You are on page 1of 6

O Plano de marketing consiste em planejamento e estudo, para garantir melhor desempenho.

fundamental fornecer toda sustentao do modelo de negcios e divulgar a imagem e os servios da organizao.

Apresentao do produto
No ano de 1994 foi lanada a cerveja ITAIPVA onde se originou na Cervejaria Petrpolis S/A no Rio de Janeiro, Brasil, a mesma foi batizada com o nome do Distrito onde surgiu. Aps seis anos de existncia passou por modificaes, onde s se distribua para o Rio de Janeiro hoje est em 35% do pas.

Origem: Brasil; Lanamento: 1994; Criador: Cervejaria Petrpolis; Sede mundial: Petrpolis, Rio de Janeiro, Brasil; Proprietrio da marca: Grupo Petrpolis; Fbricas: 4; Presena global: No (presente somente no Brasil); Segmento: Cervejarias; Principais produtos: Cervejas e chopes; Concorrentes diretos: Skol, Brahma, Antarctica, Nova Schin; cones: A lata com selo protetor; Slogan: Feita especialmente para voc; Website: www.cervejariapetropolis.com.br

Ambiente Externo

Para realizar uma melhor anlise do ambiente externo, utiliza-se uma ferramenta chamada anlise SWOT, muito eficaz na tomada de decises, onde conseguiremos identificar as nossas oportunidades, alm de prever e amenizar as possveis ameaas.

Segundo Dornelas (2005, p.156)

Para estabelecer objetivos e metas preciso entender o ambiente externamente. Essa anlise um dos pontos mais importantes do plano de negcios, pois mostrar se a empresa est preparada para seguir adiante enfrentando os desafios que se apresentarem e os riscos que iro correr, com seus executivos estando cientes de tudo.

Ambiente Externo ( Oportunidades )

1. A economia do Brasil esta crescendo e com isso o aumento na renda das pessoas e assim tem acesso a produtos que no so bsicos como a cerveja.; 2. 4 maior mercado de cervejaria do mundo; 3. O Brasil o 4 mercado de cerveja do mundo.

Ambiente Externo ( Ameaas )

1. Ambiente altamente competitivo com concorrentes com nomes slidos no mercado; 2. Reajustes tributrios onde pode conter o consumo de lcool; 3. Medidas esto querendo acabar com as propagandas de cervejas;

Ambiente Interno

Consiste na avaliao das competncias internas da organizao e tem por finalidade colocar em evidncia as fraquezas e qualidades da empresa, ou seja, os pontos fracos e fortes que devero ser determinados diante da sua posio atual. Essa anlise utiliza como base outras empresas do ramo de atuao, sejam elas concorrentes diretos ou apenas concorrentes em potencial.

Segundo Lobato (2003, p.59),

Entendemos que a anlise do ambiente interno consiste em avaliar o funcionamento da organizao, baseados nos recursos existentes e na capacidade desenvolvida internamente para gerenciar tais recursos.

Ambiente interno ( Foras )

Fora a diferenciao conseguida pela empresa que pode proporcionar uma vantagem operacional no ambiente empresarial.

1. Inovador referencia a lata com selo protetor; 2. Por ser uma cerveja com o gosto propriamente dita mais leve e no muito amarga conquista o paladar feminino; 3. Preos mais em conta.

Ambiente interno ( Fraquezas )

Fraqueza uma situao inadequada da empresa, que proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.

1. Por ser uma cerveja que entrou no gosto feminino pode afastar o pblico masculino; 2. Como as demais cervejas consumidas em exagero podem causar transtornos. 3. Por ser uma cerveja nova no mercado em comparao com a outras, o investimento em propaganda mais elevada. 4. A marca dita como popular uma grande debilidade, pois a empresa deseja passar outra imagem.

Comportamento do consumidor

A deciso de comprar um produto ou servio um momento importante para consumidores. Isto significa que as estratgias de marketing devem ser inteligentes, eficazes e direcionadas ao mercado-alvo de acordo com o conhecimento percebido da maneira que cada consumidor obtm seus produtos ou servios. Dentro deste contexto, uma anlise das influncias no processo de compra dos consumidores finais - o que pensam, como agem, quem influencia suas decises - passa a ter uma importncia fundamental. Segundo (SERAGINI, 1978, p. 18),
O consumidor no julga o produto, julga a embalagem. A embalagem revela ao consumidor se o produto e de baixa ou alta qualidade, se e o tipo de produto que ele deseja ou no. Ainda mais, no supermercado, fazemos a escolha com base no efeito visual. Inconscientemente, transferimos o efeito exterior da embalagem para o seu contedo.

1. Com a popularizao das redes sociais e o interesse de seu publico pela mdia digitalizada, a marca ITAIPAVA esta se conectando a esse mundo. 2. As pessoas compram objetos no somente por seu contedo funcional, mas tambm pelo que eles significam ou podem significar. Segundo Francisco Jos da Costa redator da Revista de Negcios, as coisas que as pessoas compram tm um significado pessoal e social alm de suas funes utilitrias. [...] os atributos simblicos so to importantes quanto os atributos funcionais.

Mercado potencial.

quanto um dado segmento do mercado - pas, estado, municpio ou bairro pode gastar com determinado produto ou servio. Ou seja, quanto dinheiro h na mo dos clientes potenciais para comprar um determinado servio ou produto.
Segundo Kotler mercado potencial o conjunto de todos os compradores, efetivos e potenciais, de uma oferta.

O consumo brasileiro per capita de 57 litros, bem baixo comparado ao de outros pases. Entretanto, o Brasil o quarto produtor mundial de cerveja, tendo produzido em 2008 aproximadamente 106,3 milhes hectolitros, representando uma produo bruta nacional de US$ 1.313,30 bilhes.

1. Nos ltimos 5 anos o investimento no mercado brasileiro foi de R$ 3 bilhes, segundo o Sindicerv. Podemos observar que 50% do consumo esto no mercado frio (bares e restaurantes)

2. Em 2013 ser aberta mais uma Cervejaria responsvel pela cerveja ITAIPAVA, na Bahia. Segundo o diretor do grupo Petrpolis, Aps estudo, conclumos que a Bahia um mercado potencial, um mercado prximo que far a ligao com a rea onde a nossa unidade de Terespolis atende. E encontramos em Alagoinhas as condies favorveis em relao a suprimento de gua e espao fsico, alm de infraestrutura para instalao de uma empresa de grande porte.

Referncia bibliogrfica
http://www.franzecosta.com/spaw2/arquivos/textos/REV_Neg.pdf, 19/09/2012 as 21:00h; http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2009/06/itaipava.html, 18/09/2012 as 17:00h; http://www.cervejaitaipava.com.br, 18/09/2012 as 20:00h http://www.cervesia.com.br/dados-estatisticos/578-cerveja-um-mercado-potencial.html, 20/09/2012 as 19:14h. http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/producao-dascervejas-itaipava-e-crystal-na-bahia-deve-gerar-tres-mil-empregos/, 20/09/2012 as 19:55. http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/ Administradores o Portal da

Administrao, 07/11/2012 as 23:32.

You might also like