You are on page 1of 4

APOSTILA AMBIENTE UPSTREAM PRODUO Por: Mauro Alves Ferreira CAPITULO 1 INTRODUO PRODUO

Neste captulo abordaremos o segmento do Ambiente Upstream que consiste na Produo de Petrleo e Gs. Como podemos notar, em estudos anteriores realizados, verificamos estudos de outros segmentos deste Ambiente Upstream que devem ser lembrados para fcil compreenso do Ambiente a ser abordado no nosso novo estudo. AMBIENTE UPSTREAM EXPLORAO Segmento visto anteriormente que tem como objetivo maior a determinao da localizao de um reservatrio de Petrleo e Gs, atravs de estudos amplamente abordados de deteco desses reservatrios, como, por exemplo: - mtodos geolgicos; - mtodos geofsicos; - mtodos de geologia de subsuperfcie; - estudos de estratigrafia, fotogrametria, magnetometria, etc.; - mtodos de sismica 3D e 2D.

A partir desses estudos, podemos afirmar com grande possibilidade de acerto, aonde localizar um reservatrio de Petrleo e Gs, para posterior produo do mesmo. AMBIENTE UPSTREAM PERFURAO Segmento tambm estudado anteriormente que tem como objetivo principal a confirmao final de existncia de um reservatrio para produo de Petrleo e Gs. Vimos vrias tcnicas de perfurao e completao de um poo, como

tambm a viabilidade de produo de cada um deles. Aspectos pertinentes perfurao foram abordados, como, por exemplo: - perfurao de poo pioneiro; - prospecto exploratrio; - testes de formao: poo aberto e poo revestido; - instalaes de superfcie: manifolds, mangueiras de produo, etc.. - sondas; - sustentao de cargas; - movimentao de cargas; - rotao, circulao e segurana de poo; - transmisso e gerao de energia; - brocas.

Todos esses estudos so realizados com o propsito final de se PRODUZIR Petrleo e Gs. Logo, a partir de agora, comearemos nossos estudos, abordando todos os tipos de poos de acordo com seu volume de produo e POTENCIALIDADE.

POOS QUANTO A SUA POTENCIALIDADE


Os poos de Petrleo podem ser classificados de duas formas quanto a sua potencialidade. Podem ser: SURGENTES: quando o petrleo ou o gs so produzidos sem ter que se fazer necessrios a utilizao de mtodos de elevao artificial. O Petrleo e expelido pelo poo naturalmente.

NO SURGENTES: quando se faz necessrio a utilizao de mtodos artificiais para a elevao do petrleo do poo superfcie. So utilizados diferentes mtodos de elevao, de acordo com o tipo de poo, que sero estudados posteriormente, em outros captulos.

ETAPAS DE FLUXO DE PETRLEO E GS


So vrias as etapas que o petrleo percorre at finalmente chegar ao terminal ou local de armazenamento. So elas: - recuperao: local onde o petrleo est armazenado ( reservatrio) e, de l, deve ser recuperado ou extraido; - elevao: acontece no poo. Poo de petrleo o meio de ligao de um reservatrio at a superfcie. Logo, no poo acontece a elevao do petrleo; - escoamento: d-se atravs das linhas submarinas e de superfcie, transferindo o petrleo ou gs do poo para a plataforma ou sonda terrestre; - exportao: tambm feito por linhas submarinas e de superfcie, o petrleo ou gs transferido da plataforma ou sonda terrestre para um navio aliviador ou terminal de armazenamento.

Sugestes para aprofundamento: - revisar material de Ambiente Upstream Explorao; - revisar material de Ambiente Upstream Perfurao; - consultar sobre testes de presso em poos.

You might also like