You are on page 1of 3

O Capital Natural destinado a atender as necessidades do cotidiano das pessoas vem ao longo do tempo diminuindo.

Para mudar esta situao necessrio repensar sobre esta aplicao dos recursos naturais buscando um crescimento econmico, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Para os autores do livro Capitalismo Natural, a Revoluo Industrial deu prioridade ao desenvolvimento material da humanidade e no se preocupa com o Capital Natural, que uma fonte principal de servios de ecossistemas assim como no valoriza os sistemas sociais e culturais. Em razo disso, ocorreu no sculo XVIII uma destruio maior da natureza e o Capital Natural vem declinando at hoje, num ritmo acelerado. A prxima Revoluo Industrial abordada pelo autores no livro O Capitalismo Natural busca utilizar menos material e energia, economizando dinheiro e melhorando a qualidade de vida, investindo assim na conservao e expanso dos estoques existentes de capital natural. Dessa forma, no havendo um controle melhor na aplicao dos recursos ambientais, as empresas estaro em desvantagem competitiva em razo do uso inapropriado dos recursos, do dinheiro e das pessoas. Para os autores, uma economia requer quatro tipos de Capital para funcionar bem: 1. Capital Humano trabalho e inteligncia, cultura e organizao. 2. Capital Financeiro dinheiro, investimentos e instrumentos monetrios. 3. Capital Manufaturado infra-estrutura, mquinas, ferramentas e fbricas. 4. Capital Natural recursos, sistemas vivos e os servios do ecossistema. As indstrias utilizam as trs primeiras formas de capital para transformar o capital natural no material de nossa vida cotidiana: automveis, ferrovias, cidades, pontes, casas etc. No entanto, para as indstrias os recursos naturais no tem valor, o que leva a sua utilizao de forma desfreada e sem controle, ressaltando que o capital natural insubstituvel bem como a inteligncia humana. No perodo da Revoluo Industrial a mo-de-obra superava os estoques globais de capital natural. Hoje, o quadro outro: natureza tornou-se escassa e as pessoas passaram a ser um recurso abundante. necessrio portanto, a valorizao do Capital natural, o qual utiliza quatro princpios que se reforam mutuamente:

1. Aumento radical da eficincia dos recursos possibilita que haja uma reduo de impacto no meio ambiente, aumento de emprego e evita o seu esgotamento. 2. Biomimetismo- a reduo do desperdcio. Esta estratgia visa orientar a produo segundo linhas biolgicas. 3. Economia de servio e fluxo altera a relao entre produtor e consumidor. Transforma uma economia de bens e aquisies em uma economia de servio e fluxo. 4. Investimento no capital natural investimento na sustentao, na restaurao e na expanso dos estoques de capital natural, estimulando a biosfera a produzir servios de ecossistemas e mais recursos naturais.

Essas estratgias so inter-relacionadas e interdependentes. Elas possibilitam a gerao de benefcios e oportunidade em mercados, finanas, material, distribuio e emprego, possibilitando assim a reduo da deteriorao ambiental, possibilitando crescimento econmico e o aumento de emprego. No entanto, para se conseguir os objetivos citados os desafios so grandes. Surgiram iniciativas como o Fator Dez e o Fator Quatro, que so utilizados para diminuir os impactos ao meio ambiente, ou seja, propem um aumento da produtividade dos recursos naturais usando-se menos matrias-primas e energia. A produtividade de recursos alm de economizar recursos e dinheiro, melhora a qualidade de vida. Essa melhoria possibilitaria mais conforto e segurana s pessoas em seu ambiente de trabalho, em sua moradia e tambm na melhoria nos servios pblicos. As indstrias tero que adotar uma gesto ambiental inovadora e sustentvel, produzindo com inovao, eficincia e preservando os recursos naturais e humanos para aumentar os empregos, produtividade e competitividade. As indstrias continuam aplicando produtos qumicos txicos e perigosos e isso vem afetando o meio ambiente. preciso eliminar os desperdcios redesenhando os sistemas industriais em linhas biolgicas que modifiquem a natureza dos processos industriais e materiais. necessrio que as empresas descubram como melhorar ao invs de degradar o ser humano e o planeta. Procurando introduzir uma nova era de desenvolvimento tecnolgico, aprendendo com o meio ambiente, conforme prope a cientista Janine Benyus.

Uma conscientizao de uma sustentabilidade que favorea a reduo no fluxo de material e energia deve se fazer presente tambm nos governos, com a criao e administrao de leis, polticas, tributos e subsdios que proporcionem oportunidades de trabalho e o aumento da produtividade de recursos. Uma essa estratgia que altera a relao fundamental entre produtor e consumidor a uma economia de servio e de fluxo. Ela transforma uma economia de bens e aquisies em uma economia de servio e fluxo, ou seja, substitui uma economia de compra de bens por uma economia de compra de servios. As empresas passam a vender um servio ou uma utilidade; quando o bem - que pertence sempre empresa, deixa de cumprir a sua funo, retorna origem, sendo reprocessado para ser novamente utilizado.Assim, o consumidor tem suas necessidade supridas, criando assim vantagens mtuas. Dessa forma, para que as indstrias continuem produzindo no futuro elas tero que conservar e aumentar o fluxo vital de servios, investindo no capital natural e evitando sua diminuio. Para isso elas devem criar sistemas de produo e de distribuio capazes de reverter a perda do capital natural. Todas as questes abordadas anteriormente sobre o Capitalismo Natural proposto pelos autores, nos faz refletir sobre os impactos sociais e ecolgicos do capitalismo global e a necessidade de mudanas para se atingir uma economia sustentvel, trazendo retorno mais do que positivo para a sociedade. Para os autores, investir a favor do Capitalismo Natural traz vantagens para a sociedade bem como para as empresas, tanto a curto como a longo prazo. Alm disso, a urgncia deve-se tambm em razo dos vrios problemas ambientais que passaram a ter impacto no apenas nos custos do negcio como tambm nas condies de vida de milhes de pessoas: desmatamentos, alteraes climticas, etc. Os autores propem que haja mudanas por parte da sociedade para que se preserve e reconstrua esses sistemas. Eles ressaltam a valorizao dos sistemas sociais e dos ecossistemas, ou seja, que os negcios e os interesses ambientais se interliguem, para satisfazerem melhor s necessidades da sociedade, aumentando lucros e, ao mesmo tempo, preservando o meio ambiente.

You might also like