You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS CAMPUS GUARULHOS

Renata Geraissati Castro de Almeida

Resenha do texto Vendo Vozes

Trabalho apresentado em cumprimento s exigncias de avaliao da disciplina de Libras do curso de Histria da Universidade Federal de So Paulo. Prof Dr Sandra Campos

GUARULHOS 2013

O autor Oliver Sacks neurologista e bilogo- no primeiro captulo de sua obra Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos1 inicia sua argumentao realizando uma provocao ao leitor, propondo que atualmente somos muito mais ignorantes com relao surdez do que fomos durante 1786 a 1886 e explicar o porqu desta afirmativa nas linhas seguintes. Antes disso o autor ir explicar qual seu recorte, pontuando que o termo surdo vago e designa uma srie de variaes de graus de dificuldade para ouvir, sendo que estas variedades influenciam como ser a insero do surdo no mundo da lngua2. O autor ir se focar em um grupo especfico de surdos, os que so congnitos, isso que se encontram em uma fase pr-lingustica e que nunca adquiriram a lngua, condio diferente do caso narrado de David Wright, que ficou surdo aps os sete anos e pde aprender a lngua. O impacto que nascer surdo e as dificuldades geradas por este fator tambm so abordados. Sacks discute o grau de importncia que a linguagem possu na vida dos seres humanos e que s vezes a valorizamos o quanto deveramos. Para ele a linguagem o meio pelo qual entramos em uma cultura e adquirimos cidadania, sendo o modo com o qual trocamos informaes3, a linguagem possu uma relao estreita com o pensamento. Algumas pginas adiante ser narrada a histria de Pierre Desloges, o primeiro surdo-mudo a publicar um livro, este testemunha que no comeo de sua enfermidade antes de conhecer a lngua de sinais - vivia isolado das outras pessoas, pois no conseguia transmitir ideias lgicas, porm aps ser introduzido nesta linguagem conseguiu ampliar sua compreenso e se tornar extremamente inteligente. Isto ocorre nas palavras de Hughlings-Jackson devido ao fato de este antes da lngua de sinais no conseguir "proposicionar", isto , no conseguir criar inter-relao entre as palavras e sinais, mostrando que a falta de linguagem, isto , de smbolos, pode afetar o funcionamento do prprio raciocnio. Acreditava-se desde Aristteles que os smbolos eram apenas orais, porm o mdico-filsofo Cardano props que assim como os sons so usados para smbolos, os objetos e palavras tambm podem ser usados.

SACKS, Oliver W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. So Paulo: Companhia das letras, 2010. (p. 15- 40). 2 SACKS, Oliver W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. So Paulo: Companhia das letras, 2010. p. 17. 3 ibidem, p. 19.

Aps ter pontuado o grau de importncia da linguagem, o autor ir traar um panorama da histria da lngua de sinais, mostrando que at 1750 no havia iniciativas que contemplassem a educao dos surdos-mudos, algo que os fazia viver marginalizados. Porm aps a juno da iniciativa de pessoas comuns, combinada com as ideias de filsofos esta situao ir mudar. No ano de 1755 criada a Escola do abade De L'Epe, este com o objetivo de evangelizar estes surdos-mudos foi possivelmente o primeiro ouvinte a aprender a lngua de sinais. Com a juno desta lngua dos surdos pobres de Paris, figuras e palavras escritas, foi possvel que centenas de alunos surdos fossem alfabetizados. A iniciativa do abade teve frutos e em 1789 havia 21 escolas para surdos na Europa4. Os bons resultados apresentados fizeram com que a linguagem de sinais se expandisse, atingisse os Estados Unidos e se difundisse em diversas partes. Em 1864 foi criada a primeira instituio de ensino superior para surdos nos EUA, a Columbia Institution for the Deaf and the Blind, em Washington, atualmente Gallaudet University, que continua at hoje sendo a nica faculdade de cincias humanas do mundo para alunos surdos5. O que se pode observar que houve at os anos de 1870 uma trajetria triunfantes da emancipao dos surdos, que aps se alfabetizarem, passaram de prias da sociedade, a pessoas que puderam ser incorporadas, adquirindo cidadania e posies de destaque na sociedade. Apesar disto a partir desta data a situao sofrer uma mudana, fazendo com que ocorra na opinio do autor um retrocesso neste processo, e em 20 anos se desfez todo o trabalho de um sculo6. Neste perodo antigos debates iro voltar a tona, por exemplo, o pensamento corrente entre os falantes de que a lngua de sinais no era completa e que no podia expressar todas as emoes (apesar das opinies dos surdos, que a utilizavam para realizar todas suas aes cotidianas). Alm disso, se acreditava que a lngua estava restringindo os surdos a conviver apenas com outros surdos que gerava um isolacionismo que impedia a convivncia com outras pessoas, sendo a alternativa para isso o ensino da fala e da leitura labial, associados proibio da lngua de sinais que era considerada prejudicial lngua falada. Estava posto um dilema, dever-se-ia interromper o ensino que alfabetizou centenas de surdos e propiciou sua educabilidade e cidadania e substitu-lo pelo ensino
4 5

ibidem, p. 27. ibidem, p. 32. 6 ibidem, p. 33.

da fala, algo que levaria muito mais tempo e seria muito mais difcil. Portanto, em nome do ensino da fala era aceitvel prejudicar a educao geral? O debate se polarizou em duas opinies: seria melhor, a integrao ou a educao7. Aps o Congresso Internacional de Educadores de Surdos em 1880 - momento no qual Graham Bell se posicionou a favor dos oralistas - o uso de sinais nas escolas foi abolido e os alunos proibidos de os utilizarem8. Para isso teve de haver uma readequao no sistema, os professores passaram a serem ouvintes, e no mais surdos como era anteriormente. O resultado desta modificao foi que se os alunos surdos em 1850 possuam um desempenho equivalente aos ouvintes, aps 1880 pode-se identificar uma grande deteriorao em seu aproveitamento educacional9. Sacks chama ateno para o fato de os surdos congnitos sofrerem de privao de informaes, uma vez que os meios de obteno de conhecimento fora de a escola para eles serem escassos; alm do fato de que ensinar a fala a alunos surdos algo bastante trabalhoso, fazendo com que os contedos sejam colocados em segundo plano, gerando uma desvantagem na aquisio de conhecimentos em comparao das crianas ouvintes. Ser apenas nos anos 1960 e incio de 1970, que se retoma a discusso da criao uma lngua que seja intermediria entre o ingls e a lngua de sinais, por,apesar de parecer uma boa sada, para o autor, isto apenas continuar a privar, os surdos de terem sua prpria lngua nativa sem interveno de qualquer lngua ouvinte10. A melhor forma de educao para natissurdos na opinio de Oliver Sacks : diagnosticar a surdez o mais cedo possvel e colocar estas crianas em seus primeiros contatos com pessoas que sejam fluentes na lngua de sinais. Desta forma, possivelmente at os trs anos de idade, a criana ser fluente na lngua, e seu crebro poder utilizar desta para criar raciocnios. Aps este processo possvel inclusive fazer com que a criana entre em contato com um fluxo de informaes que propiciem o aprendizado da leitura e escrita, e, talvez, da fala11.

7 8

ibidem, p. 33 e 34. Apesar disso Wright conta que a lngua de sinais continuou a ser utilizada quando ningum estava vigiando. Ibidem, p.23. 9 ibidem, p. 35. 10 ibidem, p. 36. 11 ibidem, p. 38.

You might also like