You are on page 1of 6

ATIVIDADE EXTRA.

OS SERES VIVOS

OBJETIVAS
1. (UFRR/2007) Os vrus so ou no so seres vivos? Essa questo tem estimulado grandes debates e desafiado as diferentes correntes da Biologia. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta as caractersticas que sustentam a incluso dos vrus no mundo vivo? 1. Presena de material gentico e de organizao celular. 2. Ausncia de material gentico e metabolismo prprio. 3. Presena de material gentico e ausncia de organizao celular. 4. Ausncia de material gentico e de organizao celular. 5. Presena de material gentico e capacidade de evoluo. 2. (UFU/2006) A figura abaixo representa o ciclo vital do vrus da imunodeficincia humana (HIV).

Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I - De A para B ocorreu o processo de transcrio reversa e, de D para E, o processo de transcrio. II - As letras A e C indicam molculas de DNA. III - O material gentico do HIV envolvido por um capsdio de lipdios e glicoprotenas, revestido por um envelope de protenas. 1. I e III so corretas. 2. I e II so corretas. 3. II e III so corretas. 4. Apenas I correta

3. (UNIVALE/2006) Os bacterifagos so vrus que se caracterizam por: 1. Terem uma cpsula formada por molculas de lipoprotenas. 2. Possurem grande atividade metablica essencial sua reproduo. 3. Serem capazes de produzir seu prprio alimento no interior de bactrias. 4. Serem constitudos de uma cpsula protica e um miolo de DNA. 5. Serem constitudos de nucleoprotena capaz de penetrar interinamente em clulas bacterianas, reproduzindo-se por bipartio. 4. (UNESP JULHO/2006) Em laboratrio, o meio mais adequado para se cultivar e multiplicar vrus que se destinam pesquisa inoculando-os em: 1. Ovos fertilizados de galinha e livres de contaminao por qualquer outro tipo de microrganismo. 2. Ovos no fertilizados de galinha e livres de contaminao por qualquer outro tipo de microrganismo. 3. Meio de cultura estril, que contenha todos os aminocidos e demais nutrientes necessrios multiplicao viral. 4. Meio de cultura estril, que contenha todos os nucleotdeos necessrios duplicao do dna viral e, no caso de vrus de rna, que tambm contenha a enzima transcriptase reversa. 5. Meio de cultura que apresente colnias bacterianas em crescimento, ao qual adiciona-se antibitico logo aps a inoculao viral.

5. (UFOP-JUNHO/2005) A virologia uma rea de intensas pesquisas em virtude de serem numerosos os tipos virais que produzem doenas no homem, nos animais e em diversas plantas. Com relao a vrus, pode-se afirmar: 1. Os vrus podem ser caracterizados biologicamente por serem os nicos parasitas intracelulares existentes e os menores at agora conhecidos. 2. Cada vrus possui um miolo de cido nuclico (DNA ou RNA), uma cpsula protica, o capsdeo, e, em torno deste, o envelope viral, formado por lipdeos, mucopolissacardeos e outras substncias. 3. Exemplos de vrus pneumotrpicos so os causadores da gripe, do resfriado e da pneumonia atpica. 4. Bacterifagos ou fagos so vrus parasitas de bactrias, inofensivos ao homem e aos outros animais. 6. (UFV/2002) Durante o ano de 2001, houve no Brasil uma grande campanha contra a febre amarela. Na fila de um posto de sade, algumas pessoas sugeriram que as seguintes medidas so consideradas efetivas para evitar essa doena: I Erradicar o protozorio causador da doena. II Vacinar a populao contra o vetor. III Evitar que o bacilo se reproduza na gua parada. Analisando cada uma das medidas, pode-se afirmar que: 1. Apenas II correta. 2. Apenas I correta. 3. Apenas II e III so corretas. 4. I, II e III so incorretas. 5. Apenas I e II so incorretas. 7. (UNIMONTES/2007) A infeco por HIV representa um dos grandes desafios para os virologistas e constitui ainda uma doena sem cura. As afirmativas a seguir se referem a esse assunto. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA 1. Janela imunolgica o perodo em que no so encontrados anticorpos contra o HIV no organismo 2. Do indivduo infectado. 3. O genoma do vrus HIV constitudo de DNA.

4. Toxoplasmose em indivduos aidticos possui a mesma progresso que em indivduos no infectados pelo HIV. 5. O uso de preservativo consegue impedir, em 100%, que uma pessoa adquira a infeco pelo HIV.

8. (UFSJ/2003-G) A dengue, a febre amarela e a malria recentemente reapareceram em reas urbanas de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Uma condio que propicia o reaparecimento dessas doenas : 1. A ingesto de gua contaminada por esgotos. 2. O aumento exagerado dos nveis de poluio durante o vero. 3. A proliferao de criadouros de mosquitos vetores. 4. A ingesto de alimentos contaminados por ovos dos parasitas. 9. (UFES/2004) Atualmente, muitas doenas tm preocupado a populao mundial, tais como a AIDS, a febre amarela, o possvel retorno da varola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas so causadas por vrus e, sobre esses organismos, incorreto afirmar que: 1. So, estruturalmente, semelhantes s bactrias, podendo apresentar DNA ou RNA como material gentico. 2. B) apresentam ciclos de vida ltico ou lisognico. No ciclo ltico determinam a destruio da clula infectada. 3. Comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produo de protenas do seu capsdeo e duplicao do seu material gentico. 4. Apresentam a enzima transcriptase reversa, quando tm RNA como material gentico, que produz um DNA viral para ser integrado ao DNA do hospedeiro. 5. So parasitas obrigatrios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos. 10. (UFScar/2006) "Nesta cidade, vacinao anti-rbica. No deixe de levar seus ces e gatos". A Vigilncia Sanitria promove, ao longo do ano, campanha para a vacinao antirbica de ces e gatos. Nessas campanhas, as pessoas no so vacinadas porque: 1. Com os animais vacinados, menor a probabilidade dos humanos contrarem a doena. 2. A raiva s ocorre em humanos quando contrada atravs da mordida de morcegos. 3. Ainda no existe uma vacina especfica para os humanos.

4. A raiva uma doena exclusiva de ces e gatos. 5. J foram imunizadas com a vacina trplice tomada quando criana.

QUESTES DISCURSIVAS: 1. (FUVEST/2006) Os portadores do vrus HIV, agente causador da aids (sndrome da imunodeficincia adquirida), so tratados com os chamados coquetis antivirais, que combinam drogas inibidoras da transcriptase reversa com drogas inibidoras de proteases. 1. Por que a transcriptase reversa essencial para que o vrus HIV se multiplique? 2. Como o vrus HIV causa a imunodeficincia em humanos?

2. (UFC/2006) Leia o texto a seguir. "Um exame, ainda que em linhas gerais, do panorama da sade dos brasileiros ao longo dos ltimos 500 anos revela uma histria de descaso e sofrimento (...). A varola teve papel destacado na rpida reduo da populao indgena, extinguindo tribos inteiras. Os colonizadores logo perceberam essa vulnerabilidade dos nativos e, segundo registros histricos, intencionalmente disseminaram certas doenas entre eles, para diminuir sua resistncia aos europeus. No final do sculo 18, uma violenta epidemia nas reas colonizadas do Brasil levou Portugal a ordenar uma variolizao'. Essa medida comeava com a infeco de jovens escravos que, se no morriam, ficavam com bolhas de pus pelo corpo. Um pouco desse pus era posto em contato com um arranho na pele de pessoas sadias, para imuniz-las" (Cincia Hoje, vol. 28, n 165, pg.34, 36, outubro 2000). 1. Que categoria de organismos causadora da varola? 2. Cite uma caracterstica que identifique essa categoria de organismo. 3. Qual a explicao para a imunizao das pessoas com o pus? Que tipo de imunizao ocorreu? 4. Qual a explicao biolgica para a vulnerabilidade das populaes indgenas varola? 3. (UNIFEI/2003) A capacidade de desenvolver armas biolgicas ganhou nova dimenso com a notcia divulgada na Internet, em julho de 2002, pela Revista Science, de que pesquisadores da Universidade Estadual de Nova Iorque recriaram, em laboratrio, o vrus da poliomielite, a partir de informaes genticas obtidas na Internet. Isto mostra que outros agentes patognicos podem ser montados em laboratrio, embora seja mais difcil no caso de muitos deles, que apresentam genomas mais extensos.

1. Por qual outro nome a poliomielite tambm conhecida? 2. Descreva a estrutura bsica de um vrus. 3. Cite outras 3 doenas humanas causadas por vrus.

4. (UEG/2005) Os vrus so pequenos organismos infecciosos (muito menores que fungos ou bactrias) que necessitam de clulas vivas para se reproduzirem. Classifique os tipos de replicao viral. c) Cite outras 3 doenas humanas causadas por vrus. dniversidade Estadual de Nova Iorque recriaram, em laboratrio, o vrus da poliomielite, a partir de informaes genticas obtidas na Internet. Isto mostra que outros agentes patognicos podem ser

montados em laboratrio, embora seja mais


difcil no caso de muitos deles, que apresentam genomas mais extensos. 1. Por qual outro nome a poliomielite tambm conhecida? 2. Descreva a estrutura bsica de um vrus. 3. Cite outras 3 doenas humanas causadas por vrus.

5. Os vrus so pequenos organismos infecciosos (muito menores que fungos ou bactrias) que necessitam de clulas vivas para se reproduzirem. Classifique os tipos de replicao viral.

-4-

You might also like