You are on page 1of 15

DETERMINAO DO NVEL OPERANTE E TREINO AO BEBEDOURO Joice Cordeiro Dos Santos Veridiane Keller Bruxel FADEP - Faculdade de Pato

Branco

Anlise Experimental do Comportamento Relatrio N 1 Maro/2013 Turma

RESUMO O presente relatrio refere-se aos experimentos realizados por duas alunas do curso de Psicologia com a finalidade de determinar o nvel do comportamento operante e treino ao bebedouro de um sujeito experimental rato da raa Wistar. A observao ocorreu no laboratrio de analise experimental do comportamento da FADEP - Faculdade de Pato, no primeiro experimento para determinao do nvel operante observou comportamentos como: Farejar, Andar, Limpeza, Parada, Erguer-se e RPB, calculando em seguida a taxa de resposta de cada comportamento para assim determinar a fora o nvel operante, no treino ao bebedouro foi reforado comportamentos at que o sujeito associasse o som do barra de presso com a presena da gua. Na sequncia deste relatrio abordaremos assuntos relacionados com a base teoria, os mtodos, aparelhos utilizados para realizao do experimento e resultados obtidos a partir destas experincias. A prtica da a anlise experimental do comportamento na Psicologia de mxima importncia pois podemos ver na prtica como o sujeito se relaciona com meio em que vive provocando consequncias e sendo modificados pelas mesma.

Palavras - chave: Observao, Comportamento, Psicologia

DETERMINAO DO NVEL OPERANTE E TREINO AO BEBEDOURO

O Behaviorismo Radical, bem como, a anlise do comportamento foram criados por Burrhus Frederic Skinner, onde o Behaviorismo Radical a filosofia da cincia enquanto que a anlise do comportamento uma disciplina regida por essa filosofia, logo a anlise do comportamento considerada uma abordagem psicolgica, onde o objeto de estudo o homem e suas relaes de interao com o ambiente.
O Behaviorismo no a cincia do comportamento humano, mas, sim, a filosofia dessa cincia. Algumas das questes que ele prope so: possvel tal cincia? Pode ela explicar cada aspecto do comportamento humano? Que mtodos pode empregar? So suas leis to vlidas quanto as da fsica e da biologia? Proporcionar ela uma tecnologia e, em caso positivo, que papel desempenhar nos assuntos humanos? So particularmente importantes suas relaes com as formas anteriores de tratamento do mesmo assunto. O comportamento humano o trao mais familiar do mundo em que as pessoas vivem, e deve ter sido dito mais sobre ele do que sobre qualquer outra coisa. E,de tudo o que foi dito, o que vale a pena ser conservado? (Skinner, 1982, p.7)

Entretanto quando falo de comportamento humano lembramos que a maioria dos comportamentos so aprendidos e hoje a aprendizagem um dos temas mais estudados em Psicologia, uma vez que todas as formas de vida animal dependem da aprendizagem para sua prpria sobrevivncia. De acordo com Catania (1999) a aprendizagem uma questo central em Psicologia, os estudos de aprendizagem tem se desenvolvido a ponto de cada abordagem desenvolver sua prpria metodologia de pesquisa. Ainda conforme Catania(1999) no conseguimos definir aprendizagem, pois no h definies satisfatrias, mas podemos estud-la, como nosso objeto de estudo o homem e sua relaes com o ambiente, ou seja como ele se comporta, estudar a aprendizagem estudar como o comportamento pode ser modificado. um exemplo tpico de aprendizagem o condicionamento. Conforme Skinner (2008) existem dois tipos de condicionamento: Respondente e Operante, para cada espcie de comportamento ele identifica uma tipo de

comportamento, logo associado ao comportamento respondente est o condicionamento respondente e ao comportamento operante est o condicionamento operante. Enquanto o comportamento respondente controlado por um estimulo precedente, o comportamento operante controlado por suas conseqncias - estmulos que seguem a resposta, ou seja, opera sobre o meio e produz consequncias.

Conforme Atkinson et al, apud Barbosa et al, (2013):


No condicionamento clssico (ou respondente), as respostas esto relacionadas principalmente fisiologia interna do organismo e no afeta o ambiente externo diretamente. um processo de aprendizagem em que um estmulo neutro (que no tem nenhuma funo) se associa a um estmulo incondicionado atravs da repetida, eliciando uma resposta reflexa.

De acordo com Ribeiro(2013):


Chamamos de condicionamento operante o processo pelo qual certa classe de comportamentos fica sob o controle de suas conseqncias. Esta classe de comportamentos recebe o nome de Operante. O termo faz referncia ao fato de que esta classe de comportamentos opera no meio modificando-o, e por sua vez estas modificaes tambm alteram o comportamento.O comportamento operante foi descoberto por B. F. Skinner. Primeiro Skinner comeou trabalhando com animais em laboratrio. No seu clssico experimento um rato ou um pombo foram colocados em uma caixa experimental. Nesta caixa existia uma barra e/ou um disco (boto) e um recipiente que liberava gua ou comida. O rato ou o pombo privados da gua ou comida tiveram acesso tanto a gua ou a comida toda vez que exibiram um certo comportamento. No caso do rato o comportamento seria pressionar a barra e no pombo seria o comportamento de bicar um disco (boto) iluminado na parece da caixa experimental". (SKINNER, CCH, p. 80)

Aos estmulos conseqentes cuja apresentao aumenta a probabilidade de um comportamento, deu-se o nome de reforo, por exemplo ao contarmos uma piada arrancamos gargalhada do publico, logo as gargalhadas so reforos para que voltemos a contar piadas. (...) A nica definio caracterstica de um estmulo reforador (SR) que ele REFORA. (...) Observamos a frequncia de uma resposta selecionada, depois tornamos um evento a ela contingente e observamos qualquer mudana na frequncia. Se houver mudana, classificamos o evento como reforador para o organismo sob as condies existentes. No h nada de circular em se classificar eventos em termos de seus efeitos; o critrio emprico e objetivo. Poder ser circular, entretanto, se afirmarmos que um dado evento aumenta a probabilidade de um operante porque reforador. (SKINNER, CCH, p. 81) Partindo do conhecimento adquirido sobre o condicionamento operante e as definies que o envolvem, iniciamos os experimentos relatados neste documento, a fim de verificar na prtica a veracidade dos conhecimentos aprendidos em aulas tericas de Anlise Experimental do Comportamento. Realizamos dois experimentos, sendo que o primeiro experimento teve como objetivo a determinao do nvel operante dos comportamentos (Andar, Farejar, Limpeza, Erguer-ser) do sujeito experimental em seu

primeiro contato com a caixa de Skinner. O nvel operante a forma como o sujeito experimental age sobre o ambiente antes que ocorra qualquer tipo de alterao no mesmo. Isto preciso porque s possvel determinar qual seria o efeito de uma mudana no ambiente sobre o sujeito, se j soubermos como ele atua no ambiente livre e sem manipulao alguma. A partir da observao do sujeito experimental, foi possvel a coleta e a manipulao de dados sobre o seu comportamento antes e depois da manipulao de variveis e da apresentao do estmulo reforador. Conclumos o segundo experimento denominado Treino ao bebedouro logo depois da observao do nvel operante do sujeito, o objetivo do experimento treino ao bebedouro a associao de um estmulo neutro com a apresentao do estmulo reforador, ou seja, associar o barulho do bebedouro com a presena de gua(reforo).

MTODO Sujeito

Para a realizao da pesquisa utilizou-se um rato norvegicus de linhagem Wistar branco com idade aproximadamente de 46 dias, o mesmo foi alojado em gaiola individual o sujeito foi nomeado pela dupla de Twingo. Por conta dos exerccios o sujeito foi submetido privao de gua por 24 horas aproximadamente antecedentes ao experimento.

Aparelhos

As

sesses

experimentais

foram

realizadas

no

laboratrio

de

Anlise

Experimental do Comportamento da FADEP, na cidade de Pato Branco, no estado do Paran onde o sujeito foi observado e controlado em bancada individual. O laboratrio equipado com balco e vrias caixas dispostas em bancadas e separadas por divisrias que permitem melhor desenvolvimento dos experimentos, tendo como instrumento principal a caixa de Skinner, criada pelo terico B. F. Skinner As informaes a seguir foram extradas do site da empresa insight ltda que fabrica a caixa de Skinner: A caixa de Skinner um equipamento usado em laboratrio de psicologia experimental e seu funcionamento baseado em estmulos visuais, auditivos e olfativos, que elicidam um comportamento operante, fundamentado em trs procedimentos: reforo, punio e extino, Caixa composta em laterais de alumnio pintada com tinta eletrosttica epxi , teto e frente em acrlico transparente, fecho magntico na porta, piso em barras de ao inox, barra em ao inox para acionamento pelo rato do lado direito com bebedouro em sua parte inferior com capacidade de coleta de gua pela concha coletora: 10 microlitros, com Acionamento manual (operador) e automtico (rato), luz, no topo da caixa do lado direito em suporte fixo, com dimenses externas de: 310 mm altura x 260 mm frente x 225 mm fundo. A outra unidade da caixa experimental uma estrutura chamada controle eletrnico externo, que conectada caixa experimental, esta com Dimenses (C x L x A):250 x 160 x 115 mm, possui um relgio com amostragem de 6 dgitos, sendo: horas, minutos e segundos, com boto para incio e parada da contagem do tempo decorrido do experimento e ainda boto de presso para reset do relgio e um boto de presso barra com uma chave automtica e manual.

Alm da caixa de Skinner onde o indivduo foi observado, os alunos usaram jaleco de manga comprida e tinham em mos o manual de laboratrio, lpis, borracha e fichas de registro, onde foram anotadas as respostas emitidas pelo rato.

Procedimentos

Chegamos ao laboratrio por volta das 19:45 horas do dia 06 de maro de 2013, nos dirigimos a bancada em silncio, o sujeito experimental estava posto na caixa de Skinner, conferimos se controle eletrnico externo estava na posio manual, comeamos as 19:50 horas o experimento de determinao do nvel operante do sujeito experimental, onde uma das alunas acionou o cronmetro do controle externo enquanto a outra observa e registrava em uma folha de registro a frequncia de cada comportamento operante do sujeito experimental de minuto em minuto at totalizar 30 minutos, os comportamentos operantes observados do sujeito experimental foram: Limpeza (L), Andar (A), Erguer-se (E), Farejar (F), Parado (P) e Resposta de Presso da Barra (RPB). Iniciamos o experimento de treino ao bebedouro as 20:25, onde uma da alunas acionava o bebedouro atravs do boto manual do controle externo enquanto a outra registrava em uma folha de registro a cada tentativa as resposta de beber e a RT (tempo em segundos) que o sujeito experimental levara para encontrar gua. Quando o sujeito encontrou a gua, foram esperados alguns segundos para que ele a bebesse. A operao foi repetida por 10 vezes, nunca liberando a gua quando ele estiva com a cabea no orifcio do bebedouro. Depois da dcima tentativa, acrescentou-se mais uma exigncia: esperou-se at que o rato se afastasse mais da abertura onde bebe gua e s ento foi acionado novamente o boto. Foi registrado o tempo de reao (RT) para todas as tentativas; RT o tempo entre a ativao do bebedouro e a resposta de beber gua, o experimento terminou aps a 13 tentativa quando o animal, estando de costas ou longe do bebedouro, aproximou-se em um tempo de 2 segundos, logo aps o rudo do bebedouro ter sido apresentado. Finalizamos os experimentos as 20:39 horas, desligamos os aparelhos e em silncio nos retiramos do laboratrio.

Resultados Conforme o dados anotados na folha de registro do nvel operante em anexo calculamos a seguir a taxa de resposta por minuto de cada comportamento emitido pelo sujeito experimental durante a execuo do experimento.

a) Taxa de Resposta de Presso Barra:


TABELA 1 - TAXA DE RESPOSTA DE PRESSO DA BARRA POR MINUTOS

Frmula de Taxa de Resposta Tx de R=n.de respostas/tempo


FONTE: Folha de registro em anexo

Clculo Tx de R.RPB= 2/30 = 0.06 Rs/min

b) Taxa de outros comportamentos registrados: L, A, E, F e P.


TABELA 2 - TAXA DE RESPOSTAS DOS COMPORTAMENTO POR MINUTO OBSERVADOS NO SUJEITO EXPERIMENTAL

Comportamentos Limpeza Andar Erguer-se nas patas traseiras Farejar Parado


FONTE: folha de Registro em anexo

Cculo Tx de R = 28/30 = 0.93 Rs/mim Tx de R = 27/30 = 0.90 Rs/min Tx de R = 13/30 = 0.43 Rs/mim Tx de R =111/30 =3.70 Rs/mim Tx de R = 47/30 = 1.56 Rs/mim

Com referencia nos dados da folha de registro em anexo construmos uma tabela abaixo com as frequncias Absoluta, Relativa, Porcentual e a taxa de resposta por minuto de cada comportamento emitido pelo sujeito experimental.
TABELA 3 - TABELA REPRESENTATIVA DA FREQUENCIA DAS RESPOSTAS OBSERVADAS

Respostas Observadas Frequncia Absoluta Pressionar Limpeza Andar Erguer-se Farejar Parado Total 1 28 27 13 111 47 227

Frequncia das respostas observadas Taxa de Frequncia Porcentual resposta/minuto Realtiva 0.06 0.93 0.90 0.43 3.70 1.56 7.58 0 0.12 0.12 0.06 0.49 0.21 1 0 12 12 6 49 21 100

FONTE: folha de Registro em anexo

c) Histograma das taxas de comportamentos.


GRFICO 1 - HISTOGRAMA APRESENTANDO A TAXA DE RESPOSTAS POR MINUTO DOS COMPORTAMENTOS OBTIDOS NO NVEL OPERANTE 4 3.5 3

Rs por minutos

RPB 2.5 2 1.5 1 0.5 0 RPB LIMPEZA ANDAR ERGUER FAREJAR PARADO LIMPEZA ANDAR ERGUER FAREJAR PARADO

Por meio do histograma exposto acima, podemos observar que o comportamento de farejar foi o uma mais executado em relao aos demais comportamentos e o comportamento de presso barra, menos executado. O sujeito assim que posto na caixa experimental buscou explor-la atravs de inmeros comportamentos de farejar. Ficava muito tempo parado nos minutos intermedirios do experimento, o sujeito se apresentou desapontado parando de explorar a caixa e passando a dormir aos 22 minutos do experimento, conforme dados da folha de registro em anexo, mas acordou logo em seguida. No encontramos dificuldade em realizar este experimento, uma vez que

tnhamos distribudo as tarefas a ser realizadas e o sujeito experimental colaborou com a execuo da experincia.

Resultados do treino ao bebedouro


GRAFICO 2 - CURVA DO TEMPO ENTRE A ATIVAO DO BEBEDOURO E A RESPOSTA DE BEBER GUA (RT). 35 30 tempo em segundos 25 20 15 10 5 0 Srie 1

Numero de tentativas

De acordo com o Grfico 2 do experimento do treino ao bebedouro constatou-se que na 1 tentativa o sujeito tomou iniciativas e reagiu (RT) aos 33 segundos aps a 1 tentativa de liberao de gua e na 10 tentativa seu desempenho foi bastante satisfatrio comparado ao (RT) da 1 tentativa, respondendo ao estimulo aos 5 segundos superando o tempo da 1 reao. Constatando-se assim que a diferena do tempo de reao (RT) foi exatamente de 27 segundos da 1 tentativa em relao a 10 tentativa. Essa diferena explicada a partir da privao de gua a qual o sujeito foi submetido, aos nmeros de tentativas (10), sua adaptao ao ambiente e da associao que o mesmo fez do som do dispositivo quando o bebedouro era ativado, logo apos a 10 tentativa, foi acrescentando conforme instrues discriminadas no manual de laboratrio, mais tentativas onde o sujeito experimental deveria sair de perto do bebedouro virar as costa para pudssemos acionar a barra novamente, o experimento s poderia ser encerrado apos o sujeito reagir em menos de 3 segundos apos o acionamento da barra, obtivemos xito neste experimento, como podemos observar na folha de registro do treino ao bebedouro que esta em anexo, na 13 tentativa o sujeito reagiu em 2 segundos aps acionarmos a barra, conclumos o experimento em 14 minutos, no encontramos dificuldades em realizar este experimento uma vez que o objetivo deste experimento foi com que o rato associasse o som do bebedouro com a presena de gua, tornando a gua um estimulo reforador, conforme a teoria podemos afirmar que o sujeito experimental passou por um processo de

aprendizagem em que um estimulo neutro( som da presso da barra)se associou a um estimulo incondicionado atravs da repetio, eliciando uma resposta reflexa do sujeito. Durante o exerccio foi observado tambm que o sujeito subiu na barra trs vezes e pressionou-a de baixo para cima 1 vezes.

DISCUSSES

A partir do exerccio realizado no laboratrio e da anlise dos resultados da tabela 3, pode-se relacionar a teoria aplicada na sala com os procedimentos das aulas prticas ocorridas no laboratrio. Entretanto segundo Ribeiro(2013) chamado de condicionamento operante o processo pelo qual certa classe de comportamentos fica sob o controle de suas conseqncias. esta classe de comportamentos recebe o nome de Operante, Foi possvel comprovar atravs do experimento que no inicio quando o rato apresentado caixa ele exerce alguns comportamentos de conhecimento da rea, como os que foram apresentados neste trabalho (farejar, limpeza, erguer-se, andar) e logo aps a realizao desses comportamento o sujeito experimental apresenta alguns comportamentos de conforto em relao ao ambiente como, por exemplo, dormir e ficar parado, observamos tambm a curiosidade do sujeito experimental em conhecer os objetos que esto dentro da caixa ao pressionar a barra de presso, com isso definimos que esses comportamentos de conhecimento da rea e de conforto so comportamentos de nvel operante, os quais so necessrio para que o sujeito opere sobre meio e produza consequncia. No segundo experimento treino ao bebedouro onde o objetivo era fazer com que o sujeito experimental associasse o som da barra de presso com a gua no bebedouro, observamos que a gua passou a ser um estimulo reforador como explica a teoria de Skinner(1998) que consistem em observamos a frequncia de uma resposta selecionada, depois tornamos um evento a ela contingente e observamos qualquer mudana na frequncia. Se houver mudana, classificamos o evento como reforador para o organismo sob as condies existentes. Tendo em vista o que foi estudado na disciplina, possvel concluir que esse trabalho de extrema importncia para as reas da psicologia. Pois essa ajuda a entender vrios pontos que so apresentados em seus estudos sobre comportamento e aprendizagem.

REFERNCIAS

BARBOSA, K. A. et al. A tcnica de condicionamento operante dentro do laboratrio. Disponvel em: http://www.prac.ufpb.br. Acesso em: 09 mar. 2013. CATANIA A. C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e cognio. 4 Ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. EQUIPAMENTOS - PSICOLOGIA. Disponvel em: http://insightltda.com.br. Acesso em: 09 mar. 2013. GOMIDE P. I. C.;WERBER L. N. D. Anlise experimental do comportamento manual de laboratrio. 6 Ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2033.

RIBEIRO B. A. Psicologia cientifica ao alcance de todos. Disponvel em: http://cafe-comciencia.blogspot.com.br. Acesso em: 09 mar. 2013. SKINNER, B. F. Cincia e Comportamento Humano. 10 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. Skinner, B. F. Sobre o behaviorismo. So Paulo: Cultrix, 1982.

Anexos:

FOLHA DE REGISTRO NVEL OPERANTE


Data : 06/03/2013 Tempo do exerccio: das 19:50 s 20:20 horas. Rato na gaiola Twingo; em privao de 24 horas.

Inter valo de 1 min.

RPB

Outros comportamentos: L, A, E, F, P.

Observaes

1 2 3
4

F,F,F,F,F,F,F,P,F,F,F,A,F,F,F L,L,E,F,L,E,L,E,F,A,F,E,A,E,A E,F,L,L,L,L,L,L,F,L,A,F,A,L


L,L,F,F,L,F,L,L,L,L,E,F,F

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 X X

P,A,E,F,F,P,F,L,F,F,L,A,F,A,F P,A,E,F,A,F,P,F,P P P,F,F,F P,F P,F,F,F,E,F,A,P,A,E,F,A,F F,P,F,F,P,F,F,E,F,F,F,A,F F,P,F,F,F,F,F,P,F,P,F,P P,F,P,F,L,L,P,F,F,L,F F,A,F,P,F,A,F,A,F,E,F A,F,A,F,P,F,F,F,L,A,F,F,A,F P,F,A,F,A,F,F,F,P,F,F,F,A,F,F,E A,F,F,F,F,F,P,L,F,L,A,F,F P,L,F,P,L,P,F,P,F,F P,F,F,P,F P,F,P,F,F,P P P P DORMIU DORMIU

24 25 26 27 28 29 30

P P,F,P P P P,F,A,F,P,F,F,P,F P,F P

DORMIU/ACORDOU DORMIU/ACORDOU

BOCEJOU

FOLHA DE REGISTRO TREINO DE BEBEDOURO


Data: 06/03/2013 Tempo de exerccio: das 20:25 s 20:39 horas. Nome do Rato Twingo; em privao de 24 horas.

Tentativas

RT (tempo em segundos)

Respostas de beber

Observaes

1 2 3 4 6 7 8 9 10 11 12 13

33 2 1 3 5 2 2 4 5 5 2 2

X X X X X X X X X X X X Subiu na barra RPB Subiu na barra


subiu na barra

You might also like