You are on page 1of 2

Portal Batista - O valor do estudo de Teologia Bblica da Misso parte 1

Escrito por Denize Alcaide Missionria da Junta de Misses Mundiais Seg, 16 de Abril de 2012 11:23 - ltima atualizao Seg, 16 de Abril de 2012 11:27

A Teologia Bblica da Misso objetiva-se em estudar misses sob o prisma das Escrituras Sagradas e a partir do Deus Trino, no qual se utiliza dos elementos sagrados, ou no, para resgatar sua criao. A universalidade da misso est revelada em toda Bblia atravs da manifestao dos propsitos retentivos sinalizados de Gnesis a Apocalipse. Portanto, Deus o articulador da obra missionria. atravs de sua Palavra revelada que compreenderemos a base da misso na perspectiva teocntrica, onde Deus comissiona, promove e envia. Ele o Senhor da misso e deseja ser adorado em todo lugar.

Misso nasce no corao de Deus, opera na histria atravs do poder do Esprito Santo, e aponta para Jesus como Senhor () de todo universo. Russell Shedd ir dizer que o mundo inteiro est debaixo da esfera do interesse de Deus. Para o cumprimento do seu propsito, Deus escolhe um povo especfico que lhe ser instrumento, no com a finalidade de abandonar os demais povos, mas com o mpeto de fazer seu nome conhecido na terra trazendo beno e salvao. Desta forma, tanto Israel na antiga aliana, como a Igreja redimida em Cristo, deveriam ser mediadores entre os homens pecadores e o Deus santo. Para que este plano de reconciliao cumprisse aos propsitos divinos era necessrio que seu povo desempenhasse o papel de sacerdotes, profetas e servos no testemunho da presena do Criador Todo Poderoso entre eles.

Numa perspectiva escatolgica, a promessa de reconciliao completa da histria humana ocorrer depois da volta de Cristo. No entanto, a plenitude dos tempos j veio, porm ainda no de forma absoluta. Isso quer dizer que o plano reconciliatrio de Deus em Cristo j comeou, mas no em sua totalidade. Este um tempo muito importante para a histria, pois Deus quer que aqui e agora vislumbremos manifestao visvel de seu poder dinmico, por meio de sinais que evidenciem seu Reino em antecipao a consumao final. O contedo do Evangelho expressa a compreenso de que, em Jesus Cristo, as profecias do Antigo Testamento se cumpriram, o que torna possvel a realidade presente e futura, sendo Ele mesmo as boas novas (Is 61.1-7). A igreja deve evidenciar o Reino de Deus atravs da proclamao, atos de justia e diversas outras formas de ao social reconciliando a sociedade humana ao senhorio completo de Jesus.

1/2

Portal Batista - O valor do estudo de Teologia Bblica da Misso parte 1


Escrito por Denize Alcaide Missionria da Junta de Misses Mundiais Seg, 16 de Abril de 2012 11:23 - ltima atualizao Seg, 16 de Abril de 2012 11:27

2/2

You might also like