You are on page 1of 2

Resenha

As relaes entre o direito interno e o externo, ou seja, o direito nacional e o direito internacional provocaram vivas discusses, a ponto de ter promovido a formao de duas teorias conflitantes entre si, que no representam at agora um consenso entre os juristas. As duas teorias so denominadas de monismo e dualismo.

O monismo e dualismo so duas correntes doutrinrias que tem por objetivo explicar a prevalncia do Direito Interno (aquele constitudo pelo conjunto normativo vigente dentro dos limites territoriais de um determinado Estado) ou do Direito Internacional (composto por convenes e tratados exaltados por mediao entre dois ou mais Estados independentes com vistas a surtir o efeito jurdico almejado para ambos), quando da ocorrncia de conflito normativo entre as duas esferas de atuao. O monismo pressupe que o Direito Internacional e o Direito Interno so elementos de uma nica ordem jurdica e, sendo assim, haveria uma norma hierarquicamente superior regendo este nico ordenamento. Esta Teoria sustenta a tese da existncia de uma nica ordem jurdica e apresenta duas variveis de compreenso e aceitao junto comunidade jurdica. A primeira enaltece o monismo com prevalncia no Direito Interno e tem suas razes apoiadas no Hegelianismo, que considera o Estado como tendo uma soberania absoluta, de tal forma que no pode estar sujeito a nenhum sistema jurdico que no tenha emanado de sua prpria vontade, criado por seus prprios meios e que seja possvel e vivel apenas e unicamente se concebido atravs do seu prprio sistema legislativo vigente, sob o risco de perder legitimidade e eficcia que se espera de um instrumento normativo. Com relao segunda vertente do monismo, esta adota a preponderncia do Direito Internacional e foi desenvolvida pela Escola de Viena, cujo principal expoente foi o austraco Hans Kelsen e pela qual admite-se que o pice da pirmide de normas vigentes em um Estado admite a existncia de uma norma superior, cuja origem est uma princpio jurdico superior de ordem internacional e consuetudinrio, oriunda de um Direito Internacional organizador das relaes entre os Estados . De outro lado, temos o dualismo que admite a existncia de duas ordens distintas: a interna e a externa, onde cada uma no se comunica com a outra. O Direito Interno elaborado pela vontade soberana do Estado, enquanto que o Direito Internacional assenta-se na

acomodao destas vontades e, via de consequncia, admite que a norma internacional somente poder ser aplicada vida interna por incorporao ao Direito Nacional. Portanto, pela lgica das teorias do direito internacional, os tratados internacionais representam apenas compromissos exteriores do Estado, assumidos por Governos na sua representao, sem que possa influir no ordenamento interno desse Estado (dualismo), j o monismo menciona, se um Estado assina e ratifica um tratado internacional, porque est se comprometendo juridicamente a assumir um compromisso.

You might also like