You are on page 1of 1

Voc sabia????

Doenas Sexualmente Transmissveis

Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrheae e Treponema pallidum


P r o f : D b o r a R a m a A m a n d a M . M a r q u e s d a S i l v a

Doenas sexualmente transmissveis so aquelas transmitidas de uma pessoa a outra atravs de relaes sexuais. A maioria delas causada por agentes patognicos microscpicos como vrus, bactrias, fungos e outros microorganismos que geralmente se alojam nos rgos genitais. Se no forem tratadas a tempo algumas como, por exemplo, a sfilis e a AIDS podem deixar seqelas ou at levar morte.

Chlamydia trachomatis
O gnero Chlamydia compreende um grupo de parasitas intracelulares obrigatrios devido principalmente a sua incapacidade de produzir ATP. So classificados como bactrias gram negativas, pois apresentam membrana interna e externa, mas no possuem parede de peptdioglicano. Apresentam ciclo de vida bifsico, a primeira o corpsculo elementar que a forma extracelular infecciosa, e o segundo o corpsculo reticular que a forma intracelular no infecciosa. A Chamydia trachomatis causa doenas como o tracoma, infeces perinatais e linfogranulomas venreos.

Muitas mulheres grvidas no so examinadas para Clamdia e Gonorreia.

Estudo da Quest Diagnostics com 1,3 milhes de mulheres grvidas descobriu que 16% dessas mulheres tiveram resultatar!!!! A habilidade de induzir a fagocitose e a do positivo para Clamdia!! capacidade de inibir a fuso com os lisossomas celulares, dificultando a destruio intracelular Madison, N.J, 24 de maio de 2012/PRNweswire/ do parasita. So microorganismos resistentes Penicilina pois no possuem receptores para esse antimicrobiano, sendo portanto tratada com um coquetel sinrgico de Ceftriaxona e Azitromicina. Tracoma: a infeco dissemina-se nos olhos sendo as moscas o principal vetor de transmisso da C.trachomatis, causa conjutivite crnica, que podem levar lcera da crnea e at cegueira. Infeces Perinatais: essa infeco transmitida durante o parto quando o neonato tem contato com o epitlio vaginal da me que est colonizado pela bactria. Os neonatos podem apresentar pneumonia, vaginites e infeces no reto. Linfogranuloma venreo: a infeco tpica inicia-se com ppula, vescula ou lcera de mordas moles de curta durao nos genitais, ocasionando aumento de gnglios regionais que causam dor e febre podendo evoluir para quadros graves de infeco uretral e constries retais.

Neisseria gonorrheae

Fatores de Virulncia, ciclo celular e patognese

O gnero Neisseria compreende um grupo de diplococos Gram-negativos constitudo por 10 espcies,sendo que apenas duas Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, so patgenos exclusivamente humanos. A Neisseria gonorrhoeae so oxidase e catalase positivos, produzem cido a partir da degradao oxidativa da glicose.

DSTs

Patgeno Candida albicans

DST candidase

Chlamydia trachomatis

clamdia

Os fatores de virulncia da clamdia esto ligados ao ciclo de desenvolvimento dessa bactria: fase de internalizao, fase de proliferao e de sada. A fase de internalizao compreende diversos mecanismos, sendo que o corpsculo elementar ser sempre a forma infecciosa. A fase de proliferao ocorre no fagossoma que se forma aps a internalizao da clamdia. No fagossoma, o corpsculo elementar transforma-se em reticular e, ao proliferar, em corpsculo elementar. Aps algum tempo de proliferao a clula hospedeira rompe-se e os corpsculos elementares extravazam no espao extracelular. A clamdias tem protenas antignicas na membrana que induzem ativao de mecanismos imunolgicos humorais e celulares, incluindo a produo de imunoglobulinas das classe IgA, IgM e IgG. Os fatores de virulncia se apresentam como: capacidade de reconhecer nas clulas hospedeiras stios de ligao especficos para a sua ligao. Ela se adere superfcie da clula hospedeira por fora eletrottica: a protena de membrana externa conhecida como MOMP reduz a fora eletrosttica entre a clula hospedeira e o corpsculo elemen-

Fatores de Virulncia e Patognese

O gnero Neisseria possui como fator de virulncia, protenas do tipo adesina, protenas receptoras de transferrina, lactoferrina e hemoglobina, assim como oligopolissacardeo, proteases de imunoglobulina e Beta-lactamase. A N.gonorrhoeae causa uma patologia conhecida por gonorreia. Os gonococos se ligam s clulas da mucosa, penetram nessas clulas e se multiplicam para s ento invadirem o espao subpitelial, onde a infeco se estabelece. No homem, geralmente, causa uretrite com desenvolvimento de secreo uretral purulenta e disria. Na mulher o local primrio de infeco o colo cervical do tero sendo que os sintomas incluem corrimento vaginal, disria e dor abdominal. Outros sndromes clnicas incluem: salpingite, doena inflamatria plvica, bacteremia, faringite, artrite e conjuntivite (oftalmia neonatal). O tratamento da gonorreia feito com Ciprofloxacina, cefixima, ou ofloxacina, caso o caso no seja grave. Doxiciclina ou azitromicina se a infeco primria for a gonorreia complicada por Clamdia.

Neisseria gonorrhoea

Gonorreia

Treponema pallidum

Sfilis

Clamdia Bucal

Haemophilus ducreyi

Cancro Mole

Treponema pallidum
uma espiroqueta pertencente ordem Spirochaetales a qual incluem trs gneros com interesse clnico, sendo a treponema. Os microorganismos do gnero Treponema so anaerbios facultativos, mveis apresentando flagelos periplamticos e parasitas restritos. Assemelham-se bactrias Gramnegativas pois apresentam membrana externa, camada de peptdeoglicano e espao periplasmtico. Contudo apresentam ndice de antigenicidade baixo, talvez por no possurem lipopolissacardeo (LPS). Apresentam na membrana citoplasmtica numerosas lipopoliprotenas imunognicas, protenas de ligao Penicilina e cardiolipinas (fosfolipdeos cidos). Possui protenas de superfcie (porinas e adesinas) que interagem com o hospedeiro possibilitanto sua adeso aos tecidos. A diversidade dessas protenas resulta em uma dificuldade de reconhecimento do T.pallidum por parte do sistema imunolgico. A sua mobilidade o principal fator de virulncia desse microorganismo pois a partir dela que ele consegue penetrar o tecido e disseminar-se pelo hospedeiro. Conjuntivite e faringite causados por gonococos Cientistas acham tipo de gonorreia resistente a todos os antibiticos. [...] segundo lder da pesquisa, Magnus Unemo do Laboratrio Sueco de Pesquisa para a Neisseria Patognica, a descoberta alarmante. Essa variao da gonorreia resistente a todos os antimicrobianos conhecidos. Esse anncio foi feito em conferncia da Sociedade Sexualmente Transmissvel sobre DSTs realizada no Canad... http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/cientistasacham-tipo-de-gonorreia-resistentetodos-os-antibioticos.html [...] A primeira infeco com a nova variante da Neisseria gonorrhoeae, chamada H041, foi registrada no Japo. Ao analisar a bactria, os pesquisadores identificaram as mutaes genticas responsveis por sua resistncia aos antimicrobianos. w w w . b b c . c o . w k / p o r t u g u e s e / noticias/2011/07/110711_gonorreia_resistente_fn.shtml

Trichomonas vaginallis

Tricomase

Sfilis

uma infeco sexualmente transmissvel que tambm pode ser passada da mulher grvida para o feto. A sfilis primria constitui o perodo de incubao da bactria que pode durar em mdia de 2 a 3 semanas. A leso uma Fatores de Virulncia e Patogne- ppula (pequena elevao da pele) nos rgos... se

A seguir conhea detalhes de alguns desses Patgenos

O T.pallidum uma bactria que possui baixa toxicidade, embora elevada capacidade de invaso. Quanto toxidade por no possuir sistema de excreo de protenas e por no possuir LPS considerado um organismo no toxignico. A capacidade de invadir o hospedeiro est relacionada a sua motilidade, aderncia e poder de penetrao com a consequente disseminao hematognica e evaso ao sistema imunolgico.

Sfilis primria e terciria

...genitais que algum tempo depois, torna-se uma lcera. A lcera da sfilis recebe o nome de cancro duro que pode sumir sem tratamento. A sfilis secundria aparece, alguns meses aps o sumio do cancro duro, disseminada pelo organismo. Se manifesta como erupes na pele principalmente nas palmas das mos e ps. Como tambm h o aparecimento de um condiloma (leso mida) que se parece com uma grande verruga. A sfilis terciria apresenta trs tipos de manifestao: coma sifiltica que uma grande leso ulcerada que pode acometer a pele, ossos e rgos internos; a sfilis cardiovascular que uma leso na artria aorta, e a neurosfilis que acomete o sistema nervoso levando demncia e podendo acarretar patologias como meningite e acidente vascular cerebral. O tratamento da sfilis feito diferentes antimicrobianos que so ministrados de acordo com o estgio da doena. Sendo os principais a Penicilina benzatina, tretraciclinas, doxiciclina e azitromicina.

Casos de Sfilis congnita so 4 vezes maiores em So Paulo que limite permitido pela Organizao Mundial de Sade [...] No estado a incidnica de sfilis de 1,92 casos para cada mil nascidos vivos. O ndice considerado razovel pela OMS de 0,5...Quando as gestantes descobrem o problema, j tarde para evitar consequencias ao neonato. http://g1.globo.com/sp/so-carlos-regiao/ noticias/2012/05/casos-de-sifilis-congenita-so-4veses-maiores-em-sp-que-limite-da-oms.html

You might also like