You are on page 1of 58

POLUIO ATMOSFRICA POLUENTES PARTICULADOS E GASOSOS

Simone Lorena Eduardo Martins

Tipos de Poluentes
1- xidos de Nitrognio 2- Oznio 3- xidos de Enxofre 4- Compostos Orgnicos 5- Material Particulado

1- Material Particulado - MP
Refere-se a partculas de material slido ou lquido que ficam suspensas no ar, na forma de poeira, neblina, fumaa, fuligem e outras, com uma faixa de tamanho menor que 100 m (entre 0,002 e 100m) ; Tamanhos variados, mas diminutos o bastante para permanecerem na atmosfera. Composio variada, em geral substrato inorgnico recoberto por substncias inorgnicas ou orgnicas. A parte orgnica maior para as finas do que para as grossas. Classificao em funo do tamanho: Grosso: > 2,5 m MP10: < 10 m Fino: < 2,5 m MP2,5: < 2,5 m
3

1- Material Particulado MP
Poluentes Particulados
Poeiras: partculas slidas pequenas resultantes da desintegrao mecnica de substncias orgnicas ou inorgnicas seja pelo simples manuseio ou em conseqncia de operaes de britagem, moagem, esmerilhamento, peneiramento, fundio, demolio. No tendem a flocular espontaneamente nem se difundem, mas tendem a sedimentar por gravidade. Tamanho das partculas: 1-10.000 m.

Fumaa: partculas slidas finas de carbono e outros materiais combustveis resultantes da combusto incompleta de matria orgnica (carvo, madeira, leo diesel). Tamanho das partculas: 0,1-1 m.
4

1- Material Particulado MP
Fumos: partculas slidas finas resultantes da condensao de vapores de metais fundidos e outros materiais ordinariamente slidos, quase sempre acompanhados de oxidao (partculas de chumbo e de zinco). Tendem a flocular no ar. Tamanho das partculas: 0,03-10,0 m. Cinzas: partculas slidas finas e no combustveis, resultantes da combusto do carvo. Tm composio mineral ou metlica. Tamanho das partculas: 1,0-1000 m.

1- Material Particulado MP
Nvoas e Sprays: aerossis formados por gotculas de lquidos resultantes da condensao de vapores sobre certos ncleos ou da disperso mecnica de lquidos (smog, neblina, orvalho, nvoas de cido sulfrico ou de tinta pulverizada, sprays de asperso de pesticidas). Tamanho das partculas: 0,01-100 m. Organismos vivos: os mais comuns so o plen das flores (510 m), os esporos de fungos (1-10m) e as bactrias (0,2-5 ou mesmo at 20 m). Em certas circunstncias especiais, pode ocorrer a presena de vrus (0,002-0,05 m).

1- Material Particulado MP
Diversos e diminutos suficientes para permanecer suspensos na atmosfera.

Geralmente uma mistura complexa de compostos orgnicos e inorgnicos.

1- Material Particulado MP

1- Material Particulado MP
Principais Fontes Antropognicas: combusto: gerao de vapor; aquecimento domstico; veicular processos industriais: indstria do cimento; processos metalrgicos desgaste de pneus e freios queimadas na agricultura minerao Preocupao: possuem mais poluentes associados que os naturais tendem a ser MP fino

1- Material Particulado MP
Propriedades Movimento das partculas: gravitacional fora gravitacional difuso browniana - movimento randmico, aleatrio das partculas no ar. Partculas de dimetro inferior a 0,1m so transportadas por difuso browniana. Tamanho das partculas
10

1- Material Particulado - MP
Tamanho X Origem As partculas mais grossas resultam quebra de partculas maiores As partculas mais finas formam-se principalmente de reaes qumicas e pela coagulao de espcies ainda menores, inclusive, com molculas em estado de vapor, conforme pode ser observado na Figura.
11

1- Material Particulado MP
Tamanho X Origem

< 0,2 m - recentemente emitidas ou formadas na atmosfera; esto geralmente presentes em elevadas concentraes no meio urbano. 0,2 - 2 m - processos de condensao das partculas de dimenso inferior; so estveis na atmosfera tendo tempos de vida de 7 a 30 dias. > 2 m - poeiras do solo, "spray" marinho e poeiras de origem industrial; devido sua dimenso tm um tempo de vida na atmosfera relativamente curto.
12

1- Material Particulado MP
Tamanho X Sade
Grau de penetrao das partculas no trato respiratrio superior

depende

do tamanho das partculas

da velocidade de penetrao

13

1- Material Particulado MP
Tamanho X Sade
Entre 2,5 e 30 m de dimetro - depositadas mais rapidamente, causando assim menos problemas populao - retidas na parte superior do sistema respiratrio. < 2,5m de dimetro capazes de permanecer em suspenso - tm maior capacidade de penetrar, podendo atingir as pores mais inferiores do trato respiratrio, ou seja, atingem os alvolos pulmonares.
14

1- Material Particulado MP
Os efeitos sobre o organismo humano so logo evidenciados na alterao da capacidade do sistema respiratrio de remover as partculas do ar inalado, causando infeces, como as faringites, rinites e bronquites. A mais temvel das infeces a pneumonia. A variao do tamanho do dimetro dos MP tem implicado diretamente nas questes relacionadas sade pblica.

15

1- Material Particulado MP
MP fino 30% do total origem antropognica alta relao com os efeitos na sade MP grosso 70% do total origem natural pouca relao com os efeitos na sade

MP grosso + MP fino = Partculas Totais em Suspenso (PTS)


30% 70% > 2,5 m < 2,5 m

16

1- Material Particulado MP
Composio: - sulfatos (~40%) - amnia

MP fino MP grosso

- carbono elementar - certos metais de transio - compostos orgnicos no-volteis - compostos orgnicos semivolteis - cido ntrico - xido de silcio - xido de alumnio - xido de clcio; de magnsio - xido de ferro - partculas orgnicas biognicas (plen, esporos, fragmentos de plantas)
17

1- Material Particulado MP
Material Particulado < 10 m (MP10) e < 2,5 m (MP2.5) Em 2001, foi criada a Vigilncia em Sade Ambiental relacionada
Qualidade do Ar VIGIAR. Esse programa no s considerou o MP como indicador de sade ambiental, como tambm o seu nexo com morbidade e mortalidade, registrados no Cdigo Internacional de Doenas CID 10. Atualmente, a poluio do ar por MP mata mais do que a AIDS e o trnsito juntos, apenas na cidade de SP. Nesta, as doenas provocadas pela poluio do ar causam cerca de 9 mortes por dia e custo anual de US$ 1,5 milho para tratar as doenas provocadas por essa poluio.
18

Poluentes Associados ao Material Particulado


O evento mais crtico da relao entre a poluio atmosfrica e a sade pblica, est relacionado com o risco das partculas menores agregarem em sua composio compostos orgnicos, inorgnicos e biolgicos, tanto txicos quanto patgenos. Podendo causar danos irreversveis aos pulmes e a sade humana. Veremos: os metais e os hidrocarbonetos policclicos aromticos (HPAs).

19

Metais e HPAs associados ao material particulado


Exposio humana Metais/HPAs

eroso natural de minerais

atividades antrpicas

20

Metais associados ao MP
TABELA Principais fontes antrpicas da poluio no ar por metais.

Meio poludo Ar

Fonte
Minerao e processamento de minrios; Fabricao de pigmentos; Fabricao de baterias; Combusto de carvo e leos; Incinerao de resduos.

Estudo realizado no RJ em 2007 constatou correlao entre MP10, trfego e conversores catalticos. A presena de Mo, Pd e Rh nos filtros analisados reflete uma fonte adicional de poluio causada pela eroso e possvel deteriorao dos catalisadores dos automveis (Chemosphere, 2008,71, 677).
21

Metais associados ao MP

A Figura a seguir mostra a importncia dos metais associados s partculas atmosfricas na contaminao global do ambiente e como ocorre o seu transporte para o organismo humano.

22

METAIS NO AR Depsito Depsito Depsito e captao

Poeira guas servidas guas superficiais e profundas

Solo Plantas

Inalao

Inalao Animais

Organismos Inalao aquticos

Ingesto

Ingesto Ingesto Ingesto Ingesto (alimentos) (gua) (mo na (alimentos) boca) ORGANISMO HUMANO

Ingesto (alimentos)

23

Efeitos dos metais na sade humana

A presena de metais no ar atmosfrico esta associada a diferentes e diversos efeitos causados sobre a sade da populao e dos trabalhadores como: Alzheimers, Parkinsons, anemia, osteoporose, doenas cardiopulmonares, acrscimo em aberraes cromossmicas, cncer, em especial de prstata e de pulmo, doenas do sistema nervoso, esterilidade, edema pulmonar , irritao no trato respiratrio, leucemia...

24

HPAs associados ao MP
Por que estudar os Hidrocarbonetos Policclicos Aromticos (HPAs) ?
1775 Grande incidncia em limpadores de chamins Estudos epidemiolgicos Maior de cncer

incidncia de cncer em habitantes da zona urbana em relao a zona rural Grupos ocupacionais Apresentam exposio direta HPAs

25

HPAs associados ao MP

So, por definio, compostos binrios formados por carbono e hidrognio com estrutura que consiste de pelo menos 2 anis aromticos. So obtidos durante a combusto incompleta ou pirlise da matria orgnica. No h legislao brasileira que determine concentraes limites de HPAs na atmosfera. No ambiente encontram-se na fase gasosa ou adsorvida em material particulado
26

HPAs associados ao MP

Naftaleno EPA

Acenaftileno EPA

Acenafteno EPA

Fluoreno EPA

Antraceno EPA

Fenantreno EPA

Fluoranteno EPA

Pireno EPA

Benzo[a]antraceno EPA

Criseno EPA

Benzo[b]fluoranteno EPA

Benzo[k]fluoranteno EPA

Benzo[a]pireno

Benzo[e]pireno

Perileno

Benzo[g,h,i]perileno Indeno[123-cd]pireno

Dibenzo[a,h]antraceno

EPA EPA: Lista da U.S. EPA

EPA

EPA

EPA

: Carcinognicos

27

HPAs associados ao MP
Efeitos dos HPAs na sade humana

A presena de HPAs no ar atmosfrico esta associada a diferentes e diversos efeitos causados sobre a sade da populao e dos trabalhadores como: a carcinogenicidade, mutagenicidade, genotoxidade,CNCER, especialmente de pulmes.

28

HPA Fluoreno Fenantreno Antraceno Fluoranteno Pireno Benzofluorenos Benzofluorantenos Ciclopenta[cd]pireno Benzo[a]antraceno Criseno Benzo[e]pireno Benzo[a]pireno Perileno Indeno[1,2,3-cd]pireno Dibenzo[a,c]antraceno Dibenzo[a,h]antraceno Dibenzo[a,j]antraceno Benzo[g,h,i]perileno Antantreno Coroneno Dibenzo[a,e]fluoranteno Dibenzopirenos

Carcinogenicidade I I N N N I S L S L I S I S L S L I L I L S

Genotoxidade L L N L L I I S S L L S I I S S I I I I N I

Mutagenicidade + + + ? + + + + + + + + + + + + + + +

Classificao da IARC 3 3 3 3 3 nd 2B nd 2A 3 nd 2A nd 2B nd 2A nd 3 3 nd nd 2B

Dados disponveis para a comprovao do efeito: S=suficientes; I=insuficientes; L=informaes limitadas; N=no carcinognico. Genotoxicidade foi avaliada atravs dos testes de deteriorao do DNA: aberrao cromossmica, mutagenicidade. Mutagenicidade (teste de Ames): + (positivo); -(negativo); ? (inconclusivo) Classificao da IARC: nd=no determinado; 2A=provavelmente cancergeno ao homem; 2B=possivelmente cancergeno ao homem; 3=no cancergeno ao homem.
29

ENFIM, A MELHOR SOLUO SEMPRE:

Prevenir !!!

Preveno sempre mais econmica e efetiva que o controle: eficincia da combusto zonas de combusto quantidades adequadas de ar combustveis mais limpos (gs natural x leo pesado; biodiesel) manejo de queimadas x meteorologia Se no foi possvel reduzir na fonte ... EQUIPAMENTOS DE CONTROLE...

30

MONITORAMENTO
MATERIAL PARTICULADO

31

METODOLOGIA BASE
PREPARO DO MEIO DE COLETA

CALIBRAO DOS INSTRUMENTOS

AMOSTRAGEM

TRATAMENTO DA AMOSTRA

ANLISE QUMICA

CLCULOS
32

1. METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM

33

Normas
Segue-se as recomendaes da EPA (40 CFR 58 Mtodo IO 2.1):
9 objetivos do monitoramento;

de informaes meteorolgicas (umidade, precipitao, radiao solar, temperatura, velocidade e direo do vento e estabilidade atmosfrica) e de emisses;
9 infraestrutura do local; 9 condies de segurana; 9 as normas de amostragem.
34

9 disponibilidade

Procedimento para Amostragem de particulado no Ar Atmosfrico


A) Escolha do Local de Monitoramento

o amostrador deve estar de 2-7 metros do solo; a distncia entre os amostradores e os possveis obstculos deve ser deve ser duas vezes a altura do obstculo; o amostrador deve ficar afastado em no mnimo 20m de rvores, edifcios ou outros grandes obstculos.
35

B) Tipos de amostradores

1) Bombas de Mdio Volume (20L min-1)


1)

Preparo dos Filtros (Mtodo IO 3.1 EPA) equilibrados num ambiente (temperatura e umidade controlados) acondicionado por 24 horas; pr no porta filtros, o suporte do filtro e posteriormente o filtro; ajustar esse suporte no funil que adaptado a bomba e acoplado ao separador de partculas.
36

Amostragem

37

2) Amostrador de Grande Volume Sibata

Hi-Vol (500L min-1)

1 Preparo dos Filtros 2 Calibrao da Bomba 3 Amostragem

38

2) Amostrador de Grande Volume Sibata Amostragem

39

2) Amostrador de Grande Volume Sibata

Hi-Vol (500L min-1)


bomba de alto volume com vazo de 500L min-1; filtro com 110mm de dimetro e poro de 0,8 m; porta filtros e trip.

40

3) Amostrador de Grande Volume Partculas Totais em Suspenso AGV-PTS


1 Preparo dos Filtros 2 Calibrao da Bomba

Calibrador Padro de Vazo (CPV) - indicador de vazo, o registrador de vazo sensvel as alteraes de temperatura e presso.

41

Amostragem

capacidade mxima de 1,7 m3 min-1; filtros de fibra de vidro de 203 X 254 mm.

42

4) Amostrador de Grande Volume Partculas de at 10m AGV-PM10


1 Preparo dos Filtros 2 Calibrao da Bomba

para

capacidade mxima de 1,13 m3 min-1; filtros de fibra de vidro de 203 X 254 mm.

43

5) Amostrador de Grande Volume Partculas de at 2,5m AGV-PM2.5


1 Preparo dos Filtros 2 Calibrao da Bomba

para

capacidade mxima de 1,13 m3 min-1; filtros de fibra de vidro de 203 X 254 mm.

44

5) Amostrador de Grande Volume Partculas de at 2,5m AGV-PM2.5

para

CABEA DE SEPARAO (ENTRADA) Funcionando por impactao, a cabea dotada de um conjunto de 40 boqueiras que aceleram o ar de coleta para dentro de uma cmara de impactao, onde partculas maiores que 2,5 m ficam retidas numa camada oleosa. A frao de ar com partculas menores que 2,5 m (MP2,5) carreada para fora da cmara e dirigida para um filtro de coleta (fibra de vidro ou microquartzo), onde ficam retidas as partculas.
45

6) Impactador em cascata MOUDI

Impactador inercial em cascata com deposio uniforme. disponvel em verses 8 e 10 estgios: 8 estgios (em m) - 18 (inlet); 10; 5,6; 3,2; 1,8; 1,0; 0,56; 0,32 e 0,18. 10 estgios - inclui os dimetros de corte acima e + de 0,1 m e 0,056 m.
46

6) Impactador em cascata MOUDI

Princpio de Operao
Em cada estgio o fluxo de ar atinge a placa de impactao, e partculas maiores que o dimetro do estgio so coletadas. As partculas menores so coletas no prximo estgio onde os orifcios so menores. Ao passarem por estes orifcios menores sofrem um aumento de velocidade, fazendo com que partculas com um certo dimetro sejam impactadas, selecionando assim um novo dimetro de corte, assim sucessivamente at o estgio final.
47

6) Impactador em cascata MOUDI

Diagrama tpico do estgio do Moudi


48

2. TCNICAS ANALTICAS

49

2. TCNICAS ANALTICAS Anlise de metais


a) Lavagem de material

material imerso 24hs Extran 5%(v/v) material imerso 48hs HNO310%(v/v) material seco 400C gua ultrapura Milli-Q Material descontaminado gua corrente

50

b) Anlise Qualitativa e Quantitativa Metais

Filtros

10 - 20 mL de gua Milli-Q 5 mL de HNO3

2 mL de HCl

Extrao 950C/2hs Extrato Filtrao Avolumar a 50mL

gua Milli-Q

Amostra
51

ICP-OES (Espectrometria de emisso por plasma indutivamente acoplado) Mtodo IO-3.4 EPA OU EAA-FG (Espectometria de absoro atmica com forno de grafite) Mtodo IO-3.2 - EPA OU ....

52

2. TCNICAS ANALTICAS Anlise de HPAs


a) Lavagem de material

material imerso 24hs Extran 5%(v/v) material gua corrente gua ultrapura Milli-Q seco 400C

Material descontaminado
53

b) Anlise Qualitativa e Quantitativa HPAs/ Mtodo 3550b e 8270c - EPA


50 mL de diclorometano Filtros Ultrassom 15 min Extrato Filtrao Concentrar at 2mL
Faz-se este procedimento por trs vezes e no 4 ciclo adiciona-se 100 mL de CH2Cl2.

Amostra
54

Cromatgrafo de fase gasosa de alta resoluo acoplado ao espectrmetro de massas (CGAR/EM).

55

... este excelente vu que nos protege, o ar, vejam s, este bravo firmamento, teto majestoso riscado pela luz dourada, no me parece mais do que uma congregao de vapores pestilentos...

William Shakespeare, Hamlet, 2 ato, cena 2

56

Bibliografia

BAIRD, COLIN. Qumica Ambiental. Bookman, 2002. BRAGA, B. e outros. Introduo Engenharia Ambiental. Pearson Prentice Hall, 2005. FINLAYSON-PITTS, B. J.; PITTS, Jr., J. N. Chemistry of the Upper and Lower Atmosphere: Theory, Experiments, and Applications. Elsevier Science & Technology, 1999. SEINFELD, J. H.; PANDIS, S. N. Atmospheric Chemistry and Physics. From Air Pollution to Climate Change. John Wiley & Sons, 1998.

57

Obrigada!

slorena8@gmail.com

58

You might also like