You are on page 1of 8

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 00 VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR

Proc. n. 803-05.2012.5.03.0030
Exequente: Pedro de Tal Executados: Empresa Xista Ltda e outros

Ao de Execuo de Ttulo Judicial

Intermediado por seu mandatrio ao final firmado instrumento procuratrio ora acostado --- comparece, com o devido respeito presena de Vossa Excelncia, PEDRO DE TAL, brasileiro, casado, maior, aposentado, inscrito no CPF(MF) sob o n. 333.222.111-44, residente e domiciliado na Rua das Flores, n. 0000, em Curitiba (PR), para, nos autos da presente ao de execuo de ttulo judicial, requerer o que se segue. CONSIDERAES FTICAS

A hiptese em estudo relata ao de execuo de ttulo judicial, inicialmente ajuizada contra a Empresa Xista Ltda. Posteriormente, na ausncia de bens desta, a execuo fora redirecionada ao ora postulante. Citado(fls. 227), o Executado quedou-se inerte. Diante disto, houvera determinao de constrio de valores em ativos financeiros deste, via Bacen-Jud, restando ocorrido o bloqueio da conta corrente n 112233, do Banco Zeta S/A, na importncia de R$ 00.000,00. (doc. 01). Tais valores constritos, urge asseverar, so originrios de proventos de aposentadoria do Executado, sendo a conta em lia unicamente utilizada para esta finalidade, o que comprova-se pelos documentos ora colacionados. ( docs. 02/05) H flagrante ilegalidade no ato em vertente , razo qual oferta-se a presente postulao. NULIDADE ABSOLUTA. MATRIA QUE PRESCINDE DE AO DE EMBARGOS EXECUO Convm inicialmente delimitarmos que o tema em vertente, ou seja, nulidade absoluta de ato judicial (ordem de constrio de bem impenhorvel ), pode ser argido a qualquer tempo, declarada de ofcio, dispensando-se, inclusive, o aviamento de ao de embargos execuo. Neste aspecto, vejamos as lies da doutrina de Jos Cairo Jnior:

2 de 8

Por ser instituto de direito pblico, a impenhorabilidade absoluta do bem pode ser

declarada de ofcio e a qualquer tempo, no havendo falar-se em precluso. A impenhorabilidade tambm decorre da inalienabilidade, pois o titular do direito respectivo no pode dispor do bem. (CAIRO JNIOR, Jos. Curso de Direito Processual do Trabalho. 3 Ed. Bahia: JusPodivm, 2010. Pg. 749)

A propsito, abaixo anotamos jurisprudncia apropriada:


PENHORA. BEM DE FAMLIA. PRAZO PARA ARGUIO. A impenhorabilidade do bem de famlia, por se tratar de matria de ordem pblica, prescinde da observao do prazo legal fixado para oposio de Embargos Execuo, podendo, inclusive, ser arguida por simples petio e a qualquer tempo e grau de jurisdio, por ensejar nulidade absoluta. (TRT 2 R. AP 008900025.2007.5.02.0312; Ac. 2012/0065937; Dcima Stima Turma; Rel. Des. Fed. lvaro Alves Nga; DJESP 03/02/2012)

CONSTRIO DE VALORES PERTINENTES A PROVENTOS DE APOSENTADORIA. ATO NULO. Consta-se que a constrio recaiu em conta corrente que guarnece os valores recebidos a ttulo de aposentadoria. Tal conduo processual violou direito lquido e

3 de 8

certo do mesmo. Com efeito, o artigo 649, IV, do Cdigo de Processo Civil qualifica como absolutamente impenhorveis os proventos de aposentadoria. A ordem jurdico-positiva privilegiou a sobrevivncia pessoal em prejuzo de outros dbitos, ainda que decorrentes da relao de emprego.

CDIGO DE PROCESSO CIVIL

Art. 649 - So absolutamente impenhorveis: (...) IV - os vencimentos, subsdios, soldos, salrios, remuneraes, proventos de aposentadoria, penses, peclios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua famlia, os ganhos de trabalhador autnomo e os honorrios de profissional liberal, observado o disposto no 3 deste artigo

Afronta, ademais, ao princpio constitucional de proteo ao salrio disposto na Constituio da Repblica.

4 de 8

CONSTITUIO FEDERAL Art. 7 - So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa;

De outro turno, o tema ora enfrentado j foi objeto de exaustivo debate perante o Egrgio Tribunal Superior do Trabalho, resultando na OJ 153 da SDI2 abaixo descrita:

N 153 - Mandado de Segurana. Execuo. Ordem de penhora sobre valores existentes em conta salrio. Art. 649, IV, do CPC. Ilegalidade. (DJe-TST divulg. 3.12.2008 e publ. 4.12.2008) Ofende direito lquido e certo deciso que determina o bloqueio de numerrio existente em conta salrio, para satisfao de crdito trabalhista, ainda que seja limitado a determinado percentual dos valores recebidos ou a valor revertido para fundo de aplicao ou poupana, visto que o art. 649, IV, do CPC contm norma imperativa que no admite interpretao ampliativa, sendo a exceo prevista no art. 649, 2, do CPC espcie e no gnero de crdito de natureza alimentcia, no englobando o crdito trabalhista. 5 de 8

Por desvelo ardente do Executado, no obstante os fundamentos acima transcritos, acrescentamos as lies de Mauro Schiavi, quando professa que: O Tribunal Superior do Trabalho, no entanto, firmou direcionamento diverso,

acolhendo a tese da impenhorabilidade absoluta do salrio, conforme a OJ n. 153, da sua SDI-II, in verbis: SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho . 3 Ed. So Paulo: Ltr, 2010. Pg. 941)

Acrescente-se, por derradeiro, notas de jurisprudncia que enfrentam o mago do tema em lia:
APOSENTADORIA. IMPENHORABILIDADE. Consoante inciso IV do artigo 649 do CPC, os proventos de aposentadoria so absolutamente impenhorveis, porquanto se destinam ao sustento e sobrevivncia do trabalhador aposentado, entendimento consubstanciado na oj n 153 da sbdi-II do c. TST. ( TRT 1 R. - RTOrd 0058700-80.2003.5.01.0043; Dcima Turma; Rel. Des. Clio Juaaba Cavalcante; Julg. 12/09/2012; DORJ 24/09/2012)

MANDADO DE SEGURANA PREVENTIVO. POSSIBILIDADE DE PENHORA DE VALORES RELATIVOS AOS PROVENTOS DE

6 de 8

APOSENTADORIA. COMPROMETIMENTO DA SUBSISTNCIA DO EXECUTADO. IMPOSSIBILIDADE. Embora seja possvel, em determinadas circunstncias, a penhora salarial quando tiver por objeto a satisfao do crdito trabalhista, de mesma natureza alimentar, no caso em tela percebe-se que no pode prevalecer a possibilidade de constrio judicial dos proventos de aposentadoria do impetrante, sob pena de restar comprometido o seu prprio sustento e o de sua famlia. Na hiptese destes autos, portanto, deve incidir a regra da impenhorabilidade absoluta do salrio, nos termos do art. 649, IV, do CPC. Segurana concedida. (TRT 19 R. - MS 1347-35.2011.5.19.0000; Rel Des Vernica Guedes de Andrade; Julg. 13/09/2012; DEJTAL 21/09/2012; Pg. 3)

BLOQUEIO DE VALORES EM CONTA CORRENTE. SALRIO E PROVENTOS DE APOSENTADORIA. INVALIDADE. Havendo nos autos prova inequvoca de que os valores bloqueados se referem a pagamentos percebidos pelo executado como autnomo, os quais so absolutamente impenhorveis, nos termos do inciso IV, do art. 649, do CPC, dever ser mantida a r. Deciso que determinou a impenhorabilidade do depsito efetuado. ( TRT 3 R. - AP 2600052.2001.5.03.0015; Rel. Juiz Conv. Antnio Gomes de Vasconcelos; DJEMG 14/09/2012; Pg. 71)

REQUERIMENTOS 7 de 8

Diante do que foi exposto, o Executado pleiteia que Vossa Excelncia anule o ato jurdico-processual em espcie , de pronto invalidando a constrio do numerrio constante em sua conta corrente, a qual acima especificada.

Respeitosamente pede deferimento.

Curitiba (PR), 00 de outubro de 0000.

8 de 8

You might also like