You are on page 1of 5

EXELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CVEL DA COMARCA DE PETROLINA - PERNAMBUCO

MARIA DE SOUZA ALMEIDA, brasileira, viva, aposentada, portadora de cdula de identidade n 812986 SSP/PI, CPF n 296.868.173-04, residente e domiciliada Rua 17, n. 460 - A, Bairro Jardim Amazonas, Petrolina, Pernambuco, por meio da Defensoria Pblica, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor AO DE TUTELA COM PEDIDO DE LIMINAR em favor de Victor Gabriel de Souza menor impbere, brasileiro, residente e domiciliado no mesmo endereo supramencionado, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS A Requerente av materna do menor Victor Gabriel de Souza, nascido aos 07 de Julho de 2009, filho de Mrcia Regina de Souza portadora de cdula de identidade 2670557 SSP/PI, CPF 602142183-33 e sem pai reconhecido, conforme certido de nascimento em anexo (doc. ). A me da menor, a Sra. Mrcia Regina de Souza faleceu no dia 04 de Dezembro de 2012, conforme atestado de bito em anexo (doc. ). Enquanto viva a genitora do menor trabalhava fora, razo pela qual a criana ficava sob os cuidados da av materna, ora Requerente, sendo que, aps seu falecimento, a criana continuou sob a posse de fato da av, com quem j possui afinidade, recebendo os cuidados materiais e afetivos que necessita para o seu desenvolvimento intelectual e emocional.

O pai da criana desconhecido, pois nunca deu assistncia material ou afetiva, nem participou da criao, permanecendo assim, at mesmo aps a tragdia, encontrando-se hoje em lugar incerto e no sabido. Ao menor resta apenas o amparo e os cuidados da av materna, ora Requerente, que mesmo antes do falecimento da genitora da criana j participava da sua criao, assumindo, aps a fatalidade ocorrida, de pronto a responsabilidade de zelar pela segurana, educao, alimentao e amparo afetivo. Em razo do tempo em que o menor encontra-se em companhia da Requerente, os laos afetivos fortaleceram-se, sendo desumano retir-la do lar que o acolheu, bem como do amor existente entre eles. A Requerente estima pelo desenvolvimento do pequeno rfo, provada pela preocupao em obter judicialmente a tutela do mesmo desde os primeiros momentos da ausncia da me, demonstrando com isso, ser merecedora de, durante o tempo necessrio, tutelar o menor, provendo suas necessidades. Ademais, conforme amplamente comprovado pela fotografia em anexo, bem como pelas certides negativas emitidas pelo Cartrio Distribuidor do Frum desta Comarca, pelos Antecedentes Criminais emitidas pela . Subdiviso Policial de , a Requerente pessoa de elevada conduta e idoneidade moral, estando apta a satisfazer todos os requisitos legais da Tutela, portanto, habilitada a figurar como tutora do menor. Por ocasio do falecimento da genitora do menor, que possua qualidade de segurada junto ao INSS, o menor por ser filho da mesma, adquiriu o direito de obter penso por morte, conforme se verifica na juntada de Protocolo de Benefcio emitido pelo referido rgo previdencirio (doc. 19), porm tal benefcio deve ser requerido por seu representante legal. Frente a esses fatos a Requerente com o fim precpuo de obter o benefcio da Penso por morte junto ao INSS necessita em carter liminar da guarda provisria do menor Victor Gabriel de Souza.

Diante desse fato o menor corre o risco de ver suprimido seu direito de receber a penso por morte, decorrente do trabalho realizado em vida por sua me, devidamente amparado pelo Instituto Nacional da Seguridade Social, e consequentemente sofrer privaes que poderiam ser facilmente supridas pelo recebimento da penso, fazendo-se, assim, necessria a concesso da guarda provisria Requerente, nos termos do que dispe o art. 33, 1 da Lei 8.069/90. Cabe ressaltar, ainda, que a genitora do menor no deixou bens a serem inventariados e o menor no possui nenhum outro rendimento ou bem em seu nome, cabendo-lhe, por ocasio da morte da me, somente o benefcio acima descrito.

DO DIREITO Determina o artigo 1728 do Novo Cdigo Civil que: Os filhos menores so postos em tutela: I com o falecimento dos pais, ou sendo estes julgados ausentes; II em caso de os pais decarem do poder familiar. No mesmo sentido dispem os artigos 28 e 36 da Lei 8.069/90: Artigo 28. A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou do adolescente, nos termos desta lei. 2. Na apreciao do pedido levar-se- em conta o grau de parentesco e a relao de afinidade ou de afetividade, a fim de evitar ou minorar as consequncias decorrentes da medida. Artigo 36. A tutela ser deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de at vinte e um anos incompletos.

Pargrafo nico. O deferimento da tutela pressupe a prvia decretao da perda ou suspenso do ptrio poder e implica necessariamente o dever de guarda. O art. 33 do mesmo dispositivo legal autoriza a concesso da guarda liminar e d outras providncias: Artigo 33. A guarda obriga prestao de assistncia material, moral e educacional criana ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 1. A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoo, exceto no de adoo por estrangeiros. 3. A guarda confere criana ou adolescente a condio de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdencirios. (grifo nosso) DOS PEDIDOS Pleiteia como medida liminar a guarda provisria da menor Victor Gabriel de Souza Requerente, nos termos do que dispe o art. 33, 1 da Lei 8.069/90, a fim de que a mesma possa exercer o direito do menor junto ao INSS, intimando-a para prestar compromisso. Pleiteia: 1. A intimao do digno representante do Ministrio Pblico para intervir no feito; 2. A concesso liminar da guarda do menor a requerente, a fim de este permanecer na responsabilidade da av at a deciso final deste juzo; 3. A citao da requerida para responder, querendo, os termos da presente ao; 4. Os benefcios na tramitao processual do Estatuto do Idoso;

5. A realizao do estudo social do caso, a ser feito por profissionais especializados; 6. Pretendem provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente testemunhal, conforme rol em anexo; 7. Seja concedido o benefcio da justia gratuita, nos termos da Lei 1.060/50 e demais dispositivos legais, por tratar-se de pessoa pobre na acepo jurdica do termo, no podendo arcar em custas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia (docs. ). D-se causa o valor de R$ 10.000, para fins meramente fiscais. Nesses Termos, Pede Deferimento. Petrolina, 18 de Maro de 2013

Ana Carolina Izidoro do Nascimento Defensora Pblica

You might also like