You are on page 1of 12

Pro-Posies - vol. 12, N.

1 (34) - maro/200l

A natureza da Cincia e o ensino das Cincias Naturais: Tendncias e perspectivas na formao de professores.
Luiz Marcelo de Carvalh01

Resumo: Este artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que tm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importncia de se considerar aspectos da natureza da cincia em atividades de ensino das Cincias Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma reviso bibliogrfica, embora no exaustiva, procura-se delinear algumas tendncias e perspectivas na formao de professores das Cincias Naturais, no que diz respeito possibilidade de que os mesmos considerem em suas prticas de ensino aspectos da natureza das cincias.

Palavras-chaves: professores.

Ensino das Cincias Naturais; natureza da cincia; formao de

Abstract: This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices. Descriptors: Science teaching; nature of science; teacher education.

Introduo
J h algum tempo que educadores que trabalham com o ensino das Cincias Naturais e, mais recentemente, aqueles que se preocupam com trabalhos educativos relacionados com a temtica ambiental tm apontado aspectos importantes relacionados com a natureza da cincia e as atividades educacionais.

Professor assistente doutor do Departamento de Educao, Instituto de Biocincias Projeto com financiamento da Fapesp - Processo nO 98/1 0616-7.

- Unesp -Rio Claro.

139

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

A incorporao de questes relacionadas com "uma adequada compreenso da natureza da cincia" ou com a "compreenso da cincia como um caminho de conhecimento" tem sido um dos objetivos histricos para o ensino das Cincias Naturais (Miller, 1983; Gallagher, 1991; Lederman, 1992; Solomon e outros, 1992). Vrios destes autores fazem referncias a artigos que indicam que h quase um sculo os professores tm sido chamados a no enfatizar, da forma como o fazem, os aspectos fatuais ou um rol de contedos sem significado, mas sim de trabalhar aspectos relacionados com mtodos de investigao cientfica, processos e aplicaes da cincia junto aos alunos. A literatura a respeito desta questo muito vasta e o artigo de Lederman, acima citado, faz uma excelente reviso das pesquisas realizadas at 1992 nesta rea. Uma srie de outros trabalhos acentuam a necessidade ou os caminhos possveis para a incorporao deste tema nas atividades de ensino de Cincias (Miller, 1983; Bloom, 1989; Brickhouse, 1989; Jorge, 1991; King, 1991; Solomon, 1991; Solomon e outros, 1992; Matthews, 1994a e 1994b; Abell e Smith, 1994; Praia y Cachapuz, 1994; Thomaz e outros, 1996; Gil-Prez, 1996;Jegede, 1997; Alters, 1997; Millar and Osborne, 1998). No Brasil vrios trabalhos tm tambm chamado a ateno para estas possibilidades e discutido alguns aspectos particulares desta questo (Borges, 1982, F racalanza, 1982; Fracalanza e outros, 1986; F racalanza, 1992; Krasilchik, 1986; Carvalho, 1989; 1998; Carvalho e outros, 1996; Bizzo, 1992; Trivelato, 1993; 1994). Merece destaque, no entanto, a incluso desta perspectiva em diferentes propostas curriculares em nvel nacional (Brasil, 1998a; 1998b; So Paulo, 1988; 1992) e em nvel internacional (England and Wales, 1995). A grande produo cientfica nos ltimos anos, nesta rea, leva Matthews (1994a) a admitir a retomada de interesse em relao aos aspectos epistemolgicos pela comunidade de educadores das Cincias Naturais. Uma questo interessante a ser observada a de que este objetivo assume significados diferentes em diferentes momentos histricos. Assim, no incio do sculo, a incluso deste aspecto nos programas de ensino de Cincias tinham como objetivo mais imediato o treino do que poderamos chamar de operaes mentais ("mental faculties"), ou seja, o desenvolvimento de determinadas habilidades intelectuais por parte dos estudantes. Na dcada de 60, no entanto, a nfase recai sobre as diferentes etapas do "mtodo cientfico" e as diferentes habilidades relacionadas com o processo de investigao. Atualmente, quando se fala em objetivos que envolvem a compreenso sobre a "natureza da cincia", pressupe-se uma anlise que inclui um componente crtico em relao ao processo cientfico. Enfatiza-se, agora, a necessidade de que todos os cidados se apropriem desta compreenso e se situem frente a esta discusso, favorecendo o processo de alfabetizao cientfica e tecnolgica de toda a populao. Matthews (1994a) referindo-se crise atual no ensino das cincias naturais admite que

"A histria, filosofia e sociologia da cincia no tm todas as solues para esta crise,porm, tm algumas respostas:podem humanizar ascinciase aproxim-Ias mais dos interesses pessoais, ticos, culturais e polticos; podem tornar asclasses mais estimulantes e reflexivas, aumentando a capacidade de pensamento crtico; podem contribuir para uma compreenso maior dos conhecimentos cientficos; 140

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

podem "Contribuir um pouco para superar o 'mar de sem sentidos ('non sense') presente nas classes de cincias, onde se recitam frmulas e equaes, porm, poucos conhecem o seu significado; podem melhorar a formao dos professores, contribuindo para o desenvolvimento de uma epistemologia da cincia mais rica e mais autntica, isto , um melhor conhecimento da estrutura da cincia e seu lugar no marco intelectual.da coisas" (p. 256) Segundo este autor, o que se pretende com um trabalho que lide com estas questes no que os alunos resolvam os grandes debates epistemolgicos presentes na academia nem que aprendam as teorias da filosofia da cincia como se fossem um catecismo. A expectativa a de que os alunos "captem algo dos aspectos intelectuais que esto em jogo" nesta rea e que percebam as perguntas fundamentais e as possveis e diferentes respostas a estas indagaes. A relao hoje muito clara e apontada por Miller (1983) entre o nvel de alfabetizao cientfica da populao e aspossibilidades de participao da mesma nas decises relacionadas com polticas cientficas e ambientais condio necessria para um projeto desta natureza em uma sociedade democrtica. Para este autor, uma outra dimenso deve ser considerada hoje, em termos de educao da populao: o reconhecimento do impacto da cincia e da tecnologia na vida social e das polticas de tomadas de deciso sobre questes desta natureza que devem inevitavelmente emergir. Este mesmo autor indica que faz aproximadamente vinte e cinco anos que aspreocupaes sobre o conhecimento pblico de vrios tpicos sobre poltica cientfica comearam a emergir. Grupos ambientalistas, por exemplo, perceberam que um nvel mnimo de conhecimento cientfico era necessrio para os indivduos acompanharem os debates sobre poluio do meio ambiente. Alm disso, o grande nmero de plebiscitos sobre tpicos tais como energia nuclear, gerou apreenso nos meios cientficos sobre a possibilidade do pblico em compreender questes desta natureza e fazer julgamentos bem informados. Decorridos dezoito anos desde a publicao deste artigo de Miller, temos hoje a conscincia clara do significado destas observaes. Desta forma, fica cada vez mais justificvel a recomendao deste autor no sentido de que a comunidade cientfica desenvolva um grande esforo em apresentar a cincia - na sala de aula, na imprensa e atravs de outras atividades educativas - como um processo compreensvel, justificvel ao homem e por ele controlado. Segundo Manhews (1994a) uma srie de questes relacionadas com "tica aplicada" e "tica do meio ambiente", antes tratadas apenas em cursos de filosofia, deveriam estar hoje presentes em salasde aula das Cincias Naturais. Problemas como:
"...efeito estufa, contaminao, extino de espcies, engenharia gentica, tecnologia

militar e emprego de cientistas nas indstrias de defesa,custos e controles da investigaocientfica, energianuclear e muitos outros..." (p. 268)
so temas trazidos pelos alunos e aparecem nos novos currculos das Cincias Naturais. Neste mesmo sentido, W right e Govindarajan (1992) entendem que, caso o sistema

141

Pro-Posies - vaI. 12, N. 1 (34) - maro/200l

educacional tenha a inteno de "influenciar a sobrevivncia da sociedade global", no se poder evitar a discusso no seu interior de questes scio-ambientais, dilemas ticos e problemas relacionados com asconseqncias da atividade humana para o meio ambiente. Para Matthews, acima citado, chegada a hora de enfrentarmos as conseqncias pedaggicas da "morte da cincia livre de valores". Temas como estes, sem dvida alguma, fazem emergir questes relacionadas com a nossa responsabilidade sobre a natureza. Fala-sej de uma "revoluo tica e antropolgica" que ocorre simultaneamente "revoluo cientfica e tcnica". Surgem novas vises que procuram ocupar o lugar da viso mecnica de mundo. Para Feisinger e outros (1997)uma aprendizagem verdadeira, ou seja, aquela que leva aspessoasa observar objetivamente, pensar criticamente e decidir conscientemente, exige muito mais que a pura e simples transmisso de fatos ecolgicos ou a ilustrao de agressesao ambiente. Os eclogos hoje tm condies de trabalhar com o pblico, de maneira geral, outros aspectos alm do contedo prprio da ecologia, o conjunto de fatos, conceitos e terminologia. O que essesautores admitem a necessidade de setrazer para o pblico o prprio processo de produo do conhecimento cientfico. Trabalhar junto ao pblico o processo de investigao , sem dvida alguma, fornecer os fundamentos para o desenvolvimento do senso crtico e um dos componentes da alfabetizao ecolgica. Embora esses autores indiquem a necessidadede setrazer para o pblico o prprio processo de produo do conhecimento cientfico elesadmitem que o mtodo hipottico-dedutivo popperiano, usado por muitos eclogos no desenvolvimento de suaspesquisas, poderia ser tambm utilizado em salade aula em atividades de ensino. Essaproposta, no entanto, refora aviso de um nico caminho para o desenvolvimento de pesquisascientficas edesconsidera acrtica detendnciasepistemolgicasmais recentesem relaoaestaviso de cincia.Lederman (1992) pondera que a busca de uma concepo aceitvel sobre a natureza da cincia no pode deixar de considerar as particularidades em termos de determinadas vises sobre a cincia, presentes em diferentes campos do conhecimento. Esta considerao torna-se extremamente
importante porque ser necessrio

evitar a imposio de um determinado modelo de cincia

para professores

deveria ser orientado no sentido de considerar as mudanas de concepes sobre cincia ocorridas no tempo e as diferenas e particularidades nestas concepes nas diversas reas do conhecimento. Alters (1997) em seu artigo com ttulo bastante sugestivo, qual seja, "WhoseNature of 5ciena?" pondera que embora muito tenha se falado sobre a natureza da Cincia como elemento importante para o ensino das Cincias, tem sido muito grande a diversidade de posies filosficas assumidas nas pesquisas que tm sido realizadas sobre a viso dos professores em relao natureza da cincia. Os dados apresentados por este autor trazem boas discusses sobre a crena equivocada de que o simples fato de se incentivar o trabalho relacionado com "natureza da

e alunos. O trabalho

cincia"garantiria uma proposta bem fundamentada do pontq de vista fIlosfIco e bem sucedida
em termos de construo de conhecimentos pelos alunos. E importante que sereconhea a existncia de modelos conflitantes nasanlisesepistemolgicas e que estejam muito claros os pressupostos filosficos presentes nos critrios de anlise dos resultados das pesquisas. Reconhecendo a importncia de se examinar a contribuio dos estudos relacionados com a interao entre filosofia da cincia e ensino das Cincias Naturais realizados em

142

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

dcadas anteriores, Matthews (1994a) aponta para os riscos que corremos hoje, quando elegemos uma corrente epistemolgica como base para o desenvolvimento de atividades de ensino das cincias naturais. Existe sempre o perigo de que professores e especialistas entendam "desenvolvimento epistemolgico" como sinnimo de fazer com que os alunos acreditem naqueles pressupostos epistemolgicos que os prprios professores acreditam: "...quando isto acontece, ns confundimos educao com doutrinao". Sem dvida, os professores devem construir os seus referenciais sobre a natureza da cincia, mas o seu.papel junto aos estudantes no ser o de faz-Ios repetir as convices como se fosse um "mantra" e sim desenvolver o raciocnio dos estudantes e oferecer possibilidades para que os mesmos tenham condies de explicitar suas razes e elaborar justificativas para as escolhas tericas que os mesmos realizarem. Segundo este autor, os tpicos de filosofia ou as 'lies sobre a natureza da cincia', devem ser desenvolvidos a partir de:

"...questionamento e discusses de episdios da histria da cincia, a partir de exercciosde laboratrio, incluindo aquelesque retomam experimentos histricos, ilustrao de livros didticos, textos populares ou temas cientficos relacionados com as questes sociais" (p. 311). Natureza da cincia e a formao de professores
So vrios os estudos que tm chamado a ateno para o papel do professor no sentido de formar imagens e influenciar atitudes que os estudantes apresentam em relao cincia (Gallagher, 1991; King, 1991; Praia e Cachapuz, 1994; Lakin e Wellington, 1994; Abell e Smith, 1994; Gustafson e Rowell, 1995). Para Gallagher (1991) dois veculos so fundamentalmente importantes para a formao de imagens sobre a cincia pelo pblico em geral: a escola e os meios de comunicao social. Para este autor:

"Enquanto o papel da mdia, especialmente a televiso, muito importante na formao da imagem de cincia pelo pblico em geral, a escolaque tem a oportunidade de influenciar a imagem da cincia elaborada por todos os nossos cidados, uma vez que todos os jovens so envolvidos em atividades de ensino das cinciasdurante a sua vida escolar" (p.121).
Nesta mesma direo, Brickhouse (1989) afirma que a viso dos professores sobre o conhecimento cientfico, deve ser cuidadosamente considerada uma vez que sero as suas vises e no a viso de especialistas e filsofos que sero implementadas em sala de aula. A relao entre a epistemologia adotada pelos professores e a prtica de ensino das cincias naturais tambm tem sido reconhecida por vrios pesquisadores (Brickhouse, 1989; Gallagher, 1991; Matthews, 1994a; Lakin e Wellington, 1994; Thomaz e outros, 1994). No entanto, Koulaidis e Ogborn (1995) alertam-nos para o necessrio cuidado nas interpretaes dos resultados das pesquisas nesta rea, insistindo que embora haja uma 143

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

aceitao geral sobre a relao entre pressupostos filosficos e pedaggicos, isto no quer dizer que exista, necessariamente, uma congruncia entre a viso expressa pelos professores e sua prtica em sala de aula. De qualquer forma, alguns autores, a partir de trabalhos com professores de Cincias Naturais, tm tentado relacionar a viso destes professores sobre a natureza do conhecimento cientfico e suas prticas de sala de aula. Os dados apresentados no trabalho acima citado mostram, claramente, esta relao. Neste artigo o autor descreve como estas vises podem ser expressas em sala de aula. A crena, por exemplo, de que o conhecimento cientfico est baseado na observao terica neutra faz com que os professores solicitem observaes de seus alunos sem a utilizao de seus prprios conhecimentos ou sem qualquer referncia terica. Brikhouse (1989) ainda identifica em seu trabalho a possibilidade de que a viso de teoria cientfica como "verdade" pode levar um professor a evitar "verdades" que contradizem, por exemplo, suas crenas religiosas. A possibilidade de que determinadas vises podem levar a tomadas de decises nem sempre razoveis em relao a questes ambientais e tecnolgicas no descartada. Para Bloom (1989), a crena, por exemplo, de que a cincia direcionada para o desenvolvimento da tecnologia e a melhoria da qualidade de vida de toda a populao leva, muito provavelmente, idia de separao da humanidade em relao ao mundo natural e conseqentemente a possveis distores nos processos de tomada de decises. Segundo Praia e Cachapuz (1994) uma decorrncia prtica de perspectivas empiristas, por exemplo, a de levar os alunos compreenso de que a construo de conhecimentos um processo inquestionavelmente dependente da observao emprica e que esta seja suficiente para tal construo. Outra decorrncia desta postura a de que os alunos dificilmente tero condies de aprender o "carter problemtico do conhecimento cientfico". O trabalho apresentado por Gallagher (1991) relata os resultados de um estudo etnogrfico com 27 professores de cincias em cinco escolas de nvel mdio. A partir de uma srie de observaes sobre a prtica do professor, este autor indica a ausncia de aspectos relacionados com a natureza da cincia nos trabalhos desenvolvidos por estes professores. Alm destas consideraes o autor relata um trabalho realizado com futuros professores de cincias da escola mdia. Foi solicitado a estes alunos, durante o desenvolvimento de um curso de mtodos de ensino, que preparassem uma unidade de ensino cujo contedo eles prprios escolhessem. Como parte deste planejamento, os estudantes eram solicitados a incluir objetivos relacionados com diferentes dimenses para o ensino na escola secundria, a saber: "1. compreenso de conceitos e princpios da cincia; 2. compreenso do processo da cincia, com nfase especial no desenvolvimento do conhecimento cientfico; 3. aplicao do conhecimento cientfico no dia-a-dia. 4. aquisio de atitudes positivas, incluindo atividades em relao cincia e atitudes cientficas." (p. 131) Os estudantes tiveram alguma dificuldade no desenvolvimento de atividades relacionadas com o primeiro objetivo, mas, sem dvida alguma, dificuldades muito maiores ao tentar planejar atividades relacionadas com os outros objetivos. A compreenso dos estu-

144

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

dantesquanto presenanestesobjetivos de aspectosrelacionados com a natureza da cincia bastantelimitada.


De maneirageral,eem diferentespases, o quevamosencontrar um quadro deprofessores na rea dasCincias Naturais despreparado para incorporar em suasatividades de sala

deaulaaspectos do processodeproduo do conhecimento cientfico. Solomon e outros


(1992) admitem, por exemplo, que aproposta

para o ensino de Cinciasapresentadapara a

Inglaterra e Gales, incluindo aspectos sobre a natureza da cincia e a histria da cincia, encontra o sistema escolar britnico despreparado para tal tarefa. Em ltima anlise, quando se considera a prtica do ensino das Cincias Naturais o mais comum identificarmos a ausncia de um planejamento criterioso e coerente, por parte do professor, que considere questes relacionadas com a natureza da cincia (Gallagher, 1991). Na verdade, questes relacionadas com valores, propsitos e desenvolvimento histrico das cincias no so consideradas como aspectos significativos para serem trazidos para as salas de aula. A cincia compreendida, de maneira geral, como um corpo de conhecimentos e como resultado da aplicaoobjetivae neutra do mtodo cientfico(King,1991). De qualquer forma importante estarmos atentos para a recomendao de Koulaidis
e Ogborn

(1989)no sentido de trabalharmos sempre com a possibilidade de encontrar

entre os professores das Cincias Naturais um quadro, em termos de concepes sobre a cincia, muito mais complexo que os comumente indicados e denominados de indutivismo ingnuo. Segundo estes autores, este modelo, mesmo que explique em parte a posio dos professores, no ser suficiente para explorar a diversidade de concepes presentes entre os mesmos e tambm a diversidade destas concepes presentes entre diferentes grupos de professores. O trabalho de Lakin e Wellington (1994) reforam as consideraes apresentadas por Koulaidis e Ogborn (1989). No trabalho de reviso realizado por Lederman (1992),ao qual j nos referimos, este autor conclui que as pesquisas desenvolvidas at aquele momento permitem identificar a presena de concepes bastante inadequadas sobre a natureza da cincia entre os professores. Pesquisas mais recentes no tm oferecido um quadro muito mais otimista em relao sconcepes dos professores quanto a esta temtica. Alguns trabalhos de pesquisa continuam ainda enfatizando a presena de concepes

empiristas -indutivistas entre os professores das Cincias Naturais (Praia e Cachapuz,

1994; Gil-Prez, 1996). O trabalho realizado por Praia e Cachapuz (1994) junto a professores portugueses do ensino secundrio indica que essas vises so independentes da rea de formao dos professores, qual seja, Fsica, Qumica, Geografia, Biologia, Geologia e tambm independente do tempo de servio de cada professor. Na verdade, os resultados de muitas pesquisas tm indicado que as concepes dos professores em relao

da cinciapouco diferem das concepes que seus alunos apresentam. A tentativa desintetizar as consideraes que diferentes autores apresentam quanto s concepes e posturas dos professoresem relao cincialevam-nosaoseguintequadro: 1.visomuito rgida, isto ,exata,infalvel, dogmtica,entendendoo mtodo cientfico
natureza

como uma seqncia linear de estgios; viso exclusivamente analtica ou meramente acumulativa; de senso comum, elitista, individualista e socialmente neutra (Gil- Prez, 1996); 2. viso de que o conhecimento existe no mundo ou no professor e o estudante deve receb-loou redescobri-lo; desta forma, a cincia no vista como uma inveno humana mas 145

Pro-Posies - vol. 12. N, 1 (34) - maro/200l

sim como um processo de descoberta do conhecimento j existente ou presente na natureza (Abell e Smith, 1994); 3. compreenso em relao natureza da cincia - seus objetivos, os processos desenvolvidos pelos cientistas em sua construo, as caractersticas deste conhecimento e seu papel na sociedade - muito distante das interpretaes atualmente defendidas pelos filsofos contemporneos (Thomaz e outros, 1996). Alm destas consideraes parece-me importante entender, conforme nos alertam Koulaidis e Ogborn (1995), que as tentativas de investigao de diferentes posies dos professores frente natureza da cincia devem evitar pressupostos que considerem a possibilidade de encontrarmos entre os professores uma viso consistente e coerente em relao natureza da cincia.

Natureza da cincia e ensino das Cincias Naturais: perspectivas para a formao de professores.
o reconhecimento de que a histria e a filosofia da cincia deveriam formar parte da bagagem intelectual de todos os professores das cincias naturais pode ser datado do incio do sculo (Matthews, 1994a). No entanto, os dados das pesquisas realizadas at agora e uma anlise rigorosa da prtica do ensino das Cincias indicam que, em nenhum nvel de ensino, a dimenso epistemolgica tem estado presente de forma articulada e explicitamente consciente por parte da maioria dos professores em sala de aula. Sem dvida alguma, uma das razes para este fato centra-se na grande lacuna que se pode observar nas propostas de formao inicial e continuada dos professores. Segundo Lederman (1992), o professor que no tiver uma compreenso adequada dos conceitos e aspectos relacionados natureza da cincia no poderia colaborar em um processo que levasse compreenso destes conceitos pelos alunos. Desta forma, os diferentes trabalhos realizados nesta rea apontam para a necessidade de profundas alteraes nas propostas de formao inicial dos professores. A possibilidade de alterao no trabalho do professor passa, necessariamente, por novas propostas de preparao e formao dos mesmos. Embora algumas experincias tenham mostrado que o desenvolvimento de cursos de graduao oferecidos a futuros professores da escola elementar nem sempre apresentam resultados muito positivos quanto a alterao das concepes destes professores em relao natureza da cincia (Gustafson e Rowell, 1995), Lederman (1992) indica que, de maneira geral, as tentativas para ampliar as concepes dos professores tm-se mostrado viveis e os resultados bastante positivos quando so desenvolvidas aes direcionadas a este fim. Algumas consideraes por parte dos pesquisadores interessados por esta rea, constituem-se em ponto de partida em termos de reflexo para reformulaes e elaboraes de propostas de formao inicial dos professores. A viso sobre a natureza da cincia vai sendo elaborada e construda pelo professor atravs das suas vrias experincias tais como as disciplinas de seu curso de graduao, a sua prtica de ensino nas instituies escolares, a sua dependncia constante do livro texto. Neste processo o professor passa a acreditar que a forma

146

Pro-Posies - vol. 12. N. 1 (34) - maro/200l

como se ensina cincias est compatvel com a prpria natureza da cincia (Brickhouse, 1989). Para Gallagher (1991) as dificuldades apresentadas pelos professores esto, sem dvida alguma, relacionadas com suas experincias na universidade e com o nvel de educao cientfica que eles receberam nesta etapa da escolarizao. As disciplinas dos cursos nas reas das Cincias Naturais, de maneira geral, colocam muita nfase no seu contedo especfico e do pouca ateno origem ou aplicao deste conhecimento. Alm disso, os alunos tm poucas oportunidades para desenvolver uma compreenso integrada dos diferentes conhecimentos com os quais entram em contato. Os professores no so encorajados a participar de cursos de histria, filosofia ou sociologia da cincia. Em suas concluses, Gallagher afirma que existem mltiplas e indesejveis conseqncias em relao a estas deficincias na educao dos professores das cincias naturais. A mais significante a nfase nos aspectos fatuais em classes de ensino fundamental e mdio. A dificuldade para caracterizar o conhecimento cientfico como tentativo e o trabalho cientfico como criativo, so duas importantes falhas no trabalho do professor de cincias. A conseqncia desta falta de preparao do professor ser, sem dvida alguma, a construo de uma imagem distorcida da cincia e do cientista pela populao Os dados de pesquisa e as experincias analisadas at o momento permitem inferir que estes professores, durante suas experincias nos cursos de formao inicial, no tiveram oportunidade de elaborar conceitos relacionados com a natureza do conhecimento cientfico luz de uma nova filosofia da cincia. Esta constatao pode significar que as estratgias de ensino no facilitaram a construo de idias relacionadas com a natureza do conhecimento cientfico ou que os prprios professores que formam o futuro professor no possuem tais concepes. (Thomaz e outros, 1996). Para Praia e Cachapuz (1994) no se trata de desenvolver cursos de epistemologia geral e sim dar oportunidade aos professores de discutir as suas prticas, ajudando-os a desenvolver uma progressiva conscientizao em relao s concepes epistemolgicas presentes nas suas estratgias de ensino. Estes autores recomendam que a vertente epistemolgica deve ser inserida nos objetivos, nas estratgias e nas atividades a serem desenvolvidas, enfim, devem ser evidenciadas a partir da anlise da prpria prtica do ensino. De qualquer forma, os novos currculos tm incentivado a incluso de aspectos que apresentam uma imagem mais rica de cincia e o xito desta tentativa depende, tambm, da incluso de cursos sobre histria e filosofia da cincia direcionados ao professor de cincias em formao e ao professor em exerccio (Matthews, 1994a). Uma formao adequada dos professores de Cincias deve contemplar, alm do contedo especfico de cada uma das reas do conhecimento, aspectos relacionados com" as
fina/idades da cincia}seus mtodos}suos relaescom a sociedadee a teen%gia} a natureza do conheci-

mentocient[ftco e aprpriaconstruo da cincia". Entre as propostas colocadas por estes autores quanto s alteraes a serem realizadas nos cursos de formao inicial dos professores das Cincias Naturais, uma delas a possibilidade de que os futuros professores integrem as equipes de investigao que trabalham nas universidades ou nos institutos de pesquisa. Esta possibilidade contribuiria para uma melhor compreenso da dinmica e da riqueza de nuanas presentes no processo de produo do conhecimento cientfico (fhomaz e

147

Pro-Posies - vol. 12, N, 1 (34) - maro/200l

outros, 1996). importante tambm considerar que muitos cientistas, professores de disciplinas de contedo especfico nos cursos de formao de professores na rea das Cincias Naturais, nem sempre esto preparados para discutir questes relacionadas com o processo de produo do conhecimento cientfico e os seus conhecimentos sobre aspectos histricos de sua prpria disciplina so muito pobres. Desta forma, a interao com profissionais da rea da filosofia da cincia fundamental, para que estas dificuldades relacionadas com o ensino possam ser contornadas (Gil-Perez, 1996) Uma possibilidade interessante apontada por estes autores a de transformar os programas de formao de professores em uma atividade de pesquisa que possibilite aos professores estudantes reconsiderar o que se compreende por contedo e sensibiliz-Ios para a incluso de temas relacionados com a natureza da cincia. Alm destas possibilidades, consideramos pertinente destacar a sugesto de Matthews (1994a) no sentido de que questes relacionadas com histria e filosofia da cincia sejam introduzidas aos professores a partir de necessidades sentidas pelos mesmos, atravs de suas atividades de ensino ou desenvolvimento profissional. Ser necessrio focalizar a ateno nas condies de trabalho do professor para que atravs de "novos caminhos possamos encorqj-Iosa olhar a cinciaatravs de novos olhos" (Brickhouse, 1989).

Referncias bibliogrficas
Abell, S. K.e D. C. Smith. (1994). What is Science?: preservice elementary teachers' conceptions of the Nature of Science. In: Int.] Sci.Educ. 16(4), pp. 475-487. Alters, B.J. (1997). Whose Nature of Science? In:] Res.Sci. Teach.34(1), pp. 39-55. Bizzo, N. M. V. (1992).Histria da Cincia e ensino: onde terminam os paralelos possveis? In: Em Aberto, 11 (55), pp. 29-35. Bloom, J. W. (1989). Preservice elementary teachers' conceptions of science: science, theories and evolution. In: Int.] Sci.Educ. 11(4), pp. 401-415. Borges, G. L. (1982). A UtilizaodoMtodoCientfico emLivrosDidticosde Cincias para 010. Grau. Campinas, Faculdade de Educao/UNICAMP. (Dissertao de Mestrado). Brasil. Ministrio da Educao e do Desporto. (1998). Parmetros Curriculares NacionaisTemas Transversais. - 30. e 40. Ciclos. Nacionais . Ministrio da Educao e do Desporto. - 3~ e 40. Ciclos. (1998). ParmetrosCurricu/ares

- Cincias Naturais.

Brickhouse, N. W. (1989). The teaching of the philosophy of science in secondary classrooms: case studies of teachers' personal theories. In: Int.] Scio Educ. 11 (4), pp. 437-449. Carvalho, L. M. (1989).A TemticaAmbientaleaEsco/ade 1~ Grau. So Paulo, Universidade de So Paulo, Faculdade de Educao. (Tese de Doutoramento). ; Campos, M. J. O.; Cavalari, R. M.; Marques, A.; Mathias, A e Bonono, D. (1996).Enfoque Pedaggico. Conceitos, V aloreseParticipao Poltica. In: T rajber,R. eManzochi, L. H. Am/iando a EducaIJ Ambiental noBrasiLmateriais impressos. So Paulo, Edit. Gaia.

. (1998). Para que ensinar Cincias no mundo contemporneo? Campinas, UNICAMP, In: Atas doI Encontro deFormao Continuada dePrifessores de
Cincias, 29 - 47.

148

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

England And Wales. (1995) Seience in theNational Cum'culum.London, Department Education.

for

Feisinger, P. L. Margutti e R. D. Oviedo. (1997). School yards and nature trails: ecology education outside the university. ln: Trends EcoLEvoL12(3), pp. 115-120. Fracalanza,H. O. (1982).O conceito de Cineiaveiculado por atuaislivrosdidticos de Biologia. Campinas, Faculdade de Educao/UNlCAMP. (Dissertao de Mestrado). o ; Amaral, L A. e Gouveia, M. S. F. (1986). O ensinode Cineiasno 1 Grau.So Paulo, Atual. . (1992). Criseambientale ensinode ecologia: O conflitona relaohomemmundonaturaLCampinas, Faculdade de Educao/ UNlCAMP (Tese de Doutorado). Gallagher,J. J. (1991).Prospective and practicing secondary school scienceteachers' knowledge and beliefs about the philosophy of science. ln: SeienceEducation 75(1), pp. 121-133. Gil-Prez, D. (1996).Newtrends in science education. ln: Int.J Sci.Educ., 18(8),pp. 889-901. Gustafson, B. J. e Rowell, P. M. (1995). Elementary preservice teachers: constructing conceptions about learning science, teaching science and the nature of science. ln: Int. J Sei. Educ. 17(5),pp. 589-605. Jegede, O. J. (1997). School science and the development of scientific culture: a review of contemporary science education in Africa. ln: Int.J Sei.Educ. 19(1), pp. 1-20. Jorge, M. M. (1991). Educao em Cincia: perspectivas atuais. ln: Oliveira, M. T. M. Didactica daBiologia. Lisboa, V niversidade Aberta, pp. 31-41. King, B. B. (1991). Begining Teachers' Knowledge of and attitudes toward history and philosophy of science. ln: Sei.Educ., 75 (1), pp. 135-142. Koulaids, V. e Ogborn, J. (1989). Philosophy of Science: an empirical study of teachers' views. ln: Int.j. Sei. Educ. 11(2), pp. 173-184. . e Ogborn. (1995). Science teachers' philosophical assumptions: how well do we understand them? ln: Int. J Sei.Educ. 17(3), pp. 273-283. Krasilchik, M. (1986). Educao Ambiental na escola brasileira - passado, presente e futuro. ln: Cineiae Cultura. 38 (12), pp. 1958-1961.. LOOn,S. e Wellington, T. (1994).Who will teach the "nature of science"?: teachers' views of science and their implications for science education. In: Int.J Sei.Educ. 16(2), pp. 175 -189. Lederman, H. G. (1992) Students' and teachers' conceptions ofthe Nature ofScience: A review of the research. ln: Journaloj Research in Seience Teaching. 29(4), pp. 331-359. Mattews, M. R. (1994a).Histria, Filosofia y Ensennza de Ias Ciencias: La aproximacin actual. ln: Ensennza de IasCieneias.12(2), pp. 255-277. 1994a. ..(1994b).History, Philosopf?y, andSeienceTeaching. New York,Routledge. Millar, R. e Osborne,J. (1998). Beyond 2000: Science education for the future. The report of a seminar series funded by The Nuffield Foundation. London, King' s College London, School of Education. Miller, J. D. (1983) Scientific Literacy: a conceptual and empirical review. ln: Daedalus. 112(2), pp. 29-48. Praia,J. e Cachapuz, F. (1994). Vn analisis de Ias concepciones acerca de Ia naturaleza del concoimiento cientifico de los professores portugueses de Ia ensenanza secundaria. ln: Enseiianzade IasCieneias.12 (3), pp. 350-354. 149

Pro-Posies - vol. 12, N. 1 (34) - maro/200l

SoPaulo (1-988).Secretaria de Estado da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Proposta curricularpara o ensino de Biologia - 2~grau.So Paulo, SEI CENP.

. (1992) Secretaria de Estado da Educao. Propostacurricular para o ensinode Cinciaseprogramasdesade.So Paulo, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Solomon, J. (1991). Teaching about the Nature of Science in the British National Curriculum. In: ScienceEducation. 75(1), pp. 95-104. .; Duveen;J.; Scot, L. e McCarthy, S. (1992). Teaching about the nature of science through history: action research in the classroom. In: J. Res. Scio
Teach.

29(4), pp. 409-421.

Thomaz, M. F; Cruz, M. M.; Martins, I. P. e Cachapuz, A. F. (1996). Concepciones de futuros professores del primer ciclo de primaria sobre Ia naturaleza de Ia ciencia:
contribuciones de Ia formacin inicial. In: Ense1ianza deIas Ciencias. 14 (3), pp. 315 - 322. Trivelato, S. L. F. (1993). Cincia/Tecnologia/ Sociedade:Mudanas Curriculares e Formao de Professores. So Paulo, Faculdade de Educao, USP. (Tese de Doutorado) . (1994). Ensino de Cincias e movimento CTS (CincialTecnologial Sociedade. In: Escola de Vro dePrtica de Ensino. Serra Negra/So Paulo, Faculdade de Educao/USP, pp. 145-150.

Wright, E. L. e G. A. Govindarajan. (1992)A vision ofbiology education for the 21 st


century. In: TheAmerican BiologyTeacher. 54(5), pp. 269-274.

150

You might also like