You are on page 1of 10

Universidade Federal do Esprito Santo Ufes

O Arcadismo em Portugal
O Arcadismo, Setecentismo (os anos 1700) ou Neoclassicismo o perodo que caracteriza principalmente a segunda metade do sculo XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. Vive-se o Sculo das luzes, o Iluminismo burgus que prepara o caminho para a Revoluo Francesa. O Arcadismo tem um esprito nitidamente reformista, pretendendo reformular o ensino, os hbitos, as atitudes sociais, uma vez que a manifestao artstica de um novo tempo e de uma nova ideologia. Se no sculo XVI Portugal esteve influenciado pela cultura italiana e no sculo XVII, pela cultura espanhola, no sculo XVIII a influncia vem da Frana e,mias precisamente da emancipao poltica burguesa.

Arcdia Lusitana: 1756 1825


A Arcdia tinha como lema uma frase latina Inutilia truncat (cortar as inutilidades): Ruptura com os exageros, o rebuscamento e a extravagncia cometidos pelo Barroco. O autor rcade busca inspirao na simplicidade.

Modelos seguidos:
Clssicos greco-latinos e os renascentistas; a mitologia pag retomada como elemento esttico, razo pela qual a escola ficou conhecida tambm como Neoclssica.

Inspirao:
As frases horacianas fugerem urbem (fugir da cidade), carpe diem consiste em gozar o dia, viver o presente, e foi uma postura comumente assumida durante o Arcadismo.

Local da Arcdia
A Arcdia uma regio montanhosa do Peloponeso, Grcia. Um dos seus montes, o Mnalo, era celebrado pelos poetas por ser consagrado a Apolo, deus da inspirao e condutor das musas. A Arcdia era tambm uma regio de pastores.

Autores rcades portugueses:


Antnio Diniz da Cruz e Silva Cruz e Silva (1731-1799) ocupa papel de destaque no Arcadismo portugus, entre outras razes, por ter sido o fundador da Arcdia Lusitana, em 1756, marco inicial do

Neoclassicismo em Portugal; na Arcdia, adotou o nome de Elpino Nonacriense. A partir de 1776, divide sua vida entre Portugal e Brasil, tendo, alis, uma ativa participao no julgamento dos rus da Inconfidncia Mineira. De sua obra destacamse Hissope, poema herico-cmico, e Metamorfoses, poemas buclicos tendo por fundo a natureza brasileira. Nicolau Tolentino A obra de Nicolau Tolentino (1740-1811) apresenta como ponto alto a stira. Com poemas marcados por uma profunda ironia, Tolentino analisa sarcasticamente o cotidiano, realando a futilidade dos costumes da burguesia a que ele prprio pertence (percebem-se, mesmo, momentos de auto-ironia). autor de Obras poticas (2 volumes, 1801) e Obras pstumas (1836). Estudou em Coimbra, foi professor rgio de Retrica em Lisboa e como poeta representa o que h de melhor na poesia satrica dos costumes da poca. Tolentino foi um desses poetas, com a diferena que transformou essa realidade em tema de poesia: como se v no poema que dedicado a D. Jos, para obter emprego na Real Secretaria: 1 Nesta cansada, triste poesia, vedes, Senhor, um novo pertendente, que aborrece o que estima toda a gente: que ter no mundo cargos e valia. Sobre alto trono h anos que regia de dcil povo turba obediente; mas quer antes sentar-se humildemente num banco da Real Secretaria. Qual modesto capucho reverendo, que, em fim de guardiania trienal, passa a porteiro, as chaves recebendo, Em mim conheo vocao igual: e coa mesma humildade hoje pretendo passar de mestre a ser oficial. 2 O colcho dentro do toucado Chaves na mo, melena desgrenhada, Batendo o p na casa, a me ordena, Que o furtado colcho, fofo, e de pena, A filha o ponha ali, ou a criada: A filha, moa esbelta, e aperaltada, Lhe diz coa doce voz, que o ar serena:

Sumiu-se-lhe um colcho, forte pena; Olhe no fique a casa arruinada... Tu respondes assim? tu zombas disto? Tu cuidas que por ter pai embarcado1, J a me no tem mos? E dizendo isto, Arremete-lhe cara e ao penteado; Eis seno quando (caso nunca visto!) Sai-lhe o colcho de dentro do toucado2. Exerccios: 1 Podemos afirmar que o texto O colcho dentro do toucado de Nicolau Tolentino apresenta pontos de contato com obra de Bocage? Justifique 2 A que classe social podemos relacionar a moa do penteado extravagante do segundo soneto de Tolentino? Justifique sua resposta com elementos do prprio texto.

Marquesa de Alorna Dona Leonor de Almeida de Portugal, Lorena e Lencastre, Marquesa de Alorna (17501839), adotou o pseudnimo rcade de Alcipe. Sua vida muito atribulada permitiu-lhe tomar contato com vrios poetas e tericos do Romantismo nascente, notadamente na Inglaterra e Alemanha. Suas poesias foram publicadas com o ttulo genrico de Obras poticas e apresentam os gneros clssicos; quanto aos temas, suas poesias so marcadas por caractersticas que denunciam o Romantismo: intimismo, sofrimento, a valorizao das paisagens noturnas, o fnebre. Sonho Sonhos meus, suaves sonhos, Sois melhores que a verdade; Quando sonho, sou ditosa, Sem o ser na realidade. Amor, tu vens nos meus sonhos Acalmar-me o corao; Mas, cruel! Quanto prometes No passa de uma iluso! Sonhei, tirano, esta noite, Sonhei que tu me chamavas, E que sobre a relva branda Tu mesmo me acalentavas.
1 2

Pai embarcado: expresso que designava os pais de famlia que iam tentar a sorte em outro pas. Toucado: penteado

Disseste-me: Dorme, Alcipe, Depe todos teus cuidados; Amor sobre ti vigia, Mal podes temer os fados. Dormi: neste dobre sono Me achei num palcio de ouro; Entregaram-me uma chave Para que abrisse um tesouro. - Chave mgica, sublime, Que me vais tu descobrir? Se menos do que desejo, Ser melhor no abrir... - Abre, Alcipe qual trovo Brada o Deus que me vigia. Acordei sobressaltada, E abriu-se, mas foi o dia. Exerccios: 1 A primeira estrofe do texto da Marquesa de Alorna apresenta uma caracterstica tpica do Romantismo. Comente-a. 2 Aponte no poema Sonho, uma caracterstica rcade e outra romntica. Pedro Antnio Correia Garo Um dos mais importantes membros da Arcdia Lusitana, Correia Garo (1742-1773), adotou o pseudnimo de Cridon Erimateu. Cultivou os vrios gneros greco-latinos, aproveitando para teorizar sobre a imitao dos antigos, sempre sob inspirao horaciana; defendeu o racionalismo neoclssico e o pensamento burgus. A sua produo lrica foi reunida postumamente num volume intitulado Obras poticas.

Sonetos
1 Quem de meus versos a lio procura, Os farpes nunca viu de Amor insano, Nem sabe quanto custa um vil engano Traado pela mo da formosura. Se o peito no tiver de rocha dura, Fuja de ouvir contar tamanho dano, Que a desabrida voz do desengano O mais firme semblante desfigura.

Olhe que h-de chorar, vendo patente, Em to funesta e lagrimosa cena, O cadafalso infame e sanguinoso. Ver levado morte um inocente: E condenado a vergonhosa pena O mais fiel amor, mais generoso. 2 Cantar Marlia ouvi, to docemente, Que o corao, prostrados os sentidos, Imaginou que at pelos ouvidos Seus olhos o assaltavam de repente. Entrara a doce voz to brandamente Quais entram na alma os olhos seus, movidos Com formoso desdm, quando rendidos Pisa desejos mil tiranamente. O poder milagroso da harmonia, Que no peito em triunfo campeava, Na mo por palma os olhos seus trazia. Eu, que ao carro fatal atado andava, Se era v-la ou ouvi-la, no sabia: Sei que os novos grilhes no estranhava. 3 A sua mulher a Sr D. Maria Ana Chavier de Sande e Salema
a 3

Ao som dos duros ferros que arrastavam4, A lira de ouro Corydon tangia; De Mrcia o doce nome repetia, Mas no meio do canto soluava. No rosto macerado, que enfiava, O lagrimoso pranto reluzia; E nos olhos, que aos altos cus erguia, O pensamento entrpido voava No se assombra de ventos insofridos,
3

(1) Marlia: nome potico que Toms Antnio Gonzaga tambm usou para cantar a sua noiva, Maria Doroteia, no poema Marlia de Dirceu, e Bocage em vrios sonetos. (4) Sendo assim, o poeta que vive dominado pela beleza dos olhos de Marlia, ao ouvir a voz desta julga v-los. (5) A ordem direta do verso : quando pisa tiranamente mil desejos rendidos. 4 Este soneto guarda uma emoo contida em obedincia aos cnones literrios e est repleto de um drama interior.

Nem com ousado lenho arar intenta O plo do futuro nebuloso. Menos chora terrenos bens perdidos; De pouco um peito grande se contenta: Antes quer ser honrado que ditoso. 4 Tu s, Dircea5, filha do Tirreno, Eu, um dos filhos sou do pobre Alceste; Mas nem por fado teu tal pai tiveste, Nem eu por culpa minha sou pequeno. Bem sei que te pretende o rico Alceno; Mas, se peles e ls mais finas veste, Tambm no amor o veno, qual cipreste Excede no robusto6 ao brando feno. Deixa vaidades da justia alheias: No desprezas afectos e ternura Por teres mais cabritos colmias Faze, Dircea, reflexo madura: V que a virtude prpria em mim premeias, E nele s premeias a ventura. Manuel Maria Barbosa Du Bocage Destaca-se dois Bocages: o lrico e o satrico. Quando se fala de Bocage lrico, o Arcadismo interessa apenas enquanto postura, aparncia, pois no fundo o poeta foi um pr-romntico. Bocage guardou do Neoclassicismo o apuro formal, um certo gosto pelo Renascimento (notadamente por Cames, que considerava seu mestre), o bucolismo, a postura pastoril (da seu pseudnimo Elmano Sadino: Elmano um anagrama de Manoel; Sadino referente ao rio Sado, que corta Setbal). Como poeta pr-romntico, Bocage marcado pela luta entre a Razo e o Sentimento, a cabea e o corao. 1 Meu ser evaporei7 na lida8 insana9 Do tropel10 de paixes, que me arrastava;
5 6

Dircea, Alceste e Alceno so nomes da literatura Greco-latina No robusto: na robustez 7 Evaporei: aqui, evaporar foi usado no sentido de consumir-se 8 Lida:luta, combate, duelo, normalmente empregado em sentido figurado, por exemplo, para lutas morais. 9 Insana: sem razo, insensata

Ah! Cego eu cria, ah! misero eu sonhava Em mim quase imortal a essncia humana. De que inmeros sis a mente ufana11 Existncia falaz12 me no dourava! Mas eis sucumbe Natureza escrava Ao mal que a vida em sua origem dana. Prazeres, scios meus e meus tiranos! Esta alma, que sedenta em si no coube, No abismo vos sumiu dos desenganos. Deus, oh! Deus!... Quando a morte luz me coube, Ganhe um momento o que perderam anos, Saiba morrer o que viver no soube. 2 Cames, grande Cames, quo semelhante Acho teu fado13 ao meu, quando os cotejo14! Igual causa nos fez, perdendo o Tejo Arrostar15 coo sacrlego gigante; Como tu, junto ao Ganges16 sussurante, Da penria cruel no horror me vejo; Como tu , gostos vos, que em vo desejo, Tambm carpindo17 estou, saudoso amante. Ludibrio18, como tu, da Sorte dura Meu fim demando19 ao Cu, pela certeza De que s terei paz na sepultura. Modelo meu tu s... Mas, oh tristeza!... Se te imito nos transes da Ventura20, No te imito nos dons da Natureza.

10 11

Tropel: grande confuso,tumulto. Ufana: vaidosa, que se vangloria. 12 Falaz: enganadora, ilusria 13 Fado: destino 14 Cotejo: comparo 15 Arrostar: defrontar, encarar, olhar de frente. 16 Ganges: rio localizado na regio setentrional da ndia; seu vale muito frtil e densamente povoado. O Ganges o rio sagrado. 17 Carpindo: queixando-se, lamentando-se, lastimando-se. 18 Ludibrio: objeto de zombaria, desprezo, engano.
19 20

Demando: demandar, aqui, tem o sentido de dirigir-se a, entregar-se a. Ventura: destino, sorte.

3 Eu deliro, Gertrria21, eu desespero No inferno de suspeitas e temores. Eu da morte as angstias e os horrores Por mil vezes sem morrer tolero. Pelo Cu, por teus olhos te assevero Que ferve esta alma em cndidos amores; Longe o prazer de ilcitos favores! Quero o teu corao, mais nada quero. Ah! no sejas tambm qual comigo A cega divindade, a Sorte dura, A vria Deusa, que me nega abrigo! Tudo perdi: mas valha-me a ternura Amor me valha, e pague-me contigo Os roubos que me fez a m ventura. 1 No texto (1), o poeta afirma que se entregou s paixes. Essa postura o identifica como perfeito rcade ou o aproxima do Romantismo? Justifique a resposta. 2 Ainda em relao ao texto (1), qual a atitude assumida pelo poeta diante da vida e da morte? 3 No soneto Cames, grande Cames..., Bocage cita um certo sacrlego gigante. a)Que gigante ? b)Que relao tem com Cames? 4 Comente o ltimo terceto do texto (2). 5 Comente o segundo quarteto do texto (3). 6 No texto 3, o poeta fala numa cega divindade. a) Qual essa cega divindade? b) Que relao ela tem com o Arcadismo?

21

Gertrria: pseudnimo de Gertrudes.

Marco Inicial do Romantismo: Poema Cames de Almeida Garrett

You might also like