You are on page 1of 5

21-03-2012

CONTABILIDADE FINANCEIRA AVANADA

LICENCIATURA EM FISCALIDADE / LICENCIATURA EM CONTABILIDADE

Os ganhos obtidos com a alienao de quotas ou aces configuram rendimentos de mais-valias, sujeitos a IRS nos termos da alnea b) do n. 1 do art. 10. do CIRS (rendimento da categoria G). O saldo positivo entre as mais-valias e menos-valias tributado taxa especial de 25%, sem prejuzo da opo pelo seu englobamento por titulares residentes em territrio portugus (nmeros 4 e 7 do art. 72. do CIRS).

21-03-2012

43. do CIRS: 1 - O valor dos rendimentos qualificados como mais-valias o correspondente ao saldo apurado entre as mais-valias e as menos-valias realizadas no mesmo ano, determinadas nos termos dos artigos seguintes. 2 - O saldo referido no nmero anterior, respeitante s transmisses efectuadas por residentes previstas nas alneas a), c) e d) do n. 1 do artigo 10., positivo ou negativo, apenas considerado em 50% do seu valor. 3- O saldo referido no n. 1, respeitante s transmisses previstas na alnea b) do n. 1 do artigo 10., relativo a micro e pequenas empresas no cotadas nos mercados regulamentado ou no regulamentado da bolsa de valores, quando positivo, igualmente considerado em 50 % do seu valor. (Redaco dada pelo artigo 1. da Lei 15/2010, de 26/07).

al. d) do n. 6 do art. 43. do CIRS: d) Tratando-se de valores mobilirios da mesma natureza e que confiram idnticos direitos, os alienados so os adquiridos h mais tempo;

21-03-2012

Na esfera da empresa adquirente, se o valor de aquisio das quotas/aces prprias se afastar do preo que normalmente seria praticado entre pessoas independentes, a Administrao Tributria pode recorrer aos mecanismos previstos no regime de preos de transferncia (art. 63. do CIRC).

Variaes patrimoniais positivas art. 21. do CIRC Variaes patrimoniais negativas art. 24. do CIRC

21-03-2012

Despacho da Direco dos Servios de IRC (Proc. n. 1161/2001) Na aquisio de aces / quotas prprias as diferenas entre o valor nominal e o preo de aquisio alteram a situao lquida, sem que tal se reflicta no resultado do exerccio. Trata-se de ganhos e perdas potenciais ou latentes, uma vez que os efectivos s se geram com a transmisso, sendo portanto excludos de tributao em IRC, de acordo com os princpios consignados no Cdigo. No momento da transmisso que os ganhos e perdas se tornam efectivos; ocorre nesta situao a sujeio a tributao, porque estamos perante variaes patrimoniais no excepcionadas e como tal passveis de tributao em IRC, nos termos dos artigos 21. e 24. do Cdigo do IRC.

n. 3 do art. 45. do CIRC: A diferena negativa entre as mais-valias e as menos-valias realizadas mediante a transmisso onerosa de partes de capital, incluindo a sua remio e amortizao com reduo de capital, bem como outras perdas ou variaes patrimoniais negativas relativas a partes de capital ou outras componentes do capital prprio, designadamente prestaes suplementares, concorrem para a formao do lucro tributvel em apenas metade do seu valor. n. 5 do art. 23. : No so, igualmente, aceites como gastos do perodo de tributao, os suportados com a transmisso onerosa de partes de capital, qualquer que seja o ttulo por que se opere, a entidades com as quais existam relaes especiais, nos termos do n. 4 do artigo 63., ou a entidades residentes em territrio portugus sujeitas a um regime especial de tributao, bem como as menos-valias resultantes de mudanas no modelo de valorizao relevantes para efeitos fiscais, nos termos do n. 9 do artigo 18., que decorram, designadamente, de reclassificao contabilstica ou de alteraes nos pressupostos referidos na alnea a) do n. 9 deste artigo.

21-03-2012

Assim: Na aquisio de aces prprias a variao do capital prprio considerada potencial ou latente e, por isso, no concorre para a formao do lucro tributvel. No momento da transmisso as variaes no capital prprio, consideram-se realizadas e, por isso, concorrem para a formao do lucro tributvel (campos 702 e 704 do Q07 da DR22)

You might also like