You are on page 1of 16

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

ONTEM E HOJE, SEMPRE ESTUDANDO O BRASIL

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS

LS 834/02 DAInt

CHINA

Os textos de Leitura Selecionada, de carter doutrinrio, terico ou conjuntural, destinados distribuio interna, s vezes discordantes entre si, visam a trazer novos subsdios aos estudos que aqui se realizam e expressam opinies dos respectivos autores, no, necessariamente, as da ESG.

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DIVISO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

LS 834/02

CHINA

Rio de Janeiro 2002

Presidente da Repblica FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Ministro de Estado do Ministrio da Defesa GERALDO MAGELA DA CRUZ QUINTO Comandante e Diretor de Estudos da Escola Superior de Guerra
Vice-Almirante ADILSON VIEIRA DE S

Subcomandante e Chefe do Departamento de Estudos Brigadeiro-Engenheiro FRANCISCO MOACIR FARIAS MESQUITA

Diviso de Assuntos Internacionais Chefe: Cel Av JORGE CALVRIO DOS SANTOS

Escola Superior de Guerra Diviso de Biblioteca, Intercmbio e Difuso Av. Joo Lus Alves, s/n CEP: 22291-090 - Urca - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (02l) 545-1737 FAX FONE: 021) 295-7645

SUMRIO

1. INTRODUO:..............................................................................................7 2. FISIOPOLTICA: ...........................................................................................8 3. FORMAO HISTRICA:..........................................................................9 4. REVOLUO:..............................................................................................11 5. CONCLUSO: ..............................................................................................14 BIBLIOGRAFIA:..............................................................................................16

Quando a China despertar, o Mundo tremer. (Napoleo Bonaparte)

REPBLICA POPULAR DA CHINA: DICOTOMIA GEOPOLTICA

1. INTRODUO
Considerando a China como o Centro Geogrfico do Universo, mesmo sabendo que no corresponde mais a verdade, os chineses continuam denominando o pas de Chung-Kuo. O topnimo formado por dois caracteres: o primeiro, um retngulo atravessado de alto a baixo por um trao, significando um meio ou centro; o segundo representando um campo cercado, traduzindo-se por pas ou reino. Deste modo, Chung-Kuo significa Pas do Meio ou Reino do Centro, atualmente a nica nao emergente com assento permanente no Conselho de Segurana da ONU. Repblica dita parlamentarista de modelo socialista, com populao de 1 bilho e 222 milhes de pessoas no homognea etnicamente, vivendo num pas cuja lngua oficial o mandarim ou o putonghua, onde subsistem 8 dialetos com suas inmeras variantes, alm das lnguas prprias de 55 minorias. A multiplicidade lingustica tem reflexos na profuso religiosa do confucionismo, budismo e taoismo (principais) e minorias islmicas e crists. Sabendo-se que em cada 5 habitantes da Terra um chins, observa-se a m distribuio demogrfica, pois 90% dela se abriga somente em 15% do territrio. Posicionada no leste da sia, banhada pelo Pacfico, formando de norte para o sul os Mares Amarelo, da China Oriental e da China Meridional, findando no Golfo de Tonkim, limita-se com 13 pases. lindeira de sul para norte com o Vietnam, Los, Mianm, ndia, Butan, Paquisto, Tadjiquisto, Kirgusia, Kasaquisto, Federao Russa (Sibria), Monglia e Coria do Norte.

2. FISIOPOLTICA
A China, segundo maior pas do Mundo em terras contnuas depois da Federao Russa, se subdivide administrativamente em 22 provncias, 5 regies autnomas e 3 municpios (Pekim ou Beijing, Shangai e Tientsin) numa rea de 9.596.961 km2. Seu espao poltico se isola naturalmente da sia Ocidental por elevadas montanhas entrecortadas por pramos e desertos se estendendo do Himalia ao Kuenlun, passando pelo Tien Shan e terminando no Altai. A unidade fsica condicionada pelo sistema montanhoso que perde altura e se ramifica do interior para o litoral, permitindo a fcil penetrao das populaes para o hinterland 1 . Essa penetrao foi favorecida pelas correntes fluviais, ocupando profundas gargantas. Com suas nascentes no Tibet, o Bramaputra, o Saluen e o Mecongo direcionados para o sul saem do territrio chins; no ocorrendo o mesmo com o Yang-Ts, inteiramente nacional, que nada tem de Azul, muito embora lhe seja atribuda a denominao. Com seus 4.600 km serve aos arrosais com produo toda consumida internamente e se avizinha da Provncia de Hunan, a grande produtora mundial de tungstnio. Ao sul, o Sikiang (2.640 km) serve aos importantes centros de Canto, Hong Kong e Macu, a face do pas mais exposta ao mundo ocidental. O ncleo geohistrico do pas implantou-se na Bacia do Hoang-Ho ou Amarelo com seu curso de 4.200 km, servindo a uma rea de 1.900.000 km2 .. Serpenteando para o norte ou para o sul transporta grande quantidade de aluvies, o precioso less, beneficiando extensa plancie, transformando-a num dos territrios agrcolas mais ricos do Mundo. Os depsitos fluviais quando se acumulam podem produzir inundaes catastrficas, gerando a necessidade da construo de diques de conteno e de canais sangradouros. Nasce o Amarelo no Kansu das reservas petrolferas servindo as provncias de Shansi, Hopeh e Shantung com jazidas de carvo. O Grande Canal, elo de unio entre o Amarelo e Azul, com seus 1.600 km de construo terminada ainda no sculo XIII, une Pekim a Shangai. o trao de unio no setor Martimo, onde se concentra o ecmeno estatal encimado pelo ncleo geohistrico centrado em Pekim ou Beijing, exercendo as funes de capital do pas, desde 1213.
1

Na Amrica do Sul o declive do Planalto Central para o interior facilitou a penetrao dos portugueses e, consequentemente a integrao de vasta rea do hinterland ao Brasil, no perodo da unio das monarquias ibricas (1580-1640).

Alm do Setor Martimo, integram a China dois outros caracterizados como rea geopoltica neutra; trata-se do Interior, seguido da Periferia, a faixa de fronteira terrestre caracterizada pela baixa densidade demogrfica, notadamente povoada por no chineses, em geral islmicos. A dicotomia entre a costa desenvolvida e o interior marginalizado constitui uma grande fratura geopoltica, que comea no Tibet, passa pelo Sinkiang Uighur, conectando a estepe ao Deserto de Gobi, j na Monglia Interior. Dicotomia que ir caracterizar tambm o Setor Martimo, no s pela integrao Hong-Kong com os ingleses at 1997, e Macu, que deixar de ser portuguesa em 1999, bem como pela situao de Formosa ou Taiwan, que s acatar uma unio consumada quando o governo continental abandonar o sistema comunista.

3. FORMAO HISTRICA
Embora haja quem acredite que a China seja bem mais uma civilizao do que um Estado, sua Histria, remontando ao ano de 2000 a.C., j a apresenta no incio da Era Crist com um poder unificado. Seu primeiro contacto com o Ocidente data do sculo XII, com o veneziano Marco Polo visitando a corte de Kubilai-Kan, o neto do mongol siberiano Gengis-Kan, conquistador de Pekin, em 1215. No entanto, a abertura da China ao comrcio regular com a Europa data da fundao de Macu, em 1555, onde os portugueses obtm o monoplio, sistema que atrairia os ingleses para Canto (1715). A chegada dos ingleses a essa porta de entrada da ocidentalizao iniciava, no processo histrico chins, a fase de desintegrao territorial. At ento recomendavam os mdicos chineses o uso do pio para tratamento da diarria e desinteria, advertindo que usado sem cuidado poderia matar como um punhal. Em 1729, graas aos ingleses, j se comerciava na China 12 toneladas do produto para abastecer os viciados, levando o Governo de Pekim a assinar o primeiro decreto contra sua venda para fins no medicinais. A medida no surtiria efeito e, j no ano de 1838, cerca de 1.800 toneladas do produto eram introduzidas na ndia e China, desencadeando a chamada Guerra do pio (18391842). Vencida, a China era obrigada a abrir vrios de seus portos ao comrcio com os europeus, tendo que pagar aos ingleses 21 milhes de dlares e entregarlhes Hong-Kong.

No tardaria o efeito cascata e, com o aumento de impostos incidindo sobre as massas camponesas beira do cos e da fome, contribuindo, em 1850, para a Revolta dos Taipings. Vencido o movimento ficava, no entanto, a China exaurida e alvo fcil para novas investidas europias. No final do sculo, pouco restaria da milenar China. Nessa fase de desintegrao territorial a China perde o Anam (atual Vietnam) para a Frana (1885). Animando o expansionismo japons que se apodera da Coria, de Formosa e parte da Mandchria, onde a Rssia obtem direitos ferrovirios e facilidade porturias. As perdas territoriais geram a Rebelio dos Boxers, contrrios presena estrangeira, debelada pelos ocidentais e nipnicos, levando os Estados Unidos Poltica da Porta Aberta, atravs da qual em troca da manuteno da integridade territorial chinesa, se fazia a liberao total do comrcio. A situao catica levaria o lder Sun Yat-Sen, em 1911, s reivindicaes libertadoras revoltando o sul que o elege presidente de uma repblica liberal. A disseminao das idias republicanas, no final do sculo XIX, atingiria a China que, em 1912, depunha a secular dinastia mandchu. No tardaram os distrbios levando o pas secular guerra civil (1927), culminando com a invaso da Mandchria (1931) pelos japoneses, que se aproveitaram da rivalidade entre Mao-Ts Tung e Chiang Kai Chek. Essas lutas entre comunistas e nacionalistas animaram o expansionismo japons que invadiu a China, s saindo de l em 1945. A guerra civil teria continuidade at 1949 quando, com a vitria do comunismo no continente, os japoneses restituem Formosa (1949) aos partidrios do Kuomintang ou anti-comunistas. Dividia-se em dois o governo chins, em Pekim e Taip; Formosa voltada para o mundo democrtico e a Repblica Popular aliada aos russos. A China comunista trata de se impor no continente, invadindo, em 1949, o Tibet, detentor das nascentes de importantes rios chineses; entra em conflito com a ndia, em reas lindeiras do Aksai Chin e Aruchanel Pradesh. Em situao econmica difcil contou, nos primeiros anos, com o apoio de Moscou. Iniciado o conflito sino-sovitico (1963) imps-se no pas o modelo comunista prprio da Revoluo Cultural Proletria (1966-1976). Conseguindo, em 1971, a China substituir Formosa na ONU para aproximar-se, no ano seguinte, dos Estados Unidos. Dissidncias, golpes fracassados e expurgos iro caracterizar a poltica interna do pas, mesmo aps a morte de Mao (1976) que, s em 1993, oficializava os conceitos de socialismo com caractersticas chinesas apoiado na economia de mercado. Era a Poltica Reformista de Deng Xiaoping, atravs da qual a China adotava a frmula de um pas e dois sistemas, diferindo assim

10

da Glasnost/Perestrika de Michail Gorbatchev, na Rssia. Era a autntica dicotomia do quase capitalismo dentro do comunismo; implantavam-se as ZEE (Zonas Econmicas Especiais) sem que se expurgasse o sistema poltico herdado de Mao Tse-Tung e, na dicotomia a China adotava a frmula de um pas e dois sistemas. Antecipando-se em 7 anos Perestrika as ZEE foram criadas em 1978 pelo Comit Central do PCC objetivando uma abertura gradual da economia. Em funo das 9 Emendas Constituio visava-se a acelerao das reformas econmicas, reduzindo-se a influncia do Partido na administrao. Secretrio Geral do PC, Jiang Zemin tornava-se o primeiro homem, desde a morte de Mao, em 1976, a acumular as funes de Presidente da Repblica, Chefe do Partido e Comandante das Foras Armadas, o que o qualificaria como substituto de Deng Xiaoping, j bastante idoso e doente e que viria a falecer, em fevereiro de 1997. J ento, para complementar as ZEE, consideradas autnticos laboratrios do capitalismo pelos neo-conservadores ortodoxos chineses, havia sido aprovado (1995) o Projeto Robin Hood de apoio agricultura. Seu objetivo ser o de neutralizar possveis separatismos do interior, evitando tenses entre esse hinterland depauperado e o litoral das ZEE; eliminando, em parte, a pobresa de mais de 300 milhes de chineses, ao se iniciar o sculo XXI

4. REVOLUO
Rejeitando, via de regra as imposies da sociedade internacional, diz-se que, no passado, a China construiu a Grande Muralha, a nica obra arquitetnica da Terra vista da Lua, para isolar e proteger a sua cultura. Dominada pelos mongis e governada pelos mandchs os chineses assimilaram culturalmente os conquistadores, mas no o conseguiram faz-lo quando sofreram o embate do ocidente. Nesse ltimo caso tiveram que improvisar contando com a sabedoria popular. Com a poltica reformista, o comrcio deixou de ser visto como prtica contaminadora de sua milenar cultura e, as rotas do Sudeste Asitico passaram, paulatinamente, a ser mais importantes. E assim, tentando viver mais intensamente que o resto da humanidade, enterraram um sculo em duas dcadas.

11

No entanto, a atual revoluo chinesa induz o pas a uma dicotomia geopoltica, pois se a costa se envolve com o desenvolvimento, o interior se mantm estanque e atrasado, como setor marginalizado. fato que da estrutura feudal ps-industrial a populao chinesa enfrenta fase complexa rumo ao ascendente culto ao dinheiro. Mostrando, no entanto, que as desigualdades sociais e geogrficas esto presentes numa China ainda de fraco poder real, mas de imenso poder latente levando, geopoliticamente, as potncias mundiais a lhe conferir destacado poder prestgio. Levando a Teoria Cline a conferir-lhe o estgio de potncia emergente e o Instituto Internacional de Estudos Estratgicos de Londres a prever um duelo China/Estados Unidos, no prximo sculo XXI. Modernizando suas Foras Armadas mostra-se a China insatisfeita com as atuais fronteiras. Mantm assim a ocupao militar do Tibet, reivindica a soberania sobre Formosa e disputa as Ilhas Spratly ou Paracelso 2 tambm pretendidas pela Malsia, Singapura, Indonsia, Filipinas, Vietnam e Brunei, alm do Arquiplago de Senkaku, ocupado pelo Japo. Em se tratando das contradies internas, so essas proporcionais no s magnitude como a velocidade do processo de modernizao. So interessantes os resultados da primeira pesquisa formal feita pelo Instituto Gallup, em fevereiro de 1995. Atravs dela, mais de 1 bilho de pessoas, ou seja 60% da populao, responderam ter como objetivo de vida tornarem-se ricos para comprarem eletrodomsticos; destacando-se que, h 20 anos atraz, no existiam os 84% da populao que hoje possuem televisor, geladeira, mquina de lavar e vdeo. Os chineses comunistas demonstraram sempre serem mais pragmticos do que ideolgicos, muito mais ligados sua sobrevivncia do que ao iderio do marxismo que, nada mais era do que uma doutrina importada do pensamento ocidental. Assim, na pesquisa realizada pelo Gallup, apenas 4% dos chineses subscreveram a norma maosta - nunca pense em si mesmo; d-se todo ao servio da sociedade. No mundo agrrio chins, a famlia tem ainda papel decisivo na estrutura social. A rede familiar baseada na funo de apoio, pois a conscincia de pertencer a um cl decisiva. Essa populao campesina recolhe suas emoes e
2

- Arquiplago formado por 33 ilhas e 400 atis dispersos por 166.000 km, posicionados no trajeto das grandes linhas martimas do Oriente Mdioo ao Pacfico Norte, no eixo do comrcio japons com a ndia/Oriente Mdio/Europa. Com recursos potenciais de petrleo e gs natural a disputa: em escala local marca a presena dos pases reclamantes; em escala regional com a explotao dos primeiros campos petrolferos por companhias dos Estados Unidos contratadas pela China e Vietnam, desde 1994.

12

a felicidade maior poder contemplar sua sucesso por 3 geraes. Tal fato j comea a se tornar realidade pois, h cem anos atraz, a esperana de vida era de 35 anos sendo atualmente de 68 anos para os homens e 73 para as mulheres. A superpopulao grande problema para o pas que, desde 1970, se imps o controle da natalidade, com multas aplicadas a casais com mais de um filho. No campo, no entanto, so mais comuns os casos de transgresso, sabendo-se que a China tem um crescimento vegetativo de 12 milhes por ano, e que sem o controle o teria 4 vezes maior. Assim, o objetivo de acelerar a produo agrcola via Projeto Robin Hood no dever corresponder ao crescimento demogrfico. O deficit obrigar ento ao governo chins a importar cerca de 100 milhes de toneladas de alimentos nos prximos 10 anos, justificando-se o interesse da China pelo Brasil como exportador de gros. O chins da cidade, por sua vez, no admite que est assumindo a cultura ocidental. Para dosar o embate, comum frente a uma loja de sanduches como o Mc Donalds, por exemplo, ser instalado um restaurante com cardpio local. Muito embora nos centros urbanos o individualismo burgus se contraponha ao cl, o citadino dosa a situao pois, frente ao informalismo ocidental, est o sagrado protocolo chins celebrando o confucionismo. Vivendo nos dois extremos Pekim ou Beijing e Shangai, com prdios de 40 ou mais andares, contam ainda com cerca de 5 milhes de bicicletas para apenas uns 800 mil veculos motor. Nesse ambiente de multinacionais estadunidenses e japonesas exibindo painis de propaganda, as lanchonetes, h algumas dcadas desconhecidas, servem Sprite com vinho, o drink da moda. Na sociedade em mutao s os cinquentes ou mais exibem o vesturio lanado por Mao Tse-Tung, curiosamente de origem japonesa, copiado de Sun Yat-Sen, o fundador da repblica, em 1911. Os mais jovens, frequentando shopings e discotecas, se vestem ao estilo ocidental ou usam calas compridas para facilitar a locomoo nas bicicletas. A iseno fiscal nas ZEE, as facilidades para as exportaes, a mo-deobra barata tornou rduo o trabalho no setor litorneo. Com poucos dias de frias, os chineses mantm o comrcio aberto nos 7 dias da semana, das 10 s 22 horas. Mas em toda essa chinesisao voltada para a modernidade, a China no esquece que, no passado, a Histria escrita pelo Ocidente foi marcada pelo desequilbrio socio-econmico, que redundou na geopoltica da guerra e da tragdia. Trata, por isso, dentro da dicotomia de acertar, porm aprendendo com o passado de erros. Da no se afastar da unidade poltica cimentada no culto das personalidades de Mao Tse-Tung e Deng Xiaoping. Mas na dicotomia a China vem demonstrando ser um vulco prestes a realizar sua erupo; e isso deixou-se transparecer na Revolta Estudantil de 1989. A represso no tardou, pois o

13

regime forte se mantm na estabilidade poltica com Jiang Zemin, personalidade que antes mesmo da morte do reformador Deng Xiaoping o substituiu na liderana.

5. CONCLUSO

Dentro do unipartidarismo, afastada da democracia e ignorando direitos humanos, a China intitula a atual fase de transio de leninismo de mercado, onde notria a ingerncia do Partido Comunista na planificao econmica, sobretudo em setores geoestratgicos, considerados politicamente importantes. Participao essa quer atravs de aquisio de aes em empresas privadas ou via notria associao do PLA (Exrcito de Libertao do Povo) com empresas civis. O PLA fez sua entrada triunfal em 30 de junho de 1997 em Hong-Kong, a terceira praa financeira do Mundo, devolvida pelos ingleses China e que se constituiu num excelente laboratrio entre os interesses do Ocidente e Oriente. Devoluo, na realidade um teste, pois se a linha dura vier a se implantar na Regio Administrativa Especial de Hong Kong, sero praticamente impossveis as chances de reunificao pacfica com Formosa, as reaes na Zona de CoPropriedade do Pacfico sero extremamente negativas e, ser inevitvel o confronto com os Estados Unidos. Nesse contexto a reintegrao de Hong-Kong significa risco e oportunidade para a China. Concluindo-se so muitos os caminhos a se percorrer nessa China emergente, buscando uma via comum e lutando para ser membro da WTO (World Trade Organization), e de manter seu status de nao mais favorecida junto ao Governo de Washington. Dessa China de dicotomia sociopoltica, j que os atuais lderes, como Jiang Zemin, estudaram nas universidades russas, enquanto os filhos desses membros da nomenclatura aprenderam o ingls, formando-se nas universidades de Drexel, na Pensilvnia ou em Michigan. Dessa China que caminha em diferentes velocidades com direito de manifestao limitado at 1972, mas onde ainda o conceito de liberdade tem que se adaptar ao tradicional, sem se poder apelar pelas independncias do Tibet e de Formosa. Dessa China das dicotomias, de um pas, dois sistemas, que continua a manter dois sistemas para um pas - um poltico e outro econmico.

14

E, nessa dicotomia so detectados, na prpria rea da ZEE, resduos do subdesenvolvimento ainda no redimidos. Convivendo com a mais sofisticada tecnologia, 21 milhes de chineses com padro de classe mdia alta e 1 milho de milionrios contrastam com 60 milhes de pobres e 700 milhes de camponeses atrasados. (setembro de 1997)

15

BIBLIOGRAFIA
- STAMP, L. Dudley - Asia: Una Geografia Regional y Econmica Ediciones Omega S.A., Barcelona, 1952. - O Mundo Hoje 95/96 - Anurio Econmico e Geopoltico Mundial - Editora Ensaio. - Jornal do Brasil (29 de junho de 1997) - Internacional. - MARIZ, Vasco. A Nova China, Parceira estratgica do Brasil? A Defesa nacional n Trimestre de 1997. - MASPERO - La Chine - Librarie Delagrave, Paris, 1925. - FOUQUOIRE - Brillet, Elizabeth - Chine: Droits de lhomme et dmocratieDfense Nationale, Octobre, 1995. - GOLDFIEM, Jacques de - Le Poids Diplomatique de la Chine - Dfense Nationale, Avril, 1995. - MENANTEAU, Pierre - Asie - Pacifique: um monde multipolaire - Dfense Nationale, Octobre, 1996. - EYRAUD, Henri - Chine et tats-Unis, face face - Dfense Nationale, Octobre, 1996.

16

You might also like