You are on page 1of 15

1

TTULO: O CORPO GRITA NO SILNCIO AUTOR: ANA SOFIA NAVA Psiquiatra Mestre em Sade Mental Membro Candidato da SPG (Sociedade Portuguesa de Grupanlise) Trabalho publicado na Revista Portuguesa de Grupanlise Resumo: O autor inicia este trabalho baseado na perspectiva actual das neurocincias sobre a experincia emocional. Seguidamente elabora algumas reflexes sobre a experincia emocional vivida em momentos de silncio no contexto da grupanlise. Resum: Lauteur commence ce travail appui sur la perspective actuel des neurosciences sur l experience emotionel. Ensuite il fait quelques reflexions au sujet de lexperience emotionel vcu pendant quelques moments de silence au context groupanalytique. Abstract: The author starts this paper based on the todays perspective of neural science about emotional experience. Some reflexions are made about the emotional experience in moments of silence in the groupanalytic context.

Palavras chave: silncio, neurocincias, grupanlise

Este trabalho foi concebido para ser apresentado no Seminrio Eduardo Luis Corteso, numa comunicao conjunta, na qual o silncio em grupanlise era abordado sob diferentes perspectivas. Assim sendo, a minha contribuio organizouse no sentido de aplicar os recentes desenvolvimentoas das neurocincias ao tema escolhido.

1. A experincia emocional, vista pelas neurocincias A emoo, tal como a percepo e a aco, controlada por circuitos neuronais distintos dentro do crebro. Vrias regies cerebrais esto envolvidas na emoo. A emoo experienciada conscientemente, existe portanto um elemento cognitivo que envolve o cortex cerebral. Ao mesmo tempo as emoes so acompanhadas por respostas autonmicas, endcrinas e musculo-esquelticas, que dependem de regies cerebrais sub-corticais: a amgdala, o hipotlamo e o tronco cerebral. Estas respostas perifricas servem para preparar o corpo para a aco e para comunicar estados emocionais aos outros. Por exemplo, quando estamos assustados experienciamos a acelerao cardaca e respiratria, a boca fica seca, os msculos tensos, as palmas das mos suadas. Todas estas respostas so controladas no crebro pelas regies subcorticais. Tradicionalmente o desenvolvimento e a expresso de uma emoo foi conceptualizado em diversos componentes. Primeiro existe o reconhecimento de um determinado acontecimento - ver a casa a arder. Seguidamente existe a produo de uma experincia emocional consciente no cortex cerebral - medo - que determina sinais de resposta para as estruturas perifricas, incluindo o corao, os vasos sanguneos, as glndulas adrenais e as glndulas sudorparas. De acordo com este ponto de vista, a casa a arder primeiramente reconhecida como um perigo potencial e este acto cognitivo determina uma resposta autonmica reflexa no corpo. No incio do sculo, William James (filsofo americano) e Karl Lange (psiclogo dinamarqus) propuseram uma hiptese alternativa: a experincia consciente, a que chamamos emoo, ocorre aps o cortex receber sinais sobre as mudanas fisiolgicas em curso no nosso corpo. Deste modo a experincia emocional seria precedida por uma resposta fisiolgica, ou seja, quando vimos um fogo sentimos

medo porque o nosso cortex recebeu sinais de taquicrdia, joelhos a tremer e mos suadas. Posteriormente Walter B. Canon e Philip Bard formularam uma teoria das emoes, na qual as estruturas subcorticais tm um papel chave na vivncia emocional. Segundo estes autores, o hipotlamo e o tlamo tm uma dupla funo: por um lado providenciam os comandos motores coordenados que regulam os sinais perifricos da emoo e por outro lado providenciam ao cortex a informao necessria para a percepo cognitiva da emoo. Recentemente, Antnio Damsio e Stanley Schachter, contribuiram para encarar o comportamento emocional como o resultado da interaco entre factores perifricos e centrais. Stanley Schachter prope que o cortex tem um papel activo, transformando os sinais que vm da periferia, ou seja, o cortex cria uma resposta cognitiva de acordo com a informao perifrica ( semelhana do que acontece com a viso). Damsio baseado em estudos de doentes com leses da amgdala e do cortex prfrontal, desnvolveu a teoria do marcador somtico. Em resumo a teoria de JamesLange-Schachter-Damsio diz-nos que a experincia de uma emoo essencialmente a histria que o crebro fabrica para explicar as reaces vividas atravs do corpo, o que explica que a mesma resposta autonmica possa estar associada a diferentes emoes. O hipotlamo a estrutura subcortical que contm a grande maioria dos circuitos neuronais que regulam as funes vitais que variam de acordo com as emoes. Se por um lado o hipotlamo que integra as informaes do crtex cerebral, amgdala e substncia reticulada numa resposta coerente influenciando a actividade do sistema nervoso autnomo : Simptico e Parassimptico. Por outro lado o hipotlamo que controla todo o sistema endcrino. Ele secreta os factores que regulam o funcionamento da hipfise, que por sua vez o orgo que controla, por via hormonal todas as restantes glndulas endcrinas (tiride, paratiroides, glndulas supra-renais, pncreas, ovrios e testculos). importante compreender que o hipotlamo no s uma regio de comando motor, para o sistema nervoso autnomo, mas tambm um centro coordenador que integra vrios inputs numa resposta autonmica e motora coordenada. De facto, as leses hipotalmicas cursam com uma mirde de estados emocionais. (Figura 1)

Vias Aferentes

Ncleos hipotalmicos

Output Hormonal Ncleos do tracto solitrio Output autonmico Orgos alvo

Ncleos do Tronco cerebral

Ncleos autonmicos Pr-ganglionares

Fig.1 A informao aferente visceral pode ser processada por respostas reflexas imediatas, ou podem fazer parte de um sistema mais elaborado, comportando respostas dos sistema nervoso autnomo e sistema endcrino.

Os estmulos emocionais activam as vias sensitivas que por sua vez estimulam o hipotlamo a modular a frequncia cardaca, a presso arterial e a respirao. Ou seja, o hipotlamo actua no tronco cerebral e no sistema nervoso autnomo. Ao mesmo tempo esta informao projectada no cortex cerebral, levando percepo consciente da emoo. Em 1937, James Papez props que o substrato cortical para as emoes, seria um anel cortical filogeneticamente primitivo que se dispe volta do tronco cerebral. Uma regio apelidada por Paul Broca de lobo lmbico, que constituido por: 1. Circunvoluo parahipocmpica (continuao do girus cunguli) 2. Formao hipocmpica (cortex infrajacente) Papez argumentou que uma vez que o hipotlamo comunica reciprocamente com os centros corticais superiores, isto implica que a cognio e a emoo se afectam reciprocamente. O neocortex influencia o hipotlamo atravs das conexes da circunvoluo cingulada para a formao hipocmpica. De acordo com esta ideia, a formao hipocmpica processa a informao da circonvoluo cingulada e projecta-a nos corpos mamilares (hipotlamo posterior), atravs do fornix. Por sua vez o hipotlamo providencia informao ao girus cinguli atravs da via que liga os corpos mamilares aos ncleos anteriores do tlamo e da para o girus cinguli. (Figura 2)

Girus Cinguli

Hipocampo

Amgdala Ncleos anteriores do tlamo

Corpos mamilares Hipotlamo

Fig. 2 Proposta de circuito neural para a emoo S recentemente se tornou claro, qual a estrutura do sistema lmbico que toma parte nas emoes. Esta estrutura a amgdala. A maioria dos efeitos da amgdala nos estados emocionais so mediados atravs do hipotlamo e do sistema nervoso autnomo. A amgdala composta por vrios ncleos que estabelecem uma ligao recproca com o hipotlamo, o hipocampo, o neocortex e o tlamo. Os ncleos basolaterais recebem a informao vinda das vias aferentes sensitivas, em todas as suas modalidades. O ncleo central envia a informao atravs de duas vias eferentes: a stria terminalis, que inerva o hipotlamo, o ncleo basal, e o ncleo accumbens; e a via amigdalofugal ventral que se projecta no tronco cerebral, no ncleo medio-dorsal do tlamo e no girus cinguli. (Figura 3)

Ncleo baso-lateral

Ncleo central

reas sensoriais corticais primrias

Cortex prfrontal Cortex lmbico Tronco cerebral

Experincia emocional consciente

Hipotlamo Ncleo paraventricular

Resposta Autonmica

Resposta Neuroendcrina

Fig. 3 Algumas das vias envolvidas no processamento da emoo

O complexo basolateral recebe a informao sensitiva por duas vias: (1) ncleos sensoriais do tlamo; (2) reas sensoriais primrias do cortex cerebral. A via talmica pode ser a responsvel pelas respostas emocionais mais primrias, mais rpidas e no conscientes e preparar a amgdala para a recepo de informao mais sofisticada, vinda dos centros superiores (cortex pr-frontal ventro-mediano). A partir da zona da amgdala responsvel pela recepo da informao, o ncleo baso-lateral, esta enviada para o ncleo central da amgda de onde partem as vias eferentes. As projeces so enviada para as regies hipotalmicas e do tronco cerebral que regulam as respostas autonmicas desencadeadas pelas emoes. O ncleo central envia tambm informao para o ncleo para-ventricular do hipotlamo, responsvel pelas respostas neuroendcrinas. Finalmente o ncleo central projecta a informao para as reas de associao cortical, especialmente o cortex orbito-frontal e o girus cinguli, dando origem experincia emocional consciente
(hiptese de explicao para os efeitos causados pela lobotomia pr-frontal de Egas Moniz).

Os circuitos envolvidos na experincia emocional apontam para dois tipos de efeitos: (1) Respostas autonmica e neuroendcrina integradas pelo hipotlamo que alteram o meio interno de modo a preparar o organismo para o ataque, a fuga, a experincia sexual, e todos os outros tipos de comportamentos. Esta resposta no requere controlo consciente, e relativamente simples de executar. (2) Resposta cortical mais complexa que permite a conscincia do estado emocional. Antnio Damsio conceptualiza emoes primrias e secundrias. As emoes primrias inatas, pr-programadas, jamesianas) correspondem ao modo como estamos programados para reagir com uma emoo de modo pr-organizado quando determinadas caractersticas de estmulos, no mundo ou nos nossos corpos, so detectadas individualmente ou em conjunto (ex: animais de grande porte). As emoes primrias dependem apenas da rede de circuitos do sistema lmbico (sobretudo a amgdala e o cngulo). Relativamente s emoes secundrias, so distinguidos os seguintes passos: 1. Consideraes deliberadas conscientes que ocorrem em relao a uma determinada pessoa ou situao, exprimidas como imagens mentais (verbais e no verbais) no processo do pensamento.

2. A um nvel no consciente este processo integrado a nvel do cortex prfrontal com disposies adquiridas (diferentes das inatas das emoes primrias), que so resultado das experincias vivenciais do indivduo. 3. De uma forma no consciente, automtica e involuntria, a resposta das disposies prfrontais assinalada amigdala e ao cngulo anterior, cuja resposta consiste em: (a) activar os ncleos do sistema nervoso autnomo (influenciando o estado das vsceras), (b) enviar sinais ao sistema motor (a musculatura esqueltica condiciona posturas corporais e expresses faciais), (c) activa o sistema endcrino e peptdico (provocando mudanas no estado do corpo e do crebro), (d) activa ncleos neurotransmissores que libertam as suas mensagens qumicas ao nvel dos gnglios basais do crebro e cortex cerebral. Damsio em concluso diz: a emoo a combinao de um processo avaliatrio mental, simples ou complexo, com respostas disposicionais a esse processo, na sua maioria dirigidas ao corpo propriamente dito (estado emocional do corpo), mas tambm dirigidas ao prprio crebro, resultando em alteraes mentais adicionais. Parece-me importante salientar que existe uma emoo vivida no corpo e outra na mente, que como pudmos perceber so mutuamente interactivas, mas que seguem vias diferentes. nesta complexidade de caminhos possveis que gostaria de iniciar algumas reflexes sobre as vivncias emocionais em grupanlise, mais concretamente em momentos de silncio, entenda-se na ausncia da palavra.

2.

A experincia emocional vivida em momentos de silncio no contexto da

grupanlise Em primeiro lugar gostaria de referir que as ltimas descobertas das neurocincias, so no fundo hipteses explicativas, para estados alterados da normalidade, bem como, inferncias feitas a partir de algumas descobertas anatmicas recentes, mais pormenorizadas, dado o avanos das tcnicas de imagem. Apesar de no constituirem verdades absolutas, do-nos referncias mais claras e mais ricas para podermos equacionar o funcionamento mental, neste caso numa perspectiva grupanaltica.

10

Tendo em conta as vias envolvidas no processo emocional, parece-me que a grupanlise, estimula a transformao de respostas emocionais corporais (mais primrias: circuito subcortical tlamo-amgdala) , em respostas mais elaboradas, conscientes, com a interveno dos centros corticais superiores e a possibilidade da palavra. De facto, do que foi dito anteriormente a experincia emocional pode ser vivida a dois nveis: um nvel subcortical, inconsciente em que as emoes so vividas apenas no corpo (via autonmica, muscular e endcrina) e um nvel cortical consciente, que permite a mentalizao. Ento o que ser a elaborao das emoes em grupanlise? Avano a hiptese de que correponderia possibilidade de integrar as emoes, de acordo com a paisagem de vivncias existentes (regio prfrontal), a um nvel cortical superior. Assim seria possvel integrar as emoes de um modo construtivo, em vez da libertao gratuita de emoes por um tubo de escape, como se de poluio se tratasse. Por outras palavras, a possibilidade de as emoes, depois de serem integradas com informaes prvias da histria pessoal, superior mais racional , mais humano, mais adaptado. Ao estimular o uso da palavra, a grupanlise est a estimular estas vias neuronais superiores mais elaboradas. O silncio em grupanlise pode corresponder no utilizao destes circuitos na sua totalidade. Estar atento aos silncios, corresponde a poder detectar as reas emocionais de difcil acesso a que o prprio no tem conscincia, e que portanto no verbaliza. Apontar para o silncio abrir a porta para se poder chegar emoo escondida que no consciente para o prprio. Numa segunda fase o silncio pode corresponder elaborao, criao de uma nova via para chegar ao cortex. S depois desta estar estabelecida possvel falar dela , atingir-se a rea de Wernike e a rea de Broca (reas corticais, que recebem as informaes sensoriais e emocionais, e esto sequencialmente envolvidas na produo da linguagem ). At se atingirem estes circuitos integrados, surgem as racionalizaes, propostas ao lado, desfasadas do que o corpo est a sentir. No existe a possibilidade duma interaco complexa, o corpo dando informaes directas e indirectas (informao sensitivo-sensorial e resposta autonomico-endcrina, respectivamente) ao cortex, e este por sua vez influenciando as respostas somticas que regressam ao entrarem nos circuitos corticais onde podem ser equacionadas, pensadas , metabolizadas num processo

11

cortex, numa espiral interminvel. No existe a integrao e potenciao da emoo corporal e da emoo cognitiva. O corpo a porta de entrada para o grupanalista. No silncio o corpo grita e a nica via possvel at ao crebro. Neste contexto de vivncia emocional no consciente, mensagens neuronais no param de percorrer o circuito corpo amgdala hipotlamo corpo. Estes circuitos tm traduo a nvel do corpo - a emoo corporal - e podem ser observados em grupanlise. Qual a traduo corporal das emoes que est em cena numa sesso de grupanlise? 1. A resposta motora: a postura corporal assume uma mirade de variaes; o tnus muscular altera-se, o corpo fica tenso, relaxado, distendido ou flcido, vivem-se outros ritmos, aparece a agitao motora ou a quietude, a expresso facial na sua riqueza um caleidoscpio de imagens que no param de suceder-se; os gestos recriam rituais arcaicos da infncia (circuitos neuronais antigos repescados sem conscincia em determinadas situaes) 2. A resposta vegetativa: o corao acelera, bate mais forte; o ritmo e a amplitude respiratrias encontram-se noutras intensidades, a vasodilatao revela-se no rubor facial, o intestino revolve-se, a pele arrepia-se, os pelos eriam-se; ou pelo contrrio as intensidades diminuem e revela-se uma desistncia parada, amorfa, inundada de ritmos lentos. 3. A resposta endcrina: aumenta o metabolismo basal, a sala invadida de calor e de humidades transpiradas, o corpo treme, a sonolncia da hipoglicmia pode alternar com a predisposio para a aco, a libertao de endorfinas traz uma calmaria que se espalha pelo corpo, a sensualidade assume-se no corpo em cores vivas ou pardacentas, a paisagem do corpo na sua sensibilidade altera-se. O grupanalista tem acesso a estas alteraes corporais do grupanalisando atravs dos seus prprios orgos sensoriais: a viso, a audio, o olfacto e a sensibilidade exteroceptiva. Gostava de salientar ainda que a grupanlise pela riqueza do seu setting estimula a vivncia das emoes. Tendo em conta o princpio, anteriormente explicitado, a emoo inicia-se pelo reconhecimento de um determinado acontecimento atravs das vias sensoriais e sensitivas. esta a informao que vai ser

12

tratada pelos nveis superiores cerebrais e dar origem emoo corporal e eventualmente emoo consciente. No grupo as vias da sensorialidade so muito estimuladas, quer para o grupanalista (como j referi), quer para o grupanalisando. Este espao permite uma vivncia bastante activa do corpo. Os elementos do grupo esto sentados, esta posio aproxima-se da verticalidade. Os olhos exploram o ambiente numa posio similar de quando se est em p, os olhares tocam-se; as pernas cruzam, descruzam, do pontaps, batem no cho, estendem-se, recolhem-se; os braos espanejam-se vontade; o corpo pode ser inclinado para trs, para a frente, para os lados. A postura face a face permite uma integrao mais completa e complexa de todas as informaes sensoriais, que deste modo so potenciadas. Os outros elementos do grupo pela sua presena no param de enviar mensagens que so captadas pelas vias da sensorialidade. Resumindo penso que a posio sentada, a postura face a face e a multiplicao de mensagens pelo nmero dos elementos do grupo, potenciam exponencialmente a vivncia de emoes no setting grupanaltico e recriam mais fielmente as vivncias da histria individual. O que se passa aps esta inundao sensorial vivida em grupanlise. Alteraes corporais idnticas podem corresponder a emoes diferentes, s depois de consciencializadas, integradas a nvel cortical, podem adquirir um significado. A histria que o nosso crebro fabrica para explicar um estado de corpo (como Damsio nos diz), ou seja , a emoo consciente, depende certamente de uma histria de vida onde a emoo/explicao integrada. Provavelmente, no consenso do que o grupanalisando sente e sentiu na sua histria de vida , a interpretao que o grupanalista prope e a concordncia do grupo que se torna possvel a elaborao/consciencializao da emoo. Penso que nos momentos de silncio em grupanlise os estados de corpo, to visveis em grupanlise, no permitem uma interpretao tout-court, mas por vezes so o nico ponto de partida possvel para a elaborao das emoes. preciso o grupanalista trazer a lume o que est a captar para criar novos circuitos neuronais, novas significaes, no deixando o grupanalisando numa reverberao sem sentido de circuitos somticos arcaicos. E no estou s a pensar nos espaos de tempo em que o silncio se instala no grupo, mas tambm no silncio de cada um dos elementos do grupo. O silncio presente sempre que os outros elementos do grupo abordam determinados assuntos, o

13

silncio mais constante num elemento do grupo que nos outros, o silncio aps uma interpretao, o silncio em determinada situao. O silncio s ter um significado consciente quando for possvel ir procura das emoes latentes, acord-las, falar delas. O silncio s por si, pode no ter significado para o grupanalisando, no sentido em que no o consegue associar a nenhuma emoo, uma vez que no est a ter conscincia dela. preciso nascer um significado do consenso grupanalista-grupanalisando-grupo, ou seja necessrio criar uma explicao para o que o corpo est a sentir . O grupanalista ao chamar a ateno para o que que estar por detrs de determinado silncio, alerta o grupanalisando para o facto de que no est a ter conscincia das emoes que o seu corpo est a viver. O corpo do grupanalisando, na sua expresso motora, autnoma e endcrina, fornece as pistas que o grupanalista conjuga com a histria de vida do grupanalisando e com a sua contratransferncia. No o estado de corpo em si que nos traz a informao, mas alerta-nos para que existe uma emoo espelhada no corpo que no est a ser possvel consciencializar, dar um significado. Gostaria agora de reflectir sobre a dificuldade que o silncio representa para os grupanalistas. Quais as diferentes faces do silncio? Em que medida possvel interpretar o silncio? Penso que no difcil partirmos do princpio de que uma sesso de grupanlise est sempre repleta de emoes e impossvel admitir que existam momentos em que no h qualquer emoo. Sendo assim, num momento de silncio esto a ser vividas emoes , mas no est a ser possvel verbaliz-las. E nesse caso pelo menos trs situaes podem ocorrer: (1) as emoes esto a ser vividas conscientemente, identificadas e deliberadamente no esto a ser postas no grupo (por diversos motivos), (2) as emoes esto a ser elaboradas nesse momento (num processo de construo) e (3) as emoes no esto a ser integradas corticalmente, no h possibilidade de consciencializao/mentalizao e consequentemente de verbalizao. O ltimo ponto talvez aquele que cria maior dificuldade ao grupanalista. Corresponde a um beco sem sada, no qual se encontra o grupanalisando, e que de um certo modo aprisiona o grupanalista. Aprisiona no sentido em que estas emoes arcaicas que esto a ser vividas unicamente no corpo, esto a fugir possibilidade de

14

interveno em grupanlise, ou seja, esto a fugir possibilidade de serem investigadas, descobertas e interpretadas atravs da palavra. Est a ser vivido no contexto do grupo um nvel emocional arcaico em que no h interveno de estruturas e de funcionamento cortical superior. Este nvel diria que impossibilitador do pensamento, do conhecimento, e assim sendo, impossibilitador do trabalho grupanaltico de interpretao. Neste nvel tudo vivido no corpo, tal como acontece nos estadios precoces do desenvolvimento do beb. O corpo recebe informaes atravs das vias sensitivas e sensoriais e responde tambm ao nvel do corpo, atravs do sistema motor, autonmico e endcrino. Em que medida o grupanalista na sua contratransferncia, no fica por momentos a funcionar neste nvel que o impossibilita de pensar, de interpretar e que ele prprio j viveu na sua vida e na sua anlise. Sair deste nvel possvel graas reverie, funo alfa do grupanalista, que transforma os elementos beta, ou seja as emoes primrias subcorticais, em elementos alfa, mais complexos, mais integrados, mais humanos, mais pensveis, integrados corticalmente. Esta funo alfa do grupanalista que foi criada, na relao com a me, e recriada com o seu prprio grupanalista, foi construida a partir de uma relao em que as mensagens do corpo eram a s nicas possveis. Esta aprendizagem de sonhar, de advinhar as necessidades do beb, apenas pelas suas mensagens corporais, importante na resoluo do silncio, onde tambm s existe um corpo a enviar uma imensido de mensagens. O corpo a porta para sair deste aprisionamento. Fantasiar, sonhar, advinhar o que se passa no mundo emocional do grupanalisando, s possvel porque existe um corpo a enviar continuamente mensagens (elementos beta). Caricaturizando, uma me tem mais dificuldades de entender e fornecer o seu filho se ele estiver de costas, na sala ao lado, ou do outro lado de uma linha telefnica. E estou a falar do primeiro ano de vida, o perodo antes da palavra, da consciencializalo das emoes. So todos os pequenos sinais do corpo que permitem me advinhar, e ela est muito atenta a todos eles. A grupanlise pela riqueza do seu setting recria esta situao e permite que o grupanalista, veja, oua, cheire atentamente, o beb que tem sua frente. Mas simultaneamente existe tambm um corpo, o do grupanalista, que no pra de se emocionar (no sentido em que tenho estado a falar). So tambm estes sinais que podem ser integrados, mentalizados pelo grupanalista. O grupanalista ao

15

integrar o que percepciona no corpo do grupanalisando e o que percepciona no seu prprio corpo, pode encontrar-se com um significado. E penso que no fundo estou a falar da anlise da transferncia e da contra-transferncia, vividas tambm ao nvel do corpo. Este um dos percursos que pode levar a uma transformao, a uma explicao, a um conhecimento. ento possvel sair do circuito fechado: corpoemoo-corpo, para atingir uma espiral mais complexa e elaborada, mutuamente interactiva, permitindo um crescimento sem fim: corpo-emoo- crebro- corpoemoo- crebro, em que cada nvel que se atinge mais diferenciado, mais adaptado e enriquecedor para o ser humano.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BLEICHMAR, N.M. (1992) A Psicanlise depois de Freud - Teoria e Clnica . Porto Alegre, Artes Mdicas. DAMSIO, A. R. (1994) O Erro de Descartes: Emoo, Razo e Crebro Humano. Forum da Cincia, Lisboa, Publicaes Europa-Amrica. GUYTON; H. (1997) Tratado de Fisiologia Mdica; 9 edio, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. (1995) Essentials of Neural Science and Behaviour Norwalk, Appleton & Lange. VANDER, SHERMAN, LUCIANO (1998) Human Physiology: The Mecanisms of Body Function, 7th edition. New York, McGraw Hill.

You might also like