You are on page 1of 12

ACIDENTES EM LABORATRIO O primeiro relatrio sobre infeco adquirida em laboratrio data de 1893 na Frana, relata uma inoculao acidental

que resultou em infeco tetnica. Causas: Falta de treinamento, conhecimento ou experincia; falta de cuidado (sem cautela); fadiga; decide tomar um caminho mais curto; falta de tempo suficiente; trabalho realizado com muita rapidez; decide NO seguir as prticas de segurana; no acredita que seja perigoso. Tipos de acidentes: Salpicos e derramamentos, agulhas, cortes causados por objetos, perfuro cortantes, mordidas/arranhes de animais, pipetagem com a boca. LEGISLAO: NORMA REGULAMENTADORA 32 SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM SERVIOS DE SADE Estabelece os requisitos MNIMOS e diretrizes BSICAS para implementar as medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade. Abrange trabalhadores dos hospitais, clnicas, laboratrios, ambulatrios e servios mdicos existentes dentro de empresas. A NR32 CONSOLIDA O PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS/ PPRA COMO FERRAMENTA ESPECFICA PARA ANTECIPAO, RECONHECIMENTO, AVALIAO E CONSEQUENTE CONTROLE DA OCORRNCIA DE RISCOS AMBIENTAIS EXISTENTES OU QUE VENHAM A EXISTIR NO AMBIENTE DE TRABALHO, TENDO EM CONSIDERAO A PROTEO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. NR- 32.2.3 PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional DEPENDENTE DO PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS E DEVE CONTEMPLAR: Reconhecimento e avaliao dos riscos biolgicos; Relao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local onde exercem suas funes e os riscos a que esto expostos; Vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos; Programa de vacinao. 32.2.3.5 - EM TODA OCORRNCIA DE ACIDENTE ENVOLVENDO RISCOS BIOLGICOS, COM OU SEM AFASTAMENTO DO TRABALHADOR, DEVE SER EMITIDA A CAT (COMUNICAO DE ACIDENTE DE TRABALHO). Art. 22 da Lei n 8.213/1991 A empresa dever comunicar o acidente de trabalho Previdncia Social no 1 dia til seguinte ao da ocorrncia e de imediato em caso de morte, sob pena de multa.

NR-32 /32.2.4 DAS MEDIDAS DE PROTEO: 32.2.4.3.2 O uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos, o que deve ocorrer, no mnimo, antes e depois do uso das mesmas. 32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condies de conforto. 32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem nus para o empregado. 32.2.4.6.2 Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os EPI e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. 32.2.4.11 Os trabalhadores devem comunicar todo acidente ou incidente com possvel exposio a AB ao responsvel pelo local de trabalho e, quando houver, ao SESMT e CIPA. 32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser responsveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 So vedados o re-encape e a desconexo manual de agulhas. Agentes de Risco: Segundo o Ministrio do Trabalho (Portaria do MT No.3214 de 08/06/78): Entende-se por agente de risco, qualquer componente de natureza fsica, qumica, biolgica que possa comprometer a sade do Homem, dos animais, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. PRECAUES UNIVERSAIS DE BIOSSEGURANA Na rea de trabalho laboratorial deve ser mantido o uso das PRECAUES UNIVERSAIS DE BIOSSEGURANA . Manter as unhas cortadas. No usar anis, pulseiras, relgios e cordes longos, durante as atividades laboratoriais. No colocar objetos na boca. Usar roupa de proteo durante o trabalho . No utilizar a pia do laboratrio como lavatrio No utilizar geladeira, freezer ou estufa do laboratrio para guardar e aquecer alimentos. EPI E EPC: A sade e bem estar dos trabalhadores dos Servios de Laboratrios so recursos primordiais para o desenvolvimento tanto social e econmico quanto pessoal, formando assim uma importante dimenso ampliada da qualidade de vida. EPI:

So dispositivos de uso pessoal, destinados proteo da sade e integridade fsica do trabalhador. O uso dos EPI no Brasil regulamentado pela Norma Regulamentadora NR-6 da Portaria no. 3214 de 1978, do Ministrio do Trabalho e Emprego. EPC: Os Equipamentos de Proteo Coletiva/EPC auxiliam na segurana do trabalhador dos servios de laboratrios, na proteo ambiental e tambm na proteo do produto ou pesquisa desenvolvida. - AUTOCLAVES : Gera a esterilizao de equipamentos termoresistentes e insumos atravs de calor mido (vapor) e presso. obrigatria no interior dos laboratrios NB-3 e NB-4, (NB-4 autoclave de porta dupla). E tambm em laboratrios NB-2 e NB-1 e servios de sade obrigatrio autoclave no interior das instalaes. - FORNO PASTEUR: Opera em superfcies que no so penetradas pelo calor mido. Sendo monitorado, com registro de temperatura nas esterilizaes e testes biolgicos. - CHUVEIRO DE EMERGNCIA e LAVA OLHOS: Chuveiro de aproximadamente 30cm de dimetro, acionado por alavancas de mo, cotovelo ou p. Sendo colocados em locais de fcil acesso. - SINALIZAO DE EMERGNCIA: um conjunto de smbolos com formas e cores diferenciados que indicam sinalizao de: aviso, interdio, obrigao, segurana e preveno de incndio. - SMBOLOS DE SEGURANA: Os smbolos de aviso incluem o smbolo de Risco Biolgico, Risco Qumico, Risco Radioativo e outros. - SALA LIMPA: rea na qual se limita e controla as partculas do ambiente. Utilizam-se filtros absolutos (HEPA) para nvel de limpeza superior aos encontrados normalmente nas salas convencionais. - MDULO DE FLUXO LAMINAR DE AR: So reas de trabalho, portteis, limitadas por cortina de PVC flexvel ou outro material rgido transparente. Pode ser horizontal ou vertical. - CABINE DE SEGURANA QUMICA: Cabine construda de forma aerodinmica.Utilizada na manipulao de substncias qumicas que liberam vapor e gases txicos, irritantes, corrosivos, etc. -CABINES DE SEGURANA BIOLGICA (CSB): O princpio fundamental a proteo do operador, do ambiente e do experimento atravs de fluxo laminar de ar, filtrado por filtro absoluto ou filtro HEPA. - FILTRO HEPA DA CSB: Desenvolvido nos anos 40 do sc. XX. So usados em: CSB, salas limpas, bancadas de fluxo unidirecional. Tambm em sistema de filtrao se compe basicamente de uma nica folha de microfibra, resistente a umidade. - Cabines de Segurana Biolgica Classe I: So semelhantes as capelas de exausto qumica. Promove proteo do operador, pessoal do laboratrio e ambiente.

- Cabines de Segurana Biolgica Classe II: A CBS Classe II conhecida com o nome de Cabine de Segurana Biolgica de Fluxo Laminar de Ar. O princpio fundamental a proteo do operador, do ambiente e do experimento ou produto.

- PROTETORES PARA OS MEMBROS SUPERIORES: cremes protetores que devem ser usados em
trabalhos em que haja perigo de leso provocada por objetos escoriantes, abrasivos, cortantes, perfurantes, produtos qumicos corrosivos, custicos, txicos, alergnicos, oleosos, graxos, objetos aquecidos; choque eltrico; radiaes perigosas; frio e agentes biolgicos.

OUTROS EPC: MICROINCINERADORES CAIXAS OU CONTAINERS DE AO CAIXA DESCARTVEL PERFUROCORTANTE AGITADORES E MISTURADORES COM ANTEPARO CENTRIFUGAS COM COPOS DE SEGURANA EPC IMPORTANTES: Chuveiro qumico para laboratrio NB-4, Extintor de incndio, mangueira de incndio, Sprinkle, (Chuveiro automtico de extino de incndio) Luz ultravioleta, Anteparo para microscpio de imunofluorescncia, Anteparo de acrlico para radiostopos, Indicadores de esterilidade usados em autoclaves.
Exaustores para gases, nvoas e vapores contaminantes Ventilao dos locais de trabalho Proteo de partes mveis de mquinas Sensores em mquinas Barreiras de proteo em mquinas e em situaes de risco Corrimo e guarda-corpos Fitas sinalizadoras e antiderrapantes em degraus de escada Piso Anti-derrapante Barreiras de proteo contra luminosidade e Radiao (Solda) Cabines para pintura Redes de Proteo ( nylon) Isolamento de reas de risco Sinalizadores de segurana (como placas e cartazes de advertncia, ou fitas zebradas)

Lava-olhos Kit de primeiros socorros

Equipamentos de Proteo Coletiva - EPC

So equipamentos de conteno que possibilitam a proteo do trabalhador, do meio ambiente e do produto ou pesquisa desenvolvida. Podem ser utilizados por um ou mais trabalhadores. 3.2.1 Microincinerador de ala de transferncia metlica utilizado para a esterilizao das alas de cromo-nquel, substituindo a flambagem em chama de bico de Bunsen. Podem ser eltricos ou a gs. Possuem anteparos de cermica ou de vidro de silicato de boro para reduzir, ao mnimo possvel, a formao de aerossis e disperso de material infectado quando so utilizadas alas de transferncia. 3.2.2 Alas de transferncia descartveis Substituem as alas de cromo-nquel e alas de platina. So de material plstico estril, descartveis e dispensam a flambagem. A vantagem dessas alas a de no precisarem ser esterilizadas, sendo, portanto, ideais para ser utilizadas em cabines de segurana biolgica, onde microincineradores e, principalmente, bicos de Bunsen interferem no fluxo do ar.

Aps o uso, so descartadas como resduo contaminado ( necessrio descontaminar antes do descarte quando usadas em culturas).

3.2.3 Dispositivos de pipetagem So dispositivos para auxiliar a suco em pipetas. Podem ser mais simples, como pras de borracha, at equipamentos eltricos ou com bateria conforme ilustrao abaixo. 3.2.4 Anteparo para microscpio de imunofluorescncia um dispositivo para proteo contra a radiao da luz ultravioleta, que pode causar danos aos olhos. Este dispositivo usado acoplado ao microscpio. Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Sade Laboratrio Central de Sade Pblica LACEN/SC Documento MBS 01 Edio/Reviso 01/00 Arquivo eletrnico MBS 01.pdf Pgina 17/89 MANUAL DE BIOSSEGURANA 3.2.5 Capela de segurana qumica uma cabine de exausto que protege o profissional da inalao de vapores e gases liberados por reagentes qumicos e evita a contaminao do ambiente laboratorial. 3.2.6 Chuveiro de emergncia um chuveiro para banhos em caso de acidentes com produtos qumicos e fogo. Este chuveiro colocado em local de fcil acesso e acionado por alavancas de mos, cotovelos ou joelhos.

Chuveiros convencionais so usados para emergncias, quando no existem outros disponveis. So localizados prximos aos locais de risco e reservados somente para essa funo, sendo sinalizados de acordo com as normas (ver captulo IV, item15.1.1). Neste caso lavaolhos so disponibilizados em cada setor. 3.2.7 Lava-olhos utilizado para lavao dos olhos em casos de respingos ou salpicos acidentais. Pode fazer parte do chuveiro ou ser do tipo frasco lava olhos. O pessoal de laboratrio treinado para o uso deste EPC, levando em conta que jatos fortes de gua podem prejudicar ainda mais o olho. 3.2.8 Extintores de incndio Os extintores so utilizados para acidentes envolvendo fogo. Podem ser de vrios tipos, dependendo do tipo de material envolvido no incndio (ver captulo IV, item 16.1). 3.2.9 Cabines de segurana biolgica CSB So equipamentos projetados com sistemas de filtrao de ar para que se possa ter uma rea de trabalho segura para os diversos tipos de ensaios desenvolvidos no laboratrio. So utilizados para proteger o profissional e o ambiente laboratorial dos aerossis potencialmente infectantes que podem se espalhar durante a manipulao dos materiais biolgicos. Alguns tipos de cabine

protegem tambm o produto que est sendo manipulado do contato com o meio externo, evitando a sua contaminao. Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Sade Laboratrio Central de Sade Pblica LACEN/SC Documento MBS 01 Edio/Reviso 01/00 Arquivo eletrnico MBS 01.pdf Pgina 18/89 MANUAL DE BIOSSEGURANA As CSB so providas de filtros de alta eficincia. O mais utilizado atualmente o filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) que apresenta uma eficincia de 99,93% para partculas de 0,3 de dimetro, chamadas de MPPS (Maximum Penetration Particulate Size). 3.2.9.1 Classificao das cabines de segurana biolgica Os sistemas de filtrao das CSB so mais ou menos complexos, de acordo com o tipo de microrganismo ou produto que vai ser manipulado em cada cabine. Por isto elas so classificadas em trs tipos: Classe I Classe II, subdivididas em A, B1, B2 e B3.

Classe III a) Cabine de Segurana Biolgica Classe I uma modificao da capela usada em laboratrio qumico, diferindo pela presena de filtro HEPA. a forma mais simples de cabine. recomendada para trabalho com agente de risco biolgico baixo e moderado. Ver desenho esquemtico da CSB Classe I na pgina anterior. b) Cabines de Segurana Biolgica Classe II So constitudas por um sistema de fluxo laminar unidirecional (por isto so conhecidas como capelas de fluxo laminar), projetado para criar uma rea de trabalho isenta de contaminao externa, onde se manipula com segurana os materiais biolgicos ou estreis que no podem sofrer contaminao do meio ambiente. Podem, tambm, garantir que o manipulado (ou experimento) no v contaminar o operador e o meio ambiente. O fluxo laminar faz com que o experimento seja varrido por uma corrente de ar limpo, garantindo seu grau de limpeza. Como conseqncia, todos os contaminantes produzidos na rea de trabalho so retirados em uma direo determinada pelo sentido do fluxo de ar.

Por isto, as cabines so instaladas, preferencialmente, em locais exclusivos e protegidos, ou ento, o mais afastado possvel da porta de entrada do laboratrio para evitar interferncia no fluxo de ar. Os movimentos dentro das cabines devem ser lentos, para que este fluxo no se rompa, comprometendo a barreira de conteno. Cabine Classe II A

A cabine Classe II A protege tanto o operador como o produto. Microrganismos de risco biolgico classes I e II podem ser manipulados em pequenas quantidades; No utilizada em ensaios envolvendo substncias txicas, explosivas, inflamveis ou radioativas, pela elevada porcentagem de ar que recircula na cabine e no ambiente. Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Sade Laboratrio Central de Sade Pblica LACEN/SC Documento MBS 01 Edio/Reviso 01/00 Arquivo eletrnico MBS 01.pdf Pgina 19/89 MANUAL DE BIOSSEGURANA Cabine Classe II B1 Este tipo de cabine usado em operaes de risco moderado com materiais qumicos e volteis e com agentes biolgicos tratados com mnimas quantidades de produtos qumicos ou txicos. Protege o operador, o produto e o ambiente. Microrganismos de risco biolgico classes I, II, III podem ser manipulados. recomendada para a utilizao de equipamentos que homogenezam, agitam e/ou centrifugam materiais de risco biolgico.

Cabine Classe II B2 Este tipo de cabine usada para agentes biolgicos tratados com produtos qumicos e radioativos e em operaes de risco moderado, incluindo materiais qumicos volteis. Pode ser usada com materiais que liberam odores. Protege o operador, o produto e o ambiente. Microrganismos de risco biolgico classes I, II e III podem ser manipulados; recomendada para a utilizao de equipamentos que homogenezam, agitam e/ou centrifugam materiais de risco biolgico. Cabine Classe II B3 semelhante cabine Classe II A. usada para pequenas quantidades de materiais qumicos volteis, qumicos txicos e radioativos (traos). Protege o operador, o produto e o meio ambiente. Microrganismos de risco biolgico classes I, II e III podem ser manipulados. Cabine de Segurana Biolgica Classe III uma cabine de conteno mxima, totalmente fechada, com ventilao prpria, construda em ao inox, prova de escape de ar, que opera com presso negativa. O trabalho efetuado com luvas de borracha acopladas cabine. Como esta cabine proporciona mxima proteo ao pessoal, meio ambiente e produto, ela indicada para microrganismos de risco biolgico classe III e principalmente IV, como os arbovrus Machupo, Lassa, e Marburg, e vrus de febres hemorrgicas. Tambm usada com material para pesquisa de DNA de alto risco. 3.2.9.2 Escolha da Cabine de Segurana Biolgica A escolha de uma CSB depende, em primeiro lugar, do tipo de proteo que se pretende obter: proteo do produto ou ensaio, proteo pessoal contra microrganismos dos Grupos de Risco 1 a 4, proteo pessoal contra exposio a radionucldios e qumicos

txicos volteis ou uma combinao destes. Verificar na tabela 1 a comparao de CSB de acordo com o tipo de proteo desejada, caractersticas e indicaes de uso.

http://lacen.saude.sc.gov.br/arquivos/MBS01.pdf

You might also like