You are on page 1of 14

EDGE Este tutorial apresenta os conceitos bsicos do Enhanced Data rate for GSM Evolution (EDGE) que triplica

a transmisso de dados dos sistemas GSM / GPRS. Autor: Marilson Duarte Soares Consultor de Estratgias Tecnolgicas da Siemens Brasil, desde 2002; tambm foi Gerente de Engenharia da rea de Rdio em 2000 e 2001. Representou a Siemens nas Comisses Brasileiras de Comunicaes CBC-9 e CBC-10, alm de ter sido coordenador do grupo de rdio no COBEI / ABNT. Atualmente representa a Siemens na CBC-4, Comisso que trata dos sistemas IMT2000 e ps IMT2000. Antes de atuar na Siemens, trabalhou como professor na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, em 1996 e 1997, com pesquisa no Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas, em 1994, na rea de Ressonncia Magntica Nuclear e estagiou na Petrobrs na rea de projetos de enlaces de microondas, em 1993 e 1994. Formado em Engenharia de Telecomunicaes, em 1995, pela Universidade Federal Fluminense. ps-graduado em Anlise de Sistemas pela PUC/RJ, em 1997, e ps-graduado em Administrao Industrial pela Universidade de So Paulo , em 1999, onde tambm concluiu, em 2002, o MBA em Conhecimento-Tecnologia-Inovao.

Durao estimada: 15 minutos

Publicado em : 24/11/2003

www.teleco.com.br

Evoluo Introduo O EDGE representa uma fcil evoluo do padro GSM / GPRS rumo terceira gerao, possibilitando operadora oferecer maiores taxas de dados, usando a mesma portadora de 200KHz. Criando um ambiente para operadora atender a demanda por servios mais sofisticados, melhorando a receita mdia por usurio, sem a necessidade de investimentos adicionais em novas faixas de freqncias. As alteraes na rede so mnimas, com foco nas caractersticas de modulao e na implementao de nova codificao e decodificao do sinal, associadas com adaptaes do sinal e envio de redundncia de informao que aumentam a eficincia da utilizao do espectro. A introduo do EDGE na rede pode ser feita de forma gradual e econmica, onde no primeiro momento ser interessante apenas cobrir s reas com maiores demandas de dados e servios. Demais reas podem manter sua cobertura com sinal GSM / GPRS, pois os celulares EDGE podero tambm usar esse sinal para a transmisso de voz e dados com menores taxas. A evoluo at o EDGE A baixa capacidade de trfego oferecida pelos sistemas analgicos de primeira gerao levou ao esgotamento das redes mveis nos grandes centros urbanos. Para resolver essas limitaes, surgiram os sistemas de segunda gerao, digitais, ainda com o objetivo de prover o servio bsico de telefonia, ou seja, voz. Por esta razo, esses sistemas no se preocuparam muito com a transmisso de dados e seus protocolos de transmisso contemplaram pequenas adaptaes do canal de voz para a passagem de dados utilizando-se de CSD (comutao por circuito), resultando em taxas de transmisso na ordem de 9,6Kbps, insuficientes para a implementao de servios de dados mais avanados. Dentre os sistemas de segunda gerao, o "Global System for Mobile Communications" (GSM), teve suas premissas bsicas de servios delineadas por operadoras, rgos reguladores e fabricantes, que buscavam um sistema robusto, eficiente, seguro, de baixo custo e que oferecesse novos servios que atendessem s demandas dos usurios. A responsabilidade pelo desenvolvimento das especificaes tcnicas do novo padro ficou sob responsabilidade do "European Telecommunications Standards Institute" (ETSI), que gerou um padro aberto "multivendor", permitindo que uma rede GSM possa ser implementada utilizando-se componentes de diversos fabricantes distintos, fato este que promove a independncia das operadoras em relao aos fabricantes, bem como a maior competio entre estes, resultando em preos mais baixos. Aps a digitalizao apresentada acima, surgiram necessidades de transmisso de dados para servios mais simples, porm, com preos menores que as apresentadas pela comutao por circuito. Portanto, o GPRS passou a ocupar as redes ao redor do mundo com sua comutao por pacotes.

www.teleco.com.br

A evoluo dos servios e suas crescentes demandas por maiores taxas de dados impulsionam a implementao de redes EDGE e UMTS, sendo que a primeira vai requerer pequenas alteraes nas redes e terminais, criando um ambiente favorvel para expanso a partir de 2004. Arquitetura do Sistema GSM

Figura 1: Os blocos BSS, SSS e OMC. Uma rede GSM apresenta os trs principais blocos e algumas das interfaces acima representadas (Consulte o Tutorial "GSM" para maiores detalhes). Observao: A unidade "Transcoder and Rate Adapter Unit" (TRAU) realiza as tarefas de codificao e decodificao, bem como a adaptao da taxa de dados. Essas taxas assim como a colocao da TRAU prxima da BSC ou da MSC pode variar conforme projeto do fabricante. A interligao da TRAU com a BSC feita atravs da interface Asub. A busca por robustez e simplicidade do sistema, bem como a demanda ento existente, centrada em servios de voz, levou ao emprego da modulao "Gaussian Minimum Shift Keying" (GMSK), minimizando-se problemas de interferncias, rudos e consumo de energia. GPRS (General Packet Radio Services) As redes GSM precisavam inserir um passo a mais na transmisso de dados, pois, apesar do "High Speed Circuit Switched Data" (HSCD) ter aumentado a taxa de transmisso de dados, saindo dos

www.teleco.com.br

iniciais 9,6Kbps para 171,2Kbps com utilizao de 8 "Timeslots". As redes continuavam trabalhando com comutao por circuito, reduzindo a eficincia da "Mobile Switching Center" (MSC), dificultando um modelo de cobrana adequado para o usurio, que acabava pagando por tempo de conexo, tornando os servios avanados de dados carssimos. O aparecimento do GPRS transformou a transmisso de dados no GSM, possibilitando a comutao por pacotes, transmisso ponto a ponto ou ponto-multiponto e a tarifao por volume de dados. Desta forma, passamos a observar uma forma inteligente de utilizao dos recursos da rede para aplicaes com taxas de dados que podem chegar at 171,2Kbps (Consulte o Tutorial "GPRS" para maiores detalhes). Na figura abaixo, pode-se observar a insero de dois novos componentes na rede GSM, o "Serving GPRS Support Node" (SGSN) e o "Gateway GPRS Support Node" (GGSN), sendo os responsveis diretos pela comutao por pacotes. Algumas outras pequenas alteraes na BTS e na BSC tambm so realizadas, principalmente no software das unidades alm da insero de uma nova placa na BSC denominada PCU. A interface Um continua operando com a modulao GMSK e o canal de rdio freqncia mantido com 200KHz.

Figura 2: Introduo do GPRS na rede GSM

www.teleco.com.br

EDGE EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution) O EDGE est relacionado ao aumento da capacidade de transmisso da interface area no corrente padro GSM. A principal idia adicionar novas caractersticas na rede GSM mantendo compatibilidade com os telefones celulares GSM /GPRS e com os equipamentos da rede (BSS, BSC, TRAU, MSC, SGSN e GGSN). Todos os blocos da rede GSM/ GPRS continuam operando, sendo necessrio atualizar os softwares das BTS para possibilitar o funcionamento das modulaes GMSK e 8PSK, alm da troca da placa PCU por uma placa EPCU na BSC que tambm sofre atualizao de software.

Figura 3: rea de alteraes do sistema GSM / GPRS para introduzir o EDGE O EDGE inclui tanto comutao por circuitos (ECSD - "Enhanced Circuit Switched Data") como comutao por pacotes (EGPRS - "Enhanced General Packet Radio Service"). EDGE = EGPRS + ECSD. Na realidade a comutao por circuito passou a ser visualizada como um recurso desnecessrio em uma rede que apresenta comutao por pacotes, pois alm de utilizar os recursos da rede destinados para voz, a comutao por circuitos, apresenta tarifao por tempo, reduzindo sua aplicao para pequenos servios que no necessitam um grande tempo de conexo. Logo, podemos perceber um esquecimento forado pelo mercado da parte ECSD, sendo somente representado o aumento da capacidade do GPRS, ou seja, EGPRS. Evoluo da modulao e aumento da eficincia A primeira alterao que deve ser destacada a modulao do sistema, pois como vimos nos itens anteriores o sistema GSM era baseado na modulao GMSK (1 bit / smbolo) e no EDGE vamos

www.teleco.com.br

observar a utilizao do 8PSK (3 bit / smbolo), possibilitando triplicar a taxa de transmisso de dados .

Figura 4: Esquemas de modulaes das comunicaes mveis Com o aumento da quantidade de bits por smbolo, disponibilizada pela modulao 8PSK, foi possvel colocar trs vezes mais informaes no mesmo canal de rdio freqncia (200KHz) usado pelo sistema GSM / GPRS, ou seja, para cada trs "timeslots" usados anteriormente passamos a compactar a informao em apenas um "timeslot".

Figura 5: Aumento da eficincia com EDGE na rede

www.teleco.com.br

Codificaes e Modulaes Nove esquemas de codificao e duas modulaes, so definidos para os "packet data traffic channels - PDTCH". Os MCS ("Modulation Code Schemes") so divididos nas famlias A, B e C, sendo cada uma representada por uma unidade de "payload".

Figura 6: Famlias para os MCS

Codificao MCS-9 MCS-8 MCS-7 MCS-6 MCS-5 MCS-4 MCS-3 MCS-2 MCS-1

Famlia A A B A B C A B C

Taxa de dados por "timeslot" (Kbps) 59.2 54.4 44.8 29.6 / 27.2 22.4 17.6 14.8 / 13.6 11.2 8.8

Modulao

Taxa mxima 8 x "timeslots" (Kbps) 473.6 435.2

8 PSK

358.4 236.8 / 217.6 179.2 140.8 118.4 / 108.8 89.6 70.4

GMSK

Tabela 1: Modulaes e esquemas de codificao no EGPRS

www.teleco.com.br

Observao: A tabela 1 apresenta taxas at 473.6 Kbps, mas esse valor terico e s poderia ser alcanado com condies favorveis de rdio propagao. Portanto, na prtica os valores mximos alcanados pelas redes EDGE giram em torno de 384Kbps. Codificaes e modulaes usadas no ECSD O ECSD (Enhanced CSD) a evoluo do HSCSD. ECSD tambm usa a modulao 8PSK possibilitando transmitir at 64 kbps combinando somente dois "timeslots" ao invez de quatro "timeslots" de 14.4kbps do HSCSD. O ECSD possui trs "Transport Channels - TCH", cada um com sua especifica codificao de canal e taxa de transmisso como podemos ver na tabela 2. Tipo do canal E-TCH / F43.2 E-TCH / F32.0 E-TCH / F28.8 Taxa de dados por "timeslot" (Kb/s) 43.2 32.0 28.8 Taxa mxima de dados 2 x "timeslots" (Kb/s) 86.4 (no utilizado) 64.0 57.6

Tabela 2: Codificao dos canais para ECSD Observao: Na prtica observamos a utilizao do E-TCH/F32 (32Kbps) para servios transparentes e E-TCH/F28,8 (28,8 Kbps) para servios no-transparente. Estratgia de alocao na Abis Com o aumento das taxas de transmisso da interface Um, foi necessrio criar melhorias no transporte da informao na interface Abis, dessa forma pode-se observar duas tcnicas possveis para alocao de "timeslots" nesta interface. Abis esttica = Associaes dos "timeslots" de rdio e os "timeslots" da Abis so feitos durante os procedimentos de armazenamento da O&M na BSC, no sendo possveis alteraes da alocao dos "timeslots" da Abis durante o funcionamento do sistema. Abis flexvel = Define um "pool" de recursos da Abis que alocado para uma BTS na utilizao de comutao por circuitos e comutao por pacotes com um nmero suficiente de "timeslots" para os servios. Por exemplo: 16Kbps at 80Kbps, dinamicamente designado para um canal de interface area.
Associaes entre "timeslots" rdio e "timeslots" da Abis so feitos por procedimentos de sinalizao, via "ACTIVATE/MODIFY ABIS CHANNEL" durante o funcionamento do sistema. Os recursos da Abis so definidos como um "pool" para todas as BTS's alcanando assim um ganho de capacidade estatstico. No existe um mapeamento fixo um para um (1 x 16Kbps) ou um para dois (2 x 16Kbps) no banco de dados da BSC, pois na ativao do canal um nmero apropriado de recursos da Abis designado para o canal. Assim, Abis flexvel consegue um grande aumento estatstico de capacidade na interface entre BSC e BTS comparado com a Abis esttica.

www.teleco.com.br

Terminais Para que o EDGE possa entrar de forma gradual na rede necessrio que os terminais possuam compatibilidade com a rede j existente, e as BTS devem oferecer tanto GMSK como o 8PSK na interface area. Portanto, verificaremos o aparecimento de duas classes: Classe A = As duas modulaes podem ser usadas no "downlink", enquanto somente GMSK usada no "uplink". O resultado ser um terminal com altas taxas de dados somente no "downlink", servios assimtricos e alteraes importantes na recepo. Classe B = As duas modulaes podem ser usadas tanto no "uplink" como no "downlink". O resultado ser um terminal com altas taxas de dados no "uplink" e no "downlink" com alteraes importantes tanto na transmisso como na recepo.

Figura 6.1: Terminais na tecnologia EDGE Os terminais EDGE vo estar sempre buscando a modulao 8PSK no sentido que solicitar maior taxa de dados e modulao GMSK no sentido que solicitar pequena taxa de dados, pois a modulao 8PSK vai aumentar a taxa de transmisso e a modulao GMSK vai minimizar o consumo de energia do aparelho. Classes de potncia E1 E2 E3 Potncia nominal (dBm) 30 26 22 Tolerncia normal (Db) +/-2 + 3 / -4 + / -3 Tolerncia extrema (dB) + / - 2.5 + 4 / - 4.5 +/-4

Tabela 2: Classes de potncia para terminais EDGE

www.teleco.com.br

Protocolos A "Media Access Control - MAC" e "Radio Link Control - RLC" fornecem servios de multiplexao e codificao de canal para GPRS / EGPRS. Estas camadas tambm vo estar associadas com "Link adaptation" tanto para GPRS como para EGPRS e "Incremental Redundancy" sendo usado somente em redes EGPRS (Consulte o Tutorial "GPRS" para maiores detalhes).

Figura 7: Plano de sinalizao no GPRS / EGPRS Link adaptation Como a transmisso de dados depende das condies de C/I benfico adaptar o MCS de acordo com a situao de interferncia. Isso feito com uma regular estimativa da qualidade do "link" e conseqente seleo do mais apropriado MCS. O algoritimo analisa a performance do MCS usado no momento e como seria a performance para todos os outros. Baseado nessa anlise selecionado aquele com a melhor performance esperada. Quando dados so transmitidos no "downlink", medidas de qualidade so reportadas do terminal para rede em intervalos regulares.

www.teleco.com.br

10

Observao: A funo "Link adaptation" tambm usada na tecnologia GPRS.

Figura 8: Efeito do "Link Adaptation" na taxa de transmisso. Incremental Redundancy S existe no EDGE o modo de transmisso com "Incremental Redundancy". Nesse esquema de redundncia incremental, a informao primeiramente enviada com pouca codificao produzindo uma alta taxa de transmisso, mas se existir falhas na decodificao da informao transmitida, bits adicionais de codificao (redundncia) so enviados at que a decodificao obtenha sucesso. Essa codificao a mais que foi enviada diminui o resultado da taxa de dados com informao do usurio, entretanto, garante a performance do sistema. Suportar redundncia incremental obrigatrio para terminais que vo operar com EGPRS, sendo utilizadas memrias extras para que essa funcionalidade seja possvel.

www.teleco.com.br

11

Consideraes Finais Consideraes finais Este tutorial apresentou os conceitos bsicos do EDGE, que expande a capacidade de transmisso por dados das redes GSM / GPRS, podendo em mdia triplic-la. O EDGE implica em pequenas alteraes das redes GSM / GPRS atualmente implantadas no mundo, mas exige terminais que tenham suporte a essa tecnologia. O EDGE pode ser inserido de forma gradual na rede de uma operadora, focando reas com maiores demandas por dados e por servios avanados.

Referncias 3GPP Responsvel pela padronizao da evoluo do GSM para 3G. ETSI Desenvolveu as normas para o GSM. possvel fazer download gratuito das normas. GSM WORLD Site da associao GSM. GSA Site da Associao dos fabricantes mundiais de GSM - (Global Mobile Supplier Association). Siemens Um dos principais fabricantes de redes mveis e terminais no padro GSM / GPRS / EDGE /UMTS. Wireless BR Seo com vrios artigos sobre tecnologias mveis.

www.teleco.com.br

12

GPRS: Teste seu entendimento


1) O que EDGE? Comunicao de dados por pacotes em redes GSM. uma evoluo da transmisso de dados nos sistemas GSM/GPRS, possuindo comutao por pacotes (EGPRS) e comutao por circuitos (ECSD). Comunicao de dados no GSM que utiliza uma portadora de 250KHz. Uma expanso da capacidade de transmisso do GPRS. nico sistema de dados no GSM que possibilita tarifao por quantidade de dados trocados e no por tempo. 2) O EDGE apresenta modulao: GMSK. GMSK e QPSK. GMSK e 8PSK. 8PSK. QPSK e 8PSK. 3) Qual caracterstica abaixo s existe no sistema EDGE. Modulao GMSK. Link adaptation. Comutao por pacotes. Interface Abis. Incremental Redundancy. 4) Qual a principal vantagem do EDGE? Transportar trs vezes mais dados que o GPRS na mesma portadora de 200KHz. Implantar comutao por pacotes no GSM/GPRS. Desenvolver um ambiente IP para os usurios mveis. Ser igual ao sistema UMTS, porm mais barato.

www.teleco.com.br

13

Ter taxa de transmisso menor que o GPRS, mas com maior qualidade.

www.teleco.com.br

14

You might also like