You are on page 1of 7

Jias teocrticas no livro de Jeremias!

A propsito de jias teocrticas, quanto trabalho, dedicao e ensino esto por detrs das gravuras, imagens, ilustraes e fotografias das nossas publicaes! Sobre isso, o livro Beneficie-se diz: Para ensinar lies valiosas, Jeov usou recursos visuais inesquecveis. Certa noite, ele levou Abrao a um lugar ao ar livre e disse: Olha para os cus, por favor, e conta as estrelas, se as puderes contar. . . . Assim se tornar o teu descendente. (Gn. 15:5) Hoje, temos uma ampla srie de recursos visuais que nos ajudam a tirar proveito do ensino de Jeov isso, se realmente prestarmos ateno! (Isa. 48:18) Vejamos algumas dessas jias teocrticas no livro de Jeremias.

Olhe com ateno a pgina 179, conforme abaixo:

Tente identificar: Jeremias Baruque Ebede-Meleque

Conseguiu? Fcil! Agora, vamos aos pormenores Consegue identificar a mulher ao lado de Jeremias?

ela, no ?! A irm aconselhada pelos ancios conforme ilustrado pela foto na pgina 70.

Infelizmente, ela no obedeceu voz de Jeov, e por isso, sofreu dano emocional e espiritual. Lembra a legenda da foto ao lado, conforme na pgina 75? Por que eu no escutei?

Afinal, com o tempo, ela escutou! Sua conscincia, seu corao e sua mudana de atitude, fizeram-na cair em si e ela voltou! Veja a fotografia ao lado, conforme na pgina 138. Note as mudanas visuais (cabelo), as mudanas na atitude, sua alegria e a alegria dos ancios que a aconselharam! Como o tempo passou: veja quo crescida est a sua menina!

A sua alegria apenas um antegosto do verdadeiro regozijo que advm da bno de se obedecer a Jeov. Voltando gravura na pgina 179. Consegue ver o que resulta em obedecer voz de Jeov? Ela est no novo mundo de Deus, mas onde est o seu marido? Ela caminha ao lado de Jeremias que nunca se casou!.... E sua filha est no grupo de crianas. Elas esto a escutar atentamente Ebede-Meleque.

E por falar em Ebede-Meleque, note bem a figura. Que episdio da sua vida est ele a recordar s crianas?

Veja como ele est a puxar os braos do menino. Ele est a ilustrar o episdio da pgina 63, quando retirou Jeremias da cisterna!

Voltemos gravura da pgina 179. Veja agora onde est Baruque. Consegue identificar quem est com ele?

O que levou o irmo a perder reunies? A legenda junto a esta foto na pgina 46, perguntava? J deixou seu corao o enganar, levando voc a perder reunies?

Seu corao, em determinada ocasio foi deixado levar pelas ansiedades da vida. Lembremos o que Jeov disse a Baruque, conforme o relato de jeremias 45:2,3, 5: . . .Assim disse Jeov, o Deus de Israel, a teu respeito, Baruque: Disseste: Ai de mim, pois, porque Jeov acrescentou pesar minha dor! Fatiguei-me por causa do meu suspiro e no achei lugar de descanso. Mas, no que se refere a ti, ests procurando grandes coisas para ti. No continues a procurar.. . . No continues a procurar! Que sbio conselho! Procure meditar nele, tal como fez o irmo! Podemos observar isso na pgina 113. Como ele olha atentamente para a literatura e pensa onde deveria estar! . No continues a procurar foi isso que Jeov disse a Baruque! Ele aceitou o conselho de Jeov para sua alegria e alegria da famlia!

As suas decises levaram-no a ter a alegria de estar no novo mundo! Ele e sua famlia! Como sabemos? Est tudo na Gravura da pgina Seguinte!

Ele est a falar com Baruque lembra?! Ele tambm certa poca da sua vida tambm passou pelo mesmo problema. Repare na mo e na expresso de Baruque! Parece que diz: Eu tambm passei pelo mesmo! Como fico feliz de ter ouvido e obedecido voz de Jeov! Tal como o irmo tambm fez!

Agora, note com mais pormenor na imagem Repare na mulher atrs.

No a esposa do irmo que fala com Baruque? Ela tambm est com seu marido no Novo Mundo!

E sua filhinha est no grupo de crianas que escutam atentamente Ebede-Meleque!

Agora, vamos olhar novamente para a gravura da pgina 179! O que v?! O que espera ver nela? Quem sero os restantes personagens na gravura? Voc? Sua esposa? Seus filhos? Sua famlia?

Se olhar atentamente hoje para a Palavra de Jeov e obedecer Sua voz, Relembre as palavras que j considerou neste livro (pgina 80, pargrafo 24) impossvel ter verdadeira alegria e satisfao na vida se formos independentes de nosso Criador. (Jer. 10:23) Depois de analisar o que Jeremias escreveu sobre obedincia, voc v maneiras de permitir que Jeov dirija mais plenamente seus passos? Os mandamentos dele so o nico manual de vida que leva as pessoas a serem verdadeiramente felizes e bemsucedidas. Obedecei minha voz, exorta Jeov, para que vos v bem. Jer. 7:23 Que assim seja!

You might also like