You are on page 1of 2

QUESTIONRIO A ODISSIA

01 De que, basicamente, trata o filme (enredo)? Resposta: Filme, baseado no poema homnimo de Homero, retrata as aventuras de Ulisses (ou Odisseu) aps a Guerra de Tria. Depois de desafiar o Deus dos mares Poseidon, Ulisses se v obrigado a vagar por terras e mares, se vendo afastado de sua famlia. A partir de ento, vive uma srie de aventuras, enfrentando Deuses e diversos monstros para poder voltar a sua casa. 02 Destacar os personagens principais. Resposta: Ulisses (Odisseu, Rei de Itaca) Telmaco (Filho de Odisseu) Penlope (Esposa de Odisseu) Polifemo (Ciclope filho de Poseidon) Calypso (Ninfa do Mar) Athena (Deusa da sabedoria) Aeolos (Deus dos Ventos) Poseidon (Deus do Mar) Hermes (Deus Mensageiro) Agamemnon (Rei de Micenas) Menelau (Rei de Esparta) Circe (Feiticeira)

03 Explicar porque o filme tem aspecto mitolgico. Resposta: Por que muitas de suas passagens utilizam o mito para explicar fenmenos naturais, variaes de cultura, inimizades e amizades. Alm disso, a mitologia serviu como fonte de orgulho para se traar ascendncia de grandes lderes e heris mitolgicos ou at mesmo Deuses. O filme faz meno a lendas, heris, Deuses e monstros da mitologia, como por exemplo: Aquiles, Poseidon, Palas Athena, Ciclopes, Serpentes do Mar, etc. 04 Que lies podem ser abstradas? Resposta: 01 Odisseu ofendeu e dispensou a ajuda do Deus Poseidon. Extrai-se que o ser humano no deve se achar melhor do que seu prximo, muitas pessoas

chegam ao ponto de dispensar a ajuda de terceiros por se achar melhor do que eles. 02 Mesmo com tantas dificuldades Odisseu no desistiu de tentar chegar ilha de Itaca. Extrai-se que o ser humano deve-se persistir em suas batalhas dirias at atingir seus objetivos. 03 Ao no tempo certo, como quando Odisseu teve calma na caverna do Ciclope Polifemo: Extrai-se que o ser humano deve agir no tempo certo, saber aplacar sua ira ou ter qualquer atitude em vista de um objetivo. 04 A Ilha de Circe representa tentao e infidelidade. Extrai-se que o ser humano deve manter fidelidade para com seu cnjuge. 05 Ida a terra dos mortos. Extrai-se que o ser humano deve ser corajoso o suficiente para enfrentar a morte antes mesmo que as pessoas estejam realmente prontas para morrer. Odisseu viajou para o submundo e voltou, mostrando aceitao do inevitvel e uma vontade de mudar a sua vida com base em novas informaes, alm de mostrar respeito pelo passado e por aqueles que perderam suas vidas, especialmente a de amigos e a de sua me. 06 A ilha da ninfa Calypso. Extrai-se que o ser humano no deve ser complacente em sua jornada pela vida, esquecendo seus sonhos de infncia e desistir porque eles esto cansados. Odisseu poderia facilmente ficar na ilha de Calypso para sempre e tornar-se imortal. Se Odisseu permanecesse complacente ele nunca chegaria a sua meta de voltar para casa.

You might also like