You are on page 1of 14

MANUAL DE ACOLHIMENTO DO UTENTE

MENSAGEM AO UTENTE

Seja Bem-Vindo! A atitude de cada um de ns perante a diferena depende de todo um conjunto de valores Pessoais e Sociais. Ao iniciar todo o processo de aceitao da diferena fundamental a sua fora interior, ns estamos c para o apoiar. Entendemos que se torna crucial um acolhimento eficaz, que lhe permita nas melhores condies, uma rpida integrao na nossa Associao. Este documento foi feito a pensar em si e nos seus familiares! Pretendemos fornecer uma imagem o mais aproximada possvel da nossa Instituio. Estamos juntos e desejamos-lhe as maiores felicidades!

A Direco Nacional

APRESENTAO DA ACAPO
A ACAPO Associao de Cegos e Amblopes de Portugal, uma Instituio Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos. a legtima representante dos deficientes visuais portugueses no Conselho Nacional para a Reabilitao e Integrao das Pessoas com Deficincia. De acordo com os estatutos tem como objectivo a defesa dos direitos e a promoo da integrao scio-profissional dos deficientes visuais. uma instituio de mbito nacional, com sede em Lisboa e delegaes em diversos pontos do pas.

A DEFICINCIA VISUAL
A deficincia visual consiste num dano global ou parcial no sistema visual, que se traduz numa reduo ou mesmo perda de capacidade para realizar tarefas visuais. A OMS (Organizao Mundial de Sade) classifica a deficincia visual, tendo em conta a acuidade e campo de viso, em duas categorias: 1 Cegueira Indivduo que no possui potencial visual, mas que pode ter ou no percepo de luminosidade. 2 Amblopia ou Baixa Viso Indivduo com reduzida capacidade visual, que no pode melhorar atravs de correco ptica. Tem dificuldades na apreenso do espao, na deslocao, na realizao das tarefas do dia-a-dia e na comunicao escrita. A ACAPO apoia pessoas cegas e amblopes com um grau de deficincia igual ou superior a 60%.

BREVE HISTORIAL
No nosso pas em prol dos direitos dos deficientes visuais, comearam por trabalhar em simultneo algumas associaes. Destacam-se das mais antigas e representativas a Associao de Cegos Lus Braille, a Associao de Cegos Joo de Deus e a Associao de Cegos do Norte de Portugal. A 20 de Outubro de 1989, estas trs principais instituies imbudas num objectivo comum, fundiram-se, dando origem ACAPO Associao de Cegos e Amblopes de Portugal. Fora nica, de mbito nacional, com sede em Lisboa, direces regionais e delegaes locais. Os corpos sociais so constitudos integralmente por pessoas portadoras de deficincia visual. A Direco Nacional, o Conselho Fiscal, o Conselho de Jurisdio e a Assembleia de Representantes so rgos de carcter nacional Da vontade e empenhamento dos deficientes visuais, deparados com especificidades e valores do seu meio envolvente, surgem as seguintes delegaes locais: Aores, gueda, Braga, Castelo Branco / Covilh, Guarda, Leiria, Algarve, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Funcionam trs delegaes regionais: DRC (Delegao Regional do Centro), DRN Delegao regional do Norte), DRSI ( Delegao Regional do Sul e Ilhas). (

objectivo primordial a existncia de uma delegao em cada distrito do pas, de forma a apoiar todos os deficientes visuais.

A MISSO
Proporcionar qualidade de vida e garantir o direito igualdade, em plena cidadania, a todos os portadores de deficincia visual.

A VISO
A ACAPO com provas dadas e frutos colhidos no apoio deficincia visual em vrios locais do pas, define como viso: criar delegaes em todos os distritos ESTAR PRESENTE A QUEM SENTE.

OS VALORES
A actuao da ACAPO, tem em linha de conta valores como: Excelncia / Honestidade / Igualdade / Cidadania / Felicidade / Respeito / Realizao / Equilbrio / Desenvolvimento / Integrao / Formao / Motivao / Sade e Lazer / Higiene e Segurana e Meio Ambiente.

AS ACTIVIDADES
- Sinalizao e enquadramento das pessoas com deficincia; - Atendimento, orientao e encaminhamento; - Apoio psicolgico, psico-pedaggico e social; - Estimulao Sensorial; - Orientao e mobilidade;

- Habilitao e apoio nas actividades da vida diria; - Implementao de plano educativo individualizado; - Elaborao e adaptao de material ldico e pedaggico; - Aces de sensibilizao em Escolas, Centros de Sade e Comunidade em Geral; - Formao em diversas reas autonomia pessoal e profissional; - Apoio no emprego; - Ajudas tcnicas plena incluso na vida em sociedade; - Integrao em sociedade e acompanhamento posterior; - Desporto, cultura e lazer; - Convvios entre scios com alargamento comunidade; - Outras actividades associativas e recreativas;

MEIOS TCNICOS E FERRAMENTAS


Ser amblope ou cego implica ver a vida com outros olhos. O processo de aceitao ou adaptao deficincia pode ser facilitado se obtiver o apoio e um leque de informaes adequados ao seu problema em concreto. A ACAPO alerta-o para alguns meios de que se pode socorrer: bengala branca / cesguia / mquina de Braille / software de ampliao de caracteres / software com sincronizador de voz / lupas TV / relgios com braille ou som / publicaes em braille, udio e digitais, etc.

ACAPO compete inform-lo, orient-lo e apoi-lo na adaptao e acompanhar todo o processo individual, assim como, habilit-lo a utilizar pequenos truques que so fundamentais na realizao das tarefas no dia-a-dia. No se acanhe, pergunte tudo o que achar necessrio. Saiba que h ao seu dispor Ajudas Tcnicas. Lute sempre pelos seus direitos, no desista!

O DIREITO AO TRABALHO
Existe um elevado nmero de profisses que o deficiente visual pode exercer com a mesma eficincia de qualquer normovisual. bvio que se ter de munir dos instrumentos e da formao adequados ao exerccio dessa funo. Algumas profisses devido ao seu carcter especfico, exigem viso normal, logo, esto por natureza interditas. Existe uma cota obrigatria de ingresso na Funo Pblica, fixada no 5%, relativamente aos concursos externos para lugares inferiores a dez vagas. Ser dada preferncia ao candidato deficiente em caso de igualdade de classificao. O grau de deficincia ter que ser igual ou superior a 60%.

A FORMAO
A sociedade est cada vez mais competitiva. O trabalho um bem raro. A relao oferta / procura est muito desequilibrada. Temos de nos munir das mximas aptides. As organizaes so sistemas abertos, em constante mudana. necessrio a formao contnua dos indivduos. O conhecimento no ocupa espao, no entanto, temos de ser criteriosos de forma a

optarmos por reas que nos tragam mais valias. A formao desenvolvida pela ACAPO engloba vrias reas, podemos classific-la em dois grandes grupos: 1. Geral abrange toda a populao deficiente visual que precise de a aplicar nas actividades dirias e no especificamente profissionais (orientao, mobilidade, autonomia, braille, assinatura a negro, etc). 2. Formao Profissional destinada a uma rpida integrao do indivduo no mercado de trabalho, permite a aquisio de competncias profissionais. O Departamento de Apoio ao Emprego e Formao Profissional, estabelece o plano anual de formao, abre as candidaturas, recruta e selecciona. A formao pode ser direccionada para desenvolvimento de competncias scioprofissionais, integrao scio-profissional, formao em posto de trabalho, formao de activos, etc. Os tcnicos da ACAPO recebem periodicamente formao intensiva.

CULTURA E LAZER
Somos seres sociais, vivemos em sociedade, interagimos com os outros, temos sede de conhecimento, necessidade de nos realizarmos a nvel pessoal e eliminarmos ou diminuirmos os danos causados pelo stress. O desporto para muitos deficientes visuais a base do seu equilbrio psicolgico. Constitui um excelente meio de conduo reabilitao. Temos profissionais do desporto, vejamos os nossos atletas dos Paralmpicos. Os desportos mais praticados so: atletismo, ciclismo tandem, goalball e futebol de cinco.

A leitura sem dvida, uma das formas de nos mantermos actualizados (notcias) e de alimentarmos a alma (poesia, prosa, etc). Existem vrias obras em braille que podem ser requisitadas nas nossas bibliotecas, assim como em muitas outras. H ainda ao seu dispor revistas e jornais com publicao mensal. A Internet coloca-nos na aldeia global, promovendo a intercultura. O culto da boa msica e a ida a espectculos sempre uma boa opo. Existem museus e salas de cultura com exposies adaptadas deficincia visual, algumas peas so rplicas que podem ser tocadas. Alguns jogos utilizados por normovisuais tm verso adaptada deficincia visual. Cabe-nos a ns enriquecer a nossa vida, fazer as opes que mais nos realizam. Colabore em todas as actividades ldicas, recreativas e culturais da ACAPO e traga os seus familiares e amigos.

OS PROTOCOLOS
Temos os nossos objectivos individuais mas no nos podemos esquecer que vivemos em sociedade. Na prossecuo dos nossos objectivos temos que ter em conta o meio que nos rodeia. Se houver um grupo de pessoas com objectivos em comum, conseguimos atingi-los mais rapidamente. A ACAPO celebra protocolos com diversas entidades, designadas por parceiros, de forma a estabelecer uma relao de cooperao benfica aos seus associados, utentes e instituio. Os protocolos podem abranger diversas reas: apoio comunidade, orientao psicolgica, formao profissional, adaptao de espaos deficincia visual, etc. Podem-se estabelecer com autarquias, escolas, centros de explicaes, fundaes, universidades, hospitais e ainda outros organismos pblicos ou privados, assim como com entidades estrangeiras ou internacionais que prossigam objectivos afins.

SCIOS EFECTIVOS E COOPERANTES


As associaes nascem da vontade de um determinado grupo de pessoas que se organiza para a prossecuo de uma determinada misso. A ACAPO presta os seus servios ao maior nmero de pessoas possvel dentro das suas capacidades tcnicas, tecnolgicas, financeiras e de recursos humanos. So inmeros os utentes, com o decorrer do nosso apoio tornam-se associados. Temos os scios efectivos, pessoas portadoras de deficincia visual, que usufruem dos nossos servios personalizados, adequados s suas necessidades e que tm acesso a todas as actividades das delegaes de forma gratuita ou a preos simblicos. O scio efectivo contribui anualmente com uma pequena cota. Pode ainda tornar-se scio cooperante, paga anualmente uma cota simblica, colocando em regime de voluntariado os seus prstimos (formao, animao, apoio psicolgico, contabilstico, de gesto, de cuidados de enfermagem, etc). No basta tornar-se scio, necessrio que cumpra os seus deveres e nos d as suas opinies. Colabore e junte-se a ns.

HIGIENE, SEGURANA E MEIO-AMBIENTE


Depende de ns eliminarmos condies de insegurana no local de trabalho, nas nossas casas e no meio envolvente. Vamos juntos tentar eliminar ou pelo menos reduzir os riscos de acidente. Comece hoje mesmo a ter uma atitude preventiva, utilize com rigor todos os EPCs (Equipamentos de Proteco Colectiva), EPIs (Equipamentos de Proteco Individual), no use as mos como ferramentas, disponha sempre de maneira segura os materiais que manuseia, adopte uma posio correcta quando sentado, use correctamente a bengala branca, coloque em stio seguro as substncias perigosas.

No se esquea, somos uma alma forte com um corpo frgil, utilizando os devidos equipamentos proteja: os olhos, os ouvidos, a boca, o nariz, os ps, as mos, o tronco e a cabea. No se esquea do risco de queda em altura e ao mesmo nvel. Viver em cidadania zelar pelos nossos direitos sem descurar as nossas obrigaes. Temos de contribuir para a melhoria do nosso bem-estar protegendo o meioambiente. Comece hoje mesmo por separar os lixos. Coloque em sua casa 4 caixotes de lixo pela mesma ordem e com identificao que lhe seja acessvel, destinados a: 1 Papel e carto limpos; 2 Plstico limpo; 3 Vidro e metais; 4 Lixo domstico; Quando for a altura de colocar nos contentores pblicos pea ajuda a um familiar ou amigo. Lembre-se ainda que as pilhas gastas em depsitos prprios.

AS DELEGAES
Sede Nacional Lisboa Delegao Regional do Centro Coimbra Delegao Regional do Norte Porto Delegao Regional do Sul e Ilhas Lisboa Delegao dos Aores Ponta Delgada Delegao de gueda Delegao de Braga Delegao de Castelo Branco/Covilh Delegao do Algarve Delegao da Guarda Delegao de Leiria Delegao de Viana do Castelo Delegao de Vila Real Delegao de Viseu Tel: 213 244 500 Tel: 239 792 180 Tel: 225 899 100 Tel: 213 182 910 Tel: 296 281 145 Tel: 234 644 070 Tel: 253 267 766 Tel. 272 321 380 Tel: 289 806 693 Tel: 271 223 609 Tel: 244 849 859 Tel: 258 813 597 Tel: - - - - - - - - - Tel: 232 419 750

TELEFONES DE UTILIDADE PBLICA


SOS Intoxicao Proteco Civil Linha Directa Cidado / Deficincia SOS Voz Amiga Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres SOS Grvida SOS Criana Linha Vida SOS Drogas SOS Sida Alcolicos Annimos Provedor de Justia Loja do Cidado 112 ( Nmero Nacional de Socorro) 808 250 143 214 165 100 217 959 545 800 202 669 800 202 148 808 201 139 800 202 651 1414 800 201 040 217 162 969 808 200 084 808 241 107

Elaborado por: Carla Ribeiro Dezembro 2005

You might also like