizada.

GRFICO 27: OCORRENCIA DE ALAGAMENTOS - ITEM 57

6%

34% No Informou No Sim

60%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Quanto a ocorrncia de alagamentos, os chefes de famlia nos informam que 60% das moradias no alaga, ao passo que 34% das moradias est em rea de alagamento e 6% que no informou sobre a ocorrncia de alagamentos.

GRAFICO29: TIPO DE CONSTRUO DA MORADIA - ITEM 61

6% 15%

5%

No Informou Alvenaria Madeira Outras

74%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

42

E nesse contexto de tipos de construo das moradias se destaca a alvenaria como material da grande maioria, pois 74% so o percentual de residncias construdas com esse material, j as moradias em madeira somam 15%; 6% que so feitas de outros materiais e 5% no informaram o material utilizado na construo de sua residncia.

GRAFICO30: COMPOSIO DO TELHADO - ITEM 62

1%

4%

7%

3% No Informou Barro Fibra/Cimento Outros Zinco

85%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

A cobertura das residncias em sua grande maioria em telha de fibrocimento totalizando 85% das moradias, 3% em telha de barro, 4% de telha de zinco e 1% em outros materiais.

2.3. Necessidades especiais identificadas pela pesquisa: Um dos maiores ndices de portadores de deficientes fsicos, segundo populao resultados total, do censo 2000 de publicado pelo IBGE, apresentado no cenrio brasileiro. Cerca de 24,6 milhes ou 14,5% da so portadores necessidades especiais, destacando o Brasil como uma das maiores taxa de populao de

43

deficientes do mundo e a menor que no participa no mercado de trabalho. A OIT (Organizao Internacional o Trabalho) em uma conveno n. 159 de 1983, aprovada pelo Brasil atravs do Decreto Legislativo n 51, de 28 de agosto de 1989 conceitua pessoa com deficincia no art. 11, da seguinte forma: Para efeitos da presente Conveno, entende-se por pessoa com deficincia todo indivduo cujas possibilidades de obter e conservar um emprego adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficincia de carter fsico ou mental devidamente reconhecida. Neste sentido Fonseca (2000, p. 482), diz: O conceito em questo ressalta o carter funcional das deficincias fsicas ou sensoriais, estabelecendo a Conveno o dever dos pases signatrios de se engajarem em atividades de integrao e de fornecerem instrumentos que viabilizem o exerccio das atividades profissionais para as pessoas que deles necessitem. O Decreto 3.298/99 art. 3 define deficincia como "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padro considerado normal para o ser humano". Nesse sentido foi questionada dentro da pesquisa realizada, a existncia de membros da famlia dos beneficirios portadores de necessidades especiais residindo na moradia, o quantitativo apresentado nos mostra que 27 indivduos possuem algum tipo de necessidade especial contra 249 individuos que no possuem e 27 individuos que no souberam informar sobre a existncia de algum portador de deficincia da famlia.

44

GRFICO 19: NA MORADIA H PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ITEM 44

27

27

No Informado No Sim

249

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

45

PARTE 3 Infraestrutura Urbana e Aparelhos Comunitrios:

46

Quase um tero do total dos domiclios urbanos permanentes do Pas, 10,2 milhes de moradias, carece de, pelo menos, um dos servios pblicos abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, coleta de lixo e energia eltrica , com 60,3% destas moradias nas faixas de renda de at 03 salrios mnimos. Na regio Nordeste existe mais de 4,4 milhes de moradias com este tipo de deficincia, o que representa cerca de 40% do total do Brasil. Tambm compem o dficit qualitativo 2,8 milhes de domiclios urbanos que contabilizam mais de trs moradores por cmodo da habitao e 837 mil moradias edificadas h mais de 50 anos e carentes de reforma e readequao um problema urbano recente e que dever se agravar nos prximos anos , pois uma parte expressiva do estoque de domiclios do Pas foi construda a partir da dcada de 60. As necessidades qualitativas se diferenciam entre as regies do Pas. No Norte, Nordeste e Centro Oeste, mais de 50% dos domiclios urbanos permanentes tm algum tipo de carncia de infraestrutura urbana e saneamento ambiental, porcentagem que diminui para 15% no Sudeste, onde o adensamento excessivo e a depreciao so expressivos. As opes para o enfrentamento das disparidades socioespaciais se colocam para o jogo das foras polticas da sociedade brasileira. Os mecanismo do sistema de participao social na gesto dos municpios so, sem dvida, espaos fundamentais para a definio dessas prioridades e do modelo de cidade que se pretende, mas essas questes esto permanentemente se recolocando, a partir da prpria dinmica social e poltica, na lenta e necessariamente conflituosa construo de cidades mais democrticas e igualitrias. Percebe-se, assim, a clara dimenso poltica do direito cidade, que inclui o direito a terra e moradia, mas os amplifica, inserindo-os em um direito aos bens e servios produzidos pela sociedade. Dessa forma apresentamos a seguir os dados referentes infraestrutura urbana e equipamentos comunitrios existentes na rea do Projeto Igarap Grande.

47

3.1 Infraestrutura Urbana: O termo infraestrutura pode ser empregado para definir um conjunto de servios, pblicos ou privados, essenciais manuteno da vida nas cidades, preservao da sade de seus habitantes e ao desenvolvimento das atividades econmicas. Fazem parte desses servios, o abastecimento de gua, a coleta e tratamento de esgotos e lixo, drenagem pluvial, energia eltrica e iluminao pblica, etc. O porte dessas redes depende das necessidades e do tamanho das localidades atendidas e a forma como esses servios chegam populao esto diretamente vinculadas s condies naturais como as caractersticas do solo, da vegetao, dos corpos dgua, do clima, dentre outras (CARVALHO, 1999). Os servios urbanos construdos pelo homem para atender s demandas dos ncleos urbanos, ou seja, as redes de abastecimento de gua, coleta de esgotos e lixo, drenagem pluvial, entre outras formariam a mesoestrutura, cuja funo proporcionar condies de funcionamento da superestrutura. E como super estrutura, se entende como o [...] conjunto de estruturas antrpicas finalsticas, compreendendo moradia, comrcio, indstria, servios, educao, cultura, lazer e desporto. (CARVALHO, 1999)

48

3.2. Energia eltrica:


GRAFICO31: A ENERGIA ELTRICA NAS MORADIAS PESQUISADAS : - ITEM 63

6%

2%

No Informou Irregular Regular

92%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

O acesso a energia eltrica nos domiclios pesquisados se mostra satisfatrio, uma vez que a grande maioria dos beneficirios conta com energia regular em suas moradias, ficando assim distribudos: 92% das moradias possuem rede de energia regular; 2% contam com redes irregulares; e 6% no informou. 3.3. Abastecimento de gua:
GRAFICO: 34 PRINCIPAL FONTE DE ABASTECIMENTO DE GUA DAS RESIDENCIAS - ITEM 65

15% 13%

6% No Informou Caerd No h Poo Artesiano

1% 65%

Poo Raso

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

49

No tocante ao acesso a gua tratada h uma situao mais favorvel aos beneficirios, pois 65% destes utilizam gua distribuda pela CAERD. O que em certa medida evita problemas de sade decorrentes do consumo de gua no tratada. Dados do censo de 2001 (IBGE, 2001) revelaram que cerca de 1/4 das residncias do pas no contavam com servio de gua potvel, situao que infelizmente se repete entre o pblico pesquisado, uma vez que 13% dos domiclios so abastecidos por poo artesiano; 15% por poo raso; 1% no possuem fontes de abastecimento de gua em sua moradia e 6% no informou sobre o abastecimento de gua. 3.4. Esgoto: A gua que distribuda populao, e j utilizada, assim como os detritos produzidos pelas moradias se tornam repulsivas aos sentidos, e nociva para o ser humano, em consequncia da poluio e da contaminao. O seu imediato afastamento e um destino especfico que no venha a comprometer o meio ambiente fazem parte de providncias que vo garantir a sade e o bem estar da populao. (PUPPI, 1981)

GRAFICO36: DESTINO FINAL DO ESGOTO DOMSTICO - ITEM 67

6%

45%

No Informou Canalizado Outros 47% 2% Vala cu Aberto

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

50

O levantamento realizado junto ao pblico beneficirio traz a tona um dos grandes problemas da falta de infraestrutura nos bairros da cidade de Porto Velho, que a destinao do esgoto produzido nos domiclios. Dentre os dados temos 45% das moradias destinando o esgoto em valas a cu aberto; 47% canalizam para fossa; 2% dos chefes de famlia destinam o esgoto produzido em sua moradia em outras situaes e local; e 6% no informaram sobre a destinao do lixo. 3.5. Tipos de Fossa:
GRAFICO 35: TIPO DE FOSSA NAS RESIDENCIAS - ITEM 66

0%

6% No Informou 38% Aceptica Ceu Aberto Fossa Outros

42%

14%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

O levantamento demonstra que 42% das moradias possuem fossa assptica; j 14% das moradias possuem fossa a cu aberto, outras 38% moradias possuem fossa sptica. Situao que traz a tona diversos problemas advindos dessa destinao inapropriada dos dejetos, uma vez que estes vo entrar em contato com o ambiente e contaminar a gua, o solo e o meio ambiente, podendo ocasionar doenas e problemas para a sade da coletividade.

51

3.6. Coleta e Destinao do Lixo:

GRAFICO37: SE EXISTE COLETA DE LIXO RESPONDERAM - ITEM 68

8%

6%

No Informou No Sim

86%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

No que se refere a coleta de lixo, a pesquisa nos mostra que 86% das moradias contam com coleta de lixo regular e 6% afirmam que no possuem coleta de lixo. Dessa forma o lixo produzido nas moradias acaba indo direto pras vias pblicas, igaraps e quintais desocupados que existem na rea do projeto.

52

GRAFICO38: QUANDO NO H COLETA PBLICA O DESTINO DO LIXO : ITEM 69

1% 2%

4% No Informou Deposita terreno baldio No Coleta Queima Enterra 93%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Os dados do grfico acima mostram a destinao do lixo das moradias quando no h coleta de lixo, dessa forma 93% possuem colega de lixo; 4% queimam o lixo; 2% depositam em terreno baldio e 1% enterram.

3.7. Iluminao Pblica:

GRAFICO 32 : EXISTE ILUMINAO PBLICA NA RUA - ITEM 64

6%

33%

No Informou No Sim

61%

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

53

No item iluminao pblica nas ruas dos bairros que integram o Projeto Igarap Gerais a pesquisa aponta que 61% dos beneficirios contam com esse servio em sua rua, e 33% no contam com iluminao pblica. Mostrando-nos o quadro que observado nos demais espaos da cidade de Porto Velho que no possuem iluminao pblica ou quando esse servio existe, o mesmo no d conta de atender a todos.

3.8. Situao das Moradias

DOCUMENTOS DO IMVEL Documento de Doao Escritura Pblica Nenhum documento Outros No Informaram

RESIDENCIAS 7 15 146 10 17

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

Podemos observar que a grande maioria dos beneficirios no possui documento algum do imvel que reside (146), mostrando que esses lugares foram ocupados, evidenciando que inicialmente tais espaos no seriam indicados para moradia. Outro aspecto que merece destaque a quantidade de recibos e/ou contrato de compra e venda, e que poucos possuem documento de doao do terreno; demonstrando que as moradias passaram por processos de comercializao, de mudana de proprietrios e outros processos que mereceriam uma investigao mais detalhada.
PROCEDIMENTO Ocupou habitao abandonada Comprou lote sem benfeitoria/vazio Ocupou Originalmente Comprou lote com habitao desocupada No Informaram N de Famlias 3 87 29 65 119

Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009.

54

A tabela acima nos d conta da situao em que se encontram algumas moradias que esto em rea de ocupao ou os espaos que foram sendo ocupados com o passar do tempo. A precariedade habitacional verifica-se pela ocupao de reas de risco e de proteo ambiental, localizadas s margens dos igaraps e do Rio Madeira; pela grande maioria dos lotes no terem titulao; pela falta de condies de habitabilidade das moradias autoconstrudas na periferia, em reas sem a mnima infraestrutura; e a consequente desordem socioambiental. Tambm existem moradias construdas com sacos plsticos e papeles, habitadas por pessoas oriundas das migraes internas. Tais percentuais nos levam a perceber que a falta de planejamento e a ausncia de uma poltica de habitao leva o ser humano a fixar residncia em reas muitas vezes inapropriadas para moradia, ocasionando os mais diversos problemas para a dinmica urbana das cidades. (TRINDADE JUNIOR, 2000)

55

PARTE 4 PERSPECTIVAS DE TRABALHO E GERAO DE RENDA

Sem dvida, a temtica do trabalho e renda ocupa o centro desta estratgia, que busca convergir para o estabelecimento da emancipao social, poltica e econmica da populao excluda no plano local o eixo estruturante de um novo padro de poltica pblica. Mas tudo isso, contudo, dificilmente permitir solucionar o conjunto das mazelas que atingem as populaes excludas no Brasil, sem que um projeto nacional de desenvolvimento esteja posto em curso. No se pode deixar de mencionar que o Brasil tem percorrido, nos ltimo 26 anos, a trajetria do reduzido crescimento da produo e, por consequncia, amargo uma perspectiva de regresso econmica sem comparao ao longo do seu perodo histrico republicano. Ao se concentrar na exportao de produtos de baixo valor agregado e reduzido contedo tecnolgico, bem como prisioneiro da lgica da acumulao da riqueza, a capacidade de gerao de trabalho e renda que sustente uma mudana estrutural no conjunto da populao pobre e excluda tende a permanecer significativamente contida. Da mesma forma, a situao relacionada regulao do trabalho, que implica ateno s formas de contrao da mo de obra (formal ou informal), tambm dependem da interferncia do governo central, uma vez que no plano local no h autonomia para alterao legal do padro nacional de uso e remunerao dos trabalhadores. A despeito das limitaes presentes ao pleno desenvolvimento nacional, cabe ao plano local uma oportunidade indita para sustentar uma nova etapa de gerao de trabalho e renda. A seguir apresentamos os dados que foram pesquisados junto ao pblico do Projeto Igarap Gerais no que concerne ao item Trabalho e Gerao de Renda.

56

4.1. Demandas para qualificao profissional: A emergncia de novos paradigmas no mundo do trabalho e da formao para o mundo produtivo implicou a redefinio do lugar destinado educao, uma vez que, a partir dos anos 1990, diversos interesses passam a convergir para esse fim. As razes desses interesses dizem respeito, particularmente, qualificao do trabalhador, objetivando adaptar-lhes s inovaes tecnolgicas ou qualificao social e tcnica, como possibilidade de acesso e empoderamento dos indivduos. Objetivando a busca de propiciar meios para melhorar qualidade de vida das famlias, foi levantado sobre o interesse de se qualificar profissionalmente visando gerao de emprego e renda, pois todos os beneficirios se mostraram interessados em fazer parte de algum programa com essa finalidade. Para tanto se buscou dentro da pesquisa realizada levantar dados sobre as habilidades que os beneficirios possuem, visando assim, um planejamento futuro para aes de formao para o mundo do trabalho. Na tabela abaixo apresentamos as habilidades que foram levantadas:
CURSOS QUE A FAMILIA GOSTARIA DE FAZER N Pess 145 22 19 14 13 10 9 9 8 7 6 6 5 5 3 3 3 3 3 3 INFORMATICA CORTE E COSTURA ELETRICISTA ARTENATO MANICURE TECNICO ENFERMAGEM MECANICA MUSICA CABALEREIRO SECRETARIADO CULINRIA INGLES DANA PINTURA ARTES CONSTRUO CIVIL CROCHE ENFERMAGEM LINGUAS: INGLES E ESPANHOL NATAO ARMADOR ASSISTENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR DE PADEIRO BANHO E TOSA CONFEITARIA CONFEITEIRA DE BOLO DEPLILAO EDUCAO AMBIENTAL EMPREENDEDORISMOS ESCOLA DE MUSICA ESPECIALIZAO FARMACIA FLORES DECORATIVAS GESTO AMBIENTAL GESTO PUBLICA JUD LINGUAS MARCENARIA MARKETING MODELAGEM INDUSTRIAL N Pess 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
57

3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 85

PROFISSIONALIZANTE MODELO RELAES HUMANA MONTAGEM DE MICRO AUXILIAR ADMINISTRATIVO MOTORISTA AVANADO PEDICURE BORDADO PINTURA EM TECIDO ESTTICA PINTURA EM TELA FUTEBOL PISCULTURA MECANICA DE MOTO RECEPCINISTA MESTRE DE OBRA RECURSOS HUMANOS OPERADOR DE CAIXA RELAES PUBLICAS PROFISSIONALIZANTES TELEMARKETING ADMINISTRAO TORNEARIA APEFEIOAMENTO VENDAS APERFEIOAMENTO DE MARCENARIA VIOLO No opinaram ou no desejam fazer cursos Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Diante dos percentuais apresentados se torna importante fazer referncia aos dados referentes escolaridade dos beneficirios bem como de seus familiares. Esse grupo social se apresenta com um grau de instruo ainda em formao, o que em certa medida pode ser um fator limitante para um processo de formao para o trabalho. Nesse sentido fundamental estabelecer uma poltica de acesso a escolaridade, bem como o aumento do grau de instruo de todas as famlias beneficiadas pelo Projeto. Ao pensarmos possibilidades para o empoderamento, para a capacidade de empregabilidade, e de formas individual ou coletivamente gerar trabalho e renda, devemos levar em considerao a grande diversidade que faz parte do grupo, afinal, estamos vivendo um processo de intensas mudanas em nossa realidade advinda dos grandes empreendimentos pensados para a Amaznia. Outro aspecto que deve ser algo de ateno quanto ao trabalho da mulher, pois o papel da mulher visto como de subordinao e o trabalho feminino como uma continuidade das tarefas domsticas j no faz mais parte da realidade de um mercado to competitivo como o nosso. Dessa forma, pensar aes de gerao de emprego e renda deve passar pelo incentivo ao associativismo e ao cooperativismo com foco no empreendedorismo e/ou na economia solidria; da qualificao e requalificao profissional do trabalhador para ingressar no mercado de trabalho como empregado ou como gestor do seu prprio negcio; de linhas de crditos para financiamento dos empreendimentos e de parcerias entre todas as instncias
58

governamentais (federal, estadual e municipal), Sindicato de Trabalhadores, Federaes, Empresas, por meio da Responsabilidade Social Empresarial e de Organizaes no Governamentais ONGs (DIAS, S/D). 4.2. Formao para o Trabalho: A formao entendida neste trabalho como prtica social especfica e como verdadeira instituio que cumpre certas funes sociais relacionadas com a reproduo, regulao e legitimao do sistema social, ao mesmo tempo em que celebra determinados valores, por vezes contraditrios, ligados ao mundo do trabalho e da educao. No Brasil, h duas dcadas, pelo menos, trabalhamos com a categoria trabalho informal que, como outras sutilezas ideolgicas, no expressa toda a gravidade do problema que inclui, ao menos 50% da populao economicamente ativa (IBGE, 2000). O trabalho informal inclui o trabalho autnomo do profissional liberal, do microempresrio e do vendedor ambulante. A diferena bsica entre eles est no nvel de escolaridade (que pode ser superior, mdio ou fundamental ou semi-analfabeto), no estrato social de onde provm e na proteo social de que usufruem: para os do primeiro nvel esto previstos a inscrio de acordo com a lei e o pagamento de impostos. Possivelmente tambm para os do segundo nvel. No ltimo deles, pode-se ter uma licena municipal de venda ou ser absolutamente ilegal na atividade. Para os dois primeiros, se puderem pagar, a proteo social se expressa na contribuio regular a um servio privado de sade e de aposentadoria. Aos ltimos, nada garantido, salvo, com sorte, o atendimento em uma emergncia hospitalar.

59

N DE PESSOAS QUE REAS DE HABILIDADE MARCARAM A ALTERNATIVA MUSICA 02 ARTES 05 DANA 06 AGRCOLA 08 CARPINTARIA 08 PINTURA 14 CORTE E COSTURA 17 ARTESANATO 19 MANICURE 24 CONSTRUO CIVIL 46 CULINRIA 55 OUTROS 63 Fonte: Primria/SEMUR/LSE/2009

Quaisquer que sejam os projetos de educao e de educao profissional para os beneficirios, eles tero por contexto no apenas o trabalho incerto, mas a incerteza de usufruir dos bens que o contrato de trabalho por tempo indeterminado ou de carteira assinada antes proporcionava, principalmente aos jovens: a independncia e/ou a realizao de um projeto de vida, a constituio de uma famlia, ter filhos, realizar o sonho da casa prpria etc.

60

Consideraes Finais Durante a execuo desse trabalho as informaes coletadas nas entrevistas, atravs da aplicao do questionrio scioeconmico, foram amplamente analisadas para que permitssemos delinear um perfil dessa populao e da realidade do meio em que residem. O "Diagnstico Socioeconmico do Projeto Igarap Gerais" um documento de produo coletiva do conhecimento da realidade e, as informaes nele contidas manifestam o carter de construo coletiva com o envolvimento dos atores locais. preciso ter claro que o diagnstico no se confunde com um censo ou com uma pesquisa cientfica, seus dados, portanto, s podem ser analisados a partir do contexto metodolgico sob o qual foi escrito. Nessa tica, procuramos sistematizar os dados tcnicos e sociais e concluir que o proposto neste projeto de suma relevncia, posto que, existe a necessidade de instituir parcerias institucionais na busca de negociao social com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos beneficirios do projeto propiciando moradia com qualidade e condies para o exerccio da cidadania e o acesso s polticas pblicas. Portanto, visvel a necessidade de uma viso mais aguada do Poder Pblico para com os indivduos/beneficirios, no sentido de consider-los numa dimenso mais ampla e importante a respeito de sensibilizao, informao e capacitao tornando-os atores sociais do seu processo, para que sejam aptos a intervir na nova dinmica que se apresenta para o futuro e que lhe propicie uma qualidade de sobrevivncia mais digna. O Projeto Igarap Gerais se apresenta como um programa de incluso da populao local que ir colaborar na organizao do espao urbano, com o disciplinamento do uso e ocupao do solo, oferta dos servios de saneamento bsico e reas de lazer. Trazendo impactos positivos relevantes no mbito social, aumentando a autoestima dos beneficirios, que, sentindo-se cidados, melhoram as suas relaes sociais, o que colabora para uma melhoria significativa da qualidade de vida.

61

Referncias

ARAUJO, Rogrio P.Z. Interveno Estrutural em Assentamentos Informais: Contribuio para Sistemas de Infra-estrutura Alternativos ou Alternativas Tecnolgicas para Sistemas de Mesoestrutura Urbana. Relatrio de Pesquisa apresentada ao Fundo de Incentivo pesquisa da Sociedade Mineira de Cultura. Belo Horizonte, 2005. BARROS, Raphael T. de V. et alli. Saneamento. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995 BECKER, B. K. Undoing Myths: The Amazon - An Urbanized forest. In: Clsener, G. M. , Sachs, I., Brazilian Perspectives on sustainable development of the Amazon region - Man and Biosphere Series, Paris, UNESCO e Parthenon Publish Group Limited. 53-89. 1995. BECKER, B. K. A Especificidade do Urbano na Amaznia: Desafios para polticas Pblicas Consequentes. Estudo elaborado para a Secretaria de Coordenao dos Assuntos da Amaznia. Legal - Ministrio do Meio Ambiente. Rio de Janeiro, Ministrio do Meio Ambiente. 60p. 1998. BECKER, B. K. Mesa Redonda: Sensoriamento Remoto e a questo urbana na Amaznia. In: X Simpsio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Foz do Iguau - PR. 2001a. BECKER, B. K. Reviso das polticas de ocupao da Amaznia: possvel identificar modelos para projetar cenrios? (verso preliminar), Rio de Janeiro, Laboratrio de Gesto do Territrio/UFRJ. 2001b BECKER, B. K. with colaboration of Miranda, M.P. O papel das cidades na ocupao da Amaznia. In: Seminrio de tecnologias para os assentamentos humanos no trpico mido, IPEA/ECLAC, Manaus, 1987. Decreto n. 3.298, Regulamenta a Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, consolida as normas de proteo, e d outras providncias. Braslia: 20 de dezembro de 1999. BRASIL. Lei 8.112. Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Braslia: 11 de dezembro de 1990. BRASIL. Lei 8.213. Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Braslia: 24 de julho de 1991. CARVALHO, Edzio T. Geologia Urbana para todos: uma viso de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 1999. DIAS, Maria do Carmo da Silva. Gerao de Emprego, Renda e Poltica de Qualificao Nacional: elementos para uma anlise no Estado do Par. Grupo Trabalho: Neoliberalismo e Relaes de Trabalho. UFMG. Mineog., S/D. FERREIRA, Sandra Lessa da Silva. Diagnstico socioambiental da Bacia do Ribeiro dos Padilhas: o processo de ocupao do Loteamento Bairro Novo,

62

Stio Cercado Curitiba PR. Dissertao (Mestrado em Geografia) Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2005. FERNANDES, E. (org.) (2001). Direito urbanstico e poltica urbana no Brasil. Belo Horizonte, Del Rey. FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. Proteo Jurdica dos Portadores de Deficincia. Revista de Direitos Difusos n. 4 - So Paulo, IBAP - Instituto Brasileiro de Advocacia Pblica & Editora Esplanada ADCOAS, 2000. GENEBRA, Conveno n. 159, da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), Trata sobre reabilitao profissional e emprego de pessoas deficientes: 1983. HEREDIA, Beatriz Maria Alsia de. Gnero e acesso a polticas pblicas no meio rural brasileiro. In: Revista NERA. Presidente Prudente, Ano 9, N. 08, Jan/Jun. de 2006, pgs. 1-28. MACEDO, Mrcia S. Relaes de Gnero do Contexto Urbano: Um Olhar Sobre as Mulheres. In: Perspectivas de Gnero: Debates e questes para as ONGs. Recife: GTGnero . Plataforma de Contrapartes Novib / SOS CORPO Gnero e Cidadania, 2002. MASCAR, Juan Luis - Desenho urbano e custos de urbanizao. Braslia: Ministrio da Habitao, Urbanismo e Meio Ambiente, 1987. MASCAR, Juan Luis Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: L., Mascar, 2003. MASCAR, L. e MASCAR, J. Vegetao urbana. Porto Alegre: L. Mascar, J. Mascar, 2002. MAUS, Maria Anglica Motta. Trabalhadeiras e Camarados: relaes de gnero, simbolismo e ritualizao numa comunidade amaznica. Belm: Centro de Filosofia e Cincias Humanas/UFPA, 1993. MINUCHIN, Salvador. Famlias: Funcionamento & Tratamento. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. p. 25-69. MITSCHEIN, T. et alii. Urbanizao selvagem e proletarizao passiva na Amaznia: o caso de Belm. Belm: Cejup, 1989. PUPPI, I. C. Estrutura Sanitria das Cidades. Curitiba, Universidade Federal do Paran/So Paulo, CETESB, 1981. RAMREZ, L. M. Donde Localizar Hospitales Pblicos? Las Nuevas Tecnologas SIG Como Herramientas de Apoyo a La Planificacin Territorial. Un caso de estudio aplicado a la Provincia del Chaco. Argentina: Revista Srie Geogrfica p.121 130 N. 10. 2002. SNCHEZ, F. Polticas urbanas em renovao: uma leitura crtica dos modelos emergentes. Porto Alegre, ANPUR, 1999. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo: Hucitec, 1993. STANHOPE, Marcia Teorias e Desenvolvimento Familiar. In STANHOPE, Marcia ; LANCASTER, Jeanette Enfermagem Comunitria: Promoo de Sade de Grupos, Famlias e Indivduos. 1. ed. Lisboa : Lusocincia, 1999. ISBN 972-8383-05-3. p. 492-514.
63

TEIXEIRA, Marco Antnio Domingues & FONSECA, Dante Ribeiro da. Histria Regional (Rondnia). 2 Edio. Ed. Rondoniana, 2001. TRINDADE JUNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. A natureza da urbanizao na Amaznia e sua expresso metropolitana. In: Geografares, Vitria, Vol. 1. Junho de 2000, pgs. 117-129. VILLAA, F. A Segregao Urbana: Ou a Justia no injusto espao urbano Revista Brasileira de Cincias Criminais ano 11, n 44, julho/setembro 2003. VILLAA, F. Espao Intra-Urbano no Brasil. So Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 1998. VICENT, Joan. A sociedade agrria como fluxo organizado: processos de desenvolvimento passados e presentes. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (org). Antropologia das sociedades contemporneas. So Paulo: Global, 1987. p. 375-402. ZMITROWICZ, Witold. Infra-estrutura urbana. (Texto Tcnico da Escola Politcnica da USP, Departamento de Engenharia de Construo Civil, TT/PCC/17). So Paulo: EPUSP, 1997.

64

AN E X O Formulrio LSE

65

You might also like