You are on page 1of 43

1

Escola Bblica de Teologia

Panorama Bblico
Antigo Testamento

Rev. Ederson Rosa Flix Angra dos Reis-RJ, Maro de 2013


PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO Livros Paralelos Sequncia Principais Eventos Criao, Incios, Queda, No, J Gnesis Babel, Patriarcas (Abrao, Descida ao Egito 70 pessoas Isaque, Jac, Jos) da famlia de Jac Cativeiro de 400 anos

Levtic o

xodo

Sada do Egito ( 5 milhes de pessoas) Recebimento das Leis Deserto 40 anos Repetio da Lei Conquista da Terra Distribuio em 12 Tribos Ciclos: Pecado-OpressoArrependimento-Livramento 300 anos Reino Unido: 120 anos Saul 40 anos Davi 40 anos Salomo 40 anos Diviso do Reino Joel Obadias Isaas Miquias Sofonias Jeremias (Lamentaes) Habacuque

Nmeros Deuteronmio Josu Juzes

(Uma Histria de Amor)

Rute

I Samuel

I Crnicas / Salmos Provrbios /Eclesiastes Cantares/

II Samuel I Reis II Reis

II Crnicas Reino do Norte Reino Dividido 300 Jonas Israel anos Ams Capital: Osias Samaria Naum 10 tribos 19 Reis Cativeiro da Assria Nunca mais voltaram

Reino do Sul - Jud Capital : Jerusalm 2 Tribos 20 Reis


Profetas PrExlio

Ester Volta do Exlio

Cativeiro da Babilnia 70 anos Ezequiel Daniel


Esdras Neemias

Profetas do Exlio Profetas Aps o Exlio Ageu , Zacarias, Malaquias

Perodo de Silncio Proftico 400 anos NOVO TESTAMENTO

PARTE I INTRODUO
Falar de Antigo Testamento fascinante, pois estamos falando de Deus, de Sua Imensa, Gigantesca, Soberana e Poderosa Graa. Estamos falando de F. O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, em sua grande maioria e tambm algumas partes em aramaico (lngua do imprio persa). A geografia do Antigo Testamento corresponde a atual Palestina de hoje, lugar de constantes e histricos conflitos em torno da mesma terra outrora conquistada por Josu, Davi e Salomo. O Antigo Testamento o livro sagrado dos Judeus de ontem e de hoje. A palavra testamento significa aliana, pacto, acordo, promessa. Deus fez alianas com Ado, No no dilvio, com Abrao e com Moiss. E futuramente faria aliana atravs do sangue precioso de Cristo com a sua igreja. No Antigo Testamento Deus, Iahweh, faz acordos com o seu povo, faz aliana com o povo que Ele mesmo definiu em Gnesis, escravizou e multiplicou em xodo, Libertou em xodo, Treinou com a Sua Palavra em Levtico, Nmeros e Deuteronmio. Povo a quem Ele entregou as Suas Santas Leis, Seu Tabernculo extremamente definido em metragem e maneira de culto e adorao.

A Singularidade da Bblia
I. O QUE PANORAMA BBLICO? Definio: o estudo sistemtico do pano de fundo dos livros bblicos, dentro do qual se deve entender os livros da Bblia de forma correta. II. A SINGULARIDADE HISTRICA DA BBLIA: a) Contedo: A Bblia a revelao escrita do nico Deus verdadeiro ao homem. b) Propsito: Ela tem por propsito a glorificao do nome de Deus e o anncio da salvao do homem por meio do sacrifcio substitutivo de Jesus Cristo realizado na Cruz. c) Historicidade comprovada: Autoria Divina II Tm 3.16,17; Sl 19; Ex 20. Profecias cumpridas : 1. De Micaas quanto a Josias c. de 250 anos antes (II Rs).

2. De Isaas quanto a Ciro c. de 250 anos antes (Is). Quanto ao Messias C. de 700 anos antes (Is 42; 45; 53; 61 etc.). 3. De Daniel quanto aos imprios mundiais (Dn). 4. De Jeremias quanto ao Cativeiro Babilnico (70 anos). O cumprimento citado em Daniel. 5. O Messias Sl 16; 22; Is 42; 45; 53; 61; Mq 5; Ag 2. 6. O derramamento do Esprito Santo Ez 36; Jr 33; Jl 2.

Descobertas arqueolgicas: 1. Nnive Bota (1.843) O trono de Sargo II (Is 20.1). As inscries contendo o nome de reis de Israel (Acabe, Onri e Je). 2. Ugarite (1.929-37) Os heteus; a poesia dos Salmos. A gramtica do Hebraico do AT. 3. Qunran Os Manuscritos do Mar Morto (1.948) A datao dos livros do AT foi recuada mais 1.000 anos, entre 400 a.C. e 100 d.C. 4. Ebla (1.964) 350 tabuinhas de argila comprovando o perodo de Abrao. 5. Egito As cartas de Amarna. Tmulo de uma menina (anos 90) um manuscrito de Salmos datado de c. 450 a.C.

Conclumos que a mensagem bblica historicamente comprovada e tem relevncia e valor histricos.

------------------------------------------------------------

A Inspirao das Escrituras


Este campo da Apologtica, porm, determinante na formao de nosso conceito acerca das Escrituras como um todo. Apresentamos a seguir algumas razes para a f na Inspirao Bblia. 1. Unidade Interna. H uma unidade de propsito e programa marcante, evidenciando a atuao de uma mente nica, a mente de Deus. 2. Epistemologia Logicamente Defensvel. De todas as religies universais, s a hebria-crist oferece uma cincia do Conhecimento religioso logicamente defensvel. Nenhuma proposta de salvao to clara e incisiva quanto a da Bblia. Os textos bblicos exigem a exclusividade de Deus e de sua revelao. A pessoa de Deus e a revelao que faz de si mesmo so inegociveis. A pesquisa cientfica no pode chegar a Deus sem a Revelao. O conhecimento de Deus revelado (Mt 16; Sl 19) e no deduzido pura e simplesmente da observao emprica das leis da natureza. A Bblia a revelao escrita (especial) de Deus. Revelao divina em linguagem humana, para que o homem possa conhecer a Deus. a) O Cumprimento de Suas Profecias, e a Clareza de Suas Proposies Historicamente Colocadas.

Os demais livros religiosos esto salpicados de inconsistncias, inexatides e incoerncias histricas. (ex. O Livro de Moroni; O Coro). b) A Transformao de Vidas. Atravs da Bblia, Deus tem transformado vidas de forma real, clara e definitiva. O que pode mudar a personalidade ? A converso crist uma incgnita para a Psicologia. III.A DOUTRINA DA INSPIRAO NAS ESCRITURAS: A prpria Bblia reivindica sua INFABILIDADE. Mt 5.18 a inspirao abrange mais que pensamentos, at palavras individuais. Jo 10.35 Falhar = invalidado, colocado de lado, ignorado. II Tm 3.16 TODA a escritura INSPIRADA Todo o AT e todo o NT. II Pe 3.16 Pedro considera os escritos de Paulo inspirados por Deus. Hb 1.1,2 Os profetas do AT falaram movidos por Deus. I Pe 1.10,11 A inteno de Deus ultrapassava at mesmo o entendimento dos autores humanos. II Pe 1.21 Movidos = levados adiante como um navio levado pelo vento. Is 8.20 a palavra escrita superior a pretensas manifestaes espirituais revelatrias (confira com I Co 14.36). Sl 19 A Lei (escrita) perfeita. A Bblia infalvel quanto sua verdade, e final quanto sua autoridade(Archer Jr. p.23). O que isso quer dizer ? a) Que a Bblia possui exatido histrica. Ado e Eva (I Co 11.8,9; I Tm 2.13,14). Jonas e a baleia ( Mt 12.40). b) Que a teologia e a tica so inseparveis. Rm 5.14-19 depende da veracidade de Ado. Se h erros histricos, havero erros doutrinrios. IV. DEFININDO A INSPIRAO: O termo INSPIRAO usado para denotar a operao de Deus na formao das Escrituras Sagradas (a Bblia). Expressa o pensamento da origem e qualidades divinas da Bblia, sendo usado para indicar a influncia divina e sobrenatural que capacitou as mentes humanas para receberem a Revelao de Deus e escrev-la fielmente. a) O que a Inspirao no : 1. No um ditado mecnico. Deus fez mais que ditar; Ele trabalhou internamente nos autores que escolheu. 2. Embora a Inspirao no obliterasse as personalidades dos autores humanos, isso no significa que os mesmos tenham distorcido o contedo que receberam. 3. A Inspirao no aplicada transmisso do texto em suas cpias e tradues, mas somente escrita dos primeiros originais (autgrafos). 4. No pode ser equiparada inspirao de autores literrios profanos, nem mesmo ser considerada como uma grande literatura de produo humana. A Inspirao no est

presa qualidade do carter literrio comum, mas ao de ser Revelao direta e exclusiva de Deus. O que a Inspirao1: Num sentido amplo, a inspirao inclui o processo total por que alguns homens, movidos pelo Esprito Santo, enunciaram e escreveram palavras emanadas da boca do Senhor; e, por isso mesmo, palavras dotadas da autoridade divina2. Esse processo contm trs elementos:
b)

Causalidade Divina. Deus a fonte originadora da Bblia. Mediao Proftica. Deus usou personalidades humanas para comunicar 3 proposies divinas . A Bblia um livro divino-humano. 3. Autoridade Escrita. A Bblia a ltima palavra em assuntos doutrinrios e religiosos. A inspirao verbal , plena e autoritativa, ou seja, todas as palavras so inspiradas por Deus para cumprir os propsitos de Deus. II Tm 3.16 ( TODA, ESCRITURA, TIL).
1. 2.

V. CONCEITOS ERRNEOS SOBRE A INSPIRAO: Com o advento da Neo-ortodoxia (incio do sc. XX), props-se que o homem fosse o juiz do que certo ou errado na Bblia . H dois conceitos bsicos:
1. 2.

O Modernismo: a Bblia contm a palavra de Deus. Partes da Bblia divina e verdadeira, outras so humanas e possuem erros. A Neo-Ortodoxia. A Bblia torna-se a Palavra de Deus . Na viso de Karl Barth, a palavra de Deus seria um princpio dinmico divino que opera somente quando h um encontro vivo ou existencial entre o crente e Deus. a verdade considerada mais relacional que PROPOSICIONAL . A implicao declarar que os autores bblicos, sendo pecadores humanos, trouxeram erro para dentro das Escrituras, o texto bblico. Para eles, no importa os erros de transmisso e escrita, mas somente a mensagem que foi transmitida (o Kerigma pregao, mensagem).

Observao: Esse tipo de interpretao muito bem elaborada no filme: A ltima Tentao de Cristo. Para os neo-ortodoxos, Deus usa o texto mesmo cheio de erros e entra num relacionamento salvador com os homens. Querendo salvaguardar a mensagem das Escrituras dos ataques sua historicidade, acabaram por negar a revelao proposicional das Escrituras (que Deus se revela por meio de palavras formuladas em sentenas). Segundo eles, a revelao no passa de apenas um encontro direto entre Deus e o homem atravs de uma crise existencial. A veracidade do que est escrito no tem importncia histrica, apenas religiosa. So lendas piedosas, que Deus usa para falar a ns. A grande dificuldade desse ponto de vista colocar a autoridade das Escrituras num nvel de f que no se pode averiguar objetivamente. A f aceita ser inconsistente e incoerente, pois a verdadeira base dela fica sendo a subjetividade da experincia pessoal de cada um. VI. LEITURAS SUPLEMENTARES:

1 2

Norman Geisler & W. Nix., Introduo Bblica, p. 11. Ibid., p.10. 3 Ibid., p.11.

Merece Confiana o AT ? G. L. Archer Jr. p.14-31. Introduo Bblica. Norman Geisler & e William Nix. Ed. Vida, p.5-37. Novo Dicionrio da Biblia vol. I. Inspirao. J. I. Packer, p. 747-51. A Origem da Bblia. A Inerrncia e a Infalibilidade da Bblia. Harold O. J. Brown, p. 61-78. 5. O Alicerce da Autoridade Bblica. A Declarao de Chicago Sobre a Inerrncia da Bblia. P. 183-96. 6. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist, vol. II. Inspirao Plenria e Inspirao Verbal. I. S. Rennie. P.333-37.
1. 2. 3. 4.

O Manuseio da Bblia.
I. NOMES E SIGNIFICADO:

1. Bblia ( = livros) 2. Escrituras. 3. Palavra de Deus. 4. A Lei de Deus. A Bblia a Palavra de Deus. ele falou (e fala) atravs dos livros que Ele mandou escrever. II. MANUSEIO: Todos os livros da Bblia so divididos em captulos e versculos: Joo (Jo) 14.6 Nome do livro ou abreviatura (Jo). Nmero do captulo (grande). Nmero do versculo (pequeno) As Bblias so divididas em captulos e versculos. As verses mais modernas contm tambm diviso de pargrafos, titulaes e notas auxiliares. Seu objetivo auxiliar na leitura, contudo bom lembrar que esses auxlios no esto contidos nos textos originais inspirados. Exemplos: Versculo mal dividido: Ef 1.4. Titulao incorreta: I Co 13 O amor o dom supremo. Na verdade o amor fruto do Esprito. Pargrafo mal dividido: Mt 5.13,14. Sal e luz so assuntos interligados. Essa diviso pode conduzir a uma interpretao fragmentada pelo leitor desatento. III. DIVISES:

1. Antigo Testamento (AT) = Escrito antes do nascimento de Jesus Cristo. 2. Novo Testamento (NT) = Escrito Aps a ressurreio e ascenso de Jesus Cristo.A palavra testamento significa aliana ou pacto. No so duas alianas distintas, uma nova

e outra velha, mas uma mesma aliana em duas dispensaes distintas. O NT est escondido no AT e o AT est revelado plenamente no NT. O AT sombra ou figura do NT (Hb 8.5; Cl 2.16,17). Veja o grfico: O grfico acima demonstra que a revelao divina nas Escrituras : Histrica = Acontece dentro da histria humana. Progressiva = medida que acontece a sua compreenso se torna maior Orgnica = perfeita em todos os seus estgios. Adaptvel = Sua linguagem compreensvel a quem a recebe.

A Bblia possui ao todo 66 (protestantes = 39 + 27) ou 73 livros (catlicas = 46 + 27). Em algumas seitas chamadas de igrejas para-crists podem chegar a mais ainda (Ex. Mrmons livro de Moroni tem 12). Essas diferenas todas tm a ver com livros do AT. No NT so todas iguais. O AT possui 4 divises principais: N 1 2 3 DIVISO Lei ou Pentateuco Histricos Poticos QUANTIDADE LIVROS 5 livros Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio 12 livros Josu, Juzes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crnicas, Esdras, Neemias e Ester. 5 livros J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes e Cantares. 17 livros a) Profetas Maiores: Isaas, Jeremias, Lamentaes, Ezequiel e Daniel. b) Profetas Menores: Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. 7 livros I e II Macabeus, Tobias, Judite, Baruque, Sabedoria, Eclesistico; acrscimos a Daniel e a Ester. (Presentes somente nas verses catlicas).

Profticos

Livros Deuterocannicos (ou Apcrifos.)

----------------------------------------------------

As Verses da Bblia
Introduo:

Existem hoje no mercado vrias edies da Bblia. No difcil perceber algumas diferenas nelas. Isso se deve, na maioria dos casos a questes de estilo e traduo. Nessa aula vamos entender um pouco melhor porque isso acontece. I. OS IDIOMAS DA BBLIA: A Bblia no foi escrita originalmente em Portugus, mas ela veio at ns por meio de tradues e revises dessas tradues. Escrita em Aramaico, Grego e Hebraico: O Antigo Testamento: Na sua maioria em HEBRAICO (semtica) e pequenas partes em ARAMAICO (partes de Esdras, Neemias e Daniel). O hebraico originalmente era uma lngua no vocalizada na escrita. Por isso tornou-se uma lngua morta, ou seja no falada. Somente com o trabalho dos Massoretas, que vocalizaram a lngua que o hebraico voltou a ser falado. O Alfabeto hebraico:

II.

O VALOR DE SE CONHECER AS LNGUAS ORIGINAIS:

Nenhuma traduo pode substituir o original, principalmente no caso da Bblia, pois cremos na inspirao dos originais bblicos, e no de suas tradues. Os tradutores, embora cristos fiis no so inspirados, mas somente os escritores o foram.

10

Note o que est escrito no prefcio da edio Joo Ferreira de Almeida, 2 edio 4: certo que toda traduo ou reviso da Bblia Sagrada, ainda que levada a termo por ntegros peritos bblicos sempre trabalho humano e, como tal, sujeito a falhas; por outro lado, no entanto, suscetvel de melhoria. importante para o cristianismo que suas Igrejas mantenham uma ligao viva com as Escrituras atravs do estudo das lnguas originais. Se esse estudo cair em desuso, abrir-se a porta para todo tipo de interpretaes particulares e herticas da f, colocando em risco a comunho viva que temos com Deus (Jo 7.17)5. III. As Verses Antigas:

1. Antigo Testamento: a) A Septuaginta (LXX): A mais importante traduo grega do AT, datada de cerca de 250 a.C. a base da traduo da Vulgata Latina de Jernimo. Contm os livros Apcrifos ou Deuterocannicos. b) Verso de quila: 2 sc. d.C. feita para substituir a LXX, mais usada pelos cristos. c) Verso de Teodcio: 2 sc. d.C. . Procurou corrigir muitas inexatides da LXX. d) Verso de Smaco: 200 d.C. Uma parfrase (traduo livre) muito elegante da LXX. 2. Verses Completas (AT e NT): a) Pesita (Peshita = simples): 2sc. d.C. a melhor verso siraca das Escrituras. b) Vulgata Latina : Traduzida por Jernimo (383-405 d.C.). Feita para substituir as verses latinas anteriores que eram baseadas somente na LXX. Jernimo traduziu direto do hebraico, usando o Texto Massortico (TM). Mais inclui os deuterocannicos, que no tm no TM. IV. As Verses em Portugus: As mais conhecidas so: a) Figueiredo: Produzida pelo Pd. Antnio Pereira de Figueiredo a partir da Vulgata. Usada pelos catlicos. b) Bblia de Jerusalm: Verso catlica com notas. c) Almeida: Traduzida pelo Pr. Joo Ferreira de Almeida (1748). Atualmente consta de duas edies mais conhecidas: A Atualizada (ARA) e a Corrigida (ARC). Usadas pelos Protestantes. d) Nova Verso Internacional (NIV): J foi lanado o NT em portugus, e o AT est em preparao. traduzida do ingls em comparao com os originais gregos e hebraicos. V. Razes das Diferenas Nas Verses:

Elas surgem com base nas seguintes razes bsicas: 1. Diferenas de significado quanto ao uso dos textos gregos e hebraicos. Ns no temos os originais (autgrafos = escritos pelos prprios autores bblicos) mas apenas cpias. Com o passar dos anos muitas cpias foram feitas e, como eram feitas mo, comearam a surgir as variantes (expresses diferentes nos manuscritos). S do NT, existem mais de 5.000 manuscritos. Esses manuscritos foram estudados e catalogados, produzindo alguns textos completos que so utilizados para traduo:
4 5

Bblia, Edio Revista e Atualizada, 2 edio, p.5. TIDWELL, J.B., Viso Panormica da Bblia, p.30.

11

Exemplos: A LXX, o TM para o AT. O Texto Recebido (Receptus), o Texto do Vaticano, o Texto Majoritrio (Bizantino). Lembre-se de que: Embora hajam diferenas nos manuscritos, elas no atingem nenhuma doutrina bsica das Escrituras. Muitos manuscritos continuam sendo achados e catalogados para estudo. Ex.: O Cdice Alepo, encontrado em 1.947, na Sria. Os Manuscritos do Mar Morto, cerca de 200 manuscritos hebraicos encontrados em Israel de 1.948-1.956. 2. Diferenas de significados em virtude de ambigidades.

Existem palavras que podem ter mais de um significado (ambguas). Na traduo da Bblia isso tambm acontece e geram algumas diferenas. Nesses casos, um estudo mais detalhado do contexto ajuda a resolvera melhor traduo. Ex.: Os pais das crianas chegaram. Pais pode ser: a) Dois homens. b) Marido e esposa. c) Dois casais que so pais. d) 1. Mudanas na forma visando uma boa comunicao. A traduo leva em conta o significado e a forma da linguagem. s vezes a traduo no fica natural se for feita literalmente. Voc no traduz good morning por boa manh, mas por bom dia. 2. Mudanas na forma quanto ao uso de linguagem figurada. Uma palavra pode ser empregada de forma literal numa frase e de forma figurada em outra. Numa traduo, possvel que o sentido no seja entendido se no for feita mudanas na forma. Ex.: A sede das emoes para ns o corao, mas para os gregos eram as entranhas (intestinos). (Fm 7). 3. Mudana na forma para tornar mais claro o significado. Uma Bblia diz: quinze estdios, outra: trs quilmetros (Jo 11.18). Isso se aplica principalmente a pesos e medidas desconhecidas e/ou no usadas por ns hoje. a mesma questo entre usar quilmetros (Brasil) e milhas (EUA) para medir a velocidade dos carros. 4. Mudana na forma a fim de tornar o texto mais natural em Portugus. Algumas expresses podem no soar muito bem em outra lngua, e por isso algumas verses as modificam a fim da traduo ficar mais natural e bonita. Ex.: Co, filho de No: revisado na ARA para Cam. VI. Concluso: As novas verses so sempre bem vindas, desde que expressem o sentido original do texto bblico, numa linguagem acessvel, mas fiel ao original. Existem cerca de 5.500 lnguas faladas no mundo de hoje. Cerca de 260 tm a Bblia completa. 300 tm somente o NT. Aproximadamente 1.000 tm apenas pores traduzidas e cerca de 3.000 a 3.200 no tm nada da Bblia em sua lngua6.

Essa estatstica de 1.993. Veja EKDAHL, Elizabeth M., Verses da Bblia, p.115.

12

------------------------------------------------------------------

PARTE II MUNDO ANTIGO A Geografia da Palestina:


A Palestina se divide naturalmente em quatro reas: Plancie Martima
rea costeira ao Mediterrneo. Trs divises: 1. Plancie do Aco (Acre). Norte do Monte Carmelo. 2. Plancie de Sarom. Sul do Carmelo. 3. Plancie da Filstia.

Regio Montanhosa
Entre o vale do Jordo e a Plancie Martima. Trs divises: 1. Galilia norte. Vale de Jezreel ou Esdrelom (oriente) e o Vale de Megido (ocidente). 2. Samaria centro. Regio montanhosa. 3. Judia sul. Terras Altas norte. Sefel (terras baixas) sul. Deserto do Neguebe.

Vale do Jordo

Plat Oriental

Corta a palestina de Engloba a Norte a sul a partir Transjordnia. do Monte Hermon. Quatro divises: Suas guas formam o I. Bas. Sul do Mar da Galilia ao Hermon at o Rio norte e desguam no Jarmuque. Mar Morto ao sul II. Gileade. Rio (389 m. abaixo do Jaboque. nvel do mar). III. Amom. Nordeste do Mar Morto. Ao sul est o deserto IV. Moabe . Leste do de Arab. Mar Morto, sul do Rio Arnom.

Principais Plancies: Plancie Martima ou da Filstia. Nela ficavam as cinco cidades dos filisteus (Gaza, Ecrom, Azoto, Ascalom e Gate); Plancie da Fencia: Entre Tiro e Sidom. Plancie de Sarom; Entre o Monte Carmelo e Jope (I Cr 27.29; Ct 2.1,2). Plancie do Acre (Jesreel ou Esdraelon): Entre os montes de Samaria e Galilia (Js 17.16; Jz 1.31; 6.33) . Muitas batalhas importantes aconteceram ali: Gideo venceu os midianitas (Jz 6.33; 7.1); a derrota de Ssera (Jz 4); Morte de Saul e seus filhos (I Sm 31); Morte de rei Josias (II Rs 23); vitria de Je sobre Acabe (II Rs 10). Plancie do Sefel (terras baixas): Entre a Plancie da Filstia e as montanhas de Jud. uma regio politicamente estratgica e economicamente importante7.
I.

II. Principais Planaltos: Planalto de Bas: Sl 22.12, 68.15, Ez 39.18. Planalto de Gileade: Jr 8.22. Na poca do NT conhecido como Peria. III.
7

Principais Montes:

Ivete M. Pereira, Geografia Bblica, Seminrio Betel Brasileiro, 1998, p. 7. Trabalho no publicado.

13

Lbano: 3060 m. (I rs 5.1,6,9,13-15,18). De l foi tirada a madeira de cedro para a construo do templo de Salomo. Tabor: Js 19.22, Jz 4.6,14. Carmelo: citado 21 vezes no AT. Lugar onde Elias confrontou os profetas de Baal (I Rs 18.17-40). Ebal (924 m.) e Gerizim (853 m.): Dt 11.29. situados na Samaria e separados por um pequeno vale. Sio (800 m.): Leste de Jerusalm. Citado 151 vezes na Bblia. Sl 48.2. Mori (744 m.): monte do templo de Salomo (II Cr 3.1). Fica a leste do Monte Sio. Hermom: Jz 3.3; I Cr 5.23; Sl 133.3. O rio Jordo nasce entre as suas cordilheiras. IV. Principais Rios: Jordo (declive ou o que desce): Principal rio da Palestina, divide-a em duas partes distintas: Cana e Transjordnia. Tem trs trechos distintos: (1) Da nascente ao Lago Merom. Profundidade de 3 a 4 m. (2) Do Lago Merom ao Mar da Galilia. Profundidade de 8 a 15 m. (3) Do Mar da Galilia ao Mar Morto. Regio de muitas corredeiras. Percirre uma distncia de 117 Km, atingindo 25 a 35 m. de largura e somente 1 a 4 m. de profundidade. Quisom: O mais importante depois do Jordo (Jz 5.21; I Rs 18.40). nasce das torrentes do Monte Gilboa e do Tabor. Soreque: nasce a sudoeste de Jerusalm e desemboca entre Jope e Ascalom (Jz 16.4). Seu vale famoso por seus vinhedos (Jz 14.1-5). Besor: desgua ao sul de Gaza (I Sm 30.9,10).

V. Principais Desertos: Neguebe: Sl 126.4. Fica ao sul da Palestina. Deserto da Judia: Jz 1.16, Mt 3.1. Jeric: Lc 10.30-35. VI. Principais Estradas: Real: Mencionada em Nm 20.17; 21.22. Via Maris: saa de Damasco em direo a Ptolemaida no Mediterrneo. Estrada do Centro: Eram duas estradas que saiam de Jerusalm, uma para o norte e outra para o sul. A estrada do sul se bifurcava, indo um ramal para Gaza (Filipe evangelizou o eunuco nessa estrada) e o outro para Berseba. Estrada da Costa: saa do delta do Nilo no Egito e seguia por uma regio deserta por 120 Km at chegar no Mediterrneo. chamada do caminho dos filisteus em Ex 13.17. Estrada do Leste: saa de Jerusalm em direo a Damasco pelo caminho de Betnia. Nessa estrada, Paulo foi encontrado por Cristo (At 9).

14

-------------------------------------------------------------------PANORAMA GERAL DO PENTATEUCO8:


TITULO. Pentateuco (Grego: Penta Cinco; Teuco estojo para o rolo de papiro). Os livros antigos eram escritos em rolos, geralmente de 09 metros de comprimento, mais ou menos o tamanho necessrio para acomodar de Gnesis a Deuteronmio. Recebem na Bblia o nome de A Lei, ou O Livro de Moiss, O Livro da Lei de Deus, e algumas vezes Tora (Ensinamentos). designado no TM como a Lei hattr. No AT o Pentateuco chamado de: (1) Lei Js 8.34; Ed 10.3. (2) Livro da Lei Js 1.8; II Rs 22.8. (3) Livro da Lei de Moiss Js 8.31; Ne 8.1. (4) Livro de Moiss Ed 6.18; II Cr 25.4. (5) Lei do Senhor Ed 7.10; I Cr 16.40. (6) Lei de Deus - Ne 10.28,29. (7) Livro da Lei de Deus Js 24.26; Ne 8.18. (8) Livro da Lei do Senhor II Cr 17.9; 34.14. (9) Livro da Lei do Senhor seu Deus Ne 9.3. (10) Lei de Moiss, servo de Deus Dn 9.11;Ml 4.4. No NT o Pentateuco chamado de: (1) Livro da Lei Gl 3.10. (2) Livro de Moiss Mc 12.26. (3) Lei Mt 12.5; Lc 16.16; Jo 7.19. (4) Lei de Moiss Lc 2.22; Jo 7.23. (5) Lei do Senhor Lc 2.23,24.
I.

Embora no possamos afirmar categoricamente que todas estas referncias e outras mais sejam explcitas ao Pentateuco difcil fazer tal ligao. O termo Pentateuco foi utilizado a primeira vez por Orgenes em seu comentrio de Jo 4.25 do Pentateuco de Moiss; e Tertuliano em sua obra Contra Mrcion 1.10. II. PERODO. Livro Data Gnesis 1.443 aC xodo Levtico Nmeros Deuteronmio
III. a) b)

1.440 aC 1.440 aC 1.405 aC 1.405 aC

Observaes Extenso histrica 2.369 anos (da criao 4.173 morte de Jos 1.804) Data da sada do Egito 1.445 aC Perodo de tempo envolvido 30 dias aproximadamente Perodo de tempo abrangido 1.444 1405 (38 anos e 9 meses) Preparo de uma nova gerao para viver em Cana

IMPORTNCIA. Csmica. Explica a criao de todas as coisas tnica. Explica a origem da raa humana, a expanso das trs divises raciais do mundo: oriental, o negride e o ocidental

ngelo Gagliardi, Panorama do VT, p. ?

15

Histrico. Os livros da Bblia so os nicos a traar a origem do homem numa linha contnua a partir de Ado. d) Religioso. Retratam a Pessoa e o carter de Deus, a criao, a queda, as alianas e as promessas divinas de trazer a redeno atravs de um divino Redentor. e) Proftico. Os livros do Pentateuco so a base para os profetas.
c)

IV.

AS DIVISES DO PENTATEUCO. A. nfase da pessoa de Deus Gnesis Soberania de Deus sobre a criao, o homem e as naes xodo Poder de Deus para julgar o pecado e redimir seu povo Levitico Santidade e proviso de Deus para uma vida santa Nmeros Benevolncia e severidade de Deus ao disciplinar seu povo. Deuteronmio Fidelidade de Deus ao cumprir suas promessas. B. nfase do programa de Deus no estabelecimento do seu reino Gnesis Necessidade e preparao do regulamento do reino de Deus xodo Inaugurao e legislao do reino. Levitico Organizao espiritual do reino. Nmeros Organizao poltica do reino Deuteronmio Reorganizao do Reino para a vida em Cana. C. Em relao igreja hoje Gnesis Chamado de um povo. Doutrina da Vocao, Depravao xodo Libertao de um povo (lei, tabernculo) Doutrina da Redeno Levitico Santidade para um povo (levitas) Doutrina da Santidade Nmeros Povo dividido em dons e ministrios. Doutrina da Igreja, O Homem. Deuteronmio Constante discipulado da igreja. Igreja doutrinada sempre

V.

A AUTORIA DO PENTATEUCO:

H evidncia Bblica suficiente para crermos que Moiss foi o autor humano do Pentateuco. Isso no quer dizer que Moiss tenha escrito cada palavra como temos hoje, mas que seu autor fundamental e real. possvel que Moiss tenha se utilizado de fontes anteriores e que revises posteriores tenham ocorrido debaixo da inspirao do Esprito Santo, atualizando informaes geogrficas e histricas para facilitar sua leitura e entendimento. a) No prprio Pentateuco: Ex 17.14, 24.4-8, 34.27; Nm 33.1,2; Dt 31.9,22 e ainda Dt 1.1,5. b) No restante do AT: Josu est repleto (8.31,32,34;11.15,20; 14.2; 21.2, 22.5,9; 23.6 dentre outras); Jz 3.4, I Rs 2.3; II Rs 14.6; II Rs 21.8; Ed 6.18; II Cr 34.14; Dn 9.11-13. c) No NT: Mt 10.5; Mt 19.8; Mc 1.44; Lc 5.14; At 3.22; Rm 10.5-9; I Co 9.9; Ap 15.3.
LIVRO GNESIS XODO AUTOR Moiss Moiss DATA 1.445 1.444 AO 4.004 a 1.805 a.C. 1.525 a 1.444 a.C. VERSO CHAVE 1.1 3.10 TEMA Os princpios. Libertao pelo sangue. DIVISO Primrdios. Patriarcas. Providncia. Libertao. Locomoo. Legislao.

16 LEVTICO Moiss 1.444 1.444 a.C. 19.2 Santidade. Sacrifcio. Sacerdcio. Sade. Separao. Solenidade. Sinai. Sinai a Cades. A Moabe. Recorda ! Obedece!

NMEROS DEUTERONMIO

Moiss Moiss

1.405 1.405

1.444 a 1.405 a.C. 1.405 a.C.

33.1 12.1

Peregrinao. Obedincia.

I.

Anlise de Gnesis:

Informaes Gerais: a) Nome, Autoria e Data: Na Tor (TM): Bereshit No Princpio. Na LXX: Genesij (Gnesis origem, fonte, gerao). Autor e data: Moiss, cerca de 1.450 a.C. b) Propsito: Fornecer um breve sumrio da histria da revelao divina, desde o princpio at que os israelitas foram levados para o Egito e estavam prontos para se tornarem uma nao teocrtica. c) Esboos:
Captul o 1-2 3-5 6-10 11 12-25 26-27 28-36 37-50 Personagens Deus Ado No Os povos Abrao Isaque Jac Jos Assuntos Criao Queda Dilvio Babel A Aliana A promessa Israel Conservao da promessa Lies Deus o criador de tudo. Deus santo. Deus Justo. Deus o governante dos povos. Deus elege. Deus fiel. Deus cuida com pacincia. Deus Intervm.

CRIAO 1- 2

QUEDA 3-6.10.

DILVIO 6.11-8.19.

NOVO COMEO 8.20 11.

d) A Criao: RELATOS DA CRIAO Primeiro relato: Gn 1.1-2.4a 1 momento da criao (1.1-2): Criao dos cus e da terra. Deus criou a partir do nada (Hb 11.3, [2 Mc 7.28]). Mundo desordenado (caos): Ausncia de luz, de vida e de forma. Manifestao de Deus: Sopro divino. 2 momento da criao (1.3-2.4a): Ordenao dos cus e da terra. Deus ordenou a partir do caos: Separao entre luz e trevas, dia e noite, cus, terra e guas. Criao da vida vegetal, animal e humana.

17

Trmino da criao e descanso de Deus. Manifestao de Deus: Palavra criativa (E disse Deus: Haja...) A durao dos dias da criao ainda ponto discutido: Eles nunca existiram evolucionista. Os dias representam eras (Evolucionista-Testa). Os dias so literais 24 horas.
1 dia. Luz. 2 dia firmamento 3 dia Separao de terra e mar. 4 dia Luminrias nos cus. 5 dia Criaturas marinhas e as aves. 6 dia Os animais terrestres e o homem. 7 dia Deus terminou seus atos criativos e descansou.

e) A Queda: O pecado da queda foi a desobedincia motivada por um desejo de tornar-se como Deus. Deus proveu peles de animais para lhes servirem de vestes, o que envolveu o abate de animais, em favor do homem pecaminoso9.
Caim Lameque Enos Enoque Jubal O primeiro homicida. O primeiro polgamo Comea-se a invocar a Deus (orao). Foi arrebatado. Inveno da msica atravs de instrumentos musicais.

f) Dilvio: Medida da Arca. Tomando-se o cvado como 46 cm = 137 m. (comprimento) / 22,5 m. (largura) e13,5 m. (altura). Deslocamento de gua de 50 mil toneladas. Quantos dias durou o dilvio? a) A narrativa do dilvio est registrada em 03 dos captulos do livro de Gnesis (6, 7 e 8). b) Segundo eles, o dilvio comeou no dia 17 do segundo ms do ano 600 de No (7.11). Quarenta dias foi o nmero de dias em que houve chuva copiosa (7.12). Ao final deste perodo as guas cobriram todos os pontos mais altos sem que houvesse qualquer salvamento dos que estavam sobre a terra (7.17-23). c) O tempo total em que as guas predominaram sobre a superfcie da terra fora, desde o dia em que comeou a chover, de 150 dias (7.24). Assim, aps cinco meses, precisamente no dia 17 do stimo ms, a Arca encalhou sobre os montes de Ararat (8.2-4). As guas baixaram mais at o dcimo ms, aparecendo os picos das montanhas no primeiro dia (8.5). d) No ano 601 de vida de No, no primeiro dia do primeiro ms as guas secaram, e no ms seguinte, no dia 17, a terra secou completamente (8.13-14), podendo todos sarem da Arca. e) Assim, o total do dilvio foi de um ano e dez dias. f) Obs.: A leitura dos captulos 6, 7 e 8 de Gnesis, em certos trechos, dificulta o entendimento da durao do dilvio. A razo disto, segundo alguns exegetas, que estes trs captulos foram formados partir da juno de duas tradies orais conhecidas naquele tempo. A narrativa Javista (6.1-8; 7.1-5, 7-8, 10, 12, 16b, 17b, 22-23; 8.2b-3, 612, 13b, 20-22). Os demais versculos so da narrativa sacerdotal. g) Novo Comeo:
9

Samuel J. Shultz, A Histria de Israel no AT, p. 14.

18

Terminado o dilvio, comeam as oferendas sacrificiais10. Deus estabelece a pena de morte para o homicdio e estabeleceu o arco-ris como promessa de mais destruir a terra com dilvio. Destaque para a construo da torre de Babel, quando Deus confundiu as lnguas para que o povo se dispersasse pelo mundo. h) Distribuio dos povos: Sem Regio do Golfo Prsico Co Jaf. frica e Palestina. Costa do Europa e sia. Mar Mediterrneo.

A lio que aprendemos desse perodo que a corrupo do pecado se espalhou e contaminou a todos de forma crescente. i) A Era Patriarcal: A narrativa desse perodo est contida em Gnesis 12-50. Novas descobertas arqueolgicas (Mari, Nuzi e Ugarite) tm trazido luz para esse perodo. O mundo patriarcal est identificado com o Crescente Frtil (Mesopotmia, Palestina e Egito).Sua histria est associada aos desenvolvimentos dos Sumrios e acadianos na Mesopotmia e dos Egpcios no Egito. Quatro personagens bblicos recebem destaque: Abrao, Isaque, Jac e Jos. A vida de Abrao tem trs fases distintas: 1. Partida de Ur e estabelecimento em Cana (12.1 14.24). 2. Espera do filho prometido (15.1 22.24). 3. Provimento para sua posteridade (23.1 25.18). A vida de Isaque se mistura ao relato da vida de Jac (25.19 35.29). A vida de Jac: 1. Jac adquire de Esa a Primogenitura cap. 25. 2. Jac rouba a Beno de Esa cap.27. 3. Jac e Labo cap. 28 32. 4. Jac retorna a Cana cap.32 35. Os Filhos de Jac (Gn 35.23-26): Ruben, Simeo, Levi, Jud, Issacar e Zebulom. (filhos de Lia). Gade e Aser. (filhos de Zilpa, serva de Lia) Jos e Benjamim. (Filhos de Raquel). D e Naftali. (filhos de Bila, serva de Raquel).

j) Implicaes do Livro: Gnesis questiona: 1. O atesmo Existe um Deus que criador de tudo. 2. O Pantesmo Deus, embora imanente (presente na criao), transcendente a ela ( separado da criao). Deus no a criao, a natureza. 3. O politesmo Existe apenas um Deus, que o SENHOR (Jav). 4. O Desmo Esse Deus intervm na histria da sua criao e a governa. 5. O materialismo Deus no a matria, mas o seu criador (Ex nihilo do nada). A queda do homem explica: 1. a misria do homem.
10

Ibid., p. 16.

19

2. O vazio existencial do homem (quem sou? Donde vim ? Para onde vou ?). 3. A perdio e corrupo humana. 4. A existncia da morte. Grfico do Pentateuco

O significado Espiritual do Tabernculo 11

11

ELLISEN, Stanley. Conhea Melhor o Antigo Testamento pg. 34

20

Israel permaneceu no Monte Sinai at o final do primeiro ano, ocupado com a construo do Tabernculo designado por Deus. Do mesmo modo que a Lei retratava a santidade de Deus e a separao do homem por causa da desobedincia, o tabernculo retratava a graa de Deus, ao prover um lugar de encontro e comunho pelo sacrifcio de sangue. Para Israel, simbolizava a sua nica aproximao a Deus atravs da figura de sacrifcio, purificao e conduta na sua luz. Tipicamente, o tabernculo retrata a Cristo como nica maneira de o homem aproximar-se de Deus. as diferentes peas de moblia descrevem, numa forma visual, os muitos propsitos cumpridos na vida e morte do Senhor, a fim de capacitar as pessoas a se aproximarem dele e terem comunho com ele (Hebreus9.1-14)

Sistema Sacrifical

Poro Nome queimad a

Outras pores

Animais

Ocasio ou motivo

Referenc ia

Tipo de Cristo

21

Joo 1.29 Macho sem Holocausto Oferta redentora Aroma agradvel Tudo Nenhuma defeito; animal segundo as posses Propiciao pelo pecado em geral em demonstrao de dedicao Gratido pelo Oferta de manjares ou Tributo Ofertas de Adorao Poro simblic a Comidas pelo sacerdote Bolos asmos ou cereais; devia conter sal Macho ou Sacrifcio Pacifico: a) Gratido b) Cumprime nto de voto c) Voluntria Ofertas de Adorao Gordura Partilhadas em uma refeio de confraterniz ao pelo sacerdote e pelo ofertante fmea sem defeito segundo as posses do ofertante; voluntria: pequenos permitidos Sacerdote ou Oferta pelo pecado Enfatiza o pecador Comidas Gordura pelo sacerdote congregao: Novilho; Rei: Bode; Individual: Cabra Oferta pela culpa Enfatiza o pecado, os atos pecaminosos Gordura Comidas pelo sacerdote Carneiro sem defeito; 2 rolas ou 2 pombinhos;
a

A oferta de Levtico 1 Cristo pelo Pecado como o Cordeiro de Deus

comeo das colheitas. Consagrao pela produo. Comunho: a). beno inesperada quando Levtico 3 era 22.18-30 Levtico 2

Hb 10.05 Cristo apresentado a Deus com vida perfeita

Ef 2.14 Cristo promove a verdadeirapaz com Deus

b). livramento Levtico feito um voto

defeitos eram c). gratido Aplicava-se basicamente situao em que era necessria uma purificao. Aplicava-se situao em que havia uma coisa santa ou onde havia uma culpa Levtico 5-6.7 II Co 5.19 Cristo reconciliando, compensando Levtico 4 Hb 9.12,26 I Jo 1.9

10 . parte flor profanao de de farinha

22

objetiva

Significado das ofertas leviticas12


A OFERTA Cordeiro da Pscoa SIMBOLO PARA ISRAEL TIPO DE CRISTO A OFERTA REDENTORA (xodo 12.1-13) Redeno do pecado e morte atravs do A oferta pelo pecado como o Cordeiro de sangue de um cordeiro Deus (I Joo 1.29) OFERTAS DE ADORAO (Levitico 1-3) Dedicao da vida a Deus. Cristo dedicou-se completamente a Deus Consagrao da produo a Deus. Expresso de agradecimento a Deus por (Hb 10.5-7) O corpo de Cristo apresentado a Deus como uma vida perfeita (Hebreus 10.5) A oferta de Cristo prov paz com Deus

Ofertas Queimadas Ofertas de Cereais Ofertas de Paz

Oferta pelo pecado

partilhar com ele e com os outros (Efsios 2.14) OFERTAS DE RESTAURAO (Levitico 4-7) Restaurao comunho pelo sangue de A oferta de um substituto.

Cristo

prov

contnua

renovao pela confisso (Hebreus 9.12, 26; I Joo 1.9). A oferta de Cristo perante Deus compensa

Oferta pelas culpas

Restituio pelos danos do pecado contra

Duas aves Novilha vermelha

Deus e o prximo. o dano do pecado (II Corntios 5.19) OFERTAS CERIMONIAIS DE PURIFICAO (Levitico 14; Nmeros 19) Purificao espiritual da contaminao de A oferta de Cristo purifica a contaminao doenas fsicas Purificao espiritual de contaminao fortuita das doenas (Hebreus 9.22) A oferta de Cristo tambm purifica de contaminao fortuita (Hebreus 9.13-14)

12

ELLISEN, Stanley. Conhea Melhor o Antigo Testamento pg. 41

23

Festas Sagradas de Israel e o seu significado13


Festa 1. Sabado Semanal. Lv. 23.3 para introduzir as festas anuais. 2. Pscoa e a dos paes Asmos. Dia 14, e de 15 a 22 de Abibe. 3. Primcias 16 de Abibe(segundo dia dos pes asmos; originalmente no Domingo) 4. Pentecostes 6 de Abibe (Domingo) Objetivo Descanso ao homem e animais. Ritual Abster-se de todo trabalho. Sacerdotes deviam fazer ofertas dirias em dobro e apresentar novos Paes da proposio no tabernaculo. Reunir todos os homens em frente ao tabernculo. Com as casas sem fermento, um cordeiro sem mcula seria sacrificado e comido pela famlia. Os molhos das primcias, selecionados no dcimo dia, eram movidos em oferecimento ao Senhor no dia 16 (mais tarde os gros passaram a ser tambm colhidos.) Reunir os homens em frente ao tabernculo; apresentar ao Senhor dois pes levedados (como alimento dirio), e mostrar liberalidade para com o pobre. As trombetas soavam por muito tempo e com som mais alto do que nas outras luas novas. Chorar e afligir as suas almas; o sumo sacerdote oferecia um novilho e dois bodes, um bode para simbolizar a expiao e outro para levar sobre si todas as iniqidades do povo. Habitar em tendas de ramo; cumprir os votos do ano anterior; alegrar-se como os frutos e o agitar de ramos; os sacerdotes apresentavam ofertas especiais durante sete dias. Tipo Tipificava os crentes descansando na obra concluda de Cristo. (Hebreus 4.1-10) O cordeiro sacrificado tipificou a morte vicria de Cristo pelo pecado; o po asmo, sua vida sem pecado, da qual os crentes se alimentam, em reflexo As primcias tipificavam a ressurreio de Cristo como as primicias da ressurreio do crentes (I Co 15.20,23)

Lembrar o livramento da servido e morte no Egito e o fato de o Senhor t-los aceitado como seus primognitos. Dedicar ao Senhor toda a colheita da terra em que habitavam.

Agradecer a Colheita da cevada, dedicar a prxima colheita do trigo e lembrar o livramento da escravido do Egito. Marcar o incio do ano civil e alertar a nao para o incio do ms sagrado, com suas importantes atividades. Expiar quaisquer pecados ainda no expiados e simbolizar a eliminao divina desses pecados, purificando assim a nao por mais um ano. Comemorar a peregrinao de Israel pelo deserto e o cuidado que Deus lhes dispersou; regozijar-se com a colheita do ano que passou e cumprir os votos de ofertas voluntrias e de agradecimentos feitos durante o ano.

Os dois pes tipificavam a dupla colheita do Esprito, das primcias da igreja e mais tarde de Israel (Tiago 1.18; Apocalipse 14.4). A nova reunio de Israel/ Igreja Tipificava Cristo, que expiou todos os nossos pecados, pagando por eles e levando-os sobre si. (Hebreus 10.23-26) Tipificava a alegria e a paz de Israel aps a sua purificao (Zacarias 14)

5. Trombetas 1 de Tishri (mais ou menos em Outubro) 6. Expiao 10 de Tishri(outubro segunda-feira) 7. Tabernculos 15-22 de Tishri (outubro, em duas quartas-feiras)

Cronologia das jornadas de Israel no deserto


Livro Acontecimentos Instituio da Pscoa no Egito Partida de Ramesss, Egito Travessia do Mar Vermelho Chegada ao deserto de Sim Chegada ao Monte Sina Ano teolgico do Sinai Trmino do tabernculo e a vinda da Glria Legislao levtica dada do tabernculo pelo Senhor Segunda Celebrao da Pscoa no Sinai Data a.C. 14/4/1445 15/4/1445 18/4/1445 15/5/1445 1/6/1445 1/4/1444 1444 14/4/1444 Referncia Ex 12.6 Ex 12.18 Nm 33.3 Nm 33.8 Ex 16.1 Ex 19.1 Ex 40.17 Levtico 1.1 Nm 9.1

XODO (onze meses e meio)

LEVITICO (meio ms) NUMEROS


13

ELLISEN, Stanley. Conhea Melhor o Antigo Testamento pg. 45

24 Primeiro Censo de Israel Ordem das tribos no acampamento Partida do monte Sinai Chegada a Cades Barnia depois de vinte e uma paradas (21) Atraso de sete dias em Hazerote devido a lepra de Miri Rebelio em Cades Barnia e promessa de morte para aquela gerao (38 anos de peregrinao no deserto) Reunio em Cades-Barnia Morte de Miri Desobedincia de Moiss e Aro Morte de Aro no monte Hor Caminhada do monte Hor em direo ao Rio Jordo. Grandes vitrias sobre os cananeus, amoritas, Bas e miidanitas Moiss recebe o cdigo deuteronmio e d instrues ao povo sobre a vida em Cana. Morte de Moiss no Monte Nebo; pranteado por 30 dias Jac lidera Israel atravs do Jordo Pscoa comemorada em Gilgal 1/5/1444 20/5/1444 20/6/1444 Nm 1-3 Nm 10.11 Nm 12.33 Dt 1.2 Nm 14 Nm 20.1-13 Nm_____ 33.38 Nm. 20.29

1/8/1444 4/4/1406

(Trinta e oito anos e oito meses e meio)

1/8/1406 1/9/1406

DEUTERONMIO (dois meses) JOSU (meio ms)

1/2/1405 1/3/1405 10/4/1405 14/4 1405

Dt 1.3 Dt 34.8 Josu 4.19 Josu 34.8

--------------------------------------------------------------

Introduo aos Livros Histricos.


I. Composio: Os livros histricos compreendem doze livros, que vo de Josu a Ester. A organizao do TM segue uma linha diferente. Diferem do Pentateuco quanto sua nfase. O Pentateuco traa a histria redentora da criao morte de Moiss, destacando aliana da Lei e aos alicerces legislativos de Israel como povo da aliana. Os livros histricos, por outro lado demonstram o movimento histrico de Israel na Palestina na sua obedincia ou no Lei e aliana divina. Josu, Juzes, I e II Samuel, I e II Reis = Os Profetas Anteriores (Primeiros Profetas). Essa designao feita para contrastar com os profetas posteriores (Isaas, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores). O termo no se refere a uma cronologia histrica, mas simplesmente ao seu lugar no cnon. Enfatiza o fato de que apresentam uma histria religiosa ou com um objetivo religioso. Eles contm dados histricos escolhidos numa perspectiva proftica14. O elemento histrico est sempre ligado mensagem espiritual. Os primeiros Profetas so histricos; os ltimos so exortativos15 Os Profetas Anteriores enfatizam o assentamento em Cana e Monarquia, os Profetas Posteriores enfatizam os sculos finais dos

14 15

Leslie C. Allen, Os Profetas Anteriores. Em: Introduo ao AT, p.143. Stanley A. Ellisen, Conhea Melhor o AT, p.63.

25

dois reinos, especialmente Jud. A diferena fundamental entre ambos est no fato de os Anteriores serem constitudos de narrativas16. Esdras, Neemias, Ester, I e II Crnicas = Os Escritos. Rute contado entre os cinco Rolos. II. Autoria: Os livros histricos tm em sua maioria autoria annima, porm certamente foram compilados por: Josu, Samuel, Jeremias e Esdras. Tambm haviam cronistas que eram oficialmente encarregados de relatar os fatos histricos para registro oficial; alm do que, h outros escritores que narraram histrias especficas. Davi = Samuel, Nat e Gade (I Cr 29.29). Salomo = Nat, Aas e Ido (II Cr 9.29). Roboo = Semaas e Ido (II Cr 12.15). Baruque era o escrivo de Jeremias. Outros documentos histricos, no inspirados, foram utilizados como fonte (Js 10.13 O livro dos Justos. I Rs A Histria dos Reis de Israel e Jud). III. Diviso Histrica do Perodo: Perodo Durao Juizado Monarquia Da entrada em Cana at o estabelecimento da Monarquia. 1) O Reino Unido: Saul, Davi e Salomo. 1.044 931 a.C. 2) O Reino Divido ou Perodo Proftico. 931 536 a.C. Do Cativeiro Babilnico at a Silncio Proftico
DATA APROXIMADA 1.406 - 1.375 1.375 1.04417 1.330 TEMA

N 1 2

Datas 1.406 1.044 a.C. 1.044 536 a.C. 536 400 a.C.
OUTROS POVOS

Restaurao
LIVRO

IV. Diviso Literria do Perodo: ANTES DO REINADO 1.406 1.044 a.C.


JOSU JUZES RUTE Ocupao da terra prometida. Pouca influncia egpcia na Palestina. Benos pela obedincia e Chegada dos Filisteus castigo pela desobedincia Palestina. conforme a aliana. A linha davdica abrange os Perodo de paz entre Israel e gentios por intermdio de Rute. Moabe. poca dos Juzes. Estabelecimento do Reinado. Filisteus: Os maiores inimigos de Israel. A histria do reino pelo prisma Cativeiro sob a Assria (Israel) da aliana. e Babilnia (Jud). A histria do reino com nfase Reinos e imprios vizinhos em Jud. O Templo de erguem-se e caem conforme o Salomo. desgnio de Deus para o reino davdico18.

ASCENSO E QUEDA DO REINO - 1.044 586 a.C.


I e II SAMUEL I e II REIS I e II CRNICAS 1.100 970 970 586 Ado 586.

16 17

Leslie C. Allen, op.cit., p.143. Ellisen aponta a data de 1.075 a.C. Conhea Melhor o AT, p.64. 18 Ibid., p. 65.

26

PS-EXLIO (PERIODO PERSA) 537 432 a.C.


ESDRAS NEEMIAS ESTER 537 458 445 430 483 - 473 Reconstruo do templo e reforma do culto. Reconstruo dos muros de Jerusalm e restabelecimento de um governo limitado. Deus providente para com seu povo mesmo longe da terra prometida. O Novo Imprio Persa. Retorno dos exilados. A boa vontade dos governos persas permitem uma relativa paz. A Prsia governa da ndia ao Helesponto.

Anterior ao reinado 1405-1075 Perodo de 330 anos JOSU 1405 1375 JUZES 13751075 RUTE 1330

Ascenso e queda do reino 1070-586

Perodo de 484 anos 1405-432 Periodo de 973 anos I II I II REIS I II ESDRAS NEEMIAS SAMUEL CRONICAS 1100-970 970-586 Criao 537-458 445-430 586

Solicitude para com os remanescentes no tempo dos gentios 537-432 Perodo de 105 anos ESTER 483-473

V. Auxlios Grficos: 1. Livros do AT, Conhea Melhor o AT, Stanley A. Ellisen, p.10. 2. Os Livros Histricos - Mapas, Grficos, Cronologias e Ilustraes, p.22.

JOSU, JUZES E RUTE: O Livro de Josu.


1. Nome, Autoria e Data: TM = Ieshu ( u w h y ) Josu = Deus salvao. LXX = Ihsouj Josu. Provavelmente foi escrito pelo prprio Josu (Js 24.26) entre 1.406 1.380 a.C. 2. Esboo Bsico:
ENTRADA 1 Preparao. 3 Travessia do Jordo. 5 Circunciso: (Renovao da Aliana). CONQUISTA 6 Centro. 10 Sul. 11 Norte. DIVISO 13 Herana das tribos. 20 Cidades de refgio. 22 Despedida de Josu.

Palavra Chave: Redeno.

Verso Chave: 1.2

27

3. Teologia: A fidelidade de Deus: Deus sempre cumpre as suas promessas, apesar dos nossos pecados (21.45). Ele tambm nos d a vitria e ela pela f somente. 2. A santidade de Deus: Deus castiga a iniqidade dos cananeus atravs de Israel, mas tambm exige santidade de seu povo para executar a sua vontade (Cap. 7 O pecado de Ac). 3. A salvao de Deus: Josu significa JEOV salvao. Ele um tipo de Cristo no AT, no sentido que levou o povo de Deus ao descanso da terra prometida (Cf. Hb 3.7-4.11).
1.

O LIVRO DE JUZES: 1. Nome, Autoria e Data. TM = Shophetim Juzes = julgadores, lderes executivos. LXX = kritai (kritai) Juzes. Embora sua autoria seja desconhecida, a maioria dos estudiosos a credita a Samuel. Escrito por volta de 1.000 a.C. , abrange o perodo que vai da morte de Josu ao estabelecimento do Juizado de Samuel (1.380 1.060 a.C.). 2. Tema. O tema Opresso e Livramento. 7 apostasias; 7 opresses e 7 livramentos. O livro narra os fracassos de Israel por causa da transigncia (conformao). Verso chave: 17.6 ou 21.25 Naqueles dias no havia rei em Israel; Cada um fazia o que achava mais reto. 3. O Perfil dos Juzes: I Co 1.26-31: Deus escolheu ... aquelas (coisas) que no so para reduzir a nada as que so.... Mas o Senhor ... (3.10; 6.11-34; 11.29; 14.19 ...).
Ede Sangar Dbora Gideo Jeft Jair Sanso Canhoto Arma insignificante (queixo de boi). Uma mulher Medroso Filho de uma prostituta Polgamo Carnal (mundano)

Como explicar a derrota de Sanso? (1)Desperdiou seus dons. (2) Buscou seus prprios interesses. (3) Entregou-se a desejos carnais. 4. A Explicao da Decadncia. Eles no expulsaram os inimigos como Deus ordenara, mas se conformaram com o que j tinham conquistado e se acomodaram satisfeitos, perdendo o nimo para completar a obra (1.19,21,27,29-31,33,34). H um padro notvel na narrativa de Juzes:

PECADO

LIVRAMENTO.

28

CASTIGO 5.

SPLICA

Teologia. Deus Justo. Uma nao que abandona o Senhor, rebaixa e compromete os seus padres, no pode Esperar a beno de Deus. 2. Deus Soberano. Ele no depende do poder humano para atuar, mas humilha-o utilizando-se de Instrumentos desprezveis a seus olhos. A vitria sempre de Deus no final! 3. Deus magnnimo e Cheio de Graa. A pacincia de Deus e a maravilhosa possibilidade de um novo comeo, mediante Sua graa faz ressoar uma nota alegre neste livro19 (Cundall & Morris). 4. A F Importante. Os Juzes no tinham grandezas morais que nos inspire, mas notamos que h neles um tipo de f que coopera com Deus, atravs da qual Ele revela o seu poder (Hb 11.32,33).
1.

O Livro de Rute: 1. Nome, Autoria e Data.


TM = t w r - Rute = Amizade, Associao. LXX = Rouq - Rute. Sua autoria tem sido atribuda a Samuel pelo Talmude. Seu pano de fundo o perodo dos Juzes (1.1). Uma vez que Rute bisav de Davi, deve ser datado por volta de 1.100 a.C. Est contado entre os Cinco Rolos. lido anualmente em Israel durante a festa de Pentecostes (Junho). 2. Objetivo e Tema do Livro. Seu objetivo explicar a introduo de sangue gentio na linhagem do rei Davi e mostrar a providncia da Deus na vida daqueles que confiam Nele. Verso chave: 1.16. O livro mostra de forma muito bela como Deus age nos bastidores mais comuns de nossas vidas (fome; gravidez; a Lei), no precisando se utilizar somente de atos sobrenaturais. 3. Mensagens. 1. As circunstncias no criam e nem destroem os crentes. 2. A f o segredo ou o teste do verdadeiro discpulo. 3. A pessoa que confia em Deus torna-se um instrumento nas Suas mos. 4. Teologia. 5. Deus acolhe no israelitas na aliana. Rute, a moabita. 6. A benevolncia o estilo de vida correto para o povo de Deus. Rute nos mostra de modo prtico o que o estilo de vida hesed (Benevolncia - dispor-se a ir alm da obrigao). Rute Noemi Boaz Sacrifcio e obedincia. Perseverana e inteligncia. Generosidade e integridade.

7. Deus providente e sempre cumpre seus decretos. A linhagem real de Davi e a linhagem do Messias. 8. O parente redentor (goel) como tipo ou prenncio do Messias. 1. Ser um parente de sangue Cristo se aparentou com a raa humana por meio de um nascimento virginal. 2. Possuir o valor necessrio para adquirir a S Cristo possua o mrito suficiente para pagar
19

Cundall & Morris, Juzes, Introduo e Comentrio, Vida Nova / Mundo Cristo, p. ?

29

herana perdida. o preo em prol dos pecadores. 3. Dispor-se a resgatar a herana perdida. Cristo entregou sua vida livremente. 4. Dispor-se a casar-se com a esposa do parente Tipifica o relacionamento de noivo e noiva falecido. entre Cristo e a Igreja. 5. Esboo Bsico. A Vida de Rute, a Moabita. 1 2 3 4
Rute decide voltar. Rute serve a Noemi. Rute descansa aos ps de Boaz. Rute resgatada, Casa-se com Boaz.

DATA REIS REINO UNIDO 1044 Saul 1011 Davi 971 Salomo JUD 931 Roboo Abias Asa 909

REIS E PROFETAS DE ISRAEL E JUD20 PROFETAS REIS ASSRIA

SRIA

Nat ISRAEL Jeroboo

Aas Semaas Ido Aazarias / Hanani Je

Rezom

885

Josaf

Joro Acazias 841 Jos Amazias Azarias

Elias Micaas Eliezer Eliseu Joiada Zacarias Jonas Osias Ams

Nadabe Baasa El (Zinri) Onri (Tibni) Acabe Acazias Joro Atalia Je Jeocaz Jeos Jeroboo II Zacarias Salum Menam Pecaas Peca Osias Queda de Samaria

Ben-Hadade Assurnasirpal

Salmaneser III Hazael Ben-Hadade

752 Joto Isaas Acaz Odede

Tiglate-Pileser III Salmaneser V Sargo II Senaqueribe Esaradom Assurbanpal Babilnia Nabopolassar Nabucodonosor

Rezim

722

640

Ezequias Manasss Amom Josias Jeocaz Jeoaquim Joaquim Zedequias

Miquias

Jeremias Hulda

20

Samuel J. Shultz, Histria de Israel no AT, Vida Nova, p.150.

30 (Ezequiel) (Daniel)

586

Queda de Jerusalm

Vejamos os reis de Israel unido: Notemos os trs perodos de 40 anos para cada rei do reino unido de Israel
1). Saul 40 anos Desobediente Lei de Deus. Rei poltico. 2). Davi 40 anos Obediente Lei de Deus. O homem segundo o corao de Deus. 3). Salomo 40 anos Obediente e oscilante. O rei sbio de Deus. Conclui a construo do Templo de Jerusalm em 960 a.C.

O reino unido durou 120 anos e foi dividido em 931 pelo pssimo reinado de Roboo, filho de Salomo.
1050-931 a.C. ISRAEL 12 TRIBOS 120 anos de reino unido ISRAEL 10 TRIBOS REINO DO NORTE SAMARIA (931 at 722) Periodo de grande confuso, abandono da lei e o rduo trabalho dos profetas. JUDA 02 TRIBOS - REINO DO SUL JUDA (JERUSALEM) (931 at 586)

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Defina quem foram os reis bons e maus e quem foram os profetas que os acompanharam... Reis de Jud 931 586 (345 anos) Reis de Israel 931 722 (209 anos) Roboo (17 anos) 1. Jeroboo I (22 anos) Abias Abio (3 anos) Asa (41anos) Josafa* (25 anos) Jeoro* (8) Acazias (1) Rainha Atalia Jeos (Jos) (40) Amazias (29) 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Nadabe (2) Baasa (24) El (2) Zinri (1semana) Onri (12 anos) Acabe (22) Acazias (2) Joro (12)

10. Azarias (Uzias)* (52) 11. Joto (16)* 12. Acaz (116)* 13. Ezequias (29) 14. Manasses (55) 15. Amom (2) 16. Josias (31) 17. Jeoacaz (3 meses) 18. Jeoaquim (11) 19. Joaquim (3 meses) 20. Zedequias (11) Zorobabel (536) Neemias (444)

10. Je (28) 11. Jeocaz (17) 12. Jeos (16) 13. Jeroboo II* (41) 14. Zacarias (6 meses) 15. Salum (1 ms) 16. Menam (10) 17. Pecaas (2) 18. Peca (20)*** 19. Osias (9)

31

REIS DE JUDA E ISRAEL, REINO DIVIDIDO E OS PROFETAS.


Reis de Jud 931 586 (345 anos) 21. Roboo (17 anos) 22. Abias Abio (3 anos) 23. Asa (41anos) 24. Josafa* (25 anos) 25. Jeoro* (8) 26. Acazias (1) 27. Rainha Atalia 28. Jeos (Jos) (40) 29. Amazias (29) 30. Azarias (Uzias)* (52) 31. Joto (16)* 32. Acaz (116)* 33. Ezequias (29) 34. Manasses (55) 35. Amom (2) 36. Josias (31) 37. Jeoacaz (3 meses) 38. Jeoaquim (11) 39. Joaquim (3 meses) 40. Zedequias (11) Zorobabel (536) Neemias (444) HABACUQUE, 607 DANIEL, 603-536 EZEQUIEL, 592-570 AGEU, 520; ZACARIAS 520-480 MALAQUIAS, 430 JEREMIAS, 627-585 SOFONIAS, 625 NAUM, 710 33. Zacarias (6 meses) 34. Salum (1 ms) 35. Menam (10) 36. Pecaas (2) 37. Peca (20)*** 38. Osias (9) ISAIAS (740-680) MIQUIAS (730-720) JOEL (830-825) OBADIAS (845) Reis de Israel 931 722 (209 anos) 20. Jeroboo I (22 anos) 21. Nadabe (2) 22. Baasa (24) 23. El (2) 24. Zinri (1semana) 25. Onri (12 anos) 26. Acabe (22) 27. Acazias (2) 28. Joro (12) 29. Je (28) 30. Jeocaz (17) 31. Jeos (16) 32. Jeroboo II* (41) JONAS, 785-760/ AMS, 760 OSIAS, 755-725 Eliseu, 845-798 Elias, 870-845

CRISES ESTABELECIDAS NOS LIVROS HISTRICOS: a) Em 931, ano da morte de Salomo, a nao dividiu-se em dois reinos: Jud e Israel. b) Em 841, Je matou os reis de ambos os reinos, apoderou-se do trono de Israel destruiu o generalizado culto a Baal no reino do Norte. c) Em 722, os assrios destruram Samaria e exilaram Israel para a Assria, Jud foi populado em virtude da reforma de Ezequias e do expurgo da idolatria. d) Em 586, os babilnios destruram Jerusalm e exilaram os judeus para a Babilnia.Em 538, a Prsia libertoue devolveu os exilados para eles construrem o templo de Jerusalm. e) Em 444, a Prsia mandou Neemias reconstruir o muro de Jerusalm e tornar-se governador.

32

CRONOLOGIA DOS REIS DO REINO DIVIDIDO21


Reis de JUD Reis de ISRAEL

Em 931 a.C. as dez tribos do norte revoltaram-se contra Roboo e formaram o reino do Israel 931-913 a.C. Roboo (17 anos) I Rs 14.21; I Cr 12.1 931-910 a.C. Jeroboo I (22 anos) 913-911 a.C. Abias (3 anos) I Rs 15.1-2; I Cr 13.1 911-870 a.C. Asa (41anos) I Rs 15.9-10; I Cr 16.13 910-909 a.C. Nadabe (2) 909-886 a.C. 886-885 a.C. 885 a.C. 885-874 a.C. 874-853 a.C. 853-852 a.C. 852-841 a.C. Baasa (24) El (2) Zinri (1semana) Onri (12 anos) Acabe (22) Acazias (2) Joro (12)

I Rs 14.20 I Rs 15.25 I Rs 15.28-33 I Rs 16.8 I Rs 16.10,15 I Rs 16.23 I Rs 16.29 I Rs 22.51 II Rs 3.1

873-848 a.C. 853-841 a.C. 841 a.C.

Josafa* (25 anos) I Rs 22.41-42; I Cr 20.31 Jeoro* (8) II Rs 8.16-17; I Cr 21.5,20 Acazias (1) II Rs 8.25-26; I Cr 22.2

Em 841 Je, capito do exercito, mata Acazias e Joro, toma o trono de Israel e destri toda a casa de Acabe e Jezabel, bem como todos os adoradores de Baal no reino do norte. 841-835 a.C. 835-796 a.C. 796-767 a.C. 792-740 a.C. 750 a.C. Rainha Atalia II Rs11.3-4; I Cr 22.12 Jeos (Jos) (40) II Rs 12.1; I Cr 24. Amazias (29) II Rs 14.1; I Cr 25.1 Azarias (52) (Uzias)* II Rs 15.1-2; I Cr 26.3 Joto (16)* II Rs 15.32-33; I Cr 27.1-8 841-814 a.C. 814-798 a.C. 798-782 a.C. 793-753 a.C. 753-752 a.C. 752 a.C. 752-742 a.C. 742 a.C. 752-732 a.C. 732-722 a.C. Je (28) II Rs 10.36 Jeocaz (17) II Rs 13.1 Jeos (16) II Rs 13.10 Jeroboo II* (41) II Rs14.23 Zacarias (6 meses) II Rs 15.8 Salum (1 ms) II Rs 15.13 Menam (10) II Rs 15.17 Pecaas (2) II Rs 15.23 Peca (20)*** II Rs 15.27 Osias (9) II Rs 15.30; 17.1

743-728 a.C. 728-698 a.C.

Acaz (116)* 28.1 Ezequias (29) 29.1

II Rs 16.1-2; II Rs 18.1-2;

I Cr I Cr

Em 722 a.C. Samaria foi destruda pela Assria depois de um cerco de trs anos, e o Israel do Norte deportado para a Assria. Jud escapou de receber tambm esse pesado julgamento naquela ocasio devido apressada reforma e ao expurgo da idolatria por Ezequias, que at mesmo celebrou uma Pscoa de emergncia. 698-643 a.C. 643-641 a.C. 641-609 a.C. 609 a.C. 609-598 a.C. 598-597 a.C. 597-586 a.C. Manasses (55) 33.1 Amom (2) 33.21 Josias (31) II Rs 21.1; II Rs 21.19 II Rs 22.1 I Cr I Cr I Cr I Cr I Cr (Tambm chamado Jeconias, I Cr 3.16; Mt 1.11; Jr 22.24,28) (Tambm chamado Salum, I Cr 3.15; Jr 22.11)

34.1 Jeoacaz (3meses) II Rs23.31 36.2 Jeoaquim (11) II Rs 23.36

36.5 Joaquim (3 meses) II Rs24.8 I Cr 36.9 Zedequias (11) II Rs 24. 18 I Cr 36.11

Em 586 a.C. Nabucodonosor destruiu Jerusalm e o templo, e exilou todo o povo para a Babilnia, com exceo dos pobres. O exlio foi em trs etapas: em 606, 597 e 586 a.C.

21

ELLISEN, Stanley A. Conhea melhor o Antigo Testamento. Trad. Emma A. S. L. 10a.ed., Editora Vida, SP: 2003. pgs 110 e 111 * Co regncia com o pai includa no reinado total ** Os doze anos de Onri incluem os quatros em que Tibni tinha um reino rival (I Rs 16.21-23) *** Os vinte anos de Peca incluem evidentemente um reinado de 12 anos em Gileade, como reino rival de Menam e Pecaas.

33

-------------------------------------------------------------------------------

O Ministrio Proftico
Introduo: O TM divide os profetas em Profetas Anteriores (Josu, Juzes, Samuel e Reis) e os Profetas Posteriores, que so os profetas propriamente ditos, indo do livro de Isaas at Malaquias. Estes, por sua vez, so divididos em Profetas Maiores (Isaas a Ezequiel) e Profetas Menores (Os doze). Essa subdiviso est baseada unicamente no tamanho dos livros. Nessa aula vamos tratar mais especificamente do movimento proftico de Israel, uma vez que tema de grande importncia e debate nos dias atuais. Nossa inteno refletir sobre sua importncia para o AT. I. A Natureza da Profecia Hebraica: A profecia bblica se define, num sentido mais amplo, por ser uma revelao oral ou escrita, em linguagem humana, dada por meio de um porta-voz humano, transmitindo e esclarecendo a vontade Deus22. A profecia do AT inclui tambm eventos profticos, como a travessia do Mar Vermelho, a Serpente de Bronze, ambos com significado proftico para o NT. As ordenanas do Tabernculo e do sacerdcio tambm esto repletos de significados profticos por causa das tipificaes. Num sentido mais especfico, o termo utilizado para referir-se aos discursos de homens especialmente escolhidos e ungidos para ocupar o ofcio proftico23. Contudo, preciso deixar claro, que nem todos os profetas do AT foram escritores. Os escritos profticos que temos so aqueles que o Esprito Santo preservou por causa de suas implicaes para o futuro, em relao quela poca e tambm com relao nossa poca. II. A Natureza do Ofcio Proftico: A principal responsabilidade dos profetas no AT era anunciar a vontade de Deus comunicada na Sua revelao. Isso podia conter elementos preditivos, mas no era a essa a principal marca distintiva do profeta. Seu ministrio tinha notadamente um carter reformador (abandonar o pecado e retornar obedincia ao pacto da Lei) Trs termos esto ligados ao profetismo do AT: 1. Nbhi: Profeta, pessoa chamada. Geralmente o profeta desse tipo fazia parte de um grupo de profetas. 2. Reh: Um particpio ativo do verbo ver, traduzido por vidente. O vidente costumava andar sozinho24. O termo usado 10 vezes, sendo seis aplicadas a Samuel.

22 23

G. L. Archer Jr., Merece Confiana o AT? P. 222. Ibid., p.223. 24 J. A. Motyer, Profecia, Profetas. NDB II, p.1.319.

34

Hzeh: Um particpio ativo de outro verbo que significa ver. traduzido ou por profeta ou por vidente. Esse termo aplicado a Gade, e geralmente associado com o rei (exceto II Cr 29.30). O profeta tambm podia ser chamado de homem de Deus (ish Elhim), ressaltando o grau de intimidade do profeta com Deus. Uma passagem importante na definio desses termos I Samuel 9.9, onde dito claramente que houve mudana no uso dos termos profeta e vidente.
3.

III. A Funo da Profecia Hebraica: So quatro elementos principais. 1. Encorajar o povo de Deus a confiar exclusivamente na graa de Deus, e no seu poder libertador, e no nos seus prprios mritos. 2. Lembrar o seu povo que a segurana e a bem-aventurana dependiam da suafidelidade aliana, demonstrada em vida piedosa e consagrada. A conduta segundo a vontade de Deus era o resultado infalvel de uma f salvadora25. Deus no aceitaria qualquer substitutivo obedincia sua palavra. 3. Encorajar Israel quanto s coisas futuras. A desobedincia s poderia redundar na ira de Deus (Lv 26 e Dt 28). 4. Selar a qualidade autorizada da mensagem de Deus, quando a profecia se cumpria de maneira objetivamente averiguvel. O que o profeta falasse quanto ao futuro deveria se cumprir do jeito que dissera (Dt 18). Isso era aplicvel tanto s profecias de cumprimento breve, quanto s de longo alcance. Alguns fundamentos so importantes26: 1. Para exercer a devida responsabilidade moral no presente preciso estar consciente do futuro. A predio no implicava apenas em saber sobre o futuro, mas saber por causa do plano que Deus est executando e do qual a nao fazia parte. A viso de bnos ou maldies futuras apelava para que no presente se andasse na luz. 2. Os profetas falavam em nome de Deus e no de si mesmos. 3. A predio est ligada essncia do ministrio proftico (Dt 18.9). Israel foi advertido no somente sobre as abominaes dos cananeus, mas tambm sobre as suas adivinhaes. Assim sendo, o profeta que falasse em nome do senhor deveria ser julgado atravs da exatido de suas predies (Dt 18.22). IV. Profetas Falsos e Verdadeiros: Vemos no AT vrios confrontos de profetas de Deus com falsos profetas: Micaas e Zedequias em I Rs 22. Jeremias e Hananias em Jr 28. O homem de Deus e o profeta velho em I Rs 13. Elias e os profetas de Baal em I Rs 18. Uma pergunta surge: Como podemos discernir o falso profeta do verdadeiro profeta? Os textos bblicos que tratam do assunto so: Deuteronmio 13 e 18.9-18; Jeremias 23 e Ezequiel 12.21-14.11. Para Moiss, no era somente o cumprimento objetivo da profecia que caracterizava o verdadeiro profeta, mas qual a sua postura frente Lei. Poderia acontecer de uma profecia falsa se cumprir, e ento o falso profeta conclamar o povo a se afastar de Deus e adorar falsos deuses, pregando rebeldia contra o Senhor (Dt 13.2). outro critrio demonstrado Dt 13.5-10 que o falso profeta no reconhece a autoridade de Moiss e as doutrinas do xodo. Para Jeremias (Jr 23), o falso profeta um homem de vida imoral (v.10-14), que no coloca qualquer barreira imoralidade dos outros, pois sua regra a conformidade (v.17); enquanto que o profeta verdadeiro conclamava o povo santidade denunciando o pecado (v.22).
25 26

G. L. Archer Jr, op. cit., p.225. J. A. Motyer, op. cit., p.1.320.

35

O grande problema era a pregao mascarada da paz (profetizar o que o povo queria ouvir). Os profetas de Deus sempre proclamaram a paz, mas aquela que era encontrada dentro do relacionamento correto com Deus por meio da obedincia Lei (Aliana).A paz s pode sobrevir quando a santidade satisfeita no tocante ao pecado27. Para jeremias, os falsos profetas tinha um testemunho emprestado, uma autoridade fingida e de um ministrio auto-declarado (v.30-32). Ezequiel concorda com Jeremias substancialmente, acrescentando que ao crer em mentiras o povo ficava desprotegido em tempos de tribulao (13.4-7). Uma vez que a falsa profecia procura ser isenta de contedo moral, se torna insultuosa para os justos e encorajadora para os mpios. V. A Mensagem Proftica: Pode ser classificada em trs grupos principais28: 1.Profecias a respeito do destino interno de Israel. Declaram o juzo divino contra o pecado (falta de f e iniqidade) e a promessa de restaurao aps o exlio. 2.Profecias Messinicas. Proclamam a vinda do redentor. 3.Profecias Escatolgicas. Referem-se aos ltimos dias, quando o reino de Deus ser estabelecido na terra.
Tempo e Lugar Quadro dos Profetas Jud Maior Isaas Antes do cativeiro 722 a.C. e 586 a.C. Jeremias Israel Menor Joel Obadias Miquias Naum Habacuque Sofonias Osias Ams Jonas

Durante o Cativeiro Aps o Cativeiro

Ezequiel Daniel Ageu Zacarias Malaquias

----------------------------------------------------------------------------

Introduo aos Profetas Menores:


Os profetas eram porta vozes de Deus ao seu povo, para faze-lo cumprir a aliana, relembrando o povo do seu compromisso diante de Deus. Ressaltavam as bnos decorrentes da obedincia e os castigos da desobedincia como selo da soberania Divina. Invariavelmente, sua mensagem era marcada por:
27 28

Ibid., p.1.324. A Lamorte e G.F. Hawtorne.Profecia, Profeta; Enc. Histrico teolgica da Igreja Crist, vol.III, p.189.

36

1) Confrontao do pecado. 2) Chamada ao arrependimento. 3) Convite para se voltar para Deus. Atestavam que uma f salvadora inclua uma vida santificada. Como vimos antes, a mensagem proftica no visava apresentar uma mensagem voltada somente para a revelao do futuro (embora isso acontecia), antes almejavam o retorno da nao obedincia Lei de Deus, a fim de viver em comunho com Ele. Na boca dos profetas Deus falou na histria e acerca da histria, por isso, o conhecimento das condies scio-econmicas, polticas e religiosas da poca dos profetas indispensvel compreenso da mensagem proftica29. Os profetas queriam falar em prol de Deus aos seus contemporneos. I. Quadro dos Profetas Menores30:
PROFETAS Osias Joel Ams Obadias Jonas Miquias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias SIGNIFICADO DO NOME Yaweh salva Yaweh Deus Carregador (?) fardo31 Servo de Yaweh Pombo Quem como Yaweh Consolao Abrao Ardente O Senhor Escondeu Festivo Yaweh se Lembrou Mensagem de Yaweh TEMPO A.C. 725 722 722 722 (?) 722 722 586 586 586 538 538 538 LUGAR Israel Jud Israel Jud Israel Jud Jud Jud Jud Jud Jud Jud MENSAGEM O Senhor te ama O dia do Senhor vem! Prepara-te Israel ! Edom Nnive Quem como o Senhor ? Nnive O justo viver da f Est perto o Dia do Senhor A glria do Senhor No por fora O anjo da aliana VERSO CHAVE 6.7 2.1 4.12 1.21 4.11 7.18 1.15 2.4 1.7 2.9 4.6 3.1

ESBOO BSICO

II.

2 Quadro dos Profetas Menores32:


DATA 740 835 760 845 765 735 1. Antes do cativeiro do Norte (722 a.C.) CARTER MENSAGEM DE DEUS DA ALIANA Amor Aliana violada por Israel. Julgamento Aviso a Jud do julgamento devido ao pecado. Justia Aviso a Israel do julgamento amadurecido. Vingana Advertncia a Jud acerca da proteo da aliana. Misericrdia Censura a Israel pelo egosmo da nao. Perdo para com o Censura a Jud pelas injustias sociais. mundo 2. Antes do cativeiro do sul (606-585 a.C.) Zelo Terror de Deus sobre os atacantes de Jud. Santidade Uso divino de estrangeiros para a disciplina. Indignao Cumprimento da aliana no dia do Senhor.

PROFETA Osias Joel Ams Obadias Jonas Miquias

Naum Habacuque Sofonias


29 30

c. 710 608 625

Dionsio Pape, Justia e Esperana Para Hoje, ABU, p. ? Anotaes em sala de aula do Rev. Geraldo Silveira Filho, datada de 22/06/1988, no SPBC. 31 Stanley Ellisen, Conhea Melhor o AT, p.286. 32 Stanley Ellisen, Conhea Melhor o AT, p.272.

I. II. GraaJuzo

37

Ageu Zacarias Malaquias

520 520 430

3. Depois do regresso do Cativeiro (536-525 a.C.) Glria Glria verdadeira na presena de Deus. Livramento Cumprimento da aliana atravs do Messias. Grandeza Obrigaes da aliana at que o Messias venha.

A POESIA HEBRAICA
Introduo: A poesia bblica no est limitada aos livros poticos do AT, mas uma boa parte dos outros livros, tambm se apresentam na forma potica ou contm textos poticos, especialmente os livros profticos. preciso estar consciente de que a poesia apela mais imaginao e emoo que 33 razo , portanto, o entendimento da forma determinar, at certo ponto, a interpretao da mensagem. Tambm preciso estar cnscio do fato de que a poesia Bblia realista, pois d testemunho de experincias reais, acontecidas na vida de seus autores. I. A Poesia Hebraica: A poesia hebraica lrica34 por definio, podendo ser classificada nos seguintes termos35: Shir: Com ou sem instrumento acompanhante. Mizmr: Salmo ou hino (acompanhada com instrumentos). Qinh: Elegia ou lamento. Tehill: Hino de louvor. Mshl: Provrbio ou cntico satrico. Os salmos so a maior coleo de poesia hebraica conhecida. 1. Formas Poticas. A principal caracterstica da poesia hebraica o Paralelismo. O paralelismo uma forma de compensao da rima por um ritmo de pensamento ou de sentido36, que se refere prtica de contrabalanar um pensamento ou frase por outro que contenha aproximadamente o mesmo nmero de palavras, ou, pelo menos, uma correspondncia de idias37. O paralelismo pode se manifestar de inmeras formas, e os estudiosos cada dia inventam ou descobrem uma nova; contudo destacamos as seguintes formas bsicas: a) Sinnimo: No paralelismo sinnimo, cada linha potica expressa o mesmo pensamento em linguagem equivalente. Exemplos:
Salmo 24. 1 Salmo 19.3,7 Salmo 30.11
b)

Salmo 103.10 Isaas 1.3

Salmo 92.12 Salmo 46.1

Antittico: No paralelismo antittico, a segunda reitera a primeira pelo contraste. Uma das partes contrria outra. Exemplos:
Provrbios 10.1 Provrbios 14.11 Provrbios 3.5 Provrbios 15.20 Provrbios 27.6 Isaas 65.13

Salmo 1.6 Salmo 30.5 Salmo 32.10


c)

Sinttico: No paralelismo sinttico a segunda linha especifica ou completa a primeira. Hubbard38 o chama de Paralelismo de Especificao, enquanto que Archer diz que

33 34

Robert L. Hubbard, A Poesia Hebraica. Em: Introduo ao AT (IAT), p.249. W. J. Martin, Poesia. Em: Novo Dicionrio da Bblia (NDB), vol. II, p.1299. 35 Ibid. 36 F. F. Bruce, A Poesia do Velho Testamento. Em: Novo Comentrio da Bblia (NCB), vol. I, p.42. 37 G. L. Archer Jr., Merece Confiana o AT?, p.383. 38 Robert L. Hubbard, A Poesia Hebraica. Em: IAT, p.252.

38

pode se chamar tambm de Construtivo, subdividindo-o em trs categorias: De completao (Sl 2.6); de comparao (Pv 15.17)e de raciocnio (Pv 26.4)39.Exemplos:
Salmo 55.6 Salmo 21.1,2 Salmo 20.7,8 Isaas 1.16c,17 Isaas 55.6,7 Ams 1.7 Provrbios 30.17

d) Climtico: No Climtico, h uma intensificao do efeito na segunda linha. A segunda linha repete parte das palavras da primeira para ento completar o pensamento. A frase repetida o ponto de partida para o clmax. F. F. Bruce o chama de Paralelismo Gradativo40. Exemplos:

Salmo 29.1 Salmo 1.1


e)

Salmo 55.12,13 Salmo 25.1-7

Salmo 92.9

Emblemtico41 ou simblico42: Uma das partes usa o sentido literal e a outra o figurado. As idias no comparadas ou completadas, mas justapostas. Segundo Archer demonstra43, isso mais perceptvel no hebraico, que no portugus, onde o tradutor faz uso da comparao. Exemplos:
Salmo 103.13. Salmo 11.4
f)

Provrbios 11.22 Salmo 129.5-8

Provrbios 25.25.

Quistico ou Cruzado: A primeira parte corresponde quarta e a segunda terceira. O paralelo reverte a Ordem dos hemistquios (metade de um verso) do verso inicial. Costuma ser mais extenso que os demais. Exemplos:
Salmo 2.9 Salmo 30. 8-10 Salmo 51.1 Isaas 40.3 Osias 13.14

Outra forma da poesia hebraica digna de nota o Acrstico; Aplicado como ajuda mnemnica, onde cada letra do alfabeto hebraico encabea um dos versos. Seus exemplos mais conhecidos so o Salmo 119, organizado no padro 8 X 1, e Lamentaes 3, organizado no padro 3 X 1. NA Seqncia Numrica, acontece o padro (x, x + 1). Seu efeito literrio destacar um item crucial, especfico; a gota que fez o copo transbordar44. Exemplos:
Salmo 62.11 Provrbios 6.16 Miquias 5.5 Ams 1.3

---------------------------------------------------------------

A QUESTO DOS APCRIFOS


I.

Definio45:

O termo apcrifo quer dizer oculto, sendo um termo tcnico aplicado relao de um certo grupo de livros para com o Cnon do AT. Estes livros no foram aprovados, mas so importantes para auxiliar-nos na compreenso do contexto do perodo intertestamentrio. Os apcrifos dizem respeito aos livros constantes em manuscritos da Septuaginta, bem como a

39 40

G. L. Archer Jr., Merece Confiana o AT?, p.384. F. F. Bruce, A Poesia do VT. Em: NCB, vol I., p.43. 41 ibid, p.384. 42 F. F. Bruce, A Poesia Hebraica, NCB, vol. II, p.42. 43 G. L. Archer Jr., Merece Confiana o AT? p.384, 385. 44 Robert L. Hubbard, A Poesia Hebraica. Em: IAT, p.258. 45 Veja mais em NDB I, J. N. Birdsall, Apcrifos, p. 91-94.

39

outros lendrios, histricos e teolgicos, muitos escritos originalmente em hebraico e aramaico e posteriormente traduzidos para o grego, que a forma nas quais chegaram at ns. Sua posio diante da Igreja Crist era meio ambgua, at o sc. XVI, quando o Conclio de Trento (instalado em 1545), incluiu alguns deles no cnon Catlico Romano. Os que constam nas verses catlicas so: I e II Macabeus, Baruque, Eclesistico, Sabedoria, Judite, Tobias. Acrscimos a Daniel (Bel e o Drago, Suzana, Cntico dos Trs Jovens e a Orao de azarias), Acrscimos a Esdras ( O Debate dos Trs Jovens entre 3.1 5.6)e Acrscimos a Ester (6 passagens). II. Canonicidade:

Os principais argumentos em favor da incluso dos Apcrifos no Cnon do AT esto relacionados com a autoridade atribuda aos manuscritos da LXX. Observamos, porm, que os Targuns aramaicos e a Pesita siraca e os grandes unciais do quarto e quinto sculos no contm os Apcrifos em seus manuscritos, mas somente a LXX. Mesmo na LXX sua presena incerta. Defende-se um Cnon Alexandrino paralelo ao Palestiniano, contudo certo que nem todos os livros da LXX eram considerados cannicos entre os cristos de fala grega. Filo de Alexandria era contrrio sua incluso. Apela-se s citaes que o NT faz do AT, usando a LXX, mas percebe-se que nenhum Apcrifo citado. Tambm importante colocar que a mera citao no atesta a inspirao, visto que livros pagos ( At 17.28 - Phaenomena de Arato; I Co 15.33 Thas de Menander) e at Pseudoepgrafos tambm so citados ( Jd 14,15 - I Enoque).
Cdex Vaticano (B) I Macabeus no tem. II Macabeus no tem. I Esdras no cannico. Cdex Sinatico (Alef) Baruque no tem. IV Macabeus no cannico I Esdras no cannico. III Macabeus no cannico. IV Macabeus no cannico. Cdex Alexandrino (A)

Pelo quadro acima, percebe-se que at mesmo entre os trs manuscritos mais antigos da LXX h incerteza quanto canonicidade dos Apcrifos. Outro argumento so as citaes dos Apcrifos feitas por alguns dos Pais Apostlicos. Contudo, a mera citao no garante que defendiam sua canonicidade. I Clemente, a Epstola de Barnab e Agostinho de Hipona os defendiam. Agostinho de uma forma um tanto ambgua, ora defendendo, ora depreciando. Atansio e o prprio Jernimo eram contrrios incluso. Os Apcrifos recebem um tratamento contrrio em muitos documentos importantes: 1) Contra Apionem 1.8 de Josefo: Desde Artaxerxes at nossos dias, tudo tem sido registrado, mas no tem sido considerado digno de tento crdito quanto aquilo que precedeu esta poca. 2) Prlogo Galeatus de Jernimo: Este prlogo, pode ser aplicado a todos os livro que traduzimos do Hebraico para o Latim, de tal maneira que possamos saber que tudo que separado destes deve ser colocado entre os apcrifos. Portanto, a Sabedoria comumente chamada de Salomo, o livro de Jesus bem Siraque, e Judite e Tobias e o pastor (supemse ser o de Hermas) no fazem parte do Cnon... e assim, da mesma maneira pela qual a Igreja l Judite, Tobias e Macabeus (no culto pblico) mas no os recebe entre as Escrituras cannicas, assim tambm sejam estes dois (Sabedoria e Eclesistico {?}) teis para a edificao do povo, mas no para estabelecer as doutrinas da Igreja. 3) A Lista do Bispo Melito de Sardes: com a exceo da Sabedoria (que tambm pode ser Provrbios), no cita nenhum Apcrifo.

40

Histria Eclesistica de Eusbio de Cesaria: Cita em VI.25 uma lista feita por Orgenes de Alexandria, onde com a exceo da aparente incluso da Epstola de Jeremias igual de Josefo.
4)

Um fato interessante que a Igreja grega, em 1672, reduziu a quatro o nmero dos Apcrifos reconhecidos por ela ( Eclesistico, Sabedoria, Tobias e Judite). III. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alguns Erros Encontrados nos Apcrifos: Salvao pelas obras: Tb 4.7-12; 12.8,9. Aprovao do suicdio: II Mc 14.41-46. Feitiaria: Tb 6.4-8 (Tobias e o anjo). Intercesso pelos mortos: II Mc 12.39-46 (purgatrio). Ausncia de Inspirao: II Mc 15.38,39; I Mc 9.27. No Livro de Sabedoria: a. Vingana. b. O egosmo: 38.16-24. c. O gozar da vida: 14.14-17. d. Pantesmo: 43; 29. e. Tratamento cruel dos escravos: 33.26,30; 42.1,5. f. dio aos samaritanos: 50.27,28. g. Esmolas que expiam pecados: 3.33. 7. Mediao dos santos: Tb 12.12; II Mc 7.28; 15.14. 8. Justificao pelas obras: Tb 4.7-11; 12.8. 9. Os fins justificam os meios: Judite. 10. O corpo como priso da alma (Pensamento grego): Sb 9.15. 11. Origem e destinos estranhos da alma: Sb 8.19,20. 12. A sabedoria salva: Sb 9.18.
PONTOS CULMINANTES DO PERODO INTERTESTAMENTRIO Governo Persa Governo Grego Governo Ptolemaico 323-198 430 332 323 301 284 Aproximadamente Governo Selucida 198-166 275 198 175 167 166 164 160 152 142 A Profecia de Malaquias encerra a era do Antigo Testamento Alexandre, o Grande, conquista a Palestina e o Egito A morte de Alexandre divide o imprio em quatro grandes partes Ptolomeu I (Ster) protege a Palestina e Egito Ptolomeu II (Filadelfo) sucede a seu pai e continua com os mesmos interesses artsticos e culturais, construindo uma grande biblioteca Traduo do Antigo Testamento para o grego, chamada Septuaginta (LXX) Antioco III, da Sria, derrotou Ptolomeu V em Panias, tomando a Palestina. Antioco IV Epifanes ascende ao trono srio e principia enrgica helenizao Antioco IV proscreve o judasmo, profana o templo com sacrifcios sunos e estabelece o culto de jpiter no templo em 25 de Dezembro de 167 aC. Matatias, sacerdote de Modim, principia a revolta dos Macabeus. Judas Macabeus recaptura Jerusalm, dedica novamente o templo em 25 de Dezembro de 164 e recupera a liberdade religiosa judaica (comemorada pelo Hanuc) Jnatas toma o comando quando Judas morto em combate Jnatas torna-se o primeiro governador sumo sacerdote asmoneu Simo sucede a seu irmo Jnatas. Consegue a completa independncia da Sria e faz um tratado de paz com Roma. Em 140, a Grande Assemblia de Jerusalm confirma-o como etnarca e sumo sacerdote, tornando o sumo sacerdcio hereditrio na linhagem asmonia.

Governo Judeu Asmoneu 166-63

41 135 Joo Hircano sucede a seu pai como governador e sumo sacerdote. Aliado com Roma aumenta o reino at a orla martima e Idumia, forando os idumeus a adotarem o judasmo. Cunha moedas judaicas pela primeira vez. Primeira grande brecha entre saduceuse fariseus estimulada pelo fato de o sumo sacedcio tornarse mundano e helenizado em 110. Aristbulo sucede a seu pai durante um ano de governo tumultuoso. Alexandre Janeu sucede a seu irmo e casa-se com a sua viva. Aumenta grandemenete o reino tornando-o igual ao de Davi e Salomo. Sua violncia e impiedade produzem desmando dos fariseus, guerra civil e muita carnificia. Salom Alexandra. Viva de Janeu, sucede-lhe no governo e indica o seu filho Hircano II para sumo sacerdote. Ela restabelece as relaes pacficas entre saduceus e fariseus, bem como em todo reino. Guerra civil entre os dois filhos de Alexandra e Janeu, Hircano II e Aristbulo II, que disputam o trono e o sumo sacerdcio. Pompeu, general romano toma Jerusalm, designa Hircano como sumo sacerdote e pe fim independncia judaica da era asmoneana. Liga Decpoles das cidades da Transjordnia formada por Pompeu para equilibrar o poder judaico da Judia na Palestina. Primeiro Triunvirato de Csar, Pompeu e Crasso, unio extra-oficial para governar Roma. Jlio Csar derrota Pompeu e une o imprio pela primeira vez do sculo. Hircano II continua a ser o sumo sacerdote mas Antipas (Antpater), idumeu, era o procurador. Csar assassinado nos Idos de Maro . Em 43 organiza-se um segundo triunvirato de que fazem parte Otvio, Antnio e Lpido. Herodes conquista a o reinado da Judia e finalmente captura Jerusalm em 37. os asmoneus, herdeiros do sacerdcio, so aos poucos destrudos. Otvio, mais tarde chamado Augusto, conquista a lideranla nica do imprio depois de Agripa I derrotar Antonio e Clepatra na batalha do cio. Herodes comea a reconstruo do templo de Jerusalm a fim de apaziguar os judeus, em virtude dos seus muitos massacres e da construo dos ginsios de esporte em Jerusalm. Nascimento de Joo Batista (mais ou menos em junho), e de Jesus (mais ou menos em Dezembro)

104 103 76 67 Governo Romano 63 63 62 60 48 44 40 31 19 5

----------------------------------------------------------

Bibliografia:
1. SCHULTZ, Samuel J., A Histria de Israel no AT, Ed. Vida Nova,1.986. 2. HALLEY, H. H., Manual Bblico de Halley - Ed. Vida Nova. Obra de referncia. Recentemente revisado, suas informaes so de grande valor pelo tipo de abordagem empregada. 3. Mapas, Grficos, Cronologias e Ilustraes. Ed. Cultura Crist, 1.999. Vrios auxlios para ministrao de aulas criativas e apresentao de trabalhos. 1. TIDWELL, J. B., Viso Panormica da Bblia, , Ed. Vida Nova. 1991. Uma abordagem panormica e superficial, mas bastante prtica da Bblia. 5. GUNDRY, Robert H., Panorama do NT, Ed. Vida Nova, 1.987.

42 6. ROBERTSON, O. Palmer, Terra de Deus: o Significado das terras Bblicas Para os Planos e Propsitos de Deus, Ed. Cultura Crist, 1.998. 7. PACKER, J. I., TENNEY, M. C., WHITE JR., W., o Mundo do AT, Ed. Vida. 1.988. 8. ____________, O Mundo do NT, Ed. Vida, 1.991. 9. ____________, Vida Cotidiana nos Tempos Bblicos, Ed. Vida, 1.984. 10. BAXTER, J. Sidlow, Examinai as Escrituras, 6 vols., Ed. Vida Nova, 1.998. Uma abordagem panormica e pastoral da Bblia. 11. de MONEY, Netta K., Geografia Histrica do Mundo Bblico, Ed. Vida, 1.998. 12. RONIS, Osvaldo, Geografia Bblica, JUERP, 1.981. 13.GAGLIARDI Jr., ngelo, Cronologia do Velho Testamento, VINDE, 1.984. 14. ____________, Panorama do Velho Testamento, VINDE, ano ? Um manual prtico e simples para aulas no AT, preparado para a Escola Dominical. 15. DOWLEY, Tim. Atlas Vida Nova da Bblia e da Histria do Cristianismo. Ed. Vida Nova, 1.998. 16. A BBLIA , Terra, Histria e Cultura dos Textos Sagrados, 2 vols. Grandes Imprios e Civilizaes, Ed. del Prado, 1.997. 17. IRONSIDE, H.A., Quatrocentos Anos de Silncio, CEP, 1.988. 18. DOUGLAS, J.D., O Novo Dicionrio da Bblia, Ed. Vida Nova, 2 vols., 1.984. Vrios tpicos so pertinentes introduo bblica. Obra de referncia. 19. DAVIDSON, F., (NCB) - Novo Comentrio da Bblia, 3 vols. - Ed. Vida Nova. 1.963. Obra de referncia. A primeira parte contm vrios assuntos introdutrios de estudiosos importantes. 20. COOK, Randall K., Jerusalm nos Dias de Jesus, Ed. Vida Nova, 1.992. 21. KELLER, Werner, ... E a Bblia Tinha Razo, Crculo do Livro, 1.987. Obra escrita por um antisobrenaturalista. Seu valor est na apresentao de vrios aspectos arqueolgicos e na gama de interpretaes diferenciadas das ortodoxas. Fonte de muitas descries interessantes do contexto do AT. 22. AMADIO, talo, ed., A Bblia em Cores O Velho Testamento, Ed. Rideel Ltda,1993 23. ____________, ed., A Bblia em Cores O Novo Testamento, Ed. Rideel Ltda,1993 24. Bblias de Estudo em geral (Genebra, Vida Nova, Shedd, Thompsom, Jerusalm etc). Trazem vrios assuntos pertinentes a uma introduo ao panorama bblico. 25. DANIEL-ROPS, Henri, A Vida Diria nos Tempos de Jesus, Ed. Vida Nova, 1.986. 26. ARCHER JR., Gleason L, Merece Confiana o Antigo Testamento?, Ed. Vida Nova.1986, 4 ed. Trata de questes textuais por meio de uma avaliao mais crtica dos livros do AT. Obra de referncia. 27. ____________, Enciclopdia de Dificuldades Bblicas, Ed. Vida, 1.998. Responde a dvidas quanto a textos do AT que envolvem problemas textuais e hermenuticos. 28. LA SOR, William, e Outros (IAT) Introduo ao AT, Ed. Vida Nova. 1999. Faz uma abordagem mais leve ao AT, contudo tende a aceitar conceitos e avaliaes liberais. 29. YOUNG, E. J., Introduo ao A.T., Ed. Vida Nova. 1.964 (xerox at a p.161). Discorre longamente sobre as hipteses documentrias, procurando responder a cada uma delas. um clssico ortodoxo. No publicada atualmente. 30. GEISLER, Norman e William NIX, Introduo Bblica, Ed. Vida. 1.997. Um excelente livro sobre a Introduo Bblica. Sua abordagem contempornea, clara, cheia de detalhes e profunda. 31. Comentrios Bblicos da Ed. Vida Nova / Mundo Cristo. 22 volumes do AT e 20 do NT. Vrios assuntos so tratados com profundidade antes do comentrio. Sua nfase mais exegtica que homiltico-pastoral. Os comentrios visam em primeiro lugar a exegese. 32. Comentrios Bblicos ABU: A Bblia fala Hoje. Vrios autores comentam pastoralmente vrios livros do AT e do NT. 33. Comentrios Bblicos de William Hendricksen: A nossa editora publicou alguns volumes do NT. 34. (EHTIC) - Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist (3 Vols.) - Ed. Vida Nova. 1.990. Tpicos relacionados ao AT. Obra de referncia. 35. FERREIRA, Jlio A., Conhea a Sua Bblia, , Ed. Aloisi Ltda, Piracicaba-SP, 1 ed., 1.962. 2 ed. Em 7 fascculos; Luz Para o Caminho, So Paulo-SP, 1.992. Trs muitos grficos estilizados interessantes para o estudo do AT, principalmente com a Igreja. 36. ELLISEN, Stanley A., Conhea Melhor o AT, Ed. Vida, 1998. Uma abordagem pentecostal do AT. Muito superficial. Sua relevncia est nos grficos e por tratar de vrios assuntos de uma perspectiva diferente. 40. BORCHERT, Otto, O Jesus Histrico, Ed. Vida Nova, 1.990. 41. HARRIS, R. L., G. L. Archer Jr. e B. K. Waltke, Dicionrio Internacional de Teologia do Antigo Testamento . Ed. Vida Nova. 1.998. Anlise de palavras do AT com implicaes claras para a Introduo. Obra de referncia. 42. FEE, Gordon & STUART, Douglas, Entendes o que Ls? Ed. Vida Nova. Um manual de interpretao bblica seguindo a ordem das categorias bblicas. Sua interpretao do Apocalipse preterista, contudo, uma obra excelente mesmo assim.

43 43. ORR, Gervsio, Os Manuscritos de Qunran e o N.T. - Ed. Vida Nova. 1.993. Avalia as descobertas de Qunran como pano de fundo para o entendimento do NT. Sua relevncia para o estudo do AT quando alista vrios dos manuscritos bblicos do AT descobertos. 44. COMFORT, Philip W., A Origem da Bblia Ed. CPAD, 1.998. Atualssima abordagem a vrios assuntos do AT com apresentao de uma discusso bastante contempornea e extremamente relevante. 45. MOISS, Salvador, Os Escritos Apcrifos, Apostila do IBEL. Material publicado pelo CEIBEL. 16p. 46. ANGLADA, Paulo, Sola Scriptura , Ed. Os Puritanos, 1.998. Uma defesa da suficincia das Escrituras, tratando assuntos diversos tais como Revelao e Inspirao, na perspectiva da Confisso de F de Westminster. Seus conceitos sobre a Inspirao so importantes para a IAAT. 47. PAPE, Dionsio, Justia e Esperana Para Hoje: A Mensagem dos Profetas Menores . Ed. ABU, 2 edio, 1.983. Uma abordagem condensada dos 12 profetas menores, mostrando a relevncia de sua mensagem para os nossos dias. --------------------------Fitas de Vdeo VHS: 1. A Terra Santa Documentrio. VHS DO0103 30 min., Cosmos Vdeo Gravaes, Manaus, 1988. 2. O Templo de Jerusalm - Documentrio. VHS DO0087 58 min., Cosmos Vdeo Gravaes, Manaus, 1988. 3. Imagens da Terra Santa I e II Uma Viagem Espiritual Atravs do Tempo.VHS- 30 min. Starvision Multimdia, So Paulo, ano?

You might also like