You are on page 1of 10

Escolarizao e Educao: Da convergncia e divergncia*

Gercinaldo Moura*

Resumo: Este Artigo pretende discutir a escolarizao e a educao, a luz dos princpios e objetivos do capitalismo contemporneo. As duas categorias sociais, embora sejam comumente abordadas como sendo sinnimas, inclusive na prpria perspectiva oficial, so questes distintas que, em determinados momentos, se convergem, mas podem se caracterizar muito mais pela divergncia. Palavras Chaves: 1. Escola; 2. Sociedade - Mercado; 2. Educao Instruo;

Em nossa sociedade, o interesse pela instruo em detrimento da educao torna-se cada vez mais um fenmeno nitidamente visvel. Isso se deve muito pela inquestionvel funo til, que tem o primeiro, numa sociedade que prevalece os interesses do mercado. O desprezo ao qual submetido a educao esta muito associado a uma clara falta de entendimento de seu verdadeiro sentido. Estamos obrigados a educar o cidado que nossa sociedade necessita em ocasies diversas. A sociedade apresenta este imperativo com muita impacincia e exigncia: Necessitamos de mdicos, engenheiros, tcnicos... (CAPRILES, 1989).

A escola na sociedade de mercado

O mundo globalizado impele as pessoas em direo intolerncia diante do outro, idia de que h uma inevitabilidade histrica, ao consumismo e ao individualismo desenfreado. Segundo Nogueira (2004, p.197):

um mundo que se complexifica rapidamente. frentica mobilidade dos capitais, financeirizaao e transnacionalizaao das economias, segmentao e expanso da oferta de produtos, ao surgimento ininterrupto de novas profisses, correspondem uma inevitvel diferenciao social e uma forte fragmentao. Naturalizam-se as mazelas e misrias da condio humana, em nome de um determinismo amparado num vis tecnicista e nas necessidades da concorrncia internacional, isto , da predominncia do mercado. A orientao do sistema educacional dentro do modelo econmico e social vigente aborda fortemente a teoria do capital humano como sendo a que, por sua perspectiva economicista, responde melhor aos princpios sustentados por essa tendncia (BIANCHETTI, 2001 p.93). Essa teoria incorpora em seus fundamentos a lgica do mercado reduzindo a funo da escola formao de recursos humanos para a estrutura de produo. Nessa lgica, a articulao do sistema educativo com o sistema produtivo estabelece que o primeiro deva responder de maneira direta a demanda do segundo. Em geral, a teoria do capital humano afirma que as escolas so agentes importantes de crescimento econmico e de mobilidade (APPLE, 1999 p.58).

Dentro dessa lgica, nossa inferncia acerca da dimenso teleolgica da escola, sobretudo, no mundo ocidental, tem sido, via de regra, reduzida mera disposio da demanda do mercado, sob o imperativo dos rgos financeiros mundiais sintetizando a ideologia neoliberal. Com isso, o conceito da educao escolar se consolida na associao muito mais de uma habilidade tcnica do que um fenmeno social, tornando-se mero sinnimo de instruo.

Instruo: Orientao para a vida profissional


Nas delimitaes do espao escolar, os objetivos da instruo tem sido ministrar ao homem o conhecimento, o uso dos objetos e habilidades precisos para sua vida profissional, orientado pelos interesses do mercado, sobretudo numa sociedade capitalista, onde cada vez mais o homem tem visto a escola apenas como um meio de ascenso social, atravs de uma possibilidade da aquisio de uma habilitao profissional. Para Apple (1989, p59):

As escolas maximizam a distribuio do conhecimento tcnico e administrativo entre a populao. Na medida em que os estudantes aprendem esse conhecimento, eles podem investir suas especialidades e capacidades adquiridas para ascender a melhores ocupaes. Isso propiciar taxas mais elevadas de mobilidade individual e garantir tambm a oferta de pessoas bem qualificadas exigidas por uma economia em expanso. Treinamento tcnico generalizado, mobilidade e crescimento

econmico so fatores que esto relacionados. Nessas circunstncias o planejamento cuidadoso da fora de trabalho e a estimulao de currculos tcnicos e cientficos, voltados para a ascenso profissional, tornam-se fatores essenciais.

Essa valorizao de uma formao de mercado ocorre em detrimento, ou mesmo excluindo-se dela a funo poltica e social que permite uma compreenso da complexidade das relaes sociais e da prpria natureza do homem. No discurso Neoliberal a funo da escola deixa de ser parte do campo social e poltico para ingressar no mercado e funcionar a sua semelhana, segundo Marrach (2000, p.46):

Os Neoliberais reservam um papel estratgico para a escola determinando-lhe alguns objetivos que seria o de atrelar a educao a preparao para o trabalho de acordo com as necessidades da livre iniciativa do mercado, que desejam uma fora de trabalho qualificada, apta para a competio nos mercados nacional e internacional.

Porm bom destacar que a instruo tambm poder munir o homem de certo conhecimento poltico, mas que sem a devida educao ser usado apenas para os fins de seu ego, consequentemente acentuando cada vez mais os problemas de ordem social e fraterna.

Escolarizao e educao: Da convergncia e divergncia

O ego (emoo/desejo) um pssimo senhor da nossa vida, mas um timo servidor, portanto onde h um ego instrudo sem um eu (razo) educado h a um malfeitor potencial. Um ego pouco instrudo, pouco mal pode fazer, o ego muito instrudo pode fazer mal, se lhes faltar devida educao da razo. O homem que vive apenas na conscincia do seu ego externo, no pode deixar de ser um egosta, que hostiliza o eu interno. Um juiz corrupto muito mais perigoso para o bom andamento e bem estar de uma sociedade do que qualquer contraventor ou bandido comum pouco instrudo. Os magistrados so generosamente remunerados para se dedicarem a exercer sua funo com a mais zelosa honestidade. Mas no raro ouvirmos na imprensa (quando se noticia) o desvio de conduta destas autoridades. E isso ocorre justamente porque, com seu conhecimento, acreditam e sabem que a toga os tornem imunes e impunes. Pois os grandes criminosos e malfeitores da humanidade no foram homens de pouca instruo, ao contrrio, eram homens de elevada erudio. Do simples fato de o homem ser escolarizado, portanto instrudo, no se segue que seja educado, que tenha valor. O ser educado no , necessariamente, um efeito da escolarizao, da instruo. O ser educado efeito da captao de valores pela conscincia e isso o que pode tornar um homem de valor (ROHDEN, 2005). Nas palavras de Einstein, educao o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola.

Por vezes, a obedincia a esses valores difcil e dolorosa; mas a conscincia, que o seu eco (no ser educado), exige imperiosamente que o homem obedea a essa norma imutvel. A cincia maravilhosa, mas no ela, necessariamente, que pode valorizar a vida do homem. A escolaridade no garante educao na mesma proporo da instruo. Instruo plena no necessariamente educao plena. Estes elementos so como linhas paralelas que no convergem nem divergem. Suas finalidades so diversas. O ideal seria que um homem tivesse plenitude de instruo e plenitude de educao; que fosse mestre em cincia e mestre na conscincia. Podemos dizer que todo homem potencialmente bom e mau por natureza; o que vai definir que lado ir prevalecer a educao do ambiente social em que ele est inserido. Mas sempre bom lembrar que no estamos tratando aqui de excepcionalidades e excees de regras.

Escolarizao: Ou a reproduo das desigualdades sociais

Embora para a teoria neoliberal a sociedade se desenvolva na medida que se desenvolve a escola, que um indicador do ndice de desenvolvimento humano, ela, por si s, no uma garantia da eqidade social. A idia de que quando se abre uma escola fecha-se uma cadeia, lamentavelmente, no corresponde a realidade. Se as nossas escolas fossem verdadeiramente centros de educao, seria muito sensato abrir escolas para

fechar cadeias. Mas as escolas tem cada vez mais se consolidadas como centros de instruo. A escola tambm, muitas vezes, tem ensinado o sujeito a suportar ter a prpria existncia desperdiada, muitas vezes, por um professor em uma funo alienante e degradante. Nessa perspectiva a escola transforma-se no rolo compressor que normaliza as conscincias e apara as diferenas e genialidades, tornando-se mero treinamento de escravos que obedece as exigncias do mercado. Para Rousseau o ensino deve visar mais a capacidade de discernir do que o acmulo de conhecimentos e deve fundar-se na experincia em decorrncia de um processo espontneo e em contato com a natureza, e no na racionalidade. Em tese podemos dizer que a escola no nasceu com a finalidade da diferenciao, portanto no de sua natureza produzir tal diferenciao, mas ela usada para perpetu-la. Sua funo, com pequenas diferenciaes, a de reproduzir e conservar valores sociais e culturais, de acordo com os interesses das classes dominantes (RODRIGUES; 1999). Afinal e tal como a prpria democracia enquanto arena de luta inseparvel da tica, assim qualquer concepo de escolaridade publica e de escola est necessariamente vinculada a um conceito de servio comprometido com consideraes morais e polticas assentes em valores (ESTEVAO; 2001 p. 81).

Educao: a formao do homem integral Sempre devemos lembrar que o ser humano, por mais integral que nos parea (fazendo uma generosa abstrao), constitui um

material de qualidade desigual para a educao, e o produto que possamos fabricar, necessariamente, ter que ser muito variado. seria uma superficialidade inconcebvel ignorar a diversidade do ser humano e procurar juntar todas as questes relacionadas com as tarefas da educao numa linha nica, comum para todos. Os traos comuns e individuais da personalidade nos formam extremamente complexos nos diferentes seres vivos e, por isso, a tarefa de planejar personalidade se transforma num assunto extraordinariamente difcil e que requer muita preocupao. O aspecto mais perigoso continuara sendo ainda por muito tempo o do medo diversidade humana, a falta de habilidade para construir um todo equilibrado partindo de elementos dspares. Por isso, modelar todos com o mesmo padro, enquadrar o ser humano num arqutipo estereotipado, educar uma estreita serie de tipos humanos parece um assunto mais fcil da educao planejada com uma viso diferenciada. Com relao a isto, este mesmo erro foi cometido pelos espartanos e os jesutas, cada um em sua poca (CAPRILES, 1989). Scrates defendia a tese de que as virtudes no so algo que possa ser ensinado ou aprendido, para ele este um processo em que a coragem, a sabedoria, a temperana, a piedade e a justia iluminada de todos os ngulos, ou seja, ocorre dentro de um processo social (FREITAG, 2001) A partir da, podemos dizer que a educao, no sentido mais autntico, trata-se de um processo que ocorre conosco, no qual alteramos crenas e valores provocados por uma atividade que exercemos sobre ns mesmos e por atividades que outros (tambm o meio ambiente) exercem sobre ns. Sua finalidade

deve ser o homem integral, um ser instrudo e educado, despertando os valores da natureza humana, que existe em cada indivduo em forma potencial e embrionria. Isto se desenvolve pelas influncias das condies dos meios sociais em que esteja inserido. Nossa responsabilidade, como professores-educadores, enorme, quanto mais ignoramos este postulado, maior o perigo da negao absoluta de uma civilizao eqitativa.

Educao moral e cvica: A convenincia ideolgica vigente

Infelizmente herdamos certos moralismo e "castidade" de uma educao "puritana". Muitos professores, certamente no se sentem vontade para analisar e discutir a questo da violncia do mundo real que vivemos revestindo o ato da educao escolar em um pretenso sacerdcio. Na escola, lamentavelmente, os poderes pblicos insistem muito em instruo e pouco em educao. A educao que pretende, restringi-se a educao moral e cvica. Esta no tem por finalidade tornar o homem educado e consciencioso, mas sim torn-lo adaptvel ao convvio social com os objetivos ideolgicos vigentes. A tolerncia religiosa, tnica, racial, geogrfica, cultural, a orientao sexual, deveriam fazer parte do currculo escolar, de um modo diferente daquelas de ordem instrumentalizante. Pois, o motivo dessa educao no de conscincia, mas apenas de convenincia. Por esta razo a

educao moral e cvica jamais poder estabelecer uma sociedade justa, fraterna e igual entre os homens.

Concluso Precisamos livrar a escola dessa hipocrisia, que incomoda e que faz alguns alunos e professores acharem que a educao escolar tem que ser casta, moralmente correta, virtuosa, sem enxergar que o mundo no assim. preciso fazer algo para que a aula no seja casta, ingnua e no caia na sutileza da assexualidade da educao. Talvez precisemos de mais liberdade, a mesma liberdade que Scrates necessitava para que o Agon dialtico se desenvolvesse e o ensino e a aula ocorressem. Assim, a arquitetura de que precisa a didtica ps-moderna no a da sala, a do ambiente escolar ou do crculo de cultura, mas sim, a arquitetura que se forma a partir da geometria da troca de olhares humanos". Quando a cincia se integrar totalmente na conscincia, quando o homem escolarizado se educar, talvez amar ao prximo como a si mesmo se parea mais com possibilidade do que com santidade. Portanto somente o homem educado pela conscincia dos valores que pode servir para a harmonia e justia social.

You might also like