You are on page 1of 10

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

31

IMPOSTO DE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA A origem desse imposto se encontra na Gr-Bretanha, onde seus precursores foram, no sculo XVIII, diversas formas de imposio sobre a renda consumida, por exemplo, sobre a posse de carruagens, cavalos, casas, janelas e relgios. No Brasil, desde meados do sculo passado, sob influncia britnica, apareceram as primeiras sugestes para adoo no pas do imposto sobre a renda. Surgiu com a lei n. 4.625, de 31 de dezembro de 1922, que o regulava amparado na Constituio de 1891, com base na competncia concorrente da Unio e dos Estado (art. 12) para criar impostos. Foi, todavia, com a Constituio de 1934, que o imposto de renda ingressou no rol dos tributos privativos da Unio, se elevando quanto a sua exigncia ao plano constitucional, a Constituio Federal de 1988 veio outorgar Unio competncia para instituir imposto de renda, em seu art. 153, III, no obstante, conferindo tambm aos Estados e ao Distrito Federal o poder de instituir adicional de at 5% do que for pago Unio, a ttulo de imposto de renda, "incidente sobre lucro, ganhos e rendimentos de capital" (art. 155, II).

Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, ou simplesmente imposto de renda, de competncia da Unio. considerado como instrumento de justia social, pois grava diretamente a renda e os proventos proporcionalmente, podendo assim ser utilizado como instrumento de redistribuio de renda, com a finalidade de minimizar as profundas diferenas regionais e promover o desenvolvimento econmico do pas. O IR. Constitui a maior fonte de receita tributria da Unio. A proporo da incidncia , com relao base de calculo progressiva, isto , quanto maior a renda, maior a alquota. de grande importncia para incrementar o desenvolvimento econmico regional e setorial, pois repassado para rgos da administrao indireta, como incentivos fiscais administrados pela: Sudene, Sudam, Sudepe, etc. Fato Gerador - a aquisio de disponibilidade econmica ou jurdica. Disponibilidade Econmica - consiste nos valores efetivamente recebidos, que sero acrescentados ao patrimnio do contribuinte. ( Regime de Caixa ). a obteno da faculdade de usar, gozar e dispor de dinheiro ou de coisas

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

32

nele conversveis, entrados para o patrimnio do adquirente por ato. Fato ou negcio jurdico. o ter de fato. Disponibilidade Jurdica - decorre da obteno de direitos de crdito, no sujeitos condio suspensiva, do qual o contribuinte passa juridicamente a dispor, embora este no lhe esteja ainda nas mos. ( Regime de Competncia ). Renda - o acrscimo ou aumento do patrimnio, decorrente do emprego do capital, do trabalho ou da combinao de ambos, expresso em dinheiro e apurado em certo perodo de tempo. Do capital: - rendimento de aluguel ou royalties - rendimento de aplicaes financeiras - juros - lucros (dividendos de aes, lucros de quotas) - participao nos lucros (administradores e scios) - bonificaes - rendimentos de partes beneficirias - etc Do trabalho : - salrios - honorrios - retirada pr-labore - comisses - etc Combinao de ambos: - lucros de quotas ou dividendos de aes - outros Proventos - So constitudos pelos acrscimos patrimoniais ( riqueza nova que venha incorporar-se ao patrimnio), no compreendido no conceito de renda. Ex. aposentadoria, penses, herana, penso alimentcia, doaes, loterias, etc.

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

33

Contribuintes - Nossa legislao admite dois tipos de contribuintes: a) pessoa fsica; b) pessoa jurdica, criada pelo direito, mas com capacidade para o exerccio de direitos e obrigaes. TRIBUTAO DAS PESSOAS FSICAS A tributao de renda das pessoas fsicas dever ser universal, geral e progressiva, vedadas discriminaes em razo de cargos, funes, atividades ou quaisquer outros critrios de discriminao.A regra da legislao a tributao da renda real, apurada vista dos rendimentos efetivamente percebidos e de certas despesas efetivamente suportadas pelo contribuinte, no obstante algumas presunes sejam geralmente admitidas, via de regra em valores ou percentuais fixos. O IRPF cobrado anualmente atravs de uma declarao de ajuste efetuada pelo contribuinte, abatendo-se algumas das quantias recolhidas a ttulo de imposto de renda retido na fonte ou de carn-leo j anteriormente pago. A base de calculo do IRPF o rendimento bruto mensal, porm algumas dedues so permitidas, tais como: penses alimentcias, encargos com dependentes. Periodicamente publicada uma tabela progressiva que indica a alquota aplicvel aos rendimentos, como tambm, os limites de iseno. So imunes os rendimentos de aposentadoria e penso pagos pela previdncia da Unio, Estados, DF. e Municpios pessoas com mais de 65 anos. Imposto de Renda Pessoa Jurdica So contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ): I as pessoas jurdicas; II as empresas individuais. As disposies tributrias do IR aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou no. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidirias, so contribuintes nas mesmas condies das demais pessoas jurdicas (Constituio Federal, art. 173 1).

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

34

FORMAS DE TRIBUTAO DAS PESSOAS JURDICAS As Pessoas Jurdicas, por opo ou por determinao legal, so tributadas por uma das seguintes formas: a) Simples. b) Lucro Presumido. c) Lucro Real. d) Lucro Arbitrado. BASE DE CLCULO A base de clculo do imposto, determinada segundo a lei vigente na data de ocorrncia do fato gerador, o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao perodo de apurao. Como regra geral, integram a base de clculo todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominao que lhes seja dada, independentemente da natureza, da espcie ou da existncia de ttulo ou contrato escrito, bastando que decorram de ato ou negcio que, pela sua finalidade, tenha os mesmos efeitos do previsto na norma especfica de incidncia do imposto. PERODO DE APURAO O imposto ser determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por perodos de apurao trimestrais, encerrados nos dias 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio. Na extino da pessoa jurdica, pelo encerramento da liquidao, a apurao da base de clculo e do imposto devido ser efetuada na data desse evento. ALQUOTAS E ADICIONAL A pessoa jurdica, seja comercial ou civil o seu objeto, pagar o imposto alquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, apurado de conformidade com o Regulamento. O disposto neste item aplica-se, inclusive, pessoa jurdica que explore atividade rural.

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

35

CONCEITO DE LUCRO REAL Lucro real o lucro lquido do perodo de apurao ajustado pelas adies, excluses ou compensaes prescritas ou autorizadas pelo Regulamento A determinao do lucro real ser precedida da apurao do lucro lquido de cada perodo de apurao com observncia das disposies das leis comerciais (Lei 8.981/95, art. 37, 1). O lucro lquido do exerccio referido no conceito acima a soma algbrica do lucro operacional, dos resultados no operacionais e das participaes, e dever ser determinado com observncia dos preceitos da lei comercial.

PESSOAS JURDICAS OBRIGADAS AO LUCRO REAL A partir de 1999 esto obrigadas apurao do Lucro Real as pessoas jurdicas: I cuja receita bruta total, no ano-calendrio anterior, seja superior a R$ 48.000.000,00 (quarenta e oito milhes de reais), ou a R$ 4.000.000,00 (quatro milhes de reais) multiplicado pelo nmero de meses de atividade do ano-calendrio anterior, quando inferior a 12 (doze) meses (limite fixado pela Lei 10.637/2002); II cujas atividades sejam de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades de crdito imobilirio, sociedades corretoras de ttulos, valores mobilirios e cmbio, distribuidora de ttulos e valores mobilirios, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crdito, empresas de seguros privados e de capitalizao e entidades de previdncia privada aberta; III que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior; IV que, autorizadas pela legislao tributria, usufruam de benefcios fiscais relativos iseno ou reduo do imposto; Nota: como exemplo de benefcios fiscais: o programa BEFIEX (iseno do lucro de exportao), reduo do IR pelo Programa de Alimentao do Trabalhador, projetos incentivados pela SUDENE e SUDAM, etc.

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

36

V que, no decorrer do ano-calendrio, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma do art. 2 da Lei 9.430/96; VI que explorem as atividades de prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo e riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios (factoring). Tambm esto obrigadas ao Lucro Real as empresas imobilirias, enquanto no concludas as operaes imobilirias para as quais haja registro de custo orado (IN SRF 25/99). Local de Pagamento do Imposto A pessoa jurdica dever pagar o imposto nas agncias bancrias integrantes da rede arrecadadora de receitas federais. Prazo para Pagamento Imposto de Renda Determinado com Base no Lucro Real Trimestral. O imposto de renda devido, apurado trimestralmente, ser pago em quota nica, at o ltimo dia til do ms subseqente ao do encerramento do perodo de apurao.

LUCRO PRESUMIDO Lucro presumido: CONCEITO E OPES a forma de tributao simplificada do Imposto de Renda (IR) e Contribuio Social sobre o Lucro (CSLL) onde usa-se como base de calculo do imposto, o valor apurado mediante a aplicao de um determinado percentual sobre a receita bruta. podero optar por esta modalidade, as empresas no sujeitas tributao com base no lucro real. As Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) que no optaram pelo SIMPLES tm a alternativa de pagar o imposto de renda com base no lucro presumido. Base de Calculo - A base de clculo determinada atravs da aplicao dos seguintes percentuais sobre a receita bruta: -8% na venda de mercadorias; -1,6% na revenda de combustvel derivado de petrleo, lcool etlico carburante e gs natural; -16% nos servios de transporte, exceto de carga; -32% nos servios em geral, exceto servios hospitalares e de transportes;

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

37

-16% nos servios em geral, cuja receita bruta anual seja de at R$ 120.000,00, exceto servios hospitalares e transportes. OBS: Ao resultado da aplicao dos percentuais acima sobre a receita bruta, devem ser acrescentados os ganhos de capital, os rendimentos e ganhos lquidos. Sobre o total assim apurado no trimestre, incide a alquota de 15%. O resultado obtido ser o valor a pagar a ttulo de Imposto de Renda.

Contribuntes As seguintes pessoas jurdicas podem optar pelo ingresso no regime do lucro presumido a partir de 01/01/99: a) no ano-calendrio anterior tiverem receita bruta total que, acrescida das demais receitas e dos ganhos de capital, no seja superior a R$ 48.000.000,00, (RIR/99, art. 516) ou a R$ 4.000.000,00, multiplicado pelo nmero de meses em atividade no ano calendrio anterior; e b) que no estejam obrigadas tributao pelo lucro real em funo da atividade exercida ou da sua constituio societria ou natureza jurdica. c) as demais pessoas jurdicas que no se enquadrem nas condies a que se referem o item "b" anterior, observado o limite de receita bruta, podero, a partir de 01/01/99, exercer a opo pela sistemtica do lucro presumido, inclusive: c.1)- as sociedade civis de profisso regulamentada; c.2)- as pessoas jurdicas que exploram atividade rural; c.3)- as sociedade por aes, de capital aberto; c.4)- as empresas que se dediquem compra e venda, ao loteamento, incorporao ou construo de imveis e execuo de obras da construo civil; c.5)- as empresas que tenham scio ou acionista residente ou domiciliado no exterior; c.6)- as empresas constitudas sob qualquer forma societria, de cujo capital participem entidades da administrao pblica, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; c.7)- que sejam filiais, sucursais, agncias ou representaes, no pas, de pessoas jurdicas com sede no exterior; c.8)- as empresas que vendam bens importados, qualquer que seja o valor da receita auferida com a venda desses produtos.

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

38

c.9) as corretoras de seguro, por serem consideradas empresas de intermediao de negcios. OBS: Com exceo das Instituies Financeiras e equiparadas (Lei n 9.718/1998, art. 14, inciso II), as demais pessoas jurdicas obrigadas ao lucro real podero optar pelo lucro presumido durante o perodo em que estiverem submetidas ao PROGRAMA DE RECUPERAO FISCAL - REFIS (Lei n 9964/2000, art. 4). No pode optar pelo regime do lucro presumido Aquelas pessoas jurdicas que, por determinao legal (Lei n 9.718/98, art. 14; RIR/99, art. 246), esto obrigadas apurao do lucro real, a seguir: I - Pessoas jurdicas cujas atividades sejam de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades de crdito imobilirio, sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crdito, empresas de seguro privado e de capitalizao e entidades de previdncia privada aberta; II - Pessoas jurdicas que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior; III - Pessoas jurdicas que, autorizadas pela legislao tributria, queiram usufruir de benefcios fiscais relativos iseno ou reduo do imposto de renda; IV - Pessoas jurdicas que, no decorrer do ano-calendrio, tenham efetuado o recolhimento mensal com base em estimativa; V - Pessoas jurdicas que explorem as atividades de prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo e riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios (factoring). No podero optar pelo lucro presumido: a) pessoa jurdica que tenha como scio outra pessoa jurdica; b) pessoas jurdicas que se dediquem as atividades de compra e venda, loteamento, incorporao, administrao e construo de imveis; c) filiais, sucursais, agencias ou representaes no pas de empresas com sede no exterior; d) sociedades annimas.

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

39

LUCRO ARBITRADO O arbitramento de lucro uma forma de apurao da base de clculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributria ou pelo contribuinte. aplicado coercitiva e punitivamente pelo Fisco, no decorrer do procedimento de lanamento de ofcio, pela autoridade tributria quando a pessoa jurdica deixar de cumprir as obrigaes acessrias relativas determinao do lucro real ou presumido, conforme o caso. Quando conhecida a receita bruta, e, desde que ocorrida qualquer das hipteses de arbitramento previstas na legislao fiscal, o contribuinte poder efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente com base nas regras do lucro arbitrado. OBS: Este regime no deve ser visto como modalidade simplificada ou optativa de tributao, j que se dirige a contribuintes que, por descumprimento de disposies legais, no se enquadraram em nenhum dos dois outros regimes (lucro real e lucro presumido).

O arbitramento do lucro previstas na legislao tributria: (RIR/1999, art. 530): 1. a escriturao a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indcios de fraudes ou contiver vcios, erros ou deficincias que a tornem imprestvel para: a. identificar a efetiva movimentao financeira, inclusive bancria; ou b. determinar o lucro real; 2 . o contribuinte deixar de apresentar autoridade tributria os livros e documentos da escriturao comercial e fiscal, ou deixar de apresentar o Livro Caixa, no qual dever estar escriturada toda a movimentao financeira, inclusive bancria, quando optar pelo lucro presumido e no mantiver escriturao contbil regular; 3. o contribuinte optar indevidamente pelo lucro presumido; 4. o comissrio ou representante da pessoa jurdica estrangeira deixar de escriturar e apurar o lucro da sua atividade separadamente do lucro do comitente, residente ou domiciliado no exterior; 5. o contribuinte no mantiver, em boa ordem e segundo as normas contbeis recomendadas, Livro Razo ou fichas utilizadas para resumir, totalizar, por conta ou subconta, os lanamentos efetuados no Dirio;

Instituies de Direito

Prof Doutora Ideli Raimundo Di Tizio

40

6. o contribuinte no mantiver escriturao na forma das leis comerciais e fiscais, ou deixar de elaborar as demonstraes financeiras exigidas pela legislao fiscal, nos casos em que o mesmo se encontre obrigado ao lucro real.

You might also like