You are on page 1of 13

PROVA

S04 V
TARDE

ATENO: VERIFIQUE SE CDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTES CONFEREM COM O SEU CARTO DE RESPOSTAS

PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAO E RECURSOS HUMANOS

CARGO / FUNO: PROFESSOR MaPA / Educao Infantil


FRASE DO ESCRITOR FERNANDO SABINO PARA EXAME GRAFOTCNICO (TRANSCREVA NO ESPAO DETERMINADO NO SEU CARTO DE RESPOSTAS)

Liberdade o espao que a felicidade precisa.


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES SEGUINTES:

1. 2.

Este Caderno de Questes contm questes de mltipla escolha, cada uma com 5 opes A, B,C, D e E. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores.

3.

Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato.

4.

Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas.

5. 6. 7. 8. 9.

O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 1 hora contada do seu efetivo incio, sem levar este Caderno de Questes. Voc s poder levar este Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 hora antes do trmino da prova. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova neste Caderno de Questes e no Carto de Respostas. Qualquer outro tipo de anotao ser motivo de eliminao automtica do candidato. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova.

10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA!

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Condminos A porta estava aberta. Foi s eu surgir e arriscar uma espiada para a sala, o dono da casa saltou da mesa para receber-me. Vamos entrar, vamos entrar. Estvamos espera do senhor para comearmos a reunio: o senhor no o 301? No, eu no era o 301. Meu amigo, que morava no 301, tivera que fazer repentinamente uma viagem, pedira-me que o representasse. O homem estendeu-me a mo, num gesto decidido: Pois ento muito prazer. Disse que se chamava Milans e recebeu com um sorriso milanesa a minha escuta pelo atraso. [...] Aqui o Dr. Matoso, do 302. Quando precisar de um mdico Ali o capito Barata, do 304 representante das gloriosas Foras Armadas. Dona Georgina e Dona Mirtes, irms, no se sabe qual mais gentil, moram no 102. Aquele o Dr. Lupiscino, do 201, nosso futuro Sndico Suas palavras eram recebidas com risadinhas chochas, a indicar que vinha repetindo as mesmas graas a cada um que chegava. Cumprimentei o mdico, um sujeito com cara mesmo de Matoso, o capito com seu bigodinho ainda de tenente, as duas velhas de preto, no se sabia qual mais feia, o futuro sndico, os demais. O dono da casa recolheu a barriga e as ideias sentando-se empertigado cabeceira. Busquei o nico lugar vago do outro lado e acomodei-me. [...] Um dos presentes, solene, de papel na mo, aguardava que restabelecesse a ordem para prosseguir. Desculpem a interrupo gaguejei. Podem continuar. No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, todo simpatico Estvamos apenas trocando ideias. Se o senhor quiser, recomeamos tudo emendou a Milanesa, mais prtica. Ali nosso Jorge, do 203, dizia que precisvamos Perdo, quem dizia era o Dr. Lupiscino e o nosso Jorge do 203, um rapaz rolio como uma salsicha de culos, passou para o extrema. A esta altura interveio o capito, chutando em gol: Pode prosseguir a leitura. Algum a meu lado explicou: O Dr. Lupiscino fez um esboo de regulamento. O senhor sabe, um regulamento sempre necessrio O Dr. Lupiscino pigarreou e leu em voz alta: Quinto: vedado aos moradores Espere voltou-se para mim: O senhor quer que leia os quatro primeiros? 02

No preciso interveio o Milans: Os quatro primeiros servem apenas para a introduo do quinto. Vamos l. Quinto: vedado aos moradores guardar nos apartamentos explosivos de qualquer espcie O capito inclinou-se, interessado: isso que eu dizia. Este artigo no est certo: suponhamos que eu, como oficial do exrcito, traga um dia para casa uma dinamite O senhor vai ter dinamites em casa capito? espantou-se uma das velhas, a Dona Mirtes. No, no vou ter. Mas posso um dia cismar de trazer Um perigo, capito! Meu Deus, as crianas e uma senhora gorda na ponta da mesa levou a mo peitaria. Pois o que eu digo: um perigo tornou o capito. Devamos proibir. Pois ento? Ningum entendia o que o capito queria dizer. Ele voltou carga: E imagine se um dia a dinamite explode, mata todo mundo! No, preciso deixar bem claro no regulamento: No vedado ter em casa explosivos de qualquer espcie No vedado? Quer dizer que pode ter? desafiou o autor do regulamento, j meio irritado. Quer dizer que no pode ter explosivos respondeu o capito, quase a explodir. [...]
(SABINO, Fernando. Condminos. In: Rubem Broop et al. Para gostar de ler. Crnicas 4. So Paulo: tica, 1988. p. 25-27. Adaptado)

Questo 01 Sobre os verbos gaguejar e espantar-se, no texto, leia as afirmaes seguintes: I. O verbo gaguejar (gaguejei) expressa que o narrador estava constrangido em participar de uma reunio que j comeara, com pessoas que ele no conhecia. II. O verbo espantar-se (espantou-se) revela a reao de Dona Mirtes em relao inteno do capito em levar dinamites para o prdio. III. Os dois verbos expressam a fala do narrador, que apenas observa os acontecimentos da reunio de condomnio. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmao(es) correta(s). A) B) C) D) E) Somente a I est correta. Somente a II est correta. Somente I e II esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente II e III esto corretas.

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 02 No 12 pargrafo, [...] e o nosso Jorge do 203, um rapaz rolio como uma salsicha de culos, passou para o extrema., na caracterizao de um dos personagens, feita pelo escritor, h uma figura de linguagem denominada: A) B) C) D) E) metfora. eufemismo. anfora. comparao. metonmia.

Questo 06 O fragmento No vedado ter em casa explosivos de qualquer espcie, da forma como foi redigido no contexto, contradiz o desejo de proibir o armazenamento de explosivos de qualquer espcie nos apartamentos. Observe as afirmaes abaixo sobre como corrigir tal equvoco. I. O redator do regulamento deve usar o travesso, no incio da frase e dois pontos, aps a locuo adverbial. No vedado ter em casa: explosivos de qualquer espcie II. Na construo do regulamento, o uso da vrgula, aps o advrbio de negao, eliminaria, coerentemente, qualquer ambiguidade. No, vedado ter em casa explosivos de qualquer espcie III. Para corrigir o equvoco e proibir a ao de armazenar explosivos, o redator do regulamento deve retirar o advrbio de negao: vedado ter em casa explosivos de qualquer espcie Assinale a alternativa que indica a(s) afirmao(es) correta(s), para que, de acordo com o texto, a mensagem inicial seja mantida. A) B) C) D) E) Somente a I est correta. Somente a II est correta. Somente a III est correta. Somente I e III esto corretas. Somente II e III esto corretas.

Questo 03 Transpondo-se para a voz passiva analtica a frase O homem estendeu-me a mo [...], a forma verbal resultante ser: A) B) C) D) E) estendida. est sendo estendida. ser estendida. estava sendo estendida. foi estendida.

Questo 04 Observe a palavra em destaque em [...] pedira-me que O representasse. (pargrafo 3), e assinale a alternativa que a classifica corretamente. A) pronome demonstrativo com funo de predicativo. B) pronome oblquo tono com funo de objeto direto. C) artigo definido com funo de adjunto adnominal. D) pronome substantivo demonstrativo com funo de objeto indireto. E) pronome oblquo tnico com funo de sujeito.

Questo 07 Assinale a alternativa em que esto correta e respectivamente identificadas as relaes de sentido dos elementos em destaque nas frases: I. Estvamos espera do senhor PARA comearmos a reunio [...] II. QUANDO precisar de um mdico... III. No, no vou ter. MAS posso um dia cismar de trazer A) B) C) D) E) finalidade tempo adversidade adversidade consequncia finalidade conformidade tempo contrariedade concesso concluso conformidade concluso oposio causa

Questo 05 Nas alternativas abaixo, as expresses preposicionadas so regidas por um nome, EXCETO: A) B) C) D) E) das gloriosas (pargrafo 7) do quinto (pargrafo 18) carga (pargrafo 28) do regulamento (pargrafo 30) do senhor (pargrafo 2)

03

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 08 Levando em considerao a definio apresentada em cada frase, assinale a alternativa em que o elemento definido est adequadamente nomeado. A) Tem como objeto de estudo a relao que se estabelece entre o sintagma nominal e seus respectivos complementos. = regncia verbal. B) Indica a crase, a juno da preposio a com os artigos a e as ou com um pronome iniciado por a (aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo). = acento grave. C) o uso do signo em seu sentido real, ou seja, o uso da palavra em seu sentido original. = conotao. D) a designao geral para os casos em que palavras de sentidos diferentes tm a mesma grafia = homnimos homfonos. E) o uso do signo em seu sentido figurado, simblico, ou seja, o uso da palavra, dando-lhe outro significado. = denotao.

ATUALIDADES E NOES DE ADMINISTRAO PBLICA MUNICIPAL Questo 11 As discusses sobre as polticas de ao afirmativa, principalmente no que diz respeito ao acesso universidade pblica, ganhou um captulo de grande importncia com o julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal em abril de 2012. Sobre as cotas raciais como fator de acesso s universidades pblicas, o STF declarou que uma medida: A) constitucional somente nas regies com desigualdades marcantes. B) inconstitucional em todo o territrio nacional. C) constitucional somente at o ano de 2015, sendo uma poltica paliativa. D) constitucional em todo o territrio nacional. E) inconstitucional at que exista uma efetiva melhora no ensino bsico.

Questo 09 Quanto formao da palavra destacada em O Dr. Lupiscino fez um ESBOO de regulamento., correto afirmar que foi formada por: A) B) C) D) E) derivao sufixal. composio por justaposio. derivao parassinttica. composio por aglutinao. derivao regressiva.

Questo 12 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP) divulgou no ms de agosto os resultados do IDEB ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica referentes aos exames aplicados em 2011. Em relao a esses resultados, o estado do Esprito Santo obteve o seguinte resultado, considerando a totalidade de sua rede de ensino. A) B) C) D) Somente o 5 ano superou as metas. Todos os anos e segmentos superaram as metas. Somente o 9 ano superou as metas. Todos os anos e segmentos ficaram abaixo das metas. E) Somente o Ensino Mdio superou as metas.

Questo 10 Assinale a alternativa em que a reescrita da frase No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, todo SIMPATICO, apresenta o adjetivo destacado no grau superlativo absoluto analtico. A) No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, muito simptico. B) No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, todo simpaticssimo. C) No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, todo simpaticrrimo. D) No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, o mais simptico que todos. E) No havamos comeado ainda escusou-se o Milans, o menos simptico de todos.

04

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 13 Analise as assertivas abaixo, assinalando aquela que est de acordo com a Lei Orgnica do Municpio da Serra, quando disciplina sobre a Administrao do Municpio. A) Os cargos e funes pblicas so acessveis somente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. B) O prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. C) permitido ao servidor pblico servir sob a direo imediata de cnjuge ou parente, sendo permitida a relao de parentesco somente at 3 (terceiro) grau civil. D) Ao servidor pblico civil garantido o direito livre associao sindical. E) Para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico, permitida a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias.

Questo 15 A Lei n 2.172/99 organiza o Magistrio Pblico Municipal da Serra, estrutura a respectiva carreira e dispe quanto sua profissionalizao e aperfeioamento, estabelecendo normas gerais e especiais sobre o regime jurdico de seu pessoal. Segundo a referida lei, so direitos do profissional da educao, EXCETO: A) dispor, no mbito do trabalho, de instalao e material didtico, suficientes e adequados. B) participar de eleies de Diretor de Unidade de Ensino, de Coordenador de Turno e de Conselhos de Escola previstos em regulamentao prpria. C) ter liberdade de escolha e aplicao dos processos didticos e das formas de avaliao de aprendizagem, observadas as diretrizes do Sistema Municipal de Ensino. D) congregar-se em associaes de classe, beneficentes, econmicas, de cooperativismo e recreao. E) preservar os princpios, ideias e fins da educao brasileira, e estimular o civismo e o culto das tradies histricas.

Questo 14 O Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio da Serra, ao disciplinar sobre os cargos pblicos, enumera as possibilidades pelas quais o cargo pode ficar vago. Assim, de acordo com o referido Estatuto, NO ocorre vacncia de cargo motivada por: A) B) C) D) E) exonerao. disponibilidade. demisso. aposentadoria. readaptao. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS Questo 16 A Resoluo CNE/CEB n 1, de 5 de julho de 2000, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, em seu Art. 5, Pargrafo nico, estabelece que a identidade prpria da Educao de Jovens e Adultos considerar as situaes, os perfis dos estudantes, as faixas etrias e se pautar em trs princpios na apropriao e contextualizao das Diretrizes Curriculares Nacionais e na proposio de um modelo pedaggico prprio. So eles, os princpios de: A) B) C) D) E) valores, equidade e competncias. igualdade, oportunidade e formao. equidade, diferena e proporcionalidade. mrito, valores e capacidade. identidade, proporcionalidade e diferena.

05

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 17 De acordo com o documento Parmetros Nacionais de Qualidade para as Instituies de Educao Infantil, as propostas pedaggicas das instituies de Educao Infantil observam princpios ticos, polticos e estticos. No que se refere formao da criana para o exerccio progressivo, os princpios estticos contemplados so: A) da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais. B) da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. C) dos direitos e dos deveres da cidadania, da criticidade e do respeito ordem democrtica. D) de manifestaes artsticas, da criticidade, da autonomia, da solidariedade e do respeito ao bem comum. E) do respeito ordem democrtica, da responsabilidade, da autonomia e da cidadania.

Questo 19 De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica, Art. 44, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso sobre o que deve contemplar o Projeto Poltico-Pedaggico: ( ) a concepo da organizao do espao fsico da instituio escolar de tal modo que este seja compatvel com as caractersticas de seus sujeitos. ( ) o programa de formao inicial e continuada dos profissionais da educao. ( ) o perfil real dos sujeitos crianas, jovens e adultos que justificam e instituem a vida da e na escola. ( ) a concepo sobre educao, conhecimento, avaliao da aprendizagem e mobilidade escolar. ( ) a definio de qualidade gerencial da escola, no contexto da estrutura administrativa a ser composta, os cargos e as remuneraes. A sequncia correta : A) B) C) D) E) F, V, F, V, F V, V, V, V, F V, V, F, V, V F, F, V, V, F F, F, F, V, V

Questo 18 Observe o fragmento: Os erros mostravam que as trocas sociais produzem zonas de desenvolvimento proximal que precisam ser incorporadas nas atividades escolares como significativas para o aprofundamento do processo de aprendizagem. (ESTEBAN, 2001) Da leitura do fragmento, depreendese que o erro do estudante indica: A) B) C) D) E) aprendizagens potenciais. falta de conhecimento. conhecimentos diversos. capacidade de observao. aprendizagem no alcanada.

Questo 20 Entre as diversas concepes de organizao curricular, identifique a alternativa que melhor expressa as caractersticas de um currculo racional-tecnolgico. A) Professor detentor da autoridade intelectual e moral; contedos organizados em grade curricular; ensino centrado no professor e na matria. B) Associado influncia de Jean Piaget e seguidores; prev atividades que correspondam ao nvel de desenvolvimento intelectual dos alunos. C) Previamente prescrito por especialistas; visa ao desenvolvimento de habilidades e destrezas; proposto para a transmisso de contedos. D) Interdisciplinaridade acentuada; busca de integrao de conhecimentos que facilite uma compreenso reflexiva e crtica dos alunos. E) Professor facilitador da aprendizagem; contedo oriundo das experincias dos alunos; identificado com as ideias de John Dewey.

06

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 21 O aprender a aprender est vinculado seguinte ideia: A) escolha de metodologias e procedimentos compatveis com os objetivos e com a proposta curricular em que o estudante est inserido. B) domnio dos processos necessrios ao acesso aos conhecimentos, como se produzem, se transformam e se elaboram estes conhecimentos. C) domnio do processo de assimilao e armazenamento de informaes organizadas e transmitidas pelo ensino formal. D) capacidade de o indivduo reter a maior quantidade de informaes necessrias e condicionantes para sua aprovao nos processos avaliativos. E) habilidades e destrezas consideradas teis e desejadas pela sociedade, dominadas pelos alunos no percurso da formao.

Questo 24 As Diretrizes Curriculares Nacionais dispem sobre o comprometimento da escola com a qualidade social da educao. Essa qualidade social adota, como centralidade, o dilogo, a colaborao, os sujeitos e as aprendizagens. Identifique a seguir, qual alternativa NO faz parte dos requisitos necessrios para uma educao de qualidade social. A) Consideraes sobre a incluso, a valorizao das diferenas e o atendimento pluralidade e diversidade cultural. B) Inter-relao entre organizao do currculo, do trabalho pedaggico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco a aprendizagem do estudante. C) Organizar-se em classes ou turmas, com alunos de sries distintas, com nveis equivalentes de adiantamento na matria. D) Foco no Projeto Poltico-Pedaggico, no gosto pela aprendizagem e na avaliao das aprendizagens como instrumento de contnua progresso dos estudantes. E) Preparao dos profissionais da educao, gestores, professores, especialistas, tcnicos, monitores e outros.

Questo 22 Em 2011, foi inserido no Art. 32 da LDB, o 6, determinando a incluso, como tema transversal nos currculos do Ensino Fundamental, do estudo sobre: A) a arte, especialmente em suas expresses regionais. B) os direitos das crianas e dos adolescentes. C) os smbolos nacionais. D) a formao da populao brasileira. E) a diversidade cultural religiosa.

Questo 25 De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, seus sistemas de ensino. Os Estados e o Distrito Federal atuaro: A) B) C) D) E) prioritariamente no Ensino Fundamental e Mdio. no sistema federal de ensino. exclusivamente no Ensino Fundamental e Mdio. preferencialmente no Ensino Mdio. prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educao Infantil.

Questo 23 O Estatuto da Criana e do Adolescente determina que no processo educacional devero ser respeitados: A) a formao continuada da criana e do adolescente, o individualismo, os limites e as diferenas. B) o contexto social da criana e do adolescente, o cumprimento dos dias letivos na escola e a qualidade do ensino. C) o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidos pelas escolas de acordo com o calendrio nacional. D) a reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares. E) os valores culturais, artsticos e histricos prprios do contexto social da criana e do adolescente.

07

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 26 De acordo com SILVA (2010), Muitas vezes, os pais tm dificuldades em diferenciar o que uma brincadeira de mau gosto (ou mesmo uma simples agresso) de um comportamento bullying. A escola deve estar preparada para identificar este comportamento e orientar pais e estudantes a respeito. Um dos fatores determinantes para reconhecer uma ao de bullying : A) B) C) D) E) a agresso em espao pblico. o carter recorrente e intencional. o abuso de poder e a intimidao. o comportamento desafiador. o isolamento do estudante.

Questo 29 A anlise que Vygotsky realiza sobre a correspondncia entre o pensamento e a palavra segue uma dinmica de investigao que caminha do plano mais externo ao mais interno do processo. Constatou-se que o desenvolvimento do pensamento verbal segue uma trajetria oposta, ou seja, do motivo que gera um pensamento modelao do pensamento, primeiro no discurso interior, depois nos significados das palavras e finalmente nas palavras. (Vygotsky, 1993). Sobre essa trajetria descrita, na perspectiva do autor, correto afirmar que: A) este o caminho definitivo do pensamento para a expresso da palavra. B) possvel ainda uma infinidade de movimentos progressivos e recessivos nesse processo. C) a dinmica descrita consiste no mecanismo de surgimento da palavra verbalizada e escrita. D) a especificao deste trajeto fator sem o qual no possvel a fala. E) a linguagem determina o pensamento que se transforma em expresso verbal.

Questo 27 De acordo com a LDB, so considerados profissionais da educao escolar bsica os que nela esto em efetivo exerccio e tenham sido formados em cursos reconhecidos. Esse profissional deve: A) associar teorias e prticas, mediante estgios supervisionados. B) portar diploma de curso tcnico ou superior em rea pedaggica ou afim. C) ser habilitado em nvel mdio para a docncia na educao nos Ensinos Fundamental e Mdio. D) possuir ttulos de mestrado ou doutorado em quaisquer reas. E) possuir slida formao bsica.

Questo 30 A Resoluo CNE/CP n 01/2004, em seu Art. 3, determina que a Educao das Relaes tnico-Raciais e o estudo de Histria e Cultura Afro-Brasileira, e Histria e Cultura Africana sero desenvolvidos por meio de contedos, competncias, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas instituies de ensino e seus professores, com o apoio e a superviso dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenaes pedaggicas, respeitando: A) a democracia e a superao das desigualdades sociais e raciais. B) o que determina o Art. 26-A da LDB, includo pela Lei n 10.639/03. C) o direito de os alunos afrodescendentes frequentarem estabelecimentos de ensino de qualidade. D) as indicaes, recomendaes e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004. E) situaes educativas para o reconhecimento, a valorizao e a manuteno da diversidade.

Questo 28 Observe o fato: Certo professor, no processo de avaliao, no se preocupa, no dia a dia, em atribuir notas aos estudantes, mas em observar e registrar seus percursos durante as aulas, a fim de analisar as possibilidades de aprendizagem de cada um e do grupo como um todo, avaliando ao longo de todo o processo de aprendizagem. Esse docente est trabalhando sob a perspectiva da avaliao: A) B) C) D) E) formativa. democrtica. formal. quantitativa. normativa.

08

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questo 31 Sobre Piaget e Vygotsky sabe-se que h convergncias e divergncias entre o pensamento desses dois pesquisadores. No aspecto geral, as divergncias decorrem da diferena de foco dos estudos de cada pesquisador. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento construdo, e, com isso, a teoria um acontecimento da inveno ou construo que ocorre na mente do indivduo, Vygotsky estava interessado na questo de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual. Com base nessas diferenas, marque a alternativa que apresenta a divergncia marcante entre o estudo desses dois tericos. A) A relao entre o papel da linguagem e o desenvolvimento da fala. B) A relao entre o papel da linguagem e a interiorizao da palavra. C) A relao entre o papel da fala egocntrica e a fala socializada. D) A relao entre a linguagem e o pensamento. E) A relao entre o desenvolvimento e a fala social.

Questo 33 A criana desenvolve sua linguagem passando por trs fases: a linguagem social, a linguagem egocntrica e a linguagem interior. Esta uma concepo que tem base nos estudos de: A) B) C) D) E) Chomsky. Piaget. Breiner. Vygotsky. Skinner.

Questo 34 No ptio, Glria professora de uma turma de Educao Infantil , observa seus alunos brincando. Um deles encontra um galho e comea a se divertir com ele. Primeiro sobe no galho e sai a galopar; no final do percurso, o menino desce do cavalo (galho) e este se transforma numa espada com a qual ele luta incansavelmente; logo depois, com o mesmo galho, ele comea a varrer o ptio e, mais tarde, volta a subir no galho e galopar. Observa-se que essa criana brinca com um objeto, atribuindo-lhe diferentes significados. correto dizer que essa brincadeira corresponde (a): A) B) C) D) E) funo sistemtica. funo semitica. funo simblica. ausncia de simbolismo. significados e significantes.

Questo 32 Piaget concluiu que, ao longo do processo de desenvolvimento, as pessoas apresentam estruturas cognitivas qualitativamente diferentes. Cada uma dessas estruturas representa um estgio de desenvolvimento psicolgico que, apesar das caractersticas que lhe so peculiares, apresenta alguns traos do estgio que o precedeu e prepara o indivduo para o estgio seguinte. Esses estgios so: sensrio-motor; pr-operatrio; operatrio-concreto; operatrio-formal. Defina, na viso piagetiana, as caractersticas da criana no estgio pr-operatrio. A) egocntrica, j possui a ideia da reversibilidade, age por simulao. B) dependente do mundo concreto para chegar abstrao, relaciona diferentes aspectos e abstrai dados da realidade. C) egocntrica, age pelos reflexos, e as noes de tempo e espao so construdas pela ao. D) capaz de pensar em todas as relaes possveis logicamente, buscando solues a partir de hipteses. E) egocntrica, possui percepo global sem discriminar detalhes, no aceita a ideia do acaso, tudo deve ter uma explicao.

Questo 35 Conforme a teoria de Piaget, o aparecimento da linguagem acontece no final da seguinte etapa: A) B) C) D) E) sensrio-motora. do pensamento simblico. pr-operatria. das operaes abstratas. impulsivo-emocional.

09

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 36 Para a Educao Bsica, a Lei n 9.394/96 estabelece a carga horria mnima anual de oitocentas horas, distribudas por um mnimo de: A) B) C) D) E) duzentos dias letivos. duzentos e vinte dias letivos. duzentos e vinte e dois dias letivos. duzentos e trinta dias letivos. duzentos e dez dias letivos.

Questo 39 Na Educao Infantil, as aprendizagens significativas so garantidas pelo professor que considera como ponto de partida: A) os recursos para pensar, o seu uso e a apropriao de formas de representao e comunicao. B) determinados contedos. C) as estratgias e o confronto de ideias. D) os conhecimentos que as crianas possuem, advindos das mais variadas experincias sociais, afetivas e cognitivas a que esto expostas. E) os conhecimentos lingusticos sobre um determinado assunto.

Questo 37 Muitas crianas na Educao Infantil no percebem que houve um incidente ao sofrer, por exemplo, uma batida com outra criana acidentalmente, porque elas ainda no construram o conceito de: A) B) C) D) E) intencionalidade. irreversibilidade. competitividade. moralidade. artificialismo.

Questo 40 A educadora Constance Kamii, aluna e colaboradora de Jean Piaget, afirma que houve uma aplicao equivocada das pesquisas desse terico ao universo escolar. Segundo ela, Piaget baseou seus estudos numa viso epistemolgica e houve uma aplicao de prticas inadequadas. De acordo com Kamii, a criana curiosa no aprende matemtica memorizando, repetindo e exercitando, mas: A) realizando atividades pr-numricas. B) resolvendo situaes problemas, enfrentando obstculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua insero familiar e social. C) resolvendo situaes de seriao, classificao e correspondncia termo a termo. D) utilizando a memorizao como forma de reter os conhecimentos para aplic-los em seguida. E) usando material concreto para iniciar a construo das operaes.

Questo 38 [...] propiciar situaes de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relao interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude bsica de aceitao, respeito e confiana, e o acesso, pelas crianas, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. O trecho acima, retirado do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, faz referncia a: A) B) C) D) E) cuidar. educar. jogar. brincar. integrar.

10

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 41 Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil (DCNEIs) que destaca a necessidade de estruturar e organizar aes educativas com qualidade, articulada com a valorizao dos professores atuantes com crianas de 0 a 5 anos, o professor tem como desafio: A) construir propostas pedaggicas que, no cotidiano de creches e pr-escolas, deem voz s crianas e acolham a forma delas significarem o mundo e a si mesmas. B) superar a desigualdade de acesso s creches e pr-escolas entre crianas brancas e negras, ricas e pobres, moradoras do meio urbano e rural, das regies Sul/Sudeste e Norte/Nordeste. C) uma educao de qualidade no lar e em instituies escolares. D) construir uma proposta pedaggica voltada para a valorizao do professor. E) adequar o ambiente fsico em funo das concepes que a instituio julga adequadas.

Questo 43 Brincando as crianas experimentam expressivas situaes corporais, sensoriais. preciso, ao planejar prticas pedaggicas, que o professor conhea a criana e tenha em mente que cada um diferente e tem preferncias de acordo com sua singularidade. No espao pedaggico, dispor de um longo perodo de tempo, em ambientes com variedades de brinquedos, proporcionar: A) enriquecer a experincia dramtica da criana. B) atender aos diferentes ritmos das crianas e respeitar a diversidade de seus interesses. C) ampliar sua capacidade de utilizar a linguagem. D) apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita, para que possa aproveitar a cultura popular de que j dispe e adquirir novas experincias pelo contato com diferentes linguagens. E) introduzir a criana no mundo de atitudes de respeito s demais pessoas.

Questo 42 O impacto das prticas educacionais no desenvolvimento das crianas se faz por meio das relaes sociais que as crianas, desde bem pequenas, estabelecem com os professores e as outras crianas e que afetam a construo de suas identidades.(DCNEIs) Pensando sobre isso, o professor deve ter como base a preocupao de garantir s crianas da mesma idade: A) B) C) D) E) a mediao. a cidadania. a autonomia. a transformao. a interao.

Questo 44 Pensando na linguagem verbal, podemos dizer que a criana, ao desenvolver aspectos relacionados leitura e escrita, desenvolve tambm aspectos relacionados oralidade e vice-versa. (BAPTISTA,
Correia, Mnica. A Linguagem Escrita e o direito Educao na primeira infncia Anais do I Seminrio Nacional Belo Horizonte p. 3.)

As prticas discursivas orais das crianas influenciam o processo de apropriao da linguagem escrita e sofrem influncias desse processo. Analisando a relao entre essas duas modalidades de linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita, podemos dizer que elas esto em constante: A) B) C) D) E) transformao. maturao. interao. avaliao. internalizao.

11

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 45 O professor que na sua prtica pedaggica oportuniza criana conhecer um nmero de cada vez: primeiro o 1, depois o 2 e, assim, sucessivamente, enfatizando o seu traado, o treino e a percepo, por meio de propostas como passar o lpis sobre os algarismos pontilhados, ligar o nmero quantidade de objetos correspondente, colar bolinhas de papel sobre o algarismo, apoia-se na ideia: A) de relaes significativas e contextualizadas. B) de que as crianas elaboram conceitualizaes prprias e originais sobre os nmeros. C) d e q u e a s c r i a n a s c o n s t r o e m s e u s conhecimentos com base nas provas piagetianas. D) de que as crianas aprendem por repetio, memorizao e associao. E) d e q u e a s c r i a n a s c o n s t r o e m s e u s conhecimentos pelo convvio social.

Questo 48 Ana, professora de crianas de 2 anos, e Flvia, professora de crianas de 3 anos, tm o costume de mostrar aos seus alunos que se pode ler algo sem o apoio de desenhos, ilustraes, escrever bilhetes e mensagens para pessoas que no esto no ambiente naquele momento, ou registrar vivncias ocorridas com seus alunos e reler para essas mesmas crianas em outro dia. Com essas prticas, as professoras exemplificam, para seus alunos, situaes de aprendizagem: A) que iro garantir s crianas a apropriao da linguagem escrita. B) que mostram s crianas as funes da escrita e sua relevncia para a vida social. C) que no se fazem necessrias, pois seus alunos j participaram dessas prticas em outros ambientes. D) que mostram a funo esttica do texto. E) que lhes proporcionaro a passagem pelas demais fases da aquisio da escrita.

Questo 46 A Zona de Desenvolvimento Proximal, designada por Vygotsky, possui um importante instrumento potencializador. Esse instrumento : A) B) C) D) E) o objeto. o clculo. a cultura. a brincadeira. a leitura. Questo 49 Como situao gnosiolgica, em que o objeto cognoscvel, em lugar de ser o trmino do ato cognoscente de um sujeito, mediatizador de sujeitos cognoscentes, educador, de um lado, educandos, de outro, a educao problematizadora coloca, desde logo, a exigncia da superao da contradio educador x educando. Sem esta, no possvel a relao dialgica, indispensvel cognoscibilidade dos sujeitos cognoscentes, em torno do mesmo objeto cognoscvel. (Freire, 1983) Em contraposio ao processo de relaes econmicas, que se definem em alienao do homem e expropriao de seu saber, Freire no dicotomiza homens e mundo, mas os v em contnua interao. Diz que entre educador e educandos no h mais uma relao de verticalidade em que um sujeito e o outro objeto: ambos so sujeitos do ato cognoscente. Com base nessas ideias, a pedagogia atual : A) B) C) D) E) antidialgica. literria. dinmica. dialgica. dicotmica.

Questo 47 Pensando no pequeno leitor, sobretudo naquele que ainda no se apropriou do sistema de escrita alfabtica, o livro deve servir para ler e ver. Um bom livro de Literatura Infantil, alm da qualidade esttica, deve assegurar que a criana tenha acesso a materiais, tcnicas e recursos grficos variados, como desenho, gravuras, colagens, massinha, fotografias. Essas imagens devem servir para: A) representar aquilo que o texto verbal diz. B) representar aquilo que o texto verbal no diz. C) promover a fluio e as experincias estticas das crianas. D) experimentar e estimular o grafismo da criana. E) ampliar as experincias estticas dos leitores e possibilitar novas construes de sentido.

12

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 50 O processo em que exigido do aluno o enfrentamento de desafios e problemas, que, segundo Pozo pelo qual o sujeito interpreta as informaes que provm do meio, em funo de seus esquemas ou estruturas conceituais disponveis, possibilitando, desta forma, aquilo que Piaget conceitua como integrao de elementos exteriores e estruturas em evoluo ou j acabadas no organismo, conhecido como: A) B) C) D) E) adaptao. assimilao. aprendizagem. equilibrao. associao.

13

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

You might also like