You are on page 1of 16

!

"#2

MAIO DE 2013

Como se proteger do crime

NESTE N UMERO

6 !"#2

MAIS ON-LINE
www.jw.org

ADOLESCENTES

M AT E R I A D E C A PA

r
OS JOVENS PERGUNTAM . . . O QUE FAZER SE TENHO UM PROBLEMA DE SAUDE? (Parte 1) Aos 11 anos, conta Yeimy, eu ja usava cadeira de rodas. Nao consigo fazer coisas simples, como erguer objetos, mesmo que sejam bem leves. Veja como Yeimy e outros tres jovens convivem com problemas de saude desafiadores.
(Acesse ENSINOS BIBLICOS/ADOLESCENTES.)

Como se proteger do crime


PAGINAS 6-9

CRIANC AS 3 OBSERVANDO O MUNDO 4 AJUDA PARA A FAMILIA Como disciplinar seu filho adolescente 10 ENTREVISTA Uma judia explica por que reavaliou sua fe 12 LIC OES DO PASSADO Ciro, o Grande 14 O CONCEITO DA BIBLIA Deus 16 TEVE UM PROJETO? O esqueleto do ofiuro

Leia historias bblicas ilustradas. Use as paginas de atividades para ajudar seus filhos a conhecer melhor personagens bblicos e princpios morais.
(Acesse ENSINOS BIBLICOS/CRIANCAS.)

Vol. 94, N. 5 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition) Tiragem de cada numero: 43.524.000 em 98 idiomas
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 511. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

Gostaria de receber mais informac oes ou ter um curso bblico gratuito em sua casa?
TESTEMUNHAS DE JEOVA: BRASIL: Caixa Postal 92, Tatu, SP, 18270-970. PORTUGAL: Apartado 91, P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/contato.

Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.

OBSERVANDO O MUNDO

ESTADOS UNIDOS Segundo o Departamento de Seguranca Interna dos EUA, cerca de 50 milhoes de itens proibidos foram apreendidos em aeroportos nos ultimos dez anos. Somente em 2011, segurancas impediram que 1.200 armas de fogo fossem levadas a bordo. Que motivo os donos das armas apresentaram? A maioria alegou que foi um esquecimento.

NORUEGA A Igreja Luterana nao e mais a religiao oficial da Noruega. Numa medida sem precedentes, o Parla mento noruegues, apos vo tac ao, aprovou mudancas na Constituic ao para enfra quecer as relac oes entre Igreja e Estado.

REPUBLICA TCHECA Segundo uma pesquisa, dois tercos dos funcionarios tchecos disseram que se sentem na obrigac ao de retornar telefonemas e responder e-mails e mensagens de texto relacio nados ao trabalho quando nao estao no servico. Mais de um terco acredita que seria uma falta de educac ao nao retornar imediatamente.

BRASIL Autoridades educacionais comecaram a implantar chips em uniformes escolares para evitar que alunos matem aula. A chegada do aluno e detectada por sensores, e uma mensagem de texto e enviada para os pais. Uma mensagem diferente e enviada se o aluno esta atrasado mais de 20 minutos.

Inspec ao de bagagens: 5 Universal Images Group/age fotostock; igreja: 5 Cephas Picture Library/Alamy; reservas de cereais: AP Photo/Altaf Qadri

INDIA Apesar do aumento de quase 50% na produc ao de alimento nos ultimos 20 anos e dos 71 mi lhoes de toneladas de arroz e trigo estocados, a India ainda luta para conseguir alimentar sua populac ao. Apenas cerca de 40% dos cereais estocados chegam aos lares indianos. A corrup c ao e o desperdcio contribuem para o problema.

AJUDA PARA A FAMILIA  CRIAC AO DE FILHOS

Como disciplinar seu filho adolescente

O DESAFIO Sua filha sabe que so pode ` usar o celular ate as 9 da noite, mas, duas vezes nes ta semana, voce a pegou trocando mensagens de texto depois da meia-noite. Seu filho sabe que deve voltar ` para casa as 10 horas da noite, mas ontem ele chegou depois das 11 de novo. E verdade, seu filho pode ser mais obediente. Mas para isso voce precisa primeiro entender por que ele ` esta desobedecendo as re gras. Nao se desespere! O que parece uma afronta talvez nao seja algo tao grave assim.

POR QUE ACONTECE Limites confusos. Alguns filhos ignoram regras para tes tar ate onde podem ir sem ser punidos. Por exemplo, se um pai disse que um mau comportamento seria castigado de certa maneira, o adolescente pode testar os limi tes para ver se o pai cumprira mesmo sua palavra. Sera que isso significa que ele esta se tornando um rebelde incorrigvel? Nao necessariamente. Mas uma coisa e certa: se sua disciplina for coerente e seus limites cla ros, e mais provavel que seu filho leve a serio as regras.

Inflexibilidade. Alguns pais tentam controlar seu filho com uma lista enorme de regras. Quando o adoles cente desobedece, eles ficam irritados e impoem ainda mais regras. Mas isso so costuma piorar a situac ao. O livro Parent/Teen Breakthrough, sobre o relacionamento entre pais e filhos adolescentes, diz: Quanto mais voce tenta ter controle, mais seu filho resiste . . . e como ten tar passar manteiga gelada num pao macio: so vai des pedacar o pao, e nao adianta passar com mais forca. A disciplina precisa ser equilibrada. Ao passo que castigar significa causar sofrimento, disciplinar significa basicamente ensinar. Entao, como voce pode ensinar ` seu filho a obedecer as suas regras?

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

O QUE VOCE PODE FAZER Seja claro. Os adolescentes precisam saber exatamen te o que se espera deles e que consequencias terao se desobedecerem. Princpio bblico: Galatas 6:7. Sugestao: Faca uma lista de regras para sua famlia. Da, pergunte-se: Sera que a lista esta muito longa? Ou entao muito curta? Algumas regras nao se aplicam mais? Sera que preciso ajustar alguma regra, levando em conta o grau de responsabilidade que meu filho tem mostrado? Seja coerente. Se voce ignorar um erro de seu filho numa semana, mas castiga-lo na semana seguinte por causa de um erro parecido, isso podera confundi-lo. Princpio bblico: Mateus 5:37. Sugestao: Tente escolher uma consequencia que tenha alguma relac ao com o erro. Por exemplo, se seu filho nao respeitou o horario de voltar para casa, voce pode exigir que ele volte mais cedo ainda da proxima vez. Seja razoavel. Mostre flexibilidade por conceder a seu filho mais liberdade, conforme ele a merecer. Princ pio bblico: Filipenses 4:5. Sugestao: Tire tempo para conversar com seu filho so bre regras. Voce pode ate deixa-lo sugerir castigos para determinados erros. E muito mais provavel que um ado` lescente obedeca as regras que ele mesmo ajudou a criar. Preocupe-se com o carater de seu filho. Seu objetivo nao e apenas fazer seu filho lhe obedecer, mas ajuda-lo a desenvolver uma consciencia saudavel um senso interno do que e certo e errado. (Veja o quadro Ensi ne qualidades desejaveis.) Princpio bblico: 1 Pedro 3:16. ` Sugestao: Recorra a Bblia em busca de ajuda. Ela e a melhor fonte de disciplina e sensatez, e sua sabedoria pode dar prudencia aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Proverbios 1:1-4, Nova Ver sao Internacional.

T E X T O S P R I N C I PA I S O que o homem semear, isso tambem ceifara. Galatas 6:7. Deixai . . . que a vossa palavra Sim signifique Sim, e o vosso Nao, Nao. Mateus 5:37. Seja a vossa razoabilidade conhecida. Filipenses 4:5. Tende uma boa consciencia. 1 Pedro 3:16.

ENSINE QUALIDADES DESEJ AVEIS Pergunte a seu filho por quais qualidades ele quer ser conhecido. Quando os jovens se deparam com desafios, eles podem aprender a tomar boas decisoes por se perguntarem: Que tipo de pessoa eu quero ser? Colossenses 3:10. O que uma pessoa que imi ta a Cristo faria nesta situac ao? Proverbios 10:1. A Bblia contem muitos exemplos reais de homens e mulheres que ficaram conhecidos como bons ou maus por causa de suas ac oes. (1 Corntios 10:11; Tiago 5:10, 11) Use esses exemplos para ajudar seu filho a desenvolver qualida des desejaveis.
(Veja Despertai! de outubro de 2012, pagina 25.)

Despertai! maio de 2013

M AT E R I A D E C A PA

Como se proteger do crime


Meus amigos costumavam me acompanhar ate em ` casa a noite. Mas uma vez eu estava tao cansada que preferi chamar um taxi. Em vez de ir para minha casa, o taxista me levou para um terreno abandonado. Ali, tentou me estuprar. Eu gritei o maximo que pude, e ele se afastou. Quando se aproximou de novo, gritei e sa correndo. Antes, eu pensava: Sera que adianta gritar? Agora sei que isso funciona mesmo! KARIN.1
1 Os nomes foram mudados.

M MUITOS pases, as pessoas convivem com o cri me. Certa juza comentou: Infelizmente, a ques tao nao e se voce sera uma vtima, mas quando. E verdade que em alguns lugares o crime nao chegou a esse ponto. Mesmo assim, nao e bom ficar tranqui lo demais, porque isso pode deixa-lo vulneravel. Quer voce viva num lugar perigoso, quer nao, como pode aumentar sua seguranca e a de sua fa mlia? Uma medida pratica e seguir este princpio encontrado na Bblia: A pessoa sensata ve o perigo e se esconde; mas a insensata vai em frente e acaba mal. (Proverbios 22:3, Bblia na Linguagem de Hoje) ` Nao e a toa que autoridades policiais incentivam uma atitude preventiva: evitar dar margem para que um crime aconteca. O crime nao resulta so em danos fsicos e perdas materiais, mas tambem em sequelas mentais e emo cionais. Assim, na medida do possvel, e sensato fazermos tudo ao nosso alcance para aumentar nossa seguranca. Com isso em mente, veja como voce pode se proteger de quatro tipos de crime: assalto, violencia sexual, crimes virtuais e roubo de identidade.

O que e? Roubo por meio de ameaca ou violencia. Como afeta as pessoas? Apos uma onda ` de assaltos a mao armada na Gra-Breta nha, uma promotora publica disse que, embora as vtimas nao tivessem sofrido nenhum dano fsico, todas sofreram an gustia mental. Varias se queixaram de constante ansiedade e dificuldades para dormir, comentou ela, e quase todas disseram que sua rotina, incluindo o trabalho, havia sido muito afetada. O que voce pode fazer? Fique atento. Os ladroes sao opor tunistas. Eles preferem vtimas despreveni das. Entao, preste atenc ao ao que esta acontecendo ao seu redor e repare se al guem esta observando voce. Alem disso, nao altere seus sentidos ou bom senso por beber demais ou usar drogas. Uma en ciclopedia medica confirma: Quando al guem consome bebidas alcoolicas ou usa drogas, fica mais difcil pensar com cla reza ou avaliar o perigo de uma situac ao. Proteja seus bens. Certifique-se de que seu carro e as portas e janelas de sua casa estejam seguros. Nao permita que um estranho entre em casa. Evite deixar ` bens valiosos a vista; nao os ostente. A sabedoria esta com os modestos, diz Pro verbios 11:2. Os ladroes incluindo criancas desesperadas costumam roubar pessoas que exibem aparelhos eletronicos e joias caras. Busque orientac caminho do ao. O tolo e direito aos seus proprios olhos, mas quem escuta conselho e sabio. (Pro verbios 12:15) Se estiver viajando, siga os conselhos de pessoas confiaveis da re giao, incluindo autoridades. Elas podem di zer que lugares sao perigosos e como voce pode proteger a si mesmo e a seus bens.

ASSALTO

Os ladroes sao oportunistas; preste atenc ao ao que esta acontecendo ao seu redor

O que e? Inclui, alem do estupro, qualquer contato sexual por meio de ameacas, forca fsica ou intimida c ao. Como afeta as pessoas? O pior e que voce nao sofre apenas enquanto esta sen do abusada, explica uma vtima de estu pro. As lembrancas perseguem voce por um bom tempo e mudam seu modo de en carar a vida. As pessoas que voc e ama tambem sao muito afetadas. E claro que a vtima nao e culpada pelo abuso. A cul pa e do agressor. O que voce pode fazer? Tome uma ac ao se suspeitar de algo. Se voce se sentir incomodado ou tenso num lugar ou na presenca de alguem, va embora, aconselha um departamento de polcia da Carolina do Norte, EUA. Nao deixe ninguem convencer voce a ficar se seus instintos estao dizendo o contrario. Nao mostre inseguranca; fique alerta. Predadores sexuais procuram pessoas dis tradas e vulneraveis. Entao, ande de um modo que transmita seguranca e fique atento. Reaja imediatamente. Grite. (Deutero nomio 22:25-27) Faca algo inesperado para conseguir fugir ou se defender. E, se

VIOLENCIA SEXUAL

Despertai! maio de 2013

possvel, corra para um lugar seguro e cha me a polcia.1 O que sao? Crimes cometidos pela internet. Incluem sonega c ao de impostos, golpes em compras on line e fraude em benefcios previdencia rios e cartoes de credito. Tambem incluem esquemas ilegais, como investimentos fraudulentos e leiloes on-line. Como afetam as pessoas? Os crimes vir ` tuais custam bilhoes de dolares as vtimas ` e a sociedade como um todo. Veja um exemplo. Sandra recebeu um e-mail que ela acreditava ser de seu banco solicitan do a atualizac ao de seus dados bancarios. Minutos depois de enviar esses dados, ela ficou chocada ao perceber que 4 mil dolares haviam sido transferidos de sua conta para um banco estrangeiro. Sandra foi vtima de um golpe. O que voce pode fazer? Desconfie! Nao se deixe enganar por sites que transmitem um ar de profissiona lismo. Lembre-se de que instituic oes financeiras credenciadas nunca solicitam infor mac oes estritamente confidenciais por e-mail. Antes de fazer qualquer compra ou investimento on-line, certifique-se de que a empresa e realmente confiavel. Qual quer inexperiente poe fe em cada palavra, mas o argucioso considera os seus pas sos, diz Proverbios 14:15. E tome cuidado ao lidar com empresas localizadas em ou tros pases, visto que poderia ser mais difcil resolver algum problema. Analise a empresa e sua poltica. Per gunte-se: Qual e o endereco da em fsico presa? O numero de telefone esta certo?
1 A maioria das vtimas de viol encia sexual conhece o agressor. Para mais informac oes, veja Como posso me proteger de predadores sexuais? na pagina 228 do livro Os Jovens Perguntam Respostas Praticas, Volume 1. Esse livro pode ser baixado no site www.jw.org.

CRIMES VIRTUAIS

Minha compra tera custos adicionais? Quando sera entregue? Poderei devolver o produto ou receber reembolso? Suspeite se a oferta parecer boa demais. Pessoas gananciosas e que querem benefcios a baixo custo sao os principais alvos de criminosos virtuais. A isca pode incluir: muito dinheiro por um esforco mnimo, um retorno bem generoso de investimentos de baixo risco ou a oferta de um emprestimo ou cartao de credito mesmo quando a pessoa tem o nome sujo na praca. Tire tempo para analisar se uma ofer ta de investimento e mesmo confiavel, diz a Comissao Federal para o Comercio (FTC, sigla em ingles) dos EUA. Quanto maior o retorno prometido, maior o risco. Nao dei xe que ninguem pressione voce a fazer um investimento sem se certificar antes de que e realmente de confianca.

O que e? Obter ilegalmente in formac oes sobre a identidade de outra pessoa a fim de cometer uma fraude ou algum outro tipo de crime. Como afeta as pessoas? Os ladroes podem usar sua identidade para obter car toes de credito e emprestimos ou para abrir contas bancarias. Da, eles acumu lam dvidas em seu nome! Mesmo se com o tempo voce conseguir cancelar as dvi das, sua reputac ao pode ficar manchada por anos. Ter o nome sujo afeta tudo e ate pior do que se tivessem roubado seu dinheiro, comenta uma vtima. O que voce pode fazer? Proteja informac oes confidenciais. Se voce usa a internet para fazer compras ou servicos bancarios, troque suas senhas com frequencia, principalmente se preci sou usar um computador publico. E, como

ROUBO DE IDENTIDADE

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

ja mencionado, sempre desconfie de e-mails solicitando dados pessoais. Mas os ladroes de identidade nao usam apenas computadores. Eles usam todo tipo de recursos para conseguir informa c do oes importantes, como n umeros de cumentos, extratos bancarios, taloes de cheques e cartoes de credito. Assim, proteja esses dados e, antes de descartar qualquer documento confidencial, rasgue-o em varios pedacos. E, se desconfiar que um documento esta perdido ou foi roubado, informe imediatamente as autoridades. Monitore sua conta. Estar atento e umas das melhores armas contra o . . . roubo de identidade, comenta a FTC, acrescentando: Quanto mais cedo voce identifica um possvel roubo de identida de, mais facil e resolver a situac ao. Entao, verifique seus extratos bancarios pelo me nos uma vez por mes e fique atento a tran sac oes suspeitas. E claro que hoje em dia ninguem esta totalmente seguro. Ate a pessoa mais cui dadosa pode se tornar vtima do crime. Mesmo assim, aplicar a sabedoria encon trada na Bblia sempre nos ajuda. Nao a abandones, e ela te guardara. Ama-a, e ela te resguardara. (Proverbios 4:6) Melhor ainda, a Bblia promete o fim do crime.

Deus promete um novo mundo pacfico onde nao havera mais crime

O crime acabara em breve


Por que podemos confiar que Deus vai acabar com o crime? Veja os pontos a seguir:

Deus quer acabar com o crime. Eu, Jeova, amo a justica, odiando o roubo jun to com a injustica. Isaas 61:8. Ele tem o poder de eliminar o cri me. Ele e sublime em poder, rico de jus tica, e nao oprime ninguem. Jo 37:23, Bblia Pastoral. Ele prometeu destruir os maus e preservar os bons. Os proprios malfeito res serao decepados. Os proprios justos possuirao a terra e residirao sobre ela para todo o sempre. Salmo 37:9, 29. Ele prometeu a seus servos leais um novo mundo pacfico. Os humildes her darao a terra, vao se alegrar com uma paz imensa. Salmo 37:11, Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Voce nao ve a hora de isso acontecer? Entao, tire tempo para analisar a Bblia e aprender mais sobre o proposito de Deus para a humanidade. Nenhum outro livro contem tantos conselhos sabios. E nenhum outro livro apresenta uma esperanca segura para um futuro sem criminalidade.1
1 Voce pode encontrar mais informac impor oes sobre tantes ensinamentos bblicos no livro O Que a Bblia Real mente Ensina?. Voce pode obter esse livro de graca com as Testemunhas de Jeova ou le-lo on-line no site www.jw.org.

Despertai! maio de 2013

E NT RE V I S TA  R AC Q U E L H A L L

Uma judia explica por que reavaliou sua fe


Racquel Hall e filha de uma israelense judia e um austra co convertido ao judasmo. Seus avos maternos eram sionistas que imigraram para Israel em 1948, ano em que se tornou um Estado independente. Despertai! perguntou a Racquel o que a levou a analisar sua fe judaica.
Fale sobre sua criac ao.
Nasci em 1979 nos Estados Unidos. Meus pais se divorciaram quando eu tinha 3 anos. Minha mae me criou no judasmo e me colocou em ieshivas, ou escolas judaicas. Quando eu tinha 7 anos, nos moramos em Israel por um ano, e eu frequentei a escola numa comunidade de trabalho coletivo cha mada kibutz. Da, eu e minha mae fomos para o Mexico. Nao havia nenhuma sinagoga na regiao, mas continuei seguindo meus costumes judai cos: acendia velas no sabado judaico, lia a Tora e orava usando o sidur, nosso livro de ora c oes. Na escola, eu dizia a meus colegas que minha reli giao havia sido a primeira a existir. Eu nunca havia lido o chamado Novo Testamento, que se concentra no ministerio e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Minha mae tinha ate me alertado a nao fazer isso, temendo que eu fosse contaminada por seus ensinamentos.

Por que voce decidiu ler o Novo Testamento?


Quando fiz 17 anos, voltei para os Estados Unidos para terminar meus estudos. Ali, um conhecido me disse que era cris tao e que minha vida seria incompleta sem Jesus. As pessoas que acreditam em Jesus estao perdidas, respondi. Voce por acaso ja leu o Novo Testamento?, perguntou ele. Nao, respondi. Ele disse: Entao, voce nao acha que esta sendo ignoran te, dando sua opiniao sobre algo que nao conhece? Isso mexeu muito comigo, porque eu achava tolice falar de um assunto sem ter conheci-

mento. Engoli meu orgulho, le vei a Bblia dele para casa e comecei a ler o Novo Testamento.

Como ler o Novo Testamen to afetou voce?


Fiquei surpresa quando descobri que os escritores do Novo Testamento eram judeus. E quanto mais eu lia, mais percebia que Jesus era um judeu bondoso e humilde que queria ajudar as pessoas, nao explo ` ra-las. Cheguei a ir a biblioteca e pegar livros sobre ele. Mas nenhum me convenceu de que Jesus era o Messias. Al guns ate diziam que ele era Deus algo que nao fazia o menor sentido para mim. Afinal, para quem Jesus orava? Para si mesmo? Alem disso, Je sus morreu. Mas a Bblia diz sobre Deus: Tu nao morres.1

exemplo, elas nao acreditam que Jesus faz parte de uma Trindade, mas que ele e o Fi lho de Deus2 e o princpio da 3 criac ao de Deus. Pouco depois, voltei para o Mexico, onde continuei estudando profecias messianicas com as Testemunhas de Jeova. Fiquei impressionada com a quantidade dessas profecias! Mesmo assim, ainda tinha minhas du vidas. Eu me perguntava: Sera que outra pessoa tambem nao poderia ter se enquadrado nessas profecias? e Sera que Jesus nao foi apenas um bom ator interpretando o papel de Messias?

genealogicos, se Jesus nao fosse da linhagem de Davi, seus inimigos teriam espalhado isso aos quatro ventos. Mas eles nao fizeram isso porque ninguem podia negar o parentesco dele com Davi. O povo ate mesmo se dirigia a ele como o Filho de Davi.7 Em 70 EC 37 anos apos a morte de Jesus exercitos ro manos devastaram Jerusalem, e os registros genealogicos de sapareceram ou foram destrudos. Assim, para se comprovar a genealogia do Messias, ele precisava ter aparecido antes de 70 EC.

Como voce esclareceu es sas duvidas? A verdade nao pode se contradizer, e eu estava decidida a descobrir a verdade. En tao, com lagrimas nos olhos, fiz uma orac ao sincera a Deus pela primeira vez sem usar meu sidur. Mal havia acabado ` de orar, alguem bateu a porta. Eram duas Testemunhas de Jeova. Elas me deram uma brochura para entender a Bblia. Essa brochura e as muitas conversas que tive com as Tes temunhas de Jeova me convenceram de que suas crencas sao baseadas na Bblia. Por

O que foi decisivo para tirar suas duvidas? As Testemunhas de Jeova me mostraram profecias que nao podiam ser cumpridas por nenhum impostor. Por exemplo, com mais de 700 anos de an tecedencia, o profeta Miqueias disse que o Messias nasceria em Belem, Judeia.4 Como al guem poderia escolher seu proprio lugar de nascimento? Isaas escreveu que o Messias seria morto como criminoso, mas enterrado com os ricos.5 Essas predic oes se cumpriram em Jesus. Para mim, a evidencia conclusiva foi a genealogia de Je sus. A Bblia dizia que o Messias seria descendente do Rei Davi.6 Visto que os judeus antigos guardavam registros

Como essa conclusao afe tou voce? Em Deuteronomio 18:18,19, Deus predisse que suscitaria em Israel um profeta como Moises. Qualquer um que nao escutar as minhas palavras que ele falar em meu nome, deste eu mesmo exigirei uma prestac ao de contas, disse Deus. Meu estudo profundo da Bblia inteira me convenceu de que Jesus de Nazare foi esse profeta.

1. Habacuque 1:12. 2. Joao 1:34. 3. Revelac ao (Apocalipse) 3:14. 4. Miqueias 5:2; Mateus 2:1. 5. Isaas 53:3, 7, 9; Marcos 15:43, 46. 6. Isaas 9:6, 7; Lucas 1:30-32. Mateus captulo 1 registra a genealogia paterna de Jesus, e Lucas captulo 3, sua genealogia materna. 7. Mateus 21:9.

Despertai! maio de 2013 11

LIC OES DO PASSADO  CIRO, O GRANDE

CIRO, O GRANDE
Na noite que corresponde a 5/6 de outubro de 539 AEC em nosso calendario moderno, ` aconteceu o que parecia impossvel a cidade de Babilonia, capital do Imperio Babilonico. Naquela noite marcante, a cidade foi derrubada pelo exercito medo-persa comandado por Ciro, tambem conhecido como Ciro, o Grande. A estrategia desse rei persa foi brilhante.

Tumulo de Ciro

CU RI OS I DADE S
) Acredita-se que Ciro nasceu em cerca de 600 AEC. Ele morreu numa batalha por volta de 530 AEC. ) O tumulo de Ciro ainda pode ser visto em Pasargada, cidade persa fundada por Ciro que hoje e um stio arqueologico no Ira.
Tumulo: 5 Robert Harding Picture Library/SuperStock; cilindro: 5 The Trustees of the British Museum

COMO CIRO CONQUISTOU BABILONIA Quando Ciro decidiu conquistar Babilonia, ela ja era a mais destacada entre as cidades do Oriente Medio talvez entre todas as cidades do mundo, observa o li vro Ancient World LeadersCyrus the Great (Lderes do Mundo Antigo: Ciro, o Grande). Babilonia contava com um sistema de protec ao praticamente invencvel: gigantescas muralhas cercadas por fossos alimentados pelo rio Eufrates, que cortava a cidade. Fora de Babilonia, os homens de Ciro desviaram o curso do rio, baixando o nvel de agua da cidade. En tao, com agua pela coxa, os soldados caminharam pelo rio ate os portoes, que haviam sido deixados abertos, e encontraram pouca resistencia ao capturar Babilonia. Segundo os historiadores gregos Herodoto e Xenofonte, os babilonios confiavam tanto nas defesas de sua cidade que, na noite do ataque, muitos estavam numa gran de festa, incluindo o rei! (Veja o quadro Esta escrito na parede.) No entanto, o mais interessante e que a con quista de Ciro cumpriu profecias bblicas impressionantes.

) O Cilindro de Ciro, um documento de argila de 23 centmetros de comprimento, comemora a conquista de Babilonia por Ciro e a libertac ao de exilados, incluindo judeus. O cilindro ja foi chamado de uma das descobertas mais importantes da arqueologia bblica. ) Ciro ainda e muito respeitado pelo povo persa.

Cilindro de Ciro

A conquista de Babilonia por Ciro foi predita na Bblia


PREDIC OES IMPRESSIONANTES As profecias de Isaas tem um peso a mais porque fo ram registradas com uns 200 anos de antecedencia possivelmente 150 anos antes de Ciro ter nascido! Pense nos detalhes abaixo: Um homem chamado Ciro conquistaria Babilonia e libertaria os judeus. Isaas 44:28; 45:1. O rio Eufrates secaria, abrindo caminho para o exer cito de Ciro. Isaas 44:27. Os portoes da cidade seriam deixados abertos. Isaas 45:1. O exercito babilonico deixaria de lutar. Jeremias 51:30; Isaas 13:1, 7. UMA LIBERTAC AO MILAGROSA Em 607 AEC, os exercitos babilonicos haviam arra sado Jerusalem e levado a maioria de seus sobreviventes como cativos. Quanto tempo eles ficariam exilados? Deus disse: Quando tiverem cumprido setenta anos, ajustarei contas com o rei de Babilonia e com aquela na c ao . . . e vou fazer dela baldios desolados por tempo indefinido. Jeremias 25:12. Conforme mencionado, Ciro capturou Babilonia em 539 AEC. Pouco depois, ele libertou os judeus, que ` comecaram a chegar a sua patria em 537 AEC exa tamente 70 anos depois de terem sido deportados. (Esdras 1:1-4) Quanto a Babilonia, por fim se tornou baldios desolados mais uma vez confirmando a exa tidao das profecias bblicas. POR QUE VOCE DEVERIA SE INTERESSAR? Pense nisto: a Bblia predisse (1) os 70 anos de exlio dos judeus; (2) a conquista de Babilonia por Ciro e deta lhes importantes de sua estrategia; e (3) a desolac ao definitiva de Babilonia. Informac oes fornecidas com tan ta antecedencia nao poderiam ter vindo de meros hu manos. Uma conclusao mais sensata seria: A profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus. (2 Pedro 1:21) Sem duvida, a Bblia merece nossa atenc ao.

E S T A E SCRI TO NA PAREDE
Na noite em que Ciro atacou Babi lonia de surpresa, o Rei Belsazar estava dando um banquete para mil dos seus grandes quando uma mao apareceu do nada. Ali, diante de todos, a mao escreveu MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM no reboco da parede do pa lacio.1 Daniel 5:1, 5, 25. O profeta Daniel interpretou o enigma para Belsazar, que estava aterrorizado. Resumindo, Daniel disse ao rei que seu reino estava acabado, que ele havia sido pesado na balanca e achado de ficiente e que Babilonia havia sido dada aos medos e aos persas. (Daniel 5:26-28) Cada pala vra se cumpriu. E por isso que hoje, em alguns idiomas, e co mum a expressao esta escrito na parede para dizer que algo ruim, catastrofico, esta prestes a acontecer.
1 Esses termos se referem a pesos mo netarios. Para uma explicac ao detalhada, ` veja o captulo 7 do livro Preste Atenc ao a Profecia de Daniel!, publicado pelas Teste munhas de Jeova.

Despertai! maio de 2013 13

O CONCEITO DA BIBLIA  DEUS

DEUS
Que tipo de corpo Deus tem?
O QUE A BIBLIA DIZ A Bblia descreve Deus como um ser espiri tual. (2 Corntios 3:17) Assim, ele e muito superior a nos e esta alem de nossa percepc ao fsica. Ele e o Rei da eternidade, in corruptvel [e] invisvel, diz 1 Timoteo 1:17. A Bblia tambem diz: Ninguem jamais viu a Deus. 1 Joao 4:12. Nosso Criador e tao superior a nos que nao podemos nem se quer imaginar como e sua aparencia. A quem e que podeis assemelhar Deus e que semelhanca podeis comparar com ele?, diz Isaas 40:18. Ate mesmo o ceu fsico, com todo o seu esplen dor, parece insignificante em comparac ao com o Todo-Poderoso. Isaas 40:22, 26. Mas existem criaturas inteligentes que podem ver e ate conver sar com Deus face a face. Como assim? E que elas tambem sao espritos e moram no ceu. (1 Reis 22:21; Hebreus 1:7) A respei to dessas criaturas sobre-humanas, tambem chamadas anjos, Jesus Cristo disse: [Elas] sempre observam o rosto de meu Pai, que esta no ceu. Mateus 18:10.

Deus e Esprito.
Joao 4:24.

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

Deus esta em todo lugar?


O QUE A BIBLIA DIZ A Bblia nao ensina que Deus e onipresen te, ou seja, que esta em todo lugar ao mesmo tempo, como se fosse uma forca impessoal. Conforme as palavras de Jesus em Mateus 6:9 e 18:10, Deus e uma pessoa um Pai que tem um lugar estabelecido de morada, isto e, o ceu. 1 Reis 8:43. Perto do fim de sua vida, Jesus disse: Deixo o mundo e vou em bora para o Pai. (Joao 16:28) Apos sua morte como humano e ressurreic rito, Cristo entrou no proprio ceu, para ao como esp aparecer agora por nos perante a pessoa de Deus. Hebreus 9:24. Saber esses fatos faz diferenca. Por que? Primeiro, visto que Deus e uma pessoa, nos podemos aprender sobre ele e nos aproximar dele. (Tiago 4:8) Segundo, a verdade sobre Deus nos protege da adorac ao falsa, como a venerac ao de imagens e outros objetos sem vida. Filhinhos, guardai-vos dos dolos, diz 1 Joao 5:21.

Tendes de orar do seguinte modo: Nosso Pai nos ceus. Mateus 6:9.

` Em que sentido os humanos foram feitos a imagem de Deus?


O QUE A BIBLIA DIZ Como humanos, temos a capacidade de refletir aspectos da personalidade de Deus, como amor, justica e sabedoria. De fato, a Bblia diz: Tornai-vos imitadores de Deus, como filhos amados, e prossegui andando em amor. Efesios 5:1, 2. Deus tambem nos criou com livre-arbtrio, o que nos permite escolher fazer o certo em vez de o errado e expressar amor a ou tras pessoas de varias maneiras. (1 Corntios 13:4-7) Alem disso, temos a habilidade de ser criativos, apreciar coisas belas e ficar maravilhados com o mundo ao nosso redor. Acima de tudo, o Criador colocou em nos um desejo natural de aprender sobre Ele e Sua vontade para nos. Mateus 5:3. Como a verdade da Bblia pode ajudar voce. Quanto mais aprendemos sobre Deus e o imitamos, mais aproveitamos a vida do modo como ele queria. Em resultado disso, temos mais alegria de viver, satisfac ao verdadeira, paz interior e con tentamento. (Isaas 48:17, 18) Sem duvida, Deus sabe que suas belas qualidades tocam o corac ao dos humanos, motivando-os a se achegar a ele e levando-os ao caminho da vida eter na. Joao 6:44; 17:3.

Deus passou a criar o ` ` homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou; macho e femea os criou.
Genesis 1:27.

Despertai! maio de 2013 15

TEVE UM PROJETO?

O esqueleto do ofiuro

OFIURO, um invertebrado marinho que habita em recifes, possui um tipo impressionante de carapaca. Essa parte do esqueleto e incrustada com lentes microscopicas que a transformam num olho composto.

Saliencias cristalinas no esqueleto funcionam como microlentes de alta qualidade

Analise o seguinte: Quando os cientistas estudaram placas do esque leto do ofiuro, eles observaram um padrao peculiar de saliencias cristalinas compactadas, cada uma mais fina do que um fio de cabelo, diz a revista Natural History. Comprovou-se que es sas saliencias, formadas de carbonato de calcio (calcita), sao microlentes de alta qualidade. Essas lentes projetam a luz no que parecem ser nervos fotos sensveis localizados pouco abaixo das placas. Alem disso, elas tem o for mato necessario para produzir a imagem desejada. Segundo a qumica Joanna Aizen berg, a versatil carapaca do ofiuro de monstra um importante princpio: na biologia, os materiais muitas vezes sao otimizados para multiplas func oes. Com base na anatomia do ofiuro, pesquisadores desenvolveram um metodo simples e barato de produzir conjuntos de microlentes de carbonato de calcio. As muitas aplicac oes des sas estruturas incluem a area de tele comunicac oes, onde sao usadas para conduzir sinais de luz atraves de fibras opticas. O que voce acha? Sera que o es queleto do ofiuro e resultado da evolu c ao? Ou teve um projeto?

n o

g13 05-T

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

Bblia disponvel on-line em cerca de 50 idiomas

Ofiuro: 5 Fotosearch.com; imagem ampliada: Cortesia da professora Joanna Aizenberg, Harvard

Capture o codigo ou acesse www.jw.org

You might also like