You are on page 1of 11

AO PENAL: DECADNCIA, RENNCIA, PERDO E PEREMPO :

Ao penal privada

Ao penal pblica

Antes do oferecimento (ligada ao principio da convenincia) Antes do oferecimento (ligada ao principio da convenincia) Aps o oferecimento (ligada ao principio da disponibilidade) Aps o oferecimento (ligada ao principio da disponibilidade)

Decadencia = perda do prazo de 6 Decadencia meses.

Renuncia (expressa ou tcita)

Renuncia

Perdo judicial

Perempo Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos; II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no art. 36; III - quando o querelantedeixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV - quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se

extinguir sem deixar sucessor.

Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polcia Em qual das hipteses abaixo ocorre a perempo. a) Perdo oferecido pelo ofendido e aceito pelo autor. b) Morte do autor do ilcito c) Extino de pessoa jurdica querelante, desde que no deixe sucessor. d) Renuncia ao exerccio do direito de queixa que no foi aceita pelo autor. e) Perdo oferecido pelo ofendido e recusado pelo autor.

Postado por Direito em Quadrinhos s 07:15 Nenhum comentrio: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
SEGUNDA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO DE 2012

LINDB - Interpretao das leis:


LINDB - Interpretao das leis:

Interpretao gramatical ou literal Interpretao lgica:

Interpretao sistemtica

Interpretao histrica

Interpretao sociolgica

se baseia em regras da lingustica, examinando cada termo da norma, a origem etimolgica, pontuao, colocao dos vocbulos etc. Para alguns autores seria a primeira fase do processo interpretativo. Procura desvendar o sentido e o alcance da norma, mediante raciocnios lgicos, analisando os perodos da lei e combinando-os entre si, com o escopo de atingir perfeita compatibilidade. Verifica o sistema jurdico, isto , o contexto legal em que se insere a norma, relacionando-a com outras concernentes ao mesmo objeto. Para tanto, leva em considerao o livro, ttulo, captulo, seo, pargrafo etc. Analisando as demais normas que compem um sistema pode-se desvendar o sentido de uma norma especfica dele integrante. Por se pautar num raciocnio lgico, h quem prefira denomin-la de interpretao lgico-sistemtica. se baseia no estudo dos fatos que antecederam a norma (occasio legis), verificando o histrico do processo legislativo, sua exposio de motivos e emendas bem como as circunstncias sociais, polticas e econmicas que orientaram a sua elaborao. Busca o sentido e aplicao da norma a partir da finalidade social a que ela se dirige. Leva em

ou teleolgica

considerao valores como a exigncia do bem comum, justia, liberdade, igualdade, paz etc.

Prova: CESPE - 2012 - TJ-PI - Juiz O fato de um juiz, transcendendo a letra da lei, utilizar de raciocnio para fixar o alcance e a extenso da norma a partir de motivaes polticas, histricas e ideolgicas caracteriza o exerccio da interpretao a) teleolgica. b) sistemtica. c) histrica. d) lgica. (GABARITO) e) doutrinria.
Postado por Direito em Quadrinhos s 06:28 Nenhum comentrio: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2012

Funo confiana x cargo em comisso:


Cuidado no confundir: funo de confiana com cargo em comisso:

Funo de confiana Exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. Com concurso pblico, j que somente pode exerc-la o servidor de cargo efetivo, MAS a funo em si no prescindvel de concurso pblico.

Cargo em comisso Qualquer pessoa, observado o percentual mnimo reservado aoservidor de carreira. Sem concurso pblico, ressalvado o percentual mnimo reservado ao servidor de carreira.

atribudo posto (lugar) num dos quadros da Administrao Pblica, Somente so conferidas atribuies e conferida atribuies e responsabilidade. responsabilidade quele que ir ocup-lo Destinam-se apenas s atribuies de Destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. direo, chefia e assessoramento. De livre nomeao e exonerao no De livre nomeao e exonerao que se refere funo e no em relao ao cargo efetivo.

Prova: FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Vrzea Grande - MT - Auditor de Controle Interno

A Constituio Federal estabelece que a Administrao Pblica direta e indireta deve obedecer: a) aos princpios da anualidade, isonomia, impessoalidade, publicidade e, dentre outras exigncias, que os cargos, empregos e funes pblicas sejam acessveis apenas aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. b) aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, dentre outras exigncias, as funes de confiana, devem ser exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comississo, a serem preenchidos por servidores de carreira, nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam- se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. GABARITO c) aos princpios da anual idade, isonomia, impessoalidade, publicidade e, dentre outras exigncias, a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico no podendo ser realizadas nomeaes para cargo emcomisso. d) aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, dentre outras exigncias, as funes de confiana e os cargos em comisso devem ser exercidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. e) aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, anualidade, isonomia e tambm, dentre outras exigncias, veta os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria.
Postado por Direito em Quadrinhos s 07:02 Um comentrio: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2012

Contrato de Mandato:
Esse resumo foi elaborado especialmente para meus alunos do cursoProprium Militare em virtude de nossa aula do dia 01 de setembro. Depois postarei as espcies de mandato, ok?!Nossa prova est chegando! Estou com vcs! Garra! Boa Sorte!

Conceito

aquele em que um individuo permite que outro pratique atos EM SEU NOME.
Art. 653. Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato.

Obs. A procurao no obrigatria, haja vista que o que dispe Art. 656: O mandato pode ser expresso ou tcito, verbal ou escrito. Objeto a) Praticar atos (jurdicos ou no, patrimoniais ou

no e etc.) ex: casamento, adoo, reconhecimento de paternidade, compra e venda e etc. b) Administrar interesses Atos que no podem 1. ser objeto de 2. mandato 3. 4. Partes Depoimento pessoal Exerccio do poder familiar Direito de votar Testar Proibies expressas no CC. a) Mandante = quem transfere poderes. Quem pode ser mandante? Qualquer pessoa capaz. b) Mandatrio = quem recebe os poderes. Quem pode ser mandatrio? Maior de 16 e menor de 18 Se em nome do mandante = vinculam o mandante, pois so praticados em seu nome. Agora, o terceiro que pratica o ato com o mandatrio tem que se capaz. Note-se que o mandatrio atua em nome do mandante (que capaz) e o terceiro tem que ser capaz, portanto, o negocio juridico est sendo praticado por duas pessoas capazes, j que o menor apenas fala em nome do mandante capaz.
Art. 666. O maior de dezesseis e menor de dezoito anos no emancipado pode ser mandatrio,mas o mandante no tem ao contra ele seno de conformidade com as regras gerais, aplicveis s obrigaes contradas por menores.

Ou seja, o mandante no pode posteriormente alegar a incapacidade do mandatrio. O mandante s pode exigir o que poderia exigir de qualquer menor de idade. Ex: devolver a coisa no estado em que se encontra. Aceitao do mandato Diferenas entre: Mandato, representao e procurao.
Art. 659. A aceitao do mandato pode ser tcita, e resulta do comeo de execuo.

a) Mandato = um contrato. um negocio juridico bilateral. O mandatrio pratica atos em nome do mandante. Obs. na maioria das vezes no contrato de mandato temos uma representao voluntria. b) Representao = uma substituio da exteriorizao da vontade. um negocio

juridico unilateral. Formas de representao: Judicial = decorre de deciso judicial. Ex: inventariante que representa o espolio. Legal = decorre da lei. Ex: pai que representa filhos menores Voluntria ou convencional c) Procurao = um ato unilateral que exterioriza a concesso de poderes. A procurao PODE ser instrumento do mandato, mas possvel haver mandato sem procurao. Obs.: Nem sempre os trs estaro juntos. So institutos autnomos. Portanto, possvel termos um contrato de mandato sem representao ou uma representao sem contrato de mandato. Concluso do artigo 663:
Art. 663. Sempre que o mandatrio estipular negcios expressamente em nome do mandante, ser este o nico responsvel; ficar, porm, o mandatrio pessoalmente obrigado, se agir no seu prprio nome, ainda que o negcio seja de conta do mandante.

Representao sem mandato = outorga de poderes a um dos scios no prprio contrato social. Mandato sem representao = Quando o mandante age em seu prprio nome. Formalidades da procurao (Formalidades sem efeito). 1. Pessoa capazes 2. Instrumento particular 3. Assinatura do outorgante 4. Lugar onde foi passado, a qualificao do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designao e a extenso dos poderes conferidos. 5. Firma reconhecida STJ: no precisa. Formalidades sem efeito: isso porque a procurao pode ser verbal, tcita e se expressa no necessita cumprir todas essas formalidades. Exemplos: advogado que acompanha seu cliente; advogado que postula, em casos de

urgncia, sem procurao, o advogado tem 30 dias para juntar procurao. Art. 654. Todas as pessoas capazes so aptas para dar procurao mediante instrumento particular, que valer desde que tenha a assinatura do outorgante. 1o O instrumento particular deve conter a indicao do lugar onde foi passado, a qualificao do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designao e a extenso dos poderes conferidos. 2o O terceiro com quem o mandatrio tratar poder exigir que a procurao traga a firma reconhecida. NO CONFUNDIR: mandato/Prestao de Prestao de servio = o objeto a realizao de uma atividade. O individuo realiza a atividade em seu prprio nome. No h substituio de vontade.

servio/Empreitada/ Empreitada = uma das partes se compromete, sem Comisso: subordinao ou habitualidade, a entregar a outra um resultado final, uma obra pronta. Comisso mercantil = o comissrio pratica atos em nome prprio. Os atos so respondidos pelo comissrio. Mandato = regra: os atos so praticados em nome alheio. Classificao do mandato: 1. Em regra = Gratuito (vantagens apenas para o mandante). Exceo: ser oneroso quando: As partes convencionam; No cumprimento do mandato o mandatrio sofre algum prejuzo; O mandatrio exerce como oficio/profisso (ex: advogado)
Art. 658. O mandato presume-se gratuito quando no houver sido estipulada retribuio, exceto se o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa. Pargrafo nico. Se o mandato for oneroso, caber ao mandatrio a retribuio prevista em lei ou no contrato. Sendo estes omissos, ser ela determinada pelos usos do lugar, ou, na falta destes, por arbitramento.

2. Unilateral quando gratuito = obrigao para

apenas uma das partes 3. Bilateral quando oneroso = obrigao para ambas as partes. Quando oneroso h direito de reteno. 4. No solene = Art. 656. O mandato pode serexpresso ou tcito, verbal ou escrito. Exceo: ser solene = quando o ato deva ser celebrado por escrito. Ex: compra e venda de imvel superior a 30 mil que exige instrumento pblico.
Art. 657. A outorga do mandato est sujeita forma exigida por lei para o ato a ser praticado. No se admite mandato verbal quando o ato deva ser celebrado por escrito.

Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

5. Personalissimo 6. Consensual 7. Comutativo (sem risco) 8. Tpico 9. Preparatrio = finalidade de preparar para contrato futuro Direito de reteno no contrato oneroso Art. 664. O mandatrio tem o direito de reter, do objeto da operao que lhe foi cometida, quanto baste para pagamento de tudo que lhe for devido em conseqncia do mandato. Art. 681. O mandatrio tem sobre a coisa de que tenha a posse em virtude do mandato,direito de reteno, at se reembolsar do que no desempenho do encargo despendeu. enunciado 184 - Arts. 664 e 681: Da interpretao conjunta desses dispositivos, extrai-se que o mandatrio tem o direito de reter, do objeto da operao que lhe foi cometida, tudo o que lhe for devido em virtude do mandato, incluindo-se a remunerao ajustada e o reembolso de despesas.

Responsabilidade solidria do mandante

Art. 680. Se o mandato for outorgado por duas ou mais pessoas, e para negcio ao comum, cada mandatrio por uma ficar os

solidariamente

responsvel

todos

compromissos e efeitos do mandato, salvo direito regressivo, pelas quantias que pagar, contra os outros mandantes.

Das Obrigaes do Mandatrio

1. a aplicar toda sua diligncia habitual na execuo do mandato, 2. Indenizar qualquer prejuzo causado por culpa sua ou daquele a quem substabelecer, sem autorizao, poderes que devia exercer pessoalmente. 3. No pode compensar os prejuzos a que deu causa com os proveitos que, por outro lado, tenha granjeado ao seu constituinte. obs: Art. 670. Pelas somas que devia entregar ao mandante
ou recebeu para despesa, mas empregou em proveito seu, pagar o mandatrio juros, desde o momento em que abusou.

Art. 671. Se o mandatrio, tendo fundos ou crdito do mandante, comprar, em nome prprio, algo que devera comprar para o mandante, por ter sido expressamente designado no mandato, ter este ao para obrig-lo entrega da coisa comprada. AO DE ENTREGA FORADA DE COISA CERTA (Art. 461-A CPC) Art. 668. O mandatrio obrigado a dar contas de sua gerncia ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer ttulo que seja. Art. 673. O terceiro que, depois de conhecer os poderes do mandatrio, com ele celebrar negcio jurdico exorbitante do mandato, no tem ao contra o mandatrio, salvo se este lhe prometeu ratificao do mandante ou se responsabilizou pessoalmente. Art. 674. Embora ciente da morte, interdio ou mudana de estado do mandante, deve o mandatrio concluir o negcio j comeado, se houver perigo na demora.

Das Obrigaes do Mandante

1. A satisfazer todas as obrigaes contradas pelo mandatrio, na conformidade do mandato conferido, 2. Adiantar a importncia das despesas necessrias execuo dele, quando o mandatrio lho pedir. (hiptese de mandato oneroso e bilateral) 3. Ressarcir ao mandatrio as perdas que este sofrer com a execuo do mandato, sempre que no

resultem de culpa sua ou de excesso de poderes. E se o mandante se recusar a satisfazer as obrigaes contradas pelo mandatrio?
Art. 676. obrigado o mandante a pagar ao mandatrio a remunerao ajustada e as despesas da execuo do mandato, ainda que o negcio no surta o esperado efeito, salvo tendo o mandatrio culpa. Art. 677. As somas adiantadas pelo mandatrio, para a execuo do mandato, vencem juros desde a data do desembolso.

Abuso de poder e excesso de poder praticado pelo mandatrio

Abuso de poder = quando o mandatrio pratica atos em contrariedade as orientaesdo mandante, mesmo que dentro dos poderes conferidos. Consequncia: o mandante fica vinculado, mas tem perdas e danos em face do mandatrio. Art. 679. Ainda que o mandatrio contrarie as instrues do mandante, se no exceder os limites do mandato, ficar o mandante obrigado para com aqueles com quem o seu procurador contratou; mas ter contra este ao pelas perdas e danos resultantes da inobservncia das instrues. Excesso de poder = quando o mandatrio extrapola os limites dos poderes outorgados. Consequncia: os atos so ineficazes, salvo se houver ratificao.
Art. 662. Os atos praticados por quem no tenha mandato, ou o tenha sem poderes suficientes, so ineficazes em relao quele em cujo nome foram praticados, salvo se este os ratificar. Pargrafo nico. A ratificao h de ser expressa, ou resultar de ato inequvoco, e retroagir data do ato. Art. 665. O mandatrio que exceder os poderesdo mandato, ou proceder contra eles, ser consideradomero gestor de negcios, enquanto o mandante lhe no ratificar os atos.

Mandato aparente x Excesso de poder

Mandato aparente aquele em que, formalmente, o mandatrio no mais representa o mandante, contudo, no torna tal fato pblico e continua atuando como se ainda fosse mandatrio. Esses atos vinculam o mandante com os terceiros de boa-f?

Jurisprudncia = protege-se o terceiro, portanto, vinculam o mandante. Fundamento: teoria da aparncia = deve-se preservar as situaes fticas.

You might also like