You are on page 1of 43

Ano XVIII boletim 09 - Junho de 2008

Temas contemporneos em educao

SUMRIO

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

PROPOSTA PEDAGGICA .................................................................................................... 03 Rosa Helena Mendona e Ana Maria Miguel

PGM 1 - VIOLNCIA, MEDIAO E CONVIVNCIA NA ESCOLA ...................................... 07 Miriam Abramovay

PGM 2 - EDUCAO, DIREITO E CIDADANIA .................................................................... 14 Esther Maria de Magalhes Arantes

PGM 3 - ESPAOS DE PROTEO CRIANA E AO ADOLESCENTE ............................. 22 Rita Ippolito

PGM 4 - ADOLESCENTES E DROGAS NO CONTEXTO DA ESCOLA .................................. 27 Maria Ftima Olivier Sudbrack

PGM 5 - COMPLEXIDADE E SEUS REFLEXOS NA EDUCAO ........................................ 33 Ubiratan DAmbrosio

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

2.

PROPOSTA PEDAGGICA

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO


Rosa Helena Mendona1 Ana Maria Miguel 2

Apresentao

Durante a semana de 02 a 06 de junho de 2008, o programa Salto para o Futuro / TV Escola (SEED/MEC) exibir a srie Temas contemporneos em educao, que foi pensada com o objetivo de promover o dilogo entre a pesquisa acadmica e a prtica cotidiana nas escolas a respeito de questes consideradas de urgncia social. Alguns desses temas, recorrentes no cotidiano escolar, so a violncia e suas mais diversas formas de manifestao, o uso indevido de drogas, a discusso sobre tica e cidadania, a complexidade como uma marca da contemporaneidade.

A proposta retomar as discusses em torno desses temas, que fizeram parte de cinco sries de debates produzidas e veiculadas nos anos de 2001 a 2005 no Salto para o Futuro / TV Escola. So elas: Violncia, mediao e convivncia na escola (2005); Educao, direito e cidadania (2001); Espaos de proteo criana e ao adolescente (2003); Adolescentes e drogas no contexto da escola (2004); Complexidade e seus reflexos na educao (2002).

A idia de propor novos debates sobre essas questes surgiu ao percebermos a atualidade das discusses e a presena de um fio condutor nos debates: a relao cidadania e educao.

A inteno tanto divulgar a produo de conhecimentos relacionados a propostas inovadoras nas escolas, quanto promover a formao continuada de professores.

Edgar Morin, falando sobre o papel da escola no limiar do sculo XXI, em concedida equipe do programa em 2004, nos diz:

entrevista

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

3.

O papel da escola passa pela porta do conhecimento. ajudar o ser que est em formao a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola nos ensinar quem somos ns; nos situar como seres humanos; nos situar na condio humana diante do mundo, diante da vida; nos situar na sociedade; fazer conhecermos a ns mesmos. (...) O papel da educao de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; de nos ensinar o que o conhecimento, porque nos passam o conhecimento mas jamais nos dizem o que o conhecimento. E o conhecimento pode nos induzir ao erro. (...) Logo, preciso saber estudar o problema do conhecimento. Em outras palavras, o papel da educao de instruir o esprito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo. Discutir esse enfrentamento na perspectiva do respeito s diferenas, diversidade, promoo de aes voltadas para o exerccio da cidadania plena, ao fortalecimento da solidariedade e a uma cultura de paz foi o objetivo das cinco sries de debates. De cada uma delas selecionamos alguns vdeos mais significativos para o desenvolvimento de prticas educativas cidads. No programa ao vivo, sero formadas novas mesas de debates em torno dessas e de outras questes relevantes.

Apresentamos para vocs, professores e professoras, a proposta de cada uma das sries, convidando-os a uma nova leitura, bem como sugerindo de que participem do debate, relatando experincias, formulando questes.

Informamos ainda que os textos relativos a cada uma das sries encontram-se disponveis no site www.tvbrasil.org.br/salto , bastando para isto acessar o link ACESSE O BOLETIM e o respectivo ano da publicao eletrnica.

Ementas dos cinco programas da srie Temas contemporneos em educao, que ser apresentada no programa Salto para o Futuro / TV Escola (SEED/MEC) de 02 a 06 de junho de 2008:
PGM 1 - Violncia, mediao e convivncia na escola

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

4.

No primeiro programa da srie, pretende-se retomar e ampliar as discusses que nortearam os debates sobre este tema na citada srie. A proposta evidenciar os diferentes fatores relacionados violncia e identificar suas influncias no clima escolar. Pretende-se, tambm, discutir a relao entre a violncia nas escolas com as questes macrossociais, como a excluso e as desigualdades econmicas. Os vdeos selecionados buscam apresentar projetos e programas, nos quais so empreendidas aes necessrias preveno e ao combate violncia nas escolas, envolvendo educadores, agentes sociais e alunos.

PGM 2 - Educao, direito e cidadania

No segundo programa, a proposta refletir sobre o Estatuto da Criana e Adolescente, que foi o foco da srie veiculada em 2001. De que forma os fundamentos e princpios do ECA tm orientado os projetos pedaggicos das escolas, aps 11 anos de sua implementao? Como este documento tem colaborado na construo de uma escola inclusiva e democrtica? Experincias bem sucedidas sero mostradas nos vdeos, alm de entrevistas com personalidades das reas de educao e cultura de nosso pas.

PGM 3 - Espaos de proteo criana e ao adolescente

No terceiro programa, sero enfocadas as aes voltadas para o enfrentamento da violncia sexual contra crianas e adolescentes. Este tema to relevante deve ser a base para aes educativas no contexto escolar, envolvendo professores, diretores, pais e toda a comunidade. O papel das instituies pblicas e dos projetos sociais estar no centro do debate.

PGM 4 - Adolescentes e drogas no contexto da escola

No quarto programa sero discutidos os fatores de risco e os fatores de proteo relacionados ao uso indevido de drogas pelos adolescentes e jovens. Como a escola pode construir estratgias de preveno ao uso indevido de drogas, que contribuam para mobilizar processos transformadores em sala de aula e na comunidade? Como implementar um trabalho

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

5.

comunitrio voltado para aes educativas e de promoo da sade na escola e no seu entorno? Vdeos e depoimentos apresentam propostas sobre este tema de tanta urgncia social.

PGM 5 - Complexidade e seus reflexos na educao

O quinto programa prope reflexes sobre a sociedade em que vivemos, que vem passando por mudanas cada vez mais rpidas. Tais mudanas nos mostram como o conhecimento transitrio e como so complexas as relaes humanas. O programa convida os professores a pensar neste tema que uma marca da contemporaneidade, tendo como ponto de partida projetos desenvolvidos em escolas e outros espaos educativos.
Notas: Mestre em Educao pela PUC-Rio. Supervisora pedaggica do programa Salto para o Futuro/TV Escola (SEED/MEC).
2

Psicloga e professora. Analista educacional do programa Salto para o

Futuro/TV Escola (SEED/MEC).

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

6.

PROGRAMA 1

VIOLNCIA, MEDIAO E CONVIVNCIA NA ESCOLA1


Miriam Abramovay2

Violncias nas escolas: situao e perspectiva


1. Apresentao: conceituao e justificativa

Poucos temas tm merecido tanta ateno hoje como o da violncia. Para muitos atores sociais, alguns dos signos da contemporaneidade so a insegurana, a impotncia e o medo de que os mais diversos tipos de violncia os atinjam, quer como membros de uma coletividade, quer no plano da vida privada, desestabilizando individualidades (Hall, 1975; Boudon, 1993; Bourdieu, 1997).

A violncia um fenmeno que tem destaque cada vez maior no mundo contemporneo, sendo cotidianamente discutido, o que leva necessidade de se analisar o contexto em que ele se inscreve. necessrio, principalmente, discutir as prticas individuais e coletivas nas quais este fenmeno tem lugar e o conjunto de normas de convivncia institudas que lhe so subjacentes, uma vez que a violncia ressignificada segundo tempos, lugares, relaes e percepes, e no se d somente em atos e prticas materiais.

Para tanto, o ponto de partida considerar que se trata de um fenmeno complexo e mltiplo e, portanto, sua conceituao deve ser a mais ampla possvel. Desta forma, considera-se aqui o conceito de violncia em uma perspectiva que abarca mltiplas dimenses. Uma delas se refere aos casos que envolvem danos fsicos que indivduos podem cometer contra si prprios ou contra os outros. Outra dimenso o conjunto de restries, que se d no plano das instituies e que impede que os indivduos usufruam plenamente de seus direitos fundamentais, abrangendo, portanto, as modalidades da violncia simblica e institucional. A

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

7.

terceira dimenso corresponde s incivilidades e microviolncias, que costumam ser as modalidades de violncia mais recorrentes e comuns no cotidiano.

Outro aspecto fundamental, dentro dessa conceituao da violncia, o ponto de vista dos sujeitos sobre suas experincias particulares com a violncia o qual pode variar de um indivduo para outro.

Constata-se, ento, que a conceituao ampliada possibilita abarcar a variedade de manifestaes e contornos que a violncia assume, alm de dar conta da extenso, da complexidade e das sutilezas do fenmeno, evitando se restringir busca de uma causalidade, j que a multiplicidade de fatores relacionados violncia torna difcil isolar uma ou mais causas, pois elas se conjugam na explicao de situaes concretas de violncia.

Conforme j foi apontado, a violncia um fenmeno que repercute de forma generalizada em nossa sociedade e verifica-se que a sua abrangncia incide tambm no ambiente escolar, o que constitui uma problemtica que tem ganhado grande visibilidade nos ltimos anos.

O problema da violncia nas escolas tomou novas propores no s no Brasil, como tambm no mundo, tornando-se um fenmeno globalizado e passando a ser objeto de ateno da mdia, de pesquisadores e de atores polticos, devido aos contornos e s propores que vem assumindo. O tema violncia nas escolas tem suscitado diversos estudos e pesquisas que, por meio de olhares e focos distintos, permitem constatar as dificuldades do sistema educacional em enfrentar as mltiplas dimenses desse fenmeno.

Cada vez mais, tem se constatado que as escolas espaos propcios aos processos de socializao e integrao social vm tendo que administrar os conflitos gerados por diferentes formas de violncia. Nas escolas, identifica-se que os episdios violentos que ocorrem no se restringem aos crimes e delitos previstos no Cdigo Penal, mas abrangem dimenses do cotidiano e dos relacionamentos sociais entre alunos, professores, diretores, pais e demais adultos que participam da comunidade escolar.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

8.

Ou seja, nos estabelecimentos de ensino, a violncia no vivenciada apenas como atos de agressividade, e sim como o modo habitual e cotidiano de relacionamento, de tratamento do outro. Desta forma, o fenmeno passa a ser institucionalizado, comum, banalizado, caracterizando formas de agresso que, muitas vezes, so invisveis aos olhos da comunidade escolar, mas que, apesar disso, podem ferir profundamente aquele que vitimado, contribuindo para o surgimento de um sentimento de insegurana e impotncia no ambiente escolar.

Atribui-se, aqui, um lugar especial s incivilidades, que podem ser entendidas como um conjunto de atos que interferem de forma bastante negativa no pacto social estabelecido entre os indivduos e nas regras de convivncia. As incivilidades se caracterizam pela insensibilidade em relao aos direitos do outro, por comportamentos de intolerncia e desrespeito diversidade, que tomam forma de agresses verbais, ofensas, ameaas e discriminaes diversas, o que contribui para o estabelecimento e a manuteno de relaes tensas e conflituosas entre os membros da comunidade escolar.

No livro Violncias nas Escolas3, lanado pela UNESCO em 2002, demonstra-se que, alm dos danos fsicos, traumas, sentimentos de medo e insegurana que prejudicam o desenvolvimento pessoal dos alunos, a violncia impe graves conseqncias para o desempenho escolar dos estudantes que, diante de um contexto de vulnerabilidade e insegurana, apresentam dificuldade de concentrao nos estudos e se sentem desestimulados a comparecer s aulas, alimentando situaes que favorecem o absentesmo, a reprovao, a repetncia e o abandono escolar, os quais configuram o que se conhece por fracasso escolar.

Embora as manifestaes de violncia que sobrecarregam o ambiente escolar sejam de diversas ordens e de diferentes graus de intensidade, elas apresentam uma srie de traos e efeitos comuns entre elas, particularmente no que diz respeito s j mencionadas banalizao e naturalizao desses fenmenos e, tambm, ausncia de mecanismos institucionais que impeam (ou pelo menos amenizem) a ocorrncia deles. Esses fatores, tomados em conjunto, contribuem fortemente para a degradao do clima escolar e das relaes sociais que nele se

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

9.

do, especialmente porque se torna difcil criar e manter sistemas de cooperao e processos de identificao entre alunos, professores, diretores e demais adultos da escola.

No entanto, a violncia no pode ser vista como uma caracterstica do sistema escolar. Isso remete necessidade de se atentar para algumas mudanas que tm apresentado resultados significativos no que se refere a aspectos tais como: as novas formas de administrao, a democratizao do ambiente escolar e a melhoria e conservao da estrutura fsica, o que pode ser constatado na publicao Escolas inovadoras: experincias bem-sucedidas em escolas pblicas, da UNESCO. Alm disto, verifica-se que escolas caracterizadas por um grau considervel de organizao, existncia de regras claras de comportamento, segurana no seu interior e nas suas imediaes, prevalncia de um clima de entendimento, poltica de valorizao dos alunos e dos professores, estabelecimento de dilogo, sentimento de pertencimento, poder de negociao entre os diferentes atores e cultivo de vnculos com a comunidade constituem-se em estabelecimentos escolares que podem mudar situaes crticas.

O que se torna imperativo fazer com que a escola volte a ser um espao protegido, onde se possa acionar o comprometimento social e incentivar formas de sociabilidade pautadas pelo respeito e pela solidariedade, tornando-a um lcus privilegiado para o desenvolvimento de programas preventivos, em funo do seu potencial estratgico para tecer relaes com a comunidade e, especialmente, com a famlia, e tambm para concretizar aes que se pautem pela preveno e pela soluo no-violenta dos conflitos, defendendo, como valores necessrios, a tolerncia e a solidariedade, por meio de um instrumento extremamente poderoso: o dilogo.

2. Objetivos

So objetivos da srie:

Estimular o reconhecimento da complexidade do tema da violncia escolar e discutir a urgncia de se refletir sobre o mesmo;

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

10 .

Evidenciar os diferentes fatores relacionados violncia e identificar as suas influncias no clima escolar, nas relaes interpessoais estabelecidas e na percepo que se tem sobre a escola;

Identificar de que forma os membros da comunidade podem, por um lado, ser agentes de manifestaes violentas na escola e, por outro, contribuir para que estas no ocorram;

Verificar como a ocorrncia de diversos tipos de violncias traz, para dentro da escola, questes macrossociais como a excluso e as desigualdades econmicas e sociais;

Desestimular a perpetuao de uma viso naturalizada e banalizada da violncia nas escolas, identificando os prejuzos que esta produz no cotidiano escolar e na vida daqueles que dele fazem parte;

Proporcionar a reflexo sobre as aes necessrias na preveno e no combate violncia nas escolas e sobre os elementos necessrios para tal.

Bibliografia
ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Escolas inovadoras: experincias bem-sucedidas em escolas pblicas. Braslia: UNESCO, Ministrio da Educao, 2004. ABRAMOVAY, Miriam et al. Gangues, galeras, chegados e rappers: juventude, violncia e cidadania nas cidades da periferia de Braslia. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graas. Violncias nas escolas. 3 edio. Braslia: UNESCO/Instituto Ayrton Senna/UNAIDS/Banco Mundial/ USAID/Fundao Ford/CONSED/UNDIME, 2002. AQUINO, Julio Groppa (org.). Drogas na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus Editorial, 1998.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

11 .

BOUDON, Raymond; BARRICAUD, Franois. Violncia. In: BOUDON, Raymond; BARRICAUD, Franois. Dicionrio crtico de sociologia. So Paulo: Editora tica, 1993. BOURDIEU, Pierre (coord.). A misria do mundo. Petrpolis: Editora Vozes, 1997. CANO, Igncio. Letalidade da ao policial no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISER, 1997. CANO, Igncio; SANTOS, Nilton. Violncia letal, renda e desigualdade social no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001. CASTRO, Mary et al. Cultivando vida, desarmando violncias: experincia em educao, cultura, lazer, esporte e cidadania com jovens em situao de pobreza. Braslia: UNESCO, Brasil Telecon, Fundao Kellogg, Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2001. CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam. Drogas nas Escolas. Braslia: UNESCO/Coordenao DST/AIDS do Ministrio da Sade/ Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministrio da Justia/ CNPq/Instituto Ayrton Senna/UNAIDS/Banco Mundial/USAID/ Fundao Ford/CONSED/UNDIME, 2002. CHARLOT, Bernard. A violncia na escola: como os socilogos franceses abordam a questo. Disponvel em: www.scielo.br. Acesso em: 03/02/2005. CODO, Wanderley (org.). Educao: carinho e trabalho. Burn-out, a sndrome da desistncia do educador, que pode levar falncia da educao. Braslia: CNTE / Universidade de Braslia / Laboratrio de Psicologia do Trabalho, 1999. ESTRELA, Maria Teresa. Relao pedaggica, disciplina e indisciplina na escola. 4 edio. Portugal: Porto Editora, 2002. (Coleo Cincias da Educao) GUIMARES, Eloisa. Escola, galeras e narcotrfico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

12 .

HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony. Resistance through rituals. Youth subcultures in Post-War Britain. Birmingham: Centre for Contemporary Cultural Studies University of Birmingham, 1975. MONTEIRO FILHO, Lauro. ECA 10 anos. O desafio do Estatuto da Criana e do Adolescente. Disponvel em: www.abrapia.org.br. Acesso em: 01/08/2005. NOLETO, Marlova Jovchelovitch. Abrindo Espaos: educao e cultura para a paz. 2 edio. Braslia: UNESCO, 2003. WAISELFISZ, Jlio Jacobo. Juventude, violncia e cidadania: os jovens de Braslia. Braslia: Cortez Editora, 1998.
Notas: Nota da edio: Foram feitas algumas adaptaes no texto original da proposta pedaggica da srie, visando sua atualizao e, tambm, para atender aos objetivos da srie Temas contemporneos em educao.
2

Professora da Universidade Catlica de Braslia. Coordenadora do

Observatrio de Violncias nas Escolas Brasil. Foi a consultora da srie Debate: Violncia, mediao e convivncia na escola, veiculada no programa Salto para o Futuro/TV Escola (SEED/MEC) em 2005.
3

Ver Bibliografia.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

13 .

PROGRAMA 2

EDUCAO, DIREITO E CIDADANIA1


Esther Maria de Magalhes Arantes2

Apresentao

A srie Debate: Educao, Direito e Cidadania foi composta de cinco programas dedicados a refletir sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, seus fundamentos, seus princpios, a concepo de cidadania a formulada, a educao como um dos direitos fundamentais para o exerccio desta cidadania e o papel da escola como um dos agentes importantes no esclarecimento e na promoo destes direitos. O que se buscou colocar em questo, na srie, foi no apenas apresentar as normas e regras que disciplinam o assunto, mas tambm propor uma reflexo sobre cidadania e direitos humanos e sua relao com a educao.

Cada um dos termos deste novo direito foi problematizado, tendo-se em vista o que diz a Doutrina da Proteo Integral, que a matriz tica, poltica e filosfica que embasa e sustenta o Estatuto da Criana e do Adolescente. Tambm foram discutidos as resistncias e os desafios implementao deste novo direito; as divergncias quanto a temas polmicos; a contradio existente entre uma legislao considerada de vanguarda coexistindo com formas brutais de violao de direitos, como a excluso social e o extermnio de crianas e adolescentes em certas regies do pas. Tambm foram mostradas algumas experincias bem sucedidas de implementao do Estatuto.

Foram convidados para participar do debate juristas, educadores e demais profissionais que h vrios anos dedicam-se ao tema, com larga experincia de pesquisa, ensino, publicao, assessoria e militncia na rea. Como questo fundamental, o protagonismo infanto-juvenil foi trazido como tema de fundo, atravessando todos os cinco programas da srie.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

14 .

Com relao legislao, as regras, pactos, convenes, declaraes e artigos constitucionais relativos cidadania da criana e do adolescente, bem como o prprio Estatuto e a Declarao dos Direitos Humanos, foram discutidos.

Fundamentao Terica

Podemos dizer, genericamente, que no Brasil, a partir da Repblica, o atendimento criana "desvalida" evoluiu em direo formalizao de modelos de atendimento, possibilitados pela crescente interveno do Estado no campo assistencial a partir de 1920, uma vez que at ento predominavam as prticas de inspirao religiosa.

A criana pobre, que at essa poca se via retratada nas categorias da antiga caridade, passa a ser definida de acordo com a nova racionalidade tcnica introduzida no setor. No mais "rf", "desvalida", "infeliz", "exposta" mas "menor", para ficarmos apenas na nomenclatura do Cdigo de Menores, que dividia a infncia pobre em duas grandes categorias: a infncia em "perigo" e a infncia "perigosa".

Considerando-se este perodo, dizia-se que boa parte da populao de crianas e adolescentes (o "menor"), "escapava" ao controle das famlias: seja porque no tinha famlia ("rfo" ou "abandonado"); a famlia no podia assumir funes de proteo e bem-estar ("carente"); a famlia no conseguia controlar os seus excessos (menor de conduta "anti-social"); as aes e envolvimentos do menor colocavam em risco a segurana e a integridade de terceiros, da famlia ou dele mesmo (autor de infrao penal ou "infrator"); era dito portador de alguma doena, dificuldade ou deficincia com a qual a famlia no podia ou sabia lidar ("deficiente", "doente mental", com "dificuldade de aprendizagem" ou "distrbio de personalidade"); seja porque, necessitando contribuir para a renda familiar, fazia da rua local de moradia e trabalho (meninos e meninas "de rua"); ou porque, finalmente, sem um ofcio e evadido/expulso da escola ou fugitivo do lar, perambulava ocioso pelas ruas, cata de um qualquer expediente ("menor perambulante")3.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

15 .

Pela legislao que vigorou at a Constituio Federal de 1988, todos esses adolescentes e crianas eram passveis, num momento ou outro, de serem sentenciados como "menor abandonado" ou "menor delinqente" (Cdigo de Menores de 1927, tambm chamado de Cdigo Mello Mattos) ou "menor em situao irregular" (Cdigo de Menores de 1979) e enviados a programas de atendimento, a fim de que cessasse a situao considerada de irregularidade. A lgica era aparentemente simples: se a famlia no pode ou falha no cuidado ao filho menor de idade, o Estado toma para si esta funo. Neste sentido, para oferecer retaguarda ao Cdigo de Menores, vrios modelos de atendimento foram implementados pelo Estado a partir da criao do Servio de Assistncia ao Menor/SAM, na dcada de 1940 e da Fundao Nacional de Bem-Estar do Menor/ FUNABEM, na dcada de 1960, mantendo-se, no entanto, o principal dispositivo da caridade: a internao.

O Cdigo autoriza os juzes a internarem crianas que se encontram em "situao irregular e define a carncia como uma das hipteses de situao irregular. como se carente fosse apenas uma pequena parcela das crianas brasileiras e no a grande maioria. Se se levasse o Cdigo a srio, estariam os juzes legitimados a mandar internar talvez a quarta ou tera parte do povo brasileiro (Ver: Proposta de mudana da FEEM/ RJ, elaborada por Roberto Mangabeira e sua equipe. In: Luppi, C. A. Malditos frutos de nosso ventre. So Paulo, cone, 1981).

Apesar desse deslocamento, que possibilitou pensar os problemas da criana pobre como sendo inerentes a ela mesma e sua famlia, reduzindo questes de cidadania e direitos humanos a questes tcnicas de natureza mdico-jurdico-policial, os problemas permaneciam por ser devidamente equacionados, na medida em que o Cdigo de Menores, ao definir a irregularidade de maneira abrangente, permitia que a rede de atendimento assumisse funes de casa, abrigo, escola, hospital e priso. Se isto permitia um poder enorme sobre os chamados menores e suas famlias, por outro lado, o confinamento generalizado de crianas e adolescentes pobres esbarrou, sempre, no apenas nos minguados recursos destinados assistncia, mas tambm em questes ticas, polticas e mesmo jurdicas intransponveis.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

16 .

Foi para romper com esta lgica e com estas prticas, principalmente a partir da dcada de 1980, no bojo do processo Constituinte e amparada por legislao internacional, que teve incio no Brasil uma ampla mobilizao popular em prol da cidadania da criana e do adolescente.

Denunciando a falncia do modelo "correcional-repressivo", caracterstico da assistncia at ento, foi possvel demonstrar aos Constituintes que: 1) o internato no era o melhor meio de proteo criana; 2) o papel do tcnico, longe de ser apenas pedaggico ou teraputico, era tambm policial (de controle) e que, na realidade, o diagnstico da criana (sua rotulao) era previamente feito pelo policial, no ato mesmo da apreenso da criana na rua (triagem); 3) as famlias muitas vezes toleravam as infraes das crianas, na medida em que isto significava renda familiar e que o melhor meio para se resolver isto no era enviando as crianas para as Delegacias; 4) segmentos da sociedade, preocupados com sua segurana pessoal e patrimonial, pressionavam o Poder Pblico para punir e confinar a criana, sem, contudo, oferecer-lhe alternativas; 5) e finalmente, que a criana no estava apenas sendo aliciada por adultos para roubo, furto e venda de drogas, mas estava sendo transformada em mercadoria que se podia trocar, vender e mesmo dispor de sua vida.

Esta mobilizao resultou na elaborao do artigo 227 da Constituio Federal de 1988. O Estatuto da Criana e do Adolescente a Lei Federal n. 8.069, de 13/07/1990, que regulamenta e d exigibilidade ao artigo 227.

Diferentemente do Cdigo de Menores, legislao anterior que se baseava na Doutrina da Situao Irregular e que se dirigia apenas aos menores de idade que se encontravam em situao definida como de irregularidade, o Estatuto da Criana e do Adolescente se dirige a todas as crianas e adolescentes e incorpora a Doutrina da Proteo Integral das Naes Unidas, o que significa que deve garantir, para todos eles, independentemente de raa, cor, religio ou condio social; 1) a sobrevivncia; 2) o desenvolvimento pessoal e social; 3) a integridade fsica, psicolgica e moral4.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

17 .

Decorridos 18 anos de sua promulgao, os debates pblicos em torno da questo da criana pobre tendem a colocar em evidncia apenas as dificuldades da assistncia, reclamando-se mais e melhores polticas compensatrias e maior policiamento, deixando de lado aquilo que foi a motivao maior da luta em torno do Estatuto: a democratizao da sociedade, uma melhor distribuio de renda, a ampliao dos horizontes de cidadania e a nfase nas polticas sociais bsicas e no desenvolvimento.

Muitos daqueles que se empenharam pelo Estatuto no queriam apenas melhorar a aparncia do modelo anterior, modernizar seu funcionamento, humanizar seus procedimentos, agilizar suas aes ou harmonizar os conflitos de competncia entre seus diversos agentes. Ao reordenamento jurdico impe-se o institucional e a mudana das prticas de atendimento, o que tem encontrado dificuldades e resistncias de vrias ordens, inclusive do prprio Poder Pblico, criando um vazio institucional no qual prticas como o extermnio de crianas e adolescentes vm se instalar.

Desde sua elaborao, o Estatuto tem sido alvo de crticas. Mesmo autoridades expressivas no cenrio nacional insistem, por exemplo, em referir-se ao Estatuto da Criana e do Adolescente como Estatuto do Menor no por acaso. Dizem, por exemplo: " uma boa lei para a Sua, mas no para o Brasil"; " uma lei que protege bandidos"; " uma lei utpica, porque assegura direitos que no tm como ser cumpridos". Esses direitos so: o direito vida, alimentao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade, convivncia familiar e comunitria, protegendo ainda a criana e o adolescente de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Ao no se identificar como "crianas" os filhos dos trabalhadores, ou ao no se reconhecer que tanto a criana mais favorecida economicamente quanto a criana oriunda de classes menos favorecidas possuem os mesmos direitos assegurados pela Constituio, continua o Estatuto a ser uma lei "invivel" e, portanto, "do menor", j que um verdadeiro Estatuto "da criana" uma boa Lei apenas para a Sua (brasileira).

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

18 .

Como conseqncia desta oposio, encontram-se atualmente no Congresso alguns projetos para modificao do Estatuto, com destaque para o rebaixamento da idade da responsabilidade penal de 18 para 16 anos, ou at menos. Da mesma forma, segmentos da sociedade, at mesmo parlamentares, tm advogado o extermnio, desqualificando toda luta por direitos. De uma outra forma, mas tambm como questo polmica relevante para ser pensada, no podemos nos omitir quanto a divergncias entre os prprios defensores do Estatuto quanto necessidade de uma legislao sobre a execuo de medidas socioeducativas, que alguns defensores do Estatuto definem como sendo uma tentativa de introduzir no Brasil o direito penal juvenil.

No advogamos fechar os olhos para a questo das infraes cometidas por adolescentes, no entanto a histria tem nos ensinado que nada tem sido resolvido com a poltica de criminalizao generalizada de adolescentes pobres e que sua internao em unidades que se assemelham a prises s agrava o problema. Alm do mais, as estatsticas existentes indicam que a violncia contra jovens supera, e muito, a violncia praticada por eles. O jovem no Brasil, particularmente do sexo masculino, tem se constitudo no maior grupo de risco, considerando mortes por causas externas (atropelamentos e assassinatos). Segundo alguns estudiosos, h interesse em associar menoridade impunidade, bem como fazer crer que so os jovens os responsveis pelo aumento da criminalidade. Neste sentido, alerta-nos Mrio Volpi para a existncia do mito da periculosidade do adolescente infrator, induzindo-nos a acreditar que os adolescentes so, em si mesmos, perigosos e que existem milhares deles5.

Concluindo, se o Estatuto da Criana e do Adolescente claro ao definir a Educao como um dos direitos fundamentais; se determina que os direitos sejam atendidos com absoluta prioridade, levando-se em considerao a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoa em desenvolvimento; se determina que todas as oportunidades e facilidades lhes sejam asseguradas, a fim de facultar-lhes o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade; se o que est em questo, fundamentalmente, so os direitos humanos e de cidadania das crianas e dos adolescentes, sabemos, no entanto, que nenhuma realidade muda automaticamente por fora de lei e, tambm, que a escola no tem como se responsabilizar por problemas que fogem ao seu mbito. Neste sentido, no

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

19 .

podemos desconhecer as dificuldades com as quais os professores se deparam e o sentimento de impotncia face a um cotidiano escolar muitas vezes perpassado por excluses, violncias e preconceitos de todos os tipos; com famlias que nem sempre podem proteger suas crianas, com alunos vtimas de maus tratos e explorao. Se necessrio, desejvel e urgente que as escolas sejam democrticas e de boa qualidade para todos, h que se investir na Educao, criando as condies para que isto acontea.

Desta forma, se por um lado no parece razovel pedir escola que se ajeite como puder para resolver problemas criados pela ausncia ou insuficincia de polticas pblicas, por outro lado devemos reconhecer que a escola, que sempre preferiu a "criana" como aluno (na suposio de uma natureza ideal e abstrata de criana), precisa compreender que o "menor" (categoria ainda vigente na prtica social, como se "menor" fosse uma natureza humana diferente de "criana") apenas um rtulo estigmatizante da criana pobre e que este aluno/criana/diferente no o inimigo e sim a razo de ser da escola. Longe de querermos afast-lo do nosso convvio, devemos estudar maneiras de conquist-lo. Isto nem sempre fcil e certamente significar mais do que apenas matricular todas as crianas na escola. Pode significar que a escola tenha que se entender melhor com a comunidade, criar novas metodologias, oferecer educao continuada para os professores, etc. Pode significar, tambm, pensar sobre as questes mais de fundo da Educao, como por exemplo, a nfase at ento concedida ao universalismo em detrimento do pluralismo e da diversidade; a necessidade de formular uma pedagogia mais condizente e capaz dos nossos sonhos e projetos, uma pedagogia para o nosso tempo, para as nossas dificuldades, mas tambm para as nossas esperanas. Finalmente, como deseja Frei Beto, pensar uma pedagogia que facilite a organizao do mundo interior da criana, entrelaando imaginao, conhecimento, sensaes e vivncias; que no desconsidere o mistrio de seu universo onrico e a possibilidade de mapear as conexes impostas pelo mundo dos adultos; que facilite espaos e tempos adequados para a expresso pessoal atravs de atividades criativas; e que respeite a distncia relacional entre pessoas, coisas, objetos e personagens imaginrios6.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

20 .

Bibliografia
Alm da bibliografia j mencionada no texto, indico ainda os seguintes sites para consulta (os links abaixo abrem novas janelas): www.socioeducando.org.br www.abmp.org.br www.andi.org.br www.geocities.com/nu-sol_pucsp/ap-roberto.html

Notas: Nota da edio: Foram feitas algumas adaptaes no texto original da proposta pedaggica da srie, visando sua atualizao e, tambm, para atender aos objetivos da srie Temas contemporneos em educao.
2

Professora da PUC-Rio e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

UERJ. Foi a consultora da srie Debate: Educao, direito e cidadania veiculada no programa Salto para o Futuro/TV Escola (SEED/MEC) de 3 a 7 de dezembro de 2001.
3

Ver: Arantes, E.M.M. Rostos de criana no Brasil. In: Pilotti, F. e Rizzine, I.

(org.). A arte de governar crianas: a histria das polticas sociais, da legislao e da assistncia infncia no Brasil. Rio de Janeiro, Instituto Interamericano del Nio/Editora Universidade Santa rsula/Amais Livraria e Editora, 1995.
4

Ver: Costa, A. C. G. O n e a rede - A articulao como princpio

estruturador da poltica de proteo integral criana e ao adolescente Perguntas e Respostas. Belo Horizonte, Modus Faciendi/Desenvolvimento Social e Ao Educativa, abril de 1999, mimeo.
5

Ver: Volpi, M. e Saraiva, J. B. C. Os adolescentes e a lei: o direito dos

adolescentes, a prtica de atos infracionais e sua responsabilizao. Braslia, ILANUD/Programa de Justia Penal Juvenil e Direitos Humanos, 1998.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

21 .

Ver: Cunha Jr., H. Muito alm das cotas. In: Jornal do Brasil, de 02/09/2001.

Ver tambm: Antunes, A. A leitura do mundo no contexto da planetarizao e Gadotti, M. Pedagogia da Terra e cultura da sustentabilidade http://www.paulofreire.org . Ver ainda Frei Beto: A arte de ser criana. Folha de So Paulo de 08/10/2001.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

22 .

PROGRAMA 3

ESPAOS DE PROTEO CRIANA E AO ADOLESCENTE1


Rita Ippolito2

A srie Debate: Espaos de proteo criana e ao adolescente teve como objetivo colocar em foco o novo paradigma de uma sociedade de direito que busca a construo de uma cultura de proteo e respeito aos direitos humanos de crianas e adolescentes. Essa postura implica tecer relaes de trocas afetivas e de aprendizagens, construindo uma rede de proteo, da qual a escola um dos elos.

A proposta da srie foi trazer para a discusso o Guia Escolar: mtodo para identificao de sinais de abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes.

O Guia Escolar, lanado em 23 de setembro de 2003 em teleconferncia nacional, foi parte das atividades da Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Presidncia da Repblica e da Secretaria de Incluso Educacional / Ministrio da Educao, dentro das estratgias de enfrentamento da violncia sexual contra crianas e adolescentes. A parceria entre as duas secretarias torna-se fundamental para que a cultura dos direitos humanos possa alimentar nas escolas as aes educativas e instrumentalizar as aes de cidadania.

Os objetivos do Guia Escolar

O Guia Escolar foi realizado com o propsito de elaborar um manual para informar, orientar e treinar os integrantes da comunidade escolar sobre o fenmeno do abuso e da explorao sexual, inserido no panorama dos direitos humanos e, de forma especial, dos direitos de crianas e adolescentes.

O Guia foi elaborado para ajudar a escola a cumprir seu compromisso tico, moral e legal de notificar s autoridades competentes os casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos, abuso

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

23 .

e explorao sexual. Ao mesmo tempo, ele busca incentivar os educadores a agirem de maneira solidria em relao s crianas e aos adolescentes que sofrem ou sofreram abuso, encaminhando-os, em regime de prioridade absoluta, aos servios de ajuda mdica, educacional, psicossocial e jurdica.

O contedo e a estrutura

O contedo deste Guia reflete as lies aprendidas no decorrer da ltima dcada, marcada pela mobilizao da sociedade brasileira contra o abuso sexual domstico e a explorao sexual. Ele se baseia em outros guias j publicados, em estudos, pesquisas e avaliaes de experincias realizadas, ou que ainda esto em curso, de muitas organizaes governamentais e no-governamentais.

O Guia foi estruturado de acordo com as trs modalidades de preveno aos maus-tratos sugeridas pela Organizao Mundial de Sade (OMS) das Naes Unidas: primria, secundria e terciria.

Preveno primria:

Na primeira parte do Guia so sugeridas vrias aes que a comunidade escolar pode realizar para fazer a preveno primria, que tem por objetivo eliminar ou reduzir os fatores sociais, culturais e ambientais que favorecem os maus-tratos. As aes propostas buscam atingir as causas da violncia sexual.

O primeiro passo da preveno primria fornecer subsdios para ajudar a escola a informar a comunidade escolar sobre a realidade da violncia sexual contra crianas e adolescentes. Dessa maneira, so fornecidos alguns dados estatsticos e um quadro sobre os mitos e as verdades relacionados violncia sexual, com o propsito de desmistificar alguns tabus sobre o tema. Tambm so apresentadas para a discusso as causas e conseqncias desse tipo de violncia.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

24 .

Alm de informar comunidade escolar, so sugeridas outras medidas, tais como o desenvolvimento de um programa de educao para sade sexual com toda a comunidade escolar e a realizao de atividades que criem, na escola, um ambiente que verdadeiramente inclui crianas vistas como diferentes ou que so rejeitadas pelos outros.

Preveno secundria:

A segunda parte do Guia trata da preveno secundria ao abuso, que tem como objetivo a identificao precoce de crianas em situao de risco, impedindo que atos de violncia aconteam e/ou se repitam. As aes desenvolvidas devem incidir sobre situaes de maustratos j existentes.

As informaes e pistas aqui transmitidas contribuiro para treinar o olhar dos educadores para que possam identificar sinais de abuso que no deixam marcas, bem como aperfeioar suas habilidades de escuta e sua capacidade de abordar essa temtica to delicada e penosa para as prprias crianas.

A notificao das ocorrncias de abuso s autoridades competentes pode representar o fim do pacto do silncio, o fim do pesadelo das crianas e dos adolescentes, assim como o fim da impunidade dos agressores. O Guia traz orientaes detalhadas sobre como fazer a notificao. Ele tambm apresenta todo o caminho que a denncia percorre dentro do chamado sistema de garantia de direitos da criana e do adolescente, com o objetivo de informar os educadores sobre o fluxo e os desdobramentos da notificao.

Para facilitar o trabalho de notificao, so disponibilizados, na parte final do Guia, os endereos dos rgos competentes para encaminhamento das denncias nas principais capitais do pas.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

25 .

Preveno terciria:

Na terceira parte do Guia aborda-se a preveno terciria, que tem como objetivo o acompanhamento integral da vtima e do agressor. Diante do fato consumado, deve-se trabalhar para que o ato no se repita.

Para aqueles educadores que quiserem pesquisar mais e se aprofundar sobre o tema, na parte final do Guia se disponibiliza uma bibliografia com os manuais que subsidiaram este trabalho. Consta tambm uma bibliografia geral sobre violncia sexual domstica e explorao sexual de crianas e adolescentes e, ainda, uma lista de filmes sobre a temtica. Os filmes so um recurso muito til para estimular o debate em sala de aula ou com a comunidade.

O nosso maior desejo oferecer um instrumento que, ao mesmo tempo, traga esclarecimentos sobre o tema e seja uma ferramenta de trabalho. Dessa forma, ele pode ser considerado tanto um compndio de contribuies de todas as partes do pas uma vez que reflete a anlise terica e a experincia concreta no enfrentamento do fenmeno realizada nesses dez ltimos anos , quanto um guia, um manual para ao cotidiana, na medida em que ele rene esse saber acumulado, contribuindo para que a escola ajude crianas e adolescentes que sofrem violncia sexual domstica e explorao sexual. nosso desejo tambm contribuir para construir, no dia-a-dia, uma cultura de cidadania que estimule a sexualidade saudvel de crianas e adolescentes. Uma sexualidade que conjugue sexo com afeto, e no sexo com violncia e dor.

As aes a serem desenvolvidas nesta rea devem priorizar o imediato encaminhamento da criana/adolescente ao servio educacional, mdico, psicolgico e jurdico social, o que pode diminuir as seqelas do abuso sexual no cotidiano da criana e do adolescente e evitar que se tornem abusadores quando adultos.

Simultaneamente, devem-se desenvolver aes que visem responsabilizao e assistncia ao abusador, contribuindo para quebrar o ciclo de impunidade e, conseqentemente, o ciclo do abuso sexual.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

26 .

Est includo no Guia um resumo do Plano Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual Infanto-Juvenil, com o intuito de demonstrar que as aes sugeridas formam um conjunto amplo de iniciativas que esto sendo realizadas por governos e organizaes nogovernamentais.

A srie Debate: Espaos de proteo criana e ao adolescente, como as outras sries de debates j veiculadas no Salto para o Futuro, teve como objetivo ser um espao de reflexo sobre assuntos emergentes no cenrio social e educacional de nosso pas. Os temas trazidos para os Debates esto presentes na mdia jornais, televiso, publicaes, Internet , no universo escolar e no cotidiano de professores e alunos. Tambm so temas de interesse para os pais e responsveis, para as crianas, os adolescentes e os jovens.

Notas: Nota da edio: Foram feitas algumas adaptaes no texto original da proposta pedaggica da srie, visando sua atualizao e, tambm, para atender aos objetivos da srie Temas contemporneos em educao. Consultora de Cooperao Internacional/ Secretaria Especial de Direitos Humanos. Foi a consultora da srie Debate: Espaos de proteo criana e ao adolescente, veiculada no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 1 a 5 de dezembro de 2003.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

27 .

PROGRAMA 4

ADOLESCENTES E DROGAS NO CONTEXTO DA ESCOLA1


Maria Ftima Olivier Sudbrack2

Apresentao

impossvel uma sociedade sem drogas, mas possvel uma sociedade mais preparada para o enfrentamento dos problemas advindos do uso indevido de drogas.

Se parece utpico oferecermos aos nossos filhos, aos nossos alunos e aos cidados brasileiros uma sociedade sem drogas, est em nosso pleno alcance a possibilidade e a deciso de construirmos uma famlia, uma escola e uma sociedade mais preparadas para o enfrentamento dos problemas gerados pelo crescente uso indevido de drogas. Neste sentido, entendemos que promover a capacitao de educadores apostar na preveno, nas escolas e nos jovens como protagonistas da mudana necessria.

O adequado enfrentamento das tantas problemticas geradas pelo fenmeno das drogas exige das polticas pblicas um discurso que viabilize a construo de solues. A proposta pedaggica segue o modelo da educao para a sade que mobiliza redes de proteo, em contraposio ao modelo do medo e pedagogia do terror, que gera paralisia e impotncia. Optamos pela linguagem dos vnculos e das redes sociais em oposio ideologia do amedrontamento gerada pela lei do silncio e da excluso.

Mudar o discurso nos leva a mudar tambm as prticas de preveno e de tratamento. Esse o nosso grande desafio: Como vislumbrar as tantas faces dessa questo, sem nos deixarmos abater pela sua complexidade?

Esta srie teve como proposta oferecer informaes fundamentais comunidade escolar para minimizar os fatores de risco e reforar os fatores de proteo relacionados ao uso indevido de drogas.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

28 .

A escola precisa construir estratgias de preveno que contribuam para mobilizar processos transformadores nos diferentes nveis e contextos implicados. Nesta perspectiva, a escola no realiza a preveno num trabalho isolado. Ela deve mobilizar sua rede de apoio e, sentindo-se em rede e, portanto, protegida, poder promover tambm a proteo dos seus alunos e de seus educadores de uma forma mais ampla.

Cada educador pode contribuir para mobilizar processos transformadores em sua sala de aula e em sua comunidade. As transformaes que pretendemos referem-se superao de muitos impasses que extrapolam o indivduo usurio de drogas. Trata-se de aes educativas e de promoo de sade no enfoque do trabalho comunitrio e das redes sociais.

Em sntese, o modelo da educao para a sade permite que, em vez de lutarmos contra as drogas, lutemos contra os tantos fatores que esto permitindo sua oferta quase sem controle e sua demanda quase sem alternativas.

Fazer preveno do uso indevido de drogas nessa perspectiva nos remete a participar de muitas frentes de trabalho. Trata-se de aes em rede que nos instrumentalizam para a abordagem das questes mais estruturais de reduo da demanda, construindo estratgias de enfrentamento para minimizar diferentes dimenses atreladas ao fenmeno das drogas: - a misria, que vem obrigando nossos jovens e crianas a se tornarem pequenos traficantes; - o abandono afetivo, que vem deixando espao para o apego s drogas; - o consumismo, que vem reconhecendo como sujeito apenas aquele que compra o ltimo produto do mercado; - a desumanizao do ser humano, que precisa se refugiar nas drogas para sentir alguma emoo; - o individualismo, que remete o jovem ao grupo de consumo de drogas a iluso de viver numa coletividade; - a performance da excelncia que pesa sobre o homem moderno e ps-moderno, remetendo-o inexoravelmente ao estmulo qumico para ampliar suas energias e que, paradoxalmente, o esgota e o submete...

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

29 .

Apresentamos a seguir, trs conceitos que fundamentam esta proposta: - o conceito de sade integral do adolescente; - a preveno e a promoo de sade; - a sade mental do adolescente. O conceito de sade integral do adolescente

A sade na adolescncia deve ser abordada a partir da concepo de sade integral proposta pela Organizao Mundial da Sade, que nos remete considerao do adolescente enquanto indivduo que integra, em sua constituio, tanto aspectos fsicos como psicolgicos e socioculturais. Falar em sade do adolescente implica, pois, considerar-se o adolescente em sua dinmica interao com o contexto pelo qual influenciado e ao qual ele tambm influencia.

A literatura sobre a sade na adolescncia unnime em colocar que as questes mais preocupantes que representam risco sade e vida do adolescente referem-se, antes, a aspectos de seu comportamento do que a aspectos fsicos ou fisiolgicos propriamente ditos. Este fato nos lana um grande desafio, pois exige que as polticas e o trabalho relativos sade do adolescente apresentem uma perspectiva multidisciplinar, superando o modelo mdico tradicional.

Falar em cuidados com a sade muito mais do que falar em cuidados mdicos e j no se admitem servios de atendimento a adolescentes apenas centrados numa abordagem das questes do corpo. Tal atendimento deve se estender tambm para o psicolgico, o relacional e o social. Mesmo assim, quando os adolescentes recorrem ao sistema de sade, ainda ficam delegados a pediatras e estes, nem sempre, ou nem todos, esto preparados, ou sequer motivados para lidar com a natureza complexa das questes que compem a demanda de atendimento do adolescente.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

30 .

Os adolescentes com os quais o Pas conta como protagonistas para a construo de uma sociedade brasileira mais justa e feliz precisam ser saudveis e saber cuidar de sua sade tanto fsica como mental. Esta, por sua vez, atrela-se muito mais s suas relaes afetivas e sua sociabilidade do que a qualquer morbidade fsica especfica. Mesmo as causas da mortalidade e das internaes hospitalares de adolescentes no Brasil e nos demais pases do mundo esto relacionadas, prioritariamente, a questes contextuais e a aspectos de comportamento.

A preveno e a promoo da sade

Como a adolescncia uma fase privilegiada na aquisio de muitos dos hbitos de vida, que podero ser ou no saudveis, representa um momento fundamental para que se interfira no sentido preventivo, visando promoo da sade no s na adolescncia, mas tambm na vida adulta. Mesmo se esta perspectiva preventiva consensual, constata-se que no fcil sua concretizao por vrios fatores, que vo desde os limites dos profissionais e da prpria famlia e mesmo da nossa cultura em prevenir, at o fato de que esta conscientizao encontra barreiras por parte do prprio adolescente, na medida em que ele tende mais a viver seu presente. Exemplo disso o que ocorre com relao ao consumo de bebida alcolica. Mesmo se o alcoolismo, enquanto uma dependncia qumica, revela-se mais tarde, na idade adolescente que o hbito de beber se instala e que a preveno deve ocorrer. Por sua vez, a ingesto abusiva de bebida alcolica por adolescentes, mesmo sem caracterizar estado de dependncia, tem sido responsvel por considervel ndice de mortes entre os jovens, tanto por prticas de violncia como por acidentes de trnsito. A estas situaes mais extremas, acrescentam-se outros tipos de problemas de comportamento associados ao consumo de bebidas alcolicas que podem gerar desadaptao escolar, desentendimentos familiares ou outros efeitos secundrios na condio fsica e psquica do adolescente.

A sade mental do adolescente

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

31 .

O turbilho de pulses e de emoes que invade o adolescente pode deix-lo, temporariamente, sem as condies necessrias de lidar com seus sentimentos e conflitos, mostrando-se por vezes instvel em seu humor, ora demasiadamente eufrico, ora deprimido sem um motivo, ora surpreendentemente impulsivo ou agitado, e assim por diante. Em face de tamanha instabilidade, ele precisa de tolerncia e compreenso, aliadas a uma continncia de suas angstias no contexto familiar e tambm escolar.

Cabe, portanto, observ-lo de perto e sempre, pois mesmo momentos passageiros de desequilbrio podem resultar em passagens ao ato, de conseqncias desastrosas e, por vezes, irreversveis, tais como as tentativas de suicdio, o consumo abusivo de drogas, prticas de violncia, entre outras. Por sua vez, sabe-se que na adolescncia que se manifestam os quadros mais graves de doenas mentais, em especial, as esquizofrenias e as histerias. Do ponto de vista da sade mental, uma etapa preciosa de muita vulnerabilidade mas, ao mesmo tempo, de muita influenciabilidade, o que refora a importncia de uma poltica de sade mental em que os servios especializados para adolescentes ofeream um espao de acolhida a esta clientela e s suas famlias, que sero os demandantes primeiros de ajuda. Apesar do importante avano conquistado recentemente com a nova lei que regulamenta as aes e polticas de sade mental no Brasil, preconizando o final da segregao dos doentes mentais nas instituies totais, pouco se debateu e se avanou sobre as questes especficas da clientela adolescente e tampouco foram construdos programas preventivos na rea.

Dentre a imensa gama de temas relativos sade do adolescente, pela sua importncia na atualidade, destacamos: a preveno da gravidez precoce e das DST-AIDS, a preveno do uso indevido de drogas, a preveno do suicdio.
Notas: Nota da edio: Foram feitas algumas adaptaes no texto original da proposta pedaggica da srie, visando sua atualizao e, tambm, para atender aos objetivos da srie Temas contemporneos em educao.
2

Professora Titular do Departamento de Psicologia Clnica, do Instituto de da Universidade de Braslia; Mestre em Psicologia Clnica;

Psicologia

Doutora em Psicologia; Ps-Doutora em Psicossociologia. Foi a consultora

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

32 .

da srie Debate: Adolescentes e drogas no contexto da escola, veiculada no programa Salto para o Futuro/ TV Escola (SEED MEC) de 3 a 7 de dezembro de 2001.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

33 .

PROGRAMA 5

COMPLEXIDADE E SEUS REFLEXOS NA EDUCAO1


Ubiratan DAmbrosio2

Apresentao

Estamos vivendo um momento de contestao e de renovao do conhecimento, que se originou no Renascimento, resultado de insuficincias e fragilidades da sociedade moderna, em especial no que se refere cincia.

O progresso, baseado no conhecimento cientfico, sobre o qual se fundou a civilizao moderna, prometeu relaes ticas entre todos os seres humanos. As promessas no foram cumpridas!

Estaremos vivendo um novo renascimento? Talvez. Mas o fato incontestvel que se est buscando a superao do paradigma da cincia moderna. Vrias denominaes destacam focos distintos para essa superao: novos paradigmas, era da conscincia, transdisciplinaridade, nova era, holismo, complexidade.

O paradigma da cincia moderna estabelece um determinismo na explicao da realidade, que se expressa mediante uma relao de causa & efeito e estabelece critrios de verdade, como promessa de um pretendido conhecimento final.

O novo pensar reconhece a insuficincia do conhecimento e os desacertos do comportamento e procura entender a indissolubilidade do quaterno COSMOS, NATUREZA, INDIVDUO, O OUTRO, e das intermediaes criadas pelo homem.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

34 .

Insuficincia do conhecimento

O paradigma da cincia moderna repousa em trs pilares:

1. O determinismo newtoniano, que procura leis universais, estabelecendo uma relao de causa e efeito;

2. A lgica clssica, cujo fundamento deriva do princpio do terceiro excludo, o tertium non datur, e que permite estabelecer critrios para afirmar OU no , sim OU no, verdadeiro OU falso;

3. Os sistemas formais, fechados em seu universo, que do validade a proposies sobre objetos desse universo.

Uma resposta insuficincia do conhecimento pode ser sintetizada em trs grandes avanos em direo ao novo pensamento. O primeiro avano foi a introduo da mecnica quntica, por Max Planck, em 1900, que diz que um estado fsico requer, para a sua descrio, variveis selecionadas a partir de uma variedade de observaes possveis. A relao entre instinto e conscincia foi repensada e, tambm em 1900, surge A Interpretao dos Sonhos, de Sigmund Freud. Ambas as propostas sugerem percepes de diferentes nveis de realidade e uma nova viso do universo material e do universo psquico.

O segundo avano se refere lgica clssica. O matemtico holands Luitzen Brouwer publicou importante trabalho em 1905, no qual contesta a total subordinao do pensamento lgico ao princpio do terceiro excludo, dizendo que ele no corresponde nossa intuio. H sistemas que necessitam uma lgica mais geral, poderamos dizer mais flexvel, nos seus critrios de deciso. A proposta de Brouwer ficou conhecida como intuicionismo. O terceiro avano, com importantes implicaes filosficas, foi dado em 1935 pelo matemtico Kurt Gdel. Estudando sistemas formais da aritmtica, Gdel enunciou um

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

35 .

teorema que no pode ser demonstrado no prprio sistema. Isto , esses sistemas s podem ser estudados num contexto mais amplo, com consideraes fora do sistema. Conseqentemente, necessrio considerar sistemas abertos de conhecimento. (...)

Para se encaminhar uma nova proposta de conhecimento e de comportamento, devemos fazer uma reflexo sobre a relao meios-fim. E uma discusso sobre educao tampouco pode escapar dessa relao, que se traduz em afirmaes sobre a importncia da educao. So valores associados ao educativa. Espera-se o efeito da ao educativa no comportamento dos indivduos. E a estratgia da ao educativa, que o currculo, tem, portanto, como finalidade, o comportamento dos indivduos que passam pelo processo. Como o currculo baseado em conhecimento, em saberes e fazeres, somos levados a uma questo maior: como se relacionam conhecimento e comportamento?

Sempre ficamos chocados quando vemos uma pessoa com um bom nvel de conhecimento comportando-se de maneira criticvel, algumas vezes at abominvel. Por que o conhecimento no influi no seu comportamento? Paradoxalmente, o conhecimento muitas vezes utilizado para um comportamento ainda mais criticvel.

Quando pensamos no comportamento social, no qual o consumismo irresponsvel, a ganncia desmedida e a corrupo so comuns nas classes mdia e alta, perguntamos: por que indivduos que tiveram educao esmerada e adquiriram um bom nvel de conhecimento no so capazes de ter um comportamento adequado? Para abordar essas questes, devemos entender a natureza humana e o conhecimento humano.

Ao longo da sua curta histria, o ser humano tem avanado muito no conhecimento a respeito de si mesmo. Mas a grande angstia existencial, que resulta de no se encontrar uma resposta satisfatria questo maior por que sou?, d origem a contradies na qualidade de ser humano.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

36 .

As distores na maneira como o homem tem se acreditado o induziram a atitudes de poder, prepotncia, ganncia, inveja, avareza, arrogncia, indiferena. O combate a esses antivalores deve ser o objetivo maior dos sistemas educacionais.

Para entender o fenmeno vida, devemos reconhecer a essencialidade dos trs componentes absolutamente interdependentes, o indivduo, o outro e o ambiente, hbitat natural das espcies vivas3. Os trs fatos, conjugados e indissolveis, constituem o fenmeno vida. Vida uma trade representada pelo tringulo:

A complexidade da vida est sintetizada nesse tringulo, que chamo tringulo da vida. Os trs fatos o indivduo, o outro e o ambiente so mutuamente essenciais, e a vida se realiza somente na sua conjugao. Nenhum dos trs pode existir sem os demais, e as relaes entre esses fatos so reguladas por mecanismos fisiolgicos e ecolgicos. (...)

O homem, como todo organismo vivo, complexo na sua definio e no seu funcionamento, e est sujeito aos mesmos comportamentos vitais bsicos de todo ser vivo. Busca sobrevivncia.

Mas, diferentemente dos demais seres vivos e mesmo das espcies mais prximas, busca algo alm da sobrevivncia. Algumas vezes at rejeita sua sobrevivncia. Onde se situa a diferena entre a espcie humana e as demais espcies?

A diferena essencial est na criao de mediadores para a resoluo do tringulo da vida: instrumentos e tecnologia entre o indivduo e o seu ambiente, comunicao e emoes entre

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

37 .

o indivduo e o outro e a sociedade como um todo; e trabalho e produo entre o indivduo e a sociedade e o seu ambiente. Os acertos e equvocos na produo dessas intermediaes resultam do encontro do comportamento e do conhecimento, que o que se denomina conscincia.

Esses mediadores permitem ao homem transcender o momento da sobrevivncia, buscando, no passado, explicaes para o presente, e se preparar, prover, para o futuro. O presente se torna o encontro de passado e futuro, e a caracterstica mais importante da espcie humana se torna transcender o presente.

O comportamento humano resulta de duas grandes pulses:

1. a sobrevivncia, do indivduo e da espcie que, como em toda espcie viva, se situa na dimenso do momento;

2. a transcendncia do momento que, diferentemente das demais espcies, se situa numa outra dimenso, levando o homem a indagar por qu?, como?, onde?, quando?.

Sobrevivncia e transcendncia guardam uma relao simbitica e distinguem o ser humano das demais espcies. Essa simbiose a conscincia.

Na resposta pulso de sobrevivncia, o homem define suas relaes com a natureza e com o outro e desenvolve as intermediaes j mencionadas acima. Na resposta pulso de transcendncia, incursiona no passado e no futuro, desenvolvendo mitos e artes, religies e cincias.

O conhecimento de cada indivduo resulta das informaes percebidas da realidade, o que inclui fatos e memrias, de seu processamento e de aes que obedecem a estratgias definidas por sua vontade.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

38 .

No encontro com o outro, que tambm est em busca de sobrevivncia e de transcendncia, desenvolve-se a COMUNICAO. O indivduo e o outro, mesmo prximos, percebem a realidade de modo diferente, processam essa informao diferentemente e, portanto, definem estratgias diferentes de ao. Indivduo e outro tm conhecimentos e comportamentos distintos. Atravs da comunicao possvel compartilhar conhecimentos e compatibilizar comportamentos. O comportamento de cada indivduo aceito pelos seus prximos quando subordinados a parmetros, que se denominam valores e que determinam os acertos e equvocos na produo e na utilizao das intermediaes criadas pelo homem para sua sobrevivncia e transcendncia.

Valores, assim conceituados, relacionam os meios com os fins. Os fins constituem as grandes utopias de indivduos e de sociedades, dos sistemas de explicaes e dos mitos, da cultura. Os meios dependem dos instrumentos materiais e intelectuais de que dispomos, tambm dependentes da cultura. Assim, os valores so manifestaes culturais.

Uma excurso pela histria revela que novos meios de sobrevivncia e de transcendncia fazem com que valores mudem. Mas alguns valores permanecem: respeito pelo outro, solidariedade com o outro, cooperao com o outro. Esses valores constituem uma tica maior, sem a qual a qualidade de ser humano se dilui.

Mas por que a humanidade caminha em direo contrria a essa tica, sem a qual a espcie humana no pode sobreviver? Essa questo maior tem sido a motivao dos grandes modelos filosficos, religiosos e cientficos.

Os modelos filosficos, religiosos e cientficos propem verdades que tm sido aceitas como absolutas e que constituem sistemas de valores que guiam o comportamento humano.

A prioridade passa ento a ser a defesa do sistema de valores. A questo fundamental, que a busca de sobrevivncia associada transcendncia, passa a ser subordinada defesa do

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

39 .

sistema de valores [fundamentalismos]. Os sistemas de valores, da mesma maneira que as cincias e as religies, so vistos na cultura ocidental como saberes concludos.

O conhecimento disciplinar, e conseqentemente a educao, tm priorizado a defesa de saberes concludos, inibindo a criao de novos saberes e determinando um comportamento social a eles subordinado.

O conhecimento disciplinar evoluiu para a multidisciplinaridade, praticada nas escolas tradicionais, e para a interdisciplinaridade, ainda difcil de ser conseguida. O avano efetivo, abrindo novas possibilidades para o conhecimento e para o entendimento humano, a transdisciplinaridade.

Exemplos de saber concludo so as cincias como apresentadas nas escolas. H poucas oportunidades de explorar o novo. Trata-se prioritariamente de aprender o que ensinado pelo professor.

Da mesma maneira que os sistemas de valores e as religies, o ensino das cincias desencoraja novos enfoques. A transdisciplinaridade, assumindo a inconcluso do conhecimento e do prprio ser humano, rejeita o saber concludo e as certezas convencionadas e prope uma busca permanente.

O comportamento humano responde s pulses de sobrevivncia e de transcendncia, que esto intimamente ligadas. Vai alm de comportamento orientado pelo crebro. Existe algo mais: a mente, que tem intrigado os filsofos desde a Antigidade, e a conscincia, igualmente intrigante. Onde se situam mente e conscincia? No crebro, que vem sendo to bem estudado pelos neurologistas? Ou no que se costuma chamar inteligncia, hoje bem estudada no mbito de uma disciplina que se denomina inteligncia artificial? E o que inteligncia?

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

40 .

As teorias vo surgindo, vo sendo aceitas ou recusadas, algumas marginalizadas e outras refutadas. Algumas idias, que so aceitas por se desviarem pouco das anteriores, se tornam as novas explicaes e encontram seu espao nas universidades. Outras idias se desviam dos chamados paradigmas e criam novos paradigmas.

Os paradigmas newtonianos e os chamados novos paradigmas

No sculo XVII, Galileo Galilei (1564-1642), Francis Bacon (1561-1626) e Ren Descartes (1596-1650) criaram as bases conceituais sobre as quais Isaac Newton (1642-1726) produziu seu trabalho monumental, que explica certos fenmenos naturais, e que foi rapidamente ampliado para explicar o comportamento humano. Esse sistema de explicaes repousa sobre uma Matemtica muito elaborada, principalmente o Clculo Diferencial, que se estabeleceu como a linguagem por excelncia do paradigma cientfico proposto por Newton.

A Matemtica se tornou o prottipo das chamadas cincias exatas, deu origem a valores que so considerados importantes no pensamento moderno, como preciso, rigor, certeza, verdade. Mas na busca de um conhecimento mais amplo no ser possvel rejeitar outros modos de pensar e outras vises da natureza do mundo mental, fsico e social que so parte de outras maneiras de formular e organizar conhecimento. Refiro-me especificamente a culturas que foram excludas, subordinadas e marginalizadas no processo de dominao colonial. Valores mudam, subordinados ao que prevalece nos sistemas sociais e econmicos.

O maior equvoco da filosofia ocidental tem sido considerar o homem como um corpo MAIS uma mente, e separar o que sentimos do que somos. O conhecimento tem focalizado corpo e mente, muitas vezes privilegiando um sobre o outro. Penso, logo existo? No! Existo porque respiro, bebo, como, excreto, intuo, choro e rio, e penso.

Fazemos tudo isso diferentemente das demais espcies vivas, porque subordinamos essas aes a sistemas de valores.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

41 .

Somos ao mesmo tempo um ser sensorial, intuitivo, emocional e racional. Mas o sistema de valores que prevalece focalizado no intelectual, identificado com o penso. Possivelmente a encontraremos a razo da valorizao desmesurada do trabalho intelectual sobre o manual e a busca de satisfao das necessidades materiais como uma mera questo de sobrevivncia. O valor solidariedade fica, assim, totalmente deturpado como mera satisfao de necessidades materiais. Esse valor, na forma de caridade, era freqente nas sociedades escravocratas. O escravo devia ser bem alimentado para produzir. Mas era privado de liberdade nesse sistema de valores. Muitas das propostas sociais e econmicas ainda carregam esse tom de paternalismo que, em ltima instncia, poder degenerar em confronto e violncia. A proposta da complexidade ou da transdisciplinaridade procura responder o como? e o por qu? dessas diferenas. Outras maneiras de expressar essa mesma mudana de paradigma vm surgindo de muitas reas do conhecimento. A viso holstica, o pensamento complexo, as teorias da conscincia, as cincias da mente, a inteligncia artificial, e inmeras outras propostas transdisciplinares vm sendo elaboradas e vo se tornando conhecidas. Essa proposta equivale a um sistema de valores e constitui a essncia de uma outra maneira de estar no mundo.

Vivenciar na escola sistemas de valores e acompanhar a sua transformao o desafio do educador. Propor e defender um sistema de valores subordinado tica maior de respeito, solidariedade e cooperao a misso do educador. (...)
Notas: Nota da edio: Foram feitas algumas adaptaes no texto original da proposta pedaggica da srie, visando sua atualizao e, tambm, para atender aos objetivos da srie Temas contemporneos em educao.
2

Doutor em Matemtica. Professor Emrito de Matemtica da UNICAMP. Foi

o consultor da srie Debate: Complexidade e seus reflexos na educao, veiculada no programa Salto para o Futuro no ano de 2002.
3

Subentende-se indivduo e outro como sendo da mesma espcie e

ambiente como a totalidade planetria e csmica.

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

42 .

Presidente da Repblica Lus Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO Diretor de Produo de Contedos e Formao em Educao a Distncia Demerval Bruzzi Coordenador-geral da TV Escola rico da Silveira Coordenadora-geral de Capacitao e Formao em Educao a Distncia Simone Medeiros Supervisora Pedaggica Rosa Helena Mendona Acompanhamento Pedaggico Ana Maria Miguel Coordenao de Utilizao e Avaliao Mnica Mufarrej Fernanda Braga Copidesque e Reviso Magda Frediani Martins Diagramao e Editorao Equipe do Ncleo de Produo Grfica de Mdia Impressa TV Brasil Gerncia de Criao e Produo de Arte Organizao da srie Rosa Helena Mendona e Ana Maria Miguel E-mail: salto@mec.gov.br Home page: www.tvbrasil.org.br/salto Rua da Relao, 18, 4o andar - Centro. CEP: 20231-110 Rio de Janeiro (RJ) Junho de 2008

TEMAS CONTEMPORNEOS EM EDUCAO

43 .

You might also like