You are on page 1of 3

Amnia - Nitrito - Nitrato

Helcias B. de Pdua*

Alguns dos cuidados fundamentais com a qualidade da gua esto relacionados com as substncias formadas no decorrer do ciclo do nitrognio, o que para inmeros aqicultores (produtores, criadores) representa um grande problema. Na verdade, este ciclo no nada complicado e at de fcil entendimento e controle, dependendo mais dos cuidados e atenes que se deva ter. O nitrognio um elemento importante em sistemas aquticos, sendo vital como macronutriente; a chave para formao de aminocidos e consequentemente das protenas e enzimas. Na gua, encontra-se sob as formas de gs dissolvido, combinaes orgnicas e inorgnicas, sendo fixadas na forma molecular pelas bactrias, cianofceas e alguns fungo, atravs do ciclo do nitrognio. A amnia orgnica/NH3, a primeira substncia desse ciclo, ocorrendo como resultado da digesto dos alimentos ingeridos pelos organismos aquticos ou pela ao de certas bactrias decompositoras, sobre as sobras de alimentos e dejetos presentes no sistema (aqurio, tanque, lago, represa, espelho d'gua, etc.). txica, porm bastante voltil. Na gua, a amnia orgnica/NH3, transforma-se em NH4+/amnia inorgnica, livre, que posteriormente oxidada pelas bactrias nitrificantes (nitrosomonas) presentes no substrato (na camada solo/gua ou do filtro biolgico), transformando-se em nitrito/NO2- (substncia mais txica). O nitrito/NO2-, na presena de oxignio e de bactrias (nitrobacter) ir formar o nitrato/NO3-, a princpio uma substncia menos txica, mas bem menos voltil. Especificamente as nitrosomonas so as que melhor oxidam os compostos nitrogenados, sendo assim as mais eficientes para manuteno dos nveis das amnias e garantia do equilbrio biolgico. Tanto essas bactrias como as nitrobacter iniciam sua ao numa especfica faixa de pH, que vai de prximo a neutro at mais alcalina, ou seja: as nitrosomonas atuam no mnimo em pH 7,0 tendo como timo o limite pH 8,8 e num mximo de pH 9,4; j as nitrobacter agem num mnimo de pH 6,6, com uma faixa de ao tima de 7,6 a 8,6 , podendo atingir o limite mximo em pH 10,0. Lembramos que quanto mais alto o pH, mais txica so as amnias e que nem todos organismos aquticos, como outros microrganismos, larvas, alevinos, girinos e adultos, suportam faixas de pH to altas e . Tambm, o ciclo de nitrognio s se inicia aps 70% de reduo da matria orgnica, tendo como concentrao crtica 0,5 O2/mg.

Controle das amnias. importante analisar constantemente os nveis das amnias- NH3/NH4+ presentes nos sistemas aquticos, pois quando elevados provocam estresse nos organismos, com danos nos filamentos branquiais (guelras) destruio das nadadeiras, diminuio da resistncia a doenas e morte. Problemas respiratrios ocorrem em concentraes entre 0,4 a 1,0 mg de amnia total/l de gua. A toxicidade das amnias varia no s de acordo com o nvel presente de cada uma, mas tambm com o teor de oxignio ou o excesso de CO2 e dureza da gua, Por exemplo, com o aumento do pH, uma parte do NH4+/amnia inorgnica se transforma no composto mais txico, a amnia orgnica(NH3). Em ambientes marinhos, com pH de 8,1 a 8,4, a presena de amnia (NH3) significa um problema mais srio do que em sistemas de gua doce com pH em torno de 7,0. Concentraes da amnia/NH3, prximas a 0,01mg/l mostraram efeitos insignificantes sobre os peixes, enquanto valores prximos ou superiores a 0,25mg/l podem ser mortais para algumas espcies. Mortandades em massa, tanto de larvas, alevinos, girinos, imgos e juvenis, so presentes em baixas concentraes de oxignio dissolvido, com nvel igual ou pouco acima de 1,0mg/l NH3/l. Os anfbios/girnos no toleram concentraes altas de hidrxido de amnia e carbonato. A nitrificao bastante prejudicada quando do prprio excesso de amnia, do CO2, dos cidos ntricos, dos compostos fenlicos e dos metais pesados.

Em um sistema estabilizado o nvel das amnias deve ir, no mximo, a 0,2 mg/l; o nitrito entre 0,1 a 0,3 mg/l e o nitrato sempre at 10 mg/l. Nveis superiores a estes causam estresses e mortandade.

Medidas para prevenir o aumento do nvel de amnias na gua. controlar a vazo da gua; controlar os nveis de CO2; manter oxigenao adequada; evitar alimentao em excesso; remover detritos e sujeiras em geral; cuidado na aplicao de fertilizantes amoniacais;. manter a densidade populacional compatvel com o sistema e manejo da criao.

Importante: Quando do aumento do nvel de amnia, efetuar a troca parcial da gua, liberando a gua do fundo. Ateno: cuidado quando da troca parcial da gua com pH muito baixo; primeiro procure elevar o pH para um valor igual ao da nova gua, caso contrrio quando a nova gua com pH mais alto for adicionada ocorrera uma brusca alterao do pH da mistura. Havendo elevao do pH, haver a transformao de parte de amnio (NH4+) em amnia mais txica (NH3) at um nvel crtico, comprometendo a sobrevivncia dos organismos. Determine sempre o pH das guas (de origem e de uso), antes de efetuar qualquer troca. Verifique os nveis da amnia total. O Nitrito - NO2 No sistema aqutico, a amnia livre (NH4+/amnia inorgnica) posteriormente oxidada pelas bactrias nitrificantes (nitrosomonas) presentes, sendo transformada em nitrito/NO2-. A medida que os microrganismos se desenvolvem, passam a utilizar o nitrito/NO2- como fonte de alimento, reduzindo o seu nvel. As bactrias nitrificantes, novamente oxidam este composto nitrogenado e o convertem a nitrato/NO3-, um composto relativamente menos txico. As plantas aquticas e as algas utilizam o nitrato como fonte de alimento. Na fase final da nitrificao (etapa do ciclo do nitrognio), o nitrito/NO2- provavelmente a forma mais estvel e mais txica na gua, porm altamente voltil, sendo eliminado na forma de gs. Se tudo ocorrer normalmente, natural encontrar frao maior em forma de nitrato/NO3-, por ser menos voltil, porm mais oxidvel, favorecendo assim a sua assimilao.

Controle do nitrito A anlise peridica do teor de nitrito/NO2- importante uma vez que nveis elevados deste composto afetam os glbulos vermelhos do sangue, reduzindo a capacidade respiratria dos organismos. guas sob tais condies podem provocar a morte dos organismos por asfixia. A ideal nitrificao s se inicia aps 70-80% de reduo da matria orgnica, requerendo cerca de no mnimo 2,0 mgO2/l. Em nveis menores (0,5 mgO2/l) considera-se uma situao bastante crtica. A concentrao da amnia, assim como do nitrito, ser sempre maior, perto do fundo do tanque ou em guas profundas, onde se tem baixa concentrao de oxignio. Num sistema estabilizado o nvel de nitrito deve ficar em torno de at 0,3 mg; nveis superiores provocam estresse na maioria dos organismos tropicais. O nvel elevado de nitrito no significa, necessariamente nvel elevado do seu precursor amnia, uma vez que, momentaneamente, o nitrito poder estar bem mais elevado do que a amnia. Recomendamos verificar o nvel de nitrito com mais freqncia do que o nvel de amnia.

Procedimentos para prevenir o aumento de nitrito na gua. - remover detritos e sujeiras em geral; - evitar alimentao em excesso;

- manter nveis normais de oxigenao; - manter a densidade populacional compatvel com o sistema e manejo da criao. Referncias: Bil Prof. Helcias Bernardo de Pdua C.F.Bio n00683-01/D "Qualidade das guas & Aqicultura " Tel Celular : 011-95680621 (*) Consultorias, conferncias, palestras e cursos Visitas tcnicas, determinaes e anlises gua, solo, doenas e projetos.

ATENO: Este artigo, que integra texto e imagens, foi cedido pelo Dr. Helcias B. de Pdua para divulgao exclusiva na Reef Corner. expressamente vedada sua reproduo, total ou parcial, em qualquer meio, ficando os infratores sujeitos as penas da lei.

You might also like