You are on page 1of 20

Aula 1: Qumica do Ar

1. A Atmosfera Terrestre
A atmosfera terrestre est continuamente sofrendo transformaes, dependendo dos fenmenos naturais que ocorrem na superfcie do planeta, tais como ventos, atividades vulcnicas, precipitaes, atividade industrial e evaporao de guas superficiais. Os seres humanos esto cada vez mais interferindo na composio da atmosfera, muitas vezes sem se preocupar com as consequncias advindas de suas aes. A Revoluo Industrial foi o grande marco da interferncia humana na composio atmosfrica. Hoje, todos os processos naturais que ocorrem na atmosfera sofrem interferncias humanas, causando desequilbrio dos sistemas e conduzindo a processos conhecidos, como chuva cida, poluio fotoqumica e efeito estufa. A atmosfera est dividida em camadas relacionadas s propriedades qumicas e fsicas. A primeira delas se estende do nvel do mar at, aproximadamente, 16 Km de altitude e conhecida como troposfera. Nela, observa-se a diminuio da temperatura com o aumento da altitude, resultado do calor liberado pelo solo e dissipado na atmosfera. na troposfera onde ocorre todo o trfego areo, causando modificaes na composio do ar em decorrncia dos processos de combusto das aeronaves (veja matria ao lado). A tropopausa a camada imediatamente superior e apresenta uma temperatura relativamente constante. A partir dela, inicia-se a estratosfera, onde est situada a camada de oznio. A temperatura da estratosfera se eleva com o aumento da altitude, fenmeno causado em funo da absoro da radiao ultravioleta pelas molculas de oznio. Novamente, existe uma camada com temperatura relativamente constante denominada estratopausa. Logo aps, a temperatura volta a decrescer com o aumento da altitude e a essa camada atmosfrica denominamos mesosfera. A camada seguinte tambm apresenta a caracterstica de temperatura relativamente constante, sendo conhecida por mesopausa.

Qumica Ambiental

11

UAB

Por fim, na camada conhecida como termosfera, a temperatura crescer em funo da altitude.

volta a

A troposfera a nica camada que mantm contato com a crosta terrestre e com os seres vivos. Ela de fundamental importncia para a respirao dos organismos aerbios (aqueles que utilizam oxignio livre em sua respirao) e tambm bastante influenciada pela poluio do ar. Nela ainda ocorrem as variaes climticas decorrentes dos ventos e evaporao das guas superficiais.

Figura 1: camadas da atmosfera.

A composio da atmosfera no s gasosa, embora esta seja, sem dvida, a maior parcela em termos de massa relativa. Alguns slidos, como poeira em suspenso, plen e microrganismos esto naturalmente presentes, alm de existir uma poro lquida dispersa, composta de gotculas resultantes da condensao do vapor dgua em forma de nuvens, neblinas e chuvas. O nitrognio (N2) o principal componente do ar, estando presente numa concentrao de 78%. O segundo componente o oxignio (O2) que representa 21% da poro gasosa. O restante (1%) formado por gases variados, tais como dixido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrognio (H2), dixido de nitrognio (N2O), dixido de enxofre (SO2), oznio (O3) e gases nobres.

UAB

12

Gesto Ambiental

Notcia Easyjet lanar programa para compensar emisses de CO2 A companhia area britnica de baixo custo Easyjet lanar um programa para compensar a emisso de dixido de carbono (CO2) em seus voos. Os passageiros mais conscientes que voam entre Madri e Londres podero pagar entre oito e dez euros por uma viagem de ida e volta pela sua parte de responsabilidade na poluio. A Easyjet comprar crditos de emisso de CO2 expedidos pela ONU (Organizao das Naes Unidas) para vender aos seus passageiros, e o dinheiro servir para pagar, entre outras coisas, a plantao de rvores. Outras companhias, como British Airways, utilizam a empresa Climate Care para a compensao de emisso de poluentes. Segundo pesquisa realizada no Reino Unido, 75% dos passageiros estariam dispostos a pagar entre 8 e 23 euros, dependendo da distncia do vo, se estiverem completamente seguros de que o dinheiro seria um reforo na luta contra o aquecimento global. A aviao produz 5,5% do dixido de carbono que se emite no Reino Unido. (Fonte: www.ambientebrasil.com.br)

A poluio atmosfrica resultado das mudanas que ocorrem na composio dos gases minoritrios, pois a composio dos principais gases, N2 e O2, no tem variado muito ao longo do tempo. As transformaes qumicas que acontecem na atmosfera tendem a manter sua composio num estado estacionrio, visto que alguns compostos so convertidos quimicamente em espcies mais solveis em gua, favorecendo o seu retorno crosta terrestre por processos como a chuva, como se fosse um processo de lavagem.

Qumica Ambiental

13

UAB

2. Transformaes Qumicas da Atmosfera Terrestre


Na atmosfera esto constantemente acontecendo reaes qumicas. A presena do oxignio diatmico, altamente reativo, e de outras substncias em pequena concentrao, alm da luz solar, fazem da atmosfera um grande reator qumico. Quase todos os gases emitidos para o ar, sejam naturais ou poluentes, so oxidados completamente, e os produtos da reao de oxidao so depositados na superfcie da terra ao longo do tempo. Dessa forma, as reaes de oxidao so de vital importncia, pois promovem uma limpeza do ar atmosfrico. Os compostos que passam da superfcie terrestre para a primeira camada de ar, iniciam, imediatamente, uma srie de reaes que podem ser muito rpidas, completando-se em alguns minutos ou horas, ou muito lentas, demorando dias ou anos para serem concludas. importante lembrar... UNIDADES DE CONCENTRAO DOS GASES Para expressar as concentraes dos gases presentes no ar, so usadas, em geral, duas escalas: molculas/cm3 de ar para concentraes absolutas; frao molar para concentraes relativas. Como as concentraes dos constituintes atmosfricos so, por vezes, muito pequenas, a frao molar expressa em partes por milho (ppm) ou partes por bilho (ppb). Assim, uma concentrao de 100 molculas de CO2, dispersa em 1 milho de molculas de ar (106), seria expressa como 100 ppm. Outras medidas podem ainda ser utilizadas, como: - microgramas do gs por metro cbico de ar (g/m3); - mols de gs por litro de ar (mol/L).

UAB

14

Gesto Ambiental

Cada composto emitido para a atmosfera possui um tempo de residncia, definido como o tempo mdio de permanncia do composto na atmosfera e que depende da capacidade de reao do composto. Ele um valor de referncia e pode mudar dependendo das condies ambientais. Quanto maior o tempo de residncia mais abrangente a ao da substncia, ou seja, maior a rea que pode ser afetada por determinado poluente. Isto porque, ao ser lanado na atmosfera, um composto pode atuar no local onde ocorreu a emisso ou ser levado pela ao dos ventos para regies mais distantes. No quadro 1, podemos conhecer os tempos de residncia de alguns gases presentes na atmosfera terrestre.
Quadro 1. Tempo de residncia de alguns gases na atmosfera

Compostos Dixido de carbono (CO2) Monxido de carbono (CO) Metano (CH4) xido de dinitrognio (N2O) xido ntrico (NO) Dixido de nitrognio (NO2) Amnia (NH3)

Tempo de residncia 4 anos 0,1 ano 8 anos 85 anos 1dia 1dia 5 dias

Fonte: Rocha et al, 2004. Observe que o N2O pode permanecer na atmosfera por mais de uma gerao e, assim, em funo de todo esse tempo que passa sem se degradar, pode ser espalhado pelo planeta quando emitido em qualquer ponto da superfcie. Os gases e partculas presentes na atmosfera terrestre so alimentados por diversas fontes. Estas podem ser naturais, como vulces e a gua dos oceanos, ou antrpicas, como, por exemplo, o escapamento de um veculo ou a chamin de uma fbrica. As fontes podem ser ainda pontuais ou difusas, dependendo da rea onde se espalham (chamin ou gua dos mares), mveis ou estacionrias (chamin ou turbina de avio).

Figura 2. Fonte pontual mvel de poluentes

Fonte: www.mma.gov.br
Qumica Ambiental

15

UAB

Quanto aos poluentes, estes podem ser classificados em primrios ou secundrios: - poluentes primrios so lanados na atmosfera diretamente por uma fonte natural ou antrpica. Ex.: SO2, CO. - poluentes secundrios so formados como produtos das reaes qumicas que ocorrem entre os compostos presentes na atmosfera. Ex.: H2SO4.

Informao complementar COMBUSTVEIS FSSEIS Combustvel fssil ou combustvel mineral uma substncia mineral composta de hidrocarbonetos usada como combustvel. So combustveis minerais o carvo mineral, o petrleo e o gs natural. Os combustveis fsseis so formados pela decomposio de matria orgnica, atravs de um processo que leva milhares de anos e, por esse motivo, no so renovveis. O carvo mineral, os derivados do petrleo (tais como a gasolina, leo diesel, leo combustvel, o GLP - ou gs de cozinha -, entre outros) e, ainda, o gs natural so os combustveis fsseis mais utilizados e mais conhecidos. Um grande problema desses combustveis, alm de serem finitos, que sua queima produz gases estufa, como o CO2 , e metais pesados, como o mercrio. Entre os combustveis fsseis, o carvo o mais abundante, o petrleo, o de maior importncia econmica e o gs natural, o menos poluente.

Da mesma forma que existem as fontes, existem os sorvedouros, definidos como processos de consumo dos componentes atmosfricos. A chuva um exemplo de sorvedouro, pois retira da atmosfera gases solveis, assim como o vento, que arrasta os compostos em direo ao solo. Alguns mecanismos qumicos tambm so responsveis pela remoo de substncias da atmosfera.

UAB

16

Gesto Ambiental

A sequncia de transformaes qumicas e fsicas que envolvem os processos de emisso, transformao e remoo de compostos entre a atmosfera e a crosta terrestre conhecida como ciclo biogeoqumico. Existem diversos ciclos, mas os mais importantes para a compreenso dos processos que modificam as caractersticas da atmosfera so os do carbono, do nitrognio e do enxofre. A poluio do ar provoca o desequilbrio desses ciclos que, em condies naturais, repem as substncias essenciais aos organismos vivos presentes na crosta terrestre.

2.1 Ciclo do Carbono


O ciclo do carbono est associado ao metabolismo dos seres vivos. O carbono est presente no ciclo sob diversas formas, entre elas o dixido de carbono (CO2), carbonato (CO2)-2 ou bicarbonatos (HCO3)-1, conforme observamos nas reaes abaixo: (1) Absoro de CO2 da atmosfera pelos vegetais durante a fotossntese
fotossntese

CO2 + H2O + (h )

carbono fixado + O2 (planta)

(2) Respirao dos seres vivos O2 + respirao CO2 + H2O

(3) Dissoluo do CO2 em gua


H2O

CO2(g)

CO2(aq) H2CO3

CO2(aq) + H2O

(4) Equilbrio em soluo aquosa H2CO3 HCO3H+ + HCO3H+ + CO32-

Qumica Ambiental

17

UAB

Glossrio
PREFIXOS DAS UNIDADES (Sistema Internacional) TERA(T): 1012 = 1.000.000.000.000 GIGA(G): 109 = 1.000.000.000 MEGA(M): 106 = 1.000.000 KILO(k): 103 = 1.000 HECTO(h): 102 = 100 DECA(da): 101 = 10 PICO(p): 10-12 = 0,000 000 000 001 NANO(n): 10-9 = 0,000 000 001 MICRO( ): 10-6 = 0,000 001 MILI(m): 10-3 = 0,001 CENTI(c): 102 = 0,01 DECI (d): 101 = 0,1

(5) Equilbrio com ons metlicos CaCO3(s) Ca 2+ + CO32-

A figura abaixo representa o ciclo do carbono. Observe que o CO2 entra na atmosfera a partir da respirao dos animais e vegetais, da decomposio e queima das substncias orgnicas e da atividade dos oceanos. O retorno ao solo feito atravs da fotossntese das plantas terrestres e dos plnctons ocenicos. No esquema, podemos observar, ainda, como sedimentos orgnicos levaram formao do carvo mineral e petrleo, num processo que levou milhes de anos. A utilizao de combustveis provenientes de fontes no renovveis provoca a adio de quantidades significativas de CO2 na atmosfera e interfere diretamente no ciclo do carbono. Combustvel + O2 CO2 + H2O

As reaes de combusto liberam grande quantidade de CO2 na atmosfera. Rocha et al , 2004, afirmam que a emisso de CO2 estimada no incio de 1990, foi de 6,2 Gt (C), ou seja, mil bilhes de quilos de carbono. 1Gt (C) = 1012 Kg (C) = 1.000 x 109 Kg (C)

Figura 3 . Ciclo do Carbono

UAB

18

Gesto Ambiental

Fonte: http://library.thinkquest.org/C0126481/efest.html A vegetao tambm responsvel pela emisso de grandes quantidades de compostos de carbono para a atmosfera. Alm do CO2, ainda so emitidos os compostos orgnicos volteis (COV), que compreendem todos os compostos de carbono que se encontram na forma de vapor e que esto presentes na atmosfera, com exceo do CO e CO2. As principais fontes de COVs para a atmosfera so: emisso natural por organismos vivos; estocagem, transporte e abastecimento de combustveis para meios de transporte; produo de energia; uso industrial de solventes.

Glossrio
O FENMENO DA INVERSO TRMICA O ar mais prximo superfcie mais quente e mais leve e tende a subir, favorecendo a disperso dos poluentes por mistura vertical. Em geral, nos primeiros 10 quilmetros da atmosfera, o ar vai se resfriando, medida que nos afastamos da superfcie terrestre. A inverso trmica uma condio meteorolgica que ocorre quando a temperatura do ar aumenta com a altitude. Nessa condio, uma camada de ar quente se sobrepe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, fazendo com que os poluentes se mantenham prximos da superfcie, elevando os nveis de poluio. Em um ambiente com um grande nmero de indstrias e de circulao de veculos, como o das cidades, a inverso trmica pode levar a altas concentraes de poluentes, podendo ocasionar problemas de sade.

2.2 Ciclo do Nitrognio


O nitrognio um elemento vital, visto que ele um dos principais componentes dos aminocidos, unidades formadoras das protenas. Embora esteja presente de forma abundante, apenas 0,2% se encontra disponvel para ser utilizado no metabolismo dos vegetas. A maior parte do nitrognio est sob a forma de gs (N2) ou agregado nas rochas (minerais). O gs nitrognio (N2), abundante na atmosfera, considerado um gs inerte, pois a maior parte dos seres vivos no pode utiliz-lo, apenas algumas bactrias so capazes de convert-lo em espcie reativa. O nitrognio reativo aquele que est disponvel e quimicamente ligado a tomos de hidrognio, carbono ou oxignio. A formao de relmpagos na atmosfera tambm uma forma de se transformar o N2 em espcie reativa. O calor produzido pela descarga eltrica proporciona a reao entre o N2 e O2 do ar, com a formao de xidos de nitrognio, que so transportados pela gua da chuva at o solo. Na figura abaixo, esto representadas as principais etapas do nitrognio no ciclo.

Fluxo do ar em dias normais.

Qumica Ambiental

19

UAB

Glossrio

Inverso trmica.

Figura 4. Ciclo do Nitrognio.

Fonte: http://www.ib.usp.br/ecologia/ciclo_biogeoquimicos_print.htm O grande impacto da atividade humana para o ciclo do nitrognio a introduo de nitrognio reativo no ambiente. As indstrias desenvolveram uma tecnologia para produo de nitrognio reativo a partir do nitrognio atmosfrico. Esse processo, conhecido como Haber-Bosch, produz amnia a partir do N2 e do H2: N2 + 3 H2 2 NH3

A amnia encontra vasta aplicao como fonte de nitrognio na fabricao de fertilizantes, como neutralizador na indstria petrolfera e ainda como gs de refrigerao nos processos industriais. As consequncias desse desequilbrio ainda no esto totalmente compreendidas pelos cientistas, no entanto estudos recentes revelam a possibilidade de consequncias desastrosas para o meio ambiente.

2.3 Ciclo do enxofre


O elemento enxofre est presente na natureza como um nutriente essencial aos processos vitais e realiza um ciclo complexo. As principais espcies gasosas que so emitidas para a atmosfera so: SO2 (dixido de enxofre) produto de combusto; H2S (sulfeto de hidrognio) emitido por processos de anaerobiose;

UAB

20

Gesto Ambiental

(CH3)2S (dimetilsulfeto) resultado da ao dos fitoplnctons existentes na superfcie dos oceanos. A fase gasosa do ciclo do enxofre apresenta pouca importncia, se consideramos que a principal forma de assimilao do enxofre como sulfato inorgnico. O sulfato (SO4-2) a forma solvel em gua mais comum do enxofre, sendo o principal nion presente nas guas marinhas, depois do cloreto (Cl ). Na atmosfera existe grande quantidade de sulfato agregado a gotculas de gua formadas pelas ondas do mar e levadas pelo vento. Esse processo conhecido por spray marinho e responsvel pelo transporte do sulfato para regies distantes do litoral. Abaixo apresentamos uma sntese dos mecanismos de transformao do enxofre em seu ciclo.
TRANSFORMAO SO2--, SO4-- S orgnico S orgnico H2S S orgnico SO4-SO4-- H2S H2S S SO4-Figura 5. O ciclo do enxofre.

Glossrio
Processo de Haber O processo de Haber (tambm conhecido como Processo Haber-Bosch) uma reao entre nitrognio e hidrognio para produzir amnia. Essa reao catalisada pelo ferro, sob as condies de 200 atmosferas de presso e uma temperatura de 450C.: N2(g) + 3H2(g) <--> 2NH2(g) + energia O processo foi desenvolvido por Fritz Haber e Carl Bosch, em 1909. Foi usado, pela primeira vez, em escala industrial, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Para a produo de munio, os alemes dependiam do nitrato de sdio importado do Chile, que era insuficiente e incerto. Por isso, passaram a utilizar o processo de Haber para a produo

MECANISMO Assimilao por plantas Diversas bactrias aerbicas e anaerbicas Maioria das plantas e animais, muitas bactrias Bactrias anaerbicas (Desulfovibrio, Desulfotomeculum) Bactrias aerbicas (Thiobacillus, bactrias fotossintetizantes)

A atividade antrpica interfere nesse ciclo pela emisso de grandes quantidades de dixido de enxofre produzidas pela queima de combustveis fsseis e madeira, em indstrias e usinas termoeltricas. O SO2 , alm de produzir efeitos danosos ao organismo, ainda provoca a chuva cida, fenmeno que ser estudado posteriormente.

3. Principais Poluentes da Atmosfera Terrestre


Consideramos uma substncia como poluente, quando a sua concentrao local maior que aquela existente naturalmente no ecossistema e suficiente para causar danos ao ecossistema. Alm das substncias qumicas, o calor e o som tambm so considerados poluentes da atmosfera. Classificao dos poluentes qumicos Primrios so lanados diretamente no ar. Ex.: dixido de enxofre (SO2);

Qumica Ambiental

21

UAB

de amonaco. A amnia (amonaco) produzida era oxidada para a produo do cido ntrico pelo processo Ostwald e este utilizado para a produo de explosivos, usados na produo de munies. Para a produo da amnia, o nitrognio obtido do ar atmosfrico, e o hidrognio como resultado da reao entre a gua e o gs natural (metano): CH4(g) + H2O (g) CO(g) + 3H2(g) Fonte:http://pt.wikipedia. org/wiki/Processo_de_ Haber-Bosch

xidos de nitrognio (NOx); monxido de carbono (CO); materiais particulados (MP). Secundrios so produtos de reaes que ocorrem na atmosfera. Ex.: Trixido de enxofre (SO3), produto da reao entre o SO2 e O2; H2SO4, resultado da reao entre vapor dgua e SO3. Principais poluentes do ar Monxido de carbono (CO) produzido pela combusto incompleta de combustveis fsseis e outros materiais que contenham carbono em sua composio. Dixido de carbono (CO2) produzido pela combusto incompleta de combustveis fsseis e outros materiais que contenham carbono em sua composio e pela respirao aerbica dos seres vivos. xidos de enxofre (SO3 e SO2) produzidos pela queima de combustveis que contenham enxofre na sua composio (ex.: leo diesel) e por processos biognicos naturais no solo e na gua. xidos de nitrognio (NOx) produzidos por processos de combusto e por descargas eltricas na atmosfera (relmpagos). Hidrocarbonetos (compostos orgnicos volteis COV) resultam da queima incompleta de combustveis e dos processos de evaporao durante a estocagem e produo. Material particulado (MP) so definidos como as partculas de materiais slidos ou lquidos em suspenso na atmosfera, como poeira, fuligem e plen. So originados em processos naturais, como o caso da disperso do plen ou suspenso de poeira pela ao dos ventos, como tambm so originados nos processos de combusto. Amnia (NH3) as indstrias qumicas, em especial as de fertilizantes, so as principais fontes de emisso da amnia para a atmosfera. Gs sulfdrico (H2S) formado como subproduto em refinarias de petrleo, indstrias qumicas, indstrias de celulose, alm de tambm ser produzido em processos biognicos naturais.

UAB

22

Gesto Ambiental

Pesticidas e herbicidas so usados na agricultura no combate de pragas e doenas em plantas. So compostos orgnicos (organoclorados, organofosforados e carbamatos) que contaminam a atmosfera durante a produo e aplicao pelos processos de pulverizao nas plantaes e no solo. Entre os principais problemas globais que envolvem a poluio do ar esto o efeito estufa e a destruio da camada de oznio.

Glossrio
Protocolo de Quioto Acordo internacional patrocinado pela ONU, assinado em 1997 por 59 pases, na cidade de Quioto, no Japo. Tem por objetivo reduzir, entre 2008 e 2012, as emisses de gases de efeito estufa (GEEs) em naes industrializadas, por meio de metas que correspondem, em mdia, reduo de 5% dos gases-estufa em relao aos nveis emitidos pelo pas em 1990, e estabelecer modelo de desenvolvimento limpo para os pases emergentes. Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, 90 dias aps a Rssia formalizar sua adeso. Com a ratificao russa, foi possvel cumprir os requisitos para a entrada em vigor do Protocolo, ou seja, a ratificao deste por 55 naes-partes que respondem por, pelo menos, 55% das emisses globais. Quando isso ocorreu, o Protocolo contava com a adeso de 141 pases, correspondendo a 61,6% das emisses globais.

O que efeito estufa?


um fenmeno causado pelo acmulo de certos gases na atmosfera, conhecidos popularmente como gases de efeito estufa (GEEs), que provocam reteno do calor e aquecimento da superfcie da terra. O efeito estufa natural mantm a terra aquecida, e, sem ele, no existiria vida sobre o planeta. O vapor da gua o componente atmosfrico que absorve a radiao infravermelha e a transmite para a superfcie terrestre, sendo responsvel por cerca de 80% do efeito estufa. No entanto, o aumento no teor atmosfrico dos gases-estufa, devido poluio, leva a um maior bloqueio da radiao infravermelha, causando uma exacerbao do efeito estufa, o aquecimento da atmosfera e o aumento da temperatura da superfcie terrestre.

Fonte: www. ambientebrasil.com.br/


A ntegra do texto do Protocolo est disponvel em www.mct.gov.br/clima/ quioto/Default.htm

Figura 6. Mecanismo do Efeito Estufa

Fonte: http://www.rudzerhost.com/ambiente/images/efeitoestufa2.gif O Protocolo de Quioto prev o controle dos seguintes GEEs: dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonos (HFCs), perfluorcarbonos (PFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6). A concentrao

Qumica Ambiental

23

UAB

Glossrio
Protocolo de Montreal Em 1987, atravs do Protocolo de Montreal, 46 governos acordaram uma reduo de 50% na produo e consumo de CFCs at o ano 2000 e congelamento (freeze) da produo e consumo de halons at 1992. Foram desenvolvidas substncias alternativas no destruidoras da camada de oznio, ou, pelo menos, com um potencial de destruio muito menor do que as antigas. Apesar de as emisses de CFCs terem declinado, as concentraes estratosfricas esto crescendo (no obstante estarem declinando na parte inferior da atmosfera), porque os CFCs de longa vida emitidos anos atrs continuam a aumentar na estratosfera. Os cientistas preveem que a destruio da camada de oznio alcanar o seu pior ponto durante os prximos anos, e ento, gradualmente comear a sua recuperao, retornando ao normal perto do ano 2050, se completarmos a implementao do Protocolo de Montreal. Fonte: http://www.mma.gov.br/ port/sqa/ozonio

desses gases tem aumentado na atmosfera devido ao do homem, sobretudo em atividades, como queima de combustveis fsseis (como o carvo e derivados de petrleo e biomassa (CO2 e N2O)); incndios florestais; decomposio de matria orgnica (CH4); atividades industriais, refrigerao, uso de propulsores, espumas expandidas e solventes (HFCs, PFCs e SF6); uso de fertilizantes (N2O). De acordo com informaes do Ministrio do Meio Ambiente, O aquecimento observado nos ltimos 50 anos , em grande parte, devido emisso antrpica de GEE. A mdia de temperatura da superfcie da Terra comeou a crescer desde 1861, se comparada aos ltimos mil anos. O aquecimento da superfcie ocorrido no sculo 20 foi de 0,6+/- 0,2 em relao mdia dos ltimos mil anos. Os resultados apresentados no ltimo Relatrio de Avaliao do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas), em fevereiro de 2007, indicam que a temperatura mdia da terra nos ltimos 100 anos subiu de 13,78 C para 14,5 C. Mesmo que as emisses de gs carbnico se estabilizem, a temperatura da terra vai subir 0,1 C por dcada at 2040. Como consequncia desse aquecimento, os cientistas adiantaram que haver fome, seca, misria, furaces e enchentes. O aquecimento inevitvel devido a todo o CO2 que j foi lanado na atmosfera, desde o incio da industrializao, e, se as emisses continuarem crescendo, at 2100 a capa de gelo do rtico desaparecer e, segundo o IPCC, o nvel do mar subir de 18 a 59 cm, o suficiente para algumas ilhas do Pacfico. Na figura 5, podemos observar a elevao da temperatura que foi prevista no relatrio do IPCC, segundo a Revista Galileu Vestibular. Caso essas previses sejam confirmadas, poder ainda ocorrer a fragmentao de grandes massas de gelo, como a Groenlndia e a Antrtida, o que faria o nvel do mar subir a 1,4 m em uma dcada, inundando completamente grandes cidades litorneas!

Figura 7. Previso da elevao da temperatura em 100 anos (Revista Galileu Especial Vestibular, 1 semestre 2007).

UAB

24

Gesto Ambiental

Entendendo a camada de oznio A camada de oznio uma concentrao de gs oznio, situada na estratosfera, entre 15 e 50 km da superfcie da Terra. Ela tem a capacidade de bloquear as radiaes solares, protegendo todos os seres vivos dos danos causados pela radiao ultravioleta. A radiao ultravioleta pode ser dividida em trs grupos em funo de seu comprimento de onda:
Tipo de radiao UV UVA UVB UVC Comprimento de onda 320 a 400 nm 280 a 320 nm < 280 nm

Glossrio
POLUIO DO AR NAS GRANDES CIDADES Nas grandes metrpoles, a poluio do ar tem sido uma grave ameaa qualidade de vida de seus habitantes. Os veculos automotores so os principais causadores dessa poluio. O exemplo mais conhecido de poluio do ar o smog*, que ocorre em muitas cidades do mundo. Os reagentes que produzem o tipo mais comum de smog, o smog fotoqumico, so principalmente as emisses causadas por veculos, embora, nas reas rurais, alguns compostos tenham origem de emisses provenientes dos vegetais (florestas). A manifestao mais evidente do smog uma neblina de tonalidade amarela amarronzada ou esbranquiada que se deve presena, no ar, de pequenas gotas de gua contendo produtos derivados de reaes qumicas que ocorrem entre os poluentes do ar. O smog apresenta, com frequncia, odor desagradvel, devido a alguns dos seus componentes. Os produtos intermedirios e finais das reaes que ocorrem no smog, em contato com o sistema respiratrio, podem produzir efeitos negativos sobre a sade humana e causar danos s plantas, aos animais e a alguns materiais.

A absoro do UV-B pela camada de oznio cria uma fonte de calor, desempenhando um papel fundamental na temperatura do planeta. Algumas substncias produzidas pelo homem, como os gases CFCs (utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, spray, etc.), vm atacando essa camada protetora, levando a uma diminuio desse filtro. O resultado que uma quantidade muito maior de raios UV-B est chegando Terra, apresentando vrios efeitos prejudiciais para a sade humana e para o meio ambiente, entre eles, o aumento da incidncia de cncer de pele, supresso do sistema imunolgico, risco de dano viso e reduo de safras agrcolas. Os animais tambm sofrem as consequncias com o aumento do UV-B. Os raios ultravioletas prejudicam os estgios iniciais do desenvolvimento de peixes, camares, caranguejos e outras formas de vida aquticas e reduz a produtividade do fito plncton, base da cadeia alimentar aqutica.

4. Padres de Qualidade do Ar
A legislao brasileira de qualidade do ar baseia-se nas leis norte-americanas estabelecidas pela Environmental Protection Agency (EPA). A RESOLUO CONAMA N 003, de 28 de junho de 1990, fixa os padres de qualidade do ar no Brasil, alm de classific-los em primrios e secundrios, conforme segue:

*smog = smoke (fumaa) + fog (neblina).

Fonte:www.cetesb.sp.gov. br
UAB

Qumica Ambiental

25

Os smogs so considerados episdios crticos de poluio nas grandes cidades e so dependentes dos poluentes gerados e das condies climticas existentes. Existem dois tipos principais: smog fotoqumico e smog industrial. Smog Industrial Tpico das regies frias e midas. Episdios mais crticos ocorrem no inverno. agravado pela inverso trmica. Principais poluentes so gerados pela queima de carvo e leo combustvel. Principais componentes so SO2 e material particulado (MP). Formao de nvoa acinzentada que recobre as regies onde ocorre. Smog Fotoqumico Tpico em cidades quentes e de clima seco. Picos de poluio ocorrem em dias quentes, com muito sol. Principais causadores so veculos. Poluentes: monxido o de carbono (CO), xidos de nitrognio (NOx), hidrocarbonetos (HC). Os gases poluentes sofrem reaes por efeito da radiao solar, gerando outros componentes txicos. Apresenta cor marrom avermelhada. Produtos formados so: oznio, cido ntrico e compostos orgnicos parcialmente oxidados. Os dois tipos de smog podem ocorrer simultnea ou isoladamente numa mesma regio.

I- Padres Primrios de Qualidade do Ar so as concentraes de poluentes que, ultrapassadas, podero afetar a sade da populao. II - Padres Secundrios de Qualidade do Ar so as concentraes de poluentes abaixo das quais se prev o mnimo efeito adverso sobre o bem-estar da populao, assim como o mnimo dano fauna, flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral. A fim de manter o pblico informado sobre a qualidade do ar, foram fixados os ndices de Qualidade do Ar (IQA), que so obtidos dividindo-se a concentrao de um determinado poluente pelo seu padro primrio de qualidade e multiplicando-se o resultado dessa diviso por 100. Esse clculo feito para cada poluente monitorado, sendo considerado o IQA para aquele poluente que apresentou maior resultado. A legislao brasileira estabelece padres de qualidade do ar para sete poluentes atmosfricos: material particulado (MP), SO2, CO, O3, fumaa, partculas inalveis (<10 g) e NO2.
QUADRO 2. CLASSIFICAO DA QUALIDADE DO AR, DE ACORDO COM O IQA

Variao dos ndices de qualidade (IQA) 0 - 50 51 - 100 101 - 199 200 - 299 300 - 399 > 400

Classificao da qualidade do ar Boa Regular Inadequada M Pssima Crtica

Significado ndices abaixo da metade dos padres. ndices abaixo dos padres. ndice acima dos padres. ndices acima do nvel de ateno. ndices acima do nvel de alerta. ndices acima do nvel de emergncia.

Fonte: Agncia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos - CPRH (www.cprh.pe.gov. br).

UAB

26

Gesto Ambiental

QUADRO 3. EFEITOS DOS DIVERSOS IQA`s SOBRE A SADE DA POPULAO

0 - 100

Ausncia de sintomas Leve agravamento dos sintomas de pessoas susceptveis, com sintomas de irritao na populao sadia. Pessoas com doenas cardacas ou respiratrias devem reduzir as atividades fsicas. Decrscimo da resistncia fsica e significativo agravamento dos sintomas em pessoas com enfermidades cardiorrespiratrias. Sintomas gerais na populao sadia. Pessoas idosas ou com doenas cardiorrespiratrias devem reduzir as atividades fsicas e permanecerem em casa. Aparecimento prematuro de certas doenas, alm de significativo agravamento de sintomas. Decrscimo da resistncia fsica em pessoas saudveis. Pessoas idosas e pessoas com enfermidades devem permanecer em casa e evitar esforo fsico. A populao em geral deve evitar atividades exteriores. Morte prematura de pessoas doentes e pessoas idosas. Pessoas saudveis podem acusar sintomas adversos que afetam sua atividade normal. Todas as pessoas devem permanecer em casa, mantendo as portas e janelas fechadas. Todas as pessoas devem minimizar as atividades fsicas e evitar o trfego.

101 - 199

200 - 299

300 - 399

> 400

Fonte: Agncia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos - CPRH (www.cprh.pe.gov. br).

4.1 Monitoramento da qualidade do ar


O monitoramento da qualidade do ar, em geral realizado nas grandes cidades, tem por finalidade o conhecimento da contaminao do ar por poluentes atmosfricos e a comparao dos valores obtidos com os padres de referncia estabelecidos nacional e internacionalmente, visando aplicao de medidas de controle (preventivas e corretivas). O Artigo 4 da Resoluo n 003/90 do CONAMA estabelece que: O monitoramento da qualidade do ar atribuio dos Estados Em Recife, a CPRH deu incio, em 89, ao levantamento de dados, produo de inventrios de fontes de poluio atmosfrica (estacionrias e mveis ) e clculo das estimativas de emisses. A partir de 1991, foi iniciada a implantao de uma Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar na Regio Metropolitana do Recife, possibilitando, a longo prazo, o conhecimento contnuo das tendncias de contaminao.

Qumica Ambiental

27

UAB

QUADRO 4. QUALIDADE DO AR NA REGIO METROPOLITANA DO RECIFE Atualizado em 04/04/2007

Estao

Localizao Centro de Aperfeioamento de Praas da PMPE Mercado Pblico

rea de avaliao Industrial

ndice de qualidade 20

Classificao da qualidade do ar Boa

Curado

Encruzilhada Jaboato dos Guararapes (Chesf) Jaboato dos Guararapes (Metr)

Residencial

20

Boa

Chesf

Industrial

32

Boa

Estao do Metr

Industrial

45

Boa

*ndice concebido com base no PSI - Poluttant Standards Index, desenvolvido pela EPA - Environmental Protection Agency (EUA) Poluentes monitorados: partculas totais em suspenso (PTS). fumaa, dixido de enxofre (SO2), dixido de nitrognio (NO2). Fonte: Agncia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos - CPRH (www.cprh.pe.gov. br).

5. Controle da Poluio do Ar
Alguns meios de controle so utilizados para diminuir ou evitar a emisso de poluentes para a atmosfera.

Poluente

Meio de controle

Reduo do desperdcio de energia. Substituio de combustveis fsseis por outras fontes de energia, SO2 como solar, nuclear, elica, etc. Reduo da queima de carvo. Remoo do enxofre do combustvel antes da queima. Instalao de lavadores de gases para remover o SO2 emitido pelas chamins.

UAB

28

Gesto Ambiental

Melhoria da eficincia da combusto Substituio de combustveis fsseis por outras fontes de energia, Material particulado (MP) como solar, nuclear, etc. Reduo da queima de carvo. Incentivo do uso do transporte pblico. Instalao de dispositivos para remoo de MP nas chamins das indstrias (filtros, separadores, lavadores). Reduo do uso de automveis (rodzio de veculos). CO e CO2 Desenvolvimento de motores menos poluentes. Controle da emisso de poluentes pelo escapamento dos veculos.

Terminamos aqui nossa primeira aula. Agora faa as tarefas solicitadas e as envie dentro do prazo estabelecido. Segue, abaixo, alguns sites, para que voc possa complementar a leitura do assunto abordado. Na prxima aula, ns estudaremos sobre a gua. At l!

Referncias
BAIRD, Colin. Qumica Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2002. 622 p. BRAGA, B. et al. Introduo Engenharia Ambiental.O Desafio do Desenvolvimento Sustentvel. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 336p. ROCHA, J.C. et al. Introduo Qumica Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004. 154 p. Salvem o Planeta. Revista Galileu Especial Vestibular 2007,1 semestre, p. 6-15. 2007. http://www.mma.gov.br/port/sqa/clima/index.cfm (acesso em 30/04/2007) http://www.ambientebrasil.com.br/noticias (acessos em 01/05/2007 e 07/05/2007) http://www.mma.gov.br/port/conama (acesso em 01/05/2007)

Sites de Interesse
http://www.mma.gov.br http://www.cetesb.sp.gov.br http://www.cprh.pe.gov.br http://www.ambientebrasil.com.br http://www.mct.gov.br

Qumica Ambiental

29

UAB

You might also like