You are on page 1of 12

Ambiente Desrtico Esse ambiente esta caracterizado por ter pouco vegetao , taxa de evaporao maior que a taxa

de precipitao, maior agente geolgico e o vento e tem o intemperismo fsico como o principal agente intemprico. Em ambientes desrticos no se devem esperar exclusivamente depsitos elicos, pois localmente existem depsitos subaquosos formados por rios efmeros e lagos de desertos associados aos sedimentos tipicamente elicos. Porem as dunas de areia constituem as feies mais impressionantes e mais importantes entre os depsitos arenosos de um ambiente desrtico. Suas formas dependem de trs variveis semiquantitativas: efetividade do vento, cobertura vegetal e suprimento de areia. As dunas podem assumir diferentes formas denominadas de barcanas, transversais, parablicas, seif, estreladas, dmicas e reversas( figura 1). Os ambientes desrticos so economicamente importantes por vrios fatores, um deles ser depsito de evaporitos ( norte do Chile) e outro por ser um timo fornecedor de agua potvel ( aqufero da formao Botucatu).

Ambiente Glacial Esse ambiente encontrado nos polos norte e sul, e s altas montanhas (Himalaia, Andes, Alpes, etc.).Como o nome sugere, um ambiente de baixa temperatura, combinadas com altas taxas de precipitao e razes muito baixas de evaporao. Grandes massas naturais de gelo ,conhecidas como geleiras ,so o agente principal nos processos geolgicos que atuam nesse ambiente. Essas geleiras , quando em movimento, desenvolvem feies erosivas e deposicionais caractersticas, tais como vales em seo em forma de U, vales suspensos, circos glaciais, fiordes e lagos periglaciais. O avano das geleiras dado devido o acumulo de material, chamado de acumulao e seu recuo de ablao. Abaixo (figura 2) mostra uma figura em corte longitudinal de um vale glacial onde demonstra as importncias relativas de acumulao e de ablao nas varias partes de uma geleira.

Ambiente Fluvial Ambiente onde os rios so o principal agente de transporte dos materiais sedimentares em reas continentais. Algo interessante a se notar nesse ambiente a morfologia dos canais. Onde os principais padres so : retilneo, meandrante , anastomosado. O padro retilneo caracterstico de rios com baixo volume de carga de fundo, alto volume de carga suspensa e declividade baixa. Este padro particularmente bem desenvolvido em plancies deltaicas de deltas construtivos. O padro de canais anastomosados, que Em geral, podem ser reconhecidos trs estgios na evoluo de um sistema fluvial: juventude, maturidade, senilidade. O estdio jovem caracterizado por predominncia de eroso e ocorre em regies montanhosas. Um rio em estdio maturo apresenta amplas plancies de inundao e depsitos de acreo lateral (barras de meandros). O estdio senil e encontrado , por exemplo, nas plancies costeiras, onde so formadas redes de distributrios sem distino das respectivas plancies de inundao(figura 3) .Excepcionalmente bem desenvolvido em plancies de lavagem glacial, leques aluviais e leques deltaicos, caracterizado por sucessivas divises e reunies de canais em torno de bancos arenosos assimtricos de sedimentos aluviais. O padro meandrante so de canais que possui sinuosidade maiores que 1,5. Este padro de canal e caracterstico de rios que transportam cargas de fundo e em suspenso em quantidades aproximadamente iguais. Uma observao importante, que, os padres de canais fluviais podem estar simultaneamente presentes em uma mesma bacia de drenagens.

Ambiente Lacustre (lagos) Lagos so corpos de gua parada constitudos em geral de gua doce , embora existam lagos de gua salgada, como acontece em regies de baixa pluviosidade. Os depsitos lacustres so relativamente fceis de ser identificados nos registro geolgico. Os critrios de identificao abrangem evidncias de deposio subaquoso combinados com ausncia de fosseis marinhos e eventual presena de fosseis de gua doce. Podem, haver, dois tipos de deposio de sedimentos nesse ambiente. O clstico, onde h um zoneamento estabelecido em funo da distribuio de energia hidrulica. E o qumico, onde, encontra-se em regies de playas desrticas. Possui precipitados qumicos (evaporitos)-carbonatos, sulfatos, cloretos, boratos, nitratos, etc. Os locais de depsitos lacustre possui uma diviso uniforme dos sedimentos, do mais grosso para os mais fino, sendo uma caracterstica nica desses tipo de ambiente (figura 4).

Ambiente Deltaico So depsitos de sedimentos contguas, em parte subareos e parcialmente submersos, depositados em um corpo de gua (oceano ou lago), primariamente por ao de um rio. Os fatores que controlam os processos deposicionais de um delta, so agrupados em quatro categorias: regime fluvial, processos costeiros, comportamento tectnico e fatores climticos. Esse ambiente possui alta taxa de sedimentao, onde, o processo de formao do delta, depender de uma energia inicial de transporte forte, ao ponto de deslocar sedimentos, onde essa energia diminui gradativamente ao ponto de no mais transporta material. bom ressaltar que o conceito clssico de um delta admite sua subdiviso em trs grandes provncias de sedimentao: plancie ou plataforma deltaica, talude ou frente deltaica, e prodelta (figura 5).

a)Plancie deltaica-Constitui a superfcie sub-horizontal adjacente desembocadura da corrente fluvial. As diferentes unidades sedimentares dessa provncia, exibem relaes complexas entre elas, so denominadas coletivamente depsitos de topo. Os principais depsitos sedimentares associados a plancie deltaica so: deposito de preenchimento de canais, depsitos de diques naturais, depsitos de plancie interdistributria e depsitos de pntanos e lagos. b)Frente deltaica- Esta uma rea frontal de deposio ativa de delta, que avana sobre os sedimentos do prodelta. Aqui so depositadas areias finas e siltes fornecidos pelos principais distributrios deltaicos. O conjunto desses depsitos recebe o nome de depsitos frontais. Os principais depsitos associados frente deltaica so: depsitos de barra distal, depsitos de barra de desembocadura de distributrio submerso e depsitos de diques naturais submerso. c)Prodelta-A sedimentao prodelta essencialmente argilosa e representa a parte mais avanada de deposio dos sedimentos carreados pelo rio para a bacia receptora. Dois fenmenos associados diretamente deposio argilosa prodelta so as plancies de lama e os dipiros de lama.

Ambiente Praial Esse tipo de ambiente reflete ainda muitas das caractersticas adquiridas durante as transgresses quaternrias por estar em reas tectonicamente estveis. A morfologia praial e dividida em: dunas arenosas, ps-praia, estirncio e antepraia (figura 6).

A ao das ondas propicia o transporte das areias para as zonas de estirncio e ps-praia, onde elas ficam secas e se tornam suscetveis a ao elica, formando as dunas costeiras. As dunas costeiras so caracterizadas por estratificaes cruzadas com abundantes diastemas. As superfcies erosivas so muitas vezes encurvadas e as camadas frontais mergulham ate 30 a 40 graus. Nem sempre a constituio das areias de dunas e quartzoso. Em climas quentes, as areias de dunas podem ser constitudas predominantemente de olitos carbonticos ou fragmentos calcrios. As areias de ps-praia, representadas por sedimentos da parte superior da praia que normalmente permanecem secos; nesse local embora possam aparecer laminaes cruzadas de microondulaes, a estrutura predominante nessas areias a laminao horizontal. As areias de estirncio esto depositadas, numa praia, zona situada entre as mars. Geralmente, o estirncio marcado pela presena de fragmentos de conchas que se concentram principalmente ao longo de marcas de deixa, que tambm podem apresentar concentraes de fragmentos de plantas e restos de animais mortos. E o tipo de estratificao predominante em seus sedimentos a laminao cruzada. As areias de antepraia esto depositadas em uma zona constantemente submersa na gua, com a superfcie caracterizada por bancos longitudinais e calhas. Na parte superior da antepraia, so comuns as estratificaes cruzadas que mostram o sentido predominante dirigido para o continente em virtude das ondas.

Plancie de Mar Nas margens de esturios, lagunas, baias ou atrs de ilhas barreiras, desenvolvem-se os ambientes de plancie de mar. As correntes de mar desenvolvidas nos canais so tipicamente bipolares e frequentemente se manifestam na forma na forma de estratificao cruzada padro espinha de peixe. Argila, silte, e areia fina so os sedimentos predominantes nesse ambiente. Entretanto pelotas de argila e conchas podem estar presentes nos depsitos de canais de mar. Os tipos de estratificao encontrados nesse ambiente , dependem muito, da natureza dos sedimentos, por isso, no se encontra um padro especifico de estratificaes. Porem, a bioturbao constitui uma caracterstica comum nos sedimentos de plancie de mar, principalmente por atividade de animais bentnicos . Embora os depsitos de antigas plancies de mar mostrem uma certa similaridade, nem todas as caractersticas so comuns a todos eles. A prpria comparao dos depsitos de plancie de mar modernos mostra claramente grandes variaes de detalhes entre os depsitos de diferentes regies.

Ambiente da Plataforma Continental A plataforma continental a rea submarina compreendida entra a linha de costa at a profundidade de onde ocorre brusca quebra no declive. No entanto, na costa brasileira, a quebra do gradiente ocorre a uma profundidade media de 150m, e a largura da plataforma de cerca de 50Km no nordeste, aumentando para at 250 ao longo do litoral paulista. Para a definio dos diferentes tipos de plataformas, os fatores estruturais e isostticos, so de grande significado. A topografia atualmente observada, em larga escala, na rea da plataforma resultam da superimposio de eventos geolgicos. Um fator de terceira importncia, mas de certo interesse local, o efeito dos processos fsicos e biolgicos que continuam a modificar a cobertura sedimentar superficial da plataforma, erodindo e transportando os sedimentos. Essas plataformas possuem especificas quebras , que de algum modo esto relacionadas s flutuaes do nvel marinho durante o Quaternrio. De um modo geral, podem ser reconhecidos os sedimentos modernos, que esto em equilbrio com as condies atuais de sedimentao, e os sedimentos relquias, que esto em desequilbrio com a situao vigente. Na plataforma continental brasileira so verificados pelo menos trs regimes sedimentares principais. a)Plataforma com intenso aporte sedimentar terrgeno associado a grandes bacias de drenagem. b)Plataforma com reduzido aporte sedimentar terrgeno e intensa atividade organgena, com produo de fundos biognicos e biodetrticos. c)Plataforma com contribuio terrgena insuficiente, mesmo para cobrir reas de sedimentao pretrita.

Ambiente de Margem Continental A margem continental ocupada hoje, aproximadamente, cerca de 15 por cento da superfcie terrestre. Ela formada pela plataforma, talude e a elevao continentais. Nas margens continentais a sedimentao principalmente detrtica. Os canyons submarinos desempenham um importante papel no transporte de sedimentos em grandes volumes, que so depositados na forma de leques submarinos com caractersticas de depsitos conhecidos por turbiditos. O transporte de sedimentos para as margens continentais provavelmente ocasionado pelo fenmeno das correntes de turbidez, porem, s esse fenmeno , no explica por completo todos os produtos encontrados nesse ambiente.

Ambiente de Recifes Orgnicos Restringe-se o ambiente de recife, presentemente, aos stios dos mares tropicais que oferecem condies favorveis vida de organismos coloniais de guas rasas, construtores de edifcios calcrios com a forma de elevaes mais ou menos retilneas ou circulares, em planta, denominadas recifes. A limpidez das guas fator relevante, pois os sedimentos suspensos afetam o crescimento dos organismos construtores de recifes. Do ponto de vista sedimentlogo, este ambiente referido como complexo de recife por onde envolver, alm do recife propriamente dito, as unidades de sedimentao que o cercam. So encontrados trs tipos principais de recifes: franjantes, barreiras e atis (figura 7).

a)Recifes franjantes Desenvolvem-se diretamente sobre o litoral(continente ou ilha).formam uma faixa que se alonga em concordncia com a direo da costa. b)Recifes-barreiras formam, igualmente, uma faixa mais ou menos paralela costa; mas, entre o recife e a costa ocorre uma laguna deposita-se lama muito larga. Nas parte mais profundas dessa laguna deposita-se lama calcria, e , nas suas margens, areia biodetrtica. c)Recifes atis caracterizam-se pela disposio subcircular, vistos em planta, possuindo uma laguna no interior.

Ambiente de Mar Profundo A profundidade mxima conhecida do fundo ocenico corresponde fossa das Marianas (11.034);contudo, as profundidades mais comuns situam-se 4000 e 5000m. Nesse ambiente deposita-se, principalmente, sedimentos eupelgicos biognicos. Tais sedimentos so referidos, de acordo com o tipo predominante dos restos de organismos construtivos. Compem-se os sedimentos eupelgicos biognicos de esqueletos completos ou fragmentrios de microorganismos planctnicos e de material inorgnico de origem, principalmente, terrgeno. D-se o nome de profundidade de compensao de carbonato, ao nvel abaixo do qual, nos oceanos, a taxa de deposio do carbonato de clcio superada pela taxa de dissoluo. As reas de sedimentao mais intensas neste ambiente so as plancies abissais. Mas , tambm as dorsais e as fossas ocenicas constituem outros subambientes de deposio. Merecem reparo a presena de indcios de bioturbao e de marcas onduladas, estas produzidas por correntes nos sedimentos do fundo ocenico Os sedimentos eupelgicos, entretanto, so poucos porosos, ao menos primariamente, pelo que no constituem o tipo de rocha favorvel ao armazenamento de hidrocarbonetos; tampouco uma rocha capaz de os gerar, devido comum incidncia da oxidao no decorrer da sua deposio.

You might also like