You are on page 1of 13

LTE (Long Term Evolution): A Evoluo das Redes 3G Este tutorial apresenta os conceitos bsicos do padro LTE Long

g Term Evolution, que representa a evoluo das redes celulares 3G, oferecendo taxas de bits acima de 200 Mbit/s. Este tutorial foi produzido a partir do White Paper Long Term Evolution (LTE): an introduction elaborado pela Ericsson.

Categoria: Telefonia Celular Nvel: Introdutrio Durao: 15 minutos Enfoque: Tcnico Publicado em: 16/02/2009

www.teleco.com.br

LTE: Introduo A banda larga mvel est se tornando uma realidade, e no apenas em casa ou no escritrio. Alm dos estimados 1,8 bilho de pessoas que tero banda larga em 2012, cerca de dois teros sero consumidores de banda larga mvel e a maioria ser servida por redes HSPA - High Speed Packet Access e LTE - Long Term Evolution, uma evoluo das redes 3G, capaz de oferecer velocidades acima de 200 Mbit/s. As pessoas j podem navegar pela Internet ou enviar e-mails usando notebooks com HSPA integrado, substituir seus modems DSL fixos por modems HSPA e enviar e receber vdeo ou msica usando terminais 3G. Com o LTE, a experincia do usurio ser ainda melhor, pois acrescentar novas aplicaes, como TV interativa, blogs de vdeo mvel, jogos avanados e servios profissionais. O LTE oferece vrios benefcios para os consumidores e operadores:
Desempenho e capacidade: um dos requisitos do LTE fornecer taxas de pico downlink de pelo

menos 100Mbit/s. A tecnologia permite velocidades acima de 200Mbit/s e a Ericsson j demonstrou taxas acima de 150Mbit/s. Alm disso, a latncia dever ser inferior a 10ms. Efetivamente, isso significa que o LTE mais do que qualquer outra tecnologia j atende aos principais requisitos de 4G. Simplicidade: primeiramente, o LTE suporta portadoras com largura de banda flexvel, de menos de 5MHz at 20MHz nos modos FDD - Frequency Division Duplex o TDD - Time Division Duplex. Dez faixas de espectro pareadas e quatro no-pareadas foram, at o momento, identificadas pelo 3GPP (3rd Generation Partnership Project) para LTE e h mais faixas em discusso a serem adicionadas em breve. Assim, uma operadora pode introduzir LTE em faixas novas, onde for mais fcil posicionar portadoras de 10MHz ou 20MHz e, assim, implementar o LTE em todas as faixas. Em segundo lugar, produtos LTE tero diversos aspectos que simplificam a construo e gerenciamento das redes de prxima gerao. Por exemplo, aspectos como instalao plug-andplay, autoconfigurao e auto-otimizao simplificaro e reduziro o custo de implantao e gerenciamento da rede. Em terceiro lugar, o LTE ser implementado em paralelo com redes de transporte e ncleo baseado em IP simplificados, nos quais a construo, manuteno e introduo de servios so mais fceis. Ampla variedade de terminais: alm dos telefones mveis, computadores e dispositivos eletrnicos incorporaro mdulos LTE. Como o LTE suporta handover e roaming para redes mveis existentes, todos esses dispositivos podem ter cobertura de banda larga mvel ubqua desde o primeiro dia. Em resumo, as operadoras podem introduzir a flexibilidade do LTE para ir ao encontro dos objetivos de suas redes existentes, espectro e negcios para banda larga mvel e servios multimdia.

www.teleco.com.br

LTE: Requisitos e Padronizao Satisfazendo os Requisitos do Consumidor Como mencionado, espera-se que as assinaturas de banda larga atinjam 1,8 bilho em 2012. Cerca de dois teros desses consumidores usaro Internet mvel. O trfego de dados nas redes mveis est crescendo exponencialmente e, em alguns mercados j ultrapassou o de voz, o que coloca elevados requisitos sobre as redes mveis, hoje e no futuro.

Figura 1: Crescimento da banda larga 2005-2012. Fonte: OUVM, Strategy Analitics & Internal Ericsson. Existem fortes evidncias a favor da adoo da banda larga mvel. Primeiramente, os consumidores compreendem e apreciam os benefcios da banda larga mvel. A maioria das pessoas j usa telefones mveis, e muitos tambm conectam seus notebooks a LANs sem fio. A etapa em direo banda larga mvel plena intuitiva e simples, especialmente com o LTE, que oferece cobertura ubqua e roaming com as redes 2G e 3G existentes. Em segundo lugar, a experincia com HSPA mostra que quando as operadoras fornecem boa cobertura, ofertas de servio e terminais, a banda larga mvel rapidamente decola. O trfego de dados comeou a exceder o de voz em maio de 2007 nas redes WCDMA no mundo (figura 2). Isso se deve principalmente introduo do HSPA. Recentemente, cartes de dados HSPA e dispositivos USB se tornaram muito populares. Vrias operadoras tm verificado um aumento de quatro vezes no trfego de dados em apenas trs meses aps o lanamento do HSPA.

www.teleco.com.br

Figura 2: Crescimento do trfego de voz e dados nas redes WCDMA no mundo. Em muitos casos, a banda larga mvel pode competir com a banda larga fixa em preo, desempenho, segurana e, claro, convenincia. Os usurios podem passar um tempo usando o servio, em vez de estabelecer a conexo WLAN, preocupando-se com segurana ou perdendo cobertura. Em terceiro lugar, diversas aplicaes banda larga esto crescendo significativamente com a mobilidade. Sites comunitrios, ferramentas de busca, aplicaes de presena e sites de compartilhamento de contedo, como o YouTube, so apenas alguns exemplos. Com a mobilidade, essas aplicaes tornam-se significativamente mais valiosas s pessoas. O contedo gerado pelo usurio particularmente interessante, porque ele muda os padres de trfego para tornar o uplink muito mais importante. As elevadas taxas de pico e a pequena latncia do LTE possibilitam aplicaes em tempo real como jogos e IPTV. Satisfazendo os Requisitos do Operador As operadoras esto fazendo negcios em um ambiente cada vez mais competitivo, concorrendo no apenas com outros operadores, mas tambm com novos players e modelos de negcios. Entretanto, novos modelos de negcios tambm significam novas oportunidades, e as operadoras mveis tm a vantagem de oferecer servios de banda larga mvel competitivos, aproveitando os investimentos existentes em redes 2G e 3G. Essa a razo pela qual as operadoras so to ativas na elaborao de estratgias e requisitos atravs de entidades de padronizao para a banda larga mvel. Algumas das principais operadoras, fornecedores e institutos de pesquisa do mundo juntaram foras na NGMN Next Generation Mobile Networks. A NGMN trabalha com as entidades de padronizao existentes e estabeleceu claras metas de desempenho, recomendaes fundamentais e cenrios de implementao para uma futura rede de banda larga mvel. Os imperativos da NGMN para sua evoluo incluem:
Reutilizao eficiente dos ativos existentes, incluindo espectro. Competitividade (baixa latncia ponto a ponto e always-on econmicos) no momento da

introduo e frente das tecnologias rivais, enquanto acrescenta um valor exclusivo qualidade de servio, mobilidade e roaming ponto a ponto, econmicos. Nenhum impacto sobre o atual cronograma HSPA. Um novo regime IPR () para suportar o licenciamento, de forma a conduzir a transparncia e previsibilidade muito maiores do custo total do IPR para operadoras, provedores de infra-estrutura e fabricantes de dispositivos. Embora no definido pela NGMN, o LTE atende a seus requisitos.

www.teleco.com.br

Padronizao do LTE O LTE a prxima etapa principal nas comunicaes mveis por rdio e ser introduzida no release 8 do 3GPP. O LTE usa OFDM Multiplexao por Diviso de Freqncia Ortogonal como tecnologia de acesso rdio, junto com tecnologias avanadas de antena. O 3GPP um acordo de colaborao estabelecido em dezembro de 1998 que agrega diversas entidades de padronizao das telecomunicaes. Pesquisadores e engenheiros de desenvolvimento de todo o mundo representando mais de 60 operadoras, fornecedores e institutos de pesquisa esto participando no esforo conjunto de padronizao do LTE. Alm do LTE, o 3GPP est tambm definindo arquitetura de rede baseada em IP. Esta arquitetura definida como parte do esforo da SAE Evoluo da Arquitetura de Sistema. A arquitetura e os conceitos LTESAE foram planejados para um suporte eficiente ao mercado de massa de qualquer servio baseado em IP. A arquitetura baseia-se numa evoluo do ncleo de rede GSM/WCDMA, com operaes e implementao simples e econmica. Alm disso, iniciou-se recentemente um trabalho entre o 3GPP e o 3GPP2 (a entidade de padronizao CDMA) para otimizar a cooperao entre CDMA e LTE-SAE. Isso significa que as operadoras de CDMA podero evoluir suas redes para LTE-SAE, desfrutando das economias de escala e dos volumes globais de chipsets GSM e WCDMA. O ponto de partida para a padronizao do LTE foi o 3GPP RAN Evolution Workshop, conduzido em novembro de 2004 em Toronto, no Canad. Iniciou-se um estudo em dezembro de 2004 com o objetivo de desenvolver uma estrutura para a evoluo da tecnologia de acesso a rdio 3GPP em direo a:
Reduo no custo por bit. Melhor provisionamento de servio mais servios a baixo custo com melhor experincia do

usurio.
Uso flexvel das bandas existentes e novas freqncias. Arquitetura simplificada e interfaces abertas. Baixo consumo de potncia do terminal.

O desempenho do LTE foi avaliado nos assim chamados pontos de checagem e os resultados foram acordados em sees plenrias do 3GPP, em maio e junho de 2007, na Coria do Sul. Os resultados mostram que o LTE atende, e em alguns casos excede, as metas para os picos das taxas de dados, throughput de usurio na borda da clula e eficincia espectral, bem como VoIP e desempenho de MBMS Multimedia Broadcast Multicast Service.

www.teleco.com.br

LTE: Caractersticas Tcnicas Arquitetura Em paralelo com o acesso rdio LTE, os ncleos de rede em pacotes esto tambm evoluindo para a arquitetura SAE System Architecture Evolution bsica. Essa nova arquitetura projetada para otimizar o desempenho de rede, reduzir os custos e facilitar a captura de servios baseados em IP. Existem somente dois ns no plano do usurio na arquitetura SAE: a estao rdio-base LTE (eNodeB) e o gateway SAE (SAE GW) (figura 3). As estaes rdio-base LTE so conectadas ao ncleo da rede usando a interface RAN-ncleo da Rede (S1). Essa arquitetura plana reduz o nmero de ns envolvidos nas conexes.

Figura 3: Arquitetura do LTE-SAE. Os sistemas 3GPP (GSM e WCDMA/HSPA) e 3GPP2 (CDMA2000 1xRTT, EV-DO) existentes so integrados ao sistema evoludo atravs de interfaces padronizadas fornecendo mobilidade otimizada com o LTE. Para os sistemas 3GPP, isso significa uma interface de sinalizao entre o SGSN e o ncleo da rede evoludo e para 3GPP2, uma interface de sinalizao entre CDMA RAN e o ncleo da rede evoludo. Tal integrao suportar o handover dual e nico, permitindo uma migrao flexvel para o LTE. A sinalizao de controle por exemplo, para mobilidade feita pelo n da MME Mobility Management Entity, separada do gateway. Isso facilita a implantao otimizada da rede e permite a escalabilidade total da capacidade flexvel. O HSS Home Subscriber Server conecta-se ao ncleo da rede de pacote por meio de uma interface baseada no protocolo Diameter, e no na sinalizao SS7, conforme usada nas redes GSM e WCDMA anteriores. A sinalizao de rede para controle de poltica e cobrana j est baseada no Diameter. Assim, todas as interfaces na arquitetura so interfaces IP. Sistemas GSM e WCDMA/HSPA existentes so integrados ao sistema evoludo atravs de interfaces padronizadas entre o SGSN e o ncleo da rede evoluda. Espera-se que o esforo para integrar o acesso CDMA tambm leve mobilidade transparente entre o CDMA e LTE. Tal integrao suportar o handover de rdio dual e nico, permitindo a migrao flexvel do CDMA para LTE.

www.teleco.com.br

O LTE-SAE adotou um conceito de QoS baseado em classe de servios. Isso fornece uma soluo simples, ainda que eficaz, para que as operadoras ofeream diferenciao entre os servios. Tecnologia de rdio OFDM O LTE usa OFDM para o downlink que , da estao rdio-base para o terminal. O OFDM atende ao requisito do LTE quanto flexibilidade de espectro e possibilita solues eficientes e econmicas para portadoras banda larga com taxas de pico elevadas. uma tecnologia bem estabelecida, por exemplo, em padres como IEEE 802.11a/b/g, 802.16, Hiperlan-2, DVB e DAB. O OFDM usa vrias subportadoras estreitas para transmisso multiportadoras. O recurso fsico para o downlink LTE bsico pode ser verificado com uma grade de tempo-freqncia (figura 4). No domnio de f) de 15kHz. Alm disso, ofreqncia, o espaamento entre as subportadoras ( f + prefixo cclico. O prefixo cclico tempo de durao do smbolo OFDM 1/ usado para manter a ortogonalidade entre as subportadoras, mesmo para um canal de rdio dispersivo no tempo. Um elemento de recurso transporta QPSK, 16QAM ou 64QAM. Com 64QAM, cada elemento de recurso transporta seis bits. Os smbolos OFDM so agrupados em blocos de recursos, que tm um tamanho total de 180kHz no domnio da freqncia e 0,5ms no domnio do tempo. Cada TTI intervalo de tempo de transmisso de 1ms consiste de dois slots (Tslot). A cada usurio alocado um nmero dos assim chamados blocos de recurso, na grade tempo-freqncia. Quanto mais blocos de recurso um usurio recebe, e quanto mais alta a modulao usada nos elementos de recurso, mais elevada ser a taxa de bit. Quais blocos de recurso e quantos deles o usurio recebe em um dado momento no tempo depender de mecanismos de sincronizao avanada nas dimenses de freqncia e tempo. Os mecanismos de sincronizao em LTE so similares queles utilizados no HSPA e permitem um desempenho timo para diferentes servios, em diferentes ambientes de rdio.

Figura 4: O recurso fsico downlink LTE baseado em OFDM.

www.teleco.com.br

No uplink, o LTE usa uma verso pr-codificada de OFDM chamada SC-FDMA Single Carrier Frequency Division Multiple Access. Isso para compensar uma reduo com OFDM normal, que tem uma PAPR (Peak to Average Power Ratio) muito elevada. A PAPR elevada requer amplificadores de potncia caros e ineficientes, com elevadas exigncias na linearidade, o que aumenta o custo do terminal e acaba com a bateria rapidamente. O SC-FDMA resolve esse problema pelo agrupamento conjunto dos blocos de recurso, de tal maneira que reduz a necessidade de linearidade, e dessa maneira o consumo de potncia, no amplificador de potncia. Uma baixa PAPR tambm melhora a cobertura e o desempenho na borda da clula. Antenas avanadas Solues avanadas de antena que so introduzidas no eHSPA HSPA evoludo so tambm usadas pelo LTE. Solues incorporando mltiplas antenas atendem s demandas da rede de banda larga mvel de prxima gerao por taxas de dados elevadas, cobertura estendida e alta capacidade. Solues avanadas multiantena so os principais componentes para atingir essas metas. No existe uma soluo de antena que aborde cada cenrio. Conseqentemente, uma famlia de solues de antena est disponvel para cenrios especficos. Por exemplo, taxas de dados elevadas podem ser atingidas com solues de antenas multicamadas, como o MIMO Multiple Input Multiple Output 2x2 ou 4x4, enquanto a cobertura estendida pode ser atingida com formador de feixe (beam-forming). Faixas de freqncia para FDD e TDD O LTE pode ser usado nos modos FDD Frequency Division Duplex e TDD Time Division Duplex. Os primeiros lanamentos de produto suportaro ambos os esquemas duplex. Em geral, o FDD mais eficiente e representa volumes mais elevados do dispositivo e infra-estrutura, enquanto o TDD um bom complemento, por exemplo, nos gaps centrais do espectro. Como o hardware para LTE o mesmo para FDD e TDD (exceto pelos filtros), os operadores TDD sero, pela primeira vez, capazes de desfrutar das economias de escala que vm com os produtos FDD amplamente suportados. At o momento, dez diferentes faixas de freqncia FDD e quatro diferentes faixas de freqncia TDD foram definidas no 3GPP, que podem ser usadas para LTE (tabela 1). provvel que mais bandas sejam acrescentadas a essa lista, como a de 700 MHz nos EUA.

www.teleco.com.br

Tabela 1: Bandas FDD (esquerda) e TDD (direita) definidas pelo 3GPP (Junho de 2007). Bandas FDD Banda I II III IV V VI VII VIII IX X Freqncias UL/DL (MHz) 1920 1980 / 2110 2170 1850 1910 / 1930 1990 1710 1785 /1805 1880 1710 1755 / 2110 2155 824 849 / 869 894 830 840 /875 885 2500 2570 / 2620 2690 880 915 / 925 960 1749.9 1784.9 / 1844.9 1879.9 1710 1770 / 2110 2170 b c d Banda a Bandas TDD Freqncias UL/DL (MHz) 1900 1920 2010 2025 1850 1910 1930 1990 1910 1930 2570 2620

A primeira infra-estrutura de rede e terminais LTE suportaro faixas de freqncia mltiplas desde o incio. O LTE ser, portanto, capaz de atingir rapidamente elevadas economias de escala e cobertura global. O LTE definido para suportar portadoras com largura de banda flexveis, de abaixo de 5MHz at 20MHz, em vrias faixas do espectro e para os modos FDD e TDD. Isso significa que um operador pode introduzir LTE em faixas novas e existentes. As primeiras podero ser faixas nas quais, em geral, mais fcil implantar portadoras de 10MHz ou 20MHz [por exemplo, banda de 2,6GHz (Banda VII), AWS (Banda IV) ou 700 MHz], mas no final o LTE ser implementado em todas as faixas celulares. Em contraste a sistemas celulares mais antigos, o LTE ser rapidamente implementado em mltiplas bandas.

www.teleco.com.br

LTE: Terminais e Economia Terminais, mdulos e terminais sem fio fixos Os dispositivos de banda larga mvel LTE sero produtos para o mercado de massa. A empresa de estudos de mercado Strategy Analytics prev que em 2010 existiro cerca de 1 bilho usurios 3G no mundo, sendo mais de dois teros baseados na tecnologia HSPA (outubro de 2006). Hoje, a maioria das pessoas pensa em telefones mveis quando falamos sobre conexes mveis. Entretanto, no futuro, dispositivos como notebooks e cmeras de vdeo operaro sobre as tecnologias existentes de banda larga mvel, como HSPA e CMDA2000, bem como LTE por meio de mdulos padronizados embarcados nos dispositivos/equipamentos. Terminais sem fio fixos so outra oportunidade para usar a banda larga mvel de forma eficaz. Os terminais podem ser comparados aos modems DSL fixos com conexes Ethernet, WLAN ou POTS para dispositivos em casa ou no escritrio. A principal diferena que o servio de banda larga no transportado sobre cabos de cobre, mas por meio de rede de rdio. Eles permitem s operadoras oferecer servio de banda larga de forma econmica a todos os usurios que j tm computadores com conexes Ethernet ou notebooks com conectividade WLAN.

Figura 5: Exemplos de dispositivos que podero usar LTE. Economia Existe um forte e difundido apoio da indstria para o LTE, e muitos fabricantes, operadoras e institutos de pesquisa esto participando de sua padronizao. Esta uma boa base para criao de um ecossistema saudvel, inspirado no sucesso do HSPA. Um dos principais fatores de sucesso para qualquer tecnologia a economia de escala. A vantagem do volume fundamental no que se refere a terminais/dispositivos e equipamentos de infra-estrutura. Reduz os custos de fabricao e permite s operadoras fornecer servios de custo reduzido a seus clientes. A implementao do LTE ir variar de pas para pas, segundo os aspectos regulatrios. Os primeiros dispositivos sero baseados em multimodo, significando que uma ampla rea de cobertura, mobilidade e continuidade do servio podero ser fornecidos a partir do primeiro dia. O legado de redes mveis existentes pode ser usado como ltimo recurso em reas onde o LTE ainda no estiver disponvel. importante que a implementao da infra-estrutura LTE seja a mais simples e econmica possvel. Por exemplo, deve ser possvel atualizar as estaes rdio-base existentes para LTE usando-se unidades plug-in, de forma que se tornem dual mode e dual band.

www.teleco.com.br

10

Estaes rdio-base LTE autnomas tambm sero mais simples de implementar do que os produtos atuais. A implementao e a operao e gerenciamento da rede podem ser simplificados com as vantagens do plugand-play e auto-otimizao, reduzindo os investimentos para a operadora.

www.teleco.com.br

11

LTE: Consideraes Finais O LTE est bem posicionado para atender aos requisitos das redes mveis de prxima gerao tanto para as operadoras existentes que seguem 3GPP/3GPP2, como para as novas. Com ela, podero ser oferecidos servios de banda larga mvel de elevado desempenho para o mercado de massa, por meio de uma combinao de elevadas taxas de bit e throughput tanto no uplink como no downlink com baixa latncia. A infra-estrutura LTE projetada para ser a mais simples possvel de implementar e operar, por meio de tecnologia flexvel que pode utilizar vrias faixas de freqncia. O LTE oferece larguras de banda escalonveis, de menos de 5MHz a 20MHz, com suporte a espectros de FDD e TDD. A arquitetura LTE-SAE reduz o nmero de ns, suporta configuraes flexveis de rede e fornece um alto nvel de disponibilidade de servio. Alm disso, ter interoperabilidade com GSM, WCDMA/HSPA, TDSCDMA e CDMA. O LTE estar disponvel no apenas nos telefones mveis de prxima gerao, mas tambm nos notebooks, cmeras fotogrficas, cmeras de vdeo, terminais sem fio fixos e outros dispositivos que se beneficiam da banda larga mvel. Referncias 1. 3GPP TR 25.913 Feasibility Study of Evolved UTRA and UTRAN. 2. Dahlman, Parkvall, Skold and Beming, 3G Evolution: HSPA and LTE for Mobile Broadband, Academic Press, Oxford, UK, 2007. 3. 3GPP TS 25.104 Base Station (BS) radio transmission and reception (FDD). 4. 3GPP TS 25.105 Base Station (BS) radio transmission and reception (TDD).

www.teleco.com.br

12

LTE: Teste seu Entendimento 1. Qual das alternativas abaixo representa um dos benefcios do LTE? Desempenho e capacidade. Simplicidade. Ampla variedade de terminais. Todas as alternativas anteriores. 2. Que tecnologias o LTE usa nos acessos rdio? OFDM Multiplexao por Diviso de Freqncia Ortogonal no acesso rdio, junto com tecnologias avanadas de antena. FDM Multiplexao por Diviso de Freqncia no acesso rdio, junto com tecnologias avanadas de antena. OFDM Multiplexao por Diviso de Freqncia Ortogonal no acesso rdio, junto com tecnologias avanadas de fibra ptica. TDM Multiplexao por Diviso Tempo no acesso rdio, junto com tecnologias avanadas de antena. 3. Qual das alternativas abaixo no representa uma tecnologia que ter interoperabilidade com o LTE? GSM WCDMA/HSPA CSMA-CD TD-SCDMA

www.teleco.com.br

13

You might also like