You are on page 1of 3

TEMA

CONTEDOS

ESTRATGIAS ATIVIDADES

HORAS

AO DE FORMAO: CONTROLO DA QUALIDADE

Objetivos:
Interpretar os critrios de sucesso de integrao organizacional Identificar e caracterizar as diferentes atitudes na organizao. Identificar as formas de comunicar e interagir. Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa. Identificar os diferentes estilos de liderana. Desenvolver a evoluo do sistema da qualidade. Identificar os princpios da gesto da qualidade. Interpretar os requisitos definidos na norma sistemas de gesto da qualidade NP EN ISO 9001. Reconhecer a documentao do sistema da qualidade. Promover a melhoria da qualidade, atravs da utilizao das ferramentas da qualidade, demonstrando um claro domnio das mesmas. Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, atravs da aplicao de meios informticos, demonstrando um claro domnio das aplicaes. Aplicar e interpretar os mtodos e tcnicas de um sistema de custos da qualidade. Identificar os objetivos das auditorias. Identificar as fases de uma auditoria. Aplicar as bases comportamentais para a auditoria.

Gesto da Qualidade Total

Definir Qualidade Interpretar as diferentes abordagens da qualidade

Evoluo da Qualidade Definies da Qualidade Abordagens da Qualidade Dimenses da Qualidade

Ficha de Trabalho

5h

Custos da Qualidade Aplicar e interpretar os mtodos e tcnicas Custos da no-qualidade de um sistema de custos da qualidade Custos da qualidade Decomposio dos custos da qualidade As ferramentas clssicas da qualidade: Ferramentas da Promover a melhoria da qualidade, - Fluxograma Qualidade atravs da utilizao das ferramentas da - Diagrama de causa efeito qualidade, demonstrando um claro - Brainstorming domnio das mesmas. - Folhas de registo de dados Fazer o tratamento de dados e registos da - Histogramas qualidade, demonstrando um claro - Diagrama de Pareto domnio das aplicaes. - Diagramas de disperso Liderana Qualidade Interpretar os critrios de sucesso de comportamento integrao organizacional. Identificar e caracterizar as diferentes Motivao para a qualidade atitudes na organizao. Liderana Identificar as formas de comunicar e Trabalho em Equipa interagir. Comunicao interpessoal Identificar os seus pontos fortes e os aspetos a melhorar na comunicao. Avaliar a importncia da comunicao nas interaces pessoais. Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa. Identificar os diferentes estilos de liderana.

Exerccios prticos

20h

Ficha de Trabalho

20h

15h Exerccios prticos

Auditoria Qualidade

da Identificar os objectivos das auditorias. Objectivos das auditorias Identificar as fases de uma auditoria. Regras e responsabilidades Aplicar as bases comportamentais para a Fases fundamentais de uma auditoria auditoria. Auditorias parte comportamental Modelo de gesto da qualidade Interpretar os requisitos definidos na norma sistemas de gesto da qualidade Reconhecer a documentao do sistema da qualidade. Reconhecer os diversos tipos de normas Sistema de gesto da qualidade Responsabilidade da gesto Gesto de recursos Realizao do produto Medio, anlise e melhoria

Exerccios prticos 20h

As normas ISO

Ficha de Trabalho 20h

100 horas

TOTAL

You might also like