You are on page 1of 154

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAO

DISSERTAO DE MESTRADO

FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vdeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Mdio.
Autora: MARIA ADLIA ALVES Orientadora: Prof Dr PATRIZIA PIOZZI

Este exemplar corresponde redao final da dissertao de Mestrado defendida por Maria Adlia Alves e aprovada em Comisso Julgadora. Data: _____/_____/________ Assinatura: ___________________________________ (Orientadora)

Comisso Julgadora: ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Campinas, dezembro de 2001

by Maria Adlia Alves, 2001.

Catalogao na Publicao elaborada pela biblioteca da Faculdade de Educao/UNICAMP


Bibliotecria: Rosemary Passos CRB-8/5751

AL87f

Alves, Maria Adlia Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vdeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do ensino mdio / Maria Adlia Alves. - - Campinas, SP : [s.n.], 2001. Orientador: Patrizia Piozzi. Dissertao (mestrado) Faculdade de Educao.

Universidade

Estadual

de

Campinas,

1. Cinema na educao. 2. Ensino de segundo grau. 3. Educao. 4. Cincias Sociais. 5. Escolas. 6. Recursos audiovisuais. I. Piozzi, Patrizia. II. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao. III. Ttulo.

01-0171-BFE

ii

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAO

FILMES NA ESCOLA: Uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vdeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Mdio.

Dissertao de Mestrado apresentada como requisito parcial para obteno do ttulo de Mestre Banca Examinadora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP.

Autora: MARIA ADLIA ALVES Orientadora: Prof Dr PATRIZIA PIOZZI

Campinas, dezembro de 2001


iii

RESUMO

Este trabalho visa investigar as possibilidades de utilizao dos discursos audiovisuais no processo de ensino da Sociologia no Ensino Mdio. A investigao foi realizada, com professores dessa disciplina da Rede Pblica Estadual de Ensino na cidade de Campinas, a partir de entrevistas abertas sobre a importncia dada s imagens em movimento e sua utilizao e relevncia na escola. Atravs da anlise dos relatos desses professores sobre seus trabalhos com audiovisuais, principalmente filmes e programas de TV, constatou-se as dificuldades e incertezas defrontadas por estes na escolha, reflexo e anlise dos filmes utilizados. Dificuldades encontradas, principalmente, ao lidarem com a linguagem do audiovisual dentro da escola e, tambm, por no terem noo do alcance, dos limites e das possibilidades desta forma de expresso dentro da sala de aula em seu trabalho. Alm disso, foi possvel perceber um grande distanciamento da instituio escolar com relao aos discursos audiovisuais, suas possibilidades e limites. A abordagem feita sobre as experincias desses professores apontou para a necessidade, ao se utilizarem das linguagens audiovisuais em suas aulas, de uma reflexo e abordagem mais criativa, sensvel, argumentativa, baseada no dilogo, no se limitando ao uso de filmes como mero recurso auxiliar didtico. Mas, o contato com esse discurso udioimagtico, que traz outros modos de perceber e conhecer de forma prazerosa, apontou tambm para a necessidade de uma abordagem aberta, a todo momento repensada, preparada para o novo e para o aparecimento de diferentes idias e opinies, para que o filme e a reflexo realizada sobre ele extrapolem os limites da escola, sem restries quando ultrapassarem as expectativas e o contedo da disciplina, no determinando ou limitando o pensamento dos alunos, mas estruturando suas subjetividades de forma responsvel e reflexiva, tornando o espao escolar um lugar para o conhecimento, e para o exerccio da interdisciplinaridade, da pluralidade e da reflexo comunicativa.

ABSTRACT
This work aims to investigate the possibilities of the use of audiovisual means in the process of teaching Sociology in the Secondary School. The research was done with teachers of this discipline of the Public Schools of the State in the city of Campinas, from open interviews about the importance given to the moving images and its use and relevance in the schools. Through the analysis of the statements given by these teachers about their work with audiovisual means, mainly films and TV shows, we could verify the difficulties and uncertainties faced by them during the process of choice, consideration and analysis of the films. The difficulties were, mainly, in dealing with the language of the audiovisual means inside the school and also the lack of knowledge of the scope, limits and possibilities of this form of expression inside the classroom. Besides, we could see a great distance between the school as an Institution and the audiovisual media and its possibilities and limits. The approach made on these teachers experiences pointed to the need, when they use audiovisual means in their classes, of a reflection and a more creative, sensitive, argumentative (based on dialogue) approach, not limiting the use of films as a mere secondary teaching device. On the contrary, when they take advantage of this audiovisual expression it brings other ways of learning in a pleasant manner. It also pointed to the need of a more open approach, always well thought and prepared for the new and for the appearance of different ideas and opinions, so that the film and the reflections resulted from it can go beyond the school limits, without censorship when they overcame the expectations and content of the discipline, not limiting nor determining the students minds, but ordering their subjectivities in a responsible and reflective way, making the school a place for knowledge, interdisciplinarity, plurarity and the reflection of the communications.

ii

Com muito Amor, Dedico este trabalho ao Sr. Juvncio e a Sr. Deolinda, meus pais, que me deram a VIDA. E, em especial, ao Guilherme, meu sobrinho, que me relembrou sobre o significado da Persistncia e da Alegria.

iii

AGRADECIMENTOS

Prof. Dr. PATRIZIA PIOZZI, que sempre foi solcita, atenta, presente e paciente comigo, em todos os momentos importantes deste trabalho, e com quem pude contar com o apoio para sua realizao.

Prof. Dr. Cristina Bruzzo, que atravs de suas idias, despertou meu interesse para esse tema, iniciando-me nos primeiros passos deste trabalho.

Ao Prof. Dr. Milton Jos de Almeida, pelas crticas pertinentes ao trabalho no momento da Qualificao, e ao Grupo OLHO, onde encontrei um campo vivo de reflexo.

Ao Prof. Dr. Wenceslo Machado de Oliveira Jr. por ter, atravs de seus escritos, ajudado a conduzir esta dissertao.

Prof. Dr. urea Maria Guimares e ao Prof. Dr. Reginaldo Carmello Correa de Moraes, pela gentileza de terem aceitado a condio de suplente na Banca Examinadora da defesa.

Aos professores das disciplinas que cursei, pelas boas sugestes e idias apresentadas, durante o decorrer de meu curso.

iv

A todos os funcionrios da Faculdade de Educao, em especial a secretria do DECISAE, funcionrios da recepo, da Secretaria da Ps-Graduao e da Biblioteca da Faculdade de Educao pelos auxlios prestados.

Ao CNPq pelo apoio financeiro durante 24 meses.

A todos os meus amigos e colegas com quem pude apresentar e discutir aspectos de minha Dissertao.

minha famlia.

Agradeo a minha me e a meu pai pelo apoio, amparo e pacincia sem limites, em todas as circunstncias.

E a todos que contriburam, direta ou indiretamente, para a realizao deste trabalho.

Campinas, dezembro de 2001.

NDICE
pgina

APRESENTAO ...............................................................................................................1

CAPTULO I .........................................................................................................................9
DO APARATO TCNICO NESCESSRIO ...................................................................12 DA MOTIVAO PARA O USO .................................................................................14 DA IMPORTNCIA DO QUESTIONAMENTO DA MDIA ..........................................16 DA ESCOLHA DO FILME PARA A AULA ..................................................................30 DA ABORDAGEM DAS IMAGENS EM SALA DE AULA .............................................44 DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS ......................................................................49 DA IMPORTNCIA DA UTILIZAO DE FILMES EM SALA .....................................59 EM BUSCA DE UMA BREVE PAUSA............................................................................63

CAPTULO II .....................................................................................................................67
DA ANLISE REFLEXIVA BASEADA NA SOCIOLOGIA ............................................71 DA PRESENA DE FILMES NA ESCOLA PARA ALM DA ABORDAGEM

INSTRUMENTAL, COM FINS UTILITRIOS E PRAGMTICOS ..............................................87 DA ESCOLA ENQUANTO O LUGAR DO DILOGO ................................................122

CONSIDERAES FINAIS ...........................................................................................131

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..............................................................................137

vi

APRESENTAO

O surgimento e o desenvolvimento cada vez mais rpido e intenso dos audiovisuais, com suas tcnicas, habilidades e funes cada vez maiores e diferentes, em nosso mundo, faz com que a vida das pessoas esteja totalmente envolvida por eles, criando crescentes relaes de dependncia. No espao escolar, no entanto, isso no diferente, o audiovisual entra na escola, interferindo na aula dos professores e influenciando os alunos de forma a envolv-los, transformando seu modo de conhecer, pensar, agir e estar no mundo.

A educao formal tem por base a lngua, a linguagem oral e escrita. As sociedades humanas se utilizam destas linguagens e tambm da linguagem audiovisual para as suas comunicaes habituais e, sobretudo, para a elaborao de iderios polticos, religiosos, sociais e culturais que determinam a hegemonia dos grupos dirigentes sobre a massa1. Essas sociedades tambm criam objetos e imagens, elaboram e definem modos de condutas, gestos, expresses, sentimentos e atitudes que tambm participam da legitimao dessas idias e da presso sobre todos os indivduos sociais, colaborando para a produo e instalao de um viver e de uma viso de mundo que penetra e influencia a instituio escolar direta ou indiretamente. A escola, com seus mtodos, didticas e tcnicas participa efetivamente do projeto poltico pedaggico de seu tempo. Embora, enquanto instituio, seja um dos lugares de reproduo do status quo, h em seu interior a possibilidade da crtica, da dvida, da contestao.

A entrada da linguagem do audiovisual na escola trouxe consigo novos modos de ensinar, possibilidades de perceber e compreender. Podemos falar de uma educao por imagens, ou atravs das imagens, ou com imagens, presente na

Cfr. a esse respeito, FRANCASTEL, Pierre. "Introduo: Sociologia da Arte e problemtica do imaginrio - pg. 6. in A REALIDADE FIGURATIVA: elementos estruturais de sociologia da arte. Editora Perspectiva, So Paulo, 1973.

formao dos indivduos e de toda a sociedade, de forma muito prxima e atuante, seja na escola ou em qualquer outro ambiente ou instituio do espao pblico. A escola sempre foi vista como o lugar da transmisso planejada do conhecimento e da formao do ser humano, para o trabalho e para a vida, e, por isso, a entrada do audiovisual nela colabora para a realizao desta formao integral.

Os meios de comunicao, principalmente os que envolvem imagens, tem modificado as formas de pensar, agir, sentir e conhecer do ser humano, trazendo o que, a partir de ento, vai ser pensado e tratado como realidade. Constitudo de fragmentos captados do mundo real, ele o filme, o cinema no mostra a realidade, afinal as tcnicas figurativas no so apenas meios para criar imagens de um tipo especfico, so tambm meios de perceber e de interpretar o mundo2. O homem foi e completamente influenciado de acordo com o surgimento de novos meios, cada nova linguagem (por ex. pintura, fotografia, cinema, televiso, vdeo, etc.) gera novos hbitos e prticas, novos tipos de ao e de experincia que transformaro sua postura frente aos condicionamentos do mundo, sua percepo e compreenso da realidade social e histrica, e de si mesmo. (...) toda modificao dos instrumentos culturais, na histria da humanidade, se apresenta como uma profunda colocao em crise do modelo cultural precedente; e seu verdadeiro alcance s se manifesta se considerarmos que os novos instrumentos agiro no contexto de uma humanidade profundamente modificada, seja pelas causas que provocaram o aparecimento daqueles instrumentos, seja pelo uso desses mesmos instrumentos. A inveno da escrita, embora reconstituda atravs

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. A CIDADE (TELE)PERCEBIDA: em busca da atual imagem do urbano. Pg. 57. Dissertao de mestrado apresentada na Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educao - Campinas, S.P., 1994.

do mito platnico, um exemplo disso; a da imprensa, ou a dos novos instrumentos audio-visuais, outro.3

Inovaes de ordem tcnica, tecnolgica e fsica, que geram transformaes no meio de produo e nas relaes dos homens entre si e com seu trabalho, mudanas nos meios de transporte, transformaes no imaginrio social, nos valores e crenas, transformaes nos modos de produo e nos prprios mecanismos do capitalismo e suas variantes, determinam mudanas no modo de perceber e conhecer o mundo, em grande medida, pelo uso que se faz delas e pelo modo de encontrar solues e realizar aes para as situaes vividas, remodelando, assim, a percepo e transformando os conhecimentos e a conscincia humana.4

A televiso e o cinema so, ainda hoje, os grandes disseminadores e propagadores de imagens da atualidade, em grande parte responsveis pelas informaes que chegam ao conhecimento da maioria das pessoas numa sociedade.5 Ao assistir TV ou ao ver um filme sentimos estar presentes ao acontecimento visto, muitas vezes chegando a nos pensar como uma testemunha ocular do ocorrido. A TV nos d a impresso de estarmos ao vivo, no local mostrado, j o cinema nos envolve num clima de imaginao em que nossa conscincia e nosso olhar tambm o olhar que a tela mostra. Como nos diz Almeida: "No cinema, voc senta, o seu olhar fixa-se na tela e as imagens faro, por
ECO, Umberto. APOCALPTICOS E INTEGRADOS. Pg. 34. Editora Perspectiva, coleo debates, n 19, 5 edio, So Paulo, 1993. 4 Cfr. para as idias que contriburam neste pargrafo: ALMEIDA JR., Joo Baptista de. IMAGEM E CONHECIMENTO: anlise das concepes representacionista e fenomenolgica e suas implicaes na educao. Pg.. 7. Tese de doutorado apresentada na Faculdade de Educao na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, S.P., 1997. 5 OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. A CIDADE (TELE)PERCEBIDA: em busca da atual imagem do urbano. Pg. 8. Dissertao de mestrado apresentada na Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educao - Campinas, S.P., 1994.
3

voc, os movimentos que seu corpo e seu olhar fariam se voc tivesse que realmente movimentar-se para ver tudo o que o filme mostra: voar, penetrar no solo, chegar perto, distanciar-se, e assim por diante. As cmeras filmaram o que o diretor do filme quis, o projetor do cinema joga-as na tela, para voc seguir o olhar do filme como se fosse o seu."6

As imagens que chegam at ns so constantemente repetidas, criadas e recriadas, montadas e misturadas com ou sem intenes claras e conscientes, gerando efeitos em seus espectadores. Imagens e sons que juntos nos trazem informaes, nos sensibilizam e nos emocionam, nos ajudam a conhecer, decifrar, perceber, nos informar, sobreviver e tambm iludir, enganar, dirigir, dominar e controlar.

Na escola todas essas imagens flmicas so escolhidas, agrupadas e reagrupadas, ordenadas e classificadas dentro de um contexto sob um domnio visando alcanar objetivos, no caso de nossos entrevistados, a transmisso de um contedo sociolgico pr-estabelecido, a apreenso deste por parte dos alunos de forma mais agradvel e perceptiva, ser geradora de discusses e capaz de aplacar os nimos mais exaltados dos alunos durante as aulas. Diferentemente da linguagem escrita, que desenvolve mais o esprito de anlise, de rigor e de abstrao, (...) a linguagem audiovisual treina mltiplas atitudes perceptivas, constantemente solicita a imaginao e reinveste a afetividade com um papel de mediao primordial no mundo.7

ALMEIDA, Milton Jos de. CINEMA, ARTE DA MEMRIA E DA SOCIEDADE. Pg. 2-3. BABIN, Pierre e KOULOUMDJIAN, Marie-France. OS NOVOS MODOS DE COMPREENDER: a gerao do audiovisual e do computador. Pg. 107. Edies Paulinas, So Paulo, 1989.
7

Este trabalho visa investigar as possibilidades de utilizao dos discursos audiovisuais no processo de ensino da Sociologia no Ensino Mdio. A investigao foi realizada com professores dessa disciplina da Rede Pblica Estadual de Ensino na cidade de Campinas, a partir de entrevistas abertas sobre a importncia atribuda s imagens em movimento e sua utilizao na escola.

Nossa pesquisa abordou filmes e programas de TV, pois, no momento da investigao, eram estes recursos audiovisuais oferecidos pela rede de ensino estadual das escolas estudadas. Uma investigao que implicasse um alargamento da dimenso do audiovisual, que abarcasse outras tecnologias e suas potencialidades no caberia dentro da realidade em que se encontravam e, por que no dizer, em que muitas ainda se encontram.

O estudo abordou a insero do audiovisual na escola, especificamente nas aulas de Sociologia, observando sobre as transformaes que este meio de comunicao gerou na escola e no modo de ensino, e refletindo sobre a influncia da cultura imagtica numa instituio controlada, direcionada, transmissora de contedos de forma linear, repleta de definies e certezas, como a escolar.

Acreditando que a entrada de produtos culturais, no caso aqui filmes e programas de TV, possa abalar as formas de ensino e das relaes tradiconalmente estabelecidas na escola, procuramos localizar, em nosso trabalho, a influncia e o alcance dos audiovisuais na educao e em que medida estes interferem na formao dos indivduos na escola. Para tanto, este foi dividido em duas partes.

Ao longo do primeiro captulo apresentamos de forma descritiva as entrevistas abertas realizadas com os professores de Sociologia das Escolas

estaduais de ensino da cidade de Campinas. Neste relato, procuramos abranger os posicionamentos dos entrevistados frente utilizao de filmes e/ou programas de TV em suas aulas, seus objetivos com isso, suas concepes a respeito dos audiovisuais e sua relao com a escola, suas principais dificuldades encontradas e suas anlises dos resultados.

No segundo captulo procuramos, atravs da reflexo sobre as palavras dos professores, abordar como estes tratavam o audiovisual em sala enquanto objeto da cultura, sua influncia e interferncia no processo de ensino e suas conseqncias.

CAPTULO I

10

Iniciamos nossa pesquisa entrevistando professores que lecionavam a disciplina de Sociologia em 1998 nas escolas estaduais na cidade de Campinas. Foram entrevistados 10 professores, cobrindo as 14 escolas que possuam essa disciplina, dentre estes, dois no faziam uso de audiovisuais em suas aulas, sendo que apenas um deles demonstrou interesse em us-los futuramente em seu trabalho. As entrevistas seguiram roteiro pr-estabelecido, com perguntas abertas possibilitando respostas em forma de depoimentos, sobre suas prticas com imagens em movimento em sala de aula. A partir dos resultados destas entrevistas evidenciou-se a importncia dada imagem, de uma forma geral, e sua utilizao, em quais condies d-se seu uso e algumas dificuldades encontradas no uso de filmes por esses professores.

Atravs das entrevistas, buscamos ouvi-los e, por meio de suas falas, conhecer suas experincias e prticas no cotidiano escolar, suas imagens preferidas para serem usadas nas aulas de Sociologia, os caminhos encontrados e imaginados por eles ao se utilizarem de filmes em suas aulas.

Faremos aqui recortes das falas desses professores, na busca de construir um mosaico, procurando dar ou achar um sentido, criar uma histria interpretando relatos de vivncias, e assim escrever sobre falas, pensadas ou simplesmente expressas sem grandes reflexes, sobre imagens usadas em sala de aula, sobre suas aes.

Escreveremos sobre relatos de experincias em que o olhar do professor direciona o olhar do aluno buscando com isso que o aluno fale mais, questione. Nos deteremos nas opinies e na prtica de professores que ao se utilizarem de imagens em suas aulas esperam que seus alunos, aps assistirem determinados filmes, falem, discutam, argumentem mais, se expressem oralmente em sala, ou

11

escrevam bem e mais em seus trabalhos, demonstrando terem capacidade de reflexo e anlise crtrica .

O texto a seguir diz sobre um certo tipo de olhar. O olhar que o professor de Sociologia tem sobre imagens flmicas ou programas de TV escolhidos por ele para serem vistos por seus alunos em sala de aula.

O professor, pensado como um autor, que escolhe imagens e as coloca num determinado contexto escolar, e como um espectador privilegiado, com um senso de observao apurado e crtico, balisado na Sociologia, que permite discernir e se utilizar das informaes dadas atravs de imagens e sons, com sua prtica fonte de conhecimento.

O professor um autor, produtor e diretor de um momento. D uma forma para o que est ensinando, e, principalmente, para o "ato de ensinar". Cria e/ou recria imagens para o contedo ensinado. Escolhe os filmes que considera mais representativos daquilo que acredita ser a melhor forma, porque no a nica, do contedo sociolgico e de sua transmisso. Transforma em imagens o tema escolhido, trazido e abordado em sala de aula. Geralmente ligado ao tema que est abordando em aula, aparentemente livre" na escolha do filme que utiliza seja para distrair, seja para ilustrar, seja para atrair, seja para completar e/ou complementar, seja para enriquecer seu trabalho de alguma forma.

O professor, autor e espectador, o por uma escolha pessoal e deliberada. Escolha esta derivada de sua individualidade, de sua particularidade, de sua emoo, de sua histria, de seus desejos, das presses que sente oriundas da instituio escolar, dos pais, dos alunos para quem d aula, da sociedade, de sua cultura, da posio social em que se encontra.

12

Quando traz um filme para a sala de aula o introduz num contexto determinado. A escola uma instituio com histria e tradio. o lugar onde as pessoas aprendem a ler, escrever e fazer contas, a classificar, selecionar, organizar, como devem pensar, se informam sobre a ordem e o funcionamento das coisas do mundo. Embora a imagem em movimento no seja um elemento totalmente novo na escola, ela ainda pensada de maneira a provocar um certo estranhamento, algo que incomoda e traz muitas dvidas. Podemos dizer que a escola ainda no absorveu totalmente e no integrou a linguagem do audiovisual no conjunto das informaes que julga ser necessrias para a formao dos indivduos que a freqentam. E seus professores ainda encontram muitas dificuldades no tratamento das imagens, na introduo e aceitao desse elemento "moderno", atraente e fascinante que representado pelos meios de comunicao, e no caso, aqui, pelos filmes e programas de TV.

DO APARATO TCNICO NECESSRIO

As

escolas

estudadas,

pblicas,

geralmente

oferecem

recursos,

equipamentos, mas difcil viabilizar o uso desses. So equipadas com o mnimo necessrio, possuindo na maioria dos casos videocassete, TV, biblioteca, sala para assistir vdeo, antena parablica, videoteca que possui "algumas coisas, no tem muitas coisas no", como se apresenta na fala de uma das entrevistadas.

A instituio escolar se apresenta como moderna, progressista, voltada para o futuro, uma instituio com o olhar "pra frente". Aparentemente a escola equipada com o bsico da moderna tecnologia: TV, vdeo, antena parablica, videoteca, etc. Mas o que se fazer com isso? Como coloca Bruzzo: "no possvel

13

desconsiderar as condies concretas de atuao dos educadores e a limitao que se impe criatividade e empenho profissional"8. O equipamento tecnolgico, sem o conhecimento mnimo para lidar com ele, sem uma base para seu uso, sem a criatividade do professor, em juno com problemas estruturais e conjunturais que dificultam e at mesmo inviabilizam o uso de audiovisuais em sala de aula, muitas vezes no tem em si muito valor.

So poucas aulas semanais, com curta durao cada uma. Professores dificilmente conseguem trabalhar em conjunto com outros professores. Diretores com metas diferentes impedem e/ou atrapalham o trabalho. Como se apresenta na fala de uma das professoras.

"Tem videoteca? Videoteca, at deve ter algumas coisas a sim, algumas coisas que o Governo manda. Tem antena parablica, mas esse ano eu tenho poucas aulas. So quatro aulas semanais: 3 de Histria, na 8 srie, e uma de Sociologia no 1 colegial, e eu no estou interagindo com a escola. E eu no sei exatamente at que ponto eles usam isso, e eu no sei como essa videoteca. Na escola que eu estava, no ano passado, tinha uma videoteca boa, mas eu s fiquei sabendo, porque um dia eu pedi pelo amor de Deus para me darem as chaves dos armrios, porque estava tudo fechado. Nunca ningum usou aqueles vdeos, usava os vdeos que a gente mesmo tem em casa, eu tenho um monte de coisa em casa que eu j usei. Mas eu queria o tal do "Kaspar Hauser", aquele filme que eu te falei. Porque eu dava aula em duas escolas, no "Coreolano Monteiro", que ainda tem essa disciplina, e dava aula no "Jamil Gadia". No "Coreolano", eu fiz um trabalho com esse filme com a professora de Portugus. Ela mexeu com a questo da linguagem, e eu mexendo com a questo da cultura. Foi muito legal. Eu tentei fazer isto na outra escola e
BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 134. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.
8

14

na lista da videoteca tinha o filme, mas no estava ali, na hora de achar a fita... sumiu a fita. E era uma coisa fechada, ningum usava, to complicado. Diretor pensa uma coisa, professor pensa outra... Em geral, eles pensam que esto fazendo um trabalho democrtico, mas na verdade no esto coisa nenhuma, enfim, era uma escola meio complicada, muito racha dentro da escola, alguns grupos que pensavam de um jeito, outros pensavam de outro... Havia muitos professores? Tem bastante. Enfim, a coisa no rolou muito bem. A gente perdia muito tempo brigando. Vrias faces ali dentro, e na hora de acontecer... no acontecia coisa nenhuma." (Entrevista com Prof. Maria)

Afinal o que d para fazer com to poucas aulas?

DA MOTIVAO PARA O USO

Contudo o gosto pelo cinema e a atrao por filmes preservam o desejo e o interesse para traz-los at seus alunos. Dificuldades de ordem financeira, pouco tempo destinado ao lazer so apontados como principais responsveis pela dificuldade e impossibilidade de se ir ao cinema. Alm disso, o pouco tempo em casa, sendo dividido entre o cuidado com os filhos e/ou destinado ao descanso, onde a TV assistida como um passatempo, so colocados como fatores responsveis pelo fato de assistirem poucos filmes pela TV ou em vdeo, e por um comportamento de baixo consumo, e por isso s o gosto pelo cinema, presente em suas vidas, ajuda no interesse e os motiva para que se utilizem de "imagens flmicas" em suas aulas.

"O que voc acha do cinema? Voc gosta de assistir filmes?

15

Eu acho que... eu gosto de assistir filmes, eu percebo que a fora do cinema enquanto... engraado, que quando eu vou assistir um filme, eu saio de l com a impresso de que aquele filme no valeu a pena, e depois, eu me vejo me reportando s imagens do filme, me identifico com alguma coisa que se passou no filme, mesmo que, no momento, eu no tenha valorizado aquilo. Eu acho que das diverses possveis, a que eu mais gosto cinema. Eu acho que a linguagem do cinema tem um poder de... se comunica muito fcil com a gente o cinema! uma coisa muito... te envolve muito o cinema. Pena que eu tenho pouco acesso ao cinema." "Tem alguma dificuldade para ir ao cinema, qual? Falta de dinheiro." (Entrevista com Prof. Marta) "Ento, o que eu acho do cinema? No gostar de cinema muito difcil. Eu tenho visto poucos filmes por questes circunstanciais: criana pequena, grana curtssima. Eu no devo ser a nica. Tenho visto pouco mesmo, embora, isso me faa muita falta." (Entrevista com Prof. Maria) "Eu adoro cinema. Acho um veculo que te leva a viajar. Voc pode ir tanto para o inferno, quanto para o cu, vamos dizer assim, os dois extremos. Cinema eu acho legal. Um veculo fantstico capaz de nos transportar para muito alm da imaginao." "Voc gosta de assistir filme? Eu gosto. Eu tenho uma dificuldade brutal porque eu morro de sono. Voc vai ao cinema noite, depois de trabalhar o dia inteiro, pode ser o filme mais interessante do mundo... no tem essa. Cochilar o meu grande problema. Mesmo em casa, tem TV a cabo, mas...(...) Tinha meses que eu no conseguia assistir um filme, porque eu deito na cama, eu durmo. (...) Porque a hora que voc vai ter a noite mesmo, e noite voc j est quebrada. Fica complicado, mas sempre que d eu curto." (Entrevista com Prof. Ana)

16

Com isso o professor se depara com outras dificuldades, que o gosto pelo cinema, e os equipamentos na escola no so suficientes para superar.

Mesmo assim os professores em sua maioria se mostraram interessados na introduo de imagens em movimento em suas aulas e as utilizam cada um sua forma e a seu gosto, um, dois, trs, at cinco filmes durante o ano.

DA IMPORTNCIA DO QUESTIONAMENTO DA MDIA

Sem dvida os professores estudados no pensam a escola como uma instituio fechada, sem relao com a sociedade e todas as instncias polticoeconmicas e culturais que a integram, e sem relao com os meios de comunicao e com quem os domina, sem receber interferncia destes meios, ou seja, completamente desvinculada do processo de comunicao social. Colocam assim a escola como um lugar importante para se tratar de assuntos, questes e temas relacionados mdia e apresentados por ela.

"Qual na sua opinio o papel da educao, da escola e do professor diante da mdia, dos meios de comunicao, e de seus produtos culturais? Voc acha que esse tema, meio de comunicao, deve ser tratado na escola? Acho que sim, inclusive porque eles so bombardeados pelos meios de comunicao, e se voc no der uma viso crtica, hoje em dia, eu passei da fase de ficar dizendo: eu sou a dona da verdade; eu tive disso, embora no seja muito bom para um socilogo, mas eu at passei por isso, achando que eu tinha que doutrinar porque eles eram muito fraquinhos. Isso faz muito tempo. O que eu fao hoje tentar dar subsdios para que eles pensem sozinhos. E tem que pensar sobre essas coisas, porque voc bombardeado, e uma coisa extremamente antidemocrtica. Voc est recebendo aquilo, e

17

se voc no tem o mnimo de crtica... uma coisa extremamente totalitria, que lembra o totalitarismo. Ento isso muito srio. Voc tem que tentar dar alguns subsdios, alguns elementos para que eles consigam discernir certas coisas." (Entrevista com Prof. Maria) "Qual sua opinio sobre o papel da educao, da escola, ou do professor frente mdia, os meios de comunicao? O papel us-los a nosso favor. Eu acho que o papel, eu acho que a gente tem que usar toda essa produo em nosso favor, reverter a coisa para o nosso lado, que uma coisa meio complicada, mas a nica forma de a gente superar tudo isso, toda essa imagem. Ns estamos l no sculo passado em termos de educao, e eu acho que o nico jeito tentar usar isso, reverter esse processo. "Ratinho livre", pega o "Ratinho Livre", traz para a sala de aula e mostra o que isso, o que a degradao, porque aquilo ali uma degradao. Eu assisto "Ratinho Livre" sem preconceito nenhum, mas acho aquilo um horror, aquilo um circo, parece os Gladiadores, um absurdo, as pessoas se expem, vo l expor para o Brasil inteiro o que est acontecendo dentro da sua casa, d para entender isso? uma degradao, ento, mas ele assiste isso, ento, vamos levar para a sala de aula e mostrar para ele. Por que ele gosta, tem prazer em ver a desgraa do outro?" (Entrevista com Prof. Ana) "Qual na sua opinio o papel da educao, da escola, at mesmo do professor diante da mdia e dos produtos que ela apresenta? Eu acho que ns temos tambm que, muitas vezes, alertar os alunos para o tipo de produto que est sendo colocado para eles assistirem, at pegar um filme que pode at parecer ruim, pssimo. Mostrar para eles o que est por trs daquele filme ou daquele programa e estar colocando para eles como funciona a mdia. Dependendo da poca, no 1 semestre por exemplo, eu coloquei para eles um pouco da questo do futebol, da Copa, porque pra tudo, porque tem que fechar tudo, o comrcio tem que fechar, todo mundo tem que ir embora mais cedo para casa. Por que isso? E agora o que eu estou batendo bastante com eles a questo das eleies. Estou pedindo para eles assistirem os programas eleitorais,

18

estou com texto em cima disso. O meu vdeo, eu perdi o manual e eu no sei como gravar nele, mas eu queria gravar alguns programas eleitorais e levar para eles, ou se coincidir, se a televiso no estiver conectada com a TV Escola, levar eles no horrio eleitoral para assistir um pedacinho do horrio e estar comentando com eles sobre isso. Pesquisas, como eles no tinham a mnima idia de como se fazia uma amostragem para pesquisa, eu trouxe alguns textos para eles. Eu j bato bastante nessa questo. Agora eu estou trabalhando com as eleies, com eles." (Entrevista com Prof. Dbora) "Qual sua opinio sobre o papel da educao, da escola, e at mesmo do professor diante da mdia, dos meios de comunicao, e os produtos que elas fazem? Olha, eu acho sim, que a educao, eu vou pensar assim, os meios de comunicao como um produto social, uma realidade, uma dimenso social, uma coisa a ser analisada do ponto de vista poltico, do ponto de vista no esttico. uma coisa a ser analisada (...)." (Entrevista com Prof. Jos) "Qual o papel da educao, da escola, do professor diante da mdia e dos produtos culturais que a mdia produz? Mdia de um modo geral. Eu acho que h uma falsa discusso nesse pas, a tica est invertida, quando eu falo que a educao a sada, voc encontrou uma vala, que no comum, no cho, uma discusso sria, tem um significado social muito grande. Mas voc no resolve o problema de um pas, colocando uma pessoa, s na escola.(...) A escola um aparato ideolgico, nada est fechado e nada est totalmente... tudo possvel. S que a escola interfere na sociedade e a sociedade interfere na escola. O que ns estamos vendo que, criaram um modelo para o aparato escolar que no reflete a realidade.(...) Eu acho que tem que mexer com a estrutura econmica, com a estrutura da lei, com a estrutura das relaes sociais, para que a sim, o indivduo possa atuar depois da escolaridade, porque seno, o cara no reflete nada. Eu acho que na questo da mdia, o papel da escola, ela uma formadora de opinio. A maneira como eu me visto, como eu falo, como eu

19

trato a coisa pblica, a maneira com que eu trato as pessoas. O professor tem esse papel, eu acho que eu sou uma pessoa que no vou ser um grande educador, no porque eu no queira, mas, porque eu tenho que lutar muito mais pela sobrevivncia por causa do salrio, que indigno para um professor, ao menos a minha funo.(...) Ento, eu acho que essa questo de educar, a gente o formador de opinio, sim, a esperana est aqui e a desesperana pode estar aqui tambm.(...) Na questo da mdia, eu penso que a mdia tem um papel fundamental, eu no sou pela censura, eu acho que tem que ter do "Ratinho" ao "Gugu", como a TV Cultura. E hoje, pelo pouco que eu vejo e leio e tento refletir de uma maneira mais aprofundada, eu acho que hoje voc tem uma sociedade televisiva interativa. Depois que surgiu o controle remoto eu no me levanto, uma vida um pouco mais ociosa, porque gera um grande exerccio voc levantar para mudar o canal, hoje voc est mais sedentrio nisso, mas quando voc tem o controle eu posso escolher. Eu estou percebendo que a massificao est dando mais espao para esses programas que, na minha opinio, so piores para a formao da cidadania e da conscincia, do que aqueles que, na minha opinio, so... uma televiso que leve a uma reflexo aprofundada, que me traga subsdios mais conseqentes, que me leve a refletir, que compare as situaes. Eu acho que a educao poderia estar por a tambm. Alguns dizem que esses programas tambm educam, eu tenho minhas dvidas se educam, no tenho nada contra as pessoas que esto l, ganham muito mais do que eu, sorte deles, azar meu. Como cidado, os valores podem estar at equivocados, mas a televiso tem um papel fundamental. Por que eu no vou falar do jornal? Porque o jornal pressupe um outro comportamento disciplinar, quer dizer, voc precisa ter um comportamento de leitura. O primeiro comportamento de leitura de uma cidadania o jornal, o jornal te induz, te prepara, te educa pra voc ler um livro, que um outro patamar. O rdio perdeu muito, apesar de que o rdio forte ainda, no nos centros urbanos, mas no interior ele ainda mais forte que a televiso, mas hoje quem define um perfil da cidadania a televiso, a mdia televisiva. E eu acho que ela teria um papel importante, eu sou muito crtico nessa questo da televiso, meus alunos, muitos gostam desses programas

20

que eu no gosto, e toda hora eu estou levando eles a refletirem, no estou falando que eles no devam assistir." (Entrevista com Prof. Pedro)

Esses professores atribuem mdia um grande poder, pois atravs dela as pessoas so "bombardeadas" por imagens, idias, opinies, pontos de vistas, ideologias, e no tem tempo de pensarem sobre aquilo que vem. Por isso, acham importante passar para seus alunos alguns elementos para que eles tenham uma "viso crtica" para analisarem a ideologia presente na mdia. Pois a mdia, principalmente a TV, possui um grande poder de dominao, formadora de opinio, um lugar perigoso e portanto o papel do professor "alertar seus alunos", "tentar dar subsdios para que eles pensem sozinhos".

Fala-se muito hoje da falta de autonomia que se tem diante das imagens, da escravizao que estas, atravs da mdia, nos impem. E, por isso, trazer imagens para a sala de aula, e/ou criticar e analisar as imagens recebidas atravs da TV, principalmente, seria uma boa forma de se garantir o direito de escolha e de pensamento diante das imagens.

Podemos dizer que em nossa sociedade "adquire carter de verdade instantnea aquilo que mostrado, visto e ouvido"9, a semelhana com o real que as imagens em movimento possuem, contribuem para isso. Por isso a mdia, aqui no caso TV e cinema, adquire fora, pois as imagens e sons possuem um carter persuasivo, de coeso e imposio, apresentando-se como um discurso

ALMEIDA, Milton Jos de. IMAGENS E SONS: a nova cultura oral. Pg. 46. Coleo questes da nossa poca, vol. 32, Editora Cortez, So Paulo, 1994.

21

momentneo, real e envolvente. Discurso respaldado pelo poder da imagem10 que est em convencer e sensibilizar. Convencer, pois toda imagem tida como uma prova da realidade, quem v sempre uma testemunha ocular do fato, daquilo que viu, e por isso necessrio ver para crer. E sensibilizar, pois a imagem tem a capacidade de seduzir e comover, nos atrai e nos toca, nos emociona. Pois tanto com o cinema quanto com a TV, por parte do espectador, "no h esforo mental significativo, h deslumbramento e aceitao. O impacto emocional, afetivo, global"11, a relao espectador-imagem no passa por uma construo racional, como numa leitura. No h a possibilidade de uma imediata interveno do espectador como acontece numa conversa, num dilogo.

Ressalta-se diante disso uma situao "perigosa" em que o espectador pode ser conduzido por um prazer visual, "levado" por imagens sem tempo para refletir sobre elas, pois seu pensamento segue uma forma reflexa, visual, rpida, instantnea. Perigosa pelo fato de no haver forma de dominao mais eficaz do que aquela que direciona o indivduo dominado sem que ele a perceba, aquela que faz com que este indivduo acredite estar agindo e pensando de acordo com suas prprias vontades e/ou seus prprios desejos, no entanto age de uma forma mecnica, reflexa, sem grandes mediaes.

Mas qual o lugar da imagem na educao? Qual o papel da escola diante do fascnio, do prazer e da aparncia de verdade da imagem?

CALADO, Isabel. A utilizao educativa das imagens. Srie Mundo dos Seres. Editora Porto, Porto, Portugal, 1994. 11 OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. A CIDADE (TELE)PERCEBIDA: em busca da atual imagem do urbano. Pg. 64 Dissertao de mestrado apresentada na Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educao - Campinas, S.P., 1994.

10

22

A possibilidade de introduo da imagem na escola se apresenta portanto no momento seguinte, momento da apresentao ou viso da prpria imagem, do contato com ela, como nos coloca Almeida, "A diferena fundamental, que caracteriza o poder e a persuaso dos meios de comunicao em imagens e sons, que entre estes e os espectadores no se estabelece nenhum dilogo, nenhum jogo caracterstico da situao de uma conversa, no h possibilidade de divergncia nem interveno no discurso do outro, h somente a possibilidade de uma falareflexo, discusso aps sua exibio, e sem sua presena"12. O que o professor traz para a escola a possibilidade de uma fala-reflexo, uma discusso aps a exibio do filme ou programa de TV, traz a possibilidade de fazer junto com seus alunos um exerccio de pensamento.

Para alguns autores a imagem da mdia de uma forma geral deveria ser tema principal de uma disciplina especfica, um curso de comunicao social para o colgio.

Estudiosos da relao entre comunicao e educao colocam como pontos importantes e necessrios: a alfabetizao para leitura da imagem13; a importncia de uma efetiva introduo da Comunicao Social no ensino formal em todos os nveis14, pois o ensino deve se preocupar com as mensagens produzidas pela indstria cultural atravs de uma "leitura crtica da comunicao"; o papel da imagem no ensino e a apresentao de formas prticas para sua aplicao direta no
ALMEIDA, Milton Jos de. IMAGENS E SONS: a nova cultura oral. Pg. 46. Coleo questes da nossa poca, vol. 32, Editora Cortez, So Paulo, 1994. 13 ALMEIDA JR., Joo Baptista de. IMAGEM E CONHECIMENTO: anlise das concepes representacionista e fenomenolgica e suas implicaes na educao. Pg.. 270. Tese de doutorado apresentada na Faculdade de Educao na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, S.P., 1997. 14 SOARES, Ismar de Oliveira. "A Nova LDB e a Formao de Profissionais para a Inter-relao Comunicao/Educao", pgs. 21-26. Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 2, janeiro/abril, So Paulo, 1995.
12

23

ensino buscando, principalmente, "tornar a pessoa mais atenta a todo o processo informativo, s mediaes conjunturais e do processo de produo da indstria cultural, que interfere nos resultados informativos"15.

Considerando essa relao entre o homem e os meios de comunicao uma forma perigosa, pois manipula conscincias, e persuasiva, pois seduz e impulsiona o indivduo-espectador para aes sem prvio controle, esses estudiosos colocam como imprescindvel ao indivduo um posicionamento crtico que o auxilie na observao, anlise e julgamento daquilo com que entra em contato e que lhe permita decodificar as informaes recebidas, discernindo sobre a qualidade e a validade de seu contedo. Para tanto, seria necessrio a existncia de uma disciplina especfica que trataria dessa relao, educando as pessoas desde cedo a no serem ingnuas com relao aos meios de comunicao e seus produtos.

Podemos dizer que esses estudiosos, como SOARES e MORN, "adotam uma concepo simplista dos efeitos do cinema e da televiso e, concedendo aos meios audiovisuais de comunicao um lugar desmesurado na corrente das causalidades, encontram uma explicao fcil para os males de nossa sociedade"16 e assim atribuem escola e criao de uma disciplina especfica a reparao e a resoluo dos males sociais, e s imagens do cinema e da televiso, a "culpa", e a responsabilidade por esses males sociais.

De um modo geral, portanto, essas teorias17 sobre a mdia pensam o telespectador de uma forma passiva, na qual o que lhe cabe reconhecer,

MORN, Jos Manuel. "O vdeo na sala de aula". Revista Comunicao e Educao, So Paulo, (2): 27-35, janeiro/abril, 1995. 16 TARDY, Michel. O PROFESSOR E AS IMAGENS. Pg.24. Editora Cultrix. So Paulo, SP, 1976. 17 ENZENSBERGER, Hans Magnus, em MEDIOCRIDADE E LOUCURA, pgina 69-71, apresenta essas teorias de uma forma crtica como sendo: 1- "A tese da manipulao que aponta para a dimenso

15

24

aprender, se informar, se educar, se instruir a partir de modelos e produtos culturais (em imagens-sons) construdos para ele. A mdia pensada como exercendo um incontrolvel poder de seduo, persuaso e manipulao sobre seu pblico e o indivduo-telespectador pensado como se fosse uma tbula rasa, algo pronto para ser amoldado e preenchido como for necessrio, algum que no escolhe.

Baseadas na relao afetiva, emocional, sensvel e hipntica que se estabelece entre o espectador e a imagem do vdeo, da televiso ou do cinema, essas teorias, portanto, tem por ideal romper essa relao mgica de participao emotiva, essa hipnose, visando obter um pensamento crtico com relao ao meio e imagem. O objetivo principal mostrar o perigo e o poder da imagem. educar para criticar os meios. educar para se proteger dos meios.

Apesar de sentirem a dominao e atriburem um grande poder mdia e sua relao com os telespectadores e a sociedade de um modo geral, e aceitando a idia de que os indivduos espectadores, para no serem ingnuos e passivos com relao aos produtos da mdia e seus contedos, necessitam de uma "viso crtica", os professores entrevistados no vem necessidade na criao de uma nova disciplina para abordar temas como mdia, TV, meios de comunicao e todas as suas implicaes com relao sociedade e aos indivduos, e acham que a Sociologia suficientemente capaz para abordar esses temas.
ideolgica imputada aos canais da mdia. O canal da mdia compreendido como sendo um condutor neutro, que despeja opinies sobre um pblico considerado passivo." A mdia portanto conduziria o espectador para uma falsa conscincia e ele seria manobrado sem sequer compreender o que est acontecendo com ele. 2 - "A tese da imitao que argumenta principalmente em termos morais.(...) Qualquer pessoa exposta a ela (mdia) acaba se habituando libertinagem, irresponsabilidade, ao crime e violncia". 3 - A tese da simulao onde o espectador torna-se incapaz de distinguir entre a realidade e a fico. 4 - A tese da imbecilizao onde "a mdia ataca no apenas a capacidade de criticar e diferenciar e a fibra moral e poltica de

25

Nessa relao que se estabelece entre a mdia e os telespectadores, o professor de Sociologia se v no papel de alert-los, pois para o professor h algo oculto, dissimulado nos programas televisivos, que permite que o espectador seja enganado ou se envolva sem ter conscincia do que est acontecendo com ele. Por exemplo, podendo ser levado a ter opinies e idias sem refletir sobre elas, (no tendo assim condies de escolher o que seria o melhor para si ) ou ento tomando por verdade algo montado e recortado para que o espectador tome determinada posio e no outra, sendo induzido a pensar de uma determinada forma, sendo levado a acreditar em algo que no verdadeiro.

Mas nem s perigo e dominao encontra o professor de Sociologia na imagem, e por isso no s procura falar de TV e seu contedo em sala, mas se utiliza de filmes de fico em seu trabalho. Utiliza a imagem, portanto, como um recurso que permite no s a crtica dos determinantes polticos e ideolgicos dos meios, mas que possibilita uma aproximao afetiva dos alunos com o tema estudado, buscando outras formas de perceber e conhecer que no s atravs do discurso e da leitura.

Apesar do professor no ver a necessidade da criao de uma disciplina especfica para tratar de assuntos relacionados mdia, e s imagens, ele ao se utilizar de filmes em suas aulas se depara com dificuldades e dvidas, sentindo que sua formao falha para elimin-las e para auxili-lo em seu trabalho. "Voc sente falta de algum treinamento especfico ou de alguma coisa que poderia estar lhe auxiliando? Gostaria muito de...
seus usurios, como tambm sua capacidade bsica de percepo, at mesmo sua identidade fsica".

26

Eu adoraria, porque a coisa fica meio amadora, percebe no meu discurso como fica amador. Eu tento, mas eu t dura. No vou ao cinema. O que eu tenho so umas fitas l em casa que eu gravo algumas coisas da TV. O que precrio. Se eu tivesse a disponibilidade de fazer um curso, uma coisa sobre isso, seria maravilhoso. Voc acha que qualquer professor pode estar usando isso, no precisaria ser um especialista em filmes para estar usando? Acho que no. Mas, estaria faltando esse tipo de... Acho que falta." Voc acha que o professor deveria ter um treinamento especfico ou cursos, voc acha que falta isso? Para o professor atualmente faltam sim, muitos cursos de atualizao, cursos nos quais eles possam estar se atualizando na rea deles, fora da rea deles, acho que falta muito isso. A universidade, geralmente, ela oferece muitos recursos para ns que j estamos trabalhando, mas s vezes a dificuldade muito grande, trabalha dois perodos, no tem tempo. Ento eu no sei se poderia partir da Universidade ou como esto tendo agora esses cursos do PEC, abrir mais propostas de cursos ou at abrir um curso nessa parte para os professores de todas as disciplinas, mas acharia interessante se abrisse." (Entrevista com Prof. Maria) Voc conhece algum livro ou texto que voc considera importante, que poderia estar te auxiliando em como estar usando imagem? No conheo nada. Eu lembro de uma conversa que eu tive com uma aluna que faz mestrado, ela tava falando sobre o uso de vdeo histrico nas aulas de Histria, ela tava falando que ela achava complicado isso porque voc no, voc precisaria saber muita coisa sobre filme pra poder estar passando filme como recurso didtico em Histria, porque voc no sabe a fidelidade, quer dizer, a pesquisa do autor pra fazer aquele filme, e de repente voc passa aquilo, como o filme tem um poder de, ele te traz as coisas como verdade, acaba te trazendo as coisas como verdade da poca, e ela disse que esse tipo de preocupao os professores deveriam ter, eu achei interessante, foi a primeira vez que eu ouvi uma crtica ao uso de filmes em sala de aula." (...)

27

"Eu acho que poderia fazer parte do preparo dos professores, alguma oficina pedaggica para estar discutindo isso, mas eu vejo professores que simplesmente passam o filme e pronto e, s vezes, passam o filme pra poder matar tempo, alguma coisa assim, e a, eu acho que o uso errado. Voc acha que falta uma troca de experincia em como estar usando o filme em sala, ou alguma coisa especfica, como no caso de sua amiga em estar sabendo como foi feito o filme? Eu acho que existe uma deficincia tanto na formao acadmica do professor na Universidade, quando esto se formando para ser professor, e no ter orientao no sentido de uso de recurso audiovisual, a gente na Unicamp eu no me lembro de ter tido algo nesse sentido, acho que a preparao do professor falha nesse sentido, depois os rgos, governo de Estado, eu acho que no demonstra preocupao nesse sentido tambm, simplesmente tem l a sala de vdeo, mesmo o uso da TV Escola, aquilo sub utilizado eu no me lembro de ter visto algum falando que usou aquilo. Voc conhece a TV Escola? Eu vi a programao mas nunca utilizei. No sei de ningum que tenha utilizado. Tem algum programa legal? Eu s vi, li a programao, nunca assisti. Ento eu acho que as coisas ficam muito soltas, os professores no esto preparados para usar." (Entrevista com Prof. Marta) "Voc acha que o uso do vdeo em aula tem sempre que estar integrado com alguma coisa? Na verdade, eu acho que, mesmo os prprios professores, ns, no sacamos do prprio movimento, dessa prpria dinmica, dessa prpria historicidade, daquilo que est sendo produzido no filme, no s da questo da tcnica que eu t falando, mas da especificidade, dos objetivos, das garantias pra se entender que ele no ilustrao, mas que ele pode servir como estopim para reverberar discusses. Eu mesmo no via o cinema ou o filme como ilustrao, mas tambm tinha poucos elementos para ir alm. (...)

28

Onde voc acha que est a falta? O professor deve ser um entendido, deve ter um preparo para esse tipo de coisa? Eu acho que tem, que a sociedade usa determinados meios, ns usamos determinados meios e a pelo prprio movimento... esvaziamento da extensidade dessas tcnicas, desses meios, a gente vai usando, mas dificilmente no vivido, no comum dos mortais, ns todos, a gente comea a interrogar, "mas espera a!", "isso tem a ver", "no tem a ver", por que tem a ver?, como possvel ler isso com essas imagens? Como que possvel? A gente d, "como um dado natural", porque a gente j vai sendo educado numa sociedade de imagens, no isso? Mas no comum a gente produzir uma dimenso de estranhamento. Dizer: - No, olha, espera a. um meio, mas para ser interrogado, a gente tem que sacar quais so as interrogaes, sacar e por que a gente no est sacando? Eu acho muito mais tambm porque vem dessa coisa, porque funciona, por exemplo essa questo do uso de vdeo na televiso, disse bobagem, porque o uso do audiovisual na escola... por onde passa o pensamento do professor e da escola, etc... e tal, de permitir que, porque a escola um reduto bem fechado, n, ela filtra determinadas... o que se passar, o que pode entrar dentro dela e o que no pode. S que entra, mesmo que ela no queira, mesmo que a administrao no queira, entra n. E a, quer dizer, quando se usa isto, o professor usa, a escola usa, olha, todo mundo tem em casa TV, todo mundo assiste TV. Ento vamos, muitas vezes voc tem 50 neguinhos em sala de aula, vai te dar um refresco, pelo menos eles esto assistindo, o processo no vai importar tanto, se vai detonar a uma discusso... se o professor vai dar conta ou no vai... vai possibilitar mais ou menos segurar essa onda, se no vai, porque que no vai, como que no vai. No, tem muito isso. Tinha uma professora de Cincias que era muito assim, olha vou passar meus documentrios de Biologia porque eles vo ficar quietos, principalmente agora noite que eu tenho 5 aulas e que vai me dar um refresco do caramba, eu j dei 10 aulas. 10 aulas exagero da minha parte, eu j dei trocentas aulas de manh e agora dou tarde, e agora vem a noite. Ento essa coisa fica meio... no que seja um conceito, no , seria um absurdo eu falar que um conceito de professores, mas a vem, do tipo assim... Porque a televiso entra, porque

29

a imagem entra na escola, porque ela no pode mais segurar as comportas de que uma educao est sendo produzida por imagens para alm dela. Por que o computador entra na escola? No porque um projeto da escola, porque o projeto da escola, pelo menos de uma escola pblica de esvazi-la disso, como no pode... no segura as comportas, a entra. Mas a existe esses ene usos - mudam de uso, se transforma sem muitas interrogaes, sem muito questionamento, pelo menos eu tenho visto assim. No que no h trabalhos que no vo para uma outra linha, porque a gente tem que situar mesmo a escola como espao, evidentemente, que no transforma, se defronta ali, se engalfinha ali, uma arena, e que h uma ao e resistncia de todos os lados. Mas, eu acho que falta isso, sacar que no porque a escola no conseguiu segurar as comportas, que esses meios entraram, porque a escola tambm faz parte do processo social, da sociedade mais ampla, no uma ilha, que ela no segura, que os alunos no so filtrados quando entram ali. Ela no filtra. Sabe por que eu estou falando isso? Porque como esses meios vo entrando ali dentro da escola, no em funo dos projetos que ocorrem no seu interior, que eu acho que seria legal se fosse assim, se os professores, a direo, todos estivessem em p de que... olha, por a, porque ns queremos ou porque importante por isso e por isso. Mas no . (...) eu t pensando nessa coisa, nesse desvnculo entre um projeto do uso e o uso que se faz (...)". (Entrevista com Prof. Antnio)

Parece-nos que especfico e primordial para o professor, por um lado, saber como fazer, como conseguir transmitir conhecimento, como ensinar atravs de imagens, e, por outro, como no ser ingnuo e sim crtico com relao s imagens que a todo momento, em nossa moderna sociedade, nos so impostas pelos meios de comunicao e apresentadas a ns no cotidiano. um fazer que est ligado a uma Educao com os meios de comunicao, em que o professor se utiliza da mdia como um recurso a mais em sala que lhe permite a introduo de outros elementos no momento da aprendizagem. um fazer que est ligado a uma

30

Educao para os meios de comunicao, em que o professor seria responsvel por dar uma "viso crtica" ao aluno e tambm por dar uma preparao para que esse entre em contato com imagens e com os produtos culturais.

DA ESCOLHA DO FILME PARA A AULA

O professor um espectador especial pois j viu as imagens que utiliza antes de us-las em suas aulas, antes de mostr-las e discuti-las com seus alunos.

"O que voc leva em considerao quando voc escolhe um filme? Eu sempre assisto antes, eu nunca peguei filme no escuro para passar para eles, mesmo que algum indique. Eu vou l, pego, assisto e vejo do que trata o filme para poder passar para eles antes. Eu sempre procuro ver, dentro daquilo que eu estou trabalhando, o que aquele filme pode contribuir, para eles poderem estar entendendo melhor, o que eu quero passar com aquele filme, e eu procuro deixar isso bem claro para eles antes de eles assistirem o filme: vocs esto assistindo o filme por esses motivos, porque se voc leva um filme e no d uma satisfao, no diz o que quer com aquele filme, geralmente dispersa, se o filme no interessante para eles, dispersa, se voc coloca um objetivo, mesmo que eles estejam achando chato, que eles no tenham gostado, eles ficam atentos at o final." (Entrevista com Prof. Dbora) Atravs de quais formas voc escolhe os filmes que voc passa? Sugestes de quem? So idias suas ou voc j pegou sugesto de algum aluno, de algum amigo, algum professor? Como que voc faz para escolher, para selecionar os filmes que voc vai passar na aula? Geralmente um filme que eu j assisti. Eu no me lembro de ter passado um filme que algum tenha sugerido, no que eu no possa fazer isso, mas como eu gosto muito de assistir, s vezes eu j tenho alguma coisa mais ou menos em vista,

31

dependendo do assunto, da coisa, eu j fico imaginando, pxa seria interessante passar o filme. Porque uma coisa voc ter o conceito, outra coisa voc viver o cinema, a arte, ela trabalha uma outra dimenso "afetiva" ou perceptiva. Voc trabalha com a percepo, ento voc, atravs de uma produo fictcia, voc vivncia uma situao que talvez voc no vivenciaria realmente aquela situao. Voc pode vivenciar isso atravs do cinema." (Entrevista com Prof. Jos) "O que voc leva em considerao quando vai passar um filme? Por exemplo, quando eu dava aula..., no como ilustrao, mas que se sensibilize para o tema. Por exemplo, dando a questo do descobrimento do Brasil, o perodo e tal, "Cristvo Colombo, 1492", no ilustrao e eu deixava bem claro isso pra eles: - gente, olha, tem um filme que tenta dar umas imagens, ou uma verso sobre como que a gente podia se sensibilizar pelas imagens com um tempo que vivido pela humanidade, que nos pertence, mas que a gente no viveu". (Entrevista com Prof. Antnio) "Voc tem preferncia por algum tipo de filme em especial? um filme que voc assistiu ou escolheu antes? Tem que ser um filme que eu tenha visto. De todo jeito eu tenho que ver o filme. Um filme que tenha o tema que eu t trabalhando. Se so atuais... feitos o ano passado... (...) D para pegar qualquer filme, desde que voc trabalhe de uma forma interessante, voc tem que dar uma motivada na classe." (Entrevista com Prof. Maria)

tambm um produtor, pois escolheu as imagens que deseja mostrar, e sobre as quais pretende refletir com seus alunos.

"Todos os filmes que voc escolhe para passar, todos esto diretamente ligados com o tema que voc est passando na aula, com

32

o currculo? Como que voc faz para escolher os filmes? Precisa estar muito ligado com a temtica ou com assuntos do momento? A temtica. Eu procuro a temtica, no caso, ela ser voltada para se pensar a realidade, ento da maneira como eu trabalho Sociologia, esta uma proposta... assim, que tem bastante sentido. No voc ficar... A proposta assim, utilizar o pensamento sociolgico das Cincias Sociais de uma maneira geral para estar pensando a realidade, ento eu penso que ao estar discutindo o conceito de Cultura, eu no estou fazendo uma teoria desligada, eu estou pensando a realidade a partir de um conceito, a gente no pensa sem conceito, seja ela daquilo que a gente considera natural, nossa fala permeada de conceitos, conceitos de senso comum, etc.. Ento, e o filme vai ser encaixado nisso da, agora eu no lembro de ter de repente pego um filme, no caso eu vou pegando assuntos que esto rolando para ir encaixando na temtica." (Entrevista com Prof. Jos) "E como voc escolhe o filme para passar? At agora foram os filmes trabalhados, previamente elaborados, porque a gente obrigado a fazer um planejamento, o que uma coisa tambm extremamente questionvel. Porque voc pode planejar e chegar na sala de aula, a classe tem outra cara, outro perfil, isso na rea de humanas, porque Matemtica, Qumica, Fsica aquilo e pronto. No comeo do ano voc obrigado a fazer planejamento, eu detesto, mas eu tenho que fazer, e a partir desses temas voc vai usar alguns recursos de filmes, de programas que batam com o tema que voc est trabalhando." (Entrevista com Prof. Maria) "Quem escolhe os filmes que voc usa? Voc j pediu indicao de um outro professor ou coisa que voc assistiu, gostou, ou coisas que os alunos sugerem? J. s vezes o que eles sugerem, converso muito com outros professores, vejo, s vezes at aceito indicao. Tal filme legal para tal coisa e a eu vou pegando, eles vo colocando, eu tambm, s vezes vejo um filme e pro para pensar: esse filme interessante, d para trabalhar com tal coisa, ento a

33

eu anoto o nome, guardo, deixo l e quando eu tenho oportunidade, eu passo. Falando do "Medidas Extremas", eu troco o nome do filme, que eu assisti o ano passado num curso de especializao e achei realmente que daria para trabalhar em sala de aula, e agora, eu estou levando ele para a sala de aula." (Entrevista com Prof. Dbora) "Qual seria o critrio para voc escolher ou selecionar um filme? Voc est falando de um tema e pega um filme relativo ao tema, ou ento voc aproveita os assuntos do momento? Geralmente eu estou falando de algum tema e pego o filme de acordo com aquele tema. Se no tiver filme com aquele tema, eu no pego filme, eu no costumo, a qualidade, sei l." (Entrevista com Prof. Marta)

Aparentemente os limites da escolha do filme usado em sala, alm de sua ligao com o tema abordado no momento em sala de aula e o fato do professor j conhecer e ter assistido previamente o filme, so determinados pela forma de aquisio do produto cultural utilizado. Os professores no demonstraram preferncia na escolha entre documentrio ou fico, nem entre curtas ou longasmetragens. Esses formatos no apareceram como determinantes durante a escolha, embora, geralmente, usem com mais freqncia fico, longas metragens e filmes "mais comerciais", principalmente pela facilidade de encontra-los e adquiri-los.

Mesmo se utilizando de filmes poucas vezes durante um ano, cerca de uma ou duas vezes, os professores de Sociologia optam geralmente pela utilizao de "filmes comerciais", ou seja filmes mais comuns e de fcil aceitao pelos alunos, em suas aulas. A fico se torna muito mais presente na escola do que a aparente ligao com a "realidade-verdade" dos documentrios, assim, trabalham com acontecimentos criados, como numa simulao. Vivenciar um acontecimento sem estar presente, podendo ouvi-lo, v-lo e senti-lo sem perigo, envolvendo-se sem

34

riscos (se que isso possvel). E, a partir da, interpretar o que se viu, ouviu e sentiu direcionado apenas pelo tema proposto previamente na aula. O aluno, diferente de assistir TV ou um filme no cinema (lugares de diverso e passatempo), faria ento uma interpretao temtica relacionada ao contedo de uma disciplina especfica, no caso Sociologia, direcionada pelo professor, onde as suas emoes estivessem presentes com a razo, dada por um "aparente" distanciamento, pois assiste-se um filme, produto cultural de entretenimento, num contexto determinado ("srio", pois responsvel pela formao, para a vida e/ou para o trabalho, do indivduo, onde se tem um "compromisso" de ser promovido para a prxima srie) que a escola.

Podemos observar que a presena em sala de aula desses filmes mostra uma mistura aparentemente estranha e que no parece ter uma ligao consistente entre indstria de massa e ensino, que parece demonstrar fortemente uma luta contra a evaso escolar e contra o desinteresse cada vez maior por parte dos alunos pela escola e tudo o que ela oferece e representa.

Pois ao mesmo tempo em que a introduo de imagens em movimento na escola trouxe a possibilidade de uma crtica e uma desmistificao da mdia de um modo geral, pois esse era o objetivo principal dessa introduo, com essas imagens, programas de TV e filmes, deu-se a entrada na escola de um elemento novo, ldico, agradvel e de entretenimento que mexe com as emoes, sentimentos, memria, ou seja, o que aparentemente no controlvel, medido e determinado.

Alm da facilidade de acesso ao produto cultural, outra varivel importante considerada no momento da escolha do filme pelo professor foi a receptividade do aluno com relao ao filme, como mostra a fala de um dos professores: "Eu espero que eles gostem". O aluno aparentemente tem que ser receptivo, aceitar o filme. Ou

35

seja, o filme tem que prender a ateno do aluno, ou por ser agradvel, ou por incomodar de alguma forma. "Voc acha que estar usando filmes facilita alcanar seus objetivos, as coisas que voc estava pensando, com mais facilidade? Ou se voc no estivesse usando filmes no mudaria muita coisa? Eu acho que uma maneira de chegar at o aluno, hoje em dia voc pode estar trabalhando com um grupo superinteressado, mas tambm pode estar trabalhando com um grupo super aptico. Ento o filme, a imagem, s vezes, tem uma resposta muito melhor do que o que escrito, para estimular, para chamar a ateno, trazer aquele aluno at voc, despertar o interesse dele para aquilo que voc est trabalhando. s vezes, a imagem tem mais resultado do que um texto, por mais interessante que o texto seja." (Entrevista com Prof. Dbora) "Eu j usei filme de longa metragem, curtas, j usei alguns programas de TV gravados. Depende daquilo que eu consigo encontrar, que seja ou um contraponto quilo que eu estou discutindo, ou que leve eles mais frente na reflexo, ou que seja simplesmente uma constatao, porque nem sempre aquilo que a gente pressupe que o adolescente esteja sabendo, que a realidade est a, tem coisas que ele nunca viu. Eu vou dar um exemplo pra voc objetivamente: tem um curta que ganhou o Festival de Gramado em 89, chamado "Ilha das Flores", a primeira reao foi a seguinte, eles no imaginavam que aquilo existisse, o primeiro impacto que d, ento pra te demonstrar que voc precisa escolher, no importa que seja um longa, um documentrio, ou um estritamente educacional, institucional ou alguma coisa da televiso pra voc perceber at a prpria reao deles." (Entrevista com Prof. Pedro)

E aps prender a ateno deve suscitar questionamentos, opinies e deve mexer com o aluno. Transformaes internas e discusses, falas, palavras por parte do aluno so esperadas e valorizadas pelo professor aps assistirem ao filme.

36

"Voc acha que o uso da imagem provoca uma transformao na anlise ou reflexo que a pessoa vai fazer sobre outros assuntos? Voc quer passar um tema, voc usa tal filme, voc acha que o filme vai estar ajudando, no s a ficar dentro daquele tema, mas pensar outras coisas, voc acaba refletindo sobre outras coisas tambm? Eu acho que sim, que leva sim. Porque ele pode estar se questionando, mudar questionamentos prprios, ou mudar a maneira de ver determinado assunto, de repente um assunto que para ele, no livro, no texto chato... Voc passa um filme sobre aquele assunto, a imagem vai estar falando aquele mesmo fato de uma outra forma de linguagem e, aquilo vai prender mais a ateno dele e, vai levar como j levou alunos a questionarem mais, a procurarem saber mais sobre determinado assunto, desperta ou pode despertar o interesse dele para outras coisas. Voc acha que facilita a pessoa a pensar sobre outras coisas? Facilita." (Entrevista com Prof. Dbora) "Quando voc bota um tema l, a a coisa pipoca, eles trazem na bagagem deles aquilo que eles vem." (Entrevista com Prof. Ana) "(...) agora, eu tentei estabelecer uma outra experincia, uma outra relao que mais de que servisse como estopim para uma discusso, etc... - Quero que vocs me contm o que passou e o que no passou. O que essas imagens nos possibilitam diante de nossas inquietaes, tem essa lgica prpria?(...)" (Entrevista com Prof. Antnio)

Alm disso, para no parecer que o professor est "matando aula" ou como uma forma de perceber se os alunos "entenderam" o filme ou se ocorreu alguma mudana (interna ou no, aparente ou disfarada, sutil ou evidente) neles ou como "eles perceberam esse tipo de informao", espera-se geralmente que o aluno faa

37

uma atividade aps assistir ao filme. Ou seja "Sempre tem um trabalho depois" (Entrevista com Prof. Jos). "Fale um pouco sobre como voc trabalha com os alunos quando voc est usando filme dentro da aula, como voc faz, a prtica mesmo? Se um documentrio d at para ir parando, mas filme eles no gostam que pare, congele, para comentar alguma coisa. s vezes, eu falo para eles: gente, preste ateno em tal coisa! Em determinada parte do filme que vai acontecer uma situao, da na hora eu s falo para eles: ateno! A eles j se ligam de que aquela parte do filme e depois sempre um comentrio ou uma discusso aberta ou, s vezes, no d tempo de fazer essa discusso logo em seguida. Ento, eu peo para eles fazerem um comentrio individual em casa para entregar, e na outra aula... Eu peo para eles fazerem individual em casa para entregar, porque a eles vo sentar e vo relatar mesmo as impresses deles, porque s vezes, de uma semana para outra, esquece muita coisa. Muitos alunos so dispersivos e eles simplesmente fogem. Da eu comento com eles, leio os comentrios e depois que eu leio os comentrios eu tambm volto a comentar. Eu procuro ler bem rpido para devolver para eles, para no comentar dois meses depois do filme, no adianta, fica ruim, eu procuro ler bem rapidinho e entregar para eles para comentar rpido." (Entrevista com Prof. Dbora) "No, tem alguns que tem, mas a voc tem que fazer: quem tem vdeo, para gravar o programa, para depois assistir. Porque uma coisa assim, que eu tenho notado assim, no ficar na opinio, uma briga que s vezes eu tenho com o aluno. Uma coisa voc dar a sua opinio, mas preciso sair da opinio tambm, porque se no voc fica s no "achismo", eu acho isso, sou a favor, sou contra, e (...), os alunos falam: Professor, vamos conversar um pouco. Vamos! Aula de Sociologia para mim, para determinada escola, s ficam conversando sobre aborto, sobre isso, sobre aquilo, eu falei, legal, mas acho que seria mais fcil para mim fazer isso, vocs vo ficar muito mais... e eles estavam acostumados tambm a este tipo de experincia que aula de Sociologia, aula de

38

Filosofia, voc dar sua opinio, a voc escreve qualquer coisa, a na realidade voc reproduz, voc acaba reproduzindo a mesma coisa, voc no altera a sua percepo, voc no altera a sua compreenso, ento eu acho que tem que ter essa... tem que haver um acrscimo, uma mudana se no houver no adianta nada, voc simplesmente ficou matando tempo ali, e a a aula, o filme que voc v, voc fica como curiosidade, ou o texto que voc l. Ah! Que curioso, mas e a, para que serve isso, que importncia tem isso, que importncia tem voc compreender, por exemplo um conceito de Cultura do ponto de vista antropolgico, por exemplo, o que isso tem a ver, o que isso vai alterar na minha vida, ento acho que nesse trabalho, eu tinha que explicar para eles isso da, a importncia disso da, no que eles no tenham espao para conversar, dar opinio, s que agora vamos sair da opinio, voc vai escrever um texto, se voc vai falar para uma outra pessoa, e a? Ento, uma dificuldade, voc dizer, voc descrever uma situao, ento, precisa aprender, porque se eles no fazem isso, eu acho que tambm no estaria auxiliando eles a lerem a realidade. Por exemplo, os meios de comunicao, ler um filme, eu acho que... Eles estariam lendo do mesmo jeito? . Eu acho que uma questo, trgico isso, se a gente fosse cair naquele relativismo, voc vai ter a sua leitura, no, eu vou falar, escrever se eles quiserem dar a opinio, ser contra ou a favor eles do, mas eles precisam ter um espao na avaliao para eles conclurem, dar opinio deles." (Entrevista com Prof. Jos)

Mas, "no raro que haja um descompasso entre o filme visto pelo professor e aquele que impressiona seus alunos."18 Nada garante que o filme que o professor assiste o mesmo filme que o aluno tambm assiste. Embora direcionado por um tema comum, possivelmente o espectador no dominar todas as informaes e nem recebe da mesma forma a(s) mesma(s) mensagem(s). Esse ideal de

39

direcionamento, e condicionamento que o professor busca, demonstra direta ou indiretamente que ele acredita na existncia de uma forma sociolgica de ver o filme, que no permite mltiplas interpretaes, e portanto, esse ato de ver e analisar o filme em sala de aula no to aberto assim, e nem "to democrtico". O ponto de vista dos professores entrevistados de que em seu trabalho, ao se utilizar de filmes, estejam dando uma "viso crtica" a seus alunos, mas na prtica impem uma forma de anlise que acaba sendo induzida aos alunos na prtica. "Voc acha que existe uma forma Sociolgica de se ver e analisar filmes? Voc pode pegar por exemplo a questo da massificao, de estar passando valores massificados e fazer uma anlise dos programas em cima disso, da televiso em geral, dos filmes. Tem sim, d para fazer. Em que as Cincias Sociais podem contribuir para estar analisando filmes? Tem alguma coisa especfica que s as Cincias Sociais pode ler o filme dessa forma ou analisar um filme de determinada forma? No. Eu acho que outras reas de conhecimento tambm podem estar levantando aspectos do filme. As Cincias Sociais, ela vai levar mais para a questo dos mecanismos sociais. Na Filosofia, pode estar questionando uma srie de outras coisas. Histria tambm, um momento contemporneo. A Lngua Portuguesa, os usos, os costumes, a linguagem pode estar comparando. D para vrias disciplinas usarem." (Entrevista com Prof. Dbora) "Existe uma forma sociolgica de se ver e analisar filmes? Eu acho que para quem se formou em Sociologia, automaticamente voc tem uma forma sociolgica de ver as coisas todas, isso intrnseco." (Entrevista com Prof. Maria)

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 131. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.

18

40

"Voc acha que existe uma forma sociolgica de se ver e analisar filmes? Eu acho que tem. Tem uma histria, tem uma leitura sociolgica no cinema. Por exemplo, seria voc analisar o cinema, a partir das condies sociais que ele foi produzido, um tipo de esttica que voc pode... ou ento pegar o filme e ler apenas o aspecto sociolgico, possvel." (Entrevista com Prof. Jos) "Voc acha que existe uma forma sociolgica de se ver e analisar filmes? A Sociologia contribui em que? Acho que sim, porque por exemplo quando a minha aluna perguntou se comunista come criancinha, a eu falei, no, a completamente ideolgico, comecei a explicar para ela a situao da Guerra Fria, fui citando filmes onde aparece o alemo oriental, aquela pessoa dura, insensvel, o russo insensvel, a falei do "Rock 4" que aparece tambm umas coisas assim, quer dizer, eu acho que essa aluna, esses alunos que absorveram esse tipo de coisa eles passam a olhar para a coisa de uma forma diferente. Voc acha que ela vai comear a assistir essas obras todas de outra forma? Eu tenho impresso que sim, claro que isso algo muito pequeno diante do que a gente sonha que poderia ser. Mas eu acho que acontece isso sim, e eu lembro disso em mim no 2 grau, influncia que teve essas coisas para mim no 2 grau foi muito forte, tanto que tem a ver com minha opo de estudar Sociologia." (Entrevista com Prof. Marta) "Existe uma forma sociolgica de se ver e analisar filmes? Eu acho que existe. possvel. A cinematografia a rea do conhecimento que a comunicao, a televiso, rdio, cinema, jornal, tudo. Agora, eu posso fazer um olhar sociolgico sobre a mdia, sobre a comunicao, por exemplo: em que mo est, a quem interessa, que momento histrico vive, quais conflitos so subjacentes, o que se revela, o que no se revela. Eu acho que as Cincias Sociais... porque no podemos esquecer o seguinte: a comunicao um produto de uma relao de construo, produto de relaes de

41

trabalho, baseada na minha rea de conhecimento que Cincias Sociais, tambm. O produto desse trabalho tem que ser discutido, como eu no meo a histria da humanidade por aquilo que ela produz, mas pela maneira como ela produz. Essa a viso que eu tenho, isso quer dizer o seguinte: que as relaes que se do no interior de uma televiso, no interior de um jornal, ou de uma grfica, dentro de uma editora, vo refletir no produto de um trabalho, porque eu era exmio crtico no perodo da ditadura, os perodos de recesso da histria da humanidade, e agora que eu vivo um processo de construo da democracia, eu perdi minha seara.(...)". (Entrevista com Prof. Pedro) "Voc acha que existe uma forma sociolgica de se assistir TV, de ver vdeo, de estar analisando imagens? De uma forma sociolgica? . Mais crtica ou no. Existe alguma coisa especfica na Sociologia que d uma bagagem maior para voc fazer esse tipo de anlise? No sei se necessariamente. Eu acho que sim, porque quem tem a viso da Sociologia, assiste TV com outros olhos, mas acho que isso no regra, no necessariamente s o cara que faz Sociologia, outra pessoa que tenha uma...sei l, um jornalista, uma pessoa que esteja ligada, que tenha conscincia das coisas, que tenha uma certa, um senso crtico, acho que voc no precisa ter feito Sociologia para voc poder discernir algumas coisas. Em que voc acha que as Cincias Sociais podem contribuir para analisar, para a gente no ser to ingnuo na hora de se estar assistindo algum filme ou programa de TV? Como que ela pode contribuir? Ela pode contribuir a partir do momento que voc trabalha com os alunos esse senso crtico, esse olhar crtico, de ver as coisas um pouco alm do que est a na cara, voc tem que mostrar, tem que dar direo." (Entrevista com Prof. Ana)

42

O professor busca um certo direcionamento ao assistir o filme e constri toda uma situao para realiza-lo (o direcionamento) e apresent-lo (o filme).

"Por exemplo, eu falo: vou passar um filme: "Brincando nos Campos do Senhor". Falo mais ou menos o que a histria. A histria de uma tribo indgena na Amaznia, que eles nunca tinham tido contato com os brancos e a depois vo ter contato com alguns pastores, vo l. Eu fao uma sinopse, mais ou menos para eles saberem o que eles vo assistir, que tipo de filme para no chegar l, ento, dou mais ou menos uma preparada, no que eu dirija j, isso no, ento isso, a durante o filme..." "Voc fala alguma coisa assim: Preste ateno naquilo. Comenta alguma coisa ou s assiste mesmo? No. Comento algumas coisas. Seria interessante vocs prestarem ateno..., mas eu procuro no dirigir muito, s algumas coisas. s vezes voc acaba falando, como tpicos." (Entrevista com Prof. Jos) " Mas voc falou que sempre d uma prvia no... quando voc introduz um filme, voc faz como? Sugere, eles aceitam ou no, e depois? Dou. Se eu peo para eles assistirem eu sempre estou colocando, por exemplo "Contato", eu falei, coloca uma discusso assim no filme, vai assistir, interessante, preste ateno no que o filme est colocando, alguns vo assistir, alguns prestam ateno, alguns vo por entretenimento mesmo. Mas geralmente se voc sugere alguma coisa tem porqu para estar sugerindo, no s entretenimento, porque o ator bonitinho, voc fala: olhe tal coisa no filme, sempre procuro fazer isso com os filmes que eu j assisti, eles vem perguntar, sugestes. Com este grupo que eu tenho no "Mrio Natividade", sempre parte das alunas: - D uma listinha de sugestes de filmes para mim assistir. Ento eles vem pedir, a eu vou falando o que eu achei interessante, porque eles comentam filmes que eles assistiram tambm, porque eles acharam interessante, o que eles viram no filme que eles gostaram, d sempre para questionar um pouquinho." (Entrevista com Prof. Dbora)

43

"Eu quero que voc tente pegar uma parte mais especfica de seu trabalho com relao a estar usando filme. Como voc trabalhou com seu alunos? O caso, por exemplo, a experincia com vdeo foi o documentrio "Muito alm de Cidado Kane". (...) as classes assistiram ao filme e a em cima dessa, primeiro, antes de assistir ao filme eu tentei preparar um pouco o terreno, porque como eu j conhecia o documentrio, etc... e tal, pode at chamar isso de diretivismo, no sei, pode at ter sido mesmo, alguns chamam, eu tentei situar o documentrio na histria do pas, quando vai aparecendo um monte de fatos histricos, de dados do movimento histrico, etc.. e tal. Eu tentei preparar, expositivamente falando: gente, olha, vamos juntar com outras disciplinas que vocs j viram, Histria do Brasil, e pegar exatamente a questo do Ps-64, o que vocs acham, vou tentar abrir um pouco mais. E foi assim, um impacto, para eu ver que aquele momento, que aquele processo histrico para eles no estava nada claro. E a eu tentei situar: olha gente, acho que vai ficar uma coisa meio... como vocs assistem televiso, que aquela coisa assim... vai passando as imagens e no bem assim. Pelo menos eu vejo que no bem assim, para depois ir passando o filme, e em alguns momentos eu parava, eles ficavam fodidos com isso, a eu falava: t vendo gente aqui, eu acho que tem algumas coisas a. Pelo menos da maneira como eu via, e a vai. E depois eles, depois no final, abrindo, n, que eles achavam, se gostaram, entenderam, no entenderam, qual a do documentrio? O que um documentrio? O que significa? Se verdade, a imagem verdade, ou no ? uma das vises, ? Fazendo esse trabalho de relativizao, e no caso do "Vtor", pelo menos no perodo da tarde, deu resultado. Deu resultado no sentido de que possibilitou o debate, possibilitou conversas, porque eu acho que o "Vtor" ainda uma escola diferenciada". (Entrevista com Prof. Antnio)

Prevalecendo assim a sua interpretao, o professor mostra um sentido, direciona a anlise. Resta saber se esse direcionamento radical, opressivo, nico,

44

ou at que ponto uma atitude de esforo que busca sentidos para o que analisa, visando desencadear reflexes que reconheam os determinantes na imagem, que colaborem para que os alunos se situem no contexto histrico-social e que tragam novos sentidos, novas perspectivas e propostas.

DA ABORDAGEM DAS IMAGENS EM SALA DE AULA

Para facilitar a anlise geralmente o filme abordado juntamente com outros recursos. Uma mistura de linguagem onde uma complementa a outra. "Voc aborda o filme sozinho ou com algum outro recurso? Voc usa texto? Por exemplo, esse filme que eu passei, "Brincando nos Campos do Senhor", eu usei uma entrevista com Arton Krenak, mas no que necessariamente, eu vou passar um filme e depois vai ter um texto especfico. Em geral, a gente, por exemplo, eu passei o filme, e o que a gente fez: um comentrio sobre o filme, uma reconstituio do que aconteceu na histria, a leitura que eles fizeram do filme, algumas dvidas que eu poderia estar tirando, uma compreenso, a gente teve uma conversa sobre o filme, e a eles vo escrever alguma coisa sobre isso, sobre o que eles viram. Mas eu dou uma certa orientada sobre algumas coisas que seriam interessantes, por exemplo... Antes ou depois do filme? Depois. Por exemplo, conflito que houve num encontro entre uma determinada tribo indgena e os pastores, eles foram l para civiliz-los, domestic-los, fazer... Ento a, eu j oriento algumas questes para eles tentarem escrever um pouco sobre isso da." "Voc faz uso de algum outro tipo de recurso na sua aula, tipo jornal, livro? , s vezes eu uso, dependendo do assunto eu trago uma reportagem, ou ento tiro xerox, ou revista, uma entrevista, por exemplo, no caso desse filme, eu peguei uma entrevista

45

com o Arton Krenak, eu selecionei algumas perguntas, e a eu tiro xerox pro pessoal. Fiz uma apostila, usei uma histria em quadrinhos com eles este ano, do Maurcio de Souza. (...) Ento, na medida do possvel, o que der para encaixar, eu vou usando." (Entrevista com Prof. Jos)

Ou ento usam o texto s no fim, como um complemento, onde um acrescenta-se ao outro. "Voc passa o filme primeiro ou depois? Voc falou que est sempre ligado com alguma coisa. Voc passa ele antes como algo introdutria dentro do assunto que voc quer tratar, ou voc fala do assunto e depois entra no filme? s vezes no meio. Eu dou uma introduo, falo do filme, passo o filme, depois eu termino, ressalto, a sim, o texto usado como apoio. A ressaltando algumas coisas que o filme coloca com o texto." (Entrevista com Prof. Dbora) "Eu escolhi esse livro, "Cidado de Papel", do Gilberto Dimenstein. Na verdade no um livro propriamente para um 3 colegial, tem uma linguagem super fcil, d para voc trabalhar at na 5 srie se quiser, mas os temas so para todo mundo e como tinha 20 unidades desse livro na escola, para eu no ter que ficar pedindo xerox, todas as escolas tem 20 unidades desse livro. Para voc pedir dinheiro para xerox aquele drama, eles no tem, se tem gastam na cantina, com razo, era noite as aulas, vieram do servio, esto com fome, ento um drama para xerocar as coisas. A escola, a diretora no achava que tinha que fazer pizza, cachorro quente para vender, para conseguir dinheiro para o xerox, no achava que era legal, acha que o aluno tem que ter responsabilidade de separar dinheiro para o xerox. Mas a coisa no bem assim, muitas vezes no s uma questo de responsabilidade, em muitos alunos sim, tem sempre os malandrinhos que no esto afim mesmo, mas tem uma questo social. Se eu s vezes no tenho dinheiro para ir no cinema assistir um filme

46

legal que eu quero ver, porque quanto mais eles que do um ralo danado. Era um curso noturno, num bairro, no era um bairro super bom, no aquela escola do Cambu, enfim, eu para evitar esse transtorno de ficar pedindo dinheiro pro xerox, eu resolvi usar o que tinha l dentro daquela escola e usei esse livro, e ele trabalha a questo da cidadania, a questo da violncia, e a gente passou o Pixote, acho que para eles foi o nico filme que eu passei. Acabei ficando um pouco receosa de passar esse filme porque tem umas cenas sexuais ali, mas a classe tinha cabea boa, mas de repente passa um na porta da sala de vdeo e v, eu fiquei meio esperta, mas acabou dando tudo certo, eles gostaram e deu para discutir bem isso com eles, inclusive porque neste livro ele fala do Pixote especificamente, foi interessante." (Entrevista com Prof. Maria)

Essa mistura de linguagens parece colaborar para aumentar a bagagem cultural dos alunos, melhorando o nvel de discusso, pois trazem para os "debates" em classe referncias guardadas, esquecidas, outras imagens, outros acontecimentos vivnciados ou dos quais apenas ouviram falar.

O trabalho com filmes, aparentemente, como podemos observar nas falas dos professores, no segue uma regra especfica, um formato rgido. Procura ser algo aberto, aparentemente espontneo. "Voc usa algum texto em conjunto ou s passa o filme? Voc est trabalhando um tema, antes voc faz uma preparao com os alunos ou no tem esse tipo de preparao? Se est dentro do tema, em qual voc j est trabalhando, isto automtico, nunca pra para pensar. Vou fazer uma preliminar. As coisas acontecem. No momento em que eu acho que legal eles assistirem, eu passo. J aconteceu de dependendo da classe eu passar primeiro o filme e depois falar, um assunto que eu nunca tinha passado, inclusive porque s vezes s aquela semana que o vdeo est

47

disponvel, no deu tempo de fazer nada antes. Aqui no tem o tal do quadrinho, mas em todas as outras escolas que eu dei aula tinha uma cartolina na sala de vdeo, ento no dia tal voc marcava seu nome. Ento no assim to rgido, a hora que tem a sala de vdeo voc vai l e passa, e em geral como est dentro do tema, existe uma discusso, ou anterior ou posterior ao filme." (Entrevista com Prof. Maria)

Os entrevistados usam o vdeo como uma forma de estar se comunicando com seus alunos de uma forma mais agradvel, que eles gostem mais, e entendam melhor. Usam o vdeo com interesse de envolver mais seus alunos, para que eles se interessem pelo contedo transmitido, para atrair mais a ateno deles para a aula, para mobilizar afetivamente os alunos, para que eles memorizem melhor o contedo abordado, para durante a aula obterem uma comunicao mais tranqila, fcil e agradvel. "O que o uso da imagem traz que outras linguagens no trariam? Tem essa eficcia da imagem, da memria que eu acho que ela a melhor do que qualquer outro recurso, porque eles tem muita dificuldade de concentrao. Se voc vai recitar uma poesia, voc vai, pede alguma coisa para ser lida e a imagem tem aquela coisa de, quer dizer, ilusrio isso, mas a gente tende a achar que a fotografia, o filme, ele tende a ser mais fiel realidade, eu acho que isso muito presente na cabea das pessoas, que a verdade est ali, ele mostrou. Tanto que as pessoas tendem a achar o telejornalismo, se voc for ver o senso comum achar o telejornalismo no ideolgico. Mostrou, olha l. Diferente da coisa escrita, falada. Eu acho que a imagem tem esse poder, e adolescente, eles se prendem muito mais a isso." "A imagem muito mais... Mais fiel realidade do que qualquer outra coisa, consegue mostrar situaes acontecendo, tem ao. O cinema tem ao. No se compara voc contando alguma histria, lendo e

48

mostrando ali na tela. Acho que o poder de absoro da imagem muito..." (Entrevista com Prof. Marta) "O que o estudo da imagem traz que usar livro, por exemplo, no traria? O que preza o prazer, os alunos preferem ver a imagem pronta ali no vdeo do que ler, inclusive eu j fiz esta pesquisa entre eles. Quem daqui gosta de ler? Um ou outro. Quem daqui gosta de ver TV? Todo mundo. Assistir filme, ver TV, eles preferem, tem mais a ver com eles. Nesse ponto legal porque tem mais a ver com eles. Uma poesia, um texto bem trabalhado, possvel voc ter retorno da mesma forma, mas o que facilita no recurso audiovisual o prazer que eles tem. Deu para entender?" (Entrevista com Prof. Maria) "Quais seriam os requisitos para um filme ser considerado um bom filme para a escola, ou at mesmo bom para as aulas de sociologia?" O que eu procuro nos filmes eu j te disse mais ou menos. Um filme que leve eles a pensarem no sentido de sentir, que mexa com o sentimento deles, que mexa com a percepo deles. isso que eu procuro." "O que um filme tem, o que ele traz, que voc acha que interessante? O que interessante no filme para aula de sociologia, para se usar na escola, o que ele tem? Acho que eu j falei mais ou menos pra voc, eu trabalho com outro plano, no plano ... plano da percepo, plano afetivo mesmo, uma coisa afetiva e percepo. Eu trabalho com essas duas dimenses, a base dele em si a percepo, a imagem, imagem e percepo, tambm, e eu acho que essa uma questo importante, voc vivenciar certas coisas, experincias. Por exemplo, o que a obra de arte pode trazer para voc, mexer com voc. Ento ela pode desvelar algumas coisas que voc no, apenas no nvel conceitual no era suficiente. Ento eu acho que pode contribuir nesse sentido." (Entrevista com Prof. Jos)

49

DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS

Atravs dos modos usados de abordagem dos filmes, e da motivao demonstrada, os professores tambm encontram muitas dificuldades, que se apresentam das formas mais diversificadas, como, por exemplo: "Voc j falou que sua escola tem TV, parablica, o pessoal usa muito? Usa bastante. Nas duas escolas tem que agendar porque seno corre o risco de no conseguir usar. (...) o que acontece muitas vezes que voc vai usar e est conectada na TV Escola, e no pode, e a outra televiso h um tempo atrs ela estava quebrada, mas parece que mandou arrumar, ento est dando para usar. No est dando para sair da biblioteca porque o rack est quebrado, mas d para levar os alunos l e assistir tranqilo." "O pessoal usa bastante ento.? s vezes eu falo, eu vou trazer tal filme para vocs assistirem. Ah! Ns j assistimos, ento vamos comentar, quando a maioria j assistiu eu no levo, porque voc no consegue segurar na sala, eles comeam a fazer baguna. O pessoal perde o interesse? Perde o interesse." "Qual a maior dificuldade que voc encontra ou encontrou para estar usando filmes na sua aula? Tem inmeras: o vdeo no est disponvel, no pode usar sala de vdeo determinado dia. Ou o questionamento, se voc comea a passar muito filme, a direo, coordenao vem te questionar porque voc s est passando filme, tem muito disso tambm. Porque s vezes levar, por exemplo, para a escola se eu quiser levar um filme tipo daqueles do Vam Dame para trabalhar alguma coisa dentro do filme eles vo achar absurdo, vo achar que aquele tipo de filme no tem nada para ser trabalhado." "Que aquele tipo no um filme para se usar na escola? . A dificuldade que voc encontra, a mais com relao a alunos e comunidade tem que pensar, trabalhar muito bem o filme antes, principalmente se ele vai ter cena de nudez, ou se

50

vai ter umas cenas mais pesadas, eles vem coisas pior na rua, no cinema, na casa deles, mas se levar para a escola muda completamente de figura." "Proibido. . Tem um controle realmente, em se estar levando determinados filmes porque aparecem determinadas cenas, a tem que trabalhar muito bem com eles antes, o que eles vo ver." "Voc j entrou em alguma situao difcil por causa disso? J, eu queria passar "Kids", a escola no deixou, a diretora bateu o p e eu no passei." "E voc j passou alguma coisa que incomodou, seja os alunos, ou...? J. Os alunos no, porque eu trabalhei com eles antes. Eu falei: vai ter algumas cenas do filme que vai acontecer isso, isso e isso, o que eu quero que vocs vejam nesse filme o mocinho e mocinha pelados, no, mas isso faz parte. Realmente, questo de tomar cuidado tem que tomar, tem que trabalhar muito bem com os alunos antes." "Voc j entrou em alguma situao difcil? No, nunca. Mas conheo gente que j entrou e deu muita confuso." (Entrevista com Prof. Dbora) "A maior dificuldade voc ter que, por exemplo, nesta escola a pessoa esquece a chave da sala de vdeo, dificuldades de infra-estrutura. s vezes aluno que falta, perde o filme a depois "h professor, eu queria assistir!", "no tenho fita". Ento uma pena. A dificuldade, s vezes no d para assistir em duas aulas, ou voc tem s uma aula e a voc tem que pedir tempo para outro professor, ento isso acaba criando uma srie de dificuldades, mas superveis, s isso." (...)"Ah, isso tem. A molecada... s vezes uma cena que... antes uma classe assim, que a hora em que apareceu homens pelados a, ndios pelados, as meninas fizeram uh! Uh! A eu falei, gente parece que vocs nunca viram homem pelado, a elas: - Professor, voc deu uma dura na gente, foi para arrasar agulha. E assim, a falei gente pra com isso da, j que vocs nunca viram homem pelado...falei isso para elas, fiquei puto da vida. Mas eu acho que a relao assim mesmo, voc d umas duras aqui, outras ali, depois o pessoal vem, tira sarro,

51

voc ficou bravo, numa boa, isso eu acho que normal. s vezes acontece uma cena, o pessoal fica... tem um aluno lendo jornal no filme, espera a, voc vai assistir ou sai. Agora, isso tem, sempre tem, s vezes d sono em aluno..." "Seus alunos gostam de assistir filmes? Gostam. Voc j se deparou com algum aluno que no gosta? No me lembro. Geralmente voc faz uma prvia para saber se eles gostam ou no? . Eu j deparei com um aluno que era proibido pela religio dele assistir filmes. Ele falou: - A minha religio no permite. Eu falei: - Olha, sinto muito, mas voc vai ter que assistir. Teve algum certo incmodo com os pais principalmente? No. No, porque ele assistiu, mas a religio dele no permitia, tanto que ele saiu de casa depois e foi morar sozinho." (Entrevista com Prof. Jos) " o tempo hbil, a organizao da escola, o ter que ir locadora, porque s vezes no d nem tempo, ficar procurando o filme que eu quero, esse filme que eu gostei muito de ter mexido com ele, O Enigma de Kaspar Hauser, foi super difcil de achar. Achei na 100% vdeo l do Cambu, isso complicado. Eu queria esse filme, no queria outro. Eu at tenho algumas coisas em casa, mas naquele momento, era esse o filme que eu queria passar. Achei difcil ter que ir procurar de locadora em locadora e, acho difcil tambm essa questo de no ter tempo, ainda mais esse ano que uma aula s. Se tivesse uma videoteca boa na escola, j facilitaria." "Voc trata especificamente assim, por exemplo: hoje vamos falar de TV? As coisas variam muito de classe para classe, de escola para escola. Nessa escola, as classes que eu tenho d para fazer a coisa fluir normalmente, e um pouco, vamos e venhamos, dos dez anos que eu tenho de magistrio d perfeitamente para aquilo que eles trazem. A partir da voc fazer uma anlise, um papo at meio construtivista, que est meio na moda, mas eu fao isso naturalmente, mas no acho que seja uma coisa fcil de se fazer. que eu estou muito acostumada e porque essas classes que eu estou hoje, elas so legais, eles querem saber. Tem classe aptica, que no est a fim, que est ali para

52

passar de ano. Quando voc d 36 aulas semanais tem sempre aquela classe que no quer saber de nada, principalmente esse 1 colegial, ele muito interessado, eles esto naquela fase hormonal, eles vem e perguntam as coisas. Um menino veio perguntar de drogas esses dias. Porque a droga viciava, mas isso foi paralelo, enquanto o pessoal fazia alguma coisa ele veio perguntar: Ah! Por que o jogo vicia? Ento voc v que eles tem algumas angstias e essa a hora de a gente entrar." (...) "Eu falei com uma outra professora e ela falou que entre filme e TV ela est preferindo usar a TV, porque TV ela pode fazer cortes, ela no vai pegar e passar o programa inteiro. Ela vai fazendo cortes justamente pelo problema do tempo de aula, que curtssimo, no d para fazer quase nada. Passar um filme impossvel. Conversar com o outro professor mais ainda, porque tem que combinar, fazer em conjunto, a cada um pega metade de uma aula e passa um filme inteiro. (Entrevista com Prof. Maria) "Qual a maior dificuldade que voc encontra por estar usando filmes em aula? A 1 coisa objetiva o seguinte: eu precisava ter um tempo na escola como profissional, como professor para poder assistir antes, porque no todos que eu assisto, isso precisa ficar claro. Mas voc no pega um filme e assiste junto, geralmente voc j assistiu antes o filme? Alguns sim, outros no. Ou alguma coisa que eu j assisti faz muito tempo e a eu penso, tem a ver. Essa a 1 coisa: ter um tempo para cuidar desse tipo de instrumental, por ex.: ter vdeo seria uma coisa importante, ter o recurso, independente do tempo para poder assistir com mais cuidado, por ex.: a Delegacia de Ensino tem, eu chego l, est sendo usado, ou se no, eu quero alguma coisa sobre determinado assunto. As pessoas no tem muito claro, Ah! Eu acho que esse aqui tem a ver! E de repente quando tem, voc vai passar est to ruim que no compensa. Eu acho que uma 4 coisa era se criar na escola o hbito entre os professores de discutir um pouco mais o recurso do vdeo, porque voc pode comprar coleo didtica, tudo bem, eu acho que um instrumental, mas esse

53

fcil, t a, voc pega l e est pronto. Essa questo de discutir com os colegas seria uma coisa muito legal, voc poder, 3 ou 4 assistirem, ento ns vamos trabalhar juntos. Ento, olha, eu acho que d para olhar isso, d para olhar aquilo, porque so s dois olhos, se voc tiver seis olhos olhando a mesma coisa, talvez voc olhasse muito mais coisa do que voc est vendo." "A escola tem alguma dificuldade de colocar horrio? No. O problema o seguinte: como s tem uma sala com essa televiso grande, nem sempre est sendo usada, tem meses que ela fica ociosa e tem meses que cheio de gente, e as 4 que eu te falei que tem 4 TVs e 4 vdeos so televisores de 20", so pequenas e a voc leva, testa, vai tudo legal, no outro dia voc vai passar, d um furo, pronto. Essa questo operacional da manuteno, tomada funciona, a luz apaga. E a 5 coisa a questo do horrio. O professor tinha que abrir mo. Quando eles passam os deles, aquele mais entretenimento, passou duas fitas de vdeo desse que eu falei, do navio que caiu, Titanic, foi a glria, mas a maioria fica aqui em baixo e os alunos em cima." (Entrevista com Prof. Pedro)

Atitudes consideradas erradas pelo professor no uso de vdeo geralmente so aquelas que eles acham que no envolvem os alunos, ou no fazem os alunos voltarem sua ateno para o ponto desejado pelo professor.

"(...) Tem at um episdio muito interessante, eu fui passar, eu estava dando o tema de Explorao, eu no lembro exatamente o que era, mas era um tema marxista, isso foi em 96, a eu fui passar, isso a, foi uma burrada mesmo, porque o filme pesadssimo para eles, eu fui passar "Classe Operria", porque eu lembro que quando eu assisti eu gostei. A eu fui passar para eles, eu falei: -Meu Deus, o que eu t fazendo?! Quer dizer, pesado mas tem contedo. Era para o 1 colegial. Pesado assim, eles no se interessaram, no conquistou o pessoal de jeito nenhum, a nica coisa que eles prestaram ateno foi na transa do operrio."

54

"Voc acha que tem determinados filmes que do resultado, determinados filmes que no do resultado para os alunos ou voc poderia estar passando qualquer coisa , depende do jeito que voc est abordando? Eu acho que tem muito a ver com o jeito que voc trabalha antes. Voc prepara a sala para ver o filme, voc j est falando do tema h algum tempo. Quando o filme exige mais ateno, eu acho que tem melhor resultado, mas independente disso, eu acho que tem filme que no colaria de jeito nenhum. Eu acho que Classe Operria, esse o caso, pela forma do filme, e ele pega um momento histrico que t distante dos alunos, dcada de 60, no sei se por isso, por ex.: eu gostaria de passar para os meus alunos "Faa a Coisa Certa", eu acho que seria legal, at tentei pegar o ano passado, eu no sei se surtiria tanto efeito mas eu gostaria de passar o "Brincando nos Campos do Senhor", eu gosto muito de lidar com essa questo, eu t fazendo Cincias Polticas, mas eu gosto muito das questes da Antropologia, e essa coisa da aceitao da diferena, etnocentria, gosto muito de lidar com isso da diversidade cultural, e isso atrai a ateno deles, at hoje eu consegui trabalhar com esse tema s com textos, em grupo, porque o texto era grande e fica caro tirar xerox." "Voc achou muito pesado? Para que srie que era? Era para o 1 colegial. Pesado assim, eles no se interessaram, no conquistou o pessoal de jeito nenhum, a nica coisa que eles prestaram ateno foi na transa do operrio. E a professora de educao artstica achou que eu estava passando uma viso muito negativa, ela no veio discutir comigo, eu percebi isso plos bochichos dos alunos, eles devem ter comentado que viram o filme comigo e comentavam o filme, ela passou um outro filme da pessoa conquistando as coisas atravs do trabalho, atravs do esforo, e foi muito engraado porque a houve um dia que ela estava passando para uma determinada sala e a minha aula era a seguinte, a ela pediu para ver se no dava para eles continuarem l na sala e eu ficar l com eles. Eu vi o fim do filme, quase que eu chorei junto, e eles adoraram o filme da professora. Ento eles gostam dessa coisa, dessa apelao emocional." "Voc lembra que filme era?

55

Eu no lembro. Era um rapaz que corria, no um filme famoso, eu nunca vi, mas essas coisas do Walt Disney, que tem sempre aquela mensagem: voc vai, se esfora que voc consegue, que voc vai se dar bem. Aquela coisa norteamericana, e eles gostam. Eu percebi que eles gostam muito desse tipo de coisa, porque eu acho que eles vislumbram, quer dizer, se colocam no lugar do rapaz, e alguma luz para eles de estar dizendo vocs tem alguma chance. E eu fico l passando explorao do trabalho, luta de classe, a fica complicado." "Quais seriam os requisitos para um filme ser considerado bom para a escola? Ou bom para a aula de Sociologia? Eu gosto de um filme quando ele consegue mostrar situaes cotidianas sobre o tema que eu estou falando. Eu achei que A Classe Operria fazia isso e faz, mas muito longo, ficou pesado, escuro demais tambm." "Cite algum filme que voc acha que seria legal para estar usando, ou que voc j usou, ou os filmes que voc gostaria de usar, ou por exemplo: eu gostaria muito de estar usando aquele filme e no usei ainda! Eu percebo que eu tenho muita dificuldade de lidar com isso, saber o que vai ser bom para meu aluno, por exemplo: outro dia eu estava assistindo a "A Noite dos Desesperados", um filme belssimo sobre desemprego, eu achei. Na crise de 29 as pessoas resolvem danar at a exausto, num concurso, e quem ganhasse ia.. ganhava uma quantidade de dinheiro, a vai passando o concurso, as pessoas danando at a exausto, uma grvida com o marido dela, e vai passando as pessoas contando um pouco da histria de vida delas, no contando na narrativa, mas dilogos. Eu achei aquilo o mximo, depois tem um suicdio no final, e a eu falei, seria legal passar para os meus alunos, eu adoraria passar aquilo para falar sobre desemprego, mas eu percebo que gente como eu queria assistir aquele filme, agora, os alunos acho que no queriam assistir, e a eu tenho muita dificuldade de saber o que eles gostariam de ver. Eu acho que esse filme "Tempos Modernos" teve algum resultado com eles, foi legal." (...) "Uma a estrutura da prpria escola. Tem uma sala de vdeo para todos os professores e existe tambm um certo preconceito, se voc comea a levar muito o aluno para ver

56

vdeo, comeam a achar que voc no est querendo dar aula. Eu acho muito engraado, como se voc usasse o vdeo como fuga dentro da sala de aula, tem a minha inexperincia, minha falta de saber, ter conhecimento dos vdeos que podem ser usados. Eu percebo que, esse ano por exemplo eu j teria usado 3 em 6 meses porque eu j estou dando aula h mais tempo, tenho mais experincia com a coisa. Ento se eu tivesse um catlogo explicativo sobre tema de cada filme, mesmo a Delegacia de Ensino no tem isso, fica mais difcil para voc estar lidando. Acho que a maior dificuldade essa de evitar esses erros, de estar pegando um filme tipo esse "Classe Operria"." (Entrevista com Prof. Marta) "(...) e claro, aquele clssico que eu assisti umas "trocentas" vezes (...) que "A Classe Operria vai ao Paraso", que eu passei. Funcionou? Eu j avisei de antemo: - gente, no aquele filme estilo "Rambo" que vocs esto acostumados, cinema americano, aquela coisa, cinema europeu, que um outro papo. Que foi com a turma do "Baro Geraldo de Rezende", com o 3 colegial. E eu no sei se eu no tinha simpatia ou no sei o que, mas olha, no foi muito fcil, no. "(...) No sei, "Aguirre, a clera dos deuses", por exemplo, e eles no gostavam, eles no entendiam. Tipo assim: aquela coisa da ao, destroa, arrebenta, acaba, que o prprio movimento do filme americano, a ao. "Aguirre" tem ao, mas passa por um outro lado, mas o filme pra mim, eu no vejo como ilustrao". (Entrevista com Prof. Antnio)

Dificuldades que no deveriam emperrar ou impossibilitar o trabalho, pois, como diz Bruzzo: ""Se o "bom" professor nem sempre aquele que tem grande conhecimento em sua disciplina, tambm no aquele que no comete erros.

57

Porque quem introduz novos elementos em suas aulas est sujeito a erros e circunstncias inesperadas. Importa saber avali-las19".

De certa forma deparar-se com dificuldades comum no trabalho do professor, j que ele est se utilizando de algo "novo", mas o que mais importante e o que pode diferenciar um professor do outro so as "sadas" encontradas por cada um: alguns passam pelo perigo da desistncia do trabalho com imagens; outros se estimulam e vo em busca de cursos e livros que o auxilie para "consertar seus erros" no futuro, ou ainda para trazer novidades.

"O significado destas experincias que o professor considera fracassadas dado pelo modo como ele reformula sua prtica em funo delas: recua para atividades mais convencionais ou busca alternativas?20.

"Como a escola no fornece parmetros para lidar com filmes, os professores buscam caminhos prprios. Em muitos casos adaptaes simplistas de metodologias conhecidas, outras vezes consegue-se mergulhar nos elementos presentes no filme para, com um p na especificidade da disciplina, apontar para a construo da narrativa ficcional."21 "Quando voc passa um filme voc tem uma idia formada, vai se preparando para o que os alunos vo esperar dele, ou qual vai ser a resposta dos alunos? Voc tem uma idia formada para ver como vai
BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 127. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 20 BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 128. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 21 BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 137. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.
19

58

se dar essa relao entre o aluno e a imagem que voc est passando? Chega a se preocupar com isso? Chego sim, me preocupo, s vezes eu coloco os objetivos que eu quero que eles percebam com aquele filme, s vezes eles levantam um aspecto que passou por mim o filme todo que eu no percebi, e eles levantam ali na hora, ento mais caixinha de surpresa, s vezes voc coloca: Ah! Eu acho que essa cena vai ser interessante por causa disso, esse trecho do filme ou esse valor que o filme vai estar trabalhando, vai ser interessante por causa disso. E de repente, o aluno chega e fala: no, mas e isso, e essa outra coisa que ficou ali esquecida? E ele vem com uma interpretao, ou que no tinha passado pela sua cabea trabalhar aquele aspecto do filme, acontece." "Voc acha que existe uma forma ideal para estar usando filme, tem uma formulinha mgica para garantir o interesse? No tem, uma caixinha de surpresas, de repente voc leva um filme achando que vai ser o mximo e eles simplesmente detonam o filme, detonam voc, aquilo que voc queria que eles percebessem eles criticam: no achei, no era isso. s vezes acontece." Mesmo voc dando um preparo antes para os seus alunos? Voc falou que d uma preparada antes de estar passando o filme. Mesmo dando o preparo. Sempre acontece uma surpresa?! Acontece, muitas. Nessa histria do "Kids", foi dentro de uma proposta da Feira de Cincias que eu queria passar porque eles estavam trabalhando na minha matria e em outra matria com DSTs e eu queria passar para eles. Mas eu queria passar para chocar mesmo, para chacoalhar. A falaram: no, porque o filme horroroso. A eu falei: mas exatamente por isso que eu quero passar. A eu acabei no passando, achei melhor no entrar em atrito naquele momento com a escola e insistir. Eu perguntei tambm para eles se eles gostariam de assistir e eles no demonstraram muito interesse, ento eu deixei quieto. Mas acontece. No "Em Nome de Deus" eu falei que numa determinada cena ele tirava a batina e aparecia um nu frontal. - mas vai passar isso? Eu falei, gente, uma cena de segundos, mas eu falei para eles que tinha a cena, a eles: tudo bem. que s vezes voc pensa em trabalhar isso e aquilo, o tempo limita, so 50 minutos de aula, depende a

59

poca que voc programa para passar os filmes, depende de quando d para voc agendar. So algumas coisas burocrticas, s vezes o professor da outra aula vai dar uma prova, ou um contedo importante, no pode ceder aula, antes voc tem que ver uma srie de coisas, mas na medida do possvel se no d para passar l eu estou sempre pedindo para eles assistirem em casa, assistirem fora, sempre com programas de TV, sempre procurando falar com eles: assiste tal programa, vocs vo ver interessante, legal, fala de tais assuntos." (Entrevista com Prof. Dbora)

DA IMPORTNCIA DA UTILIZAO DE FILMES EM SALA DE AULA

Fonte de contedo, pois rico em temas, e fonte de formas, pois belo e atraente com suas imagens e sons, o filme visto como um recurso importante em sala de aula. A importncia percebida ao se ressaltar as possibilidades do filme na relao aluno-imagem, que permite a aproximao afetiva dos alunos para com o tema estudado22, a possibilidade de um exerccio de observao e o desenvolvimento de interpretao e anlise de um produto cultural, a possibilidade de ser uma espcie de laboratrio psicolgico que cria situaes experimentais23, um elemento que mexe com a racionalidade, a percepo, memria, sentimentos, desejos, faz refletir, "extrapolar", permitindo conhecer e pensar.

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 123. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 23 TARDY, Michel. O PROFESSOR E AS IMAGENS. Pg.97. Editora Cultrix. So Paulo, SP, 1976. Como o autor escreve: "O cinema uma espcie de laboratrio psicolgico que cria situaes experimentais: um meio de proporcionar existncia experincias imaginrias que a realidade recusa ou torna improvveis."

22

60

Usam o vdeo como uma forma de estar se comunicando com seus alunos de uma forma mais agradvel, que faa com que eles gostem mais e entendam melhor o contedo da disciplina estudado em classe. Usam o vdeo com interesse de envolver mais seus alunos, para fazer com que eles memorizem melhor o contedo abordado, para atrair mais a ateno deles para a aula, para mobiliza-los afetivamente fazendo-os conhecer e estudar se utilizando de outras formas que no s a razo, para a aula "rolar" melhor e a comunicao entre aluno e professor ser mais espontnea, agradvel, "tranqila". "O que voc acha importante ressaltar no filme? Voc trata do tema geralmente? Assiste o filme de qual forma? Voc tem alguma... passa o filme e voc pega alguma coisa especfica? Acho que as duas coisas. Existe o lado da temtica do filme que voc trata de forma geral, mas tem algumas cenas, em geral em alguns filmes que so fortes, e que retratam exatamente aquilo que voc queria, que voc chama a ateno e discute com os alunos sobre elas." "O que um filme tem que voc acha que interessante? Porque estar usando filme e no usando outra coisa? Porque ilustra, porque eles gostam, porque chama a ateno deles e eu percebo o fruto disso em sala de aula. Os temas que eu tratei e que teve esse tipo de recurso eles assimilam melhor, isso visvel. O tema do "Cristvo Colombo" que eu te falei que eu passei, o descobrimento ficou selado neles depois que eu passei o filme." "Voc acha que usar filme ajuda muito em seu trabalho? Acho fundamental." "Em que voc acha que ele ajuda? Apenas como se fosse uma ilustrao, embora voc falou... fala um pouco dessa experincia de ter ajudado demais os alunos no caso dos filmes? Era uma 8 srie, era aula de Histria, at ento eles tinham ouvido falar muito em Descobrimento da Amrica, desde a 1 srie, ento um saco, de novo isso quem descobriu o Brasil. Ento na hora em que voc v um filme belssimo, de paisagens bonitas e que mostra o ndio com aquela ternura toda, que eles eram felizes aqui, que tinham uma civilizao aqui, na verdade. No aquela coisa distante como eles

61

pensam, chegou, colonizou, tinha todo um processo histrico aqui tambm, isso ficou claro para eles no filme, eles viram com outros olhos, alis, viram com os olhos, diferente de voc ficar na sala de aula, na frente da lousa e ficar falando, falando. Voc est visualizando, est formando um imaginrio diferente do que at ento voc tinha. Era diurno, voc percebe que eles conseguiram elaborar melhor o tema a partir do recurso audiovisual. No sei se deu para entender." (Entrevista com Prof. Maria) "s vezes o cotidiano, costumes diferentes, s vezes mexe com o valor moral desses alunos, aquilo que eles tem como valor e mexe fundamentalmente com as emoes deles. s vezes, voc traz um filme que mexe com princpios, convices, s vezes interessante dar umas mexidas, dar uma balanada neles, s vezes um determinado filme pode despertar um interesse para ler um livro, para sair dessa coisa consumista de assistir o "Mquina Mortfera", que seja, ou "Godzila" e ir procurar um filme que seja mais de crtica, um filme que traga alguma coisa a mais no s entretenimento." (...) "O filme mais interessante para eles, mesmo para ateno, s vezes desenrolar da ateno. O desenrolar de uma cena prende muito mais a ateno do que um documentrio s falado, ou s com imagens. E eu acho que a importncia do filme depende muito do que voc quer trabalhar no filme. Se ... s vezes tem filmes que mostram uma forma de manipulao, s vezes tem filme mesmo que s violncia pura. Voc pode estar trabalhando algumas coisas com aquele filme, mesmo que aparentemente ele no tenha nenhuma proposta. Voc pode estar vendo mais atentamente, pode estar trabalhando alguns porqus. Acho que tem que assistir um filme antes para voc estar trabalhando. Eu acho que o desenrolar das aes que so interessantes e tambm muito das pocas. s vezes falam, eles comentam: antes s tinha filme assim, desse tipo, agora s tem filme assim. Antes tinha filme s de russo, de espionagem, agora no tem mais filme assim, a eu falei: mas gente, eles vo espionar quem agora? Ento eles comentam isso, ento s vezes voc pegar um filme, que seja "007" e trabalhar, olha, como eles falavam, a viso ou pegar "O Sol da Meia Noite" e colocar para eles a

62

viso que o cinema norte-americano passa da Rssia, olha, que tipo de pas que eles imaginam que , ser que assim mesmo? Ento tem algumas coisas que voc pode estar trabalhando e sempre procurando levar para o aluno o questionamento. Eu procuro sempre ver num filme que eu levo para eles isso tambm, o que aquele filme pode contribuir para que esse aluno esteja questionando mais as coisas, porque s vezes passa. O que eu falo muito para eles, j falei com relao moda, nunca levei um vdeo de desfile de moda para passar para eles, mas sempre falo da questo da moda, entra em Cultura d para trabalhar um monte de coisas. A moda, msica tambm, s vezes at um filme mais antigo, a maneira como as pessoas se vestiam, como as pessoas se colocavam, se comportavam, tambm d para trabalhar." (Entrevista com Prof. Dbora)

A importncia de se estudar imagens reside no fato de que a imagem possibilita novas formas de pensar e conhecer. "A participao to essencial ao espetculo cinematogrfico que provoca novas atividades de compreenso. Enquanto a informao verbal no diz respeito seno parte intelectual de nosso ser, a informao visual mobiliza-nos por inteiro: corporalmente, afetivamente, intelectualmente. Os mecanismos de aprovao das mensagens tornam-se outros. O cinema ensina-nos que no h apenas uma compreenso geral, que funciona de forma idntica em todas as situaes, mas tipos de compreenso, comportamentos diversos de compreenso. preciso, portanto, rejeitar o modelo falsamente universal de uma compreenso de tipo intelectualista, que consiste num encadeamento de conceitos e que passa pelo filtro da linguagem, e introduzir a idia de uma compreenso corporal e afetiva, fundadas sobre analogias pessoalmente sentidas. Compreender com o prprio corpo tanto quanto com o

63

esprito, eis uma situao original, que coloca problemas novos para a pedagogia."24.

EM BUSCA DE UMA BREVE PAUSA

Atravs de nossa pesquisa emprica pudemos verificar que os professores, percebem uma certa potencialidade e uma ambigidade da imagem, reconhecem a existncia de uma educao por imagens, ou atravs das imagens, ou com imagens, presente desde muito tempo, no cotidiano de forma intensa e muitas vezes sutil e camuflada, atuando na formao dos indivduos e de toda a sociedade.

Com a viso de que a imagem ambgua, vem "perigo", principalmente nas imagens transmitidas pela TV, e, ao mesmo tempo, vem tambm na imagem um potencial, onde se apresentam, a capacidade e a possibilidade de anlise, de reflexo e de pensamento. Alm disso, a imagem traz consigo a possibilidade de "tocar" o sentimento, a emoo e a afetividade do espectador, que se utiliza da percepo no momento do contato para o aprendizado, e para o conhecimento.

O ato de ver filmes permite se fazer um retrospecto, reviver momentos e sensaes, rememorizar. O ato de ver filmes e discuti-los em seguida ajudaria a reelaborar, repensar, algo que j foi vivido, pela pessoa ou pela humanidade. Alm disso uma outra forma de percepo do mundo que pode alargar o conhecimento. "O cinema transformou de modo profundo a maneira humana de perceber a realidade. Criou novos meios de ver ou estabelecer relaes entre as

24

TARDY, Michel. O PROFESSOR E AS IMAGENS. Pg.93-94. Editora Cultrix. So Paulo, SP, 1976.

64

impresses dos sentidos e as idias"25. Tudo isso de certa forma os entrevistados demonstraram perceber ao se utilizarem de imagens em suas aulas, embora no tenham bem ao certo se a forma que utilizam "a melhor" e por isso ainda muitas vezes possuem dvidas em seu trabalho.

O professor busca produzir uma outra relao com a imagem que no essa da distrao, do descanso, do entretenimento. O professor segue a necessidade de explorar um assunto, o tema estudado, e o desejo de exp-lo utilizando-se de filmes - uma produo complexa, da indstria, da cultura e de entretenimento - da forma que lhe for possvel, como for capaz, de acordo com suas habilidades e conhecimentos, como sua criatividade o ajudar.

Os professores entrevistados nos mostram que, ao se utilizar de imagens com a finalidade de transmitir conhecimento, pensam a educao como devendo resultar num equilbrio entre participao (pois quem assiste se envolve com a imagem afetivamente) e crtica (pois, procuram ser "crticos" de sua cultura e visam instigar isso em seus alunos), ou seja, numa tenso e/ou unio entre a fruio e a reflexo. Essa idia nos remete Tardy que nos apresenta qual deveria ser a posio do espectador frente s imagens: "A atitude ideal do espectador no monoltica: ela consiste num processo incessante de engajamento-desengajamento no tocante ao filme. Nem hiper-crtico, nem hiperingnuo (...)"26.

As entrevistas revelaram dois pontos importantes que nos suscitam o interesse em aprofundar melhor determinados temas que colocaremos a seguir e que pretendemos elaborar no prximo captulo da tese.

HOBSBAWN, Eric. ERA DOS EXTREMOS: O breve sculo XX, 1914-1991. Pg.194. Editora Companhia das Letras, SO Paulo, S.P., 1998. 26 TARDY, Michel. O PROFESSOR E AS IMAGENS. Pg.94. Editora Cultrix. So Paulo, SP, 1976.

25

65

O primeiro ponto a ser ressaltado diz respeito a uma certa ambigidade com relao s idias que os professores entrevistados nos apresentaram, explicitando que por um lado a imagem, principalmente a imagem televisiva, deve ser alvo de uma anlise e reflexo capaz de por em xeque sua possibilidade de controlar, conduzir, influenciar e at mesmo dominar o indivduo que entra em contato com ela tornando-o frgil, sem autonomia, sem liberdade e at mesmo sem identidade ou auto-afirmao. Por outro lado, esse mesmo professor ressaltou uma outra potencialidade vinda da imagem, que sua capacidade de ser um elemento que auxilia o indivduo a entrar em contato com o conhecimento de uma forma agradvel at mesmo ldica que permita ao aluno "aprender se divertindo". Assim, os professores parecem perceber, ao se utilizar de imagens para auxilia-los em sua disciplina, outra forma de percepo do mundo, que pode alargar o conhecimento do aluno, e procuram utiliz-la em seu trabalho.

Podemos ressaltar, tambm, outro ponto que consideramos relevante nas entrevistas: os professores demonstram acreditar na existncia de um

distanciamento no ato de assistir um filme ou programa de TV em sala de aula que permite que o espectador analise o produto escolhido e tenha uma relao diferente, "perceptiva", com o que est sendo conhecido. Acreditam na existncia de uma diferena entre a imagem assistida pela TV - imagens lancadas bombardeando os espectadores e vistas sem muito controle -, e/ou no cinema e as imagens escolhidas pelo prprio professor e assistidas dentro de um contexto escolar, pois esse permite o distanciamento esperado e necessrio para uma "anlise crtica". Colocaremos como ponto de discusso e anlise para a continuao do trabalho a introduo desse elemento "novo" na escola (que o uso de imagens em movimento em sala de aula) que nos mostra uma tenso entre o discurso tradicional usado na escola e esse "novo" discurso que nos traz outras

66

formas de perceber e conhecer. E portanto nos deparamos com o encontro de duas linguagens diferentes que aparecem na escola, com o qual os professores nem sempre sabem bem como lidar, e que na viso desses entrevistados se completam.

67

68

CAPTULO II

69

70

Toda nossa vida social, poltica e ideolgica expressa atravs da cultura e de suas diversas formas. Dizemos assim que forma e contedo esto entrelaados, e que a partir de um podemos perceber e conhecer o outro. Tanto forma como contedo so partes do conhecimento a ser estudado. Isto posto, ao olharmos para os objetos da cultura podemos conhecer as idias presentes nessa sociedade e para onde ela estaria nos levando. (...) toda obra de arte contempornea seja da alta cultura e do modernismo, ou da cultura de massa e comercial contm como impulso subjacente, embora na forma inconsciente amide distorcida e recalcada, nosso imaginrio mais profundo sobre a natureza da vida social, tanto no modo como a vivemos agora como naquele que sentimos em nosso ntimo deveria ser.27

Dizemos que as obras da cultura trazem consigo a ideologia que transmitem e uma utopia como projeo, e portanto podem trazer e possibilitar uma conscincia do presente e perspectivas para o futuro. E por isso, atravs da observao e anlise da cultura e de seus produtos poderamos conhecer o social, aquilo que histrico, o presente em que vivemos e visualizar, levantar apontamentos sobre o futuro. Como nos escreve Jameson: (...) as obras de cultura de massa no podem ser ideolgicas sem serem, em certo ponto e ao mesmo tempo, implcita ou explicitamente utpicas: no podem manipular ao menos que ofeream um gro genuno de contedo, como paga ao pblico prestes a ser to manipulado. Mesmo a falsa conscincia de um fenmeno to monstruoso como o nazismo nutriu-se de imaginrios coletivos do tipo utpico, sob roupagem tanto socialista como nacionalista. (...) tais obras so incapazes de administrar angstias sobre a ordem social, a menos que primeiro as hajam revivido e lhes tenham conferido alguma expresso rudimentar; (...) angstia e esperana so duas faces

27

JAMESON, Fredric. AS MARCAS DO VISVEL. Pg. 34-35. Editora Graal. Rio de Janeiro. 1995.

71

da mesma conscincia coletiva, de tal modo que as obras de cultura de massa, mesmo que sua funo se encontre na legitimao da ordem existente ou de outra ainda pior no podem cumprir sua tarefa sem desviar a favor dessa ltima as mais profundas e fundamentais esperanas e fantasias da coletividade, s quais devemos reconhecer que deram voz, no importa se de forma distorcida.28

Mas se a cultura e seus elementos (suas obras), segundo Jameson, possuem em si uma funo ideolgica imanente e uma funo mais positiva que utpica ou transcendente, qual seria ento um mtodo capaz de apresentar, esclarecer e discutir sobre essas duas funes e assim obter um conhecimento ou uma conscincia sobre a sociedade em que se vive, o social, o poltico e porque no dizer os caminhos possveis, provveis do futuro?

Podemos ressaltar que as entrevistas revelaram, como consenso geral, aceito e colocado pelos professores, algumas certezas que servem como ponto de partida e respaldo para seus trabalhos com filmes em suas aulas: 1- O conhecimento sociolgico e a obteno de uma conscincia crticados contedos dos meios de comunicao podem ser obtidos atravs da anlise e da crtica dos produtos da cultura realizados em aula pelo professor; 2- O professor um profissional que lida com o conhecimento (idias, conceitos, fatos, informaes, etc.) a ser transmitido a seus alunos e lida tambm com pessoas dentro de uma instituio; 3- As diretrizes que norteiam o ensino de Sociologia tem o compromisso com a formao da cidadania dos alunos. A disciplina Sociologia contribui para a formao do aluno quando o professor coloca ao seu alcance o instrumental terico por ela constitudo em sua histria, no longo caminho de investigao da realidade social e de tentativas de compreend-la e ainda garante um espao para possveis discusses e

28

JAMESON, Fredric. AS MARCAS DO VISVEL. Pg. 30. Editora Graal. Rio de Janeiro. 1995.

72

reflexes em aula que apontem para a construo do conhecimento dando uma bagagem para futuras anlises do social; 4- A escola uma instituio controlada com regras e leis especficas, mas entendida como o lugar da formao do indivduo enquanto ser social e para o trabalho, e tambm da aprendizagem, da apreenso de um conhecimento produzido por outros e acumulado durante anos pela humanidade. Voc usa livro didtico? No. O meu trabalho, meu curso montado sob duas ticas, isso faz tempo que eu fao e eu acho que tem dado resultado. No primeiro momento, em Sociologia, eu trabalho mais com o terico, fazendo com que o jovem possa se apropriar de uma maneira de compreender a realidade, que a maneira cientfica, que a parte terica, o que a metodologia cientfica, porque a Sociologia uma cincia, como ela surgiu. Trabalho sempre com os clssicos bsicos porque independentemente do marxismo no ter uma experincia real, mas uma corrente de pensamento que eu acho que o grande n do capitalismo, tem que ser refletido, a ditadura e o proletariado est superado, mas como mtodo de anlise, de realidade capitalista, o grande contraponto. Eu acho que a concepo weberiana do indivduo uma coisa significativa na sociedade contempornea, o prprio neoliberalismo tem uma base significativa em cima de Weber, e voc, tem depois mais para trs, o Durkheim, que ainda no reflete muito o papel da organizao e, acima de qualquer coisa, eu acho que essas correntes que necessariamente as pessoas, a sociedade em geral ou elite no tem conhecimento ou tem, ela se utiliza muito disso, os discursos da organizao weberiana, da conscincia coletiva, ou o indivduo weberiano, ou luta de classes do Marx, guardada a proporo, voc tem esses confrontos ainda e que se manifestam na elite poltica, econmica, intelectual. Na medida em que meus alunos vo se aprimorando disso a, eu me utilizo de um recurso que o livro didtico, que na verdade, no um livro didtico, mas eu tento encontrar um livro que pudesse me dar elementos do real, partindo do hoje para qualquer parte, para o passado ou projees para o futuro. Desses ltimos dois anos, eu

73

tenho usado esse livro do Gilberto, que o Cidado de Papel, e o efeito tem sido legal, legal assim... eles no gostam porque 7 horas da manh, voc dar uma aula sobre problema social, no h ningum que goste, mas com o tempo eles foram se apropriando de que a realidade vai ter que ser enfrentada e no tem como fugir disso, pode mudar de escola, mudar de professor, mudar de tudo, mas que eles vo ter que enfrentar, eles vo, ento, o adolescente se ressente um pouco disso. meio cacete no sentido de ter que enfrentar porque mesmo sendo uma escola do Estado, eu acho que eles so uma elite porque estudar de manh numa escola do Estado e, no fazer mais nada, nem de tarde, nem de noite, meio exceo, estudar tarde numa escola do Estado e no fazer nada de manh nem de noite uma elite nesse pas, a nica coisa que eles no pagam diretamente a escola, eles pagam em forma de impostos, mas uma elite. Eles no gostam muito, a discusso para eles poderia ser outra, mas o livro didtico tem esse papel, num segundo momento, ou um livro didtico em geral que possa a gente fazer a aplicao daquilo que a gente estudou teoricamente. (Entrevista com Prof. Pedro)

Neste captulo procuraremos levantar, atravs dos relatos dos professores de Sociologia, como estes, por meio do uso e anlise reflexiva de audiovisuais em sala de aula, buscam resolver problemas de disciplina e de apreenso do contedo estudado de forma que o ensino se torne agradvel e mais crtico.

DA ANLISE REFLEXIVA DE FILMES BASEADA NA SOCIOLOGIA

A tese de que os meios de comunicao cinema, computador, televiso, etc. - podem libertar ou destruir conscincias, provocando perigo para as mentes

74

humanas29 ou trazendo lhes esclarecimentos, j muito apresentada e discutida por educadores30 e tericos, dos meios de comunicao, da indstria cultural e da rea da educao.

Esses posicionamentos antagnicos, ora apocalpticos ora integrados31, encontram expresses nas falas dos professores que refletem tendncias de uma ou de outra forma, por exemplo quando os entrevistados afirmam que, com relao aos programas emitidos pela televiso, deve-se ter uma postura mais cuidadosa e crtica e com relao aos filmes, estes possuiriam uma capacidade maior para apoiar a transmisso do contedo estudado, e portanto a crtica ao filme poderia ser realizada de forma diferenciada da TV.

Podemos dizer que pelo fato dos entrevistados considerarem, tanto os programas televisivos como os filmes feitos para o cinema, bons para serem usados em suas aulas, na escola, estes posicionamentos, aparentemente radicais, tendem a encontrar uma postura de um certo equilbrio32 entre ambos, ou seja,
29

Tese encontrada nas obras dos autores da Escola de Frankfurt em especial de Theodor W. ADORNO. 30 SANCHO, Juana. A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalncia. In Para uma tecnologia educacional. Pg. 43. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. Como nos mostra o seguinte trecho: Um percurso pela histria e pela prtica da educao possibilita a localizao dos envolvidos no ensino escolar em um contnuo cujos extremos representam duas posturas claras diante da possibilidade de considerar o conhecimento tecnolgico nos processos de ensino. Em um extremo, seriam situados os que denominarei de tecnfobos, ou seja, aqueles para quem o uso de qualquer tecnologia... representa um perigo para aqueles valores que eles tm. No extremo oposto, seriam situados os tecnfilos, ou seja, aqueles que encontram em cada nova contribuio tecnolgica... a resposta para os problemas do ensino e da aprendizagem escolar. 31 Esses conceitos so apresentados por ECO, Umberto em APOCALPTICOS E INTEGRADOS. Editora Perspectiva, coleo debates, n 19, 5 edio, So Paulo, 1993. 32 ROCCO, Maria Thereza Fraga. "Que pode a escola diante do fascnio da TV?" in Multimeios aplicados educao: uma leitura crtica. Org. Ymair Helena Truffi e Luiz Antonio Carvalho Franco. Pg. 61-62, Srie IDIAS, 9, Fundao para o Desenvolvimento da Educao, So Paulo, 1990. Podemos perceber esta busca no seguinte trecho: Ao analisarmos TV, ou qualquer outro meio de comunicao de massa, essencial que ns educadores principalmente, tenhamos conscincia plena de nossos limites e culpas para no s transferirmos ao veculo em questo; mas tambm necessrio que adotemos uma postura equilibrada: nem excessivamente integrada, nem

75

ningum mais s apocalptico ou s integrado. Tanto na escolha quanto na anlise, estas duas posturas j so incorporadas no pensamento do professor. O filme ou programa de TV ora escolhido por transmitir, influenciar e induzir uma falsa conscincia, ora por contribuir na apreenso do contedo de forma perceptiva como nos fala um dos professores entrevistados-, atravs da percepo e da emoo. No h uma contraposio na fala dos professores entrevistados, que acreditam tanto na existncia e na eficcia de alguns programas que seriam formadores de opinies e direcionadores das conscincias de seus espectadores, quanto no poder de outros produtos da mdia de auxiliar o aluno no processo de ensino-aprendizagem do contedo das disciplinas, revelando o real. Embora estas noes no sejam apresentadas de uma forma clara, nomeadas, identificadas e explcitas, podemos encontr-las presentes em seu dia-a-dia, atuantes em sua prtica no cotidiano escolar.

Observamos nas entrevistas que os professores apresentaram dois pontos de vista bsicos: ao mesmo tempo que a imagem deve ser alvo de uma anlise e reflexo, devido ao fato de que ela, principalmente a imagem televisiva, tem o poder de influenciar e dominar o indivduo, ela tambm tem a capacidade de auxiliar o indivduo a entrar em contato com o conhecimento de forma ldica, agradvel e prazerosa.

Os filmes e/ou programas de TV aparecem como um recurso didtico que visa auxiliar o trabalho do professor na investigao e compreenso da realidade social, pois, como ficou claro no primeiro captulo, a imagem permite esta compreenso de forma perceptiva, no s racional, e possibilita discusses e

excessivamente apocalptica. S assim nos ser possvel conduzir crticas justas ao meio, bem como apreender os muitos aspectos positivos inerentes, no caso, TV e que tanto nos podem ajudar no processo educativo.

76

reflexes sobre o tema do contedo abordado, como nos dizem alguns professores, um estopim para discusses, e assim, aparentemente possibilita que a aula e a escola sejam um lugar mais democrtico. Qual sua opinio sobre o papel da educao, da escola, e at mesmo do professor diante da mdia, dos meios de comunicao, e os produtos que eles fazem?Voc acha que tem algum papel? A gente tem algum papel enquanto professor? A educao tem algum papel? Olha, eu acho sim, que a educao, eu vou pensar assim, os meios de comunicao como um produto social, uma realidade, uma dimenso social, uma coisa a ser analisada do ponto de vista poltico, do ponto de vista no esttico. uma coisa a ser analisada, tem uma funo sim, mas no especificamente os meios de comunicao, mas tambm os meios de comunicao. (Entrevista com Prof. Jos)

O entrevistado ressalta como mais importante realizar uma anlise da dimenso poltica do filme, deixando a parte esttica para outro professor, o de artes, determinando assim uma separao entre o poltico e o esttico, forma e contedo do filme ou produto cultural analisado. Talvez isso se explique pelo fato dele ser professor de Sociologia, o que daria um maior respaldo, segurana e qualidade sua anlise, se ela for feita apenas pelo aspecto poltico, campo de estudo das Cincias Sociais.

Dentro deste ponto de vista, a maioria dos professores entrevistados, acham bom a utilizao de imagens para facilitar e melhorar o ato da aprendizagem dos alunos, possibilitando um momento de reflexo e anlise em aula. Apontam, tambm, para a necessidade de uma crtica ao contedo emitido tanto pelos meios de comunicao, de modo geral, como aos contedos dos filmes ou vdeos escolhidos por eles, de forma especfica, para suas aulas. A crtica ao contedo

77

desses meios, quando estes lhes parecerem perigosos, realizada por eles prprios, pois sentem-se suficientemente capazes disto. Procuram introduzir em suas aulas o recurso de vdeo e filmes, alertando seus alunos para um certo cuidado, uma certa ateno, que se deva ter com relao imagem e ao contato com ela, ao mesmo tempo que demonstram sua crena nos benefcios que as imagens da mdia possam trazer quando aplicadas ao ensino.

Para alertar o indivduo contra os malefcios da imagem, formadora de opinio, protegendo-o do controle exercido pela mdia, sobretudo pela TV junto a seus espectadores, os professores propem, em contrapartida, uma anlise crtica feita na escola durante a aula de Sociologia, ou seja, a libertao ocorre atravs de uma possvel desmistificao da imagem que a escola e a Sociologia permitem e possibilitam. Todos os filmes, que voc escolhe para passar, esto diretamente ligados com o tema que voc est abordando em aula? Ou com o currculo? Voc seleciona previamente os filmes ou voc, por exemplo, aborda um assunto do momento, ou seja, esto discutindo sobre aborto, ento, voc resolve passar um filme sobre isto? Ou ento, agora vai ter eleies, ento, vamos passar alguns filmes relativo a esta temtica. Como que voc faz para escolher os filmes? Precisa estar muito ligado com a temtica ou com assuntos do momento? A temtica. Eu procuro a temtica, no caso, ela ser voltada para se pensar a realidade, ento da maneira como eu trabalho Sociologia e esta uma proposta assim, com bastante sentido. No voc ficar... A proposta assim, utilizar o pensamento sociolgico das Cincias Sociais de uma maneira geral para estar pensando a realidade, ento eu penso que ao estar discutindo o conceito de Cultura, eu no estou fazendo uma teoria desligada, eu estou pensando a realidade a partir de um conceito, a gente no pensa sem conceito, seja ele daquilo que a gente considera natural, nossa fala permeada de conceitos, conceitos de senso comum, etc.,

78

ento, e o filme vai ser encaixado nisso da. Agora, eu no lembro de ter de repente pego um filme, no caso, eu vou pegando assuntos que esto rolando para ir encaixando na temtica. (Entrevista com Prof. Jos)

Podemos salientar que os professores colocam como relevante e fundamental o fato de que a disciplina Sociologia possui uma capacidade intrnseca da crtica aos meios e aos malefcios que a mdia e seus produtos podem e pretendem causar.

Por parte dos professores existe um objetivo principal e at um desejo - ao introduzir filmes e programas de TV em sala, embora sejam poucos de criticar a imagem, apontando falhas ou pontos de ludibriao presentes, pois acreditam que o programa tem a capacidade de muitas vezes enganar, direcionar a um determinado pensamento, induzir idias e opinies no telespectador. Ou seja, o professor procura, ao se utilizar de imagens, fazer uma anlise crtica, levar os alunos a uma direo crtica, ensinar um discurso crtico, baseado na Sociologia ou naquilo que ele aprendeu em seu curso universitrio.

Uma anlise crtica que, por um lado, significa alertar para o perigo da dominao e enculcamento de ideologias que os produtos da cultura, no caso aqui filmes e principalmente programas de TV, trazem consigo; por outro lado, esta significa direcionar o aluno, levantando e ressaltando pontos de reflexo e conceitos importantes que o filme escolhido trouxe consigo em seu discurso ao abordar um determinado tema. Momento em que, muitas vezes, de certa forma se manifesta o objetivo de transmitir contedos j prontos, aprendidos e repetidos em suas aulas, objetivo onde o mais importante ensinar o aluno a ser crtico,

79

direcion-lo. Dentro disso o que cabe aos alunos apenas assimilar e reproduzir contedos, como se todo saber j estivesse pronto para a reproduo e assimilao, e como se a nica, mais correta e a melhor forma de ensin-los fosse aquela que est sendo utilizada. E assim, apreendendo e gravando o discurso do professor, imitando-o e reproduzindo-o, aceitando-o como verdade, o aluno estaria agindo da forma mais correta e aprendendo que aquela forma nica e quando no, a melhor a ser usada para se aprender e refletir sobre o contedo e os temas abordados.

Fica evidente no relato abaixo que o fato dos alunos serem bombardeados pelas imagens dos meios de comunicao em seu cotidiano de maneira pouco controlada, de forma totalitria, qual esto mais expostos a esta imposio por serem, fraquinhos, com pouca capacidade reflexiva, justificaria a necessidade de uma abordagem crtica desses programas, realizada pelo professor de Sociologia que, como diz a entrevistada, possui o respaldo do curso de Sociologia da faculdade e, alm disso, tambm uma bagagem de dez anos de trabalho no magistrio. A Sociologia, enquanto cincia, apresenta os subsdios necessrios para que essa anlise ocorra de forma a libert-los dessa opresso, dessa falta de democracia, desse totalitarismo imposto pelos meios a seus espectadores. O professor se demonstrando, aparentemente, democrtico, eu passei da fase de ficar dizendo: eu sou dona da verdade, ainda age de forma autoritria, ao pensar que sua anlise e postura so as mais corretas, verdadeiras e esclarecedoras, que ajudariam os alunos fraquinhos, alguns interessados, outros apticos, a se tornarem mais crticos, prontos para a elaborao de crticas aos meios e a seus produtos. Qual na sua opinio o papel da educao, da escola, do professor diante da mdia, dos meios de comunicao, dos produtos culturais dela? Voc acha que deve introduzir na escola? Introduzir como?

80

Tratar esse tema, meio de comunicao!? Acho que sim, inclusive porque eles so bombardeados pelos meios de comunicao, e se voc no der uma viso crtica, hoje em dia, eu passei da fase de ficar dizendo: eu sou a dona da verdade; eu tive disso, embora no seja muito bom para um socilogo, mas eu at passei por isso, achando que eu tinha que doutrinar porque eles eram muito fraquinhos. Isso faz muito tempo. O que eu fao hoje tentar dar subsdios para que eles pensem sozinhos. E tem que pensar sobre essas coisas, porque voc bombardeado, e uma coisa extremamente antidemocrtica. Voc est recebendo aquilo, e se voc no tem o mnimo de crtica... uma coisa extremamente totalitria, que lembra o totalitarismo. Ento isso muito srio. Voc tem que tentar dar alguns subsdios, alguns elementos para que eles consigam discernir certas coisas. Voc trata especificamente assim, por exemplo: hoje vamos falar de TV? As coisas variam muito de classe para classe, de escola para escola. Nessa escola, as classes que eu tenho d para fazer a coisa fluir normalmente, e um pouco, vamos e venhamos, dos dez anos que eu tenho de magistrio d perfeitamente para aquilo que eles trazem. A partir da, voc fazer uma anlise, um papo at meio construtivista, que est meio na moda, mas eu fao isso naturalmente, mas no acho que seja uma coisa fcil de se fazer. que eu estou muito acostumada e porque essas classes que eu estou hoje, elas so legais, eles querem saber. Tem classe aptica, que no est a fim, que est ali para passar de ano. Quando voc d 36 aulas semanais tem sempre aquela classe que no quer saber de nada, principalmente esse 1 colegial, ele muito interessado, eles esto naquela fase hormonal, eles vem e perguntam as coisas. Um menino veio perguntar de drogas esses dias. Porque a droga viciava, mas isso foi paralelo, enquanto o pessoal fazia alguma coisa ele veio perguntar: Ah! Por que o jogo vicia? Ento voc v que eles tem algumas angstias e essa a hora da gente entrar. (Entrevista com Prof.Maria)

81

Ao professor cabe fazer uma anlise crtica, ele deve dar o direcionamento, sendo totalmente capaz de ensinar a anlise crtica a seus alunos, o professor responsvel por ela, pois o curso de Sociologia lhe deu o embasamento e a capacitao necessria para este ensinar como se deve fazer uma anlise crtica, ensinar a entender o filme. Seus alunos tem vdeo, ou voc no sabe? No, tem alguns que tem, mas a voc tem que fazer: quem tem vdeo, para gravar o programa, para depois assistir. Porque uma coisa assim, que eu tenho notado assim, no ficar na opinio, uma briga que s vezes eu tenho com o aluno. Uma coisa voc dar a sua opinio, mas preciso sair da opinio tambm, porque se no voc fica s no "achismo", eu acho isso, sou a favor, sou contra, e alguns alunos, a partir desse ano, os alunos falam: - Professor, vamos conversar um pouco. Vamos. Aula de Sociologia para mim, para determinada escola, s ficam conversando sobre aborto, sobre isso, sobre aquilo, eu falei, legal, mas acho que seria mais fcil para mim fazer isso, vocs vo ficar muito mais... e eles estavam acostumados tambm a este tipo de experincia que aula de Sociologia, aula de Filosofia, voc dar sua opinio. A, voc escreve qualquer coisa, a, na realidade voc reproduz, voc acaba reproduzindo a mesma coisa, voc no altera a sua percepo, voc no altera a sua compreenso, ento, eu acho que tem que ter essa... tem que haver um acrscimo, uma mudana se no houver no adianta nada, voc simplesmente ficou matando tempo ali, e a a aula, o filme que voc v, voc fica como curiosidade, ou o texto que voc l. Ah! Que curioso, mas e a? Para que serve isso? Que importncia tem isso? Que importncia tem voc compreender, por exemplo um conceito de Cultura do ponto de vista antropolgico, por exemplo? O que isso tem a ver? O que isso vai alterar na minha vida? Ento, acho que nesse trabalho, eu tinha que explicar para eles isso da, a importncia disso da, no que eles no tenham espao para conversar, dar opinio, s que agora vamos sair da opinio, voc vai escrever um texto, se voc vai falar para uma outra pessoa, e a? Ento uma dificuldade, voc dizer, voc

82

descrever uma situao, ento precisa aprender, porque se eles no fazem isso, eu acho que tambm no estaria auxiliando eles a lerem a realidade. Por exemplo, os meios de comunicao, ler um filme, eu acho que... Eles estariam lendo do mesmo jeito? . Eu acho que uma questo, trgico isso, se a gente fosse cair naquele relativismo, voc vai ter a sua leitura, no, eu vou falar, escrever se eles quiserem dar a opinio, ser contra ou a favor, eles do, mas eles precisam ter um espao na avaliao para eles conclurem, dar opinio deles. Como que voc passa os filmes nas aulas, durante a exibio voc comenta alguma coisa? Ou voc senta, assiste o filme e depois voc comenta, ou anteriormente voc faz uma prvia? Por exemplo, eu falo: vou passar um filme: Brincando nos Campos do Senhor. Falo mais ou menos o que a histria. A histria de uma tribo indgena na Amaznia, que eles nunca tinham tido contato com os brancos e, a depois, vo ter contato com alguns pastores, que vo l. Eu fao uma sinopse, mais ou menos para eles saberem o que eles vo assistir, que tipo de filme para no chegar l, ento, dou mais ou menos uma preparada, no que eu dirija j, isso no, ento isso, a durante o filme... Voc fala alguma coisa assim: Preste ateno aquilo! Comenta alguma coisa ou s assiste mesmo? No. Comento algumas coisas. Seria interessante vocs prestarem ateno, mas eu procuro no dirigir muito, s algumas coisas. s vezes voc acaba falando, como tpicos. (Entrevista com Prof. Jos)

Encontramos o pensamento de que o discurso do professor, um discurso aparentemente sociolgico generalizado33 o mais correto e o dos alunos deveria
Dizemos discurso sociolgico generalizado pois, a Sociologia abrange uma gama enorme de linhas tericas e paradigmas, correntes tericas diferentes que sofrem influncias histricas, ideolgicas e polticas diversas que possuem enfoques diferentes sob uma mesma denominao cientfica. Embora a Sociologia, entendida por muitos de forma contraditria, ora expressando e representando o que existe de revolucionrio, ora algo que ajuda a apoiar, manter o poder estabelecido, o pensamento conservador, ajudando no controle social, mantenedora da ordem estabelecida, como nos escreve SARANDY, Flvio Marcos Silva no texto Reflexes acerca do sentido da Sociologia no Ensino Mdio. Os professores entrevistados, neste trabalho, entendem o
33

83

ser amoldado a este, ou seja o discurso do professor sempre o mais verdadeiro, quando no, a nica verdade. Pressuposto encontrado, de acordo com Almeida34, em todas as Cincias, e em conseqncia, em todas as Cincias

Humanas, no caso aqui, nas Cincias Sociais, atravs do discurso do professor de Sociologia, pois respaldado por todo um conhecimento acumulado e testado durante anos. Tomando como referencial todas as Cincias Humanas, podemos, compartilhando a crtica de Almeida, reconhecer neste discruso (...) a crena como nica e verdadeira na viso do conhecimento da Histria tal qual ele aprendeu em sua formao acadmica. Isto acontece em quase todos os outros campos de formao universitria, nas cincias exatas, biolgicas e humanas. Desta maneira, cada especialista desconfia de todos os outros e fecha-se s possibilidades de novos conhecimentos. Nesta rea de linguagens alternativas muito maior a insegurana e o resultante sentimento de superioridade dos pesquisadores, pois inerente aos objetos do mercado da cultura exibirem-se como fico ou entretenimento, ao mesmo tempo em que produzem conhecimento verdadeiro e ideologia. Aqui h um outro detalhe: de posse de uma verdade que lhes legitimada pelas diferentes teorias que estudaram, os pesquisadores perdem a possibilidade de estudar o verdadeiro e o transitrio, portanto real, e deixam de ver o que realmente acontece nos textos literrios, nas imagens de revistas, cinema, televiso. Foram o que chamam de fatos a acomodarem-se desconfortavelmente em suas teorias explicativas e, como cientistas exatos, seus fatos passam a explicar a teoria aplicada e no mais a realidade que, como todos ns que nela vivemos, suja, contaminada, confusa e no lmpida e clara como objetos de laboratrio. (...) afirmam o real como contraditrio, mas evidente que afirmar que
discurso sociolgico como nico, amoldado de forma a no ter variantes, diferenas ou contradies, e portanto indiscutvel, como se a Sociologia possusse apenas uma forma de anlise e abordagem crtica.

84

algo contraditrio, ou explicar a contradio com uma formulao dialtica, buscar uma espcie de consolao ideolgica pela magia de um conceito.35

Qualquer anlise feita, pelo professor, de um filme, uma anlise ideolgica determinada pelo tempo histrico, classe social, cultura, psicologia, enfim, toda histria pessoal dele. uma anlise feita no presente e influenciada por todas as relaes sociais, tradies, cultura, foras polticas, histricas, psicolgicas, etc. desse momento presente. A anlise sempre uma anlise do e no presente36 e repleta de determinantes37.

O professor, ao elaborar e organizar sua aula escolhendo aquela que ele acha a melhor maneira de apresentar e explicar o contedo conceitos, informaes e idias - a seus alunos, geralmente, busca estabelecer relaes, fazendo comparaes, ou apontando para diferenas, semelhanas, com outras coisas, supe questes, etc. E elabora todo esse instante, momento em que o professor fala a seus alunos, onde at seu silncio significa algo. Cabe dizer que nestes momentos, como em quase todos os outros momentos em que falamos, estamos a narrar algum fato, a contar alguma coisa, e dizer a nossa verso sobre algum pedao do mundo. (...) Se temos ouvintes, ns os tornamos parte da histria que contamos,

Cfr. ALMEIDA, Milton Jos. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria. Comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria, Campinas, 1997. 35 ALMEIDA, Milton Jos. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria. Pg. 5. Comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria, Campinas, 1997. 36 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 2. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. 37 ALMEIDA, Milton Jos de. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria. Pg. 1. (...)Todos tambm percebemos a fora com que o contexto cultural e social em nosso caso apresentaes orais em um encontro de pesquisadores em ensino e resumos escritos para o mesmo encontro j, de antemo, fornece o universo de palavras e sintaxe possvel e quase obrigatrio para as expresses individuais.

34

85

buscamos fazer deles cmplices de nossa argumentao. (...) Quando contamos algo no nos utilizamos apenas da fala, das palavras pura e simplesmente encadeadas em um sentido. Estamos agindo. (...) estamos a nos relacionar com tudo o que est nossa volta. Esta relao, este agir, nos toma por completo. Todo nosso corpo vibra ao tornar verbal pensamentos e emoes, risos e estranhezas. A vibrao que percorre nosso corpo tambm corrente entre os ouvintes, ou melhor, aqueles que com maior ou menor ateno participam daquela situao, daquele momento em que uma idia est sendo exposta. Falantes e ouvintes formam um contexto totalizante, em que as palavras e os silncios vo compondo um discurso sempre no presente. Um presente contendo... Um presente que denso, pois que acumula os presentes que foram se somando ao longo da conversa. Ele aprisiona o todo, contm todos os significados apreendidos e abandonados durante este tempo em que falantes e ouvintes se constituram como homens em busca... de si mesmos, das origens do mundo, do diploma universitrio. No importa a busca, importa o agrupamento... e a oralidade. (...) mundo em que se constitui quando estamos vivendo situaes em que o presente totalizador, em que temos que estar atentos o tempo todo naquilo que est ocorrendo para que consigamos, ao final, deter algo do ocorrido. Os sentidos e significados vo se dando no propriamente por acmulo, mas por sobreposio, estando na ltima fala, no ltimo gesto presenciado a chave de significao dos momentos anteriores. Enquanto estamos imersos em uma situao oral os sentidos permanecem instveis, passveis de serem alterados por uma fala posterior podemos voltar aos momentos que antecederam a esta ltima fala/ a este ltimo gesto, buscar sentidos e significados outros, a partir de nossas lembranas e esquecimentos. No entanto, estas rememoraes estaro submetidas sensao que ficou ao sairmos, que ficou ao nos desvincularmos daquela situao e entrarmos em outra. Esta sensao final (que pode ser de compreenso, dor, estranhamento, felicidade, etc.) engolfa tudo o que foi presenciado, dando sentido

86

a muito do que ocorreu antes. Sentidos estes que no precisam ser compostos por coerncia mas o podem ser por tenso e conflito.38

Todo produto cultural, assim como qualquer realidade, passvel de diferentes interpretaes e anlises, dependendo fundamentalmente dos

princpios, critrios e contexto em que esto sendo realizadas, mas a ocultao ou um maior ou menor esclarecimento deste real, aprimorando o saber para a obteno do conhecimento, varia de acordo com o momento, a possibilidade de dilogo com ou sem coao, as argumentaes apresentadas, um maior conhecimento da linguagem (no caso aqui linguagem flmica), sendo assim, mais ou menos possvel de ser alcanado. Compartilhando assim as idias de Goergen, Qualquer realidade sempre passvel de diferentes leituras a depender dos critrios que subjazem a estas interpretaes. Importa saber se estes critrios so equivalentes entre si ou no e de que perspectiva o so. Se forem equivalentes, qualquer leitura igualmente legtima e chegamos ao relativismo. Se no forem equivalentes, alguns devem ser mais legtimos que outros. (...)39

Saber que seu discurso um ponto de vista e deixar isto claro fundamental mas no suficiente no processo educativo que se deseja esclarecedor e crtico. Deve-se tomar cuidado para no se cair num relativismo sem sentido, numa comunicao sem entendimento, num processo de aprendizagem que no cria nada novo. Talvez possamos dizer que existam alguns discursos mais esclarecedores do que outros, mais legtimos, ou at mesmo princpios universais, algo comum a todos, aquilo do que no se pode abrir mo ou se negar. Mas
OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 2-3. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996.
38

87

necessrio deixar claro, pontuar e contextualizar todos os discursos envolvidos numa discusso-reflexo.

O que determinaria um discurso legtimo, plausvel, aceito por todos e que garantisse a pluralidade, a diversidade de opinio e conceitos, a comunicao entre todos os participantes no contexto determinado, uma reflexo sem oprimir, ordenar, dominar, impor, adestrar ou sufocar argumentos e experincias de todos indivduos e de cada um em particular?

Talvez a existncia de aes controladas e efeitos esperados dentro da instituio escolar (ou qualquer outra de uma sociedade40) no garantam isso mas a possibilidade de um trabalho diversificado e sua constante formulao e reformulao colaboram para que o ambiente escolar possa ser um lugar onde a opresso, a conformao, e a induo sejam sempre questionadas e controladas diferentemente de outros meios (ambientes). E assim, o ambiente escolar, onde se conjuminam teoria e prtica determinadas, poderia ser um lugar com possibilidades do encontro de discursos e leituras do mundo diversificadas, que possibilite e permita o debate de idias e opinies, um dilogo baseado em argumentos a serem questionados ou defendidos.

GOERGEN, Pedro. EDUCAO MORAL: ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, PG. 161, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes). 40 Segundo GOERGEN, Pedro. EDUCAO MORAL: ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, PG. 172, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes),se, de um lado, somos obrigados a reconhecer que particularmente a mdia exerce crescente influncia educativa sobre as pessoas, de outro, no podemos facilmente admitir que ela se equipara educao formal. H diferenas importantes que no devem ser esquecidas. Em primeiro lugar, devemos lembrar que a educao escolar um processo no qual os gestos educativos so sistematicamente organizados e permanentemente tematizados na sua dimenso metodolgica e de contedo na busca de legitimao.

39

88

A educao pode falhar, mas ela portadora de uma responsabilidade formativa que nem sempre preocupa as outras instituies sociais como, por exemplo, a mdia. Nesse sentido, a escola submete-se, ou melhor, integra o espao pblico de discusso do qual participam as diferentes instncias sociais, tais como a famlia, o governo, a Igreja, os sindicatos, alm, evidentemente, dos prprios profissionais da educao, tericos e prticos. Insisto em dizer que esta integrao da educao no espao pblico, onde se tematiza e estabelece o projeto pedaggico, que moral como um todo, um dos traos essenciais de sua identidade. Por isso, transformar a escola numa atividade meramente

instrumental, fazendo dela uma agncia de adaptao das novas geraes ao modelo social vigente por a perder uma de suas principais dimenses que o indagar crtico a cerca dos sentidos da vida individual e coletiva no contexto contemporneo. nesta perspectiva de uma educao que abrange o refletir crtico, no mbito do espao pblico, que se justifica a defesa persistente e intransigente da educao pblica.41

Nessa primeira parte mostramos como e em quais circunstncias o professor trata a imagem como algo a ser criticado e analisado atravs do olhar da Sociologia. Veremos agora, como este mesmo professor a v como algo a ser utilizado no processo de ensino, desconsiderando a imagem como obra pensada, elaborada e produzida como expresso da cultura.

GOERGEN, Pedro. EDUCAO MORAL: ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, PG. 162, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes).

41

89

DA PRESENA DE FILMES NA ESCOLA PARA ALM DA ABORDAGEM INSTRUMENTAL, COM FINS UTILITRIOS E PRAGMTICOS

A introduo e a utilizao da mdia no ambiente escolar no representa nenhuma novidade, mas, mesmo assim, os professores ainda encontram uma certa dificuldade e buscam uma metodologia, capaz de solucionar seus problemas de disciplina e de transmisso de conhecimento, encarando, ainda hoje, a presena de filmes na escola como uma nova forma, um meio alternativo de mtodos didticos e pedaggicos para auxiliar a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor em sala de aula.

Os professores entrevistados buscam no audiovisual uma forma para solucionar, principalmente, o problema de falta de interesse do aluno, expresso pela atitude de mau comportamento, alunos falantes e distrados, e (...) demonstram (...) o desconforto com o tradicional livro didtico e a aula expositiva, e encaram, quase numa mistura de mgica e didtica, as linguagens alternativas como soluo para seus problemas (...)42. O que voc acha que a gente pode alcanar usando esses recursos audiovisuais? O que a imagem tem, que usar jornal no tem? Eu acho que a coisa de que hoje a sociedade est toda voltada ao vdeo, o vdeo no precisa ler, quer dizer, voc tem a legenda, mas a imagem fala mais do que as palavras, ento esse o nosso grande... problema, acaba sendo, para ns professores que usamos giz e a lousa, a imagem fala muito mais do que voc ficar falando dez mil vezes a mesma coisa, ento acho que ele funciona com essa fora, a imagem extrapola e escraviza porque ele acaba s querendo imagem e ele no tem saco para pegar um livro e ler.
ALMEIDA, Milton Jos de. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria, Pg. 3, Comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria, Campinas, 1997.
42

90

(Entrevista com Prof. Ana)

A imagem aparece neste trecho como uma substituta ideal para as palavras, a falao do professor, e para a leitura, desvalorizadas pelos alunos que j no mais voltam sua ateno para estas formas mais tradicionais e antigas que auxiliam na transmisso de contedos. As idias de que: a imagem alimenta a preguia e aumenta o desinteresse para a leitura, portanto escraviza; as imagens em movimento so mais interessantes do que o professor em sua aula expositiva, portanto a imagem explica melhor do que as palavras; demonstram que a imagem, apesar do tom crtico explcito, tratada como algo fundamental, importante, a salvao de muitos problemas na escola, um mito. "O mito da imagem forte: vale mais do que a palavra, informa de modo mais claro, interessante e moderna, e mais do que isso: verdadeira."43 Esse mito da imagem, subjacente fala dos professores, tem a funo de justificar o desinteresse do aluno com relao s aulas e apontar o uso de filmes e/ou vdeo como uma possvel soluo para esse problema.

Os professores acreditam que vlido e importante o uso de filmes em sala, pois este permite que o aluno aprenda se divertindo, propondo no s o uso de filmes documentrios como tambm o de filmes de fico, contanto que tenham uma relao direta com o contedo ou tema estudado.

Podemos ressaltar outros parmetros utilizados para a escolha dos filmes alm do contedo abordado como, por exemplo: as sugestes indicadas nos livros didticos e/ou nos PCNs; os filmes propostos com uma breve anlise e resumo

91

feita por profissionais de instituies ligadas educao e ao ensino; os filmes famosos elogiados pela crtica da rea cinematogrfica; os filmes considerados polmicos conhecidos dentro do circuito universitrio; os filmes assistido em aula na faculdade, j que os professores, quando entrevistados, em sua maioria, ainda estudavam ou realizavam algum curso em alguma universidade, mesmo quando estes cursos no estavam ligados rea da comunicao, cinema ou abordagem de filmes em sala.

Com relao ainda escolha do filme para a aula, existem fatores determinantes que marcam a atuao do professor e devem ser ressaltados aqui, como: os professores selecionam as obras em vdeo, principalmente, por razes subjetivas e circunstanciais, demonstradas atravs de suas afinidades e empatia com o(s) tema(s) ou com o(s) filme(s) escolhidos, das facilidades em obt-los, ou visando agilizar seu trabalho e sua atuao dentro da sala, ou ainda por sua histria, enfim, aparentemente atravs de um mtodo muito particular. Com a preocupao de transmitir algo a algum, o professor escolhe seu filme de uma forma limitada, j que a escolha feita dentro de um leque de possibilidades restritas, oferecidas e encontradas na prpria escola, ou em locadoras, ou atravs de indicaes dos livros e instituies educacionais que o auxiliam na hora da escolha, sugerindo temas, textos e audiovisuais e que oferecem resumos dos filmes e orientaes para analis-los em aula.

A pesquisa mostrou que a escolha dos filmes est ligada e determinada, por indicaes de livros e outras sugestes, formao sociolgica e preferncia pessoal do professor, embora, direcionada por um contedo que ele no fez ou

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 126. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.

43

92

escolheu, a seleo dos vdeos tem muito da influncia do meio, da vida do professor e de uma opo pessoal. Apesar disso, como nos diz Bruzzo, a discusso dos filmes no se pode situar como preferncia pessoal, que determina gostar ou no do filme. Se verdade que o fato de uma obra ser do agrado pessoal estimula o professor a explor-la, no menos verdade que nem todos tero a mesma opinio e, portanto, espera-se que a anlise de um filme v alm dessa abordagem afetiva. At porque essa a nica forma de fornecer instrumental de apreciao das obras aos alunos. Caso contrrio cada um fica com as suas impresses e no descobre novas formas de ver o mesmo filme, sem que isto signifique vir a gostar dele, ou modificar uma opinio negativa sobre o mesmo.44

Para o professor, no entanto, o mais importante , principalmente, a relao que ele faz entre o tema do filme escolhido e o currculo, ou seja o tema do filme deve estar diretamente ligado ao tema do contedo da disciplina abordado no momento em sala. O filme deve abordar o tema de acordo com os seus propsitos ou gosto. O uso de filmes no uma obrigao, mas uma indicao, um algo a mais, para diversificar a aula e a forma de transmitir o contedo do currculo.

A escolha do filme para ser trazido em sala deve ser mais cuidadosa e elaborada, afinal ela vai influenciar diretamente na anlise e discusso posterior do mesmo. Filmes que tragam um conflito interno em sua trama, sejam de certa forma provocadores, questionadores da normalidade, filmes em que a sociedade e as classes sociais sejam representadas como personagens45 possibilitam uma anlise e reflexo mais rica e com mais possibilidades.

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor um espectador. Pgs. 151-152. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 45 JAMESON, Fredric. AS MARCAS DO VISVEL. Pg. 39. Editora Graal. Rio de Janeiro. 1995. Como nos mostra no trecho a seguir: (...) para que a verdadeira conscincia de classe seja possvel,

44

93

Entre os professores foram lembrados e citados, no momento da entrevista, como filmes mais utilizados em seu trabalho nos ltimos anos e/ou que gostariam de utilizar, os seguintes: Medidas Extremas (Extreme Measures, EUA-1996) de Michael Apted, A Marvada Carne (A Marvada Carne, Brasil-1985) de Andr Klotzel, Contato (Contact, EUA-1997) de Robert Zemeckis, Germinal (Germinal, Frana-1963) de Yves Allegret, Tempos Modernos (Modern Times, EUA-1936) de Charles Chaplin, Ilha das Flores (Ilha das Flores, Brasil-1989) de Jorge Furtado, Vdeo sobre Holocausto, Kids (Kids, EUA-1995) de Larry Clark, O Nome da Rosa (Le Nom de la Rose, Itlia-Frana-Alemanha-1986) de JeanJacques Annaud, The Wall (The Wall, EUA-1982) de Alan Parker e Gerald Scarfe (animao), Em Nome do Pai (In the name of the Father, Irlanda/GrBretanha-1993) de Jim Sheridan, A Classe Operria vai ao Paraso (La Classe Operaria Va in Paradiso, Itlia-1972) de Elio Petri, A Noite dos Desesperados (They Shoot Horses, Dont They?, EUA-1969) de Sydney Pollack, Faa a Coisa Certa (Do the Right Thing, EUA-1989) de Spike Lee, Brincando nos Campos do Senhor (At Play in the Fields of the Lord, EUA-1991) de Hector Babenco, A Misso (The Mission, EUA-1986) de Roland Joff, O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder fr sich und Gott gegen alle, Alemanha-1974) de Werner Herzog, Pixote (Pixote: a lei do mais fraco, Brasil-1980) de Hector Babenco, O Homem que virou Suco (O Homem que virou Suco, Brasil-1980) de Joo Batista de Andrade, 2001, uma odissia no espao (2001: A Space Odyssey, EUA-1968) de

precisamos comear a perceber a verdade abstrata da classe pelo meio tangvel da vida cotidiana, sob formas expressivas e empricas; e afirmar que a estrutura de classe tornou-se representvel significa que demos um passo alm da mera compreenso abstrata e estamos no terreno que engloba a imaginao individual, as histrias que contamos como coletividade, a figurao narrativa que o domnio da cultura, e no mais da sociologia abstrata ou da an lise econmica. Para se tornarem representveis isto , visveis, acessveis imaginao as classes precisam ser capazes de se transformar em personagens (...).

94

Stanley Kubrick , O Discreto Charme da Burguesia (Le Charme Discret de la Bourgeoisie, Frana-1972) de Luis Buuel, A Festa de Babete (Babettes Gaestebud, Dinamarca-1980) de Gabriel Axel, O Passageiro do Futuro (The Lawnmover Man, EUA-1992) de Brett Leonard, Deus e o Diabo na Terra do Sol (Deus e o Diabo na Terra do Sol, Brasil-1964) de Glauber Rocha, Blade RunnerO Caador de Andrides (Blade Runner, EUA-1982) de Ridley Scott, Curta os Gachos (Ilha das Flores, Brasil-1989, O Dia em que Dorival encarou a guarda, Brasil-1986, etc.) de Jorge Furtado, Um dia, um gato (Az Prijde Kocour, Tchecoslovquia-1963), de Vojtech Jasny, Vdeo da Anistia Internacional sobre Direitos Humanos, Vdeo sobre uma pesquisa etnogrfica feita no Xingu, Vdeo Muito Alm de Cidado Kane, Vdeo sobre Chico Mendes (da TV Cultura).

Vemos que, apesar de razes diversas no momento da escolha, os filmes utilizados pelos professores possuem uma forte ligao com a temtica sociolgica, sendo principalmente utilizados visando auxili-los na transmisso do contedo da disciplina.

Embora tenham citado vrios filmes, os professores, em suas experincias (vivncias) no cotidiano escolar, em termos prticos, usam poucos durante o ano ou no utilizam com uma certa constncia, como j foi dito no captulo anterior, no por falta de condies estruturais - como TV, vdeo, sala, etc. - que o prprio estabelecimento de ensino oferece, mesmo precariamente46, mas pelo fato de que no s os professores, como a prpria escola, ou a coordenao pedaggica da

As escolas em sua maioria possuam TV, vdeo, sala de vdeo, algumas possuam videoteca, mas, no em condies ideais, por exemplo: salas mal cuidadas ou inutilizadas por um determinado perodo servindo de depsitos, cadeiras desconfortveis, videotecas com pouca variedade de filmes, TV de 20 numa sala para 50 pessoas embora a maioria das escolas possuam TV 29, aulas com durao de 50 minutos para filmes entre 15 e mais de 120 minutos.

46

95

escola, no possuem uma proposta metodolgica ou pedaggica que os auxilie na utilizao e anlise do vdeo em sala. Muitas vezes, a direo da escola serve apenas como censora47, no dando nenhum apoio e at mesmo inviabilizando, proibindo ou dificultando o trabalho, fazendo com que os professores, ao usarem filmes, o faam como acharem mais conveniente e como for possvel no momento, realizando um trabalho sem muitas regras, quase sempre inventando um mtodo prprio baseado, principalmente, em sua experincia de vida - que alcanaram no trabalho, na escola, no curso que fizeram na faculdade, em seu dia-a-dia.

Discursos apologistas que vem no uso de filmes, vdeos, TV, computador, enfim, nos audiovisuais, uma forma de solucionar os problemas educacionais, com relao, aprendizagem, transmisso do conhecimento, disciplina dos alunos, sempre existiram48. Podemos dizer que a poltica de insero do audiovisual no processo de ensino serve a outros propsitos, no representando uma efetiva preocupao com relao a uma pedagogia que auxilie realmente no processo de
Uma das entrevistadas, Prof. Dbora, citou que a diretora, da escola em que trabalha, a proibiu de passar o filme Kids para seus alunos. Ou ainda, a Prof. Marta disse sobre outra diretora que havia repreendido uma das professoras de sua escola, pois, considerava que ela usava filmes demais, e isto caracterizava que ela estava enrolando e matando aula. Em nenhuma das entrevistas, os professores, disseram que tinham apoio da direo ou da coordenao pedaggica da escola, visando auxili-los, seja sugerindo textos de apoio, ou cursos, seja indicando possibilidades de abordagem, ou facilitando o uso, ou possibilitando melhores condies de horrios, momentos culturais especficos em que a imagem venha a possuir papel importante. Outra professora tambm, Prof. Maria, cita que, a coordenao pedaggica de sua escola, no a auxiliava. 48 NOVA, Cristiane. NOVAS LENTES PARA A HISTRIA: uma viagem pelo universo da construo da Histria e pelos discrusos audio-imagticos. Dissertao de Mestrado defendida na Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999. Percebemos que (...) so inmeros os estabelecimentos de ensino (em todos os nveis) que, de alguma forma, introduziram as novas tecnologias de informao e comunicao em sua prtica pedaggica televisores, videocassetes, antenas parablicas, computadores. Parte dessas iniciativas oriunda de medidas governamentais e outra dos setores da educao privada, atendendo a demandas cada vez mais crescentes de pais e alunos. Mas preciso se acentuar que se essas aes respondem a uma tendncia geral da sociedade, cada vez mais maquinizada, elas tambm so resultados de presses mercadolgicas (diretas e indiretas) dos produtores industriais desse ramo. Para alm dos motivos scioeconmicos, culturais ou ideolgicos, essa penetrao das NTIC na educao corresponde ainda a
47

96

ensino-aprendizagem do aluno, ou que permita uma maior apreenso do conhecimento por parte deste. No existe uma proposta pedaggica clara nem por parte dos professores nem por parte da escola e sua coordenao pedaggica. O uso de filmes na escola aparentemente sem vnculo com o conhecimento ou a educao de uma forma geral, algo descompromissado e sem sentido claro. A nica ligao com o saber a relao com o tema abordado, sendo o filme apenas mais uma atividade que complementa este saber.

Voc acha que o filme tem sempre que estar integrado com alguma coisa? Na verdade, eu acho que o aluno, e mesmo os prprios professores, ns, no sacamos do prprio movimento, dessa prpria dinmica, dessa prpria historicidade, daquilo que est sendo produzido no filme, no s da questo da tcnica, que eu estou falando, mas da especificidade, dos objetivos, das garantias para se entender que ele no ilustrao, mas que ele pode servir como estopim para reverberar discusses. Eu mesmo, no via o cinema ou o filme como ilustrao, mas tambm tinha poucos elementos para ir alm. O que voc acha que faltava? Faltava entender: qual era a do cinema! Qual era dessa imagem! Voc no achava que era s entretenimento, uma coisa para se divertir? No, no achava que era s um entretenimento, achava que era necessrio voc interrogar essas imagens, mas como? Por que? Quando? Onde voc acha que est a falta? O professor deve ser um entendido? Deve ter um preparo para esse tipo de coisa? Eu acho que tem, que a sociedade usa determinados meios, ns usamos determinados meios, e a, pelo prprio movimento, esvaziamento da extenso dessas tcnicas, desses meios, a gente vai usando, mas dificilmente no vivido, no comum dos mortais, ns todos, a gente comea a interrogar: Mas espera a. Isso tem a ver, no tem a ver. Por que tem a
demandas internas dos prprios sistemas educacionais, cujas antigas estratgias de ao j no conseguem mais dar conta das necessidades pedaggicas.

97

ver? Como possvel ler isso com essas imagens? Como que possvel? A gente d, entre aspas como dado natural, porque a gente j vai sendo educado numa sociedade de imagens, no isso? Mas, no comum a gente produzir uma dimenso de estranhamento, dizer, no, olha, espera a. um meio, mas para ser interrogado. A gente tem que sacar, quais so as interrogaes, sacar. E por que a gente no est sacando? Eu acho, muito mais tambm, porque vem dessa coisa, porque funciona, por exemplo: essa questo do uso de vdeo na televiso. Disse bobagem. Por que do uso do audiovisual na escola? Por onde passa o pensamento do professor ou da escola, etc e tal, de permitir que... porque a escola um reduto bem fechado, n, ela filtra determinadas coisas, o que se passar, o que pode entrar dentro dela e o que no pode. S que entra, mesmo que ela no queira, mesmo que a administrao no queira, entra n, e a, quer dizer, quando se usa isto, o professor usa, a escola usa, olha, todo mundo tem em casa TV. Ento vamos, muitas vezes voc tem 50 neguinhos em sala de aula, vai te dar um refresco, pelo menos eles esto assisitndo, o processo no vai importar tanto. Se vai detonar a uma discusso... se o professor vai dar conta ou no vai... vai possibilitar mais ou menos, segurar essa onda, se no vai, por que que no vai? Como que no vai? No tem muito isso. Tinha uma professora de Cincias que era muito assim, olha, vou passar meus documentrios de Biologia porque eles vo ficar quietos, principalmente, agora noite que eu tenho cinco aulas e que vai me dar um refresco do caramba. Eu j dei dez aulas. Dez aulas exagero de minha parte. Eu j dei trocentas aulas de manh e agora dou tarde, e agora vem a noite. Ento, essa coisa ficava meio, no que seja um conceito, no , seria um absurdo eu falar que um conceito dos professores. Mas, a vem, do tipo assim, por que a televiso entra? Por que a imagem entra na escola? Porque ela no pode mais segurar as comportas de que uma educao est sendo produzida por imagens para alm dela. Por que o computador entra na escola? No porque um projeto da escola, pelo menos a escola pblica seria esvazi-la disso, como no pode... no segura as comportas, a entra. Mas a existe esses ene usos, mudam de usos, se transforma sem muitas interrogaes, sem muito questionamento, pelo menos eu tenho visto assim. No que

98

no h trabalhos que no vo para uma outra linha, porque a gente tem que situar mesmo a escola como espao, evidentemente que no transforma, se defronta ali, se engalfinha ali, uma arena e que tem uma ao e resistncia de todos os lados. Mas eu acho que falta isso, sacar que no porque a escola no conseguiu segurar as comportas, que esses meios entraram, porque a escola tambm faz parte do processo social, da sociedade mais ampla, no uma ilha, que ela no segura, que os alunos no so filtrados quando entram ali, ela no filtra. Sabe por que eu estou falando isso? Porque como esses meios vo entrando ali dentro da escola, no em funo dos projetos que ocorrem no seu interior, que eu acho que seria legal se fosse assim, se os professores, a direo, todos estivessem em p de que, olha por a, porque ns queremos, ou porque importante por isso e por isso, mas no assim. Sabe por que eu estou pensando nessa coisa? Nesse desvnculo entre um projeto de uso e o uso que se faz. Quando eu penso nos programas, das mudanas que ocorreram no interior da escola, nos programas de alfabetizao, no sei se voc acompanhou isso? (Entrevista com Prof. Antnio)

Em que pesem todas as boas intenes49, necessrio se ir alm disso, ter conscincia do que se est fazendo, ter noo do alcance de seu trabalho e das possibilidades de mudana dele prprio e daquilo que possvel com e atravs dele pois, a exibio de vdeo como atividade complementar, como estratgia de animao ou como substituta de aulas, acaba reforando o carter tradicional da educao, baseado na transmisso de conhecimentos para que os alunos o assimilem de forma passiva50 e assim, a utilizao de filmes e programas de TV serviriam apenas para animar as aulas, dar um novo brilho a uma educao que
Os professores procuram fazer seu trabalho de forma a ser muito agradvel para ele e para os alunos, com o objetivo de transmitir o contedo de sua disciplina que acham mais importante e que este seja assimilado pelo aluno de forma agradvel e prazerosa.
49

99

assim revela-se vazia e sem sentido. Nestes casos os meios so entendidos apenas como dispositivos ou instrumentos utilizados com uma finalidade meramente instrutiva. O papel determinante sempre depositado nos meios materiais e o papel do educador consiste em selecionar os estmulos a serem utilizados com os alunos, tornando-o mais eficiente51, o professor, assim, realiza o papel de mero tcnico, selecionador e aplicador de atividades e os meios detem o papel principal de acalmar os alunos, atraindo a sua ateno para a abordagem do tema a ser estudado e compreendido.

O uso dos meios de comunicao no resolveu at hoje os problemas da educao nem com relao disciplina dos alunos nem com relao transmisso, de forma eficaz, dos contedos das disciplinas e, portanto, no trouxe os xitos esperados, fazendo com que os professores continuem em busca, e acreditando na existncia, de uma frmula mgica, de uma metodologia e prticas que tragam respostas rpidas e solues eficazes para seus problemas em sala, principalmente com relao motivao e pacificao dos alunos e transmisso de um conhecimento que no foi produzido por eles, mas organizado oficialmente e pouco questionado.

O trabalho do professor ao mesmo tempo prtico e intelectual, e portanto fundamental a sua relao com o conhecimento e com as pessoas envolvidas com ele. O que caracteriza o professor que ele vai lidar com o conhecimento com o objetivo de transmit-lo a algum, seu(s) aluno(s). Segundo Oliveira Jr., os professores lidam com o conhecimento na maioria das vezes de
NOVA, Cristiane. NOVAS LENTES PARA A HISTRIA: uma viagem pelo universo da construo da Histria e pelos discrusos audio-imagticos. Pg. 81. Dissertao de Mestrado defendida na Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.
50

100

forma superficial, pois no o produzem, apenas lidam com ele em seu trabalho, mas muitas vezes o aceitam e se submetem, embora, algumas vezes, se revoltem e tentem mudar alguma coisa. No o penetramos to a fundo a ponto de questionlo, apenas os organizamos por sries, como se houvessem ligaes necessrias (lgicas, histricas, psicolgicas) entre eles. (...) Normalmente entendemos estes conhecimentos como instrumentos a serem utilizados em nossas vidas cotidianas. com este referencial que buscamos interessar nossos alunos pelo aprendizado dos contedos(...)52, marcando uma relao totalmente utilitria e pragmtica entre o professor e o conhecimento.

Os professores entrevistados usam o filme como um instrumento didtico auxiliar que complementa e promove uma dinmica maior no processo de ensino dentro da sala de aula. Considerar o filme como mero instrumento fazer uma abordagem reducionista, limitando todas as potencialidades que um filme pode trazer. Mesmo se reconhecendo que o filme tenha a capacidade de resgatar a emoo, e auxiliar no processo de aprendizagem do aluno, revelando uma nova forma de transmitir o contedo, isto no garante que este aprendizado ocorrer como foi imaginado e calculado pelo professor, repetindo assim uma aula com os mesmo problemas e dificuldades daquela que se utiliza s de recursos escritos e do discurso oral do professor.

Para viabilizar seu trabalho, com relao transmisso do contedo ao aluno, o professor produz vezes de maneira criativa, improvisada, pessoal, e muitas vezes no, a maneira ou a forma de ensinar, ou seja a didtica ou a
NOVA, Cristiane. NOVAS LENTES PARA A HISTRIA: uma viagem pelo universo da construo da Histria e pelos discrusos audio-imagticos. Pg. 81. Dissertao de Mestrado defendida na Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.
51

101

metodologia de ensinar, sendo ora tradicional ora inventivo. De acordo com Oliveira Jr existem duas formas bsicas e concorrentes de entender este conhecimento53 caracterstico dos professores. Uma delas considera a didtica como um instrumental e est diretamente vinculada ao ensino das tcnicas de ensino caractersticas de cada modelo de educao conhecido e considerado importante. dentro desta perspectiva que se encaixa o aprendizado do uso de equipamentos e formas de apresentar um contedo aos alunos. Aprender a realizar seminrios, trabalhos de campo, aulas expositivas e participativas, e muitas outras coisas mais, est dentro desta disciplina voltada para os meios de se alcanar uma aprendizagem satisfatria.54 A outra forma (...) aquela que considera a prpria forma de ensinar como parte do conhecimento ensinado, como integrante dele, definindo suas caractersticas e imprimindo nele suas marcas, ou seja, em que se pensa a linguagem de um contedo como sendo o prprio contedo. Ou melhor, nesta disciplina busca-se refletir sobre com que se vai apresentar tal idia, conceito, informao, ou fato, de forma a dar-lhe vida, em vez de celebrar sua morte. Se faremos isto com palavras, nmeros, tabelas, fotografias, msicas, pinturas, filmes livros...55, ou qualquer tipo de audiovisual...

OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg.1. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. 53 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. Neste este autor refere-se didtica e metodologia de ensinar como conhecimentos produzidos pelo professor em seu trabalho. 54 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 1-2. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. 55 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 2. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996.

52

102

Assim como os filmes, a fotografia, a poesia, pintura, arquitetura, mmica, literatura, cincia, e tantas outras construes humanas, so linguagens com as quais os homens buscam explicar as coisas, ou melhor, buscam nomear as coisas. Quando falo nomear, estou querendo dizer tornar existente, sensvel, compreensvel... significante. (...) os homens buscam nomear as coisas com as linguagens e no atravs delas. (...) As linguagens no so meios para se atingir as coisas, mas constituintes delas. As linguagens nas quais nos expressamos (para ns mesmos e para os outros, ou seja, para pensar ou expor) que nos presentificam as coisas, que tiram estas coisas fatos, seres, idias, objetos, etc. de um mundo exterior a ns e nos permite entrar em contato com ele. As linguagens, portanto, que nos do as coisas.56 As linguagens so maneiras que o homem vai elaborando para se aproximar mais daquilo que busca conhecer57, portanto, o entendimento das linguagens criadas pelos homens importante para qualquer ser humano em particular (...) e fundamental para aqueles homens que se dispem a transmitir conhecimentos aos demais58, ou seja, os professores e educadores. Na escolha dos filmes voc leva em considerao o currculo ou s o tema ou assunto do momento? Quando voc falou currculo eu entendi o currculo do diretor, a Histria, o roteiro do filme. No. o programa curricular da tua escola. No necessariamente. H filmes que vo alm, tem filmes que eu quero que eles vo alm, extrapolem, se eu conseguir passar um filme sobre a questo, por exemplo, voc pega O homem que virou suco que fala da questo do desemprego,
OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 4. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. 57 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg.4. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. 58 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg.4. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996.
56

103

ele vai discutir outro problema poltico, quando o cidado l tenta matar o poltico, a discusso poltica passa por a, o filme tem que ter um conjunto, claro que est faltando uma pergunta, eu vou me adiantar a voc, que o seguinte, como que eu utilizo o filme didaticamente? O filme tem que extrapolar, e necessariamente no sou eu, quero que ele extrapole o filme porque, quando termina ou antes como eu estou trabalhando com meu aluno, o que ele vai ver ou no vai ver a primeira vez, no , est induzido, no est induzido, est dirigido ou no, isso o que eu quero dizer, mas o filme tem essa potencialidade, por isso que uma arte rica, ela te toca em vrias sensaes, s falta aroma porque o banquete, Discreto Charme da Burguesia quando eu passei dois anos atrs, tem um jantar e, eu passei a noite e, a primeira reao deles foi fome porque aquele um tremendo jantar, A Festa de Babete tambm, muita comida, eu passei noite uma vez tambm e a primeira reao, no conjunto, parece no cinema: estou com fome, no era isso o que eu queria, mas foi demonstrar como, quer dizer, ele extrapola. O que um filme traz que voc acha que interessante? Para ser bem objetivo o seguinte: o cinema to incrvel que pode tratar uma situao real, ele pode ir para o mundo da fico e, ele pode retratar a dramaturgia que pode ser do realismo ou aquilo que no cientfico, no real, que fantasia, o filme me d isso, eu tenho esse recurso com ele, o imaginrio do meu aluno pode ir, eu peo para poder passar um filme da Clarice Lispector que pura fantasia, no real, mas o sentimento do ser real e aquilo que ela est traduzindo num poema dela pode se concretizar por uma imagem que o aluno teve, e de repente um sentimento, o filme traz isso para a sala de aula, ele te traz a dramaturgia de forma real ou no cientfica, a fantasia. O que voc acha importante ressaltar num filme, quando voc est passando um filme, o que voc ressalta dentro da aula? Isso tem muito a ver com a maneira como se trabalha, didaticamente falando, h instrumentos de filme, quero deixar claro que eu no uso com constncia, mas quando eu uso, h momentos em que eu uso, e que eu digo a eles: ns vamos assistir um filme que vai abrir a discusso, um assistir livre, eles vo assistir um filme que vai abrir alguma

104

coisa que ns vamos discutir, quando termina, como eu trabalho com eles, como eu dirijo com eles o seguinte: me interessa a mensagem que o filme trouxe, o tema, qual o assunto, aquilo que ele se reportou, outra coisa como ele expressou isso no sentido da cor, do dilogo, da msica, do papel dos personagens, da fotografia, isso tambm retrata muito e, h momentos que o contrrio eu j digo para eles o que eles vo assistir e de que maneira eles vo assistir, eu no digo para eles que vai ter essa foto, essa cena, essa msica, esse dilogo, essa situao, este clima, mas quando a gente conversa sobre o objeto, sobre o filme em si tem o lado didtico do recurso educacional, da instruo do que voc pegou o filme e tem o aspecto tcnico, voc tem que pegar essas duas coisas porque, como eu digo para eles, voc pode falar sobre uma situao dependendo como voc pe a cmera, eu posso pr a cmera do lado do bandido ou do lado do mocinho, posso pr a cmera para as suas pessoas, eu posso fazer colorido, eu posso mudar a roupa das pessoas. Voc usa algum mtodo especfico? Voc conhece algum livro ou texto que lhe auxilie a fazer anlise de filme? Eu tento primeiro saber do filme, pegar uma sinopse do filme, o que ele retratou, quem fz, em que situao fz, eu acho que uma coisa importante, independente de voc, voc localiz-lo historicamente, tem que dizer: foi feito porque o cara emprestou dinheiro que pegou dali, a Segunda coisa, em que poca histrica ele foi feito, porque ele foi feito, eu nunca passei o Lamarca e nunca assisti, vai passar, um exemplo, ns estamos pegando uma programao de televiso, que a Globo, tem que falar para eles porque passou, agora quando voc pega um outro filme clssico, por exemplo, alguns professores passaram Titanic, eu acho que cinematograficamente belo para assistir, mas foi uma grande sesso de cinema, que eu no sou contra, queria muitos cinemas paradiso no mundo todo, mas eu no sei se teve validade, foi um bom entretenimento, eu acho que voc tem que definir com muita clareza quando entretenimento, que no deixa de ser cultura e conhecimento como tambm entretenimento, mas o olhar operacional, mas eu no sou um crtico de cinema. Voc j usou algum filme tipo: assistam tal coisa na TV ou ento, assistam tal filme e a gente vai fazer um trabalho na classe?

105

J. Funcionou? Funcionou. H uns quatro anos teve uma srie na TV, no sei se era SBT, que falou sobre a questo dos negros, era uma saga negra, ento, dentro de um dos temas que estava trabalhando, necessariamente no era sobre negritude, sobre racismo, mas eu pedi para eles assistirem com certa ateno porque a gente iria utilizar e pedi para eles que assistissem, que verbalizassem, como eu acho que um problema emergente na sociedade brasileira a questo do preconceito racial. Ento eles assistem, mas no so todos que assistem. Olha, vai passar isso, vale a pena assistir, quando voc pergunta um ou outro que assistiu e tem gente que no assiste, grava e depois assiste, mas muito mais uma questo de prontido, cumprir tarefa que propriamente uma coisa mais ldica, mais interativa entre professor e aluno, agora quando tem uma coisa especificamente ao tema eu peo para assistir. Voc prefere trabalhar temas mais familiares com seus alunos, ou seja, com o que eles esto mais acostumados a ver? Isso eu no levo em considerao. Nem se alguma novidade? Voc se preocupa com essa questo...por exemplo, esse filme muito difcil para eles eu no vou passar. Tenta passar um que tenha mais ritmo, que vai atrair mais? Enquanto construo, o cinema enquanto objetivo construdo, enquanto produto, ele te d vrios olhares. Vou pegar um outro exemplo concreto, quando eu passei 2001, uma odissia no espao h uns cinco anos, nunca mais passei e eu acho que devia passar, mas dentro do contexto da situao que eu estou vivendo, talvez no cabe ou por entretenimento ou no porque sempre leva a uma discusso, o pessoal diz: no, esse filme muito difcil, eles ficaram mais atnicos pela possibilidade daquilo acontecer do que propriamente com a coisa que era difcil e eu acho que de vez em quando voc pode at colocar uma coisa mais complicada. Buuel, ento pode ser complicado, mas alguma coisa vai sair dali, da verbalizao simples, da constatao simples, uma vez eu passei como entretenimento aquele filme Um dia de gato, o gato olhava com olhares diferentes, o lils era amor, vermelho era conflito, o que eu achei to bvio eles no entenderam nada, um ou outro depois comeou a falar, uns

106

nem imaginavam que era o gato, ou era defeito do filme, a maioria falou que era defeito do filme e depois... Voc acha que o aluno deve ter um preparo antecipado antes de ver o filme? H momentos em que eu preparo o aluno e a eu tenho um tipo de comportamento didtico, eu tenho para com ele e ele tem para comigo e para com o objeto, tem poca que eu no preparo: ns vamos assistir um filme que vai falar sobre isso, que vai preparar a gente, acabou, no falo do que vai tratar, claro que tem a ver, eles sabem qual o tema, mas ele no sabe que tipo de filme , por exemplo, eu posso passar um filme com ritmo, msica que fale de uma coisa muito cruel, no tem essa coisa do realismo, aquela coisa do realismo socialista para eu falar de conflito, aquela coisa do conflito pesado, eu posso falar do conflito usando um recurso. S me d um parntese, eu acho que novela no Brasil, se fosse feita com mais cuidado, que muito mais entretenimento do que propriamente elevar, dependendo de um autor de novela, voc v que sempre termina com alguma coisa, mas eu nunca me esqueo de uma que era..., a terra que o cara queria defender chamava Brasil e eu achei aquilo uma das coisas mais incrveis e no deixou de ser ldica, homens e mulheres lindas, aquela coisa gua com acar, mas que levou a pensar alguma coisa, no precisa necessariamente ser igual para igual, igual o problema da interdisciplinariedade, eu s fao relaes entre disciplinas se o tema igual, se o texto igual, voc pode pegar um tema e ter vrios olhares. Lembrando o ltimo ano ou at esse comeo de ano o que deu para voc fazer, voc usou filme, esse ano voc usou algum filme? Usei este filme que o Ilha das Flores, esse usei muito, eu no passei vrias vezes, mas eu trabalhei muito a discusso dele, usei A classe operria vai ao paraso esse ano e algumas salas eu passei O homem que virou suco. Quantos filmes voc costuma usar por ano? Eu no tenho... Faz parte, quando eu fao um programa do ano, que eu fao por semestre, colocar os filmes para o planejamento, mas nem sempre eu cumpro, no porque eu no quero, mas porque quando no d e h uma coisa sria que o seguinte, as aulas tem 55 minutos, eu tinha duas aulas e esse ano eu s tenho uma porque mudou a estrutura curricular do ensino mdio. Eu acho que uma perda, os

107

alunos sabem que uma perda, todo mundo sabe que uma perda, mas agora s uma aula, ento se eu vou passar um filme de duas horas eu vou comer a aula e meia, uma aula de algum mais uma aula e meia de algum e h uma certa resistncia dos professores. Uma outra coisa, eu no consegui ainda na escola, no sei se predisposio das pessoas, dos colegas ou no, mas eu falo, professor, eu vou usar esse filme Fsica, Biologia, Portugus, Ingls, olha vale a pena, quer pegar alguma coisa, quer ir assistir, ento o cara prefere me dar a sala dele porque ele talvez se livre, mas no vai assistir o filme que seria maravilhoso se isso acontecesse. (Entrevista com Prof. Pedro)

Parecendo estar agindo de uma maneira transformadora, os professores ainda agem da mesma forma, como se estivessem usando um livro. Assim como fala Almeida (...) evidentemente, como todos os pesquisadores em cincias humanas aprenderam a analisar somente textos, como se a Histria verdadeira fosse sempre a Histria expressa em escrita, a dificuldade em trabalhar com imagens justificada, e eles, apesar de conhecerem a Histria da Fotografia (e tambm do cinema), desconhecem a Histria da linguagem cinematogrfica, talvez o mais efetivo e universal programa burgus de educao visual e poltica de apresentao da realidade para toda a populao, independente de sua localizao geogrfica social e econmica.59 O cinema, a linguagem cinematogrfica traz em sua estrutura uma ideologia/utopia formadora e mantenedora do iderio burgus.

E assim, se prendem ao roteiro, lem o filme prestando ateno nas falas dos personagens e se emocionam com as imagens que ilustram e mostram como verdadeiramente . Na maioria das vezes os filmes no passam de meros

ALMEIDA, Milton Jos. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria. Pg. 5. Comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria, Campinas, 1997.

59

108

instrumentos para se transmitir contedos escolares ou para mostrar como realmente aconteceu. Como, por exemplo, filmes que mostram como viviam os indgenas Brincando nos campos do senhor, A Misso at filmes que mostram o comportamento de menores Kids, Pixote citados pelos professores. Muitas vezes a imagem tida como algo que representa fielmente o real, e portanto considerada uma verdade, algo que vai tornar concreto o assunto que est sendo estudado, e com essa fora que ela se impe.

Se utilizar de filmes de fico de forma instrumental assim como de filmes didticos, como sendo meros transmissores de um tema abordado, significa v-los de uma forma neutra, sem influncias, transmissores de uma verdade, que apenas retrata de uma outra forma o contedo a ser estudado, visando induzir emoes. Ou seja, o que o filme mostra considerado uma verdade a ser observada e sentida. A forma de narrar prpria do filme, que possui uma linguagem, uma histria, que foi produzido dentro de um contexto determinado, retratando as relaes de um tempo, no questionada e sim aceita. O que se considera apenas a histria que o filme conta e as cenas que mostra como sendo algo real, neutro, independentemente de qualquer situao, momento da produo, etc.

Alm disso esquecem-se de que o prprio filme possui um discurso prprio a ser considerado e ressaltado, e no se do conta de que qualquer interpretao ou anlise sempre feita de um ponto de vista e que esse ponto de vista deve ser esclarecido e exposto e a todo momento, contextualizado para que se deixe bem claro que no a nica forma de se falar ou contar uma histria, nem a nica opinio ou ponto de vista possvel nas relaes naquele momento. O filme, assim como as outras formas de contar histrias, sempre uma interpretao, d sempre um ponto de vista, com incluses e omisses particulares. Talvez seria melhor dizer que ele uma (outra!?) verso sobre algum fato ou assunto. Esta deve ser a

109

primeira conversa que o professor deve ter com seus alunos, identificando no filme a opinio pessoal de algum sobre algum fato ou assunto (esta tambm deveria ser, ao meu ver, a posio que o professor deve tomar frente ao prprio programa de contedos)60.

A forma em que contada a histria no considerada e nem questionada, os professores geralmente analisam apenas o contedo do filme, ou por no entenderem que forma e contedo esto relacionados, ou por acharem mais importante o contedo do que a forma, ou ainda por sentirem que no esto preparados para analisar a forma, a esttica, o discurso cinematogrfico. Como nos escreve Bernardet, (...) no basta focalizarmos os dilogos para compreendermos a complexidade dos problemas propostos pelo filme e, sobretudo, a maneira muito particular de articular a sequncia dos problemas bem como o sentido, a significao embutida nesta articulao. A complexidade da trama encontra-se na articulao do discurso poltico com o discurso cinematogrfico. Um no existe sem o outro. Para criticar uma maneira tradicional de se fazer poltica o filme utiliza uma linguagem no tradicional. Como vimos, a construo do espao tem a um papel fundamental.61

Toda produo humana s foi e possvel graas inveno e utilizao de novas tcnicas e tecnologias que geraram novas linguagens utilizadas pelos homens. Mudanas de ordem material, tcnica e tecnolgica, no determinam mudanas no modo de conhecer e perceber o mundo, mas o uso que se faz delas, as idias, as aes humanas e o contexto no qual esto inseridas, determinam
OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg.8. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996.
60

110

transformaes na percepo, no conhecimento e na conscincia humana. Portanto, essas linguagens esto dentro de um contexto social, poltico, econmico e histrico prprio transformado pelo homem, por isso que pensamos e consideramos as linguagens, e no caso aqui, a linguagem cinematogrfica, como objeto da cultura e no meros intrumentos. Com isso, como nos diz Oliveira Jr., Apesar de serem, digamos, artefatos abertos, as diferentes linguagens no se prestam a tudo e qualquer coisa, alm de carregarem consigo as marcas histricas de sua criao e dos aprimoramentos que foram sendo acrescidos ela na busca de melhor pensar e dizer com esta forma de nomear o mundo ou parte dele.62

O filme, sendo usado apenas como mais um complemento do tema abordado, acompanhando explicaes orais do professor, e os textos escritos, muitas vezes determina uma atuao limitada e limitante. Pois, esta abordagem complementar, que ora ilustra esse contedo, ora traz emoes e possibilidades de percepes diferentes, ao se ler as legendas, ao se ouvir as falas dos personagens e ao se ver as imagem que chamam ateno, faz com que o professor se acomode a um tipo de abordagem, no superando suas possibilidades de atuao em seu trabalho, tornando-se repetitivo, muitas vezes avesso a mudanas, sentindo-se satisfeito, e quando no satisfeito, repleto de dificuldades, difceis de superar.

Muitas vezes, quando o professor v o filme que usa como um documento a ser analisado e pesquisado em aula, porque ele trata do tema ou conta uma histria que o ajude a pensar sobre ele, sua abordagem corre o risco de ser limitada, principalmente se o que for considerado relevante o que o filme mostra, visto
BERNARDET, Jean-Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e Histria do Brasil. Pg. 67, Coleo Repensando a Histria, Editora Contexto, So Paulo, 1994. Comentrio sobre o filme Terra em Transe de Glauber Rocha.
61

111

apenas como verdade, para exemplificar, ou mentira, para ser contraposta, sendo assim pouco analisado, pouco questionado, sem levantar outras hipteses.

O filme visto como um estopim para se pensar outras coisas e para se refletir sobre o tema, tratado como algo que traz idias, verdades inquestionveis, quando compartilhadas pelo professor, e mentiras a serem repensadas, quando contradiz a opinio do professor e que, por isso, devem ser duramente criticadas. Mas o filme nem sempre visto como algo que j faz uma reflexo trazendo pressupostos e idias todas passveis de concordncias ou discordncias, nem sempre como um elemento que gera e estrutura uma nova forma de pensar o tema estudado, ou uma nova forma de pensar na escola, que podem ser ou no questionadas.

Pelo fato do professor estar sem estrutura para pensar e elaborar uma anlise mais criativa ou com mais possibilidades de reflexo, menos amadora como nos diz, abaixo, uma das professoras entrevistadas, seu pensamento passa a ser substitudo pelo filme escolhido, como, por exemplo, nos casos em que se utiliza de filmes didticos ou simplesmente ilustrativos do tema ou ento por uma anlise j pronta, que outro professor j teria feito, ou baseada nos resumos dos filmes e sugestes de abordagem encontradas em livros, cursos ou materiais didticos que auxiliam os professores, ou ainda, por uma anlise que ele acha ser suficiente, pois aparentemente respaldada pela Sociologia, ocorrendo assim (...) a substituio do pensamento do professor pelas novidades do fazer pedaggico e

OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg.5. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996.

62

112

tcnico, como se qualquer tcnica de ensino pudesse ser aplicada a qualquer contedo.63 Voc sente falta de algum treinamento especfico ou de alguma coisa que poderia estar lhe auxiliando? Gostaria muito de... Para usar esse tipo de recurso? Eu adoraria, porque a coisa fica meio amadora, percebe no meu discurso como fica amador. Eu tento, mas eu t dura. No vou no cinema. O que eu tenho so umas fitas l em casa que eu gravo algumas coisas da TV. O que precrio. Se eu tivesse a disponibilidade de fazer um curso, uma coisa sobre isso, seria maravilhoso. Voc acha que qualquer professor pode estar usando esse, no precisaria ser um especialista em filmes para estar usando? Acho que no. Mas, estaria faltando esse tipo de... Acho que falta. (Entrevista com Prof. Maria) Voc conhece algum livro ou texto que voc considera importante que poderia estar te auxiliando no uso de imagem em sala?. No conheo nada. Eu lembro de uma conversa que eu tive com uma aluna que faz mestrado, ela estava falando sobre o uso de vdeo histrico nas aulas de Histria, ela estava falando que ela achava complicado isso porque voc no, voc precisaria saber muita coisa sobre filme para poder estar passando filme como recurso didtico em Histria porque voc no sabe a fidelidade, quer dizer, a pesquisa do autor pra fazer aquele filme e de repente voc passa aquilo, como o filme tem um poder de, ele te traz as coisas como verdade, acaba te trazendo as coisas como verdade da poca e ela disse que esse tipo de preocupao os professores deveriam ter eu achei interessante, foi a primeira vez que eu ouvi uma crtica ao uso de filmes em sala de aula. Voc acha que o professor deveria ter um preparo pra usar?
ALMEIDA, Milton Jos. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria. Pg. 3. Comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria, Campinas, 1997.
63

113

Eu acho que deveria ter sim porque eu percebo que por ex.: eu ainda tenho essa preocupao de estar falando sobre o filme um pouco antes, estar dizendo: prestem ateno nisso! Essa preocupao que essa minha colega falou eu nunca tive, confesso que eu nunca tive e acho que nem teria como fazer isso tambm, ficar pesquisando sobre o filme, sobre como foi feito o filme isso meio complicado. Como seria esse preparo, poderia ser s um... Eu acho que poderia fazer parte do preparo dos professores, alguma oficina pedaggica para estar discutindo isso, mas eu vejo professores que simplesmente passam o filme e pronto e s vezes passam o filme para poder matar tempo, alguma coisa assim e a eu acho que o uso errado. Voc acha que falta uma troca de experincia de como estar usando ou alguma coisa especfica como da sua amiga de estar sabendo como foi feito o filme? Eu acho que existe uma deficincia tanto na formao acadmica do professor na Universidade enquanto se formando para ser professor e no ter orientao no sentido de uso de recurso audiovisual, a gente na Unicamp eu no me lembro de ter tido algo nesse sentido, acho que a preparao do professor falha nesse sentido, depois os rgos, governo de Estado, eu acho que no demonstra preocupao nesse sentido tambm, simplesmente tem l a sala de vdeo, mesmo o uso da TV Escola, aquilo subutilizado eu no me lembro de ter visto algum falando que usou aquilo. (Entrevista com Prof. Marta)

Como se pode constatar, alguns professores que se interessam ou buscam o auxlio deste recurso, fazendo assim uso de filmes em sala, demonstram uma certa insegurana e dificuldades, j apresentadas no captulo anterior

principalmente insegurana quanto ao uso e quanto ao alcance deste recurso - que muitas vezes atrapalham suas aes e conscincia sobre o que fazem, podendo assim desviar de seus objetivos iniciais. Outros professores, no entanto, sentem-se certos, seguros demais, de que seus mtodos so eficazes para uma abordagem

114

crtica respaldada pela Sociologia, e por tudo que aprenderam em seu curso universitrio quando ainda eram alunos, demonstrando um pensamento totalmente estereotipado, fundamentado no status da universidade cursada. Existe uma forma sociolgica de se ver e analisar filmes? Eu acho que para quem se formou em Sociologia, automaticamente voc tem uma forma sociolgica de ver as coisas todas, isso intrnseco. Em que o uso e a anlise da imagem em sala de aula pode favorecer e contribuir no ensino de Cincias Sociais? Voc j acabou falando um pouco antes, mas... Favorece porque uma coisa que eles gostam e que eles visualizam, e que eles elaboram melhor, e a a crtica fica um pouco por minha conta, a crtica em cima das imagens todas e a anlise fica por conta do professor. Em que as Cincias Sociais podem contribuir para anlise de filmes? Voc acha que depois de sair da sala de aula eles vo acabar sendo mais crticos em relao a outros programas no seu dia-a-dia? Eu acho que sim, d para ajudar. Embora voc esteja tratando uma aula com tema especfico, como voc falou especfico, no era uma coisa geral, voc escolheu... Se voc tiver condies e competncia para voc dar o instrumental de analise para eles. Voc tem que ter o jeito crtico, isso uma coisa, no que voc nasce com isso, uma coisa que a gente ensina. Eu me lembro que quando entrei na Unicamp eu era extremamente babaca, vim de um 3 pblico, uma coisa autoritria, poca de regime militar, eu precisei aprender a ter esse instrumental. Eu recebi esse instrumental de anlise. lgico que foi um curso de quatro anos, aqui um curso de um ano, com uma aula semanal, mas se a gente conseguir fazer isso... eu acho que sim. claro para voc o que eu quis dizer? . Se voc acha que vai conseguir, voc consegue passar um lado crtico na ora de estar passando um filme e aquilo ele vai conseguir extrapolar para o dia a dia dele, vai sair da aula. Eu acho que d, eu no sei se eu consigo. Se eu sou competente para fazer isso eu no sei te dizer exatamente, mas que isso possvel de acontecer, . Se possvel ou at mesmo tenha acontecido?

115

A gente percebe alguns alunos que tem uma facilidade maior para essa criticidade toda, agora aqueles mais quietinhos, mais tmidos... (Entrevista com Prof. Maria)

Esta sub-utilizao do vdeo em sala de aula pode ser explicada devido tambm existncia de uma desqualificao, ou despreparo, falta de conhecimento dos professores com relao a filmes, cinema, histria do cinema, detalhes sobre o filme, linguagem do cinema, etc. Os professores usam o filme em sua maioria como uma ilustrao de temas abordados, um algo a mais, pois no possuem conhecimento maior em relao histria do cinema, histria do filme, sua produo, em quais circunstncias foi feito e divulgado, etc. (informaes maiores, mais especficas e detalhadas sobre o filme) e, mesmo quando possuem, procuram direcionar, no aceitando outras interpretaes ou informaes que os contradizem. (...) A despeito do interesse que se possa ter pelo cinema, a terminologia especfica e o desconhecimento das particularidades da linguagem cinematogrfica podem afastar um professor de atividades com filmes. (...) No h necessidade de ser especialista em cinema, mas inegvel que a familiaridade com a linguagem flmica permitir maior aproximao ao filme.64 Quais seriam as informaes necessrias, que deixassem o professor seguro e capaz de realizar o exame e anlise das imagens em movimento?

A despeito de ser ele to difcil de ser apreendido, o cinema est a, reforado e potencializado pelas imagens digitalizadas da televiso e dos computadores. preciso saber olh-las. Entender os elementos que formam o seu discurso e a sua poesia, sua seduo e sua manipulao. De maneira geral os

116

alunos so to bons ou melhores que ns para observar os filmes. Eles tm seus olhos treinados desde cedo nesta civilizao imagtica que nos circunda hoje. Ns, professores e cientistas, mergulhados na civilizao da escrita e do raciocnio reflexivo temos muita dificuldade de enxergar nestas produes audiovisuais formas de conhecimento por si mesmas. por isto que buscamos traz-las e enquadr-las dentro de nossos programas sustentados por pretextos de vrios tipos: impressos em livros, escritos na lousa, escritos nos trabalhos e provas, escritos... ao fazer isto que talvez estejamos cometendo nosso maior crime e perdendo nossa maior oportunidade de tornar a escola um lugar real de aprendizado para este mundo que est a. Se resistirmos a tratar os filmes como textos a serem lidos e compreendidos parte por parte, e tentarmos entend-los como textos a serem vistos e sentidos como um todo, podemos tirar deles pontes para vrias coisas que buscamos a um certo tempo na escola: interdisciplinaridade, no compartimentao em disciplinas estanques, discusso da realidade, trabalho com a realidade do aluno, etc.65

Como foi ressaltado acima, nota-se nas entrevistas uma insegurana dos professores quando se deparam com objetos de estudo e anlise como as imagens, que no so textos escritos. Insegurana quanto ao modo de abordar e usar o filme, de como analis-los ou o que buscar nas imagens em movimento a partir do tema abordado ou contedo a ser apresentado em sala.

Os professores, deixaram entrever, algumas razes dessa insegurana, ao falarem sobre a falta de um curso especfico que os pudesse auxiliar na abordagem
BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 153. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.
64

117

dos filmes, situao que os obriga a utilizar uma forma pronta de anlise. Demonstrando assim uma falta de metodologia no processo de ensino que auxilie e d respaldo s suas aes, direcionando sua anlise ao tema, ficam limitados s frases impactantes do roteiro e s cenas imagens que impressionam -, sem se darem conta de que o filme tambm um discurso feito em imagens e sons, muitas vezes repleto de personagens que nem sempre falam e que representam o social.

Embora, muitas vezes seja muito mais do que uma histria bem contada Todo filme uma narrativa, e como tal conta uma histria atravs da projeo de imagens e sons especficos, nicos, uma vez que foram captados na realidade, onde cada coisa (objetos, pessoas, animais, etc.) nico entre todos.66

Nem sempre consideram que o filme possue um discurso prprio, e muitas vezes o consideram como uma verdade, principalmente quando utilizado como uma ilustrao do tema abordado, sobretudo quando se trata de documentrios, deixando-se levar por uma linguagem aparentemente realista, naturalista, foi assim que aconteceu. Voc aborda o filme sozinho ou com algum outro recurso? Voc usa texto? Por exemplo, esse filme que eu passei, Brincando nos Campos do Senhor, eu usei uma entrevista com Airton Krenak, mas no que necessariamente, eu vou passar um filme e depois vai ter um texto especfico. Em geral, a gente, por exemplo, eu passei o filme, e o que a gente fez: um comentrio sobre o filme, uma reconstituio do que
OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg.9. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. 66 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 8. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro, 1996.
65

118

aconteceu na histria, a leitura que eles fizeram do filme, algumas dvidas que eu poderia estar tirando, uma compreenso, a gente teve uma conversa sobre o filme, e a eles vo escrever alguma coisa sobre isso, sobre o que eles viram. Mas eu dou uma certa orientada sobre algumas coisas que seriam interessantes, por exemplo... Antes ou depois do filme? Depois. Por exemplo, conflito que houve num encontro entre uma determinada tribo indgena e os pastores, eles foram l para civiliz-los, domestic-los. Ento a eu j oriento algumas questes para eles tentarem escrever um pouco sobre isso da. (Entrevista com Prof. Jos)

Qualquer discurso sempre feito no presente e repleto de influncias e interferncias, seja o discurso da anlise feita pelo professor, seja o prprio discurso flmico. A imagem produzida para algum, construda como um dilogo com algum interlocutor e por isso um discurso, um ponto de vista repleto de interferncias e influncias67, portanto, trazendo um contedo social e histrico nico, possuidor de uma significao prpria e uma ideologia inerente.

De acordo com AUMONT, Jacques. In A IMAGEM."A imagem s existe para ser vista, por um espectador historicamente definido (isto , que dispe de certos dispositivos de imagens), e at as imagens mais automticas, as das cmaras de vigilncia, por exemplo, so produzidas de maneira deliberada, calculada, para certos efeitos sociais. Tomamos como pressuposto que a realidade no pode ser apreendida em si mesmo, por tanto construda, fabricada cultural e socialmente, e nos apresentada por meio de suas representaes. Tanto a fotografia, quanto o cinema e a televiso nos trazem imagens que representam a realidade. Estas imagens no so um espelho fiel do real e sim, um olhar fabricado do mundo e das coisas do mundo. um espao construdo e recortado, repleto de intenes em sua produo, reproduo e distribuio. Este olhar construdo em cima de esteretipos marcados por um carter poltico, ou seja, pelas relaes de poder, por maneiras e modos de pensar, pelo prprio pensamento e gosto de sua poca. Compartilhando as idias de F. C. de Tacca, em seu texto "A fotografia : da virtualidade materialidade visual", diremos que o olhar fabricado traz consigo conceitos relativos ao mundo influenciados por toda uma carga cultural, scio-econmica, histrica e pessoal de quem, atravs deste olhar, configura a imagem, de quem a recebe e a percebe, e do prprio "objeto", motivo principal da imagem. As imagens produzidas pelo cinema so pontos de vista, um jogo de interpretaes da realidade que podem

67

119

Mas, o que determinante para que um filme seja considerado sociolgico, antropolgico, etnogrfico, histrico, poltico?68 Mas o que determinante para um filme ser usado em aula e considerado bom para a escola? O que um filme tem, o que ele traz, que voc acha que interessante? O que interessante no filme para aula de sociologia, para se usar na escola, o que ele tem? Acho que eu j falei mais ou menos pra voc, eu trabalho com outro plano, no plano ... plano da percepo, plano afetivo mesmo, uma coisa afetiva e percepo. Eu trabalho com essas duas dimenses, a base dele em si a percepo, a imagem, imagem e percepo, tambm, e eu acho que essa uma
servir aos mais variados interesses, como ajudar a reforar e manter idias e opinies que existem no cotidiano, como gerar novas interpretaes que transformem esta realidade. 68 De acordo com os autores a seguir, podemos ressaltar como tipos de filmes histricos, formas de filmes e de anlises, os seguintes: 1- Para NOVA, Cristiane. NOVAS LENTES PARA A HISTRIA: uma viagem pelo universo da construo da Histria e pelos discrusos audio-imagticos. Pg. 204-205. Dissertao de Mestrado defendida na Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.: (...) os discursos udio-imagticos didticos tendem a ser estruturados segundo modelos discursivos caractersticos da escrita e de acordo com concepes tradicionais da Histria e da educao e por isso, a curto prazo, acabam atuando no sentido de reforar esses pressupostos na cultura da educao formal. Isso faz ainda com que essas produes sejam medocres do ponto de vista formal e esttico e no sejam apreciadas pelo pblico discente.Alm disso, de acordo com a autora, os discursos udio-imagticos histricos no-didticos encontram-se, em geral, muito melhor estruturados formal e esteticamente, a exceo de parte dos documentrios que ainda se mantm presos a um estilo documental tradicional, profundamente veiculado cincia positivista. No entanto, no raro apresentam concepes tradicionais e empobrecedoras da Histria e da educao, o que demonstra uma desarticulao dos setores de produo dos audiovisuais com os universos da pesquisa e da teoria da Histria e da pedagogia. Apesar disso, esses discursos, em especial os filmes, apresentam novas formas de conceber e tratar o passado humano, importantes para serem no apenas refletidas, mas tambm incorporadas e ressignificadas pela pesquisa, pela escrita e pelo ensino da Histria. Essa , no meu entender, uma das tarefas da Histria nesse novo milnio. Uma tarefa que, com a incorporao do potencial j presente nas novas tecnologias audiovisuais digitais, tende a abrir a Histria para horizonte nunca antes imaginados. 2- De acordo com BERNARDET, Jean-Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e Histria do Brasil. Pg. 70, Coleo Repensando a Histria, Editora Contexto, So Paulo, 1994. ,(...)Desta maneira poderamos perguntar se a ruptura com os cnones do naturalismo garantia total para a ruptura com a ideologia dominante. Parece-nos que, no caso do filme histrico, a simples desconstruo da linguagem cinematogrfica, proposta pela indstria do espetculo, no condio suficiente, pois, como vimos, a verso histrica dominante foi mantida praticamente intacta. 3- Ainda para BERNARDET e RAMOS, Pg. 70, em relao ao chamado gnero documentrio, procuramos mostrar o quanto estes filmes so frutos de uma CONSTRUO. Por isso, a ideia muito vulgarizada acerca do gnero documentrio (perfeita reconstituio do real ou discurso objetivo acerca deste mesmo real) foi objeto de discusso em vrios momentos. Diante deste quadro, a separao rgida que se busca estabelecer entre fico e documentrio no tem sustentao. Em suma, na utilizao de filmes documentrios com temtica histrica em atividades didticas preciso estar atento para as significaes produzidas no interior desta particular modalidade de discurso cinematogrfico.

120

questo importante, voc vivenciar certas coisas, experincias. Por exemplo, o que a obra de arte pode trazer para voc, mexer em voc. Ento ela pode desvelar algumas coisas que voc no, apenas no nvel conceitual no era suficiente. Ento eu acho que pode contribuir nesse sentido. (Entrevista com Prof. Jos) Quais seriam os requisitos para um filme ser considerado bom para a escola? Ou bom para a aula de Sociologia? Eu gosto de um filme quando ele consegue mostrar situaes cotidianas sobre o tema que eu estou falando. Eu achei que A Classe Operria fazia isso, e faz, mas muito longo, ficou pesado, escuro demais tambm. (Entrevista com Prof. Marta) Quais seriam os requisitos para um filme ser considerado bom para a escola? Na sua aula? Para ser utilizado como recurso didtico, nesse sentido? Uma das coisas fundamentais a linguagem para o estudante e a linguagem cinematogrfica, que uma linguagem que a plasticidade, a construo dos personagens, a caracterizao da poca, o roteiro. A Segunda coisa a linguagem no sentido da oralidade, quer dizer, o dilogo do filme. Eu vou dar um exemplo, eu tenho muito problema quando o filme no dublado, eu perco tudo, essa uma dificuldade porque na televiso de 29 polegadas, numa sala de 30, tudo bem, mas uma Tv de 29, numa sala de 50 j perde porque distante, pequeno, a qualidade de um filme para uma sala de aula. isso, que ele consiga trazer para o jovem que est assistindo de uma maneira mais literria, emoo, retratao da poca, situaes de clareza, quer dizer, que o aluno oua, entenda. Algumas pessoas acham que o ritmo fundamental porque o adolescente precisa ter muito ritmo no pode ser um filme denso, por exemplo, eu passei o ... do Kurosawa e eles adoraram, muita gente no gostou, mas passando o tempo eles descobriram que era um grande filme para mostrar a questo da solidariedade, voc pode ir embora desse lugar e esse lugar pronto para quem vier, independente de ter conhecido, isso o personagem ingls, um filme maravilhoso, branco e preto, legendado, lento,

121

introspectivo, o momento daquela neve caindo, s caindo, eu tentei conversar e cada aluno meu foi para um lugar porque um momento que s voc e o personagem mediado pelo diretor. (Entrevista com Prof. Pedro)

Para os professores, os filmes considerados bons para serem usados na escola teriam vrias funes, pois estariam: retratando pocas e situaes, exemplificando e esclarecendo os temas; trazendo possibilidades de experenciar situaes que no se viveu; principalmente, fazendo o aluno se emocionar, e assim, se sensibilizar para o assunto abordado.

Deve-se tomar cuidado para que, ao usar filmes, a preocupao de tornar o ambiente escolar um lugar mais prazeroso no supere a preocupao de torna-lo um lugar mais reflexivo69, ou para que o entretenimento no seja predominante sobre a idia de se ter uma educao voltada ao pensamento, mais democrtica, empenhada na construo da independncia intelectual do aluno.

Afinal, a escola o lugar da comunicao entre os homens ou o lugar da transmisso de conhecimentos limitados e expressos nos contedos das disciplinas que foram determinados pelos PCNs?

Pois como nos diz Loureno, As imagens, quando muito, tocam, sensibilizam o ser humano em relao aos problemas que afligem a humanidade. Mas o debate poltico e filosfico, a intensa troca de idias e opinies que caracterizam
69

uma

sociedade

democrtica

e,

portanto,

um

ensino

LOURENO, Silene de A. G.. Comunicao e (educao para o) mercado in Revista thsis. Pg. 31. Revista dos alunos da Ps-Graduao da Faculdade Csper Lbero. Ano 2, n 4, So Paulo, Maio/2001.

122

democratizante.70 A aula o lugar do dilogo, da comunicao entre os seres envolvidos nela.

Assistir a um filme se envolver com o que foi visto na tela, criar vnculos afetivos com um ou vrios personagens, tornando meus as suas dores, angstias, alegrias...71 mas tambm procurar no se limitar quando a discusso e a anlise seguir outras direes que no apenas reflexes sobre aspectos especficos da disciplina.

Usar um filme de modo mais adequado explor-lo como obra de reflexo sobre a vida, o fazer humano, angstias, crises, a transcendncia... preciso reconhecer no filme no o assunto que ele registra, a narrativa que desenvolve, a descrio histrica que procura recortar, mas o olhar que seu autor lana sobre o mundo. Este o nvel de conhecimento que o filme permite, a discusso que ele traz para a escola, no contemplada por qualquer disciplina, embora parte indissocivel de todas elas. Neste sentido, todas as disciplinas deveriam explorar o filme segundo princpios comuns e no seguindo os procedimentos especficos de anlise da realidade prprios para cada uma delas.72

Trazer um filme para a escola necessita envolvimento, agilidade, ter conscincia de que se vai lidar com o inesperado e o conflito, no se pode esperar uma aula controlada, cheia de regras preestabelecidas, certinha. Quando se est
LOURENO, Silene de A. G.. Comunicao e (educao para o) mercado in Revista thsis. Pg. 31. Revista dos alunos da Ps-Graduao da Faculdade Csper Lbero. Ano 2, n 4, So Paulo, Maio/2001. 71 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 9-10. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro, 1996.
70

123

acostumado a trabalhar com palavras e textos, ao se planejar e introduzir imagens nas aulas nem sempre ocorre aquilo que se espera, aquilo que foi determinado, alm disso, uma aula que busque extrapolar o tema estudado significa a possibilidade da realizao da pluralidade, onde o direcionamento do professor est inserido num contexto democrtico de tolerncia e respeito individualidade, em que seu discurso tem a mesma validade de qualquer outro de seus alunos, e portanto o professor deve respeit-lo.

O importante lembrar que para um filme caber na escola preciso prepararmo-nos para que ele extrapole os muros dela, para conversar-mos sobre aquilo que ele diz a mais do que estava no programa.73

Podemos dizer que nem o professor, nem a escola (coordenao pedaggica), nem os PCNs, tem muito bem ao certo os alcances e limites do audiovisual e por isso muitas vezes o tomam apenas como algo complementar.

O fato do filme aparecer como um ilustrador de acontecimentos, exemplificando at conceitos, um instrumento que traz verdades, que faz o espectador entender-se enquanto testemunha ocular de um fato, fazendo ele sentirse at conhecedor do que ocorreu, reitera uma concepo de escola retransmissora de valores e verdades, de um saber universalizante, reafirmando seu papel tradicional, no qual o filme se torna mais um instrumento agradvel, que mexe com a sensibilidade dos alunos ao entrar na escola. Nesta relao o professor abre mo de deixar a sua marca, particular, o seu sinal em seu trabalho, deixando-se
BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 80. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.
72

124

levar, muitas vezes, por caminhos pouco pessoais, mas legitimados e aceitos por todos, sem questionamentos ou dvidas, caminhos mais previsveis e controlados. (...) No possvel educar sem ensinar. Porm, a instruo exclusivamente no educa; no prepara para a sabedoria. Como vimos, o termo sabedoria contempla em si saber e tambm sabor. Deve-se sentir o sabor do conhecimento. Mas preciso que, em educao, se tenha o desejo de ir sempre alm. O conhecimento e a sabedoria podem ser complementares quando o professor se torna mestre. O mestre faz mais do que colocar os estudantes em contato com o conhecimento acumulado. O mestre transmite o saber, mas inscreve na transmisso sua prpria marca pessoal; seu sinal. Mostra caminhos e revela segredos, com suor e com sangue descobertos.74

DA ESCOLA ENQUANTO LUGAR DO DILOGO

Quando vistas fora da escola, as imagens so consideradas entretenimento, pois a escola vista como o lugar prprio para a anlise e reflexo e, no mundo fora dela, em casa por exemplo, essa na maioria das vezes no existiria. (...) interessante notar que, apesar dos alunos (tambm os professores) estarem cotidianamente aprendendo a viver e a pensar pelas chamadas linguagens alternativas, principalmente, televiso, cinema, msica, aprendizagem essa que ocupa a maior parte do dia, essas linguagens so caracterizadas como entretenimento, diverso e as vem como levianas, culturais, desprovidas de

OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 12. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro, 1996. 74 BOTO, Carlota. TICA E EDUCAO CLSSICA: VIRTUDE E FELICIDADE NO JUSTO MEIO in Revista Educao & Sociedade, pg. 138-139,ano XXII, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes).

73

125

contedo (...)75. Em casa no haveria a ateno devida e nem a anlise crtica necessria. As imagens fora da escola so encaradas como entretenimento e diverso76 e, ao serem introduzidas na escola, devem quase que necessariamente ter uma relao com o contedo abordado e, preferencialmente, serem criticadas e/ou analisadas, embora existam professores que as usam de forma

despreocupada, para matar o tempo.

A escola o lugar que transmite um saber universalizante de forma sistematizada e controlada, que prepara as pessoas para a vida em sociedade de forma padronizada, aceitando a subjetividade e a individualizao do aluno desde que estas estejam dentro da norma vigente e sejam controladas, no apresentado nada de inesperado.

A educao no pode ser entendida apenas como um processo de ensino que adapta e conforma o indivduo a uma sociedade ou cultura a partir de algumas de suas habilidades, potencialidades e qualidades pessoais, as quais, seriam linearmente conduzidas, dirigidas, atravs das sries e dos contedos programados como pr-requisitos, e desenvolvidas no contexto escolar. (...) Aprender no uma aceitao ou internalizao incondicional, mas um trabalho
ALMEIDA, Milton Jos. Linguagens Alternativas do Ensino de Histria. Pg. 1. Comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria, Campinas, 1997. 76 Porm, de acordo com OLIVEIRA JR., Wenceslo Machado de, em A CIDADE (TELE) PERCEBIDA, pg. 58, h uma diferena fundamental entre a televiso e o cinema, pois o espectador de cinema escolhe aquilo que v, se aconchega na cadeira da sala escura em busca de estrias, lugares, tempos ou em fuga de sua estria, lugar, tempo... Senta-se e se dispe a ver o que a projeo oferece. Ele optou, e pagou, para se embeber, se esquecer, nas imagens. Ir ao cinema significa uma parada ou desvio na rotina do dia-a-dia. J o telespectador da televiso, olha distraidamente, se interessa por uma ou outra coisa ao olhar, assistir TV uma atitude eventual, acidental, dispersiva e distrada (Arlindo Machado, O vdeo e sua linguagem in Revista da USP Dossi Palavra/Imagem, So Paulo,1993, pg. 15). A televiso faz parte do cotidiano, e estar com ela ligada no significa estar assistindo algum programa, mas sim estar espera de que alguma
75

126

formulativo, no conformao, mas conformulao.77 O processo de ensino sofre influncias e interferncias diversas de uma grande variedade de contingncias e portanto gera conseqncias completamente imprevistas e inesperadas. este o caso da presena de filmes na escola, objeto da cultura que no foi elaborado especificamente visando o ensino dentro da instituio escolar78, que pode gerar o inesperado, a surpresa, boa ou no, dificultando o trabalho ou extrapolando os muros da escola.

Isso revela que apenas aparentemente as pessoas convivem, no ambiente escolar com normas e valores estticos e estveis, com objetivos neutros determinados e imutveis, repleta de imposies, que do uma aparncia de ordem, de transparncia e de certezas com relao s conseqncias da formao do indivduo. neste ambiente que tambm pode surgir o inesperado, o particular. Neste contexto, a escola pode aprender a trabalhar com a individualidade, exercitando a tolerncia, a pluralidade, amenizando conflitos pessoais e sociais, em direo a um consenso.79 Os objetos da cultura entram na escola pela porta da frente pois pode-se determinar o que vai se fazer na escola, nas aulas, seja atravs dos PCNs, do planejamento anual da disciplina, seja atravs da ordem existente dentro da escola, mas o que realmente acontece e as conseqncias do que se faz

imagem o atraia at ela. Certamente algo espetacular, fora do normal(OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. Idem, pg. 58). 77 GOERGEN. Pedro. EDUCAO MORAL: ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, PG. 166, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes). 78 Os vdeos utilizados no foram feitos para a escola, so estrias, produtos culturais que geralmente se originam da indstria cultural e visam o comrcio, o lucro, pela venda a seus telespectadores, consumidores determinados. Sua utilizao na escola nem sempre leva isso em considerao, colocando como relevante apenas o contedo, deixando de lado as condies de produo, mercado, transmisso e consumo. 79 Para as idias que geraram este pargrafo Cfr. GOERGEN. Pedro. EDUCAO MORAL: ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, PG. 167, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes).

127

muitas vezes no esperado e at mesmo foge ao controle do professor, do diretor, da ordem estabelecida.

Os filmes poderiam ajudar a transformar essa educao, pois como nos escreve Bruzzo, "a chegada do filme de fico escola, pelo contrrio, remexe com a idia de padronizao, porque, quem o utiliza com esse fim, cedo ou tarde, vai se defrontar com dificuldades. Todavia o professor que procura exatamente a diversidade, ter no cinema um apoio estimulante."80 E embora os professores apenas procurem mtodos e dicas de atuao que facilitem seu trabalho, os filmes trazem situaes novas cujas condutas nem sempre so previstas e esperadas por estes, como foi dito anteriormente. Mesmo com todo controle e restries que a instituio escolar impe, sendo esta considerada por natureza,(...) o espao da transmisso de conhecimentos, no da criao 81, onde o professor no visto como um potencial produtor de saber, entretanto o que acontece em sala de aula varia segundo a capacidade de inovao de cada docente 82, este mesmo professor tem possibilidades de atuao que marcam e superam, ou no, esta educao tradicional. Pois como ele se relaciona com o conhecimento, como se situa na elaborao de uma prtica pedaggica prpria, que leve em conta a especificidade de seus alunos e da realidade que o cerca"83 que vai marcar seu trabalho e abrir possibilidades para uma educao diferente.

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 135. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 81 BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 124. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 82 BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 124. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995. 83 BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 125. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.

80

128

A introduo de filmes na escola poderia representar uma concepo de educao no tradicional, o que de fundamental importncia para a transformao da escola e do ensino de um modo geral. Um dos caminhos que Bruzzo nos indica seria que os professores deveriam se preocupar em criar condies para que o aluno pudesse se aproximar do cinema de um modo mais amplo, entrando em contato com filmes que ele no tem a oportunidade de ver normalmente e de conhecer um pouco da diversidade da produo flmica mundial, ultrapassando a concepo conteudstica do ensino para entender a escola como o lugar que deve favorecer ao aluno o acesso cultura em suas diferentes manifestaes. Para isso, entretanto no basta que o professor conhea e goste de cinema, preciso que ele seja mais do que um consumidor.84 Esta preocupao esteve presente, durante a entrevista de um dos professores, conforme relato abaixo: Quais seriam os requisitos para um filme ser considerado um bom filme para a escola, ou at mesmo bom para as aulas de sociologia? O que eu procuro nos filmes eu j te disse mais ou menos. Um filme que leve eles a pensarem no sentido de sentir, que mexa com o sentimento deles, que mexa com a percepo deles. isso que eu procuro. Agora, no necessariamente, se voc puder ter um espao, por exemplo, no CEFAM tinha a videoteca, tinha filmes que no eram assim... tinha vrios filmes que, comdia, assim uma comdia tambm pode ser utilizada pra voc, para mexer com a percepo. No vejo problema tambm de voc ter na escola um espao para voc assistir um Batman, assistir Titanic, sei l, no h nenhum problema nisso. Agora eu acho o seguinte, que uma das tarefas da gente, eu acho que assim, por exemplo, pensando do ponto de vista do professor de artes, voc
BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 136. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.
84

129

estimular a eles verem um outro tipo de filme, uma outra estrutura de imagem que no seja a que veiculada pelos meios de comunicao de massa, ento dar oportunidade para eles verem outros tipos de filmes, no que voc deva proibir, mas voc, eu acho que voc deveria estimular um outro tipo de imagem de cinema. Filmes que no esto no... No mercado, que no so... filmes que esto fora do mercado. Para criar um certo gosto. Mexer com o gosto deles pelo cinema. (Entrevista com Prof. Jos)

Alm disso, o acesso e o contato com outra linguagem que no a que esto acostumados diariamente nas aulas, a linguagem oral e escrita, abre novas possibilidades ao aluno e ao professor e ao ensino de uma forma geral. Ao se utilizar desta linguagem, o professor est trazendo a seus alunos, mais do que mera ilustrao, uma nova forma de conhecer e de construir o conhecimento, repleta de significaes, pontos de vistas, discursos, tornando o processo de ensino com maiores condies de despertar interesse, curiosidade, desejo de saber, organizar e confrontar idias85. Dessa forma, no s amplia a bagagem cultural do aluno, mas tambm, possibilita que ele construa e reconstrua o conhecimento, dando significados s coisas do mundo, exercitando sua participao e a compreenso do outro.

Sabemos que os institutos educacionais no Brasil, como por exemplo as escolas tradicionais e religiosas e at mesmo escolas pblicas, h tempos j utilizavam audiovisuais, principalmente filmes documentais, em suas aulas,

85

NOVA, Cristiane. NOVAS LENTES PARA A HISTRIA: uma viagem pelo universo da construo da Histria e pelos discrusos audio-imagticos. Dissertao de Mestrado defendida na Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.

130

visando o aprendizado de seus alunos86, mas o controle mais ou menos rgido da anlise e o tipo de filme utilizado que vo dar legitimidade e possibilitar uma transformao na aula e no ensino. Para os professores ainda o formato do filme tem sua importancia balisada num maior ou menor poder de atrair a ateno dos alunos. O que determinaria a transformao ou o continusmo da forma padronizada da escola no seria este poder de atrao, mas, sobretudo, o direcionamento que o professor daria em sua anlise.

Uma educao e ensino baseados na transmisso de conhecimentos prdeterminados e de comportamentos valorizados e pr-estabelecidos podem sofrer transformaes com o uso de filmes numa educao onde a nfase fosse dada na argumentao, reflexo e na comunicao entre as pessoas que dela participam. No filme, o indivduo poderia encontrar mais uma forma de entender-se no mundo87, de conhecer e estar consciente de sua posio no mundo e na sociedade em que vive, dos problemas e das contradies dessa sociedade, de como ela se apresenta, se organiza e funciona e, a partir da, de exercitar e fortalecer suas opinies e posies, se entendendo enquanto ser social com capacidade para continu-la e/ou transform-la. 88

Cfr., a esse respeito, BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Captulo Seis: A espera do espectador. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 1995. 87 Como nos escreve OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de. FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim e Mogi-Guau, Outubro de 1996. por demais importante decodificar uma linguagem para se movimentar melhor com os produtos por ela produzidos, nos tornando seres mais prximos dos mundos por ela criados. S entendendo melhor o que audiovisual, principalmente a sua produes flmicas, que poderemos us-lo de maneira mais tranqila e satisfatria. Talvez, para ns professores, s haja uma coisa mais importante que isto: conseguir fazer com que nossos alunos possam aprender esta linguagem ao mesmo tempo em que eles se utilizam dela como uma maneira de entender-se no mundo. Por enquanto este um dos nossos desafios. 88 A respeito da importncia de tomar a escola como o lugar de uma reflexo comunicativa visando a formao do indivduo, capaz de ter suas opinies e tomar suas prprias decises na direo de uma transformao social mais consciente Cfr. GOERGEN. Pedro. EDUCAO MORAL:

86

131

Como nada garante um bom trabalho preciso que o professor fique sempre atento sua prtica, sem medo de errar ou inovar. Deixar transparecer de que ponto est falando ou analisando, contextualizar a todo momento a suas posies, os conceitos e temas abordados, ter claro o objetivo que deseja alcanar, ter um mtodo mais claro tanto na escolha do filme quanto na forma de abord-lo, no se limitar em mostrar e buscar uma metodologia que lhe parea mais correta e neutra, refletir sobre ela e suas possibilidades e alcances, geralmente aquela baseada em sua formao, e ter em mente que o que d certo para uma classe pode no dar para outra (sua anlise temporal e momentnea e portanto deve sempre ser revista e repensada, pois o ofcio de professor intelectual e produtivo, seno corre o risco de ser repetitivo e ultrapassado) so algumas das premissas e tentativas de um professor que no tem medo de trazer para sua aula algo que pode incomodar, provocar transformaes, inseguranas e incertezas.

ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, PG. 166, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes).

132

CONSIDERAES FINAIS

133

134

A proposta de uma abordagem reflexiva sobre o uso dos audiovisuais, filmes e programas de TV nas aulas de Sociologia do ensino mdio, a partir do impacto destes no processo de ensino aprendizagem trouxe tona, apesar da aparente tentativa de inovao, presente na incluso de filmes nas aulas, o reconhecimento de que a educao e o ensino trazem consigo o peso do tradicional, do continusmo e da manuteno da ordem social hegemnica vigente. No o filme na escola que provoca mudanas, mas o uso que se faz dele, como encarado, demonstrados atravs da postura do professor frente escolha, anlise e relacionamento com seus alunos e com a instituio escolar como um todo.

Atravs da anlise dos relatos dos professores sobre seus trabalhos com audiovisuais, constatamos suas dificuldades e incertezas na escolha, reflexo e anlise dos filmes utilizados. Dificuldades encontradas, principalmente, ao lidarem com a linguagem do audiovisual dentro da escola e, tambm, por no terem noo do alcance, dos limites e das possibilidades desta forma de expresso dentro da sala de aula em seu trabalho. Alm disso, foi possvel perceber um grande distanciamento da instituio escolar com relao aos discursos audiovisuais, suas possibilidades e limites.

Observou-se que os professores reconhecem a importncia do uso de filmes em suas aulas, pois acreditam que estes tragam a possibilidade de um ensino que, no s racional ou emprico, permite que o aluno aprenda o contedo de outras formas, atravs do prazer, da dor, ou..., estimulando sua imaginao, afetividade e sua percepo (que subjetiva e particular), experienciando, vivendo e, com isso, tendo possibilidades de fazer uma reflexo sobre o que viveu e gerar discusses posteriores em sala.

135

A anlise, no entanto, ainda tem por base um discurso estruturado na abordagem linear da escrita, no direcionamento da observao e da percepo do aluno, impondo-lhe uma lgica pr-estabelecida, na crena de que o discurso do professor nem sempre neutro mas o mais apropriado, correto e verdadeiro, pois baseado na Sociologia e portanto pode substituir qualquer outro.

O filme ou programa de TV encarados como um fato da sociedade que o produziu, pensado como um instrumento que ilustra conceitos e idias, retrata e comprova um ponto de vista desta sociedade, e traz consigo uma verdade que ao ser compartilhada pelo professor torna-se inquestionvel, e quando no, totalmente criticada, pensada como uma falsa conscincia a ser esclarecida. Este trabalho no entanto pensa o filme (vdeo, cinema e programas de TV) como uma narrativa prpria, fonte de informaes e conhecimento, produto de uma cultura que a reflete e a refrata no de forma direta, ordenada, como cpia fiel do real, mas sim, capaz de gerar a partir dos indcios e vestgios que traz, reflexes acerca do social, do individual e de questes existenciais sobre o ser humano. Uma narrativa que possui uma forma ideolgica inerente e determinada histrica e socialmente, mas que pode atravs de sua anlise revelar e tornar consciente, para o sujeito, o mundo em que est inserido e a posio que integra. Portanto, o espectador no visto como uma testemunha ocular, algum que confirma e comprova o que ocorreu em frente a seus olhos mas um indivduo que, ao interagir com o que v, percebe, sente, revive momentos e sensaes, faz um retrospecto, rememoriza, d, elabora e reelabora significados, dando sentido ao que visto, pensando e repensando, gerando reflexes.

Os professores ao usarem filmes em suas aulas deve ter claro que o filme no prova de algo que aconteceu e nem revelador de verdades inquestionveis. Talvez apenas a ligao com a temtica sociolgica no seja suficiente para que um

136

filme se torne um objeto da cultura relevante para a investigao e anlise em aula. A conscincia da concepo de Sociologia que utiliza, possveis conhecimentos acerca da linguagem cinematogrfica, reflexes constantes sobre sua abordagem, posicionamentos em que o fundamental no seja o direcionamento opressivo, ajudar o professor a fazer uma anlise mais criativa, espontnea, com uma marca prpria, que se volta para si mesmo, buscando um entendimento sobre o mundo e sobre si mesmo, sem desconsiderar o seu modo de perceber (sua percepo) e as ideologias que subjazem a todos os discursos e linguagens, nem os valores socialmente pr-determinados. Toda interpretao deve incluir uma interpretao de sua prpria existncia, deve examinar suas prprias condies de possibilidade.
89

Todo pensamento deve voltar-se para si mesmo para ao se

posicionar, entender-se.

Acreditamos que a utilizao dos recursos audiovisuais na escola pode trazer uma reestruturao nas formas de ensino pois implicar na introduo de um elemento estranho escola, perturbador da normalidade e, portanto, no satisfatoriamente adaptvel s tcnicas de ensino convencionais. Este o papel que o cinema acaba representando em sala de aula (...)90 alm de trazer a possibilidade de se dar uma aula diferente e de fazer da escola um lugar que possa extrapolar o repasse do conhecimento acumulado tornando-se um lugar privilegiado para se conhecer e pensar o mundo91.

JAMESON, Fredric. PS-MODERNISMO: a lgica cultural do capitalismo tardio. BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Pg. 125. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 1995.. 91 OLIVEIRA Jr., Wenceslo Machado de.- FILMES E PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Pg. 9-10. Texto que deu origem a uma palestra apresentada a futuros professores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi-Mirim, 1996.
90

89

137

A abordagem feita sobre as experincias desses professores apontou para a necessidade, ao se utilizarem das linguagens audiovisuais em suas aulas, de uma reflexo e abordagem mais criativa, sensvel, argumentativa, baseada no dilogo, no se limitando ao uso de filmes como mero recurso auxiliar didtico. Mas, o contato com esse discurso udio-imagtico, que traz outros modos de perceber e conhecer de outras formas, agradveis ou no, apontou tambm para a necessidade de uma abordagem aberta, a todo momento repensada, preparada para o novo e para o aparecimento de diferentes idias e opinies, para que o filme e a reflexo realizada sobre ele extrapolem os limites da escola, sem restries quando ultrapassarem as expectativas e o contedo da disciplina, no determinando ou limitando o pensamento dos alunos, mas estruturando suas subjetividades de forma responsvel e reflexiva, tornando o espao escolar um lugar para o conhecimento, e para o exerccio da interdisciplinaridade, da pluralidade e da reflexo comunicativa92.

Sobre este conceito cfr. GOERGEN. Pedro. EDUCAO MORAL: ADESTRAMENTO OU REFLEXO COMUNICATIVA? in Educao & Sociedade, ano XXII, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes).

92

138

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADORNO, Theodor W.: "A indstria cultural" in Comunicao e Indstria Cultural - Companhia Editora Nacional, So Paulo, SP, 1971. ADORNO, Theodor W.: "Televiso, conscincia e indstria cultural" in Comunicao e Indstria Cultural - Companhia Editora Nacional, So Paulo, SP, 1971. ALMEIDA, Milton Jos de. CINEMA E TELEVISO: Histrias em imagens e som na moderna sociedade oral. Org. Cristina Bruzzo e Antnio Rebouas Falco Coleo Lies com Cinema n5 - 2 edio - Fundao para o Desenvolvimento da Educao - So Paulo - 1993. ALMEIDA, Milton Jos de. IMAGENS E SONS: a nova cultura oral. - Coleo Questes da Nossa poca - Volume 32. Editora CORTEZ. - So Paulo - 1994. ALMEIDA, Milton Jos de. "Uma Representao Cinematogrfica Da Violncia" Estudo a partir do filme A Marca da Maldade, dirigido por Orson Welles - Lab. Est. Audiovisuais - OLHO - Faculdade de Educao - UNICAMP - Campinas, S.P. ALMEIDA, Milton Jos de. "Linguagens alternativas do ensino de Histria" comentrios sobre as apresentaes e resumos do III Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Histria - Campinas, 1997. ALMEIDA, Milton Jos de. CINEMA ARTE DA MEMRIA E DA SOCIEDADE. Verso preliminar elaborada para o curso de ps-graduao Cultura, Educao e Imagem da Faculdade de Educao UNICAMP campinas, S.P., 1 Semestre de 1998.

139

ALMEIDA JR., Joo Baptista de. IMAGEM E CONHECIMENTO: anlise das concepes representacionista e fenomenolgica e suas implicaes na educao - Tese de Doutorado apresentada na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas, SP - 1997. ALVES, Alda Judith. "O Planejamento de Pesquisas Qualitativas em Educao" Cadernos de Pesquisa - So Paulo (77): 53-61, maio 1991. ATRATOR-ESTRANHO. "Imprensa sensacionalista e ps-modernidade" - Revista do grupo "Nova Teoria da Comunicao", Ano 1, n 1, USP, So Paulo, S.P., maro, 1993. AUMONT, Jacques. A IMAGEM - Coleo Ofcio de Arte e Forma - 2 Edio. PAPIRUS Editora - Campinas, SP - 1995. BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie-France. OS NOVOS MODOS DE COMPREENDER: a gerao do audiovisual e do computador. Edies Paulinas, So Paulo, 1989. BACCEGA, Maria Aparecida. "Conhecimento, informao e tecnologia" in Revista Comunicao e Educao, Ano IV, N 11, pgs. 7-16, janeiro/abril, So Paulo, 1998. BACCEGA, Maria Aparecida org.: "Televiso como Mito e Ritual", Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 1, pgs. 47-55, SET., So Paulo, S.P., 1994. BENJAMIN, Walter. "A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Tcnica" in Obras Escolhidas I - Editora Brasiliense - So Paulo - 1985. BERNARDET, Jean-Claude. O que cinema? - Coleo primeiros passos, Editora Brasiliense, So Paulo, S.P.. BERNARDET, Jean-Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e Histria do Brasil. Coleo Repensando a Histria, Editora Contexto, So Paulo, S.P., 1994. BOTO, Carlota. tica e educao clssica: Virtude e felicidade no justo meio in Revista Educao & Sociedade, ano XXII, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes).

140

BRUZZO, Cristina. O CINEMA NA ESCOLA: o professor, um espectador. Tese de doutorado apresentado na Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - 1995. CALADO, Isabel. A utilizao educativa das imagens. Srie Mundo dos Seres Editora Porto, Porto, Portugal, 1994. CALLIGARIS, Contardo - "Kids" in Crnicas do individualismo cotidiano. Editora tica, So Paulo, S.P., 1996. CALVINO, talo. "Visibilidade" in SEIS PROPOSTAS PARA O PRXIMO MILNIO. CSAR, Maria Rita de Assis - "Kids: Fragmentos de uma morte anunciada (?)" in A inveno da "Adolescncia" no discurso psicopedaggico. Dissertao de mestrado da Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educao, Campinas, S.P., 1998. CHAU, Marilena - "Janela da alma, espelho do mundo" in O OLHAR, Editora Companhia das Letras, So Paulo, SP, 1995. ECO, Umberto. APOCALPTICOS E INTEGRADOS. Editora Perspectiva. Coleo debates,n 19, 5 edio. So Paulo, 1993. ECO, Umberto. VIAGEM NA IRREALIDADE COTIDIANA. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, R.J., 1983. ENZENSBERGER, Hans Magnus. Mediocridade e Loucura e outros ensaios. Editora tica. So Paulo, 1995. FRANCASTEL, Pierre. A REALIDADE FIGURATIVA: elementos estruturais de sociologia da arte. Editora Perspectiva, So Paulo, 1973. FRANCO, Marlia da Silva. "A natureza pedaggica das linguagens audiovisuais" in CINEMA: uma introduo produo cinematogrfica. Org. Jos Geraldo Couto. Coleo Lies com Cinema n1, 2 edio, Fudao para o Desenvolvimento da Educao, So Paulo, 1993.

141

FRANCO, Marlia da Silva. "Prazer audiovisual" in Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 2, pgs. 49-52, janeiro/abril, So Paulo, 1995. GOERGEN, Pedro. Educao moral: Adestramento ou reflexo comunicativa? in Revista Educao & Sociedade, ano XXII, n 76, Outubro/2001, Campinas, SP, Centro de Estudos Educao e Sociedade (Cedes). GUIA Neto, Walfrido Silvino dos Mares. "Educao para a cidadania" in Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 3, pgs. 81-87, maio/ago., So Paulo, S.P., 1995. HAUSER, Arnold. "A ERA DO FILME" in HISTRIA SOCIAL DA

LITERATURA E DA ARTE. Tomo II, oitava parte, Editora Mestre Jou, So Paulo, SP. HOBSBAWN, Eric. ERA DOS EXTREMOS: O breve sculo XX 1914-1991. Editora Companhia das Letras, So Paulo, S.P., 1998. JAMESON, Fredric. AS MARCAS DO VISVEL. Editora Graal, Rio de Janeiro,R.J., 1995. JAMESON, Fredric. PS-MODERNISMO: A lgica cultural do capitalismo tardio. Editora tica, So Paulo-S.P., 1996. LOURENO, Silene de A. G. "Comunicao e (educao para o) mercado in Revista Thsis, Revista dos alunos de ps-graduao da Faculdade Csper Lbero, Ano 2, n 4, So Paulo, Maio de 2001. MCLUHAN, Marshal. OS MEIOS DE COMUNICAO como extenses do homem ( understanding media). Editora Cultrix, So Paulo, S.P., 1964. MARTINS, Carlos Benedito. O que Sociologia. Coleo Primeiros Passos, Editora Brasiliense, So Paulo, S.P., 1996. MARTN-BARBERO, Jess. "Cidade virtual: novos cenrios da comunicao" in Revista Comunicao e Educao, Ano IV, N 11, pgs. 53-67, janeiro/abril, So Paulo, 1998.

142

MATTELART, A.: "Cap. 5 - As Sries da Teleducao Americana: Uma Rua de Mo nica" in Multinacionais e Sistemas de Comunicao. Livr. De Cincias Humanas, 1976. MORN, Jos Manuel. "O vdeo na sala de aula" in Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 2, pgs. 27-35, janeiro/abril, So Paulo, 1995. MORIN, Edgar. Cultura de Massas no sc. XX: o esprito do tempo. Forense Editora, Rio de Janeiro, R.J., 1967. NOVA, Cristiane. NOVAS LENTES PARA A HISTRIA: uma viagem pelo universo da construo da Histria e pelos discursos audioimagticos.Dissertao de Mestrado apresentada ao programa de Psgraduao da Faculdade de Educao da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999. OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. A CIDADE (TELE)PERCEBIDA: em busca da atual imagem do urbano. Dissertao de mestrado apresentada na Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educao - Campinas, S.P., 1994. OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. FILMES & PROFESSORES: momentos de uma oralidade muito presente. Texto que deu origem a uma palestra para futuros professores nas Faculdades Integradas Maria Imaculada, MogiMirim e Mogi-Guau, S.P., Outubro de 1996. Tambm encontrado em Revista PRO-POSIES, Vol.10, n 28, maro de 1999, Faculdade de Educao, UNICAMP. PEIXOTO, Nelson Brissac. "O olhar do estrangeiro" in O OLHAR, Editora Companhia das Letras, So Paulo, SP, 1995. PEIXOTO, Nelson Brisac. "Ver o invisvel- a tica das imagens" in TICA, Editora Companhia das Letras, So Paulo, SP.

143

PEREIRA DE QUEIROZ, M Isaura. "Relatos orais: do 'indizvel' ao 'dizvel' in Experimentos com histrias de vida (Itlia-Brasil). Org. de von Simson, Olga So Paulo - Vrtice, Editora Revista dos Tribunais, 1988. PIGNATARI, Dcio. "O paleolhar da televiso" in O OLHAR, Editora Companhia das Letras, So Paulo, SP, 1995. ROCCO, Maria Thereza Fraga. "Que pode a escola diante do fascnio da TV?" in Multimeios aplicados educao: uma leitura crtica. Org. Ymair Helena Truffi e Luiz Antnio Carvalho Franco - Srie IDIAS, 9 - Fundao para o Desenvolvimento da Educao, So Paulo, 1990. ROCHA, Antnio Penalves. O filme: um recurso didtico no ensino da Histria? Org. Cristina Bruzzo e Antnio Rebouas Falco - Coleo Lies com Cinema n2, 2 edio, Fundao para o Desenvolvimento da Educao, So Paulo, 1993. ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. "Os Meios de Comunicao de Massa nas Aulas de Histria" in Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 3, pgs. 8187, maio/ago., So Paulo, S.P., 1995. SALIBA, Elias Thom. "A produo do conhecimento histrico e suas relaes com a narrativa flmica" in org. Cristina Bruzzo e Antnio Rebouas Falco Coleo Lies com Cinema n1 - Fundao para o Desenvolvimento da Educao, So Paulo, 1993. SANCHO, Juana. A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalncia. In Para uma tecnologia educacional. Pg. 43. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. SARANDY, Flvio Marcos Silva. "Reflexes acerca do sentido da Sociologia no Ensino Mdio in site Poltica e Cincias Sociais, http://www.politica.pro.br. SOARES, Ismar de Oliveira. "A nova LDB e a formao de profissionais para a inter-relao Comunicao/Educao" in Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 2, pgs. 21-26, janeiro/abril, So Paulo, 1995.

144

TARDY, Michel. O PROFESSOR E AS IMAGENS. Editora Cultrix e Editora da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1976. TRIGO, M Helena Bueno e BRIOSCHI, Lucila Reis. "Relatos de vida em cincias sociais: consideraes metodolgicas." in Cincia e Cultura, S. Paulo - 39(7): 631-637, julho, 1987. TRIGO, M Helena Bueno e BRIOSCHI, Lucila Reis. "Interao e comunicao no processo de pesquisa" in Reflexes sobre a Pesquisa Sociolgica. Org. Lang, Alice Beatriz da Silva Gordo - S. Paulo - CERU, Coleo Textos n 3, 2 srie, 1992. XAVIER, Ismail (org.). A EXPERINCIA DO CINEMA. Editora Graal, Rio de Janeiro, 1983. XAVIER, Ismail. O DISCURSO CINEMATOGRFICO: a opacidade e a transparncia. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1984. XAVIER, Ismail, "Cinema: revelao e engano" in O OLHAR, Editora Companhia das Letras, So Paulo, SP, 1995. WHITE, Robert. "Televiso como Mito e Ritual" in Revista Comunicao e Educao, Ano I, N 2, pgs. 27-35, janeiro/abril, So Paulo, 1995.

145

You might also like