You are on page 1of 11

MODELO DE APRENDIZAGEM DE LNGUAS ESTRANGEIRAS UTILIZANDO O EFEITO PROPEDUTICO DA AQUISIO PRVIA DA LNGUA ESPERANTO

Luiz Carlos Rusilo1 lrusilo@pucsp.br Sandra Madureira2 madusali@pucsp.br Resumo


Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve introduo ao Esperanto voltada as suas vantagens pedaggicas e, em especial, apresentar o denominado efeito propedutico. Pesquisas realizadas em diversos pases apontam para a reduo do tempo mdio de aquisio de uma lngua estrangeira, caso seja anteriormente ensinado o idioma Esperanto, reduo esta sobre a soma dos tempos despendido para o ensino do Esperanto e da respectiva lngua tnica, e enfatizam as caractersticas propeduticas acentuadas do ensino dessa lngua. Ser apresentado o embasamento terico referente s principais pesquisas realizadas, bem como o modelo matemtico da metodologia de ensino da lngua Esperanto como facilitador voltado ao ensino orientado a aprendizado de lnguas tnicas.

Descritor: Esperanto, efeito propedutico, facilitador do aprendizado Resumo


i tiu teksto celas prezenti mallongan prskribon pri Esperanto direktitan al ties pedagogiaj avanta oj kaj efe prezenti la tiel nomatan propedetikan efekton. Esploroj realigitaj en pluraj landoj montras la redukton de la averaan akirtempon de fremdaj lingvoj, se anta e oni instruis la lingvon Esperanton. Tiu redukto okazas sur la tempoj sumigitaj por instruado kaj de Esperanto kaj de la fremda lingvo. La esploroj anka reliefigas la elstarajn propede tikajn kvalitojn pri la lernado de tiun lingvon. La teksto prezentos la teorian fonon de la efaj esploroj kaj anka la matematikan modelon de la metodiko de la orientita instruado de Esperanto kiel faciliganto por la lernado de etnaj lingvoj.

Priskribilo: Esperanto, propedetika efekto, lernadofaciliganto

1 INTRODUO
A aquisio de L2, principalmente por estudantes no Brasil, apresenta diversas dificuldades, inclusive as referentes prpria estruturao do sistema de ensino nacional. Estratgias que melhorem esse processo so bem vindas, como por exemplo o aprendizado da lngua Esperanto como L2, auxiliando a aquisio posterior de demais lnguas estrangeiras, com economia de tempo e recursos. Nesse contexto, digno de nota o Projeto de Lei Federal 6.162/2009, de autoria do Senador Cristovam Buarque, que altera a Lei n 9.394/1996 (LDB) para dispor sobre incluso facultativa do ensino da Lngua Internacional Esperanto no ensino mdio, tornando sua oferta obrigatria caso a demanda justifique.

Professor Doutor do Departamento de Aturia e Mtodos Quantitativos da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. 2 Professora Titular e Coordenadora do Programa de Estudos Ps-Graduados em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

2 OBJETIVOS
Os objetivos do presente trabalho so: - fazer uma breve descrio do Esperanto, voltada s suas vantagens pedaggicas; e - apresentar o denominado efeito propedutico, possibilitado pelo ensino do Esperanto como ferramenta facilitadora para acelerar a aquisio de lnguas estrangeiras, bem como o modo como esse efeito potencializado e desencadeado.

4 METODOLOGIA
Os mecanismos do modelamento terico que fundamentam o emprego do Esperanto como facilitador no aprendizado de lnguas tnica ser tratado a partir da apresentao de um breve histrico da lnguas planejadas e a insero do Esperanto nesse contexto, bem como suas caractersticas estruturais bsicas, alm da apresentao das principais pesquisas relacionando o Esperanto ao efeito propedutico no aprendizado de lnguas tnicas.

4 PANORAMA DO ESPERANTO 4.1 ANTECEDENTES


O iniciador do Esperanto, Dr. Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a verso inicial em 1887 na Polnia, com a inteno de iniciar uma lngua de aprendizagem mais fcil e rpida, que servisse como lngua franca internacional para toda a populao mundial. Denominado simplesmente Lngua Internacional por seu autor, logo comeou a ser conhecida pelo pseudnimo por ele utilizado, Dr. Esperanto (aquele que tem esperana). Porm, no foi o primeiro, nem o nico projeto de lngua planejada. O primeiro projeto documentado foi a Lngua Ignota, criado pela abadessa Santa Hildegard (1098-1178), no mosteiro de Rupertsberg, na atual Alemanha. Muitos pesquisadores ocuparam-se dessa questo, dentre os quais destacam-se Ren Descartes, em 1629; G. Dalgarno (publicando seu Ars Signorum), em 1661; Dr. Joaquim Becker, numerando as palavras, e Issac Newton, ambos em 1661; Anastcio Kirchner, em 1665 e Gottfried Leibnitz, (Gramatica Rational em sua obra Opera Omnia), em 1666, e mais recentemente, em 1903, Giuseppe Peano, propondo seu Latino sine Flexione (DREZEN, 1991). Projetos de lnguas construdas no pararam de ser publicados at os dias atuais, muitos como novas tentativas de reforma do Esperanto, ou mesmo como sua corruptela, pois,

embora usassem grande parte de sua estrutura ou elementos, foram nomeados como projetos distintos. Outros projetos foram desenvolvidos como simplificao de lnguas latinas, eslavas ou orientais. A bibliografia a respeito de lnguas planejadas refere-se publicao de milhares de projetos, algum mais completos, outros apresentados apenas com fragmentos de gramticas ou algumas palavras documentadas (ECO, 1994). Ao contrrio de todos os demais projetos propostos, o Esperanto superou os nveis de projeto, qual seja, o de simples publicao de instrues da lngua, ou ainda o de semilngua, ou seja, o de uso em algumas poucas esferas da vida social. Tornou-se uma lngua plena e viva, aplicada em praticamente todas as esferas da vida social e cultural, com uma considervel literatura, contando com uma comunidade de falantes que se estima estar na casa de milhes e inclusive com falantes que o aprenderam como L1. Por no pertencer a um povo em particular, e no estar diretamente ligado a uma corrente ideolgica especfica, mantm independncia e neutralidade sociopoltica, tal como seu iniciador planejou. O fato de pertencer igualmente a todos os povos torna-o aceito em todo lugar, o que favorece a igualdade e a amizade entre seus usurios, caracterstica essa reconhecida inclusive pela UNESCO: - em 1954, aps a 4 Conferncia Geral da UNESCO ter reconhecido que o Esperanto est em sintonia com seus objetivos e ideais, estabelecem-se relaes oficiais entre aquela organizao e a Associao Universal de Esperanto UEA. Nessa data, a Resoluo n 8C/DR/116 reconheceu que os objetivos do movimento esperantista correspondem s finalidades da UNESCO e que a evoluo dessa lngua no mundo deve ser acompanhada e estimulada; e - em 1985, a 23 Conferncia Geral da UNESCO (Sfia, Bulgria) conclamou os Estados-membros e suas organizaes internacionais a implantar o ensino do Esperanto nas escolas e a us-lo em questes internacionais. Recomendou aos Estados-membros que introduzam em suas escolas e instituies de ensino superior programas de estudo sobre o problema da lngua e sobre o Esperanto e sugeriu s organizaes no governamentais internacionais discutir a possibilidade de utilizar o Esperanto como recurso para divulgar entre seus membros todas as informaes, inclusive aquelas sobre as atividades da UNESCO. Mais modernamente, relacionando-se aos movimentos de incluso social e sustentabilidade, em 1992, durante a Conferncia das Naes Unidas para o Desenvolvimento e Meio Ambiente no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como ECO92, ocorreu simultaneamente a Conferncia das Organizaes no Governamentais

Ambientalistas. Essa Conferncia produziu e ratificou o "Compromisso tico das ONGs para uma Atitude e Conduta Ecolgica Global". Um dos "Compromissos para a Ao" desse documento refletiu a Resoluo da UNESCO de 1985 ao incluir, nos termos a seguir, a lngua internacional Esperanto como uma de suas diretrizes. As informaes anteriormente apresentadas permitem contextualizar a importncia histrica, cultural e social do Esperanto na atualidade. Em seguida sero apresentadas informaes sobre a estrutura da lngua.

4.2 CARACTERSTICAS PRINCIPAIS


De suas vrias caractersticas distintivas, pode-se descrev-lo (WELLS, 1989) como uma lngua de morfologia aglutinante e extremamente regular, com lxico predominantemente romnico, mas com palavras tomadas de mais de cem lnguas; sem gneros gramaticais; sem conjugao de verbos varivel por pessoa ou nmero e com trs modos: indicativo, imperativo e subjuntivo, alm de formas nominais do verbo e seis particpios. A fonologia, a gramtica, o vocabulrio e a semntica so baseados em lnguas indoeuropeias ocidentais. A ordem sinttica normal do Esperanto sujeito-verbo-objeto e adjetivo-substantivo e a relao entre grafemas e fonemas biunvoca. Apresenta dois casos morfolgicos, que so o nominativo e o acusativo. Novas palavras podem ser introduzidas por neologismo ou ser formadas a partir de processos de justaposio e afixao com morfemas preexistentes na lngua, sempre invariveis, havendo limitao apenas semntica a esse processo. Devido s caractersticas fonolgicas, lxicas e gramaticais, o tempo de aquisio para o uso instrumental normalmente bem menor que o de aquisio de uma lngua europeia, como ser mostrado a seguir, possibilitando seu emprego quase imediato. O primeiro manual era composto por pouco mais de setecentas razes e dezesseis regras bsicas, acompanhados de exemplos e exerccios. Atualmente, mesmo contando com lxico e gramtica comparveis em extenso aos da maioria das lnguas europeias, utilizando-se a adaptao das regras gramaticais originais e um vocabulrio de cerca de mil e quinhentas razes do corpus de maior incidncia, possvel compreender a grande parte dos textos escritos nessa lngua. A regularidade e a clareza estrutural favorecem a compreenso de fenmenos de linguagem, em um processo de transferncia positiva de conscientizao lingustica dos

estudantes, que aproveitado na acelerao do aprendizado de outras lnguas, como ser tratado mais adiante.

4.3 EXPERIMENTOS PEDAGGICOS DO ESPERANTO


Desde os anos 1920, experimentos educacionais na Alemanha, Austrlia, ustria, Blgica, Brasil, Bulgria, Crocia, Eslovnia, Estados Unidos da Amrica, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itlia, Japo, Nova Zelndia e Sua procuraram demonstrar a facilidade de aprendizado do Esperanto em relao a outras lnguas. A partir da dcada de 70 do sculo passado, o foco dos estudos foi direcionado para analisar e medir a eficincia do emprego do Esperanto como facilitador do aprendizado de lnguas tnicas e inclusive, por influncia indireta, como potencializador na melhora do desempenho em matrias que exijam raciocnio lgico ou com interesses em humanidades (SELTEN, 1997). As pesquisas concentraram-se em anlises estatsticas confrontando grupos que tiveram o aprendizado do Esperanto e grupos de controle sem esse aprendizado prvio, medindo-se tempos e desempenhos, com a utilizao de modelos matemticos que se utilizaram do corpo de conhecimento da ento conhecida como Cincia Ciberntica (BARANDOVSK-FRANK, 1995a), voltada para anlise de controles de sistemas biolgicos ou mecnicos. Segundo as vrias pesquisas internacionais desenvolvidas sob essa vertente, chegou-se a concluses quantitativas de que a soma do tempo despendido no processo de ensinoaprendizado do Esperanto e de uma lngua tnica aprendida em sequncia , em mdia, menor que o tempo despendido para o aprendizado da mesma lngua tnica sem o ensino prvio de Esperanto, medidos esses perodos de tempo para se atingir o mesmo patamar de proficincia, desde o patamar mdio ao avanado (CAVALHEIRO; RUSILO, 2012). As variaes encontradas foram relacionadas principalmente s maiores ou menores similaridades entre L1 e a lngua tnica objeto, bem como s similaridades entre esta e o Esperanto. De qualquer forma, a descrio dos motivos pelos quais ocorre essa acelerao no aprendizado refere-se s suas caractersticas intrnsecas que permitem: - menor tempo de aquisio do prprio Esperanto; e - transferncia da compreenso de fenmenos lingusticos de forma mais acentuada, o que adicionalmente gera reforos motivacionais positivos nos alunos, inclusive para a compreenso de L1.

Esta ltima caracterstica refere-se ao que se convencionou denominar efeito propedutico decorrente do aprendizado do Esperanto. O efeito propedutico observado, e empiricamente empregado, em diversas reas do saber, com Fsica, Biologia ou Direito, por exemplo. So ensinados fundamentos dessas disciplinas na forma de modelos simplificados, transmitindo-se os conceitos sem as dificuldades dos detalhamentos, para que posteriormente haja maior facilidade e rapidez na apropriao dos tpicos avanados, ou seja, na apropriao da estrutura completa das disciplinas, em toda sua complexidade. No caso do ensino de idiomas, o aprendizado parece ser facilitado quando j se conhece vrias outras lnguas. Por outro lado, no se costuma utilizar um modelo simplificado de lngua, pois as lnguas tnicas, e inclusive o Latim, que j foi ensinado com essa finalidade (BARANDOVSK-FRANK, 1995b), so estruturas complexas e no estruturas que se assemelham a este tipo de modelo, acarretando a diminuio do efeito propedutico nesta rea especfica de conhecimento.

5 DISCUSSO
O aprendizado sucessivo de lnguas tnicas tende a ter tempos de aquisio cada vez menores, considerando-se um patamar de fluncia referencial, tal como ilustra a Figura 1, a seguir. A explicao terica para essa tendncia, como j mencionada, refere-se ao efeito propedutico geral que o conhecimento das lnguas anteriores, de L1 a Ln, tm sobre a nova lngua a prendida L(n+1). Figura 1 Modelo de aquisio sucessiva de lnguas com tempos progressivamente menores.

T empo

Deste modo, se uma dada lngua tnica, objeto de interesse como L2, precisasse ser aprendida em um perodo de tempo menor, seria possvel realizar essa reduo, mesmo que pequena, pelo ensino prvio de outra lngua.

Ocorre que os perodos de tempo de ensino das duas lnguas tnicas somados torna ineficiente este processo, fazendo com que o ensino da lngua de interesse ocorra imediatamente, sem nenhum preparo prvio. Por outro lado, as caractersticas de simplicidade e regularidade do Esperanto, como integrante da classe de lnguas planejadas, colocam-no na condio intermediria entre uma lngua tnica e linguagens formais, tais como as desenvolvidas para clculos lgicos ou computao. A Tabela 1, a seguir, compara os trs grupos: Tabela 1 Comparao entre linguagens formais, lnguas planejadas e tnicas.
Linguagens Formais Elementos Fontica Morfologia Smbolos No existe estrita, elementos definidos Lnguas Planejadas morfemas e palavras simples e regular regular, combinao definida de elementos Lnguas tnicas morfemas e palavras complexa e irregular parte regular, parte varivel

Sintaxe Semntica Pragmtica

regular, estrutura definida sentido nico as regras definem o uso

regular, estrutura no limitada tendncia monossemia o uso da lngua modifica as regras

irregular, estrutura no limitada Polissemia o uso da lngua tende a modificar as regras

Fonte: Adaptado de Vera Baradonvk-Frank, 1995, pg. 91. O Esperanto, portanto, apresenta toda a expressividade de uma lngua tnica, porm de forma regularizada, o que torna sua estrutura mais clara e transparente ao entendimento das relaes entre seus elementos, semelhana de uma linguagem formal. Desse modo, ele equipara-se a uma lngua modelo, que contm todos os elementos necessrios de uma lngua, mas numa condio simplificada, pois isento das irregularidades e complexidades estruturais das lnguas tnicas. Sua regularidade, alis, possibilita a reduo de elementos gramaticais e lxicos, sem prejudicar a expressividade, como explicado a seguir. Em conformidade com a complexidade e irregularidade do sistema de regras de formao das lnguas tnicas, a utilizao e livre combinao de elementos recm aprendidos (representados nos eixos horizontais da Figura 2) tendem a ser limitados por regras e excees ainda desconhecidas, fazendo com que a capacidade de combinao dos elementos, e portanto da capacidade expressiva (representados nos eixos verticais

da Figura 2), tenha um crescimento com tendncia aproximadamente linear, conforme pode-se observar no lado esquerdo da Figura 2. Figura 2 - Modelo de capacidade expressiva em relao aos elementos aprendidos: linear para uma lngua tnica ( esquerda) e exponencial para o Esperanto ( direita).
Combinaes possveis

Elementos Adquiridos

O Esperanto, por outro lado, apresenta menos regras de formao e regulares, fazendo com que a combinao de elementos j aprendidos seja praticamente livre. Assim, as novas possibilidades de combinaes, e, portanto da expressividade, tendem a apresentar um crescimento exponencial, tal como observa-se no lado direito da Figura 2. Por essa diferena de comportamento, o tempo de aquisio, nas dimenses escrita e oral, ativa e passiva, significativamente mais rpido que o de uma lngua tnica, como apresentado esquematicamente na Figura 3, que ilustra um modelo genrico de aquisio baseado em modelagem por curvas sigmides. O eixo vertical apresenta o grau de proficincia, sendo que o valor 1 o valor terico de proficincia absoluta, o qual nunca atingido de fato, mas apenas assintoticamente aproximado. Figura 3 Comparao ilustrativa do tempo de aquisio de uma lngua tica versus tempo de aquisio do Esperanto.

O aprendizado do Esperanto como L2, sendo mais rpido e tendendo a apresentar transferncia do efeito propedutico de forma mais efetiva, prepara o aprendizado da lngua de interesse de forma mais vantajosa, pois a contabilizao dos tempos, e, portanto, de recursos despendidos, passa a ser igual, ou mesmo menor, entre a lngua objeto como L2 versus a lngua objeto como L3, com o ensino do Esperanto precedendo-a, tal como ilustra a Figura 4: Figura 4 Comparao do modelo de aquisio sucessiva de lnguas com o Esperanto como L2.

T empo

As vantagens na rapidez e facilidade de aprendizado do Esperanto, tornam-no o modelo de lngua, que pode ser utilizado para amplificar o efeito propedutico, tal como se aplica em outras disciplinas. De forma mais abrangente, bilingismo e o multilinguismo apresentam diversas vantagens cognitivas (BIALYSTOK, 2012), sendo especialmente importante a denominada janela de oportunidade neurolgica, que o aprendizado de L2 em idade adequada possibilita s crianas e futuros adultos. Em estudo desenvolvido por KIM (2005) com bilngues, verificou-se uma diferena significativa entre os bilngues de infncia e os tardios, definidos estes no estudo como os que aprendem outra lngua apenas a partir dos onze anos. Os estudos tiveram como base a observao de resultados de tomografias funcionais de ressonncia magntica, que podem indicar as regies do crebro de maior ativao. Considerando-se que L1 desenvolve-se neurofisiologicamente na rea do crtex denominada rede de Broca, constatou-se que em bilnges tardios L2, a rea de maior atividade localiza-se neuroanatomicamente em posio distinta da regio de Broca. Mas, os estudos demonstraram que nos bilnges precoces, que aprenderam pelo menos duas lnguas simultaneamente, ambas posicionam-se na mesma regio, na rede de Broca. E o mais importante para os fins do presente trabalho, se uma terceira lngua (ou outras mais) for aprendida em momento tardio, ela ir se posicionar na mesma regio.

Pois bem, se apenas L1 foi aprendida precocemente, esta regio fica inacessvel para L2, L3 etc., as quais devem desenvolver redes distintas e isoladas. Mas, se forem aprendidas duas lnguas simultaneamente de forma precoce, ento todas elas se posicionam na mesma regio, mesmo em fase tardia, podendo implicando maior naturalidade e eficincia de aprendizado. Seria recomendvel que crianas pudessem aprender uma segunda lngua tnica, de interesse j na infncia, no apenas para aproveitar e manter aberta essa janela de oportunidade, mas tambm para que pudessem ter condies educacionais mais elevadas. O emprego do Esperanto para esse fim, dadas todas as suas caractersticas j descritas, um instrumento ideal a essa finalidade.

6 CONSIDERAES FINAIS
O aprendizado do Esperanto apresenta vantagens pedaggicas e educacionais que vo bem alm das suas possibilidades de uso normalmente divulgadas. Seu principal benefcio, independentemente de sua utilizao como instrumento de comunicao, repousa sobre o denominado efeito propedutico. Das vrias possibilidades de emprego, o Esperanto, por sua simplicidade lexical, regularidade gramatical e lxica, proporciona maior rapidez de aprendizado, com economia de recursos. Por conta dessas caractersticas, pode servir como instrumento eficaz numa estratgia de melhoria da qualidade de aprendizado de lnguas tnicas, inclusive sendo um candidato natural no auxilio criao da janela de oportunidade neurolgica. Os modelos de abordagem que consideram o Esperanto como facilitador para o aprendizado de lnguas tnicas pressupem que ele seja uma lngua modelo, suficientemente simples para ser aprendido de forma rpida, e assim potencializar o efeito propedutico, que empiricamente aproveitado em outras reas de conhecimento. Nesse sentido, mesmo que o Esperanto no servisse a nenhum outro propsito alm desse, j teria utilidade prtica como instrumento de economia de recursos no ensino de lnguas tnicas, funcionando como uma estrutura modelo, potencializador do efeito propedutico, e mesmo como facilitador para a melhoria das condies de bilngues tardios, embora caiba destacar que das cerca de sete mil lnguas atualmente vivas, ele figura entre as duzentas lnguas mais faladas do mundo (ETHNOLOGUE, 2012), o que o torna til na prtica.

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARANDOVSK-FRANK, V ra. Enkonduka lernolibro en interlingvistiko. Editura Universitatii Sibiu-Hermannstadt: Sibiu, 1995. ___. La latina kiel interlingvo. Letein als internationale Sprache. Akademia Libroservo / Kava Pech: Praga, 1995. BIALYSTOK, Ellen. Second-language acquisition and bilingualism at an early age and the impact on early cognitive development. Em Encyclopedia on Early Childhood Development. Centre of Excellence for Early Childhood Development: Montreal, 2008. Disponvel em <http://www.child-encyclopedia.com/documents/BialystokANGxp_

rev.pdf.>. Acesso em 04/dez/2012. ___. Reshaping the Mind: The Benefits of Bilingualism. Em Canadian Journal of Experimental Psychology. Canadian Psychological Association: Ontrio. Vol. 65, n. 4, 229 235, 2011. ___. Bilingualism in development. Cambridge University Press: Cambridge, 2001. CAVALHEIRO, Pedro; RUSILO, Luiz Carlos. Breve panorama da lngua internacional Esperanto. CBLIE Z Editorial: So Paulo, 2012. DREZEN, Ernest Karlovi. Historio de la mondolingvo. Progreso: Moscou, 1991. ECO, Umberto. La serado de la perfekta lingvo. Edistudio: Pisa, 1994. ETHNOLOGUE. 10/dez/2012. KRAMER, Katharina. Quanto mais cedo melhor. em: Mente e Crebro, Duetto Editorial: So Paulo, n. 151, p. 66-69, ago. 2005. RUSILO, Luiz Carlos. A chave do Esperanto. Cmara Brasileira da Lngua Internacional Esperanto: So Paulo, 2011. SELTEN, Reinhard. (Org.). La kosto de la Europa lingva (ne-)komunikado. Esperanto Radikala Asocio: Roma, 1997. WELLS, John. Lingvoistikaj aspektoj de Esperanto. Universala Esperanto Asocio: Roterd, 1989. Disponvel em <http://www.ethnologue.com>. Acesso em

You might also like